Introdução à bioquímica (parte 1)

Exercicio de fixação

1) (UCPEL) Assim como os demais seres vivos, necessitamos de certa taxa de água no nosso corpo para nos mantermos vivos. Na realidade estamos constantemente perdendo água para o ambiente, e essa água precisa ser, de alguma forma, reposta, sem o que corremos o risco de nos desidratarmos. Podemos dizer que o papel da água nas reações químicas e metabolismo é:

2) (UEG) A água é o componente celular mais abundante, corresponde a cerca de 75 a 85% e está presente em todas as células. Essa abundância e universalidade nos seres vivos ocorre em função de diversas propriedades biológicas dessa molécula. Sobre essas propriedades, analise as afirmativas a seguir:

I- É um excelente solvente de várias substâncias orgânicas e inorgânicas, sendo por isso denominada como solvente universal, por causa das características elétricas de suas moléculas.

II- Permite a ocorrência das reações bioquímicas no citoplasma, além de contribuir para o equilíbrio térmico das células, evitando as variações bruscas de temperatura.

III- É uma molécula dotada da propriedade de catalisar determinadas reações bioquímicas, tanto no sentido de síntese como no de degradação de moléculas. Marque a alternativa CORRETA:

3) (PISM – UFJF) Você já deve ter observado um inseto caminhando pela superfície da água de uma lagoa. A propriedade da água que permite que a pata do inseto não rompa a camada de água é:

4) As biomoléculas apresentam diferentes interações com os receptores biológicos que permitem a ativação de diferentes ações biológicas no organismo humano. Nesse contexto, marque a alternativa correta sobre as interações biolóleculas receptores.

5) O único aminoácido que não possui carbono quiral é a:

Seu curso expira em:

Dias
Horas
Minutos