(1)(Fuvest 2020) Analise a seguinte genealogia de uma doença:
img1
Foi levantada a hipótese de que a doença possui padrão de herança dominante ligada ao cromossomo X. O que levou a tal conclusão foi a
incidência da doença em mulheres e homens.
transmissão do alelo mutante apenas às filhas de um homem afetado.
presença de pessoas afetadas em todas as gerações.
transmissão do alelo mutante às filhas e aos filhos de uma mulher afetada.
presença de pelo menos um dos genitores afetados.
(2)(Unioeste 2019) Sabe-se que, na espécie humana, o formato do lóbulo da orelha é uma característica hereditária determinada por um par de alelos, do qual o alelo recessivo é responsável pelo lóbulo preso ou aderente. A hemofilia é um distúrbio da coagulação sanguínea, o qual é condicionado por um alelo recessivo localizado no cromossomo X. Analise o heredograma abaixo e responda qual é a probabilidade do segundo filho homem do casal 9 x 10 nascer com o lóbulo da orelha preso e ser hemofílico.
img1
1/4
1/8
2/3
3/4
1/2
(3)(Ufrgs 2019) Nas galinhas, existe um tipo de herança ligada ao cromossomo sexual que confere presença ou ausência de listras (ou barras) nas penas. Galos homozigotos barrados ZBZB foram cruzados com galinhas não barradas ZBW resultando em uma F1 de galos e galinhas barradas.
Considerando uma F2 de 640 aves, a proporção fenotípica esperada será de
480 galos barrados, 80 galinhas não barradas e 80 galinhas barradas.
80 galos barrados, 80 galinhas não barradas e 480 galinhas barradas.
40 galos barrados, 80 galinhas não barradas e 520 galinhas barradas.
320 galos barrados, 160 galinhas não barradas e 160 galinhas barradas.
160 galos barrados, 160 galinhas não barradas e 320 galinhas barradas.
(4)(Uece 2019) A hemofilia é uma enfermidade recessiva ligada ao cromossomo e a calvície é uma característica autossômica dominante no homem e recessiva na mulher. Sabendo disso, considere o cruzamento entre os seguintes fenótipos:
Cruzamento 1: XHXh x XhY
Cruzamento 2: XCXc x XCYC
Assim, é correto afirmar que os genótipos de uma filha hemofílica do Cruzamento 1 e de um filho calvo do Cruzamento 2 são, respectivamente,
(XHXh) e (XCYC ou XcYC)
(XHXH) e (XcYC ou XcYc)
(XhXh) e (XCYC ou XcYc)
(XhXh) e (XCYC ou XcYC)
(5)(Uece 2019) No que diz respeito à hemofilia, escreva V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma nos itens abaixo.
( ) A incapacidade de produzir o fator VIII de coagulação sanguínea apresentada pelos hemofílicos pode levar à morte e segue a herança ligada ao sexo.
( ) Mulheres com genótipo XhXh e homens com genótipo XhY são hemofílicos; portanto, a hemofilia segue o padrão típico de herança ligada ao cromossomo Y.
( ) Os homens hemofílicos não transmitem o alelo mutante para a prole do sexo masculino.
( ) As filhas de uma mulher hemofílica são hemofílicas, pois herdam um alelo selvagem da mãe.
Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:
V, V, V, F.
F, V, F, V.
V, F, V, F.
F, F, F, V.
(6)(Unicamp 2021) A doença de Huntington, que é progressiva e degenerativa do sistema nervoso central, compromete significativamente a capacidade motora e cognitiva.
O heredograma a seguir representa o padrão de herança entre os indivíduos, sendo os indivíduos doentes representados em preto, e os indivíduos não doentes, em branco. Homens são representados pelos quadrados e mulheres, pelos círculos.
img1
Considerando as informações apresentadas, é correto afirmar que a doença de Huntington
é herdada de forma autossômica dominante.
é herdada de forma autossômica recessiva.
apresenta herança ligada ao cromossomo X.
apresenta herança ligada ao cromossomo Y.
(7)(Famerp 2020) A genealogia ilustra uma família em que as pessoas destacadas apresentam uma doença autossômica monogênica.
A análise dessa genealogia permite concluir que a probabilidade de
os indivíduos I-2, II-5 e III-1 serem heterozigotos é de
2/3
os indivíduos I-1 e II-4 apresentarem um alelo para a doença é de 1/2
o próximo filho do casal I-3 e I-4 ser uma criança doente é de
1/6
) o próximo filho do casal II-3 e II-4 ser uma menina doente é de
1/8
os indivíduos II-1 e III-3 apresentarem um alelo para a doença é de 1/4
(8)(G1 - col. naval 2020) O albinismo é uma característica genética caracterizada pela ausência total ou parcial de melanina, fazendo com que os indivíduos apresentem pele muito clara e rosada, cabelos brancos ou amarelados e olhos azuis ou avermelhados. Essa característica é uma anomalia genética recessiva. Um homem albino se casa com uma mulher com cor de pele normal e tem quatro filhos, conforme o heredograma abaixo.
img 1
Com base no heredograma, é correto afirmar que:
todos os filhos do indivíduo II.3 receberão o gene para albinismo.
o genótipo do indivíduo II.1 é totalmente dominante AA.
o indivíduo II.1 doará sempre um gene dominante para seu descendente.
todos os filhos do indivíduo II.4 terão cor de pele albina.
o indivíduo II.2 possui genótipo homozigoto dominante.
(9)(Ufrgs 2020) O daltonismo é um tipo de cegueira nos seres humanos, referente às cores e condicionado por herança ligada ao O lobo solto da orelha, herança autossômica, é um fenótipo dominante em relação ao lobo aderido.
No heredograma a seguir, estão representados os indivíduos com as respectivas características.
Considerando a genealogia apresentada e considerando que o indivíduo II-4 é heterozigoto para daltonismo, a probabilidade de os indivíduos III-1, III-2 e III-3 serem daltônicos e terem lobo da orelha solto, respectivamente, é
12,5% e 25%
0%, 12,5% e 25%
12,5%, 12,5% e 50%
25%, 0% e 50%
12,5%, 50% e 50%
(10)(Unioeste 2019) Sabe-se que, na espécie humana, o formato do lóbulo da orelha é uma característica hereditária determinada por um par de alelos, do qual o alelo recessivo é responsável pelo lóbulo preso ou aderente. A hemofilia é um distúrbio da coagulação sanguínea, o qual é condicionado por um alelo recessivo localizado no cromossomo X. Analise o heredograma abaixo e responda qual é a probabilidade do segundo filho homem do casal 9 x 10 nascer com o lóbulo da orelha preso e ser hemofílico.
img1
1/4
1/8
2/3
3/4
1/2
(11)(Uece 2016) As doenças ligadas à genética são muitas e variadas, e algumas dessas patologias aparentam não ter muita importância, uma vez que não são quantitativamente significantes, como é o caso da polidactilia. Há uma variação muito grande em sua expressão, desde a presença de um dedo extra, completamente desenvolvido, até a de uma simples saliência carnosa. Distinguem-se dois tipos de polidactilia: a pós–axial, do lado cubital da mão ou do lado peroneal do pé, e a pré–axial, do lado radial da mão ou tibial do pé.
(http://fisiounec2015.blogspot.com.br/2011/05/polidactilia.html).
No que concerne à polidactilia, é correto afirmar que
se trata de uma hereditariedade autossômica dominante, onde somente um sexo é afetado.
se trata de uma hereditariedade autossômica dominante, que se manifesta em heterozigóticos e afeta tanto indivíduos do sexo masculino quanto do sexo feminino.
os indivíduos do sexo feminino a transmitem em maior proporção do que os indivíduos do sexo masculino.
os filhos normais de um indivíduo com polidactilia terão, por sua vez, todos os seus filhos saudáveis.
(12)(G1 - ifba 2016) As pessoas com albinismo, infelizmente, sofrem muito preconceito. A reportagem intitulada “Violência e preconceito: a perseguição aos albinos na África do Sul” relata a situação enfrentada por estas pessoas e suas famílias, como podemos observar na fala da mãe de um menino albino, moradores da região: “Eu posso lidar com os problemas de pele, de visão e até de preconceito, apesar de machucar. Mas me apavoro em pensar que meus filhos são alvos de caçadores”. A representante do Departamento de Educação Básica da África do Sul garante que o governo já está tentando reverter essa realidade através de um programa social.
Disponível em: http://operamundi.uol.com.br/conteudo/noticias/29322/violencia+e+preconceito+a+perseguicao+aos+albinos+na+africa+do+sul.shtml. Acesso em 09.09.2015.
Sobre a doença albinismo, considere as afirmativas.
I. A consaguinidade, ou seja, o cruzamento entre indivíduos aparentados, pode aumentar a probabilidade de o filho deste casal possuir o albinismo.
II. O albinismo é uma característica geneticamente determinada com padrão de herança autossômico recessivo, ou seja, para portar a doença, a pessoa deve herdar dois alelos com mutação, um do pai e outro da mãe.
III. O albinismo é uma condição cuja causa é uma mutação genética que resulta em pouca ou nenhuma produção de colágeno, que é o pigmento produzido pelas células chamadas de melanócitos encontradas na pele e nos olhos.
Dentre as afirmações relativas ao albinismo, assinale:
se somente I estiver correta.
se somente I e II estiverem corretas.
se somente I e III estiverem corretas.
se somente II e III estiverem corretas.
se I, II e III estiverem corretas
(13)(Ufjf-pism 3 2015) A Doença de Gaucher é uma lipidose causada pela deficiência da enzima glucocerebrosidase com acumulação secundária de glucocerebrosídeos nas células retículo-endoteliais. O início dos sintomas ocorre na infância e na adolescência e manifestam-se, geralmente, com esplenomegalia e hiperesplenismo, sendo o acometimento ósseo e pulmonar menos comuns. O padrão de herança dessa doença é autossômica recessiva.
Com base no padrão de herança mencionado, assinale a alternativa CORRETA.
A presença de apenas um alelo com defeito é necessária para que a pessoa manifeste a doença.
Os genitores de um indivíduo afetado têm probabilidade de de gerar outro filho afetado.
Afeta somente o sexo masculino, sendo as mães apenas portadoras.
A gravidade da doença depende, exclusivamente, da penetrância e expressividade.
O fenótipo é expresso da mesma maneira, tanto em homozigotos quanto em heterozigotos.
(14)Para que a célula possa transportar, para seu interior, o colesterol da circulação sanguínea, é necessária a presença de uma determinada proteína em sua membrana. Existem mutações no gene responsável pela síntese dessa proteína que impedem a sua produção. Quando um homem ou uma mulher possui uma dessas mutações, mesmo tendo também um alelo normal, apresenta hipercolesterolemia, ou seja, aumento do nível de colesterol no sangue.
A hipercolesterolemia devida a essa mutação tem, portanto, herança
autossômica dominante.
autossômica recessiva.
ligada ao X dominante.
ligada ao X recessiva.
autossômica codominante.
(15)(Upf 2014) Considere as afirmativas abaixo sobre as possíveis interações entre alelos de um mesmo gene, assinalando com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) Dominância incompleta é o termo utilizado para descrever situações em que os indivíduos heterozigotos apresentam fenótipo intermediário entre os fenótipos dos parentais homozigotos.
( ) Quando o fenótipo dos indivíduos heterozigotos for igual ao fenótipo de um dos parentais homozigotos, esse tipo de interação alélica é denominado codominância.
( ) Ocorre dominância completa quando ambos os alelos de um lócus são expressos.
( ) Denomina-se polialelia ou alelos múltiplos o fenômeno em que um gene condiciona ou influencia mais de uma característica.
( ) Denomina-se pleiotropia quando um gene apresenta mais de dois alelos diferentes na população.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
V – F – F – V – F.
F – V – V – F – V.
V – F – F – F – F.
F – F – V – V – F.
V – V – F – F – F.
(16)(Uece 2019) Um dos conceitos utilizados para a compreensão de genética diz que a propriedade de um alelo de produzir o mesmo fenótipo tanto em condição homozigótica quanto em condição heterozigótica é causada por um gene
homozigoto.
dominante.
recessivo.
autossomo.
(17)(Unicamp 2018) Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas nas definições a seguir.
(i) __________ é o conjunto de toda a informação genética de um organismo.
(ii) __________ é um trecho do material genético que fornece instruções para a fabricação de um produto gênico.
(iii) __________ é a constituição de alelos que um indivíduo possui em um determinado loco gênico.
(iv) __________ é a correspondência que existe entre códons e aminoácidos, relativa a uma sequência codificadora no DNA.
(i) Código genético; (ii) Alelo; (iii) Homozigoto; (iv) Gene.
(i) Genoma; (ii) Gene; (iii) Genótipo; (iv) Código genético.
(i) Código genético; (ii) DNA; (iii) Genótipo; (iv) tRNA.
(i) Genoma; (ii) Código genético; (iii) Homozigoto; (iv) tRNA.
(18)(Uece 2018) Em relação à herança, assinale com V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma a seguir.
( ) Na dominância completa, os heterozigotos apresentam fenótipo intermediário entre os dos homozigotos.
( ) Quando ocorre a codominância, os heterozigotos apresentam o mesmo fenótipo de um dos homozigotos.
( ) Alelos letais causam a morte de seus portadores e são considerados: dominante, quando apenas um está presente; ou recessivo, quando os dois estão presentes.
( ) A pleiotropia é o fenômeno em que o gene determina a expressão de mais de uma característica.
Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:
F, F, V, V.
V, V, F, F.
V, F, V, F.
F, V, F, V.
(19)(G1 - ifba 2018) De acordo com a tabela dos variados tipos sanguíneos humanos do sistema ABO, abaixo, responda: quais os tipos de heranças genética que são encontradas na expressão da variedade dos tipos sanguíneos humanos? Escolha a alternativa correta.
Dominância/recessividade e Codominância.
Dominância/recessividade e genes letais.
Dominância/recessividade e dominância incompleta.
Dominância incompleta e alelos múltiplos.
Codominância e dominância incompleta.
(20)(Ufrgs 2017) O conjunto de fenótipos possíveis, a partir de um determinado genótipo sob diferentes condições ambientais, é denominado
adaptação individual.
seleção sexual.
homeostasia.
pleiotropia.
norma de reação.
(21)(Ufrgs 2020) Na espécie de abóbora Cucurbita pepo, a forma do fruto pode ser esférica ou discoide e pode também ocorrer uma
variação na cor, apresentando cor de abóbora ou branco-amarelada. O cruzamento de plantas que têm frutos de forma esférica e
cor de abóbora, com plantas de frutos de forma discolde e cor branco-amarelada, resultou em uma F1 com o fenótipo discoide e
cor de abóbora,
O cruzamento das plantas da geração F1 produziu uma F2 com 224 indivíduos, com os seguintes fenótipos; 126 dissoldes e
cor-de-abóbora; 42 discoides e cor branco-amarelada; 40 esféricas e cor-de-abóbora; 16 esféricas e branco-amarelada,
Considerando a proporção fenotípica em
F2, é correto afirmar que
as proporções de cor e de forma dos frutos obtidos indicam que existem alelos múltiplos para cada uma das características no genoma da planta.
os resultados demonstram um tipo de herança condicionada por alelos codominantes.
os alelos que condicionam a forma do fruto segregam de forma independente daqueles que condicionam a cor do fruto.
os indivíduos da f1 eram homozigotos dominantes.
cada um dos alelos apresenta expressividade gênica variável.
(22)Ufpr 2020) Considere o cruzamento parental entre dois indivíduos de linhagens puras e contrastantes para duas características: pelos pretos e longos x pelos brancos e curtos. A geração F1 era constituída por 100% de indivíduos com pelos pretos e longos. Considerando que as características de cor e comprimento dos pelos são condicionadas cada uma por um gene e que esses genes têm segregação independente, a proporção esperada entre 240 indivíduos da F2 é:
135 pelos pretos e longos – 45 pelos pretos e curtos – 45 pelos brancos e curtos – 15 pelos brancos e longos.
180 pelos pretos e longos – 60 pelos brancos e curtos.
135 pelos pretos e longos – 45 pelos pretos e curtos – 45 pelos brancos e longos – 15 pelos brancos e curtos.
180 pelos pretos e curtos – 60 pelos pretos e longos.
135 pelos pretos e curtos – 105 pelos brancos e longos
(23)(Insper 2019) O alelo dominante é autossômico e condiciona pelagem amarela nos ratos, sendo letal ainda na fase embrionária quando em homozigose. Já o alelo recessivo condiciona pelagem selvagem (marrom).
Considerando um cruzamento entre parentais amarelos, a probabilidade de nascimento de uma fêmea marrom é de
a)
1/8
1/3
1/4
1/9
1/6
(24)(Ufu 2019) A fim de refazer os experimentos de Mendel, um pesquisador cruzou uma planta com sementes amarelas lisas (duplamente homozigota dominante) com uma planta pura com sementes verdes rugosas (duplamente homozigota recessiva). Foram produzidas plantas A seguir, o pesquisador realizou a autopolinização de produzindo a geração totalizando plantas.
Com base nas informações apresentadas, assinale a alternativa que apresenta o número total de plantas com uma característica dominante e uma característica recessiva.
a)
1800
1200
600
200
(25)(Uemg 2019) Na espécie humana existem algumas características que obedecem à primeira lei de Mendel. Dentre essas características, é possível citar: a polidactilia e as sardas no rosto.
Clarício, que apresenta polidactilia e sardas no rosto, casa-se com Josefina, cujo fenótipo é igual ao do seu marido. Depois de uma análise genética de seus pais, foi determinado que o casal em questão é diíbrido para os dois fenótipos citados.
Considerando essas informações, determine a probabilidade de o casal ter uma filha com os mesmos fenótipos citados:
1/32
9/32
0/16
1/16
(26)A Esquistossomose é uma doença causada por parasitos trematódeos digenéticos, cujas espécies são do gênero Schistosoma. Trata-se de uma doença que afeta milhões de pessoas na África, na Índia e na América do Sul. Recentemente, pesquisadores brasileiros publicaram a análise de genes ativos, derivados do RNAm de duas espécies do parasito, o Schistosoma mansoni, que se aloja no fígado, e o S. saponicum, que se aloja no intestino. Esses genes podem ser enxertados em bactérias para que os procariotos produzam uma cópia da proteína do parasito, a qual é isolada da bactéria, purificada e inoculada em cobaias. Posteriormente, as cobaias são expostas ao Schistosoma vivo, quando se confirma se a vacina realmente ativou o sistema de defesa do organismo das cobaias.
O processo de introdução de genes do parasito nas bactérias é chamado de
clonagem, pois o RNAm é isolado de uma bactéria modificada.
transgenia, pois uma proteína é codificada nos genes inoculados.
conjugação, que envolve a transferência de material genético de uma bactéria para outra.
transdução, processo em que o DNA é transferido de uma célula doadora para uma célula receptora.
transformação, pois as bactérias englobam genes ou fragmentos de DNA dispersos no meio ambiente.
(27)(Fac. Albert Einstein - Medicin 2018) O nome cacto é atribuído a plantas da família Cactaceae. Os cactos são conhecidos, dentre outras características, pela presença de inúmeros espinhos caulinares e capacidade de armazenar água. No entanto, algumas espécies de plantas que apresentam esse mesmo aspecto vegetal pertencem à família Euphorbiaceae, ou seja, têm maior parentesco evolutivo com plantas tais como a mandioca e a seringueira. A figura a seguir mostra a semelhança entre essas plantas.
Considerando essas informações, é CORRETO afirmar que as plantas da figura representam um caso evolutivo de
homologia.
camuflagem.
herança de caracteres adquiridos.
analogia.
(28)(Udesc 2018) Um tubarão e um golfinho possuem muitas semelhanças morfológicas, embora pertençam a grupos distintos. O tubarão é um peixe que respira por brânquias, e suas nadadeiras são suportadas por cartilagens. O golfinho é um mamífero, respira ar atmosférico por pulmões, e suas nadadeiras escondem ossos semelhantes aos dos nossos membros superiores. Portanto, a semelhança morfológica existente entre os dois não revela parentesco evolutivo. Eles adquiriram essa grande semelhança externa pela ação do ambiente aquático que selecionou nas duas espécies a forma corporal ideal ajustada à água.
Esse processo é conhecido como:
isolamento reprodutivo.
irradiação adaptativa.
homologia.
convergência adaptativa.
alopatria
(29)(Uefs 2018) As figuras mostram uma tartaruga-marinha e um jabuti, répteis que apresentam características semelhantes e vivem em ambientes diferentes.
img1
As características do formato do casco e das patas da tartaruga-marinha e do jabuti confirmam a ocorrência de
mutações que modificaram estruturas e direcionaram esses animais para um ambiente específico.
adaptações às mudanças ambientais por meio do uso frequente dessas estruturas.
evolução divergente entre animais que são filogeneticamente muito próximos.
analogia anatômica entre estruturas de espécies diferentes que pertencem ao mesmo filo.
evolução convergente entre animais de espécies diferentes oriundos de um ancestral comum.
(30)(Ufpr 2020) Uma grande população de insetos de uma determinada espécie é submetida a um dado inseticida por um período prolongado de tempo. Como consequência, os indivíduos sensíveis ao inseticida morrem e os resistentes a ele sobrevivem. A respeito da seleção natural atuante nessa população, considere as seguintes afirmativas:
1. Por promover o aumento da ocorrência de mutações de resistência ao inseticida, a seleção natural direcional ajustou a frequência dos insetos resistentes.
2. Geração após geração, a seleção natural estabilizadora promove o aumento da ocorrência de mutações de resistência ao inseticida.
3. Insetos resistentes ao inseticida aumentam de frequência, geração após geração, pela ação da seleção natural estabilizadora.
4. A seleção natural direcional favorece os insetos resistentes ao inseticida, que irão aumentar de frequência geração após geração.
Assinale a alternativa correta.
Somente a afirmativa 4 é verdadeira.
Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.
As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.
.
Genética
(1)Os conceitos de genoma, gene, cromossomo e cariótipo são muitos importantes para a compreensão da genética, é CORRETO afirmar sobre esses conceitos que:
Gene é a quantidade de ácido desoxirribonucleico (DNA) que contém informação genética necessária para especificar todos os aspectos da embriogênese.
Genoma é o complemento cromossômico característico de cada espécie.
Cromossomo são organelas em forma de bastão presentes no núcleo das células.
Cariótipo é uma unidade de informação genética.
(2)Em relação aos tipos de RNA, é CORRETO afirmar que:
RNA ribossômico: local da síntese de proteínas.
RNA transportador: moléculas inespecíficas para um tipo de aminoácido.
RNA ribossômico: formam organela de DNA com proteínas ribossômicas.
RNA transportador: Transportam o AA para a posição correta adicionando-o na cadeia de polipeptídeos, de acordo com o molde de DNA.
(3)Uma doença cromossômica importante é a Síndrome de Edwards, sobre essa patologia é CORRETO afirmar que:
É uma monossomia do cromossomo 18.
Pode ser causada por mosaico.
Ocorre geralmente por não disjunção na mitose materna.
A idade materna não é fator de risco
(4)Em relação a Síndrome de Patau é CORRETO afirmar que:
É uma trissomia do cromossomo 14.
Pode ocasionar fenotipicamente retardo mental.
Não é muito grave.
Não causa alterações do sistema nervoso central.
(5)Sobre a Síndrome de Turner é CORRETO afirmar que
É uma trissomia.
Tem como uma das características fenotípicas a alta estatura.
Tem como uma das características fenotípicas amenorreia.
Não provoca alterações renais e cardíacas.
(6)Uma das doenças dos cromossomos autossômicas é a Síndrome de Down, sobre essa patologia é CORRETO afirmar que:
Na translocação robertsoniana há relação com a idade materna.
Essa Síndrome ocorre devido disjunção mitótica.
A incidência é maior em adolescentes grávidas.
Ocorre geralmente na meiose I materna.
(7)São consideradas características fenotípicas dos portadores de Síndrome de Down:
Orelhas de implantação mais alta.
Hipertonia
Estatura aumentada
Prega transversal palmar única
(8)São consideradas características da clonagem molecular, EXCETO:
Transferência da sequência de RNA/DNA.
Promove crescimento em cultura e reprodução da sequência.
Permitem formação de clones.
Não permite que os genes sejam isolados.
(9)Em relação a técnica Southern Blotting, é CORRETO afirmar que:
Usada para distinguir segmentos inespecíficos.
Ocorre desnaturação formando fita dupla.
A sonda pareia com o segmento alvo tornando-o visível ao olho humano.
Tecnologia padrão para detectar sequências genéticas inteiras.
(10). É CORRETO afirmar sobre o genoma nuclear que:
As células somáticas são formadas por 44 cromossomos.
São 25 pares: diploidia (herdado do pai e da mãe).
22 pares autossômicos, e 4 cromossomos sexuais.
Cromossomos homólogos são informações genéticas equivalentes.
(11)Sobre a Reação em Cadeia Polimerase (PCR) é CORRETO afirmar que:
Amplifica duas moléculas de DNA de forma abrangente.
A enzima utilizada é o RNA polimerase.
Possibilita solucionar o problema de obtenção de RNA e DNA:
É uma técnica pouco utilizada atualmente.
(12)Em relação as características do genoma humano, é CORRETO afirmar que:
O mapa genético é coletivo.
A citogenética estuda basicamente a funcionalidade.
O locus é um lugar especifico que o gene se localiza no cromossomo.
Nem toda célula nucleada possui DNA.
(13)Sobre os cromossomos, é CORRETO afirmar que:
O cromossomo mitocondrial é uma herança paterna.
O cromossomo mitocondrial é uma molécula circular.
O espaço estrutural do cromossomo com histonas associados a fita do dna possuem 100 pares.
O nucleossomo é uma unidade da parede celular.
(14)São características do projeto genoma humano, correto afirmar:
Identificar genes específicos.
Promover a localização especifica de cromossomo.
Não possibilitar entender a sequência de genes do genoma.
A referência é 3`--5`.
(15)A organização do genoma é um fator importante para entender as questões relacionadas a genética, sobre esse assunto é CORRETO afirmar que:
A organização do genoma permite que características próximas fiquem distantes.
Consequências clínicas tem relação com material genético.
Necessariamente a presença de um gene implicará na sua expressão.
Um dna satélite apresenta sequências distintas agrupadas.
(16)Em relação ao ciclo celular é correto afirmar que:
A intérfase promove a formação de duas células 2n apenas.
A meiose é responsável pela formação de quatro células haploides.
A mitose é responsável pela formação de quatro células haploides.
A meiose é responsável pelo crescimento e duplicação do DNA.
(17)Em relação a estrutura e funcionamento dos genes e cromossomos, é CORRETO afirmar:
A tradução do código genético é ambígua.
Síntese proteica envolve apenas a tradução.
O RNA polimerase não depende de um iniciador.
Para as características estruturais a região promotora é responsável pela síntese genética.
(18)A epigenética é um importante tema da genética, pode se afirmar sobre ela:
Alterações reversíveis na cromatina que alteram o DNA.
A epigenética formam alterações irreversíveis na cromatina.
A epigenética a partir da modificação de histona proporciona compactação da cromatina.
Na arquitetura da cromatina na epigenética não é possível visualizar em visão tridimensional.
(19)Dentre as alternativas abaixo, é CORRETO afirmar sobre pseudogenes:
Possuem íntrons.
Os pseudogenes são definidos como sequencias que se assemelham com genes conhecidos.
Os pseudogenes não processados são por retrotransposição.
Os pseudogenes não processados não são vestigiais.
(20)Dentre as alternativas abaixo, é CORRETO afirmar sobre imprinting genômico:
O Imprinting a escolha do alelo é aleatória.
Imprinting genómico é um fenómeno genético em que certos genes são expressos apenas por um alelo.
A síndrome de Prader- Willi é uma trissomia que envolve o imprinting genômico.
O imprinting genômico é um mecanismo de regulação da expressão génica que permite a expressão de ambos os alelos parentais.
(21)É correto afirmar sobre os conceitos da genética que:
As células germinativas desenvolvem os gametas e são haploides apresentam 23 cromossomos, já as células somáticas são diploides apresentam 23 pares de cromossomos.
Na interfase é a melhor fase para visualização dos cromossomos.
As células germinativas desenvolvem os gametas e são haploides apresentam 46 cromossomos, já as células somáticas são diploides apresentam 23 pares de cromossomos.
O zigoto é haploide
(22)entre as alternativas abaixo, é CORRETO afirmar sobre splincing:
Splincing é um processo de síntese de RNAm.
O processo de splincing passa a conter só as regiões não codificantes os íntrons.
Splincing é um processo de maturação do DNA mensageiro.
Splincing é um processo que passa a conter só as regiões codificantes exons.
(23)m relação as condições da variabilidade genética e as características do genoma, é CORRETO afirmar que:
O código genético é ambíguo.
Locus é um local inespecífico.
O alelo é uma parte do DNA que controla uma característica especifica.
A mutação é uma alteração permanente.
(24)Em relação ao processo de mutação, é CORRETO afirmar que:
A mutação é sempre uma condição que promova algo ruim.
A mutação é uma mudança na sequência de cromossomos.
As células germinativas promovem mudança não herdável.
As células somáticas promovem mudança não herdável.
(25)Em relação aos tipos mutações é CORRETO afirmar que:
A mutação do tipo de substituição dos nucleotídeos são mutações com sentido bem delimitado.
A mutação de mudança de matriz de leitura ocorre quando se tem um erro e não gera uma nova sequência de códons.
As mutações dinâmicas promovem uma amplificação.
As mutações de mudança de matriz de leitura formam um produto que inalterado.
(26)Sobre o polimorfismo é CORRETO afirmar que:
O polimorfismo está associado a um fenótipo anormal.
O polimorfismo ocorre a maioria das vezes nos exons.
Os grupos sanguíneos são exemplo de polimorfismo proteico.
O polimorfismo não faz variação de DNA.
(27)Em relação aos tipos de polimorfismo é CORRETO afirmar que:
O polimorfismo de nucleotídeo único é formado por 1 locus com 1 alelos com bases semelhantes.
O polimorfismo de inserção e deleção possui um único alelo.
O polimorfismo de microssatélites promove a determinação de alelos nos múltiplos loci.
O polimorfismo de inserção de elementos imóveis possui um genoma com elementos que não repetem.
(28)Sobre a análise genômica é CORRETO afirmar que:
A análise genômica não pode ser feita em qualquer material.
A abordagem utilizada é individualizada.
Bandeamento G não é uma boa escolha para detectar anomalias.
Sitio frágil são intervalos que se coram.
(29)Dentre as alternativas abaixo são considerados indicações clínicas para análise cromossômica EXCETO:
Problemas de fertilidade
Avaliação de lesões de pele superficial.
Distúrbios de crescimento
Neoplasia
(30)Em relação aos microarranjos para avaliação genômica é CORRETO afirmar que:
Uma das limitações da técnica por microarranjos é podem identificar alterações sutis.
Não possui reconhecimento de anormalidades genéticas.
É feito apenas para uma parte do genoma a avaliação.
Avalia posição da sequência do DNA no genoma.
INDIQUE E GANHE + 30 DIAS
*Você ganhará 30 dias a mais de acesso à nossa plataforma assim que qualquer colega que você indicou fizer matrícula em nosso curso
Por favor aguarde!
Redação corrigida!
Atenção, sua redação foi corrigida clique aqui para verificar.
veja um resumo do seu desempenho em 2022.
HRS
0
Número total de horas que você passou estudando. Isso equivale a quase 1 dia inteiro 😱 👏
QTS
0
Parabéns, você resolveu 017 questões ao longo deste ano.