UNIARP 3º período – Simulado 4

Exercicio de fixação

O corpo humano se mantém em vida por resultados de sistemas de controle complexos que contribuem na geração de sensações físicas quando há necessidade orgânica envolvida, como a fome na necessidade de nutrientes ou a prostração na necessidade de retenção de energia. Sobre esses sistemas de controle funcionais e as unidades responsáveis por mantê-lo, é incorreto afirmar:

A filtração glomerular depende intrinsecamente da pressão hidrostática capilar. Desse modo, julguem as afirmativas abaixo em falsas ou verdadeiras e assinale a alternativa correta: 1. Uma hipertensão arterial tende a elevar a taxa de filtração glomerular. 2. Uma maior resistência na arteríola aferente tende a elevar a taxa de filtração glomerular. 3. Uma maior resistência na arteríola eferente não causa efeito na taxa de filtração glomerular.

O estudo da regulação renal da pressão arterial auxilia no entendimento da fisiopatologia da hipertensão arterial. A principal alteração que desencadeia a hipertensão arterial crônica nessa patologia é:

A unidade funcional do rim é chamada de néfron. O néfron possui diversos segmentos que o compõe. Assinale abaixo a função do túbulo contorcido proximal na produção de urina:

A bile é importante na digestão e absorção de gorduras, além de servir de meio de excreção de substâncias próprias. Sobre a secreção biliar, é incorreto afirmar:

Sobre a drenagem linfática dos órgãos abdominais, assinale a afirmativa falsa:

A esquistossomose é uma doença parasitária endêmica do Brasil, e é transmitida pelo agente schistosoma mansoni. A forma de transmissão dessa doença é:

Ao observar uma lâmina, os acadêmicos de patologia têm dúvidas se observam um processo de inflamação crônica ou aguda. Logo, o professor explica que, para sanar essa dúvida, é preciso relembrar as principais características microscópicas da inflamação crônica e aguda e diferenciá-las. As principais características microscópicas da inflamação crônica estão corretamente descritas em:

A fase celular da inflamação consiste na passagem de leucócitos dos vasos para o tecido onde está acontecendo o processo inflamatório. Esse é um processo complexo que possui diversas etapas interdependentes. Dentre as alternativas a seguir, assinale aquela que expõe as etapas da fase celular da inflamação corretamente e em ordem de acontecimento:

A hidatidose é uma doença muito prevalente até os dias atuais, e é necessário reduzir as taxas de incidência e prevalência dessa parasitose por meio de prevenção do contágio e do desenvolvimento da doença. Entre as formas de profilaxia dessa parasitose, é incorreto afirmar:

O agente Strongyloides stercoralis possui um ciclo complexo, com passagem por diversos órgãos do organismo parasitado. Sobre a sintomatologia da parasitose causada por esse agente, é incorreto afirmar:

Sobre a anatomia e histofisiologia do timo, julgue as afirmativas abaixo em verdadeiras ou falsas e assinale a alternativa correta: 1. Com a ação dos hormônios sexuais, o timo sofre involução completa na puberdade, sendo substituído por tecido adiposo. 2. A barreira hematotímica é uma importante estrutura que envolve os vasos da região medular do órgão. 3. Os corpúsculos de Hassal são presentes na região medular do órgão e ainda não se conhece a sua função.

Seu curso expira em:

Dias
Horas
Minutos