TEMA 1
Valorização do SUS
Em 2020, o Sistema Único de Saúde (SUS) entrou em evidência pela sua importância nos atendimentos e ações durante a pandemia de covid-19. Tradicionalmente lembrado pela demora no atendimento e falta de equipamentos médicos e de recursos humanos, a mídia tem destacado o quanto o SUS é importante para a saúde pública, indo além da crise do novo coronavírus.
Nos Estados Unidos, por exemplo, não existe um sistema público de saúde e a população às vezes deixa de ir ao médico ou hospital por não ter condição financeira de pagar consultas, exames e cirurgias.
Disserte sobre o tema exposto acima:
TEMA 2
Saúde mental
Dois temas foram sugeridos pelos professores para a abordagem de saúde mental:
Os cuidados com a saúde mental no Brasil
Depressão e Transtornos de Ansiedade ou Humor são doenças potencializadas pelo estilo de vida contemporâneo. Os altos índices diagnosticados estão ligados não só às causas físicas ou genéticas, mas também relacionados com a influência de fatores externos como ambiente de estudo ou trabalho; cobrança de familiares; exigência por desempenho; estresse cotidiano com trânsito; violência urbana; doenças que desestabilizam a sociedade (como o covid-19); e impactos econômicos.
É preciso abordar a necessidade de se cuidar, deixar o preconceito de lado e buscar ajuda profissional quando for necessário. Ao mesmo tempo, é necessário que o acesso à saúde pública seja facilitado para que não haja exclusão no tratamento das camadas mais pobres da população.
Disserte sobre o tema exposto acima:
TEMA 3
Os impactos psicológicos do uso das redes sociais pelos jovens
Jovens entre 14 e 24 anos representam cerca de 90% dos usuários de rede social no mundo, segundo dados de uma pesquisa realizada no Reino Unido em 2019. O estudo do Instituto de Saúde Pública do Reino Unido constatou que o uso contínuo das redes sociais vicia mais do que álcool e cigarro.
Como é comum postar a sua melhor versão na internet, o risco de se comparar com outros e as cobranças podem gerar frustração, ansiedade e depressão, por exemplo. Por isso, abordar os impactos psicológicos neste contexto tão comum ao estudante brasileiro é uma boa proposta de redação para o Enem 2020.
Disserte sobre o tema acima
TEMA 4
Saúde nutricional no Brasil em debate
A saúde nutricional é um assunto bastante debatido na sociedade atual. Há um interesse maior da população por uma alimentação saudável, no entanto os preços elevados de alimentos naturais – principalmente os orgânicos – se contrapõem ao barateamento e facilidade de compra e consumo das refeições prontas (processados, na maior parte).
O debate deve girar em torno da qualidade nutricional da alimentação atual no Brasil e as soluções que podem ser encontradas para que o consumo de comidas saudáveis seja facilitado para as diferentes camadas sociais.
TEMA 5
Brasil acima do peso: o que fazer?
Pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde em 2019 mostra que o índice de obesidade no Brasil cresceu 67,8% de 2006 a 2018 e, além disso, mais da metade da população brasileira foi identificada como acima do peso. O tema permite ao estudante abordar as causas da obesidade e do sobrepeso e propor soluções para que as pessoas possam reduzir seu peso e melhorar a qualidade de vida.
Disserte sobre o tema acima:
TEMA 6
O envelhecimento e os direitos da população idosa no Brasil
A população brasileira está envelhecendo e os direitos do idoso são colocados em discussão. Com a pandemia de covid-19, idosos ganharam destaque por serem do grupo de risco de morte pela doença e estarem entre as principais pessoas que necessitam do isolamento social.
É possível discutir a qualidade de vida e o atendimento às necessidades desta parcela da sociedade levando em consideração ações como a Reforma da Previdência, o Estatuto do Idoso ou mesmo o projeto de lei que garante incentivos fiscais a empresários que contratarem pessoas com mais de 60 anos, aprovado no Senado Federal em fevereiro de 2020.
A valorização do idoso chegou a ser definida como tema da redação do Enem 2009, mas um vazamento na gráfica fez com as provas fossem reformuladas e a temática trocada para “O indivíduo frente à ética nacional”.
Disserte sobre o tema acima
TEMA 7
Movimento antivacina e ressurgimento de doenças erradicadas no Brasil
O Brasil é conhecido internacionalmente por seu programa de imunização. No entanto, o chamado “Movimento Antivacina” tem ganhado força nos últimos anos e, como consequência, a volta de doenças consideradas já erradicas, como é o caso do sarampo.
Disserte sobre o tema exposto acima:
TEMA 8
Automedicação e cibercondria na sociedade brasileira
A automedicação é uma prática perigosa e que pode se intensificar com o fácil acesso às informações sobre medicamentos pela internet, assim como a compra facilitada de remédios que não exigem receita. Estudos apontam que 26% da sociedade brasileira procura seus sintomas e busca tratamento nos sites de pesquisa, pela internet.
Disserte sobre o tema acima:
TEMA 9
O crescimento da AIDS entre os jovens no Brasil
O nosso segundo item dos temas de redação também está relacionado à saúde. Isso porque o número de casos de contágio pelo vírus HIV e a ocorrência de AIDS tem crescido muito entre os jovens brasileiros.
O contágio vem caindo nas outras faixas etárias, mas está crescendo em níveis alarmantes principalmente entre homossexuais e bissexuais masculinos na faixa etária de 15 a 25 anos.
A doença não tem cura, e o tratamento tem sérios efeitos colaterais apenas para controlar a taxa do vírus.
Disserte sobre o tema exposto acima:
TEMA 10
Assédio sexual
Os últimos anos foram marcados pela explosão de denúncias de assédio sexual envolvendo pessoas famosas no Brasil e no exterior. Esses acontecimentos tiveram enorme repercussão e deram início a um debate a nível global sobre o assunto
TEMA 11
Microcefalia e Zika Vírus
O Brasil foi fortemente impactado em 2015, 2016 e 2017 com a chegada do Zika Vírus. A face mais tenebrosa é quando grávidas pegam o Zika Vírus, principalmente no começo da gravidez, com alto risco de o neném nascer com microcefalia e outras consequências.
TEMAS ENEM 2009 -2019
2009 – “O indivíduo frente à ética nacional.”
2010 – “O trabalho na construção da dignidade humana.”
2011 – “Viver em rede no século XXI: os limites entre o público e o privado.”
2012 – “O movimento imigratório para o Brasil no século XXI.”
2013 – “Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil”
2014 – “Publicidade infantil em questão no Brasil”
2015 – “A persistência da violência contra a mulher no Brasil.”
2016 – “Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil.”
2016 – “Caminhos para combater o racismo no Brasil.” (2ª aplicação).
2017 – “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil.”
2018 – “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet.”
2019 – “Democratização do acesso ao cinema no Brasil.”