Lista de exercícios para estudo

              • Biologia

              • (1)As plantas terrestres, que tiveram como predecessores as algas verdes, passaram por uma evolução funcional, ou seja, para conquistarem o ambiente terrestre, as plantas precisaram se adaptar às suas novas condições de vida. Assim, desenvolveram estruturas que determinaram o surgimento de grupos vegetais representados no cladograma abaixo. img1 As estruturas que correspondem às letras X, Y e Z, assinaladas no cladograma, são, respectivamente,
              • vasos condutores; flor e fruto; semente.
              • semente; vasos condutores; flor e fruto.
              • vasos condutores; semente; flor e fruto.
              • semente; flor e fruto; vasos condutores.
              • tubo polínico; estróbilo; fruto.
              • (2)A figura abaixo mostra uma flor de angiosperma. img1 AMABIS, José Mariano & MARTHO, Gilberto Rodrigues. Biologia dos Organismos, v.2, São Paulo: Moderna, 1999, p. 137 Essa flor é
              • hermafrodita e poderá produzir um fruto com várias sementes.
              • hermafrodita e poderá produzir vários frutos, cada um com uma semente.
              • somente feminina e poderá produzir um fruto com várias sementes.
              • somente feminina e poderá produzir vários frutos, cada um com uma semente.
              • somente masculina e não poderá produzir frutos.
              • (3)A respeito do reino Plantae em geral, assinale a alternativa correta.
              • É de se esperar que as flores de plantas, cuja polinização se dá por meio da anemofilia, sejam vistosas e possuam filetes longos e flexíveis.
              • Oriunda do desenvolvimento do ovário (estimulado por hormônios liberados pelas sementes em formação), a pera é um fruto típico de regiões temperadas, embora possa ser encontrada em países tropicais como o Brasil.
              • As araucárias, representantes das angiospermas, são dioicas, o que significa que certo indivíduo dessa espécie produz flores apenas com elementos masculinos ou apenas com elementos femininos.
              • O crescimento do tubo polínico (gametófito masculino), exclusivamente nas angiospermas e gimnospermas, permitiu a conquista efetiva do meio terrestre, uma vez que a reprodução não mais dependia da presença de água.
              • Batata inglesa, gengibre e cenoura são exemplos de caules que são comumente confundidos com raízes. O que os caracteriza como caule é a presença de gemas laterais, geralmente visualizados como "pequenos pontinhos" na sua superfície.
              • (4)(Acafe 2020) Extinção de plantas na África do Sul (e no mundo) preocupa cientistas Pesquisadores sul-africanos detectaram que 79 espécies de plantas foram extintas em três hotspots de biodiversidade no país. A extinção das plantas nesses locais representa 45,5% de todas que ocorreram em dez dos 36 hotspots de biodiversidade que existem no mundo. Fonte: Revista Galileu, 24/08/2019. Disponível em: https://revistagalileu.globo.com (adaptado) A respeito das informações contidas no texto e nos conhecimentos relacionados ao tema, analise as afirmações. I. Briófitas são plantas terrestres, de pequeno porte, vasculares e reprodução por metagênese, com fase gametofítica curta e fase esporofítica duradoura. II. O processo de extinção leva ao desaparecimento de espécies ou grupos de espécies em um determinado ambiente ou ecossistema, ocasionando a perda de biodiversidade. III. Embora todas as plantas pertençam ao Reino Plantae, podem ser divididas em grupos e subgrupos. De acordo com a visibilidade das estruturas produtoras de gametas, as plantas podem ser divididas em criptógamas e fanerógamas. IV. Estróbilos são ramos reprodutivos com folhas modificadas, que nos pinheiros, são bem desenvolvidas e são chamadas de cones. V. As angiospermas são plantas que possuem sementes protegidas por frutos formados a partir do desenvolvimento dos óvulos da flor, desempenhando papel na disseminação das sementes. As afirmações estão corretas em:
              • I – II – V
              • II – III – IV
              • II – IV – V
              • I – III – IV
              • (5)(Ufjf-pism 2 2020) Ao longo do desenvolvimento dos diferentes grupos de plantas, observamos algumas alterações que culminaram no surgimento das angiospermas. Com relação a esse grupo vegetal e seu ciclo de vida, é CORRETO afirmar que:
              • O desenvolvimento do fruto, a partir do ovário, contribuiu para uma maior dispersão das sementes, originadas a partir do óvulo, possibilitando-lhes alcançar lugares distantes dos indivíduos que as produzem.
              • O desenvolvimento da semente, caráter exclusivo das angiospermas, é um aspecto evolutivo importante com a função de proteger o embrião quando as sementes são liberadas ao ambiente externo.
              • A dupla fecundação, caráter compartilhado com as gimnospermas, permite a formação do embrião e de um tecido de reserva haploide que nutrirá o embrião durante o seu desenvolvimento.
              • As peças florais como sépalas e pétalas são os esporófilos responsáveis pela formação do megásporo e do micrósporo, respectivamente.
              • A polinização e a dispersão dos frutos pelo vento são fenômenos que ocorrem somente nas angiospermas e explicam a baixa diversidade biológica e a restrita distribuição geográfica das espécies desse grupo.
              • (6)Durante uma aula de campo no maciço de Baturité, os alunos pararam para descansar e almoçar, enquanto isso, o professor aproveitou para olhar a bela paisagem e refletir: A vida leva e traz, A vida faz e refaz, Será que quer achar Sua expressão mais simples? Nisto os alunos que estavam ali próximos do professor, perguntam o que realmente ele quis dizer com tais palavras. Sabendo do assunto, você compreende que os versos de autoria do professor podem ser traduzidos, no âmbito da Biologia, para os diversos ecossistemas existentes. Neles, os seres vivos ocupam diferentes nichos, participando do ciclo da matéria. Dentre os seres abaixo relacionados, aqueles que devolvem a matéria à sua expressão mais simples, para reiniciar o ciclo, são os
              • produtores.
              • herbívoros.
              • decompositores.
              • consumidores de 3º ordem.
              • consumidores de 4º ordem
              • (7)A charge ilustra a transferência de matéria numa cadeia alimentar. Considerando as setas indicativas de entrada e saída de energia nos níveis tróficos, o esquema que representa esse fluxo é Legenda: P produtores; C1 consumidor primário; C2 consumidor secundário e C3 consumidor terciário.
              • https://drive.google.com/file/d/1-JtkSrTH9uLWF4tXVImYWDqqVqnjxsbl/view?usp=sharing
              • https://drive.google.com/file/d/1okzdjt2xjTCNs74--y5lbSJqNImdM1vz/view?usp=sharing
              • https://drive.google.com/file/d/1A2Ft0OAdb3Hyq5-4Zw4W7dm6K-4tEyuK/view?usp=sharing
              • https://drive.google.com/file/d/1vNn3Te7E3-t0U_DN2A7VAy72BGHT91ym/view?usp=sharing
              • https://drive.google.com/file/d/1iApk7JK6ntpBcQJueBVDFmAvWg1DH8rD/view?usp=sharing
              • (8)A posição ocupada pela vaca, na interação apresentada na tirinha, a caracteriza como
              • produtora.
              • consumidora primária.
              • consumidora secundária.
              • consumidora terciária.
              • decompositora.
              • (9)O uso de defensivos agrícolas é preocupante pela sua toxidade aos ecossistemas, tanto ao meio biótico como abiótico, afetando as cadeias alimentares. Alguns defensivos, como o DDT (dicloro-difenil- tricloroetano), por serem muito estáveis, entram nas cadeias alimentares e permanecem nos ecossistemas img1 PASCHOAL, A. D. Pragas, praguicidas e a crise ambiental: problemas e soluções.Rio de Janeiro: FGV, 1979 (adaptado). Com base nas informações e na figura, o elo da cadeia alimentar que apresentará as maiores concentrações do defensivo é o do(a
              • sapo, devido ao tempo de vida ser longo, acumulando maior quantidade de compostos tóxicos ao longo da vida.
              • cobra, devido à digestão lenta dos alimentos, resultando na concentração dos compostos tóxicos neste organismo.
              • gafanhoto, devido ao elevado consumo de milho, resultando em altas concentrações dos compostos tóxicos no seu organismo.
              • milho, devido à aplicação direta de defensivo na gramínea, gerando altas concentrações de compostos tóxicos em toda a planta.
              • gavião, devido à acumulação de compostos tóxicos ao longo da cadeia alimentar, resultando nas maiores concentrações neste organismo.
              • (10)A atividade pesqueira é, antes de tudo, extrativista, o que causa impactos ambientais. Muitas espécies já apresentam sério comprometimento em seus estoques e, para diminuir esse impacto, várias espécies vêm sendo cultivadas. No Brasil, o cultivo de algas, mexilhões, ostras, peixes e camarões, vem sendo realizado há alguns anos, com grande sucesso, graças ao estudo minucioso da biologia dessas espécies. Os crustáceos decápodes, por exemplo, apresentam, durante seu desenvolvimento larvário, várias etapas com mudança radical de sua forma. Algumas das fases larvárias de crustáceos Não só a sua forma muda, mas também a sua alimentação e hábitat. Isso faz com que os criadores estejam atentos a essas mudanças, porque a alimentação ministrada tem de mudar a cada fase. Se para o criador, essas mudanças são um problema; para a espécie em questão, essa metamorfose apresenta uma vantagem importante para sua sobrevivência, pois
              • aumenta a predação entre os indivíduos.
              • aumenta o ritmo de crescimento.
              • diminui a competição entre os indivíduos da mesma espécie.
              • diminui a quantidade de nichos ecológicos ocupados pela espécie.
              • mantém a uniformidade da espécie.
              • (11)(Ucs 2022) As plantas (Reino Plantae) são organismos multicelulares e, na sua grande maioria, fotossintetizantes, o que significa afirmar que são capazes de produzir compostos energéticos a partir da fotossíntese. Mas, além disso, as plantas também necessitam de água e de outros tipos de nutrientes para desempenhar suas funções vitais. Em relação à nutrição das plantas, é correto afirmar que
              • os gases necessários para a realização da fotossíntese penetram nas folhas diretamente por difusão pela cutícula.
              • a nutrição mineral é conduzida pela seiva floemática, que fornece nutrientes como o nitrogênio, o fósforo e o potássio.
              • a fotossíntese corresponde à nutrição mineral e fornece os glicídios e os minerais necessários para o desenvolvimento
              • a seiva xilemática é conduzida das raízes até as demais partes da planta devido às forças geradas pela transpiração das folhas, que gera um processo chamado coesão-tensão.
              • os estômatos participam dos processos de nutrição pois, além de serem um local de entrada de gases para a fotossíntese, também auxiliam no processo de perda de água, que impulsiona o movimento da seiva floemática.
              • (12)(Fac. Albert Einstein - Medicin 2022) No século XVII, o biólogo e físico holandês Jean-Baptiste van Helmont (1580-1644), estudioso da fisiologia das plantas, defendia a geração espontânea e procurou demonstrar a origem da matéria que permitia às plantas crescerem em vasos. img1 No experimento, Helmont plantou uma árvore jovem de salgueiro, de 2,28 kg, num vaso com 90,72 kg de terra. Após 5 anos, com hidratação contínua, a biomassa da árvore aumentou para 76,66 kg. Com base nos conhecimentos sobre fisiologia vegetal, a planta ganhou massa porque
              • fixou o carbono da atmosfera e utilizou o hidrogênio da água para produzir a matéria orgânica.
              • foi mantida no ponto de compensação fótico e dessa forma conseguiu realizar mais a fotossíntese.
              • passou a sintetizar o hormônio ácido abscísico, que estimulou a multiplicação celular.
              • absorveu grande quantidade de sais minerais do solo, reduzindo-o em 25% da quantidade inicial.
              • dependeu exclusivamente do consumo de água e de um pouco de sais minerais para crescer.
              • (13)(Unesp 2022) Dois vasos, um deles com uma planta heliófila e outro com uma planta umbrófila, ambas de mesmo porte e com suprimento hídrico adequado, foram expostos durante todo o período da manhã à luz do Sol. Às 12h os vasos foram deslocados para um ambiente coberto, sombreado, com intensidade luminosa reduzida quando comparada àquela do ambiente externo, e com temperatura constante e igual àquela medida às 12h. Os dois vasos permaneceram nesse ambiente até as 18h. As intensidades da fotossíntese e da respiração dessas plantas foram quantificadas às 12h e às 18h. Verificou-se que as plantas não diferiram na quantidade de oxigênio consumido. Os dados obtidos foram registrados no gráfico. img1 No gráfico, nos dois horários de medição, as barras que mostram a intensidade da fotossíntese na planta heliófila, a intensidade da fotossíntese na planta umbrófila e a intensidade da respiração comum às plantas são, respectivamente, as de números
              • 2, 1 e 3.
              • 3, 2 e 1.
              • 1, 3 e 2.
              • 1, 2 e 3.
              • 2, 3 e 1.
              • (14). (Fmp 2018) Uma pesquisa conduzida no campo experimental da Embrapa Agrobiologia (RJ) comparou o crescimento de eucaliptos em três situações distintas: monocultivo de eucalipto sem o uso de adubo nitrogenado monocultivo de eucalipto com o uso de adubo nitrogenado e cultivo de eucalipto em consórcio com a leguminiosa Acacia mangium, sem adição de adubo nitrogenado Os resultados, mostrando a evolução do diâmetro médio das árvores de eucalipto estão representados no gráfico a seguir. img1 O impacto causado pela Acacia mangium na plantação de florestas de eucalipto é provocado pela
              • ação de bactérias nitrificantes do solo que transformam a amônia, existente no adubo nitrogenado, em nitrito que é usado pelas leguminosas.
              • intensa devolução do nitrogênio do solo para a atmosfera realizada pelas bactérias desnitrificantes das raízes das leguminosas.
              • liberação de aminoácidos pelas raízes da leguminosa que são usados pelo eucalipto durante a síntese de proteínas.
              • relação harmônica intraespecífica e mutualística entre o eucalipto e as leguminosas plantadas no mesmo ambiente.
              • maior quantidade de amônia e nitrato no solo liberados pelas bactérias fixadoras de N2 atmosférico presentes nas raízes das leguminosas.
              • (15)(Ueg 2017) O Projeto Residência Resíduo Zero foi lançado em Goiânia no dia 01/03/2016 pela Sociedade Resíduo Zero de Goiânia. Um dos sete pontos defendidos por esse projeto é que o lixo orgânico doméstico seja transformado em adubo orgânico por compostagem em caixas biodigestoras. Nas caixas superiores, ficam minhocas e restos alimentares, e na caixa inferior acumula-se um composto líquido nutritivo com função de adubo, conforme apresentado na figura a seguir. img1 No contexto desse sistema de compostagem, verifica-se que
              • ) não há produção de odores desagradáveis, pois o uso de minhocas substitui a ação de fungos e bactérias.
              • essa prática, apesar de eficiente, é nova e de difícil aceitação pela população urbana e rural.
              • devido à decomposição rápida, a compostagem doméstica se torna inócua para os aterros sanitários.
              • se evita a aeração do material em decomposição para evitar a presença de insetos e pragas.
              • a matéria orgânica é transformada em húmus, livre de toxicidade, metais pesados e patógenos.
              • (16)(Ufjf-pism 2 2017) Estudo que contou com a participação de um pesquisador brasileiro revela que a presença das minhocas no solo aumenta a produtividade agrícola. O resultado mostra que a presença das minhocas aumentou a produtividade de grãos e a biomassa aérea de plantas, afirma George Brown, pesquisador em ecologia do solo da Embrapa Florestas (PR). “O resultado era esperado", afirma Brown. “Há centenas de anos as minhocas são consideradas aliadas do agricultor, ajudando no crescimento das plantas. Contudo, o que não sabíamos ainda era a dimensão do efeito positivo, nem como ele funcionava”. Fonte: texto modificado a partir de https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/2057172/minhocas-aumentam-produtividade-agricola. Acesso em 04/10/2016. Leia as afirmativas a seguir: I. As minhocas vivem em galerias escavadas no solo e a sua atividade de escavação melhora a textura e a estrutura do solo tornando-o mais poroso e aerado. II. As minhocas se alimentam da matéria orgânica disponível no substrato, acelerando a sua decomposição e reincorporação ao solo. III. As minhocas são predadores que se alimentam de invertebrados do solo prejudiciais para as plantas, ajudando, assim, no controle de pragas de plantações. IV. Os excrementos das minhocas são ricos em nitrogênio, um dos nutrientes mais importantes para o crescimento das plantas. V. As fezes das minhocas, quando incorporadas ao substrato, formam o húmus, um excelente adubo natural. Assinale a alternativa com as afirmativas CORRETAS:
              • Somente I, II, IV, V.
              • Somente II, IV, V.
              • Somente I, II, III, IV.
              • Somente I, III, IV, V.
              • Somente I, III, IV.
              • (17)(G1 - cps 2016) A adubação verde é uma prática utilizada pelos agricultores, em várias regiões do mundo, para recuperar os solos degradados pelo cultivo, melhorar aqueles que são naturalmente pobres ou conservar os que já são produtivos. Consiste no plantio de espécies de plantas, como as leguminosas (soja, feijão, alfafa) tanto em conjunto com outras plantas (plantações consorciadas), como em períodos alternados (rotações de culturas). As leguminosas são muito utilizadas como adubo verde, pois suas raízes são capazes de se associar a bactérias, que fixam o gás nitrogênio diretamente do ar presente no solo e com ele produzem compostos nitrogenados que, incorporados ao solo, atuam na sua adubação natural. Além disso, esses compostos nitrogenados são compartilhados com as plantas leguminosas, contribuindo assim para um melhor desenvolvimento desses vegetais que, em troca, fornecem compostos orgânicos às bactérias. A figura ilustra o sistema radicular de uma planta de soja com bactérias fixadoras de nitrogênio. As bactérias estão nas “bolinhas” que aparecem na raiz. img1 Sobre a adubação verde, é correto afirmar que
              • o cultivo de leguminosas contamina o solo com substâncias tóxicas produzidas pelas bactérias.
              • a concentração de compostos nitrogenados no solo diminui, devido a atividade das bactérias que vivem associadas às plantas leguminosas.
              • o cultivo de leguminosas aumenta o custo da produção agrícola, pois será preciso comprar adubo nitrogenado para suprir a falta desse elemento químico no solo.
              • as plantas leguminosas aproveitam diretamente o gás nitrogênio do ar, fornecendo-o para as bactérias que fazem fotossíntese e produzem compostos nitrogenados.
              • as bactérias que vivem nas raízes das leguminosas fixam o gás nitrogênio, transformando-o em compostos nitrogenados, os quais podem ser utilizados por essas plantas.
              • (18)(G1 - cotil 2019) A imagem abaixo representa um sistema de Wetland construído como alternativa ao tratamento de efluente (esgoto) doméstico, que visa a minimizar a carga poluente despejada em rios de cidades populosas. Esse sistema é utilizado principalmente para a remoção de nutrientes que serão incorporados à biomassa da planta, como nitrogênio e fósforo. Em relação ao exposto, assinale a alternativa correta:
              • as plantas absorverão esses nutrientes pela raiz e, em associação com o processo de fotossíntese, produzirão biomassa.
              • os nutrientes absorvidos pela raiz da planta seguirão até o caule, onde serão eliminados através da descamação da casca.
              • as folhas da planta são responsáveis pela absorção desses nutrientes, que serão transferidos até a raiz e metabolizados em matéria orgânica.
              • as plantas não necessitam desses nutrientes para sobreviver. Dessa maneira, o sistema de Wetland não obtém êxito em relação a esses compostos químicos.
              • (19)(Fuvest 2020) Boa parte da floresta amazônica brasileira cresce sobre solos pobres. Sua exuberância, portanto, deve‐se ao fato de que uma grande proporção dos nutrientes advindos da própria floresta retorna à vegetação. Quando se derruba a floresta de uma área de dezenas de quilômetros quadrados e, em seguida, ateia‐se fogo no local como preparo para o plantio, esse ciclo é interrompido, o que causa uma série de efeitos. Identifique corretamente a relação dos efeitos mencionados em I, II e III com a derrubada e a queima da floresta.
              • I. Diminuição de curto prazo da fertilidade do solo pela queima da vegetação. II. Perda de biodiversidade pelo efeito direto do fogo sobre os animais silvestres. III. Diminuição da evaporação da água da chuva que atinge o solo exposto.
              • I. Aumento de curto prazo da fertilidade do solo pelo efeito direto do calor do fogo sobre o solo superficial. Fique por dentro! cursomeds.com.br II. Diminuição da diversidade de animais silvestres devido à remoção da vegetação. III. Diminuição da temperatura do solo exposto como efeito direto da remoção da vegetação.
              • I. Aumento de curto prazo da fertilidade do solo pela deposição de cinzas. II. Perda de biodiversidade devido à remoção da vegetação. III. Aumento temporário da evaporação da água da chuva que atinge o solo exposto.
              • I. Aumento de curto prazo da fertilidade do solo pelo efeito direto do calor do fogo sobre o solo superficial. II. Perda de biodiversidade pelo efeito direto do fogo sobre a vegetação. III. Diminuição temporária de absorção da água da chuva pelo solo exposto.
              • I. Aumento de longo prazo da fertilidade do solo pela deposição de cinzas. II. Aumento da diversidade de animais silvestres devido à remoção da vegetação. III. Aumento da erosão do solo exposto devido à remoção da vegetação..
              • (20)(Ufrgs 2019) Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo, sobre agrotóxicos. ( ) Os agrotóxicos são substâncias transgênicas tóxicas usadas na agricultura. ( ) O uso indevido de agrotóxicos pode causar um desequilíbrio nas populações de abelhas, que são expostas a diferentes substâncias químicas. ( ) A água sanitária é eficiente para remover agrotóxicos. ( ) O hábito de descascar frutas e legumes remove os agrotóxicos comumente utilizados. A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
              • V – F – V – F.
              • F – F – V – V.
              • F – V – F – F.
              • V – V – F – V.
              • F – V – V – F.
              • (21)(Ucs 2017) A segurança alimentar vem recebendo cada vez mais importância no mundo. A industrialização de toda cadeia do alimento faz com que se estabeleçam políticas e processos que possibilitam à população ter tranquilidade sobre a qualidade do alimento posto em sua mesa. Em contraponto à industrialização, os alimentos orgânicos ganham mercado. Sobre segurança de alimentos orgânicos, pode-se afirmar que
              • a agricultura orgânica não garante a ausência total de resíduos químicos, visto que o ar, a água, e o solo podem estar previamente contaminados.
              • o uso de insumos controlados, como os biocidas, garante a ausência de resíduos prejudiciais ao alimento.
              • o problema da agricultura orgânica é a falta de regulamentação no Brasil, não havendo normas disciplinares para esse tipo de prática.
              • o uso de alimentos geneticamente modificados “in natura” e processados é uma forma de garantir a segurança alimentar.
              • as técnicas de produção de alimentos orgânicos garantem a ausência de contaminação por patógenos.
              • (22)(Feevale 2017) Pela Lei nº 12.305/2010 que trata da Política Nacional dos Resíduos Sólidos (PNRS), todos os municípios brasileiros deveriam ter acabado com os lixões até 2014, o que não ocorreu. Para municípios de regiões metropolitanas, o prazo foi estendido até 2018. Os lixões, depósitos de resíduos urbanos a céu aberto, causam grandes impactos ambientais. Sobre tais impactos, fazem-se as seguintes afirmações. I. Os lixões geram um líquido denominado de chorume, que contamina o solo, as águas superficiais e as subterrâneas. II. Em função da necessidade do aumento de sua capacidade de armazenagem, os lixões degradam o meio ambiente em seu entorno. III. Em função do acúmulo de resíduos, organismos como mosquitos, baratas e ratos proliferam, aumentando o risco de transmissão de doenças. Fique por dentro! cursomeds.com.br Marque a alternativa correta.
              • Apenas a afirmação I está correta.
              • Apenas as afirmações I e II estão corretas.
              • Apenas as afirmações I e III estão corretas.
              • Apenas as afirmações II e III estão corretas.
              • Todas as afirmações estão corretas.
              • (23)(G1 - ifce 2020) Por todos os problemas associados aos combustíveis fósseis, os cientistas vêm se esforçando para procurar fontes energéticas alternativas. Ao contrário dos combustíveis fósseis, não libera gás carbônico em sua utilização a fonte energética
              • energia gerada em termoelétricas.
              • etanol.
              • biodiesel.
              • gás natural obtido de biodigestor.
              • energia eólica.
              • (24)(Unicamp 2019) Raros são os cientistas que se dedicam a medir um único fenômeno. Mais raro ainda são aqueles que alteram o comportamento da humanidade com suas medições. O norte-americano Charles D. Keeling passou a vida medindo a quantidade de existente na atmosfera, demonstrando que a quantidade desse gás está aumentando. Em 1958, muito antes do surgimento dos movimentos ecológicos, Keeling desconfiou de que esse efeito era devido à queima de combustíveis fósseis. Na última década, a hipótese de Keeling foi testada pela análise de bolhas de ar retidas no gelo polar, revelando que a concentração de permaneceu inalterada por milênios, aumentando a partir do século XIX. (Adaptado de Fernando Reinach, A longa marcha dos grilos canibais. São Paulo: Companhia das Letras, 2010, p. 41 - 42.) Os experimentos com as bolhas de ar do gelo polar indicam que a elevação das emissões de
              • é diretamente proporcional à utilização crescente de petróleo (plantas fossilizadas) nos Estados Unidos e na China no século XIX, o que propiciou o desenvolvimento de novos equipamentos, tecnologias e organizações no mundo do trabalho.
              • está correlacionada com a utilização crescente de carvão mineral (plantas fossilizadas) durante a Revolução Industrial, que propiciou o uso da energia a vapor e o desenvolvimento de máquinas, levando à produção em larga escala.
              • está associada à utilização crescente de petróleo (micro-organismos fossilizados) desde os primórdios da Revolução Industrial, caracterizada pelo uso de máquinas para a produção em larga escala e novas organizações trabalhistas.
              • é diretamente proporcional à utilização decrescente de biodiesel (micro-organismos fossilizados) na Inglaterra durante a Revolução Industrial, quando esse país adotou uma matriz energética baseada no consumo de petróleo para fomentar sua economia protecionista.
              • (25)Química Verde pode ser definida como a criação, o desenvolvimento e a aplicação de produtos e processos químicos para reduzir ou eliminar o uso e a geração de substâncias nocivas à saúde humana e ao ambiente. Sabe-se que algumas fontes energéticas desenvolvidas pelo homem exercem, ou têm potencial para exercer, em algum nível, impactos ambientais negativos. CORRÊA, A. G.; ZUIN, V. G. (Orgs.). Química Verde: fundamentos e aplicações. São Carlos: EdUFSCar, 2009. À luz da Química Verde, métodos devem ser desenvolvidos para eliminar ou reduzir a poluição do ar causada especialmente pelas
              • hidrelétricas.
              • termelétricas.
              • usinas geotérmicas.
              • fontes de energia solar.
              • fontes de energia eólica.
              • (26)TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO: Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), o Brasil está entre os cinco maiores produtores de energia hidrelétrica no mundo, possuindo atualmente 158 usinas de grande porte. A energia hidrelétrica é produzida pela passagem de água por turbinas, e este tipo de geração de energia, embora menos poluente, não deixa de causar impactos negativos sobre o ambiente pois, muitas vezes, é necessário desviar cursos de rios, alagando regiões, o que provoca alterações na paisagem e na vida dos habitantes da região. 4. (G1 - cps 2010) O represamento da água nas usinas pode gerar o processo de eutrofização, que se manifesta quando ocorre
              • diminuição da diversidade e da densidade de algas, em função da redução da quantidade de nutrientes.
              • decomposição química dos detritos orgânicos, que tem como consequência direta o aumento expressivo da produção de oxigênio.
              • aumento da quantidade de matéria orgânica, ultrapassando a capacidade de decomposição do sistema, o que provoca uma quebra do equilíbrio ecológico.
              • grande proliferação de bactérias anaeróbias, que consomem todo o nitrogênio existente na água causando a morte, por asfixia, da maioria dos seres vivos do ambiente.
              • produção de gases, resultante da atividade de bactérias aeróbias, entre os quais estão os gases sulfídrico e metano, benéficos para a maioria dos organismos aquáticos.
              • (27)A energia térmica liberada em processos de fissão nuclear pode ser utilizada na geração de vapor para produzir energia mecânica que, por sua vez, será convertida em energia elétrica. Abaixo está representado um esquema básico de uma usina de energia nuclear. Com relação ao impacto ambiental causado pela poluição térmica no processo de refrigeração da usina nuclear são feitas as seguintes afirmações: I. o aumento na temperatura reduz, na água do rio, a quantidade de oxigênio nela dissolvido, que é essencial para a vida aquática e para a decomposição da matéria orgânica. II. o aumento da temperatura da água modifica o metabolismo dos peixes. III. o aumento na temperatura da água diminui o crescimento de bactérias e de algas, favorecendo o desenvolvimento da vegetação. Das afirmativas acima, somente está(ão) correta(s):
              • I
              • II, II e 3.
              • III
              • I e II
              • II e III
              • (28)TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO: Com base no fragmento de texto a seguir, responda. "... A vegetação original nativa, com suas árvores enormes e centenárias, torna-se mais densa à medida que o comboio avança pelo interior das terras indígenas. Mas também há vestígios de destruição: centenas de troncos de madeira dispostos no chão e zonas inteiras com sinais de que foram queimadas para abrir clareiras. Há marcas da esteira de máquinas e tratores na terra, indicando que a ação dos invasores é recente. Veem-se também restos de acampamentos, banheiros e caixas d'água de litros usados pelos trabalhadores encarregados de destruir a floresta. Após alguns minutos caminhando entre os escombros da mata, os agentes encontram, surpreendidos, uma enorme pista de pouso, com cerca de dois quilômetros de comprimento, em plena selva amazônica... (As mil batalhas pela terra que incendeiam a Amazônia. Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2019/08/31/politica/1567273764_557825.html. Acessado em 10 de setembro de 2019). 2. (G1 - cftrj 2020) Sabendo que há uma grande biodiversidade no bioma brasileiro Floresta Amazônica, são esperadas diversas relações ecológicas. Citando as bromélias e as orquídeas presentes nas árvores de grande porte, pode-se afirmar que a relação ecológica harmônica é:
              • protocooperação.
              • competição.
              • mutualismo.
              • epifitismo
              • (29)(Uece 2019) Estima-se que existam 1 milhão e 500 mil espécies de fungos. Essa estimativa coloca os fungos como o segundo maior grupo de organismos vivos: o primeiro, em termos de número de espécies, é o grupo dos insetos. Considerando as associações simbióticas que têm a participação de fungos, assinale a afirmação verdadeira.
              • Comensalismo é um tipo de associação mutualística entre fungos e algas, na qual as algas têm aumentada sua capacidade de absorção de água e sais minerais, enquanto o fungo recebe matéria orgânica para a sua sobrevivência.
              • Líquen é um tipo de associação mutualística entre fungos e raízes de plantas, na qual as plantas têm aumentada sua capacidade de absorção de água e sais minerais, enquanto o fungo recebe matéria orgânica para sua sobrevivência.
              • Rhizobium é um tipo de associação mutualística entre fungos e raízes de plantas leguminosas, na qual as plantas têm aumentada sua capacidade de absorção de água e sais minerais, enquanto o fungo recebe matéria orgânica para a sua sobrevivência.
              • Micorriza é um tipo de associação mutualística entre fungos e raízes de plantas, na qual as plantas têm aumentada sua capacidade de absorção de água e sais minerais, enquanto o fungo recebe matéria orgânica para a sua sobrevivência.
              • (30)Nas interações ecológicas, os seres vivos se entrelaçam numa teia de relações tanto entre membros da própria espécie como entre indivíduos de espécies diferentes. Assim, por exemplo, as orquídeas, bromélias e muitas samambaias, conhecidas como epífitas, vivem no interior das matas e sobre plantas maiores que lhes servem de suporte, permitindo que consigam obter maior suprimento de luz para a fotossíntese. A associação descrita no texto entre diferentes plantas é um tipo de relação ecológica denominada
              • simbiose.
              • predação.
              • inquilinismo.
              • canibalismo.
              • parasitismo.

                                                                        INDIQUE E GANHE + 30 DIAS

                                                                        *Você ganhará 30 dias a mais de acesso à nossa plataforma assim que qualquer colega que você indicou fizer matrícula em nosso curso

                                                                        Por favor aguarde!

                                                                        Redação corrigida!

                                                                        Atenção, sua redação foi corrigida clique aqui para verificar.

                                                                        Salvar na minha galeria

                                                                        Confira abaixo o acesso de seus cursos

                                                                        Você realmente deseja excluir?

                                                                        Configurações da lista






































                                                                        Gerador de simulados

                                                                        Através do formúlario abaixo é possível gerar novos simulados agendados.

                                                                        Link para consulta: https://cursomeds.com.br/cursos/mentoria/