(1)(FMP/2019) A mutação conhecida como 35delG que ocorre no gene conexina 26, encontrado no braço longo do cromossomo 13, é responsável pela surdez congênita. Esse locus é conhecido como hot spot (ponto quente) do gene, um lugar suscetível a alterações, provavelmente por causa da repetição da base guanina.
A base nitrogenada que se repete no gene conexina 26 é
exclusiva do ácido desoxirribonucleico
presa ao fosfato do DNA por ligações fosfodiéster
classificada como púrica ou purina
unida à base adenina por duas ligações de hidrogênio
complementar à base uracila
(2)(G1 - ifce 2014) Os seres vivos são formados, quimicamente, por dois grandes grupos de compostos: orgânicos e inorgânicos. Os minerais, inorgânicos, desempenham funções importantíssimas para o ser vivo e a deficiência de alguns deles, no corpo humano, pode causar diversas doenças e prejuízos à saúde. O mineral, que é responsável pela constituição da hemoglobina e está relacionado ao transporte do O2 pelo sangue, cuja deficiência pode causar a doença conhecida como anemia, é o
fósforo.
iodo.
sódio.
potássio.
ferro.
(3)São características exclusivas das bactérias:
Clorofila mitocondrial e ausência de carioteca.
Fragmentos plasmidiais e parede de celulose.
Respiração anaeróbia e fixação de nitrogênio.
DNA circular e parede celular de peptidioglicano.
Ribossomos aderidos ao retículo endoplasmático e fotorespiração.
(4)Alianças com os micro-organismos
Diversidade microbiana facilita a resolução de problemas ambientais e a
busca de medicamentos
Pesquisadores do Centro de Energia Nuclear de Agricultura (CENA) da Universidade de São Paulo (USP) isolaram três linhagens de bactérias, dos gêneros Burkholderia, Pseudomonas e Arthrobacter, capazes de decompor hidrocarbonetos aromáticos como o diesel, abrindo perspectivas de uso para despoluição ambiental ou industrial.
Desde a década de 1940, [...] os micro-organismos têm sido úteis para produzir medicamentos. A estreptomicina, isolada da cultura de uma bactéria de solo, a Streptomyces griseus, [...] era uma possibilidade atraente para o tratamento de tuberculose, sobre a qual a penicilina não atuava, embora apresentasse uma toxicidade alta. Outra espécie, a Streptomyces aerofaciens, forneceu a aeromicina, de menor toxicidade, que um grupo de médicos de Nova York testou em 35 pessoas com linfogranuloma venéreo, uma doença sexualmente transmissível de origem bacteriana, com resultados que consideraram excelentes. Entretanto, um levantamento da Organização Mundial de Saúde em 114 países indicou que a resistência de bactérias a antibióticos é, atualmente, um fenômeno global.
Disponível em: . Acesso em: 30 dez. 2014. (adaptado)
Com relação a esses micro-organismos, aos problemas ambientais acarretados por eles e ao desenvolvimento de linhagens bacterianas resistentes aos antibióticos referidos no texto, pode-se afirmar que
o reconhecimento de novos hábitats e de novas espécies de micro-organismos está facilitando a aplicação de micro-organismos para resolver problemas ambientais ou identificar potenciais medicamentos novos.
mutações gênicas ocorrem nas bactérias para adaptá-las aos antibióticos, de modo que a resistência é transmitida a seus descendentes.
o uso indiscriminado de antibióticos não compromete as infecções resistentes, pois os excessos de antibióticos promovem quebras cromossômicas no organismo doente, aumentando sua resistência natural.
todas as espécies de bactérias transformam os produtos encontrados no petróleo em subprodutos inócuos ao ambiente, através da biorremediação.
as variedades de bactérias antes inócuas adquirem resistência apenas a alguns antibióticos, e, portanto, não constituem um fenômeno global, pois a combinação de antibióticos é a melhor arma para enfrentá-las.
(5)O armazenamento de lipídeos é vantajoso sobre o de carboidratos pelo fato de os primeiros terem a característica de serem:
isolantes elétricos.
pouco biodegradáveis.
saturados de hidrogênios.
majoritariamente hidrofóbicos.
(6)(UECE/2016.2) Os esteroides são substâncias fundamentais ao metabolismo, dentre eles, o colesterol é um parâmetro que deve ser monitorado regularmente para o controle da saúde humana. Sobre o colesterol, é correto afirmar que
é uma substância gordurosa prejudicial ao metabolismo humano, encontrada em todas as células do corpo, que sempre aumenta com o avanço da idade em homens e mulheres.
no organismo humano somente é adquirido através dos alimentos; portanto, a ingestão de gorduras deve ser inversamente proporcional ao aumento da idade.
é um álcool complexo, essencial para a formação das membranas das nossas células, para a síntese de hormônios, como a testosterona, estrogênio, cortisol e para a metabolização de algumas vitaminas.
dois pacientes com colesterol total de 190, sendo o paciente 1 possuidor de LDL 150, HDL 20 e VLDL 20 e o paciente 2 de LDL 100, HDL 65 e VLDL 25, correm o mesmo risco de desenvolver aterosclerose.
(7)(UFPel) Os lipídeos são moléculas apolares que não se dissolvem em solventes polares como a água. Com relação aos lipídeos, podemos afirmar que
I. são moléculas ideais para o armazenamento de energia por longos períodos.
II. importantes componentes de todas as membranas celulares.
III. estão diretamente ligados à síntese de proteínas
IV. servem como fonte primária de energia.
V. a cutina, a suberina e a celulose são exemplos de lipídeos.
A(s) alternativa(s) correta(s) é(são):
I, IV e V
I e III
II e IV
II e V
I e II
(8)(UFAM) O colesterol é um esteroide que constitui um dos principais grupos de lipídios. Com relação a esse tipo particular de lipídio, é correto afirmar que:
O colesterol é encontrado em alimentos tanto de origem animal como vegetal (por ex: manteigas, margarinas, óleos de soja, milho, etc.) uma vez que é derivado do metabolismo dos glicerídeos.
Na espécie humana, o excesso de colesterol aumenta a eficiência da passagem do sangue no interior dos vasos sanguíneos, acarretando a arteriosclerose.
O colesterol participa da composição química das membranas das células animais e é precursor dos hormônios sexuais masculino (testosterona) e feminino (estrógeno).
Nas células vegetais, o excesso de colesterol diminui a eficiência dos processos de transpiração celular e da fotossíntese.
O colesterol sempre é danoso ao organismo vivo seja ele animal ou vegetal.
(9)(PUC-RJ/2017) Sterna paradisaea, também conhecida como andorinha do ártico, é uma ave migratória que percorre aproximadamente 40.000 km a cada ano. A maior parte da energia requerida para uma ave realizar uma rota migratória de longa distância é armazenada sob a forma de:
glicogênio
gordura
proteína
carboidratos
ATP
(10)(UNESP/2012-2)Em um laboratório, um pesquisador aqueceu um segmento de dupla fita de DNA de modo que obteve duas fitas simples complementares. Ao sequenciar uma dessas fitas, encontrou a relação (A + G)/(T + C) = 0,5, ou seja, o número de adeninas somado ao número de guaninas, quando dividido pelo número de timinas somado ao número de citosinas, resultou em 0,5.
Em função dessas informações, pode-se afirmar que o aquecimento foi necessário para romper as _______ e que a relação (A + G)/(T + C) na fita complementar foi de _____.
As lacunas são preenchidas correta e respectivamente por:
pontes de hidrogênio e 0,5.
pontes de hidrogênio e 1,0.
pontes de hidrogênio e 2,0.
ligações fosfodiéster e 1,0.
ligações fosfodiéster e 2,0.
(11)Graças à glicose-6-fosfatase, presente em suas membranas, o retículo endoplasmático liso participa da hidrólise do glicogênio, produzindo glicose para o metabolismo energético. A glicose-6-fosfatase é, também, encontrada no retículo endoplasmático rugoso, mostrando que essas duas organelas, embora diferentes, têm aspectos funcionais em comum. "Existem razões para supor que
nos animais
assim como nas plantas
ocorrem milhares de processos catalíticos nos líquidos do corpo e nos tecidos. Tudo indica que
no futuro
descobriremos que a capacidade de os organismos vivos produzirem os mais variados tipos de compostos químicos reside no poder catalítico de seus tecidos"".
(12)(Unipac/2013) Apesar da carne bovina ser frequente na dieta humana, a proteína bovina não é encontrada em nosso corpo. Isso ocorre porque
o ser humano não possui enzimas para digerir as proteínas da carne bovina.
as vitaminas da carne bovina desnaturam durante o cozimento.
a proteína bovina sofre digestão e os aminoácidos liberados são usados na produção de proteínas humanas.
os lipídios presentes na carne bovina impermeabilizam suas proteínas, impedindo a absorção.
os aminoácidos presentes na carne bovina são diferentes daqueles usados pelas células humanas
(13)(UECE/2015.2) As proteínas observadas na natureza evoluíram pela pressão seletiva para efetuar funções específicas, e suas propriedades funcionais dependem da sua estrutura tridimensional. Sobre essas biomoléculas, é correto afirmar que
a estrutura tridimensional das proteínas surge porque sequências de aminoácidos em cadeias polipeptídicas se enovelam a partir de uma cadeia enovelada em domínios compactos com estruturas tridimensionais específicas.
as cadeias polipeptídicas das proteínas são normalmente compostas por 20 aminoácidos diferentes que são ligados não covalentemente durante o processo de síntese pela formação de uma ligação peptídica.
as interações que governam o enovelamento e a estabilidade das proteínas são: interações não covalentes, forças eletrostáticas, interações de Van de Waals, pontes de hidrogênio e interações hidrofóbicas.
os 20 aminoácidos que compõem proteínas possuem em comum somente o Carbono alfa e o grupamento amino (NH2).
:
(14)(FCC-SP) A diferença fundamental entre reprodução assexuada e sexuada é que a reprodução assexuada:
exige apenas um indivíduo para se cumprir, e a sexuada exige dois.
não cria variabilidade genética, e a sexuada pode criar.
só ocorre entre vegetais, e a sexuada entre vegetais e animais.
dá origem a vários indivíduos de uma só vez, e a sexuada a um indivíduo apenas.
só ocorre entre espécies em que não existam dois sexos, e a sexuada ocorre nos seres em que há diferenciação dos dois sexos.
(15)Algumas espécies de lagarto possuem a incrível capacidade de se reproduzir sem que haja a participação do macho, ou seja, por meio de um processo assexuado. Nesse processo, ocorre a transformação dos óvulos em embriões sem a necessidade de uma célula masculina.
Marque a alternativa que indica o nome correto desse tipo de reprodução:
fragmentação.
esporulação.
brotamento
divisão binária.
partenogênese.
(16)As células bacterianas normalmente se reproduzem duplicando seu material genético e dividindo-se em duas células-filhas. Esse processo é relativamente rápido, ocorrendo, em algumas espécies, em apenas 20 minutos.
O processo descrito acima é conhecido como:
brotamento.
fragmentação.
gemiparidade.
partenogênese.
divisão binária.
(17)As planárias são pequenos platelmintos que se destacam pela sua grande capacidade de regeneração. Se cortamos uma planária ao meio, dividindo-a em duas partes, ela é capaz de dar origem a dois indivíduos. Esse tipo de reprodução assexuada é conhecido como:
fragmentação.
brotamento.
gemiparidade.
divisão binária.
partenogênese.
(18)Algumas espécies, como as hidras, formam um broto que se desprende e desenvolve vida independente. Esse processo de reprodução assexuada é conhecido como:
fragmentação.
esporulação.
gemiparidade.
divisão binária.
partenogênese.
(19)01. (Albert Einstein/2016) No processo de respiração humana, o ar inspirado chega aos alvéolos pulmonares. O oxigênio presente no ar difunde-se para os capilares sanguíneos, combinando-se com
a hemoglobina presente nas hemácias, e é transportado para os tecidos, sendo absorvido pelas células e em seguida utilizado na cadeia respiratória, que ocorre no citosol.
a hemoglobina presente nas hemácias, e é transportado para os tecidos, sendo absorvido pelas células e em seguida utilizado na cadeia respiratória, que ocorre na mitocôndria.
o plasma sanguíneo, e é transportado para os tecidos, sendo absorvido pelas células e em seguida utilizado na glicólise, que ocorre no citosol.
o plasma sanguíneo, e é transportado para os tecidos, sendo absorvido pelas células e em seguida utilizado na glicólise, que ocorre na mitocôndria.
(20)(UEPE) Nas alternativas a seguir, estão relacionadas cavidades cardíacas e vasos sanguíneos. Assinale aquela que reúne cavidades e vasos nos quais, no homem adulto, o sangue encontrado será sempre arterial.
Ventrículo esquerdo, aorta e artéria pulmonar.
Átrio esquerdo, veia pulmonar e aorta.
Ventrículo direito, artéria pulmonar e aorta.
Átrio direito, veia cava e veia pulmonar.
Ventrículo direito, veia pulmonar e artéria pulmonar.
(21)A função básica do coração é garantir a perfusão sanguínea dos tecidos periféricos e o aporte sanguíneo para os alvéolos, de modo a permitir a troca gasosa. O coração apresenta um ciclo rítmico de contrações (sístoles) e de relaxamentos (diástoles) do miocárdio. Esta sequência de eventos caracteriza o ciclo cardíaco. O gráfico a seguir aponta curvas que representam os valores de pressão da artéria aorta e do ventrículo e átrio esquerdos.
Ao analisar o gráfico, verifica-se que em 1 e 2 ocorrem, respectivamente,
abertura e fechamento da valva aórtica.
fechamento e abertura da valva aórtica.
fechamento e abertura da valva atrioventricular.
abertura e fechamento da valva atrioventricular.
abertura da valva aórtica e fechamento da valva atrioventricular.
(22)Devido ao fato de o sangue passar duas vezes pelo coração para completar os dois circuitos, a circulação humana é classificada como dupla. O coração humano é composto de quatro cavidades e não permite a mistura de sangue venoso com arterial, por conta disso a circulação humana é classificada como completa. A ilustração a seguir mostra a circulação sistêmica e pulmonar.
img1
Analisando a imagem, entende-se que o sangue venoso está presente nos vasos sanguíneos denominados
artéria aorta e veias pulmonares.
artéria aorta e artéria pulmonar.
veias pulmonares e veias cavas.
veias pulmonares e artéria pulmonar.
veias cavas e artéria pulmonar.
(23)Hipoxia ou mal das alturas consiste na diminuição de oxigênio (O2) no sangue arterial do organismo. Por essa razão, muitos atletas apresentam mal-estar (dores de cabeça. tontura, falta de ar etc.) ao praticarem atividade física em altitudes elevadas. Nessas condições, ocorrerá uma diminuição na concentração de hemoglobina oxigenada (HbO2) em equilíbrio no sangue, conforme a relação:
img1
Mal da montanha. Disponível em: www.feng.pucrs.br. Acesso em: 11 fev.2015 (adaptado).
A alteração da concentração de hemoglobina oxigenada no sangue ocorre por causa do(a)
elevação da pressão arterial.
aumento da temperatura corporal.
redução da temperatura do ambiente.
queda da pressão parcial de oxigênio.
diminuição da quantidade de hemácias.
(24)Assinale a alternativa que indica o comportamento do coração durante a sístole e a diástole cardíacas.
Durante a diástole, o músculo cardíaco se contrai, e o sangue é bombeado para fora do coração; enquanto na sístole, o músculo cardíaco relaxa e o coração se enche de sangue.
Durante a sístole, o músculo cardíaco se contrai, e o sangue rico em CO₂ é bombeado para fora do coração; enquanto na diástole, o músculo cardíaco relaxa, e o coração se enche de sangue rico em O₂.
Durante a sístole, o músculo cardíaco se contrai, e o sangue é bombeado para fora do coração; enquanto na diástole, o músculo cardíaco relaxa, e o coração se enche de sangue.
Durante a diástole, o músculo cardíaco se contrai, e o sangue rico em O₂ é bombeado para fora do coração; enquanto na sístole, o músculo cardíaco relaxa, e o coração se enche de sangue rico em CO₂.
Durante a sístole, o músculo cardíaco se contrai, e o sangue do átrio é bombeado para fora do coração; enquanto na diástole, o músculo cardíaco relaxa, e o ventrículo se enche de sangue.
(25)PUC-RJ-2007) Consideramos uma vacina um material que contém:
anticorpos contra determinado patógeno, que estimulam a resposta imunológica do indivíduo.
anticorpos contra determinado patógeno produzidos por outro animal e que fornecem proteção imunológica.
soro de indivíduos previamente imunizados contra aquele patógeno.
células brancas produzidas por animais, que se multiplicam no corpo do indivíduo que recebe a vacina.
um patógeno vivo enfraquecido ou partes dele para estimular a resposta imunológica, mas não causar a doença.
(26)Quando entramos em contato com um antígeno pela primeira vez, desencadeamos uma resposta primária que leva à ativação dos linfócitos B e a diferenciação dessas células em:
plasmídeos e linfócitos T.
plasmídeos e macrófagos.
plasmócitos e células de memória.
plasmócitos e linfócitos T.
células de memória e plasmídeos.
(27)(IFMT) Estudo Defende Vacinar Meninos Contra HPV
Um tipo específico de câncer tem aumentado: o câncer de garganta relacionado ao Papiloma Vírus Humano (HPV), transmitido pelo sexo oral. Por isso, cientistas defenderam, em artigo no British Medical Journal, a inclusão dos meninos nos programas de vacinação. Os países que já adotaram políticas de imunização contra o HPV priorizaram a vacinação de meninas para evitar o câncer de colo de útero, o segundo mais frequente entre mulheres.
(Estudo Defende Vacinar Meninos Contra HPV. O Estado de São Paulo. Disponível em: . Acesso em: 23 mar. 2010.)
Com relação às vacinas, marque a alternativa correta.
É um tipo de imunização passiva nos meninos e ativa nas meninas.
A resposta imune ao uso de vacinas depende direta e exclusivamente dos macrófagos.
Tem sua melhor indicação em pacientes que já manifestam os sintomas da doença. No caso do texto, das meninas com câncer de colo de útero e dos meninos com câncer de garganta.
Nos meninos, a vacinação é indicada, pois confere imunidade permanente em todos os casos de câncer.
São sintetizadas com fragmento do agente causador (antígenos), com a finalidade de induzir no receptor a produção de anticorpos.
(28)(UFU/2016-2) O ácido desoxirribonucleico (DNA) é a molécula biológica que carrega as informações genéticas de um determinado organismo. Considere que o homem tenha um total de 6000 nucleotídeos, sendo 30% de Adenina. Assinale a alternativa que corresponde, respectivamente, à quantidade de bases Timina, Citosina e Guanina.
1800; 1200; 1200.
1200; 1800; 1200.
1200; 1200; 1800.
1400; 1400; 1400.
(29)(UERN/2015) A ribose e a desoxirribose são os componentes estruturais dos ácidos nucleicos e exemplos de monossacarídeos que compõem as moléculas de DNA e RNA. O nome dado aos monossacarídeos diz respeito ao número de átomos de carbono da molécula. Desse modo, a ribose e a desoxirribose são monossacarídeos constituídos por quantos átomos de carbono em suas moléculas?
3
5
6
7
(30)Leia o texto a seguir.
Darwin propôs a sua teoria da evolução em 1859, quando as leis de herança biológica ainda eram desconhecidas. Por isso, ele não pode explicar certos aspectos dos mecanismos pelos quais a evolução se processa. Descobertas mais recentes nos campos da Genética, da Biologia Molecular, da Dinâmica Populacional e do Comportamento Animal deram à teoria evolucionista de Darwin uma nova dimensão.
SOARES, José Luis. Biologia no terceiro milênio. São Paulo: Scipione, 2002. vol. III.
Considerando a informação acima, é correto afirmar que
a evolução das espécies independe das variaçõesque possam surgir por mutações que ocorrem em umdeterminado período de tempo.
entende-se por mutação gênica qualquer alteraçãoapresentada pelos cromossomos de um determinadoindivíduo.
uma forma de recombinação gênica ocorre através dapermutação, fenômeno observado pelos indivíduos quese reproduzem assexuadamente.
a moderna teoria evolucionista reconhece como principaisfatores evolutivos a mutação gênica, a recombinaçãogênica e a seleção natural.
a evolução obedece a causas próprias da organizaçãointrínseca aos organismos vivos.
INDIQUE E GANHE + 30 DIAS
*Você ganhará 30 dias a mais de acesso à nossa plataforma assim que qualquer colega que você indicou fizer matrícula em nosso curso
Por favor aguarde!
Redação corrigida!
Atenção, sua redação foi corrigida clique aqui para verificar.
veja um resumo do seu desempenho em 2022.
HRS
0
Número total de horas que você passou estudando. Isso equivale a quase 1 dia inteiro 😱 👏
QTS
0
Parabéns, você resolveu 017 questões ao longo deste ano.