Lista de exercícios para estudo

              • Biologia

              • (1)As plantas terrestres, que tiveram como predecessores as algas verdes, passaram por uma evolução funcional, ou seja, para conquistarem o ambiente terrestre, as plantas precisaram se adaptar às suas novas condições de vida. Assim, desenvolveram estruturas que determinaram o surgimento de grupos vegetais representados no cladograma abaixo. img1 As estruturas que correspondem às letras X, Y e Z, assinaladas no cladograma, são, respectivamente,
              • vasos condutores; flor e fruto; semente.
              • semente; vasos condutores; flor e fruto.
              • vasos condutores; semente; flor e fruto.
              • semente; flor e fruto; vasos condutores.
              • tubo polínico; estróbilo; fruto.
              • (2)A figura abaixo mostra uma flor de angiosperma. img1 AMABIS, José Mariano & MARTHO, Gilberto Rodrigues. Biologia dos Organismos, v.2, São Paulo: Moderna, 1999, p. 137 Essa flor é
              • hermafrodita e poderá produzir um fruto com várias sementes.
              • hermafrodita e poderá produzir vários frutos, cada um com uma semente.
              • somente feminina e poderá produzir um fruto com várias sementes.
              • somente feminina e poderá produzir vários frutos, cada um com uma semente.
              • somente masculina e não poderá produzir frutos.
              • (3)A respeito do reino Plantae em geral, assinale a alternativa correta.
              • É de se esperar que as flores de plantas, cuja polinização se dá por meio da anemofilia, sejam vistosas e possuam filetes longos e flexíveis.
              • Oriunda do desenvolvimento do ovário (estimulado por hormônios liberados pelas sementes em formação), a pera é um fruto típico de regiões temperadas, embora possa ser encontrada em países tropicais como o Brasil.
              • As araucárias, representantes das angiospermas, são dioicas, o que significa que certo indivíduo dessa espécie produz flores apenas com elementos masculinos ou apenas com elementos femininos.
              • O crescimento do tubo polínico (gametófito masculino), exclusivamente nas angiospermas e gimnospermas, permitiu a conquista efetiva do meio terrestre, uma vez que a reprodução não mais dependia da presença de água.
              • Batata inglesa, gengibre e cenoura são exemplos de caules que são comumente confundidos com raízes. O que os caracteriza como caule é a presença de gemas laterais, geralmente visualizados como "pequenos pontinhos" na sua superfície.
              • (4)(Ufjf-pism 2 2020) Ao longo do desenvolvimento dos diferentes grupos de plantas, observamos algumas alterações que culminaram no surgimento das angiospermas. Com relação a esse grupo vegetal e seu ciclo de vida, é CORRETO afirmar que:
              • O desenvolvimento do fruto, a partir do ovário, contribuiu para uma maior dispersão das sementes, originadas a partir do óvulo, possibilitando-lhes alcançar lugares distantes dos indivíduos que as produzem.
              • O desenvolvimento da semente, caráter exclusivo das angiospermas, é um aspecto evolutivo importante com a função de proteger o embrião quando as sementes são liberadas ao ambiente externo.
              • A dupla fecundação, caráter compartilhado com as gimnospermas, permite a formação do embrião e de um tecido de reserva haploide que nutrirá o embrião durante o seu desenvolvimento.
              • As peças florais como sépalas e pétalas são os esporófilos responsáveis pela formação do megásporo e do micrósporo, respectivamente.
              • A polinização e a dispersão dos frutos pelo vento são fenômenos que ocorrem somente nas angiospermas e explicam a baixa diversidade biológica e a restrita distribuição geográfica das espécies desse grupo.
              • (5)Durante uma aula de campo no maciço de Baturité, os alunos pararam para descansar e almoçar, enquanto isso, o professor aproveitou para olhar a bela paisagem e refletir: A vida leva e traz, A vida faz e refaz, Será que quer achar Sua expressão mais simples? Nisto os alunos que estavam ali próximos do professor, perguntam o que realmente ele quis dizer com tais palavras. Sabendo do assunto, você compreende que os versos de autoria do professor podem ser traduzidos, no âmbito da Biologia, para os diversos ecossistemas existentes. Neles, os seres vivos ocupam diferentes nichos, participando do ciclo da matéria. Dentre os seres abaixo relacionados, aqueles que devolvem a matéria à sua expressão mais simples, para reiniciar o ciclo, são os
              • produtores.
              • herbívoros.
              • decompositores.
              • consumidores de 3º ordem.
              • consumidores de 4º ordem
              • (6)A charge ilustra a transferência de matéria numa cadeia alimentar. Considerando as setas indicativas de entrada e saída de energia nos níveis tróficos, o esquema que representa esse fluxo é Legenda: P produtores; C1 consumidor primário; C2 consumidor secundário e C3 consumidor terciário.
              • https://drive.google.com/file/d/1-JtkSrTH9uLWF4tXVImYWDqqVqnjxsbl/view?usp=sharing
              • https://drive.google.com/file/d/1okzdjt2xjTCNs74--y5lbSJqNImdM1vz/view?usp=sharing
              • https://drive.google.com/file/d/1A2Ft0OAdb3Hyq5-4Zw4W7dm6K-4tEyuK/view?usp=sharing
              • https://drive.google.com/file/d/1vNn3Te7E3-t0U_DN2A7VAy72BGHT91ym/view?usp=sharing
              • https://drive.google.com/file/d/1iApk7JK6ntpBcQJueBVDFmAvWg1DH8rD/view?usp=sharing
              • (7)A posição ocupada pela vaca, na interação apresentada na tirinha, a caracteriza como
              • produtora.
              • consumidora primária.
              • consumidora secundária.
              • consumidora terciária.
              • decompositora.
              • (8)(Fac. Albert Einstein - Medicin 2022) No século XVII, o biólogo e físico holandês Jean-Baptiste van Helmont (1580-1644), estudioso da fisiologia das plantas, defendia a geração espontânea e procurou demonstrar a origem da matéria que permitia às plantas crescerem em vasos. img1 No experimento, Helmont plantou uma árvore jovem de salgueiro, de 2,28 kg, num vaso com 90,72 kg de terra. Após 5 anos, com hidratação contínua, a biomassa da árvore aumentou para 76,66 kg. Com base nos conhecimentos sobre fisiologia vegetal, a planta ganhou massa porque
              • fixou o carbono da atmosfera e utilizou o hidrogênio da água para produzir a matéria orgânica.
              • foi mantida no ponto de compensação fótico e dessa forma conseguiu realizar mais a fotossíntese.
              • passou a sintetizar o hormônio ácido abscísico, que estimulou a multiplicação celular.
              • absorveu grande quantidade de sais minerais do solo, reduzindo-o em 25% da quantidade inicial.
              • dependeu exclusivamente do consumo de água e de um pouco de sais minerais para crescer.
              • (9)(G1 - cps 2016) A adubação verde é uma prática utilizada pelos agricultores, em várias regiões do mundo, para recuperar os solos degradados pelo cultivo, melhorar aqueles que são naturalmente pobres ou conservar os que já são produtivos. Consiste no plantio de espécies de plantas, como as leguminosas (soja, feijão, alfafa) tanto em conjunto com outras plantas (plantações consorciadas), como em períodos alternados (rotações de culturas). As leguminosas são muito utilizadas como adubo verde, pois suas raízes são capazes de se associar a bactérias, que fixam o gás nitrogênio diretamente do ar presente no solo e com ele produzem compostos nitrogenados que, incorporados ao solo, atuam na sua adubação natural. Além disso, esses compostos nitrogenados são compartilhados com as plantas leguminosas, contribuindo assim para um melhor desenvolvimento desses vegetais que, em troca, fornecem compostos orgânicos às bactérias. A figura ilustra o sistema radicular de uma planta de soja com bactérias fixadoras de nitrogênio. As bactérias estão nas “bolinhas” que aparecem na raiz. img1 Sobre a adubação verde, é correto afirmar que
              • o cultivo de leguminosas contamina o solo com substâncias tóxicas produzidas pelas bactérias.
              • a concentração de compostos nitrogenados no solo diminui, devido a atividade das bactérias que vivem associadas às plantas leguminosas.
              • o cultivo de leguminosas aumenta o custo da produção agrícola, pois será preciso comprar adubo nitrogenado para suprir a falta desse elemento químico no solo.
              • as plantas leguminosas aproveitam diretamente o gás nitrogênio do ar, fornecendo-o para as bactérias que fazem fotossíntese e produzem compostos nitrogenados.
              • as bactérias que vivem nas raízes das leguminosas fixam o gás nitrogênio, transformando-o em compostos nitrogenados, os quais podem ser utilizados por essas plantas.
              • (10)(Feevale 2017) Pela Lei nº 12.305/2010 que trata da Política Nacional dos Resíduos Sólidos (PNRS), todos os municípios brasileiros deveriam ter acabado com os lixões até 2014, o que não ocorreu. Para municípios de regiões metropolitanas, o prazo foi estendido até 2018. Os lixões, depósitos de resíduos urbanos a céu aberto, causam grandes impactos ambientais. Sobre tais impactos, fazem-se as seguintes afirmações. I. Os lixões geram um líquido denominado de chorume, que contamina o solo, as águas superficiais e as subterrâneas. II. Em função da necessidade do aumento de sua capacidade de armazenagem, os lixões degradam o meio ambiente em seu entorno. III. Em função do acúmulo de resíduos, organismos como mosquitos, baratas e ratos proliferam, aumentando o risco de transmissão de doenças. Fique por dentro! cursomeds.com.br Marque a alternativa correta.
              • Apenas a afirmação I está correta.
              • Apenas as afirmações I e II estão corretas.
              • Apenas as afirmações I e III estão corretas.
              • Apenas as afirmações II e III estão corretas.
              • Todas as afirmações estão corretas.
              • (11)(G1 - ifce 2020) Por todos os problemas associados aos combustíveis fósseis, os cientistas vêm se esforçando para procurar fontes energéticas alternativas. Ao contrário dos combustíveis fósseis, não libera gás carbônico em sua utilização a fonte energética
              • energia gerada em termoelétricas.
              • etanol.
              • biodiesel.
              • gás natural obtido de biodigestor.
              • energia eólica.
              • (12)Química Verde pode ser definida como a criação, o desenvolvimento e a aplicação de produtos e processos químicos para reduzir ou eliminar o uso e a geração de substâncias nocivas à saúde humana e ao ambiente. Sabe-se que algumas fontes energéticas desenvolvidas pelo homem exercem, ou têm potencial para exercer, em algum nível, impactos ambientais negativos. CORRÊA, A. G.; ZUIN, V. G. (Orgs.). Química Verde: fundamentos e aplicações. São Carlos: EdUFSCar, 2009. À luz da Química Verde, métodos devem ser desenvolvidos para eliminar ou reduzir a poluição do ar causada especialmente pelas
              • hidrelétricas.
              • termelétricas.
              • usinas geotérmicas.
              • fontes de energia solar.
              • fontes de energia eólica.
              • (13)TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO: Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), o Brasil está entre os cinco maiores produtores de energia hidrelétrica no mundo, possuindo atualmente 158 usinas de grande porte. A energia hidrelétrica é produzida pela passagem de água por turbinas, e este tipo de geração de energia, embora menos poluente, não deixa de causar impactos negativos sobre o ambiente pois, muitas vezes, é necessário desviar cursos de rios, alagando regiões, o que provoca alterações na paisagem e na vida dos habitantes da região. 4. (G1 - cps 2010) O represamento da água nas usinas pode gerar o processo de eutrofização, que se manifesta quando ocorre
              • diminuição da diversidade e da densidade de algas, em função da redução da quantidade de nutrientes.
              • decomposição química dos detritos orgânicos, que tem como consequência direta o aumento expressivo da produção de oxigênio.
              • aumento da quantidade de matéria orgânica, ultrapassando a capacidade de decomposição do sistema, o que provoca uma quebra do equilíbrio ecológico.
              • grande proliferação de bactérias anaeróbias, que consomem todo o nitrogênio existente na água causando a morte, por asfixia, da maioria dos seres vivos do ambiente.
              • produção de gases, resultante da atividade de bactérias aeróbias, entre os quais estão os gases sulfídrico e metano, benéficos para a maioria dos organismos aquáticos.
              • (14)TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO: Com base no fragmento de texto a seguir, responda. "... A vegetação original nativa, com suas árvores enormes e centenárias, torna-se mais densa à medida que o comboio avança pelo interior das terras indígenas. Mas também há vestígios de destruição: centenas de troncos de madeira dispostos no chão e zonas inteiras com sinais de que foram queimadas para abrir clareiras. Há marcas da esteira de máquinas e tratores na terra, indicando que a ação dos invasores é recente. Veem-se também restos de acampamentos, banheiros e caixas d'água de litros usados pelos trabalhadores encarregados de destruir a floresta. Após alguns minutos caminhando entre os escombros da mata, os agentes encontram, surpreendidos, uma enorme pista de pouso, com cerca de dois quilômetros de comprimento, em plena selva amazônica... (As mil batalhas pela terra que incendeiam a Amazônia. Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2019/08/31/politica/1567273764_557825.html. Acessado em 10 de setembro de 2019). 2. (G1 - cftrj 2020) Sabendo que há uma grande biodiversidade no bioma brasileiro Floresta Amazônica, são esperadas diversas relações ecológicas. Citando as bromélias e as orquídeas presentes nas árvores de grande porte, pode-se afirmar que a relação ecológica harmônica é:
              • protocooperação.
              • competição.
              • mutualismo.
              • epifitismo
              • (15)Nas interações ecológicas, os seres vivos se entrelaçam numa teia de relações tanto entre membros da própria espécie como entre indivíduos de espécies diferentes. Assim, por exemplo, as orquídeas, bromélias e muitas samambaias, conhecidas como epífitas, vivem no interior das matas e sobre plantas maiores que lhes servem de suporte, permitindo que consigam obter maior suprimento de luz para a fotossíntese. A associação descrita no texto entre diferentes plantas é um tipo de relação ecológica denominada
              • simbiose.
              • predação.
              • inquilinismo.
              • canibalismo.
              • parasitismo.
              • (16)Texto 1 A Amazônia é uma floresta tropical com verde entrecortado por rios serpenteantes de variados tamanhos e cores e que abriga uma incrível diversidade de animais, plantas, fungos e micro-organismos. A Floresta Amazônica é capaz de alterar o sentido dos ventos e de sugar água do ar sobre o Oceano Atlântico e do solo e a faz circular pela América do Sul, promovendo chuvas em lugares distantes. Entretanto, a porção brasileira, até 2013, perdeu 763 mil quilômetros quadrados de sua área original. A análise de 200 trabalhos científicos revelou que a cada dia a floresta da Bacia Amazônica transpira 20 bilhões de toneladas de água (20 trilhões de litros), quantidade superior aos 17 bilhões de toneladas que o Rio Amazonas despeja no Atlântico por dia. Esse rio vertical é que alimenta as nuvens e ajuda a alterar a rota dos ventos. OBJETO de desejo. Pesquisa FAPESP, São Paulo, ed. 226, dez. 2014. (adaptado) Texto 2 img1 Considerando os desmatamentos, os rios e a importância de se preservar as florestas e os recursos hídricos, afirma-se que
              • as florestas afetam os recursos hídricos por influenciarem no fluxo das chuvas e na recarga das águas subterrâneas.
              • as ações antrópicas, buscando modificar a natureza por meio de desmatamentos, promovem a biodiversidade devido às sucessões ecológicas.
              • as águas subterrâneas, por serem destituídas de poluentes, suprem a falta de precipitações e garantem o suprimento de água a todas as regiões do planeta.
              • na Floresta Amazônica, ao longo do processo de sucessão ecológica, observa-se uma diminuição progressiva de diversidade de espécies e na biomassa do planeta.
              • o desmatamento da Floresta Amazônica não gera mudanças globais no clima, uma vez que a floresta tem o poder de se regenerar ao produzir chuva suficiente para suprir a si própria.
              • (17)(Ufjf-pism 3 2019) Em um campo experimental na Zona da Mata Mineira, uma pastagem foi queimada e abandonada. Com o passar do tempo, pesquisadores observaram a colonização por gramíneas, depois por ervas e arbustos, e finalmente por árvores. É CORRETO afirmar que se trata de uma sucessão ecológica:
              • secundária.
              • primária.
              • clímax.
              • disclímax.
              • ecótono.
              • (18)(Vunesp-SP) O ciclo do carbono na natureza pode ser representado, simplificadamente, da seguinte maneira. img 1 Os números de 1 a 5 indicam, respectivamente:
              • Fotossíntese, nutrição, respiração, combustão e morte;
              • Respiração, nutrição, fotossíntese, morte e respiração;
              • Nutrição, combustão, fotossíntese, morte e respiração;
              • Fotossíntese, combustão, respiração, morte e nutrição;
              • Fotossíntese, respiração, nutrição, combustão e morte.
              • (19)Nos vegetais, estômatos, xilema, floema e lenticelas têm suas funções relacionadas, respectivamente, a
              • trocas gasosas, transporte de água e sais minerais, transporte de substâncias orgânicas e trocas gasosas.
              • trocas gasosas, transporte de substâncias orgânicas, transporte de água e sais minerais e trocas gasosas.
              • trocas gasosas, transporte de substâncias orgânicas, transporte de água e sais minerais e transporte de sais.
              • absorção de luz, transporte de água, transporte de sais minerais e trocas gasosas.
              • absorção de compostos orgânicos, transporte de água e sais minerais, transporte de substâncias orgânicas e trocas gasosas.
              • (20)De acordo com o ciclo do oxigênio, marque a alternativa incorreta:
              • O oxigênio, além de participar da composição do ar e do gás carbônico, também participa da formação de compostos orgânicos e inorgânicos.
              • Parte do oxigênio encontrado na atmosfera se transforma em ozônio, formando, dessa forma, a camada de ozônio, que é responsável por impedir que os raios ultravioletas penetrem no planeta.
              • O único responsável pela destruição da camada de ozônio é a emissão de dióxido de carbono, que se acumula na atmosfera causando diversos prejuízos.
              • Fotossíntese e respiração são os dois processos responsáveis pela manutenção da concentração de oxigênio e também de gás carbônico no ambiente .
              • (21)Marque a alternativa que completa a seguinte frase: “Em volta da Terra há uma frágil camada de gás ozônio que:
              • Impede o efeito estufa
              • Ajuda a manter a temperatura da superfície terrestre estável
              • Protege animais, plantas e seres humanos das radiações emitidas pelo sol.
              • Possui grande quantidade de gás ozônio, necessário à fotossíntese dos seres autótrofos e à respiração dos animais.
              • (22)(Unifor-CE) A minhoca apresenta respiração (I) e circulação (II). Para completar corretamente essa frase, I e II devem ser substituídos, respectivamente, por:
              • Cutânea e aberta;
              • Cutânea e fechada;
              • Branquial e aberta;
              • Branquial e fechada;
              • Traqueal e fechada.
              • (23)(Suprema/2019) Das características a seguir, assinale aquela que contém uma estrutura nas aves que favorece o voo.
              • Presença de glândulas uropigianas.
              • Esqueleto formado por ossos sólidos.
              • Presença de quilha no osso do esterno.
              • Presença de musculatura desenvolvida nas asas.
              • (24)(UFV) Considere as características a seguir, relativas aos grandes grupos vertebrados: ossos pneumáticos, glândulas paratoides, diafragma, bexiga natatória e plastrão ventral. Estas características são exclusivas respectivamente de:
              • Aves, mamíferos, répteis, peixes, anfíbios.
              • Anfíbios, mamíferos, peixes, répteis, aves.
              • Aves, mamíferos, anfíbios, peixes, répteis.
              • Répteis, anfíbios, mamíferos, peixes, aves.
              • Aves, anfíbios, mamíferos, peixes, répteis.
              • (25)(PUC-SP) “Todo o sistema hidrovascular está preenchido por um líquido similar à água do mar, exceto pelo fato de que apresenta alguns tipos celulares, proteínas e um alto conteúdo de íons potássio. Quando o animal se locomove, esse sistema opera como um sistema hidráulico e a concentração da ampola determina o alongamento do pé ambulacral. Quando ele entra em contato com o substrato, o centro da ventosa terminal retrai-se, produzindo vácuo e adesão. Sabe-se que a ponta do pé ambulacrário elabora uma secreção que contribui para a adesão.” O tipo de locomoção descrito acima é encontrado em:
              • estrela-do-mar.
              • caracol.
              • minhoca.
              • hidra.
              • piolho-de-cobra.
              • (26)(Unioeste 2018) Em uma viagem à Espanha, Ana foi a um típico restaurante e pediu um prato de Paella, muito tradicional na região. Gostou tanto do sabor que, ao voltar para o Brasil, resolveu fazer a receita para a sua família. Ao pesquisar na internet, encontrou a seguinte receita: Paella tradicional - Ingredientes de polvo de lula de mexilhões de camarão médio de arroz de pimentões tomates Sal, pimenta, azeite e açafrão a gosto. Assim, pode-se dizer que esta receita
              • tem como ingredientes representantes dos filos Mollusca e Arthropoda.
              • tem como ingredientes apenas crustáceos e moluscos cefalópodes.
              • tem como ingredientes apenas moluscos bivalves e crustáceos.
              • tem como ingredientes moluscos gastrópodes e bivalves, além de crustáceos.
              • tem como ingredientes apenas representantes do filo Mollusca.
              • (27)(Unesp 2019) Os microplásticos representam aproximadamente 92,4% da contagem global de partículas de lixo plástico. Estes pequenos plásticos de até 5 mm de tamanho estão entrando no ambiente marinho, contaminando um sistema já vulnerável. (www.arocha.org. Adaptado.) Os mexilhões estão entre os invertebrados marinhos diretamente afetados pela presença de partículas de microplásticos nas águas, uma vez que, para se alimentarem,
              • capturam micropartículas batendo os flagelos dos coanócitos.
              • raspam com a rádula a superfície do substrato marinho.
              • trituram com dentes calcários outros animais menores.
              • filtram partículas de alimento na água circundante.
              • circulam a água pelos canais do sistema ambulacrário.
              • (28)Os cnidários apresentam várias novidades evolutivas em relação aos poríferos, dentre elas está a capacidade de locomoção que pode ser observada em alguns representantes desse grupo, como é o caso das águas-vivas. A locomoção permitiu a esses animais, ações como capturar presas e fugir de predadores, essas ações só foram possíveis devido aparecimento de:
              • células epitélio-musculares
              • cnidoblastos
              • células da mesoderme
              • células glandulares
              • coanócitos
              • (29)Durante o processo evolutivo dos animais, estes desenvolveram mecanismos fisiológicos diferentes para desempenhar funções básicas a sua sobrevivência, dentre eles, mecanismos de digestão e distribuição de nutrientes. Nos cnidários essas funções são desempenhadas por estruturas denominadas:
              • túbulos de malpighi
              • cnidócitos
              • cavidade gastrovascular
              • células flama
              • células epitélio-musculares
              • (30)As esponjas constituem o filo Porifera do reino Animal, sendo indivíduos de organização corporal simples, considerados um ramo primitivo na evolução dos metazoários. Os poríferos são usados pelos pintores para obter certos efeitos especiais na técnica de aquarela; antigamente, eram usados também como esponjas de banho. Quanto às esponjas, é correto afirmar que
              • não possuem tecidos verdadeiros e apresentam apenas espículas silicosas.
              • possuem tecidos verdadeiros e podem apresentar espículas calcárias ou silicosas.
              • não possuem tecidos verdadeiros e podem apresentar espículas calcárias ou silicosas.
              • não possuem tecidos verdadeiros e apresentam apenas espículas calcárias.
              • possuem tecidos verdadeiros e apresentam apenas espículas silicosas.

                                                                        INDIQUE E GANHE + 30 DIAS

                                                                        *Você ganhará 30 dias a mais de acesso à nossa plataforma assim que qualquer colega que você indicou fizer matrícula em nosso curso

                                                                        Por favor aguarde!

                                                                        Salvar na minha galeria

                                                                        Confira abaixo o acesso de seus cursos

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                                                                        Gerador de simulados

                                                                        Através do formúlario abaixo é possível gerar novos simulados agendados.

                                                                        Link para consulta: https://cursomeds.com.br/cursos/mentoria/