(1)As plantas terrestres, que tiveram como predecessores as algas verdes, passaram por uma evolução funcional, ou seja, para conquistarem o ambiente terrestre, as plantas precisaram se adaptar às suas novas condições de vida. Assim, desenvolveram estruturas que determinaram o surgimento de grupos vegetais representados no cladograma abaixo.
img1
As estruturas que correspondem às letras X, Y e Z, assinaladas no cladograma, são, respectivamente,
vasos condutores; flor e fruto; semente.
semente; vasos condutores; flor e fruto.
vasos condutores; semente; flor e fruto.
semente; flor e fruto; vasos condutores.
tubo polínico; estróbilo; fruto.
(2)A figura abaixo mostra uma flor de angiosperma.
img1
AMABIS, José Mariano & MARTHO, Gilberto Rodrigues. Biologia dos Organismos, v.2, São Paulo: Moderna, 1999, p. 137
Essa flor é
hermafrodita e poderá produzir um fruto com várias sementes.
hermafrodita e poderá produzir vários frutos, cada um com uma semente.
somente feminina e poderá produzir um fruto com várias sementes.
somente feminina e poderá produzir vários frutos, cada um com uma semente.
somente masculina e não poderá produzir frutos.
(3)A respeito do reino Plantae em geral, assinale a alternativa correta.
É de se esperar que as flores de plantas, cuja polinização se dá por meio da anemofilia, sejam vistosas e possuam filetes longos e flexíveis.
Oriunda do desenvolvimento do ovário (estimulado por hormônios liberados pelas sementes em formação), a pera é um fruto típico de regiões temperadas, embora possa ser encontrada em países tropicais como o Brasil.
As araucárias, representantes das angiospermas, são dioicas, o que significa que certo indivíduo dessa espécie produz flores apenas com elementos masculinos ou apenas com elementos femininos.
O crescimento do tubo polínico (gametófito masculino), exclusivamente nas angiospermas e gimnospermas, permitiu a conquista efetiva do meio terrestre, uma vez que a reprodução não mais dependia da presença de água.
Batata inglesa, gengibre e cenoura são exemplos de caules que são comumente confundidos com raízes. O que os caracteriza como caule é a presença de gemas laterais, geralmente visualizados como "pequenos pontinhos" na sua superfície.
(4)(Acafe 2020) Extinção de plantas na África do Sul (e no mundo) preocupa cientistas
Pesquisadores sul-africanos detectaram que 79 espécies de plantas foram extintas em três hotspots de biodiversidade no país. A extinção das plantas nesses locais representa 45,5% de todas que ocorreram em dez dos 36 hotspots de biodiversidade que existem no mundo.
Fonte: Revista Galileu, 24/08/2019. Disponível em: https://revistagalileu.globo.com (adaptado)
A respeito das informações contidas no texto e nos conhecimentos relacionados ao tema, analise as afirmações.
I. Briófitas são plantas terrestres, de pequeno porte, vasculares e reprodução por metagênese, com fase gametofítica curta e fase esporofítica duradoura.
II. O processo de extinção leva ao desaparecimento de espécies ou grupos de espécies em um determinado ambiente ou ecossistema, ocasionando a perda de biodiversidade.
III. Embora todas as plantas pertençam ao Reino Plantae, podem ser divididas em grupos e subgrupos. De acordo com a visibilidade das estruturas produtoras de gametas, as plantas podem ser divididas em criptógamas e fanerógamas.
IV. Estróbilos são ramos reprodutivos com folhas modificadas, que nos pinheiros, são bem desenvolvidas e são chamadas de cones.
V. As angiospermas são plantas que possuem sementes protegidas por frutos formados a partir do desenvolvimento dos óvulos da flor, desempenhando papel na disseminação das sementes.
As afirmações estão corretas em:
I – II – V
II – III – IV
II – IV – V
I – III – IV
(5)(Ufjf-pism 2 2020) Ao longo do desenvolvimento dos diferentes grupos de plantas, observamos algumas alterações que culminaram no surgimento das angiospermas. Com relação a esse grupo vegetal e seu ciclo de vida, é CORRETO afirmar que:
O desenvolvimento do fruto, a partir do ovário, contribuiu para uma maior dispersão das sementes, originadas a partir do óvulo, possibilitando-lhes alcançar lugares distantes dos indivíduos que as produzem.
O desenvolvimento da semente, caráter exclusivo das angiospermas, é um aspecto evolutivo importante com a função de proteger o embrião quando as sementes são liberadas ao ambiente externo.
A dupla fecundação, caráter compartilhado com as gimnospermas, permite a formação do embrião e de um tecido de reserva haploide que nutrirá o embrião durante o seu desenvolvimento.
As peças florais como sépalas e pétalas são os esporófilos responsáveis pela formação do megásporo e do micrósporo, respectivamente.
A polinização e a dispersão dos frutos pelo vento são fenômenos que ocorrem somente nas angiospermas e explicam a baixa diversidade biológica e a restrita distribuição geográfica das espécies desse grupo.
(6)(Ucs 2022) As plantas (Reino Plantae) são organismos multicelulares e, na sua grande maioria, fotossintetizantes, o que significa afirmar que são capazes de produzir compostos energéticos a partir da fotossíntese. Mas, além disso, as plantas também necessitam de água e de outros tipos de nutrientes para desempenhar suas funções vitais. Em relação à nutrição das plantas, é correto afirmar que
os gases necessários para a realização da fotossíntese penetram nas folhas diretamente por difusão pela cutícula.
a nutrição mineral é conduzida pela seiva floemática, que fornece nutrientes como o nitrogênio, o fósforo e o potássio.
a fotossíntese corresponde à nutrição mineral e fornece os glicídios e os minerais necessários para o desenvolvimento
a seiva xilemática é conduzida das raízes até as demais partes da planta devido às forças geradas pela transpiração das folhas, que gera um processo chamado coesão-tensão.
os estômatos participam dos processos de nutrição pois, além de serem um local de entrada de gases para a fotossíntese, também auxiliam no processo de perda de água, que impulsiona o movimento da seiva floemática.
(7)(Fac. Albert Einstein - Medicin 2022) No século XVII, o biólogo e físico holandês Jean-Baptiste van Helmont (1580-1644), estudioso da fisiologia das plantas, defendia a geração espontânea e procurou demonstrar a origem da matéria que permitia às plantas crescerem em vasos.
img1
No experimento, Helmont plantou uma árvore jovem de salgueiro, de 2,28 kg, num vaso com 90,72 kg de terra. Após 5 anos, com hidratação contínua, a biomassa da árvore aumentou para 76,66 kg. Com base nos conhecimentos sobre fisiologia vegetal, a planta ganhou massa porque
fixou o carbono da atmosfera e utilizou o hidrogênio da água para produzir a matéria orgânica.
foi mantida no ponto de compensação fótico e dessa forma conseguiu realizar mais a fotossíntese.
passou a sintetizar o hormônio ácido abscísico, que estimulou a multiplicação celular.
absorveu grande quantidade de sais minerais do solo, reduzindo-o em 25% da quantidade inicial.
dependeu exclusivamente do consumo de água e de um pouco de sais minerais para crescer.
(8)(Unesp 2022) Dois vasos, um deles com uma planta heliófila e outro com uma planta umbrófila, ambas de mesmo porte e com suprimento hídrico adequado, foram expostos durante todo o período da manhã à luz do Sol. Às 12h os vasos foram deslocados para um ambiente coberto, sombreado, com intensidade luminosa reduzida quando comparada àquela do ambiente externo, e com temperatura constante e igual àquela medida às 12h. Os dois vasos permaneceram nesse ambiente até as 18h.
As intensidades da fotossíntese e da respiração dessas plantas foram quantificadas às 12h e às 18h. Verificou-se que as plantas não diferiram na quantidade de oxigênio consumido.
Os dados obtidos foram registrados no gráfico.
img1
No gráfico, nos dois horários de medição, as barras que mostram a intensidade da fotossíntese na planta heliófila, a intensidade da fotossíntese na planta umbrófila e a intensidade da respiração comum às plantas são, respectivamente, as de números
2, 1 e 3.
3, 2 e 1.
1, 3 e 2.
1, 2 e 3.
2, 3 e 1.
(9)(G1 - cotil 2019) A imagem abaixo representa um sistema de Wetland construído como alternativa ao tratamento de efluente (esgoto) doméstico, que visa a minimizar a carga poluente despejada em rios de cidades populosas.
Esse sistema é utilizado principalmente para a remoção de nutrientes que serão incorporados à biomassa da planta, como nitrogênio e fósforo.
Em relação ao exposto, assinale a alternativa correta:
as plantas absorverão esses nutrientes pela raiz e, em associação com o processo de fotossíntese, produzirão biomassa.
os nutrientes absorvidos pela raiz da planta seguirão até o caule, onde serão eliminados através da descamação da casca.
as folhas da planta são responsáveis pela absorção desses nutrientes, que serão transferidos até a raiz e metabolizados em matéria orgânica.
as plantas não necessitam desses nutrientes para sobreviver. Dessa maneira, o sistema de Wetland não obtém êxito em relação a esses compostos químicos.
(10)(Unesp 2021) Texto 1
Provavelmente o marco mais importante que lançou a semente científica da sensciência, nível mais simples de consciência animal, foi a obra A expressão da emoção no homem e nos animais, de Charles Darwin, que demonstra que os animais apresentam as mesmas expressões que os homens. O maior paradoxo é que, embora a ciência utilize os animais como modelo biológico na medicina desde a década de 1950, há negligência no que concerne à avaliação e ao tratamento da dor em animais, em especial os de laboratório.
(Caroline Marques Maia. “Quanta dor os animais sentem?”. www.comciencia.br, 27.03.2020. Adaptado.)
Texto 2
A capacidade de sentir prazer, dor e medo não é exclusiva dos seres humanos. Ela é, na verdade, vital para a sobrevivência de seres de várias espécies. […] A biologia evolutiva e as ciências do comportamento e do cérebro têm demonstrado que o sistema nervoso dos humanos tem semelhanças impressionantes com o de alguns animais, especialmente de outros mamíferos.
(www.bbc.com, 04.03.2019.)
Os textos levantam questões que dizem respeito
ao futuro da evolução dos seres vivos.
aos investimentos em pesquisa sobre o comportamento animal.
à adoção de condutas éticas no trato com animais.
aos debates conceituais sobre fisiologia animal.
à preservação dos diversos ecossistemas.
(11)(FUVEST) Existe um produto que, aplicado nas folhas das plantas, promove o fechamento dos estômatos, diminuindo a perda de água. Como consequência imediata do fechamento dos estômatos,
o transporte de seiva bruta é prejudicado.
a planta deixa de absorver a luz.
a saída de CO2 é facilitada.
a planta deixa de respirar e de fazer fotossíntese.
a transpiração cessa por completo.
(12)Nos vegetais, estômatos, xilema, floema e lenticelas têm suas funções relacionadas, respectivamente, a
trocas gasosas, transporte de água e sais minerais, transporte de substâncias orgânicas e trocas gasosas.
trocas gasosas, transporte de substâncias orgânicas, transporte de água e sais minerais e trocas gasosas.
trocas gasosas, transporte de substâncias orgânicas, transporte de água e sais minerais e transporte de sais.
absorção de luz, transporte de água, transporte de sais minerais e trocas gasosas.
absorção de compostos orgânicos, transporte de água e sais minerais, transporte de substâncias orgânicas e trocas gasosas.
(13)(Unicamp 2021) Plantas são organismos que interferem na composição da atmosfera e regulam o ciclo de carbono em nosso planeta, permitindo a vida como a conhecemos. Enquanto a parte aérea das plantas está exposta a variações de intensidade luminosa, as raízes têm íntimo contato com o solo, fonte de nutrientes essenciais ao seu desenvolvimento. Considerando a figura a seguir e a biologia de uma planta terrestre mesófita na ausência de luz, assinale a alternativa que identifica corretamente as moléculas nas posições numeradas (as setas indicam o sentido do movimento das moléculas).
(1) O2 (2)CO2 (3) amido; (4) sacarose.
(1)CO2 (2)O2 (3) sacarose; (4) nitrogênio.
(1) O2 (2)CO2 (3) sacarose; (4) nitrogênio.
(1) CO2 (2)O2 (3) amido; (4) sacarose.
(14)(Unesp 2019) A figura reproduz o modelo físico proposto por Ernst Münch para explicar sua hipótese sobre o deslocamento de seiva nas plantas. Duas bolsas semipermeáveis, interconectadas por um tubo, são imersas em vasos que contêm o mesmo volume de água destilada. A bolsa 1 contém apenas água destilada e a 2, uma solução concentrada de água e açúcar. Os vasos são ligados por outro tubo, com uma torneira acoplada, que permanece fechada durante todo o experimento. Na figura, indica o desnivelamento de água ocorrido nos vasos após o início do experimento, no curto intervalo de tempo em que o açúcar permaneceu restrito à bolsa 2.
img1
Sobre o experimento, foram feitas as afirmações:
I. A bolsa 1 representa o sistema radicular, enquanto a bolsa 2 representa as folhas da planta.
II. Na bolsa que corresponderia às folhas da planta, a pressão osmótica equivale ao produto entre a densidade da água, a aceleração da gravidade e o
III. Enquanto fechada, a torneira equivale, na planta, ao método de anelamento do caule.
É verdadeiro o que se afirma em
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, apenas.
II, apenas.
I, II e III.
(15)UFMG – Uma semente de roseira plantada num vaso com 2kg de terra se transforma, em dois anos, em uma planta de 800g. Esse aumento de peso deve-se principalmente à absorção de
matéria orgânica
gás carbônico.
nitrogênio.
fósforo.
(16)(Ufrgs 2018) Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo, sobre os mecanismos através dos quais água e solutos são transportados dentro da planta.
( ) A água e os sais minerais podem passar entre as paredes celulares ou podem atravessar o citoplasma, nas células do córtex da raiz.
( ) O movimento ascendente da seiva pelo floema ocorre devido à pressão positiva na raiz.
( ) O transporte de água para dentro do xilema ocorre por osmose, já os sais minerais são transportados por processo ativo, no cilindro central.
( ) A tensão provocada pela transpiração é responsável pelo transporte de sacarose.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
V – V – F – F.
V – F – V – F.
F – F – F – V.
V – V – F – V.
F – V – V – F.
(17)(UFMS) Quando um determinado organismo é triblástico, celomado, com simetria bilateral e o corpo segmentado em metâmeros, é correto afirmar que esse animal pertence ao Filo:
Annelida;
Porifera;
Nematoda;
Platyhelmintes;
Cnidária.
(18)(PUC-SP) Um biólogo coletou exemplares de uma espécie animal desconhecida, os quais foram criados em laboratório e analisados quanto a diversas características. Concluiu que se tratava de representantes do filo Annelida, pois eram animais:
Diblásticos, celomados, segmentados e de simetria radial;
Triblásticos, celomados, não segmentados e de simetria bilateral;
Triblásticos, acelomados, segmentados e de simetria bilateral;
Diblásticos, celomados, segmentados e de simetria bilateral;
Triblásticos, celomados, segmentados e de simetria bilateral
(19)Marque a alternativa errada:
Os animais da classe Poliqueta possuem o corpo repleto de cerdas implantadas em estruturas chamadas de parapódios;
Os animais pertencentes à classe Hirundínea não têm cerdas nem parapódios, e o seu corpo é ligeiramente achatado dorsoventralmente;
Os anelídeos possuem digestão extracelular e tubo digestório completo;
As minhocas armazenam os alimentos em seu estômago, para depois triturá-los na moela;
O sistema nervoso dos anelídeos é constituído por um par de gânglios cerebrais, localizados dorsalmente sobre a faringe; e por dois cordões nervosos ventrais, com um par de gânglios por metâmero..
(20)(Unifor-CE) A minhoca apresenta respiração (I) e circulação (II). Para completar corretamente essa frase, I e II devem ser substituídos, respectivamente, por:
Cutânea e aberta;
Cutânea e fechada;
Branquial e aberta;
Branquial e fechada;
Traqueal e fechada.
(21)Unisinos- RS) A área da Edafologia da UNISINOS estuda a importância da minhoca na recuperação do solo. É uma alternativa de baixo custo e bastante eficiente para a refertilização dos solos brasileiros, já bastante pobres.
Assinale a característica que pode ser atribuída às minhocas (Anelídeos – Oligoquetas):
Marinhos, com projeções laterais denominadas parapódios
Com ventosas na região anterior e posterior do corpo.
São de sexos separados.
Respiração branquial.
Respiração cutânea.
(22)Os animais possuem diferentes formas de sustentação corpórea, no caso dos artrópodes, seu corpo é revestido por uma cutícula polissacarídica composta por quitina. Essa cutícula reveste o corpo do animal formando um esqueleto externo denominado exoesqueleto. Esse exoesqueleto acaba se tornando rígido com o tempo, obrigando o animal a realizar sua troca, processo chamado de muda.
Uma consequência desse tipo de esqueleto para o artrópode é:
a dificultação dos processos de troca gasosa, já que realizam respiração cutânea
a limitação da amplitude de movimentos que esses animais podem realizar.
o impedimento da captação de estímulos externos do meio ambiente.
a desidratação do animal já que a camada de quitina não reduz a perda de água para o ambiente.
a limitação de seu crescimento ao período após o processo de muda.
(23)O filo dos artrópodes é o mais diversificado e aquele que possui o maior número de espécies graças a capacidade de seus organismos estarem adaptados aos mais diferentes habitats. Dentro da diversidade desse grupo, encontrados as classes: Insecta, Crustacea, Arachnida, Chilopoda e Diplopoda. São características comuns a essas classes de artrópodes:
presença de dois folhetos embrionários e sistema nervoso difuso.
corpo não segmentado, dividido em cabeça, pé e massa visceral.
serem triblásticos, pseudocelomados e com sistema digestório completo.
não possuírem cavidade celomática e serem dotados de sistema digestório incompleto.
serem triblásticos, celomados, com sistema digestório completo e corpo dividido em segmentos.
(24)(UEL) Além dos vegetais, uma horta pode manter uma diversidade de animais, principalmente de invertebrados. Alguns são considerados úteis, tais como as minhocas (anelídeos), e os piolhos-de-cobra (diplópodes), porque produzem húmus ou arejam o solo. Entretanto, tatuzinhos-de-jardim (crustáceos) e lesmas (moluscos) comem as plantas e geralmente não são desejados.
Considerando as características morfológicas desses animais, assinale a alternativa que contenha aquelas que sejam comuns a todos esses animais.
Simetria radial, sistema circulatório fechado e reprodução sexuada.
Gânglios nervosos, sistema circulatório fechado e hermafroditismo.
Sistema circulatório aberto, hermafroditismo e sistema nervoso difuso.
Simetria bilateral, gânglios nervosos e sistema digestório completo.
Nefrídios, reprodução sexuada e sistema circulatório fechado.
(25)É comum encontrar espécies de escorpiões e aranhas em zona urbana. Isso ocorre porque nesse local eles encontram abrigo e seu principal alimento, baratas, que se aglomeram nas montanhas de lixo acumulado. Sobre os animais citados no texto, considere as seguintes afirmações.
I. Os escorpiões, juntamente com as aranhas, são classificados como artrópodes.
II. Assim como os insetos, os escorpiões possuem antenas proeminentes para captar estímulos tácteis.
III. Na região terminal da calda dos escorpiões, encontra-se um télson ou aguilhão com glândulas de veneno.
IV. Escorpiões são animais que possuem um endoesqueleto quitinoso.
Está correto o que se afirma em
I e II, apenas.
III e IV, apenas.
I e III, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II, III e IV.
(26)Esconderijo de aranha
img1
Reprodução
Onde é mais provável achar uma aranha-marrom: nas dobras da cortina, atrás da porta ou no fundo do armário? As fêmeas de Loxosceles gaucho, cujas picadas causam lesões graves na pele, preferem cantos com ângulos agudos, que protegem melhor a prole contra predadores (Medical and Veterinary Entomology). O biólogo André Augusto Stropa chegou a essa conclusão depois de construir 60 refúgios artificiais com cavidades em forma de triângulo, quadrado, pentágono e cilindro, e espalhá-los pela mata na Universidade Estadual Paulista (UNESP), em Botucatu. Por um ano, ele documentou as cavidades escolhidas. O que mais chamou a atenção foi que sete de cada 10 fêmeas dessa espécie e metade das fêmeas com prole usavam refúgios de cavidade triangular. A preferência ajuda a explicar por que esse gênero de aranhas se adaptou ao ambiente humano e se tornou um problema de saúde pública em cidades do Brasil, Chile e Estados Unidos. "As cidades podem estar oferecendo muitos refúgios com ângulos agudos""
diz ele.
(27)(Suprema/2019) Das características a seguir, assinale aquela que contém uma estrutura nas aves que favorece o voo.
Presença de glândulas uropigianas.
Esqueleto formado por ossos sólidos.
Presença de quilha no osso do esterno.
Presença de musculatura desenvolvida nas asas.
(28)(Famaerp/2018) As aves e os mamíferos podem habitar uma grande amplitude de áreas terrestres. São encontrados em regiões de altitudes muito elevadas, assim como em regiões de altas latitudes. As aves e os mamíferos são capazes de sobreviver nesses ambientes por possuírem
pele queratinizada.
anexos embrionários.
esqueleto ósseo resistente.
endotermia.
circulação fechada.
(29)(UFV) Considere as características a seguir, relativas aos grandes grupos vertebrados: ossos pneumáticos, glândulas paratoides, diafragma, bexiga natatória e plastrão ventral. Estas características são exclusivas respectivamente de:
Aves, mamíferos, répteis, peixes, anfíbios.
Anfíbios, mamíferos, peixes, répteis, aves.
Aves, mamíferos, anfíbios, peixes, répteis.
Répteis, anfíbios, mamíferos, peixes, aves.
Aves, anfíbios, mamíferos, peixes, répteis.
(30)(UEL) Leonardo da Vinci acreditava que o homem poderia voar e, para isso, estudou detalhadamente o voo das aves, conforme se pode notar em suas anotações sobre a “Estrutura das asas dos pássaros”, em que aponta que se deve “Estudar a anatomia das asas de um pássaro junto com os músculos do peito, que são movedores destas asas”.
(da Vinci, L. Da Vinci por ele mesmo. Trad. Marcos Malvezi. São Paulo: Madras, 2004.p.351)
Com base no texto e nos conhecimentos sobre as aves e o seu voo, considere as afirmativas a seguir.
I . Os músculos peitorais das aves voadoras devem ser ricos em mitocôndrias, uma vez que apresentam um metabolismo muito alto.
II . As aves voadoras possuem sacos aéreos e ossos pneumáticos que auxiliam a reduzir o peso específico do corpo.
III. O grupo das aves que não voam tem os membros posteriores adaptados para a marcha e é conhecido como “ratitas”.
IV . As asas das aves são homólogas às das borboletas, pois ambas são utilizadas para o voo batido e não planado.
Assinale a alternativa correta.
Somente as afirmativas I e IV são corretas.
Somente as afirmativas II e III são corretas.
Somente as afirmativas III e IV são corretas.
Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
Somente as afirmativas I , II e IV são corretas.
INDIQUE E GANHE + 30 DIAS
*Você ganhará 30 dias a mais de acesso à nossa plataforma assim que qualquer colega que você indicou fizer matrícula em nosso curso
Por favor aguarde!
Redação corrigida!
Atenção, sua redação foi corrigida clique aqui para verificar.
veja um resumo do seu desempenho em 2022.
HRS
0
Número total de horas que você passou estudando. Isso equivale a quase 1 dia inteiro 😱 👏
QTS
0
Parabéns, você resolveu 017 questões ao longo deste ano.