Lista de exercícios para estudo

    • Química

    • (1)(ENEM 2010) A cárie dental resulta da atividade de bactérias que degradam os açúcares e os transformam em ácidos que corroem a porção mineralizada dos dentes. O flúor, juntamente com o cálcio e um açúcar chamado xilitol, agem inibindo esse processo. Quando não se escovam os dentes corretamente e neles acumulam-se restos de alimentos, as bactérias que vivem na boca aderem aos dentes, formando a placa bacteriana ou biofilme. Na placa, elas transformam o açúcar dos restos de alimentos em ácidos, que corroem o esmalte do dente formando uma cavidade, que é a cárie. Vale lembrar que a placa bacteriana se forma mesmo na ausência de ingestão de carboidratos fermentáveis, pois as bactérias possuem polissacarídeos intracelulares de reserva. Disponivel em: http://www.diariodasaude.com.br. Acesso em: 11 ago 2010 (adaptado). cárie 1. destruição de um osso por corrosão progressiva. cárie dentária: efeito da destruição da estrutura dentária por bactérias. HOUAISS, Antonio. Dicionário eletrônico. Versão 1.0. Editora Objetiva, 2001 (adaptado) A partir da leitura do texto, que discute as causas do aparecimento de cáries, e da sua relação com as informações do dicionário, conclui-se que a cárie dental resulta, principalmente, de
    • falta de flúor e de cálcio na alimentação diária da população brasileira.
    • consumo exagerado do xilitol, um açúcar, na dieta alimentar diária do indivíduo.
    • credução na proliferação bacteriana quando a saliva é desbalanceada pela má alimentação.
    • uso exagerado do flúor, um agente que em alta quantidade torna-se tóxico à formação dos dentes.
    • consumo excessivo de açúcares na alimentação e má higienização bucal, que contribuem para a proliferação de bactérias.
    • (2)(ENEM 2011) Belém é cercada por 39 ilhas, e suas populações convivem com ameaças de doenças. O motivo, apontado por especialistas, é a poluição da água do rio, principal fonte de sobrevivência dos ribeirinhos. A diarreia é frequente nas crianças e ocorre como consequência da falta de saneamento básico, já que a população não tem acesso à água de boa qualidade. Como não há água potável, a alternativa é consumir a do rio. O Liberal. 8 jul. 2008. Disponivel em: http://www.oliberal.com.br. O procedimento adequado para tratar a água dos rios, a fim de atenuar os problemas de saúde causados por microrganismos a essas populações ribeirinhas é a
    • filtração.
    • cloração.
    • coagulação.
    • fluoretação.
    • decantação.
    • (3)(ENEM 2011) Certas ligas estanho-chumbo com composição específica formam um eutético simples, o que significa que uma liga com essas características se comporta como uma substância pura, com um ponto de fusão definido, no caso 183 °C. Essa é uma temperatura inferior mesmo ao ponto de fusão dos metais que compõem esta liga (o estanho puro funde a 232 °C e o chumbo puro a 320 °C), o que justifica sua ampla utilização na soldagem de componentes eletrônicos, em que o excesso de aquecimento deve sempre ser evitado. De acordo com as normas internacionais, os valores mínimo e máximo das densidades para essas ligas são de 8,74 g/mL e 8,82 g/mL, respectivamente. As densidades do estanho e do chumbo são 7,3 g/mL e 11,3 g/mL, respectivamente. Um lote contendo 5 amostras de solda estanho- chumbo foi analisado por um técnico, por meio da determinação de sua composição percentual em massa, cujos resultados estão mostrados no quadro a seguir Img1 Com base no texto e na análise realizada pelo técnico, as amostras que atendem às normas internacionais são
    • le II.
    • le III.
    • lle IV.
    • llle V.
    • IeV.
    • (4)(ENEM 2011) O etanol é considerado um biocombustível promissor, pois, sob o ponto de vista do balanço de carbono, possui uma taxa de emissão praticamente igual a zero. Entretanto, esse não é o único ciclo biogeoquímico associado à produção de etanol. O plantio da cana- de-açúcar, matéria-prima para a produção de etanol, envolve a adição de macronutrientes como enxofre, nitrogênio, fósforo e potássio, principais elementos envolvidos no crescimento de um vegetal. Revista Quimica Nova na Escolar 28, 2008. O nitrogênio incorporado ao solo, como consequência da atividade descrita anteriormente, é transformado em nitrogênio ativo e afetará o meio ambiente, causando
    • acúmulo de sais insolúveis, desencadeando um processo de salinificação do solo.
    • a eliminação de microrganismos existentes no solo responsáveis pelo processo de desnitrificação.
    • a contaminação de rios e lagos devido à alta solubilidade de ions como NO, e NH,* em água.
    • a diminuição do pH do solo pela presença de NH, que reage com a água, formando o NH,OH (aq).
    • a diminuição da oxigenação do solo, uma vez que o nitrogênio ativo forma espécies químicas do tipo NO, NO,, N,0.
    • (5)(ufg) Uma peça metálica com geometria cúbica foi fabricada com um dos elementos químicos apresentados na tabela a seguir. img1 Considerando-se a aresta do cubo igual a 2,5 cm e a massa total da peça igual a 112,5 g, conclui-se que o metal utilizado para construção da peça metálica foi:
    • a Pt
    • o Au
    • o Pd
    • a Ag
    • o Cr
    • (6)(MEDS) Três cilindros metálicos de mesmo volume foram fabricados utilizando-se metais diferentes: A, B e C. Considerando-se as densidades dos metais A, B e C iguais a 4,8 g/mL, 6 g/mL e 9,3 g/mL respectivamente, a ordem decrescente das massas desses três cilindros é
    • A, B, C
    • A, C, B
    • B, A, C
    • C, B, A
    • C, A, B
    • (7)(ENEM 2013) Entre as substâncias usadas para o tratamento de água está o sulfato de alumínio que, em meio alcalino, forma partículas em suspensão na água, às quais as impurezas presentes no meio se aderem. O método de separação comumente usado para retirar o sulfato de alumínio com as impurezas aderidas é a
    • flotação.
    • levigação.
    • ventilação.
    • peneiração.
    • centrifugação.
    • (8)(ENEM 2014) Para impedir a contaminação microbiana do suprimento de água, deve-se eliminar as emissões de efluentes e, quando necessário, tratá-lo com desinfetante. O ácido hipocloroso (HCIO), produzido pela reação entre cloro e água, é um dos compostos mais empregados como desinfetante. Contudo, ele não atua somente como oxidante, mas também como um ativo agente de cloração. A presença de matéria orgânica dissolvida no suprimento de água clorada pode levar à formação de cloroformio (CHCI) e outras espécies orgânicas cloradas tóxicas. SPIRO, T. G.; STIGLIANI, W. M. Química ambiental São Paulo: Pearson, 2009 (adaptado). Visando eliminar da água o cloroformio e outras moléculas orgânicas, o tratamento adequado é a
    • filtração, com o uso de filtros de carvão ativo.
    • fluoretação, pela adição de fluoreto de sódio.
    • coagulação, pela adição de sulfato de alumínio.
    • correção do pH, pela adição de carbonato de sódio.
    • floculação, em tanques de concreto com a água em movimento
    • (9)(MEDS) Considere a tabela abaixo que apresenta as propriedades físicas de alguns compostos orgânicos: img Considerando que essas substâncias estão submetidas a uma mesma pressão atmosférica, quais se encontram no estado líquido a uma temperatura de 60 °C?
    • Propano e Propanona
    • Propano-1-ol e Ácido Propanóico
    • Propanal e Propano-1-ol
    • Ácido Propanóico e Propano
    • Propanona e Propanal
    • (10)(ENEM 2014) O principal processo industrial utilizado na produção de fenol é a oxidação do cumeno (isopropilbenzeno). A equação mostra que esse processo envolve a formação do hidroperóxido de cumila, que em seguida é decomposto em fenol e acetona, ambos usados na indústria química como precursores de moléculas mais complexas. Após o processo de síntese, esses dois insumos devem ser separados para comercialização individual. Img1 Considerando as características físico-químicas dos dois insumos formados, o método utilizado para a separação da mistura, em escala industrial, é a
    • filtração.
    • ventilação.
    • decantação.
    • evaporação.
    • destilação fracionada.
    • (11)(MACKENZIE) Água mineral engarrafada, propanona (C3H6O) e gás oxigênio são classificados, respectivamente, como:
    • substância pura composta, substância pura simples e mistura homogênea.
    • substância pura composta, mistura homogênea e substância pura simples.
    • mistura heterogênea, substância pura simples e substância pura simples.
    • mistura homogênea, substância pura composta e substância pura composta.
    • mistura homogênea, substância pura composta e substância pura simples.
    • (12)(UFES) Considere os seguintes sistemas: I – nitrogênio e oxigênio; II – etanol hidratado; III – água e mercúrio. Assinale a alternativa correta.
    • Os três sistemas são homogêneos.
    • O sistema I é homogêneo e formado por substâncias simples.
    • O sistema II é homogêneo e formado por substâncias simples e composta.
    • O sistema III é heterogêneo e formado por substâncias compostas.
    • O sistema III é uma solução formada por água e mercúrio.
    • (13)(ENEM 2015) Um grupo de pesquisadores desenvolveu um método simples, barato e eficaz de remoção de petróleo contaminante na água, que utiliza um plástico produzido a partir do líquido da castanha-de-caju (LCC). A composição química do LCC é muito parecida com a do petróleo e suas moléculas, por suas características, interagem formando agregados com o petróleo. Para retirar os agregados da água, os pesquisadores misturam ao LCC nanopartículas magnéticas. KIFFER, D. Novo método para remoção de petróleo usa oleo de mamona e castanha-de-caju Disponivel em: www.taper; bt. Acesso em: 31 jul. 2012 (adaptado), Essa técnica considera dois processos de separação de misturas, sendo eles, respectivamente,
    • flotação e decantação.
    • decomposição e centrifugação.
    • floculação e separação magnética.
    • destilação fracionada e peneiração.
    • dissolução fracionada e magnetização.
    • (14)(ENEM 2016) Uma pessoa é responsável pela manutenção de uma sauna úmida. Todos os dias cumpre o mesmo ritual: colhe folhas de capim-cidreira e algumas folhas de eucalipto. Em seguida, coloca as folhas na saída do vapor da sauna, aromatizando-a, conforme representado na figura. Img1 Qual processo de separação é responsável pela aromatização promovida?
    • Filtração simples.
    • Destilação simples.
    • Extração por arraste.
    • Sublimação fracionada.
    • Decantação sólido-líquido.
    • (15)(MEDS) O gráfiso abaixo representa a curva de aquecimento de uma determinada amostra partindo do estado líquido no tempo inicial. IMG1 Com base na curva de aquecimento apresentada e nos conhecimentos sobre o assunto, pode-se afirmar que
    • o gráfico poderia representar uma mistura eutética
    • o gráfico não poderia representar uma substância pura
    • o gráfico com certeza representa uma substância pura
    • o gráfico poderia representar uma mistura azeotrópica
    • (16)(ENEM 2016) Em sua formulação, o spray de pimenta contém porcentagens variadas de oleorresina de Capsicum, cujo princípio ativo é a capsaicina, e um solvente (um álcool como etanol ou isopropanol). Em contato com os olhos, pele ou vias respiratórias, a capsaicina causa um efeito inflamatório que gera uma sensação de dor e ardor, levando à cegueira temporária. O processo é desencadeado pela liberação de neuropeptídios das terminações nervosas. Como funciona o gás de pimenta. Disponível em: http://pessoas.hsw.uol.com.br. Acesso em: 1 mar. 2012 (adaptado). Quando uma pessoa é atingida com o spray de pimenta nos olhos ou na pele, a lavagem da região atingida com água é ineficaz porque a
    • reação entre etanol e água libera calor, intensificando o ardor.
    • solubilidade do princípio ativo em água é muito baixa, dificultando a sua remoção.
    • permeabilidade da água na pele é muito alta, não permitindo a remoção do princípio ativo.
    • solubilização do óleo em água causa um maior espalhamento além das áreas atingidas.
    • ardência faz evaporar rapidamente a água, não permitindo que haja contato entre o óleo e o solvente.
    • (17)(ENEM 2016) Primeiro, em relação àquilo a que chamamos água, quando congela, parece-nos estar a olhar para algo que se tornou pedra ou terra, mas quando derrete e se dispersa, esta torna-se bafo e ar; o ar, quando é queimado, torna-se fogo; e, inversamente, o fogo, quando se contrai e se extingue, regressa a forma do ar, o ar, novamente concentrado e contraído, torna-se nuvem e nevoeiro, mas, a partir destes estados, se for ainda mais comprimido, torna-se água corrente, e de água torna-se novamente terra e pedras; e deste modo, como nos parece, dão geração uns aos outros de forma cíclica. PLATÃO. Timeu-Critias. Coimbra: CECH, 2011 Do ponto de vista da ciência moderna, os "quatro elementos" descritos por Platão correspondem, na verdade, às fases sólida, líquida, gasosa e plasma da matéria. As transições entre elas são hoje entendidas como consequências macroscópicas de transformações sofridas pela matéria em escala microscópica. Excetuando-se a fase de plasma, essas transformações sofridas pela matéria, em nível microscópico, estão associadas a uma
    • troca de átomos entre as diferentes moléculas do material.
    • transmutação nuclear dos elementos químicos do material.
    • redistribuição de prótons entre os diferentes átomos do material.
    • mudança na estrutura espacial formada pelos diferentes constituintes do material.
    • alteração nas proporções dos diferentes isótopos de cada elemento presente no material.
    • (18)(UEFS) A curva de aquecimento, representada no gráfico, mostra a variação de temperatura em função do tempo de uma amostra de álcool vendida em supermercado. img1 Considerando-se essas informações, uma análise desse gráfico permite corretamente afirmar:
    • O álcool da amostra é uma substância composta pura.
    • O vapor formado no final do aquecimento contém apenas etanol.
    • A temperatura de ebulição mostra que esse álcool é uma mistura azeotrópica.
    • A temperatura de ebulição constante mostra que o álcool da amostra é isento de água.
    • A temperatura de fusão variável mostra que o álcool vendido em supermercado é uma mistura eutética.
    • (19)(ENEM 2016) Em Bangladesh, mais da metade dos pocos artesianos cuja água serve à população local está contaminada com arsênio proveniente de minerais naturais e de pesticidas. O arsênio apresenta efeitos tóxicos cumulativos. A ONU desenvolveu um kit para tratamento dessa água a fim de torná-la segura para o consumo humano. O principio desse kit é a remoção do arsênio por meio de uma reação de precipitação com sais de ferro(III) que origina um sólido volumoso de textura gelatinosa. Disponível em: http://tc.iaea.org. Acesso em: 11 dez. 2012 (adaptado). Com o uso desse kit, a população local pode remover o elemento tóxico por meio de
    • fervura.
    • filtração.
    • destilação.
    • calcinação.
    • evaporação.
    • (20)UFRGS) Analise os sistemas materiais abaixo, estando ambos na temperatura ambiente. Sistema I: mistura de 10 g de sal de cozinha, 30 g de areia fina, 20 mL de óleo e 100 mL de água. Sistema II: mistura de 2,0 L de CO2, 3,0 L de N2 e 1,5 L de O2. Sobre esses sistemas é correto afirmar que:
    • ambos são heterogêneos, pois apresentam mais de uma fase.

    • em I, o sistema é bifásico, após forte agitação, e, em II, é monofásico.

    • em I, o sistema é trifásico, após forte agitação, e, em II, é monofásico.

    • ambos apresentam uma única fase, formando sistemas homogêneos.

    • em I, o sistema é trifásico, independentemente da ordem de adição dos componentes, e, em II, é bifásico.
    • (21)(ENEM 2016) O principal componente do sal de cozinha é o cloreto de sódio, mas o produto pode ter aluminossilicato de sódio em pequenas concentrações. Esse sal, que é insolúvel em água, age como antiumectante, evitando que o sal de cozinha tenha um aspecto empedrado. O procedimento de laboratório adequado para verificar a presença do antiumectante em uma amostra de sal de cozinha é o(a)
    • realização do teste de chama.
    • medida do pH de uma solução aquosa.
    • medida da turbidez de uma solução aquosa.
    • ensaio da presença de substâncias orgânicas
    • verificação da presença de cátions monovalentes
    • (22)(ENEM 2016) A bauxita é o minério utilizado na fabricação do alumínio, a qual apresenta A1,0, (alumina) em sua composição. Após o trituramento e lavagem para reduzir o teor de impurezas, o minério é misturado a uma solução aquosa de NaOH (etapa A). A parte sólida dessa mistura é rejeitada e a solução resultante recebe pequenos cristais de alumina, de onde sedimenta um sólido (etapa B). Esse sólido é aquecido até a obtenção de um pó branco, isento de água e constituído unicamente por alumina. Finalmente, esse po é aquecido até sua fusão e submetido a uma eletrólise, cujos produtos são o metal puro fundido (AI) e o gás carbônico (CO2). SILVA FILHO, E. B.; ALVES, M. C.M.; DA MOTTA, M. Lama vermelha da indústria de beneficiamento de alumina: produção, caracteristicas, disposição e aplicações alternativas. Revista Matéria, n. 2, 2007 Nesse processo, as funções das etapas A e B são, respectivamente,
    • oxidar a alumina e outras substâncias e reduzir seletivamente a alumina.
    • solubilizar a alumina e outras substâncias e induzir a precipitação da alumina.
    • solidificar as impurezas alcalinas e deslocar o equilíbrio no sentido da alumina.
    • neutralizar o solo ácido do minério e catalisar a reação de produção da alumina.
    • romper as ligações químicas da alumina e diminuir o calor de formação do aluminio.
    • (23)(ENEM 2017) Um fato corriqueiro ao se cozinhar arroz é o derramamento de parte da água de cozimento sobre a chama azul do fogo, mudando-a para uma chama amarela. Essa mudança de cor pode suscitar interpretações diversas, relacionadas às substâncias presentes na água de cozimento. Além do sal de cozinha (NaCl), nela se encontram carboidratos, proteínas e sais minerais. Cientificamente, sabe-se que essa mudança de cor da chama ocorre pela
    • reação do gás de cozinha com o sal, volatilizando gás cloro.
    • emissão de fótons pelo sódio, excitado por causa da chama.
    • produção de derivado amarelo, pela reação com o carboidrato.
    • reação do gás de cozinha com a água, formando gás hidrogênio.
    • excitação das moléculas de proteinas, com formação de luz amarela.
    • (24)(ENEM 2017) As centrifugas são equipamentos utilizados em laboratórios, clínicas e indústrias. Seu funcionamento faz uso da aceleração centrifuga obtida pela rotação de um recipiente e que serve para a separação de sólidos em suspensão em líquidos ou de liquidos misturados entre si. RODITI, 1. Dicionário Houaiss de fisica. Rio de Janeiro: Objetiva, 2005 (adaptado). Nesse aparelho, a separação das substâncias ocorre em função
    • das diferentes densidades.
    • dos diferentes raios de rotação.
    • das diferentes velocidades angulares.
    • das diferentes quantidades de cada substância.
    • da diferente coesão molecular de cada substância.
    • (25)(ENEM 2017) A figura mostra como é a emissão de radiação eletromagnética para cinco tipos de lâmpada: haleto metálico, tungstênio, mercúrio, xênon e LED diodo emissor de luz). As áreas marcadas em cinza são proporcionais à intensidade da energia liberada pela lâmpada. As linhas pontilhadas mostram a sensibilidade do olho humano aos diferentes comprimentos de onda. UV e IV são as regiões do ultravioleta e do infravermelho, respectivamente. Um arquiteto deseja iluminar uma sala usando uma lâmpada que produza boa iluminação, mas que não aqueça o ambiente Img1 Qual tipo de lâmpada melhor atende ao desejo do arquiteto?
    • Haleto metálico.
    • Tungstênio.
    • Mercúrio.
    • Xênon.
    • LED.
    • (26)(CESGRANRIO) Identifique a alternativa que apresenta, na sequência, os termos corretos que preenchem as lacunas da seguinte afirmativa: “Uma substância _____ é formada por _____ , contendo apenas _____ de um mesmo _____ .”
    • composta; moléculas; elementos; átomo.

    • composta; moléculas; átomos; elemento.

    • química; elementos; moléculas; átomo.

    • simples; átomos; moléculas; elemento.

    • simples; moléculas; átomos; elemento.
    • (27)(ENEM 2017) Pesquisadores conseguiram estimular a absorção de energia luminosa em plantas graças ao uso de nanotubos de carbono. Para isso, nanotubos de carbono "se inseriram" no interior dos cloroplastos por uma montagem espontânea, através das membranas dos cloroplastos. Pigmentos da planta absorvem as radiações luminosas, os elétrons são "excitados" e se deslocam no interior de membranas dos cloroplastos, e a planta utiliza em seguida essa energia elétrica para a fabricação de açúcares. Os nanotubos de carbono podem absorver comprimentos de onda habitualmente não utilizados pelos cloroplastos, e os pesquisadores tiveram a ideia de utilizá-los como "antenas", estimulando a conversão de energia solar pelos cloroplastos, com o aumento do transporte de elétrons. Nanotubos de carbono incrementam a fotossintese de plantas Disponivel em: htpos.municamp.br. Acesso em: 14 nov. 2014 (adaptado). O aumento da eficiência fotossintética ocorreu pelo fato de os nanotubos de carbono promoverem diretamente a
    • utilização de água.
    • absorção de fótons.
    • formação de gás oxigênio.
    • proliferação dos cloroplastos.
    • captação de dióxido de carbono.
    • (28)(ENEM 2017) Na Idade Média, para elaborar preparados a partir de plantas produtoras de óleos essenciais, as coletas das espécies eram realizadas ao raiar do dia. Naquela época, essa prática era fundamentada misticamente pelo efeito mágico dos raios lunares, que seria anulado pela emissão dos raios solares. Com a evolução da ciência, foi comprovado que a coleta de algumas espécies ao raiar do dia garante a obtenção de material com maiores quantidades de óleos essenciais. A explicação científica que justifica essa prática se baseia na
    • volatilização das substâncias de interesse.
    • polimerização dos óleos catalisada pela radiação solar.
    • solubilização das substâncias de interesse pelo orvalho.
    • oxidação do óleo pelo oxigênio produzido na fotossíntese.
    • liberação das moléculas de óleo durante o processo de fotossíntese.
    • (29)Considere o sistema abaixo: img1   elementos átomos moléculas substâncias
    •   20            3            4               6
    • 3             20           6               4
    •   4             20           6               3
    •     2             6            20              4
    • 3             4            20              6
    • (30)(ENEM 2017) A bauxita, composta por cerca de 50% de AI,Oz, é o mais importante minério de alumínio. As seguintes etapas são necessárias para a obtenção de alumínio metálico: IMG1 As etapas 1, 3 e 5 referem-se, respectivamente, a fenômenos:
    • Químico, físico e físico.
    • Físico, físico e químico.
    • Físico, químico e físico.
    • Químico, físico e químico.
    • Químico, químico e químico.
            • Biologia

            • (1)Durante uma aula de campo no maciço de Baturité, os alunos pararam para descansar e almoçar, enquanto isso, o professor aproveitou para olhar a bela paisagem e refletir: A vida leva e traz, A vida faz e refaz, Será que quer achar Sua expressão mais simples? Nisto os alunos que estavam ali próximos do professor, perguntam o que realmente ele quis dizer com tais palavras. Sabendo do assunto, você compreende que os versos de autoria do professor podem ser traduzidos, no âmbito da Biologia, para os diversos ecossistemas existentes. Neles, os seres vivos ocupam diferentes nichos, participando do ciclo da matéria. Dentre os seres abaixo relacionados, aqueles que devolvem a matéria à sua expressão mais simples, para reiniciar o ciclo, são os
            • produtores.
            • herbívoros.
            • decompositores.
            • consumidores de 3º ordem.
            • consumidores de 4º ordem
            • (2)A charge ilustra a transferência de matéria numa cadeia alimentar. Considerando as setas indicativas de entrada e saída de energia nos níveis tróficos, o esquema que representa esse fluxo é Legenda: P produtores; C1 consumidor primário; C2 consumidor secundário e C3 consumidor terciário.
            • https://drive.google.com/file/d/1-JtkSrTH9uLWF4tXVImYWDqqVqnjxsbl/view?usp=sharing
            • https://drive.google.com/file/d/1okzdjt2xjTCNs74--y5lbSJqNImdM1vz/view?usp=sharing
            • https://drive.google.com/file/d/1A2Ft0OAdb3Hyq5-4Zw4W7dm6K-4tEyuK/view?usp=sharing
            • https://drive.google.com/file/d/1vNn3Te7E3-t0U_DN2A7VAy72BGHT91ym/view?usp=sharing
            • https://drive.google.com/file/d/1iApk7JK6ntpBcQJueBVDFmAvWg1DH8rD/view?usp=sharing
            • (3)A posição ocupada pela vaca, na interação apresentada na tirinha, a caracteriza como
            • produtora.
            • consumidora primária.
            • consumidora secundária.
            • consumidora terciária.
            • decompositora.
            • (4)O uso de defensivos agrícolas é preocupante pela sua toxidade aos ecossistemas, tanto ao meio biótico como abiótico, afetando as cadeias alimentares. Alguns defensivos, como o DDT (dicloro-difenil- tricloroetano), por serem muito estáveis, entram nas cadeias alimentares e permanecem nos ecossistemas img1 PASCHOAL, A. D. Pragas, praguicidas e a crise ambiental: problemas e soluções.Rio de Janeiro: FGV, 1979 (adaptado). Com base nas informações e na figura, o elo da cadeia alimentar que apresentará as maiores concentrações do defensivo é o do(a
            • sapo, devido ao tempo de vida ser longo, acumulando maior quantidade de compostos tóxicos ao longo da vida.
            • cobra, devido à digestão lenta dos alimentos, resultando na concentração dos compostos tóxicos neste organismo.
            • gafanhoto, devido ao elevado consumo de milho, resultando em altas concentrações dos compostos tóxicos no seu organismo.
            • milho, devido à aplicação direta de defensivo na gramínea, gerando altas concentrações de compostos tóxicos em toda a planta.
            • gavião, devido à acumulação de compostos tóxicos ao longo da cadeia alimentar, resultando nas maiores concentrações neste organismo.
            • (5)A atividade pesqueira é, antes de tudo, extrativista, o que causa impactos ambientais. Muitas espécies já apresentam sério comprometimento em seus estoques e, para diminuir esse impacto, várias espécies vêm sendo cultivadas. No Brasil, o cultivo de algas, mexilhões, ostras, peixes e camarões, vem sendo realizado há alguns anos, com grande sucesso, graças ao estudo minucioso da biologia dessas espécies. Os crustáceos decápodes, por exemplo, apresentam, durante seu desenvolvimento larvário, várias etapas com mudança radical de sua forma. Algumas das fases larvárias de crustáceos Não só a sua forma muda, mas também a sua alimentação e hábitat. Isso faz com que os criadores estejam atentos a essas mudanças, porque a alimentação ministrada tem de mudar a cada fase. Se para o criador, essas mudanças são um problema; para a espécie em questão, essa metamorfose apresenta uma vantagem importante para sua sobrevivência, pois
            • aumenta a predação entre os indivíduos.
            • aumenta o ritmo de crescimento.
            • diminui a competição entre os indivíduos da mesma espécie.
            • diminui a quantidade de nichos ecológicos ocupados pela espécie.
            • mantém a uniformidade da espécie.
            • (6). (Fmp 2018) Uma pesquisa conduzida no campo experimental da Embrapa Agrobiologia (RJ) comparou o crescimento de eucaliptos em três situações distintas: monocultivo de eucalipto sem o uso de adubo nitrogenado monocultivo de eucalipto com o uso de adubo nitrogenado e cultivo de eucalipto em consórcio com a leguminiosa Acacia mangium, sem adição de adubo nitrogenado Os resultados, mostrando a evolução do diâmetro médio das árvores de eucalipto estão representados no gráfico a seguir. img1 O impacto causado pela Acacia mangium na plantação de florestas de eucalipto é provocado pela
            • ação de bactérias nitrificantes do solo que transformam a amônia, existente no adubo nitrogenado, em nitrito que é usado pelas leguminosas.
            • intensa devolução do nitrogênio do solo para a atmosfera realizada pelas bactérias desnitrificantes das raízes das leguminosas.
            • liberação de aminoácidos pelas raízes da leguminosa que são usados pelo eucalipto durante a síntese de proteínas.
            • relação harmônica intraespecífica e mutualística entre o eucalipto e as leguminosas plantadas no mesmo ambiente.
            • maior quantidade de amônia e nitrato no solo liberados pelas bactérias fixadoras de N2 atmosférico presentes nas raízes das leguminosas.
            • (7)(Ueg 2017) O Projeto Residência Resíduo Zero foi lançado em Goiânia no dia 01/03/2016 pela Sociedade Resíduo Zero de Goiânia. Um dos sete pontos defendidos por esse projeto é que o lixo orgânico doméstico seja transformado em adubo orgânico por compostagem em caixas biodigestoras. Nas caixas superiores, ficam minhocas e restos alimentares, e na caixa inferior acumula-se um composto líquido nutritivo com função de adubo, conforme apresentado na figura a seguir. img1 No contexto desse sistema de compostagem, verifica-se que
            • ) não há produção de odores desagradáveis, pois o uso de minhocas substitui a ação de fungos e bactérias.
            • essa prática, apesar de eficiente, é nova e de difícil aceitação pela população urbana e rural.
            • devido à decomposição rápida, a compostagem doméstica se torna inócua para os aterros sanitários.
            • se evita a aeração do material em decomposição para evitar a presença de insetos e pragas.
            • a matéria orgânica é transformada em húmus, livre de toxicidade, metais pesados e patógenos.
            • (8)(Ufjf-pism 2 2017) Estudo que contou com a participação de um pesquisador brasileiro revela que a presença das minhocas no solo aumenta a produtividade agrícola. O resultado mostra que a presença das minhocas aumentou a produtividade de grãos e a biomassa aérea de plantas, afirma George Brown, pesquisador em ecologia do solo da Embrapa Florestas (PR). “O resultado era esperado", afirma Brown. “Há centenas de anos as minhocas são consideradas aliadas do agricultor, ajudando no crescimento das plantas. Contudo, o que não sabíamos ainda era a dimensão do efeito positivo, nem como ele funcionava”. Fonte: texto modificado a partir de https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/2057172/minhocas-aumentam-produtividade-agricola. Acesso em 04/10/2016. Leia as afirmativas a seguir: I. As minhocas vivem em galerias escavadas no solo e a sua atividade de escavação melhora a textura e a estrutura do solo tornando-o mais poroso e aerado. II. As minhocas se alimentam da matéria orgânica disponível no substrato, acelerando a sua decomposição e reincorporação ao solo. III. As minhocas são predadores que se alimentam de invertebrados do solo prejudiciais para as plantas, ajudando, assim, no controle de pragas de plantações. IV. Os excrementos das minhocas são ricos em nitrogênio, um dos nutrientes mais importantes para o crescimento das plantas. V. As fezes das minhocas, quando incorporadas ao substrato, formam o húmus, um excelente adubo natural. Assinale a alternativa com as afirmativas CORRETAS:
            • Somente I, II, IV, V.
            • Somente II, IV, V.
            • Somente I, II, III, IV.
            • Somente I, III, IV, V.
            • Somente I, III, IV.
            • (9)(G1 - cps 2016) A adubação verde é uma prática utilizada pelos agricultores, em várias regiões do mundo, para recuperar os solos degradados pelo cultivo, melhorar aqueles que são naturalmente pobres ou conservar os que já são produtivos. Consiste no plantio de espécies de plantas, como as leguminosas (soja, feijão, alfafa) tanto em conjunto com outras plantas (plantações consorciadas), como em períodos alternados (rotações de culturas). As leguminosas são muito utilizadas como adubo verde, pois suas raízes são capazes de se associar a bactérias, que fixam o gás nitrogênio diretamente do ar presente no solo e com ele produzem compostos nitrogenados que, incorporados ao solo, atuam na sua adubação natural. Além disso, esses compostos nitrogenados são compartilhados com as plantas leguminosas, contribuindo assim para um melhor desenvolvimento desses vegetais que, em troca, fornecem compostos orgânicos às bactérias. A figura ilustra o sistema radicular de uma planta de soja com bactérias fixadoras de nitrogênio. As bactérias estão nas “bolinhas” que aparecem na raiz. img1 Sobre a adubação verde, é correto afirmar que
            • o cultivo de leguminosas contamina o solo com substâncias tóxicas produzidas pelas bactérias.
            • a concentração de compostos nitrogenados no solo diminui, devido a atividade das bactérias que vivem associadas às plantas leguminosas.
            • o cultivo de leguminosas aumenta o custo da produção agrícola, pois será preciso comprar adubo nitrogenado para suprir a falta desse elemento químico no solo.
            • as plantas leguminosas aproveitam diretamente o gás nitrogênio do ar, fornecendo-o para as bactérias que fazem fotossíntese e produzem compostos nitrogenados.
            • as bactérias que vivem nas raízes das leguminosas fixam o gás nitrogênio, transformando-o em compostos nitrogenados, os quais podem ser utilizados por essas plantas.
            • (10)(Fuvest 2020) Boa parte da floresta amazônica brasileira cresce sobre solos pobres. Sua exuberância, portanto, deve‐se ao fato de que uma grande proporção dos nutrientes advindos da própria floresta retorna à vegetação. Quando se derruba a floresta de uma área de dezenas de quilômetros quadrados e, em seguida, ateia‐se fogo no local como preparo para o plantio, esse ciclo é interrompido, o que causa uma série de efeitos. Identifique corretamente a relação dos efeitos mencionados em I, II e III com a derrubada e a queima da floresta.
            • I. Diminuição de curto prazo da fertilidade do solo pela queima da vegetação. II. Perda de biodiversidade pelo efeito direto do fogo sobre os animais silvestres. III. Diminuição da evaporação da água da chuva que atinge o solo exposto.
            • I. Aumento de curto prazo da fertilidade do solo pelo efeito direto do calor do fogo sobre o solo superficial. Fique por dentro! cursomeds.com.br II. Diminuição da diversidade de animais silvestres devido à remoção da vegetação. III. Diminuição da temperatura do solo exposto como efeito direto da remoção da vegetação.
            • I. Aumento de curto prazo da fertilidade do solo pela deposição de cinzas. II. Perda de biodiversidade devido à remoção da vegetação. III. Aumento temporário da evaporação da água da chuva que atinge o solo exposto.
            • I. Aumento de curto prazo da fertilidade do solo pelo efeito direto do calor do fogo sobre o solo superficial. II. Perda de biodiversidade pelo efeito direto do fogo sobre a vegetação. III. Diminuição temporária de absorção da água da chuva pelo solo exposto.
            • I. Aumento de longo prazo da fertilidade do solo pela deposição de cinzas. II. Aumento da diversidade de animais silvestres devido à remoção da vegetação. III. Aumento da erosão do solo exposto devido à remoção da vegetação..
            • (11)(Ufrgs 2019) Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo, sobre agrotóxicos. ( ) Os agrotóxicos são substâncias transgênicas tóxicas usadas na agricultura. ( ) O uso indevido de agrotóxicos pode causar um desequilíbrio nas populações de abelhas, que são expostas a diferentes substâncias químicas. ( ) A água sanitária é eficiente para remover agrotóxicos. ( ) O hábito de descascar frutas e legumes remove os agrotóxicos comumente utilizados. A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
            • V – F – V – F.
            • F – F – V – V.
            • F – V – F – F.
            • V – V – F – V.
            • F – V – V – F.
            • (12)(Ucs 2017) A segurança alimentar vem recebendo cada vez mais importância no mundo. A industrialização de toda cadeia do alimento faz com que se estabeleçam políticas e processos que possibilitam à população ter tranquilidade sobre a qualidade do alimento posto em sua mesa. Em contraponto à industrialização, os alimentos orgânicos ganham mercado. Sobre segurança de alimentos orgânicos, pode-se afirmar que
            • a agricultura orgânica não garante a ausência total de resíduos químicos, visto que o ar, a água, e o solo podem estar previamente contaminados.
            • o uso de insumos controlados, como os biocidas, garante a ausência de resíduos prejudiciais ao alimento.
            • o problema da agricultura orgânica é a falta de regulamentação no Brasil, não havendo normas disciplinares para esse tipo de prática.
            • o uso de alimentos geneticamente modificados “in natura” e processados é uma forma de garantir a segurança alimentar.
            • as técnicas de produção de alimentos orgânicos garantem a ausência de contaminação por patógenos.
            • (13)(Feevale 2017) Pela Lei nº 12.305/2010 que trata da Política Nacional dos Resíduos Sólidos (PNRS), todos os municípios brasileiros deveriam ter acabado com os lixões até 2014, o que não ocorreu. Para municípios de regiões metropolitanas, o prazo foi estendido até 2018. Os lixões, depósitos de resíduos urbanos a céu aberto, causam grandes impactos ambientais. Sobre tais impactos, fazem-se as seguintes afirmações. I. Os lixões geram um líquido denominado de chorume, que contamina o solo, as águas superficiais e as subterrâneas. II. Em função da necessidade do aumento de sua capacidade de armazenagem, os lixões degradam o meio ambiente em seu entorno. III. Em função do acúmulo de resíduos, organismos como mosquitos, baratas e ratos proliferam, aumentando o risco de transmissão de doenças. Fique por dentro! cursomeds.com.br Marque a alternativa correta.
            • Apenas a afirmação I está correta.
            • Apenas as afirmações I e II estão corretas.
            • Apenas as afirmações I e III estão corretas.
            • Apenas as afirmações II e III estão corretas.
            • Todas as afirmações estão corretas.
            • (14)(G1 - ifce 2020) Por todos os problemas associados aos combustíveis fósseis, os cientistas vêm se esforçando para procurar fontes energéticas alternativas. Ao contrário dos combustíveis fósseis, não libera gás carbônico em sua utilização a fonte energética
            • energia gerada em termoelétricas.
            • etanol.
            • biodiesel.
            • gás natural obtido de biodigestor.
            • energia eólica.
            • (15)Química Verde pode ser definida como a criação, o desenvolvimento e a aplicação de produtos e processos químicos para reduzir ou eliminar o uso e a geração de substâncias nocivas à saúde humana e ao ambiente. Sabe-se que algumas fontes energéticas desenvolvidas pelo homem exercem, ou têm potencial para exercer, em algum nível, impactos ambientais negativos. CORRÊA, A. G.; ZUIN, V. G. (Orgs.). Química Verde: fundamentos e aplicações. São Carlos: EdUFSCar, 2009. À luz da Química Verde, métodos devem ser desenvolvidos para eliminar ou reduzir a poluição do ar causada especialmente pelas
            • hidrelétricas.
            • termelétricas.
            • usinas geotérmicas.
            • fontes de energia solar.
            • fontes de energia eólica.
            • (16)TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO: Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), o Brasil está entre os cinco maiores produtores de energia hidrelétrica no mundo, possuindo atualmente 158 usinas de grande porte. A energia hidrelétrica é produzida pela passagem de água por turbinas, e este tipo de geração de energia, embora menos poluente, não deixa de causar impactos negativos sobre o ambiente pois, muitas vezes, é necessário desviar cursos de rios, alagando regiões, o que provoca alterações na paisagem e na vida dos habitantes da região. 4. (G1 - cps 2010) O represamento da água nas usinas pode gerar o processo de eutrofização, que se manifesta quando ocorre
            • diminuição da diversidade e da densidade de algas, em função da redução da quantidade de nutrientes.
            • decomposição química dos detritos orgânicos, que tem como consequência direta o aumento expressivo da produção de oxigênio.
            • aumento da quantidade de matéria orgânica, ultrapassando a capacidade de decomposição do sistema, o que provoca uma quebra do equilíbrio ecológico.
            • grande proliferação de bactérias anaeróbias, que consomem todo o nitrogênio existente na água causando a morte, por asfixia, da maioria dos seres vivos do ambiente.
            • produção de gases, resultante da atividade de bactérias aeróbias, entre os quais estão os gases sulfídrico e metano, benéficos para a maioria dos organismos aquáticos.
            • (17)A energia térmica liberada em processos de fissão nuclear pode ser utilizada na geração de vapor para produzir energia mecânica que, por sua vez, será convertida em energia elétrica. Abaixo está representado um esquema básico de uma usina de energia nuclear. Com relação ao impacto ambiental causado pela poluição térmica no processo de refrigeração da usina nuclear são feitas as seguintes afirmações: I. o aumento na temperatura reduz, na água do rio, a quantidade de oxigênio nela dissolvido, que é essencial para a vida aquática e para a decomposição da matéria orgânica. II. o aumento da temperatura da água modifica o metabolismo dos peixes. III. o aumento na temperatura da água diminui o crescimento de bactérias e de algas, favorecendo o desenvolvimento da vegetação. Das afirmativas acima, somente está(ão) correta(s):
            • I
            • II, II e 3.
            • III
            • I e II
            • II e III
            • (18)TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO: Com base no fragmento de texto a seguir, responda. "... A vegetação original nativa, com suas árvores enormes e centenárias, torna-se mais densa à medida que o comboio avança pelo interior das terras indígenas. Mas também há vestígios de destruição: centenas de troncos de madeira dispostos no chão e zonas inteiras com sinais de que foram queimadas para abrir clareiras. Há marcas da esteira de máquinas e tratores na terra, indicando que a ação dos invasores é recente. Veem-se também restos de acampamentos, banheiros e caixas d'água de litros usados pelos trabalhadores encarregados de destruir a floresta. Após alguns minutos caminhando entre os escombros da mata, os agentes encontram, surpreendidos, uma enorme pista de pouso, com cerca de dois quilômetros de comprimento, em plena selva amazônica... (As mil batalhas pela terra que incendeiam a Amazônia. Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2019/08/31/politica/1567273764_557825.html. Acessado em 10 de setembro de 2019). 2. (G1 - cftrj 2020) Sabendo que há uma grande biodiversidade no bioma brasileiro Floresta Amazônica, são esperadas diversas relações ecológicas. Citando as bromélias e as orquídeas presentes nas árvores de grande porte, pode-se afirmar que a relação ecológica harmônica é:
            • protocooperação.
            • competição.
            • mutualismo.
            • epifitismo
            • (19)(Uece 2019) Estima-se que existam 1 milhão e 500 mil espécies de fungos. Essa estimativa coloca os fungos como o segundo maior grupo de organismos vivos: o primeiro, em termos de número de espécies, é o grupo dos insetos. Considerando as associações simbióticas que têm a participação de fungos, assinale a afirmação verdadeira.
            • Comensalismo é um tipo de associação mutualística entre fungos e algas, na qual as algas têm aumentada sua capacidade de absorção de água e sais minerais, enquanto o fungo recebe matéria orgânica para a sua sobrevivência.
            • Líquen é um tipo de associação mutualística entre fungos e raízes de plantas, na qual as plantas têm aumentada sua capacidade de absorção de água e sais minerais, enquanto o fungo recebe matéria orgânica para sua sobrevivência.
            • Rhizobium é um tipo de associação mutualística entre fungos e raízes de plantas leguminosas, na qual as plantas têm aumentada sua capacidade de absorção de água e sais minerais, enquanto o fungo recebe matéria orgânica para a sua sobrevivência.
            • Micorriza é um tipo de associação mutualística entre fungos e raízes de plantas, na qual as plantas têm aumentada sua capacidade de absorção de água e sais minerais, enquanto o fungo recebe matéria orgânica para a sua sobrevivência.
            • (20)Nas interações ecológicas, os seres vivos se entrelaçam numa teia de relações tanto entre membros da própria espécie como entre indivíduos de espécies diferentes. Assim, por exemplo, as orquídeas, bromélias e muitas samambaias, conhecidas como epífitas, vivem no interior das matas e sobre plantas maiores que lhes servem de suporte, permitindo que consigam obter maior suprimento de luz para a fotossíntese. A associação descrita no texto entre diferentes plantas é um tipo de relação ecológica denominada
            • simbiose.
            • predação.
            • inquilinismo.
            • canibalismo.
            • parasitismo.
            • (21)(G1 - cotuca 2019) As abelhas são responsáveis pela polinização de cerca de das plantas para a alimentação humana. Ao mesmo tempo, elas estão entre as principais vítimas dos sistemas agrícolas convencionais. Alguns estudos mostram que sistemas agroflorestais ou a preservação de vegetação próxima às plantações melhoram a polinização da cultura. Adaptado de https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/27126913/importancia-das-abelhas-para-a-producao -de-alimentos-foi-tema-de-mesa-redonda-no-congresso-de-agroecologia-2017. Acesso em: 10/08/2018. Qual das alternativas indica a hipótese mais adequada para explicar a melhora da polinização citada no texto?
            • A competição interespecífica entre abelhas e outros insetos favorece a polinização nos sistemas agroflorestais.
            • As interações ecológicas em sistemas agroflorestais são mais escassas, porém mais eficientes, melhorando a polinização.
            • Os sistemas agroflorestais propiciam um aumento de relações ecológicas, de alimento para as abelhas ao longo do ano, e de mais locais para nidificação.
            • O mutualismo é intensificado em sistemas agroflorestais em que as plantas cultivadas alimentam as abelhas e a floresta lhes dá abrigo.
            • Os sistemas agrícolas convencionais, quando convertidos em agroflorestais, propiciam um aumento do número de abelhas por não usarem fertilizantes.
            • (22)Texto 1 A Amazônia é uma floresta tropical com verde entrecortado por rios serpenteantes de variados tamanhos e cores e que abriga uma incrível diversidade de animais, plantas, fungos e micro-organismos. A Floresta Amazônica é capaz de alterar o sentido dos ventos e de sugar água do ar sobre o Oceano Atlântico e do solo e a faz circular pela América do Sul, promovendo chuvas em lugares distantes. Entretanto, a porção brasileira, até 2013, perdeu 763 mil quilômetros quadrados de sua área original. A análise de 200 trabalhos científicos revelou que a cada dia a floresta da Bacia Amazônica transpira 20 bilhões de toneladas de água (20 trilhões de litros), quantidade superior aos 17 bilhões de toneladas que o Rio Amazonas despeja no Atlântico por dia. Esse rio vertical é que alimenta as nuvens e ajuda a alterar a rota dos ventos. OBJETO de desejo. Pesquisa FAPESP, São Paulo, ed. 226, dez. 2014. (adaptado) Texto 2 img1 Considerando os desmatamentos, os rios e a importância de se preservar as florestas e os recursos hídricos, afirma-se que
            • as florestas afetam os recursos hídricos por influenciarem no fluxo das chuvas e na recarga das águas subterrâneas.
            • as ações antrópicas, buscando modificar a natureza por meio de desmatamentos, promovem a biodiversidade devido às sucessões ecológicas.
            • as águas subterrâneas, por serem destituídas de poluentes, suprem a falta de precipitações e garantem o suprimento de água a todas as regiões do planeta.
            • na Floresta Amazônica, ao longo do processo de sucessão ecológica, observa-se uma diminuição progressiva de diversidade de espécies e na biomassa do planeta.
            • o desmatamento da Floresta Amazônica não gera mudanças globais no clima, uma vez que a floresta tem o poder de se regenerar ao produzir chuva suficiente para suprir a si própria.
            • (23)Sucessão ecológica é o fenômeno em que ocorre alteração da estrutura de uma comunidade, resultando em um clímax. O processo inicia com uma comunidade de pioneiros e desenvolve-se ao longo do tempo, em fases intermediárias, as séries, até alcançar a comunidade clímax. Pelo padrão de desenvolvimento, há dois tipos de sucessão: primária e secundária. A imagem anterior ilustra, de modo simplificado, as etapas de uma sucessão ecológica primária, ao longo da qual ocorre
            • aumento da biomassa e menor diversificação de espécies.
            • aumento da biomassa e da complexidade das teias alimentares.
            • redução da biomassa e aumento da produtividade primária bruta.
            • redução da biomassa e aumento da produtividade primária líquida.
            • redução da biomassa e aumento da complexidade dos nichos ecológicos.
            • (24)(Ufrgs 2020) Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo, sobre sucessão ecológica. ( ) O estágio máximo de homeostase é atingido quando a sucessão chega à comunidade clímax. ( ) A sucessão permite o aumento da biomassa e da variedade de nichos ecológicos do ambiente. ( ) A sucessão primária ocorre em locais que foram desmatados e encontram-se desabitados. ( ) As espécies que compõem as comunidades clímax são resistentes a condições ambientais inóspitas.
            • V – F – V – F.
            • F – F – V – V.
            • F – V – F – V.
            • V – V – F – F.
            • F – V – V – F.
            • (25)(Ufjf-pism 3 2019) Em um campo experimental na Zona da Mata Mineira, uma pastagem foi queimada e abandonada. Com o passar do tempo, pesquisadores observaram a colonização por gramíneas, depois por ervas e arbustos, e finalmente por árvores. É CORRETO afirmar que se trata de uma sucessão ecológica:
            • secundária.
            • primária.
            • clímax.
            • disclímax.
            • ecótono.
            • (26)(Mackenzie 2019) Durante a sucessão ecológica ocorrem alterações em diversos fatores da comunidade. Numa sucessão primária, ocorrem
            • diminuição da produtividade primária bruta e aumento da biodiversidade.
            • aumento da biomassa e diminuição da produtividade primária bruta.
            • aumento da diversidade de nichos e diminuição da taxa de respiração na comunidade.
            • aumento da produtividade primária bruta e diminuição na taxa de fotossíntese.
            • aumento da biodiversidade e aumento na velocidade de reciclagem dos nutrientes.
            • (27)(Vunesp-SP) O ciclo do carbono na natureza pode ser representado, simplificadamente, da seguinte maneira. img 1 Os números de 1 a 5 indicam, respectivamente:
            • Fotossíntese, nutrição, respiração, combustão e morte;
            • Respiração, nutrição, fotossíntese, morte e respiração;
            • Nutrição, combustão, fotossíntese, morte e respiração;
            • Fotossíntese, combustão, respiração, morte e nutrição;
            • Fotossíntese, respiração, nutrição, combustão e morte.
            • (28)(UFRN) Em cada momento, uma grande parte do carbono que compõe o corpo de todos os seres vivos já esteve antes na atmosfera, e a ela volta na forma de dióxido de carbono (CO2). Durante o ciclo do carbono na natureza, um dos processos que garantem o retorno do carbono desses organismos para o ambiente abiótico é a
            • oxidação de nutrientes durante a respiração celular.
            • formação de moléculas complexas, como a glicose.
            • combinação desse elemento com o hidrogênio do ar.
            • ligação com átomos de nitrogênio para formar proteínas.
            • ligação com átomos de oxigênio.
            • (29)De acordo com o ciclo do oxigênio, marque a alternativa incorreta:
            • O oxigênio, além de participar da composição do ar e do gás carbônico, também participa da formação de compostos orgânicos e inorgânicos.
            • Parte do oxigênio encontrado na atmosfera se transforma em ozônio, formando, dessa forma, a camada de ozônio, que é responsável por impedir que os raios ultravioletas penetrem no planeta.
            • O único responsável pela destruição da camada de ozônio é a emissão de dióxido de carbono, que se acumula na atmosfera causando diversos prejuízos.
            • Fotossíntese e respiração são os dois processos responsáveis pela manutenção da concentração de oxigênio e também de gás carbônico no ambiente .
            • (30)Marque a alternativa que completa a seguinte frase: “Em volta da Terra há uma frágil camada de gás ozônio que:
            • Impede o efeito estufa
            • Ajuda a manter a temperatura da superfície terrestre estável
            • Protege animais, plantas e seres humanos das radiações emitidas pelo sol.
            • Possui grande quantidade de gás ozônio, necessário à fotossíntese dos seres autótrofos e à respiração dos animais.

                                                                      INDIQUE E GANHE + 30 DIAS

                                                                      *Você ganhará 30 dias a mais de acesso à nossa plataforma assim que qualquer colega que você indicou fizer matrícula em nosso curso

                                                                      Por favor aguarde!

                                                                      Redação corrigida!

                                                                      Atenção, sua redação foi corrigida clique aqui para verificar.

                                                                      Salvar na minha galeria

                                                                      Confira abaixo o acesso de seus cursos

                                                                      Você realmente deseja excluir?

                                                                      Configurações da lista






































                                                                      Gerador de simulados

                                                                      Através do formúlario abaixo é possível gerar novos simulados agendados.

                                                                      Link para consulta: https://cursomeds.com.br/cursos/mentoria/