Lista de exercícios para estudo

              • Biologia

              • (1)(FMP/2019) A mutação conhecida como 35delG que ocorre no gene conexina 26, encontrado no braço longo do cromossomo 13, é responsável pela surdez congênita. Esse locus é conhecido como hot spot (ponto quente) do gene, um lugar suscetível a alterações, provavelmente por causa da repetição da base guanina. A base nitrogenada que se repete no gene conexina 26 é
              • exclusiva do ácido desoxirribonucleico
              • presa ao fosfato do DNA por ligações fosfodiéster
              • classificada como púrica ou purina
              • unida à base adenina por duas ligações de hidrogênio
              • complementar à base uracila
              • (2)(G1 - ifce 2014) Os seres vivos são formados, quimicamente, por dois grandes grupos de compostos: orgânicos e inorgânicos. Os minerais, inorgânicos, desempenham funções importantíssimas para o ser vivo e a deficiência de alguns deles, no corpo humano, pode causar diversas doenças e prejuízos à saúde. O mineral, que é responsável pela constituição da hemoglobina e está relacionado ao transporte do O2 pelo sangue, cuja deficiência pode causar a doença conhecida como anemia, é o
              • fósforo.
              • iodo.
              • sódio.
              • potássio.
              • ferro.
              • (3)Quando se fala em bactérias, as pessoas, de um modo geral, associam-nas quase que instantaneamente à problemas e doenças. Entretanto, sabe-se que muitas bactérias desempenham papéis importantíssimos em níveis ecológicos e também no que diz respeito à fisiologia humana, indústria etc. Acerca da importância das bactérias, é correto afirmar que:
              • Apesar de serem muito utilizadas em engenharia genética, não é possível se obter produtos com uso de bactérias.
              • Muitas bactérias contribuem para a reciclagem de nutrientes dos ecossistemas por meio da decomposição.
              • A indústria de laticínios utiliza bactérias capazes de realizar fermentação alcoólica.
              • As bactérias patogênicas presentes no intestino humano atuam no bom funcionamento do metabolismo digestivo.
              • Algumas bactérias são fundamentais no cliclo do nitrogênio, como as que se associam às folhas de gramíneas.
              • (4)As plantas terrestres, que tiveram como predecessores as algas verdes, passaram por uma evolução funcional, ou seja, para conquistarem o ambiente terrestre, as plantas precisaram se adaptar às suas novas condições de vida. Assim, desenvolveram estruturas que determinaram o surgimento de grupos vegetais representados no cladograma abaixo. img1 As estruturas que correspondem às letras X, Y e Z, assinaladas no cladograma, são, respectivamente,
              • vasos condutores; flor e fruto; semente.
              • semente; vasos condutores; flor e fruto.
              • vasos condutores; semente; flor e fruto.
              • semente; flor e fruto; vasos condutores.
              • tubo polínico; estróbilo; fruto.
              • (5)A figura abaixo mostra uma flor de angiosperma. img1 AMABIS, José Mariano & MARTHO, Gilberto Rodrigues. Biologia dos Organismos, v.2, São Paulo: Moderna, 1999, p. 137 Essa flor é
              • hermafrodita e poderá produzir um fruto com várias sementes.
              • hermafrodita e poderá produzir vários frutos, cada um com uma semente.
              • somente feminina e poderá produzir um fruto com várias sementes.
              • somente feminina e poderá produzir vários frutos, cada um com uma semente.
              • somente masculina e não poderá produzir frutos.
              • (6)A respeito do reino Plantae em geral, assinale a alternativa correta.
              • É de se esperar que as flores de plantas, cuja polinização se dá por meio da anemofilia, sejam vistosas e possuam filetes longos e flexíveis.
              • Oriunda do desenvolvimento do ovário (estimulado por hormônios liberados pelas sementes em formação), a pera é um fruto típico de regiões temperadas, embora possa ser encontrada em países tropicais como o Brasil.
              • As araucárias, representantes das angiospermas, são dioicas, o que significa que certo indivíduo dessa espécie produz flores apenas com elementos masculinos ou apenas com elementos femininos.
              • O crescimento do tubo polínico (gametófito masculino), exclusivamente nas angiospermas e gimnospermas, permitiu a conquista efetiva do meio terrestre, uma vez que a reprodução não mais dependia da presença de água.
              • Batata inglesa, gengibre e cenoura são exemplos de caules que são comumente confundidos com raízes. O que os caracteriza como caule é a presença de gemas laterais, geralmente visualizados como "pequenos pontinhos" na sua superfície.
              • (7)(Ufjf-pism 2 2020) Ao longo do desenvolvimento dos diferentes grupos de plantas, observamos algumas alterações que culminaram no surgimento das angiospermas. Com relação a esse grupo vegetal e seu ciclo de vida, é CORRETO afirmar que:
              • O desenvolvimento do fruto, a partir do ovário, contribuiu para uma maior dispersão das sementes, originadas a partir do óvulo, possibilitando-lhes alcançar lugares distantes dos indivíduos que as produzem.
              • O desenvolvimento da semente, caráter exclusivo das angiospermas, é um aspecto evolutivo importante com a função de proteger o embrião quando as sementes são liberadas ao ambiente externo.
              • A dupla fecundação, caráter compartilhado com as gimnospermas, permite a formação do embrião e de um tecido de reserva haploide que nutrirá o embrião durante o seu desenvolvimento.
              • As peças florais como sépalas e pétalas são os esporófilos responsáveis pela formação do megásporo e do micrósporo, respectivamente.
              • A polinização e a dispersão dos frutos pelo vento são fenômenos que ocorrem somente nas angiospermas e explicam a baixa diversidade biológica e a restrita distribuição geográfica das espécies desse grupo.
              • (8)São características exclusivas das bactérias:
              • Clorofila mitocondrial e ausência de carioteca.
              • Fragmentos plasmidiais e parede de celulose.
              • Respiração anaeróbia e fixação de nitrogênio.
              • DNA circular e parede celular de peptidioglicano.
              • Ribossomos aderidos ao retículo endoplasmático e fotorespiração.
              • (9)Alianças com os micro-organismos Diversidade microbiana facilita a resolução de problemas ambientais e a busca de medicamentos Pesquisadores do Centro de Energia Nuclear de Agricultura (CENA) da Universidade de São Paulo (USP) isolaram três linhagens de bactérias, dos gêneros Burkholderia, Pseudomonas e Arthrobacter, capazes de decompor hidrocarbonetos aromáticos como o diesel, abrindo perspectivas de uso para despoluição ambiental ou industrial. Desde a década de 1940, [...] os micro-organismos têm sido úteis para produzir medicamentos. A estreptomicina, isolada da cultura de uma bactéria de solo, a Streptomyces griseus, [...] era uma possibilidade atraente para o tratamento de tuberculose, sobre a qual a penicilina não atuava, embora apresentasse uma toxicidade alta. Outra espécie, a Streptomyces aerofaciens, forneceu a aeromicina, de menor toxicidade, que um grupo de médicos de Nova York testou em 35 pessoas com linfogranuloma venéreo, uma doença sexualmente transmissível de origem bacteriana, com resultados que consideraram excelentes. Entretanto, um levantamento da Organização Mundial de Saúde em 114 países indicou que a resistência de bactérias a antibióticos é, atualmente, um fenômeno global. Disponível em: . Acesso em: 30 dez. 2014. (adaptado) Com relação a esses micro-organismos, aos problemas ambientais acarretados por eles e ao desenvolvimento de linhagens bacterianas resistentes aos antibióticos referidos no texto, pode-se afirmar que
              • o reconhecimento de novos hábitats e de novas espécies de micro-organismos está facilitando a aplicação de micro-organismos para resolver problemas ambientais ou identificar potenciais medicamentos novos.
              • mutações gênicas ocorrem nas bactérias para adaptá-las aos antibióticos, de modo que a resistência é transmitida a seus descendentes.
              • o uso indiscriminado de antibióticos não compromete as infecções resistentes, pois os excessos de antibióticos promovem quebras cromossômicas no organismo doente, aumentando sua resistência natural.
              • todas as espécies de bactérias transformam os produtos encontrados no petróleo em subprodutos inócuos ao ambiente, através da biorremediação.
              • as variedades de bactérias antes inócuas adquirem resistência apenas a alguns antibióticos, e, portanto, não constituem um fenômeno global, pois a combinação de antibióticos é a melhor arma para enfrentá-las.
              • (10)O armazenamento de lipídeos é vantajoso sobre o de carboidratos pelo fato de os primeiros terem a característica de serem:
              • isolantes elétricos.
              • pouco biodegradáveis.
              • saturados de hidrogênios.
              • majoritariamente hidrofóbicos.
              • (11)(UFPel) Os lipídeos são moléculas apolares que não se dissolvem em solventes polares como a água. Com relação aos lipídeos, podemos afirmar que I. são moléculas ideais para o armazenamento de energia por longos períodos. II. importantes componentes de todas as membranas celulares. III. estão diretamente ligados à síntese de proteínas IV. servem como fonte primária de energia. V. a cutina, a suberina e a celulose são exemplos de lipídeos. A(s) alternativa(s) correta(s) é(são):
              • I, IV e V
              • I e III
              • II e IV
              • II e V
              • I e II
              • (12)(UFAM) O colesterol é um esteroide que constitui um dos principais grupos de lipídios. Com relação a esse tipo particular de lipídio, é correto afirmar que:
              • O colesterol é encontrado em alimentos tanto de origem animal como vegetal (por ex: manteigas, margarinas, óleos de soja, milho, etc.) uma vez que é derivado do metabolismo dos glicerídeos.
              • Na espécie humana, o excesso de colesterol aumenta a eficiência da passagem do sangue no interior dos vasos sanguíneos, acarretando a arteriosclerose.
              • O colesterol participa da composição química das membranas das células animais e é precursor dos hormônios sexuais masculino (testosterona) e feminino (estrógeno).
              • Nas células vegetais, o excesso de colesterol diminui a eficiência dos processos de transpiração celular e da fotossíntese.
              • O colesterol sempre é danoso ao organismo vivo seja ele animal ou vegetal.
              • (13)(PUC-RJ/2017) Sterna paradisaea, também conhecida como andorinha do ártico, é uma ave migratória que percorre aproximadamente 40.000 km a cada ano. A maior parte da energia requerida para uma ave realizar uma rota migratória de longa distância é armazenada sob a forma de:
              • glicogênio
              • gordura
              • proteína
              • carboidratos
              • ATP
              • (14)(ALBERT EINSTEIN/2019) Uma célula animal foi analisada ao microscópio, o que permitiu visualizar 4 cromossomos duplicados se deslocando para cada um dos polos da célula. Sabendo que a ploidia do animal é 2n = 8, a célula analisada encontra-se em
              • anáfase II da meiose.
              • metáfase da mitose.
              • anáfase da mitose.
              • anáfase I da meiose.
              • metáfase I da meiose
              • (15)Existem indivíduos que apresentam um número anormal de cromossomos em seu cariótipo. Isso ocorre devido a pequenas falhas no momento da separação dos cromossomos homólogos (meiose I) ou na separação das cromátides‐irmãs (meiose II). O zigoto portador dessa alteração no número de cromossomos dará origem, por mitose, às células embrionárias com alteração, que poderão impedir o seu desenvolvimento ou acarretar distúrbios ou síndromes no indivíduo. Essas falhas ocorrem em quais fases da meiose I e II, respectivamente?
              • Citocinese.
              • Prófase I e II.
              • Anáfase I e II.
              • Telófase I e II.
              • Metáfase I e II.
              • (16)(ALBERT EINSTEIN/2019) Uma célula animal foi analisada ao microscópio, o que permitiu visualizar 4 cromossomos duplicados se deslocando para cada um dos polos da célula. Sabendo que a ploidia do animal é 2n = 8, a célula analisada encontra-se em
              • anáfase II da meiose.
              • metáfase da mitose.
              • anáfase da mitose.
              • anáfase I da meiose.
              • metáfase I da meiose
              • (17)Existem indivíduos que apresentam um número anormal de cromossomos em seu cariótipo. Isso ocorre devido a pequenas falhas no momento da separação dos cromossomos homólogos (meiose I) ou na separação das cromátides‐irmãs (meiose II). O zigoto portador dessa alteração no número de cromossomos dará origem, por mitose, às células embrionárias com alteração, que poderão impedir o seu desenvolvimento ou acarretar distúrbios ou síndromes no indivíduo. Essas falhas ocorrem em quais fases da meiose I e II, respectivamente?
              • Citocinese.
              • Prófase I e II.
              • Anáfase I e II.
              • Telófase I e II.
              • Metáfase I e II.
              • (18)(UFRGS/2012) A membrana plasmática é uma estrutura que atua como limite externo da célula, permitindo que esta realize suas funções. Com relação à membrana plasmática, considere as afirmações abaixo. I. Sua estrutura molecular tem como componentes básicos lipídeos e proteínas. II. Os fosfolipídeos apresentam uma região hidrofílica que fica voltada para o ambiente não aquoso. III. O esteroide colesterol é um lipídio presente na membrana plasmática de células animais e vegetais. Quais estão corretas?
              • Apenas I
              • Apenas II
              • Apenas I e III
              • Apenas II e III
              • I, II e III
              • (19)A figura mostra um esquema da membrana plasmática. Em relação às moléculas que integram a membrana, é correto afirmar que a letra indicada por
              • K permite a identificação de moléculas.
              • P é formada exclusivamente por aminoácidos.
              • R é formada por monossacarídeos.
              • L pode permitir a passagem de algumas substâncias.
              • J possui uma região apolar e polar
              • (20)(FUVEST/2015) Nas figuras abaixo, estão esquematizadas células animais imersas em soluções salinas de concentrações diferentes. O sentido das setas indica o movimento de água para dentro ou para fora das células, e a espessura das setas indica o volume relativo de água que atravessa a membrana celular. A ordem correta das figuras, de acordo com a concentração crescente das soluções em que as células estão imersas, é:
              • I, II e III.
              • II, III e I.
              • III, I e II.
              • II, I e III.
              • III, II e I.
              • (21)A figura mostra uma célula numa fase da mitose. img1 A fase mitótica retratada na figura é denominada
              • interfase.
              • prófase.
              • metáfase.
              • anáfase.
              • telófase.
              • (22)(Colégio Naval/2017) A divisão celular é o processo que ocorre nos seres vivos por meio do qual uma célula, chamada célula-mãe, divide-se em células-filhas, com informações genéticas relativas à espécie. Dependendo do tipo de célula, esta se dividirá por mitose ou por meiose, eventos complexos que fazem parte do ciclo celular. A mitose é importante por diversos motivos, EXCETO porque
              • substitui as células mortas por outras novas.
              • regenera as partes lesadas do organismo.
              • as células-filhas são geneticamente diferentes da célula-mãe.
              • são as células somáticas que fazem esse tipo de divisão celular.
              • ocorre tanto com células haploides quanto com células diploides.
              • (23)(Unifagoc/2020 – Medicina) Analise a imagem a seguir. img1 É correto afirmar que se trata da seguinte etapa do ciclo celular:
              • Intérfase.
              • Prófase da mitose.
              • Anáfase da meiose.
              • Metáfase da mitose.
              • (24)Durante uma aula de campo no maciço de Baturité, os alunos pararam para descansar e almoçar, enquanto isso, o professor aproveitou para olhar a bela paisagem e refletir: A vida leva e traz, A vida faz e refaz, Será que quer achar Sua expressão mais simples? Nisto os alunos que estavam ali próximos do professor, perguntam o que realmente ele quis dizer com tais palavras. Sabendo do assunto, você compreende que os versos de autoria do professor podem ser traduzidos, no âmbito da Biologia, para os diversos ecossistemas existentes. Neles, os seres vivos ocupam diferentes nichos, participando do ciclo da matéria. Dentre os seres abaixo relacionados, aqueles que devolvem a matéria à sua expressão mais simples, para reiniciar o ciclo, são os
              • produtores.
              • herbívoros.
              • decompositores.
              • consumidores de 3º ordem.
              • consumidores de 4º ordem
              • (25)A charge ilustra a transferência de matéria numa cadeia alimentar. Considerando as setas indicativas de entrada e saída de energia nos níveis tróficos, o esquema que representa esse fluxo é Legenda: P produtores; C1 consumidor primário; C2 consumidor secundário e C3 consumidor terciário.
              • https://drive.google.com/file/d/1-JtkSrTH9uLWF4tXVImYWDqqVqnjxsbl/view?usp=sharing
              • https://drive.google.com/file/d/1okzdjt2xjTCNs74--y5lbSJqNImdM1vz/view?usp=sharing
              • https://drive.google.com/file/d/1A2Ft0OAdb3Hyq5-4Zw4W7dm6K-4tEyuK/view?usp=sharing
              • https://drive.google.com/file/d/1vNn3Te7E3-t0U_DN2A7VAy72BGHT91ym/view?usp=sharing
              • https://drive.google.com/file/d/1iApk7JK6ntpBcQJueBVDFmAvWg1DH8rD/view?usp=sharing
              • (26)A posição ocupada pela vaca, na interação apresentada na tirinha, a caracteriza como
              • produtora.
              • consumidora primária.
              • consumidora secundária.
              • consumidora terciária.
              • decompositora.
              • (27)(UFPB) [Questão discursiva adaptada] A figura a seguir representa uma célula eucariótica com detalhe para o núcleo e seus constituintes. img 1 De acordo com as funções desempenhadas pelos constituintes indicados na figura, julgue como verdadeiras ou falsas as sentensas a seguir. ( ) O envoltório nuclear comunica-se com o retículo endoplasmático granular. ( ) A síntese de proteínas será afetada se o nucléolo for experimentalmente removido ou impedido de funcionar. ( ) Os poros permitem a passagem da cromatina para o citosol, fenômeno indispensável para que ocorra a síntese de proteínas. ( ) A cromatina é constituída pelas moléculas de DNA associadas a proteínas. ( ) Os poros permitem a entrada das subunidades dos ribossomos para o núcleo. Atribuindo V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas, tem-se, respectivamente,
              • V, V, F, V, F.
              • V, F, F, F, V.
              • V, V, F, F, V.
              • F, F, V, F, V.
              • F, V, V, F, V.
              • (28)A diferença entre células eucariontes e procariontes está no núcleo. Os indivíduos procariontes possuem a molécula de DNA espalhada no citoplasma, enquanto, nos indivíduos eucariontes, ela se encontra no núcleo da célula. Quanto a esse núcleo, é correto afirmar que:
              • um núcleo saudável de uma célula possui sempre uma forma redonda e se encontra em seu centro, pois assim controla igualmente toda a célula.
              • no núcleo se encontra a cromatina, que é a associação das moléculas de DNA e proteínas, imersa no citoplasma e envolvida pela membrana nuclear.
              • núcleo é a região da célula que controla toda a produção de proteína, já que contém a molécula do DNA.
              • Além da molécula do DNA, o núcleo da célula contém outros organoides, como os ribossomos e o retículo.
              • é o núcleo que caracteriza as bactérias e algas azuis, já que são seres unicelulares.
              • (29)(Fac. Albert Einstein - Medicin 2022) No século XVII, o biólogo e físico holandês Jean-Baptiste van Helmont (1580-1644), estudioso da fisiologia das plantas, defendia a geração espontânea e procurou demonstrar a origem da matéria que permitia às plantas crescerem em vasos. img1 No experimento, Helmont plantou uma árvore jovem de salgueiro, de 2,28 kg, num vaso com 90,72 kg de terra. Após 5 anos, com hidratação contínua, a biomassa da árvore aumentou para 76,66 kg. Com base nos conhecimentos sobre fisiologia vegetal, a planta ganhou massa porque
              • fixou o carbono da atmosfera e utilizou o hidrogênio da água para produzir a matéria orgânica.
              • foi mantida no ponto de compensação fótico e dessa forma conseguiu realizar mais a fotossíntese.
              • passou a sintetizar o hormônio ácido abscísico, que estimulou a multiplicação celular.
              • absorveu grande quantidade de sais minerais do solo, reduzindo-o em 25% da quantidade inicial.
              • dependeu exclusivamente do consumo de água e de um pouco de sais minerais para crescer.
              • (30)(Uepb 2014) Gás carbônico e temperatura são dois importantes fatores que influenciam o processo de fotossíntese. Assinale a alternativa que representa a variação na taxa de fotossíntese em resposta à concentração de e à variação de temperatura.
              • https://drive.google.com/file/d/1p8HxnyHG--gugnVchheUv5nTEhKRGcv5/view?usp=sharing
              • https://drive.google.com/file/d/1Pr18yLTNgmS-eX_odQabHVLYFyLNgl5A/view?usp=sharing
              • https://drive.google.com/file/d/1edvtYfD7CQko0Fy1B7xiEO_6I42ysXsy/view?usp=sharing
              • https://drive.google.com/file/d/1TmGLugU97rIMT2f-3MnssWdzp-5wm-TP/view?usp=sharing
              • https://drive.google.com/file/d/19-SP0LK5bUVsBcR5tEVNdWvdSkUa-qbQ/view?usp=sharing
                                                                      • Língua portuguesa

                                                                      • (1)Qual da palavra abaixo está escrita CORRETAMENTE, segundo novo acordo ortográfico?
                                                                      • Pára (verbo).
                                                                      • Enjôo
                                                                      • Lêem
                                                                      • Alcateia
                                                                      • (2)Em relação ao hífen, segundo o novo acordo ortográfico está correta a palavra:
                                                                      • Semi-analfabeto
                                                                      • Neo-realismo
                                                                      • Micro-ondas
                                                                      • Re-editar
                                                                      • (3)Em relação a fonologia e seus conceitos, é correto afirmar que:
                                                                      • Letras e fonemas apresentam conceitos semelhantes.
                                                                      • Fonema é a representação gráfica da letra.
                                                                      • Fonema é a unidade mínima sonora que é capaz de estabelecer diferenciação entre um vocábulo e outro.
                                                                      • Fonologia é a parte da gramatica que estuda a letra apenas.
                                                                      • (4)A palavra engatilhar apresenta quantos fonemas?
                                                                      • 5
                                                                      • 6
                                                                      • 7
                                                                      • 8
                                                                      • (5)A palavra excesso apresenta quantos fonemas?
                                                                      • 5
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                                                                      • (6)O conceito de variações diastráticas, está correto em:
                                                                      • Também conhecidas como variações sociais, são tipos de variações linguísticas que ocorrem em virtude da convivência entre determinados grupos sociais que, por questões culturais, preferências, atividades ou profissões em comum adotam um linguajar próprio.
                                                                      • É caracterizada por seu dinamismo próprio, acarretando alterações na maneira de escrever, no significado de determinadas palavras e até mesmo no emprego delas.
                                                                      • Mais conhecidas como variações situacionais, elas ocorrem em função do contexto comunicativo, influenciando e determinando a maneira como as pessoas se dirigem ao interlocutor, adotando uma linguagem formal ou informal.
                                                                      • Também chamada de variação geográfica ou regional, consiste numa variação ocorrida quando a mesma Língua é falada de forma diferente, a depender de determinada localidade
                                                                      • (7)Sobre os tipos de variações linguísticas, é CORRETO afirmar que:
                                                                      • Dialetos: particularidades linguísticas de determinada região.
                                                                      • Regionalismo: variações regionais ou sociais de uma língua.
                                                                      • Socioletos: variantes da língua utilizadas por determinado grupo social.
                                                                      • Dialetos: expressões populares utilizadas por determinado grupo social.

                                                                      INDIQUE E GANHE + 30 DIAS

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                                                                      Através do formúlario abaixo é possível gerar novos simulados agendados.

                                                                      Link para consulta: https://cursomeds.com.br/cursos/mentoria/