ESCLAREÇA SUAS DÚVIDAS

Procure sua dúvida abaixo!

Dúvidas sobre Processos de Transferência e Obtenção de Novo Título

Moro fora do Brasil e desejo transferir meu curso de medicina para uma faculdade brasileira. Qual melhor curso para mim?

O curso extensivo online é a melhor opção para você. Por ser online você não precisa se deslocar para assistir às aulas, economizando tempo e dinheiro com transportes e hospedagens. Além disso, o curso tem duração de cerca de 4 meses, tempo mais do que suficiente para ver todo o assunto com tranquilidade, estudar e realmente criar um aprendizado definitivo, que será fundamental para o seu sucesso.

O que é transferência externa?

Transferência externa é uma modalidade de acesso ao ensino superior. As faculdades habitualmente destinam as vagas ociosas aos processos de transferência externa.
Podem tentar transferência externa para medicina, estudantes de medicina de faculdades nacionais, estudantes de medicina de faculdades estrangeiras e estudantes de cursos afins a medicina. Cada faculdade determina no edital referente ao processo os alunos que podem tentar e em caso de aceitação de cursos afins, estabelece os cursos permitidos.

O que é obtenção de novo título?

Obtenção de novo título, portador de diploma, reingresso e acesso de graduados são sinônimos e se referem a modalidade de acesso, na qual, pessoas com diploma de ensino superior entram na faculdade de medicina sem prestar vestibular ou ENEM. Participam de processos seletivos específicos para portador de diploma. As faculdades que ofertam as vagas determinam quais graduações podem concorrer, a maioria das faculdades aceitam graduados de cursos afins a medicina, algumas aceitam graduados em qualquer curso superior.

O que é transferência Interna?

Trata-se de processos internos e restritos a alunos de uma instituição. Exemplificando: um aluno de odontologia de uma faculdade X transfere para o curso de medicina da mesma faculdade X. Nesses processos só podem tentar vagas para o curso de medicina, alunos de outros cursos matriculados na instituição. Também chamado de processo de reopção de curso ou reopção interna.

Quantos períodos eu preciso ter para transferir?

Depende! Cada edital apresenta regras quanto ao tempo mínimo de cursado pelo candidato a transferência. a maioria dos editais solicita entre um e dois períodos, mas existem editais que exigem até quatro períodos, mas são exceção. É comum os editais estabelecerem como critério um valor ou porcentagem mínima de carga horária. A maioria dos editas solicita 20% da carga cursada, mas existem variantes para mais ou menos. No banco de editais do MEDS você pode conhecer vários editais anteriores, até mesmo de instituições do seu interesse.

Posso transferir no final do curso?

É uma questão regida de forma individual por cada edital, de uma forma geral, a maioria das faculdades limita até o 8º período, mas existem muitas faculdades que limita por carga horária cursada, em média até no máximo 75% do curso cumprido na instituição de origem. Não é raro também as faculdades limitarem ao acesso até o terceiro ou quarto períodos apenas. Quanto antes o aluno transferir melhor, serão maiores as possibilidades,

A faculdade define para quais períodos são destinadas as vagas?

Algumas faculdades determinam para quais períodos são as vagas, assim o aluno não se candidata para todas as vagas de transferência que a faculdade disponibilizou, mas apenas para as vagas ofertadas para um determinado período.
Existem também as instituições que não determinam períodos específicos na oferta de vagas, assim os candidatos competirão por todas as vagas, após a aprovação serão alocados no período coerente com a carga horária cursada na faculdade de origem.

Vou dispensar/convalidar matérias?

Essa questão já pode ser antecipada pelo edital, mas é importante entrar em contato com a faculdade de interesse. Existem faculdades que não convalidam as disciplinas de alunos do exterior, condicionando a matrícula ao reinicio do curso. Felizmente a minoria das faculdades tem tal conduta. Alunos de faculdades brasileiras tem grande facilidade em convalidar a grade de sua faculdade de origem.
Muito importante ler o edital com calma, esta questão sempre está presente no edital.

Estou com a matrícula trancada, posso transferir de faculdade?

Depende do edital, a maioria absoluta das faculdades permite a transferência do aluno com matrícula em trancamento. O aluno com matrícula trancada mantém vínculo com a instituição de origem, mantendo os direitos burocráticos como aluno, pode pedir documentos e solicitar sua transferência quando aprovado em outra instituição. Importante frisar que há uma variação de aceitação dos editais quanto ao tempo de trancamento, variam de 6 meses a 2 anos.

Fui reprovado na minha faculdade de origem, posso tentar transferência?

A reprovação em uma ou mais disciplinas não impossibilita a transferência entre faculdades de medicina, a não ser que o edital deixe claro o impedimento, a maioria das faculdades permite a transferência do aluno reprovado.

Estudo em uma faculdade com método PBL ou Modular, consigo transferir?

A maioria das faculdades tradicionais aceitam alunos que cursam faculdades de medicina com métodos não tradicionais, o aluno que transfere do método PBL ou modular tem maior dificuldade em convalidar disciplinas. As faculdades com método alternativo tem uma tendência a aceitar alunos de faculdade com mesmo método.

Posso realizar quantas transferências durante minha graduação em medicina?

Não existe limite para o número de transferências durante a graduação de medicina, não há contraditório na legislação, algumas faculdades só permitem transferência de alunos que foram aprovados na instituição de origem por vestibular, assim o aluno não consegue realizar transferência para esta instituição, se a modalidade de acesso tiver sido obtenção ou transferência.

Sou acadêmico de curso da área da saúde/biológicas, consigo transferir para medicina?

Sim, alguns editais aceitam, esta forma de mobilidade é denominada transferência externa ou reopção externa, não é um processo comum, mas existem, vale a pena acompanhar os editais e manter se preparado para quando as oportunidades surgirem.

Quando ocorrem os processos de transferência externa e obtenção de novo título?

A temporada de editais se concentra em dois momentos no ano:
– Novembro a fevereiro.
– Junho a agosto.
Há faculdades que tem grande regularidade na publicação dos editais, abrindo sempre nos dois semestres ou anualmente.
Existem , no entanto, instituições que abrem edital esporadicamente, por isso a importância de estar preparado para aproveitar as oportunidades quando surgirem.

Dúvidas sobre a Compra de Cursos MEDS

Como faço pra comprar pelo site?

É muito fácil. Basta escolher o curso que você deseja, clicar sobre seu ícone, clicar no botão “comprar” e seguir os passos para cadastro e pagamento.  Você será direcionado para o site do PagSeguro, onde finalizará a compra.

O que é PagSeguro? Posso confiar?

Sim, pode confiar! O PagSeguro é o pioneiro e líder no mercado brasileiro de meios de pagamentos online. Pertencente ao UOL, empresa líder da internet brasileira, o PagSeguro possui em seu portfolio soluções de pagamentos para o comércio eletrônico, atendendo lojas virtuais, e também para estabelecimentos comerciais. O PagSeguro possui a certificação PCI, sigla em inglês para “Padrão de Segurança de Dados para a Indústria de Cartões de Pagamento”. Os seus dados são guardados em ambiente seguro e criptografados para que ninguém tenha acesso.

Se você comprou online e não recebeu o que foi acordado no momento da compra, o PagSeguro te ajuda a resolver. Você tem até 14 dias para acionar a Disputa.

Pagamento não autorizado: o que aconteceu? O que devo fazer?

São poucos os motivos para ter um pagamento não autorizado:

– Seu cartão não tem limite de crédito suficiente –nesse caso você deve ligar para seu banco/gerente e solicitar aumento de seu limite de crédito;

– Preenchimento errado dos dados do cartão – nesse caso deve-se retornar para a tela de compra e digitar novamente os dados do cartão;

– Se você não faz compras frequentes na internet, seu banco/cartão pode não autorizar a transação, pensando que não é você quem esta realizado – nesse caso você deve ligar para seu banco/cartão/gerente e confirmar a veracidade da operação e solicitar autorização.

Quanto tempo dura o curso?

O curso extensivo tem duração de 4 meses, em média.  Cursos intensivos podem ter duração menor, de acordo com cada situação criada pelo edital aberto.

O valor final ficou mais caro do que no site. Por quê?

Ao parcelar uma compra você deve arcar com o juros cobrado pelo PagSeguro, que é de 2,99% ao mês. Por isso, seu valor final ficará mais caro do que o anunciado no site.

E se eu não gostar das aulas?

Você tem até 7 dias para desistir da compra ter o seu dinheiro de volta. Mas isso não irá acontecer. As aulas são muito bem elaboradas, os professores são excelentes! Você se sentirá em uma sala de aula, onde quer que você esteja.

Moro fora do Brasil e desejo transferir meu curso de medicina para uma faculdade brasileira. Qual melhor curso para mim?

O curso extensivo online é a melhor opção para você. Por ser online você não precisa se deslocar para assistir às aulas, economizando tempo e dinheiro com transportes e hospedagens. Além disso, o curso tem duração de cerca de 4 meses, tempo mais do que suficiente para ver todo o assunto com tranquilidade, estudar e realmente criar um aprendizado definitivo, que será fundamental para o seu sucesso.

Como faço para comprar o material separado?

O material somente é vendido juntamente com o curso.

Quais são as formas de pagamento?

1- Cartão de crédito em até 12 vezes
2- Transferência bancária
3- Boleto à vista
4- Boleto parcelado”

Como o material é enviado?

O material comprado será embalado e enviado via correios. Você terá acesso ao código de rastreamento para acompanhar o trajeto de deus livros até a entrega em sua casa.

Dúvidas sobre as Aulas do Curso MEDS

Não sei meu login e senha.

O login e senha são enviados para seu e-mail ao dinal do preenchimento dos dados para a compra e seleção do método de pagamento. Caso não localize o e-mail verifique a pasta de Spam ou lixo Eletrônico e marque o nosso e-mail como Não é Spam ou Não é Lixo Eletrônico.

Caso não encontre, vá no site e clique em ESQUECI A SENHA e digite seu e-mail cadastrado na tela seguinte. Um link será enviado para este e-mail para você definir a senha (lembre de verificar as pastas Spam ou Lixo Eletrônico).

Meu vídeo está travando, o que eu faço?

Verifique se sua internet condiz com os requisitos mínimos pro curso. Diminua a resolução para 360p clicando no simbolo da engrenagem na janela do vídeo e veja se o travamento diminui. Verifique se não existe nenhum outro computador ou programa fazendo downloads na sua rede e passe um anti vírus atualizado.

Quanto tempo dura o curso?

O curso extensivo tem duração de 4 meses, em média.  Cursos intensivos podem ter duração menor, de acordo com cada situação criada pelo edital aberto.

Posso assistir às aulas de todos meus dispositivos eletrônicos (celular, tablet, computador…)?

Sim, porém não simultaneamente.

Como faço pra abrir o material do curso?

O material de cada módulo de disciplina está compactado em um arquivo .zip.
– No windows você pode clicar no arquivo após o download para ver o conteúdo dele.
– No Mac você clica 2 vezes no arquivo e ele é descompactado para uma pasta com o mesmo nome.
– Em celulares você precisa de um app para descompactar o zip.
– Usuários de iphone e ipad podem usar um app também, mas é recomendado abrir o arquivo em um computador

Os PDF que estão dentro do zip abrem no Adobe Acrobat Reader ou outro leitor de PDF.

Caso não encontre sua dúvida respondida ao lado nos envie ela através do formulário abaixo

5 + 12 =

Assista aos vídeos de ajuda abaixo: