Lista de exercícios para estudo

      • Física

      • (1)(FUVEST – SP) Num vagão ferroviário que se move com velocidade vo = 3 m/s em relação aos trilhos, estão dois meninos que correm um em direção ao outro, cada um com velocidade v = 3 m/s em relação ao vagão. img1 A velocidade dos meninos Va e Vb, em relação aos trilhos, será, respectivamente:
      • 6 m/s e 0.
      • 3 m/s e 3 m/s.
      • 0 e 0.
      • 9 m/s e 0.
      • 8 m/s e 8 m/s
      • (2)(FGV – SP)Um patrulheiro viajando em um carro dotado de radar a uma velocidade de 60 km/h em relação a um referencial fixo no solo, é ultrapassado por uma caminhonete que viaja no mesmo sentido que ele. A velocidade indicada no radar do patrulheiro é de 30 km/h. A velocidade da caminhonete em relação ao solo é, em km/h, igual a:
      • 30
      • 45
      • 60
      • 75
      • 90
      • (3)(UFMT - ADAPTADA) Uma pessoa tem velocidade, relativa a uma esteira, de módulo 1,5 m/s e direção perpendicular à da velocidade de arrastamento da esteira. img1 A largura da esteira é de 3 metros e sua velocidade de arrastamento, em relação ao solo, tem módulo igual a 2,0 m/s. É correto afirmar que o módulo da velocidade pessoa em relação ao solo e a distância total percorrida por ela, em relação ao solo, ao atravessar a esteira, é igual a:
      • 3,0 m/s e 3,0 m
      • 3,0 m/s e 4,0 m
      • 2,5 m/s e 3,0 m
      • 3,0 m/s e 5,0 m
      • 2,5 m/s e 5,0 m
      • (4)(FGV – MG) Um avião decola de um aeroporto e voa 100 km durante 18 min no sentido leste; a seguir, seu piloto aponta para o norte e voa mais 400 km durante 1h; por fim, aponta para o oeste e voa os últimos 50 km, sempre em linha reta, 12 min, até pousar no aeroporto de destino, O modulo de sua velocidade vetorial média nesse percurso todo terá sido aproximadamente de quantos km/h?
      • 200
      • 230
      • 270
      • 300
      • 400
      • (5)Um barco tenta atravessar um rio navegando contra a correnteza. Sabendo que a velocidade do barco em relação as margens do rio é de 10 m/s e que a correnteza tem uma velocidade de 6 m/s, qual a velocidade fornecida ao barco pelo seu motor?
      • 4 m/s
      • 10 m/s
      • 16 m/s
      • 8 m/s
      • 12 m/s
      • (6)(ITA-SP) Um barco leva 10 horas para subir e 4 horas para descer um mesmo trecho do Rio Amazonas, mantendo constante o módulo de sua velocidade em relação à água. Quanto tempo o barco leva para descer esse trecho com os motores desligados:
      • 14 horas e 30 minutos.
      • 13 horas e 20 minutos
      • 7 horas e 20 minutos
      • 10 horas
      • Não é possível resolver, porque não foi dada a distância percorrida pelo barco.
      • (7)(UFRN) Um móvel se desloca em MRU, cujo movimento está representado no gráfico. img1 Determine o valor do deslocamento do móvel entre os instantes
t = 2,0 s e t = 3,0 s.
      • 10 m
      • 20 m
      • 30 m
      • 40 m
      • (8)(EEAR – 2018) O gráfico a seguir representa a posição (x), em metros, em função do tempo (t), em segundos, de um ponto material img1 Entre as alternativas, aquela que melhor representa o gráfico velocidade média (v), em metros/segundo, em função do tempo (t), em segundos, deste ponto material é
      • https://drive.google.com/file/d/1prUJsDF3QR3bulR-llh0OXcdyTfrEYBs/view?usp=sharing
      • https://drive.google.com/file/d/16HRj3OFtqeiECccK67EwPQEnRkLulI5G/view?usp=sharing
      • https://drive.google.com/file/d/14-nFHqVlb2XW_PpdWNSdK0abO94SMJLq/view?usp=sharing
      • https://drive.google.com/file/d/1GiB5MgWyxjPMll_NduSG2NByr-5zOQTt/view?usp=sharing
      • (9)(UFPE) O gráfico representa a posição de uma partícula em função do tempo. Qual é a velocidade média dessa partícula entre os instantes t = 2,0min e t = 6,0min?
      • 1,5 m/s
      • 2,5 m/s
      • 3,5 m/s
      • 4,5 m/s
      • 5,5 m/s
      • (10)(Unifor-CE) Um móvel se desloca, em movimento uniforme, sobre o eixo x durante o intervalo de tempo de t0 = 0 a t = 30 s. O gráfico representa a posição x, em função do
tempo t, para o intervalo de t 0 a t 5,0 s. img1 O instante em que a posição do móvel é -30 m,
em segundos, é:
      • 10
      • 15
      • 20
      • 25
      • 30
      • (11)letra d UEMS Com base no gráfico, referente ao movimento de um móvel, podemos afirmar que:
      • a função horária do movimento é S = 40 +4t
      • o móvel tem velocidade nula em t=20 s
      • o móvel passa pela origem em t=20 s
      • a velocidade é constante e vale 4 m/s
      • o móvel inverte o sentido do movimento no instante t = 10 s
      • (12)GRÁFICOS DE MRUV (UEL-PR) O gráfico representa a velocidade escalar de um corpo em função do tempo. img1 De acordo com o gráfico, o módulo da aceleração desse corpo, em unidades do S.I, é igual a:
      • 0.5
      • 4
      • 8
      • 12
      • 16
      • (13)(UEPA) Um motorista, a 50 m de um semáforo, percebe a luz mudar de verde para amarelo. O gráfico mostra a variação da velocidade do carro em função do tempo a partir desse instante. Com base nos dados indicados no gráfico pode-se afirmar que o motorista para:
      • 5m depois do semáforo.
      • 10m depois do semáforo.
      • exatamente sob o semáforo.
      • 5m antes do semáforo.
      • 10m depois do semáforo.
      • (14)(UFPE) O gráfico mostra a variação da velocidade de um automóvel em função do tempo. Supondo-se que o automóvel passe pela origem em t = 0, pode-se afirmar que o deslocamento total do automóvel depois de transcorridos 25segundos é de:
      • 100m
      • 75m
      • 50m
      • 125m
      • 150m
      • (15)O gráfico abaixo mostra as velocidades em função do tempo de dois móveis A e B. img1 Neste caso, pode-se afirmar que:
      • a aceleração do móvel A é maior que a aceleração do móvel b.
      • nos 10 primeiros segundos do movimento o móvel A percorreu 50m e o móvel B percorreu 100m.
      • a aceleração do móvel A é -1,0m/s² e a do móvel B é de -3,0m/s².
      • os móveis A e B têm movimento retrógrado.
      • as equações da velocidade dos móveis no S.I são Va = t e Vb = 3t.
      • (16)(Acafe-SC) O gráfico representa a variação da posição, em função do tempo, de um ponto material que se encontra em movimento retilíneo uniformemente variado. img1 Analisando o gráfico, podemos afirmar que:

      • A velocidade inicial é negativa.

      • A aceleração do ponto material é positiva.

      • O ponto material parte da origem das posições.

      • No instante 2 segundos, a velocidade do ponto
material é nula.

      • No instante 4 segundos, o movimento do ponto
material é progressivo
      • (17)(ENEM 2012) Para melhorar a mobilidade urbana na rede metroviária é necessário minimizar o tempo entre estações. Para isso a administração do metrô de uma grande cidade adotou o seguinte procedimento entre duas estações: a locomotiva parte do repouso com aceleração constante por um terço do tempo de percurso, mantém a velocidade constante por outro terço e reduz sua velocidade com desaceleração constante no trecho final, até parar. Qual é o gráfico de posição (eixo vertical) em função do tempo (eixo horizontal) que representa o movimento desse trem?
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      • (18)(ENEM 2012)Uma empresa de transportes precisa efetuar a entrega de uma encomenda o mais breve possível. Para tanto, a equipe de logística analisa o trajeto desde a empresa até o local da entrega. Ela verifica que o trajeto apresenta dois trechos de distâncias diferentes e velocidades máximas permitidas diferentes. No primeiro trecho, a velocidade máxima permitida é de 80 km/h e a distância a ser percorrida é de 80 km. No segundo trecho, cujo comprimento vale 60 km, a velocidade máxima permitida é 120 km/h. Supondo que as condições de trânsito sejam favoráveis para que o veículo da empresa ande continuamente na velocidade máxima permitida, qual será o tempo necessário, em horas, para a realização da entrega?
      • 0.7
      • 1.4
      • 1.5
      • 2
      • 3
      • (19)(ENEM 2016) Dois veículos que trafegam com velocidade constante em uma estrada, na mesma direção e sentido, devem manter entre si uma distância mínima. Isso porque o movimento de um veículo, até que ele pare totalmente, ocorre em duas etapas, a partir do momento em que o motorista detecta um problema que exige uma freada brusca. A primeira etapa é associada à distância que o veículo percorre entre o intervalo de tempo da detecção do problema e o acionamento dos freios. Já a segunda se relaciona com a distância que o automóvel percorre enquanto os freios agem com desaceleração constante. Considerando a situação descrita, qual esboço gráfico representa a velocidade do automóvel em relação à distância percorrida até parar totalmente?
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      • IMG3
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      • IMG5
      • (20)(ENEM 2017) Um motorista que atende a uma chamada de celular é levado à desatenção, aumentando a possibilidade de acidentes ocorrerem em razão do aumento de seu tempo de reação. Considere dois motoristas, o primeiro atento e o segundo utilizando o celular enquanto dirige. Eles aceleram seus carros inicialmente a 1,00 m/s. Em resposta a uma emergência, freiam com uma desaceleração igual a 5,00 m/s. O motorista atento aciona o freio à velocidade de 14,0 m/s, enquanto o desatento, em situação análoga, leva 1,00 segundo a mais para iniciar a frenagem. Que distância o motorista desatento percorre a mais do que o motorista atento, até a parada total dos carros?
      • 2,90 m
      • 14,0 m
      • 14,5 m
      • 15,0 m
      • 17,4 m
      • (21)(ENEM 2019) A agricultura de precisão reúne técnicas agrícolas que consideram particularidades locais do solo ou lavoura a fim de otimizar o uso de recursos. Uma das formas de adquirir informações sobre essas particularidades é a fotografia aérea de baixa altitude realizada por um veículo aéreo não tripulado (vant). Na fase de aquisição é importante determinar o nível de sobreposição entre as fotografias. A figura ilustra como uma sequência de imagens é coletada por um vant e como são formadas as sobreposições frontais. IMG1 O operador do vant recebe uma encomenda na qual as imagens devem ter uma sobreposição frontal de 20% em um terreno plano. Para realizar a aquisição das imagens, seleciona uma altitude H fixa de voo de 1 000 m, a uma velocidade constante de 50 m s−1. A abertura da câmera fotográfica do vant é de 90°. Considere tg(45°) = 1. Natural Resources Canada. Concepts of Aerial Photography. Disponível em: www.nrcan.gc.ca. Acesso em: 26 abr. 2019 (adaptado). Com que intervalo de tempo o operador deve adquirir duas imagens consecutivas?
      • 40 segundos.
      • 32 segundos.
      • 28 segundos.
      • 16 segundos.
      • 8 segundos.
      • (22)(ENEM 2020) Nos desenhos animados, com frequência se vê um personagem correndo na direção de um abismo, mas, ao invés de cair, ele continua andando no vazio e só quando percebe que não há nada sob seus pés é que ele para de andar e cai verticalmente. No entanto, para observar uma trajetória de queda num experimento real, pode-se lançar uma bolinha, com velocidade constante (V0 ), sobre a superfície de uma mesa e verificar o seu movimento de queda até o chão. Qual figura melhor representa a trajetória de queda da bolinha?
      • IMG1
      • IMG2
      • IMG3
      • IMG4
      • IMG5
      • (23)(ENEM 2020) Você foi contratado para sincronizar os quatro semáforos de uma avenida, indicados pelas letras O, A, B e C, conforme a figura. IMG1 Os semáforos estão separados por uma distância de 500 m. Segundo os dados estatísticos da companhia controladora de trânsito, um veículo, que está inicialmente parado no semáforo O, tipicamente parte com aceleração constante de 1 m s−2 até atingir a velocidade de 72 km h−1 e, a partir daí, prossegue com velocidade constante. Você deve ajustar os semáforos A, B e C de modo que eles mudem para a cor verde quando o veículo estiver a 100 m de cruzá-los, para que ele não tenha que reduzir a velocidade em nenhum momento. Considerando essas condições, aproximadamente quanto tempo depois da abertura do semáforo O os semáforos A, B e C devem abrir, respectivamente?
      • 20 s, 45 s e 70 s.
      • 25 s, 50 s e 75 s.
      • 28 s, 42 s e 53 s.
      • 30 s, 55 s e 80 s.
      • 35 s, 60 s e 85 s.
      • (24)(UEPI) Um corpo é abandonado de uma altura de 20 m num local onde a aceleração da gravidade da Terra é dada por g 10 m/s2. Desprezando o atrito, o corpo toca o solo com velocidade:

      • igual a 20 m/s 

      • nula
      • igual a 10 m/s
      • igual a 20 km/h
      • igual a 15 m/s
      • (25)(PUC-RJ) Uma bola é lançada de uma torre, para baixo. A bola não é deixada cair, mas, sim, lançada com uma certa velocidade inicial para baixo. Sua aceleração para baixo é (g refere-se à aceleração da gravidade):
      • Exatamente igual a g
      • Maior do que g
      • Menor do que g
      • Inicialmente maior do que g, mas rapidamente estabilizando em g.
      • Inicialmente menor do que g, mas rapidamente estabilizando em g.
      • (26)UERJ - ADAPTADA) Um malabarista consegue manter cinco bolas em movimento, arremessando-as para cima, uma de cada vez, a intervalos de tempo regulares, de modo que todas saem da mão esquerda, alcançam uma mesma altura, igual a 2,5 m, e chegam à mão direita. Desprezando a distância entre as mãos, a alternativa que informa corretamente o tempo necessário para uma bola sair de uma das mãos do malabarista e chegar à outra, conforme o descrito acima é?
(Adote g 10 m/s2.)
      • 1 s
      • 2 s
      • √2 s
      • 3 s
      • 1,8 s
      • (27)(EFOA-MG) Um aluno, sentado na carteira da sala, observa os colegas, também sentados nas respectivas carteiras, bem como um mosquito que voa perseguindo o professor que fiscaliza a prova da turma.
Das alternativas abaixo, a única que retrata uma análise correta do aluno é:

      • A velocidade de todos os meus colegas é nula para todo observador na superfície da Terra.

      • Eu estou em repouso em relação aos meus colegas, mas nós estamos em movimento em relação a todo observador na superfície da Terra.

      • Como não há repouso absoluto, não há nenhum
referencial em relação ao qual nós, estudantes, estejamos em repouso.

      • A velocidade do mosquito é a mesma, tanto em
relação ao meus colegas, quanto em relação ao professor.

      • Mesmo para o professor, que não para de andar pela sala, seria possível achar um referencial em relação ao qual ele estivesse em repouso.
      • (28)Um automóvel se aproxima do paredão, como ilustra a figura abaixo: img É incorreto afirmar que:

      • o automóvel está em movimento em relação ao paredão.

      • o paredão está em movimento em relação ao automóvel.

      • o paredão está em repouso em relação ao solo.

      • o motorista está em repouso em relação ao automóvel, mas em movimento
em relação à superfície da Terra.

      • o paredão está em repouso em relação ao automóvel.
      • (29)Em uma rodovia dois veículos A e B viajam lado a lado, ambos com velocidade constante de 108 km/h. É correto afirmar que:
      • O motorista do veículo A ao olhar pela janela, verá o veículo B viajando com velocidade constante de 108 km/h
      • O veículo A tem uma velocidade absoluta de 108 km/h
      • O motorista do veículo B se movimenta em relação ao seu próprio carro, com velocidade de 108 km/h.
      • Quando o motorista do veículo B olha pela janela, ele vê o motorista do veículo A em repouso ao seu lado.
      • Ambos os veículos A e B estão em repouso em relação a rodovia.
      • (30)(Unimontes – 2011) Dois aviões do grupo de acrobacias (Esquadrilha da Fumaça) são capazes de realizar manobras diversas e deixam para trás um rastro de fumaça. Nessas condições, para que os aviões descrevam duas semirretas paralelas verticais (perpendiculares ao solo, considerado plano), de tal sorte que o desenho fique do mesmo tamanho, os pilotos controlam os aviões para que tenham velocidades constantes e de mesmo módulo. Considerando o mesmo sentido para o movimento dos aviões durante essa acrobacia, pode-se afirmar corretamente que

      • os aviões não se movimentam em relação ao solo.

      • os aviões estão parados, um em relação ao outro.
      • um observador parado em relação ao solo está acelerado em relação aos aviões.

      • um avião está acelerado em relação ao outro

                                                                        INDIQUE E GANHE + 30 DIAS

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                                                                        Por favor aguarde!

                                                                        Redação corrigida!

                                                                        Atenção, sua redação foi corrigida clique aqui para verificar.

                                                                        Salvar na minha galeria

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                                                                        Através do formúlario abaixo é possível gerar novos simulados agendados.

                                                                        Link para consulta: https://cursomeds.com.br/cursos/mentoria/