Maíra Luizi Silva Mariano
Transferência entre faculdades de medicina
Obtenção de novo título/medicina
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Prezado(a) Maíra Luizi Silva Mariano
As indicações feitas nesse documento tem como base o padrão apresentando nos últimos editais das faculdades relacionadas. Não há garantia de que esse padrão será seguido na íntegra nos próximos editais, podendo acontecer mudanças não previstas. Por isso, sempre recomendamos a leitura atenta de cada novo edital aberto para checar detalhadamente cada ponto antes de tomar a decisão de seguir ou não com sua inscrição.
Tendo em vista que seu último ENEM foi há mais de 5 anos. Sugerimos que você participe do ENEM novamente esse ano para que consiga utilizar sua nota nos processos seletivos de transferência/obtenção de novo título que o exigem.
Após análise do seu perfil acadêmico, fizemos uma seleção de faculdades que se enquadram nas suas necessidades levando em consideração o período no qual você se encontra, a faculdade de origem e as possibilidades de aproveitamento das disciplinas já cursadas até o momento.
Essas faculdades abrem editais com regularidade, normalmente no meio e final do ano, oferecem vagas para transferência e costumam ofertar um bom número de vagas e tem um alto índice de aprovação dos alunos do curso Meds.
Este é um documento pessoal e intransferível . Foi elaborado com base na individualidade do seu perfil e não pode ser extrapolado para outras realidades. As informações contidas nesse arquivo são válidas neste momento, uma vez que os editais sofrem modificações constantes. Portanto, este documento deve ser sempre atualizado e revisto.
Atenciosamente,
MEDS – Editora e Curso Preparatório para Concursos LTDA
CNPJ 23.875.665/0001-44
2 de dezembro de 2024
• Faculdade de Medicina Unoeste – UNOESTE(São Paulo)(Guarujá)(Sudeste)
• Faculdade de Medicina Unoeste – UNOESTE(São Paulo)(Jaú)(Sudeste)
• Universidade Potiguar – UnP(Rio Grande Do Norte)(Natal)(Nordeste)
• Universidade São Judas Tadeu –(São Paulo)(São Paulo)(Sudeste)
• Universidade Do Sul De Santa Catarina – UNISUL(Santa Catarina)(Tubarão)(Sul)
• Universidade Do Sul De Santa Catarina – UNISUL(Santa Catarina)(Pedra Branca)(Sul)
• Centro Universitário Max Planck – Instituto De Ensino Superior – UniMax(São Paulo)(Indaiatuba)(Sudeste)
• Universidade Estadual De Montes Claros – UNIMONTES(Minas Gerais)(Montes Claros)(Sudeste)
• Centro Universitário De Jaguariúna – UNIFAJ(São Paulo)(Jaguariúna)(Sudeste)
• Universidade Estadual Paulista Júlio De Mesquita Filho – UNESP(São Paulo)(Botucatu)(Sudeste)
• Centro Universitário De Belo Horizonte – UNI-BH(Minas Gerais)(Belo Horizonte)(Sudeste)
• Universidade Alto Vale Do Rio Do Peixe – UNIARP(Santa Catarina)(Caçador)(Sul)
• Universidade Estadual De Campinas – UNICAMP(São Paulo)(Campinas)(Sudeste)
• Universidade Federal De Uberlândia – UFU(Minas Gerais)(Uberlândia)(Sudeste)
• Universidade do Contestado – UnC(Santa Catarina)(Mafra)(Sul)
• Universidade Federal De Santa Catarina – UFSC(Santa Catarina)(Araranguá)(Sul)
• Universidade Federal De Santa Catarina – UFSC(Santa Catarina)(Florianópolis)(Sul)
• Faculdade De Medicina De Toledo – UFPR(Paraná)(Toledo)(Sul)
• Universidade Federal Do Paraná – UFPR(Paraná)(Curitiba)(Sul)
• Centro Universitário Barão De Mauá – UFBM(São Paulo)(Ribeirão Preto)(Sudeste)
• Universidade Do Estado Do Rio Grande Do Norte – UERN(Rio Grande Do Norte)(Mossoro)(Nordeste)
• Pontifícia Universidade Católica – PUC(Paraná)(Londrina)(Sul)
• Pontifícia Universidade Católica – PUC(Paraná)(Curitiba)(Sul)
• Universidade Anhembi Morumbi – UAM(São Paulo)(São Paulo)(Sudeste)
• Universidade Anhembi-Morumbi – UAM(São Paulo)(Piracicaba)(Sudeste)
• Universidade Anhembi-Morumbi – UAM(São Paulo)(São José dos Campos)(Sudeste)
• Universidade Brasil – UB(São Paulo)(Fernandópolis)(Sudeste)
• Universidade Estadual De Maringá – UEM(Paraná)(Maringá)(Sul)
• Faculdade De Medicina Do Abc – FMABC(São Paulo)(Santo André)(Sudeste)
• Instituto De Ciências Da Saúde – ICS – FUNORTE(Minas Gerais)(Montes Claros)(Sudeste)
• Faculdade Da Saúde E Ecologia Humana – FASEH(Minas Gerais)(Vespasiano)(Sudeste)
• Universidade Estácio de Sá – Estácio(São Paulo)(Ribeirão Preto)(Sudeste)
• Universidade Estácio de Sá – Estácio(Santa Catarina)(Jaraguá Do Sul)(Sul)
Maíra Luizi Silva Mariano |
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Objetivo: |
Residência no Brasil
: |
Faculdade de Origem: |
Período
: |
Modalidade de Seleção: Prova
DA PROVA. 1ª FASE (70% da nota final) A Primeira Fase do Processo do Seletivo de Transferência é classificatória/eliminatória. A prova será apresentada em um caderno com 60 (sessenta) questões de múltipla escolha e que totalizarão o máximo de 100 pontos, abrangendo conteúdo específico da graduação em medicina Análise do Perfil – 2ª FASE (30% da nota final) – Classificatória A Segunda Fase do Processo do Seletivo de Transferência é classificatória Considerando as orientações e determinações do Ministério da Saúde, no que concerne ao período de pandemia da Covid-19, esta fase será dissertativa e composta por 10 questões, totalizando 100 pontos. Nesta fase analisar-se-á o perfil de formação do candidato para a continuidade aos estudos no Curso de Medicina, considerado: . O nível de interesse e motivação para a área médica; . Habilidades e competências gerais; . Competências atitudinais para relacionamentos interpessoais e humanitários, como: empatia, inteligência emocional, capacidade de trabalho em equipe, compaixão, dentre outras; . Disponibilidade de tempo integral para os estudos. DA ANÁLISE DO HISTÓRICO ESCOLAR E ENSINO – 3ª FASE A terceira Fase do Processo do Seletivo de Transferência é Eliminatória. O Diretor da Faculdade de Medicina nomeará a Comissão de Avaliação, que será composta por professores do Curso de Medicina – Campus de Guarujá - SP, para análise do histórico escolar e dos Planos de Ensino. Para fins de aproveitamento de disciplinas quando da análise do Histórico Escolar e Planos de Ensino, será considerada a matriz curricular no 01 aprovada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão – CONSEPE da UNOESTE.
- 01 foto 3x4 recente
- 01 cópia da Cédula de Identidade recente
- 01 cópia do CPF - Cadastro de Pessoa Física
- 01 cópia do Título de Eleitor com comprovante de voto na última eleição, para maiores de 18 anos
- 01 cópia da Certidão de Nascimento ou de Casamento
- 01 cópia do documento atualizado de quitação com as obrigações militares ou alistamento (com digital ou carimbo de atualização)
- 01 cópia de comprovante de residência (IPTU, contas de luz, água ou telefone)
- 01 cópia autenticada do Histórico Escolar completo do Ensino Médio ou equivalente
- 01 cópia autenticada do Certificado de Conclusão do Ensino Médio, onde deve constar que o aluno concluiu o Ensino Médio e “está apto a prosseguir seus estudos em nível superior”, com assinatura e carimbo do Secretário e Diretor.
Os candidatos deverão anexar os documentos acima no sistema supracitado (no formato PDF), sendo de responsabilidade do próprio candidato os documentos a serem anexados, bem como possíveis prejuízos advindos de falhas na conexão à internet que estiver sendo usada para anexar os arquivos.
Data habitual do Processo: Julho e Dezembro
Último edital publicado:
Faculdade de Medicina Unoeste – UNOESTE - Google Drive
DA PROVA. 1ª FASE (70% da nota final) A Primeira Fase do Processo do Seletivo de Transferência é classificatória/eliminatória. A prova será apresentada em um caderno com 60 (sessenta) questões de múltipla escolha e que totalizarão o máximo de 100 pontos, abrangendo conteúdo específico da graduação em medicina Análise do Perfil – 2ª FASE (30% da nota final) – Classificatória A Segunda Fase do Processo do Seletivo de Transferência é classificatória Considerando as orientações e determinações do Ministério da Saúde, no que concerne ao período de pandemia da Covid-19, esta fase será dissertativa e composta por 10 questões, totalizando 100 pontos. Nesta fase analisar-se-á o perfil de formação do candidato para a continuidade aos estudos no Curso de Medicina, considerado: . O nível de interesse e motivação para a área médica; . Habilidades e competências gerais; . Competências atitudinais para relacionamentos interpessoais e humanitários, como: empatia, inteligência emocional, capacidade de trabalho em equipe, compaixão, dentre outras; . Disponibilidade de tempo integral para os estudos. DA ANÁLISE DO HISTÓRICO ESCOLAR E ENSINO – 3ª FASE A terceira Fase do Processo do Seletivo de Transferência é Eliminatória. O Diretor da Faculdade de Medicina nomeará a Comissão de Avaliação, que será composta por professores do Curso de Medicina – Campus de Guarujá - SP, para análise do histórico escolar e dos Planos de Ensino. Para fins de aproveitamento de disciplinas quando da análise do Histórico Escolar e Planos de Ensino, será considerada a matriz curricular no 01 aprovada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão – CONSEPE da UNOESTE.
Você poderá baixar o roteiro de estudo específico para essa instituição na sua área de mentoria.Clique no link abaixo e veja como Instruções roteiro de estudos
Modalidade de Seleção: Prova
DA PROVA. 1ª FASE (70% da nota final) A Primeira Fase do Processo do Seletivo de Transferência é classificatória/eliminatória. A prova será apresentada em um caderno com 60 (sessenta) questões de múltipla escolha e que totalizarão o máximo de 100 pontos, abrangendo conteúdo específico da graduação em medicina Análise do Perfil – 2ª FASE (30% da nota final) – Classificatória A Segunda Fase do Processo do Seletivo de Transferência é classificatória Considerando as orientações e determinações do Ministério da Saúde, no que concerne ao período de pandemia da Covid-19, esta fase será dissertativa e composta por 10 questões, totalizando 100 pontos. Nesta fase analisar-se-á o perfil de formação do candidato para a continuidade aos estudos no Curso de Medicina, considerado: . O nível de interesse e motivação para a área médica; . Habilidades e competências gerais; . Competências atitudinais para relacionamentos interpessoais e humanitários, como: empatia, inteligência emocional, capacidade de trabalho em equipe, compaixão, dentre outras; . Disponibilidade de tempo integral para os estudos. DA ANÁLISE DO HISTÓRICO ESCOLAR E ENSINO – 3ª FASE A terceira Fase do Processo do Seletivo de Transferência é Eliminatória. O Diretor da Faculdade de Medicina nomeará a Comissão de Avaliação, que será composta por professores do Curso de Medicina – Campus de Guarujá - SP, para análise do histórico escolar e dos Planos de Ensino. Para fins de aproveitamento de disciplinas quando da análise do Histórico Escolar e Planos de Ensino, será considerada a matriz curricular no 01 aprovada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão – CONSEPE da UNOESTE.
-01 foto 3x4 recente
- 01 cópia da Cédula de Identidade recente
- 01 cópia do CPF - Cadastro de Pessoa Física
- 01 cópia do Título de Eleitor com comprovante de voto na última eleição, para maiores de 18 anos
- 01 cópia da Certidão de Nascimento ou de Casamento
- 01 cópia do documento atualizado de quitação com as obrigações militares ou alistamento (com digital ou carimbo de atualização)
- 01 cópia de comprovante de residência (IPTU, contas de luz, água ou telefone)
- 01 cópia autenticada do Histórico Escolar completo do Ensino Médio ou equivalente
- 01 cópia autenticada do Certificado de Conclusão do Ensino Médio, onde deve constar que o aluno concluiu o Ensino Médio e “está apto a prosseguir seus estudos em nível superior”, com assinatura e carimbo do Secretário e Diretor.
Os candidatos deverão anexar os documentos acima no sistema supracitado (no formato PDF), sendo de responsabilidade do próprio candidato os documentos a serem anexados, bem como possíveis prejuízos advindos de falhas na conexão à internet que estiver sendo usada para anexar os arquivos.
Data habitual do Processo: Julho e Dezembro
Último edital publicado:
Faculdade de Medicina Unoeste – UNOESTE - Google Drive
DA PROVA. 1ª FASE (70% da nota final) A Primeira Fase do Processo do Seletivo de Transferência é classificatória/eliminatória. A prova será apresentada em um caderno com 60 (sessenta) questões de múltipla escolha e que totalizarão o máximo de 100 pontos, abrangendo conteúdo específico da graduação em medicina Análise do Perfil – 2ª FASE (30% da nota final) – Classificatória A Segunda Fase do Processo do Seletivo de Transferência é classificatória Considerando as orientações e determinações do Ministério da Saúde, no que concerne ao período de pandemia da Covid-19, esta fase será dissertativa e composta por 10 questões, totalizando 100 pontos. Nesta fase analisar-se-á o perfil de formação do candidato para a continuidade aos estudos no Curso de Medicina, considerado: . O nível de interesse e motivação para a área médica; . Habilidades e competências gerais; . Competências atitudinais para relacionamentos interpessoais e humanitários, como: empatia, inteligência emocional, capacidade de trabalho em equipe, compaixão, dentre outras; . Disponibilidade de tempo integral para os estudos. DA ANÁLISE DO HISTÓRICO ESCOLAR E ENSINO – 3ª FASE A terceira Fase do Processo do Seletivo de Transferência é Eliminatória. O Diretor da Faculdade de Medicina nomeará a Comissão de Avaliação, que será composta por professores do Curso de Medicina – Campus de Guarujá - SP, para análise do histórico escolar e dos Planos de Ensino. Para fins de aproveitamento de disciplinas quando da análise do Histórico Escolar e Planos de Ensino, será considerada a matriz curricular no 01 aprovada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão – CONSEPE da UNOESTE.
Você poderá baixar o roteiro de estudo específico para essa instituição na sua área de mentoria.Clique no link abaixo e veja como Instruções roteiro de estudos
Modalidade de Seleção: Análise Curricular
A análise curricular classificatória para a lista de espera, será realizada pela coordenação do Curso de Medicina Universidade Potiguar - UnP.
a) Histórico Escolar atualizado, assinado pela Instituição de Ensino, constando os semestres ou séries curriculares cumpridas pelo candidato, com as respectivas disciplinas, cargas horárias e média/conceito. Para os candidatos de IES estrangeiras, o Histórico Escolar deverá ser entregue com tradução juramentada
b) Planos de ensino das disciplinas já cursadas ou em curso (incluindo outros cursos de graduação de área afim), contendo os critérios de aprovação, assinado pela Instituição de Ensino. Para os candidatos oriundos de IES estrangeiras, os planos de ensino serão aceitos com tradução juramentada
e c) Declaração atualizada, assinada pela Instituição de Ensino que comprove o período em que o candidato está matriculado, com data prevista de término do período ou comprovação do trancamento da matrícula.
Os candidatos deverão anexar os documentos acima no sistema supracitado (no formato PDF), sendo de responsabilidade do próprio candidato os documentos a serem anexados, bem como possíveis prejuízos advindos de falhas na conexão à internet que estiver sendo usada para anexar os arquivos.
Data habitual do Processo: Fevereiro/Agosto
Último edital publicado:
Universidade Potiguar – UnP - Google Drive
A análise curricular classificatória para a lista de espera, será realizada pela coordenação do Curso de Medicina Universidade Potiguar - UnP.
Você poderá baixar o roteiro de estudo específico para essa instituição na sua área de mentoria.Clique no link abaixo e veja como Instruções roteiro de estudos
Modalidade de Seleção: Prova
O processo seletivo será feito em duas etapas. A primeira consistirá em uma prova objetiva de caráter eliminatório e classificatório e a segunda etapa consistirá em análise documental e curricular, de caráter eliminatório.
• Histórico Escolar traduzido da Instituição de Ensino completo (não poderá ser parcial, ou seja, deve constar todas as disciplinas cursadas), constando ano e forma de ingresso do candidato, informações das disciplinas cursadas com aprovação (carga horária, semestre e ano em que foi cursada e nota ou conceito de aprovação), cronologia integral desde o ingresso ao término da vinculação do acadêmico à Instituição de origem, carimbo, data e assinatura do responsável na Instituição de origem. • Programa (plano de ensino/conteúdo programático) das disciplinas cursadas e aprovadas constantes no Histórico Escolar com dados do aluno, carimbo, data e assinatura da Instituição de Ensino de origem. Não deverá ser enviado programa de disciplinas reprovadas. • Para as traduções dos planos de ensino em que o documento foi assinado de forma eletrônica, também deverá ser apresentado a cópia do recibo emitido pela Junta Comercial do Estado, ou documento que comprove oficialização da solicitação junto ao órgão emissor do documento. • Atestado de Regularidade Acadêmica com data de emissão de até 3 meses anteriores à data de início das inscrições, constando a situação do candidato no 1o semestre 2022, com exceção se a informação constar no histórico escolar. Será considerado estudante com Regularidade Acadêmica aquele que estiver regularmente matriculado no primeiro semestre de 2022 ou com Trancamento de Matrícula no curso por até 2 anos (primeiro semestre de 2022 inclusive) ou documento que descreva a suspensão temporária de vínculo acadêmico, de forma a poder se rematricular na instituição de origem, sem necessidade de novo processo seletivo. • Documento de reconhecimento/autorização do curso e da Universidade, com exceção se constar no Histórico Escolar. • Caso conste aproveitamento de estudos ou convalidação/validação de disciplinas no histórico escolar do candidato na IES de origem, este deverá apresentar toda a documentação citada acima da Instituição onde, de fato, as disciplinas foram cursadas (IES de origem da disciplina cursada).
Os candidatos deverão anexar os documentos acima no sistema supracitado (no formato PDF), sendo de responsabilidade do próprio candidato os documentos a serem anexados, bem como possíveis prejuízos advindos de falhas na conexão à internet que estiver sendo usada para anexar os arquivos.
Data habitual do Processo: Dezembro e Maio
Último edital publicado:
Universidade São Judas Tadeu – - Google Drive
O processo seletivo será feito em duas etapas. A primeira consistirá em uma prova objetiva de caráter eliminatório e classificatório e a segunda etapa consistirá em análise documental e curricular, de caráter eliminatório.
Você poderá baixar o roteiro de estudo específico para essa instituição na sua área de mentoria.Clique no link abaixo e veja como Instruções roteiro de estudos
Modalidade de Seleção: Prova
1ª etapa, de caráter eliminatório, consistirá de uma prova exclusivamente online, que dará ênfase a questões que testem a capacidade de raciocínio, análise e crítica, visando avaliar conhecimentos por meio de enfoque específico de Anatomia Humana, Bioquímica, Citologia, e serão elaboradas em consonância com o programa disponível no anexo II deste edital, conforme quadro abaixo. 2ª etapa, de caráter eliminatório e classificatório, consistirá na análise documental realizada pela Secretaria de Ensino e na análise curricular realizada pela Coordenação de Curso de Medicina. Nessa etapa, a Coordenação do Curso procederá a a análise da equivalência das disciplinas cursadas com aproveitamento no curso de origem, considerando conteúdos programáticos e carga horária, com vistas ao aproveitamento de estudos de disciplinas. Realizada a análise curricular, os candidatos serão classificados conforme a referida análise, na etapa/período ao qual deverá ser adequado, até o limite das vagas ofertadas neste Edital (limitado aos semestres com vagas existentes, conforme item 3).
Histórico Escolar da IES, constando ano de ingresso do candidato, carga horária por disciplina, semestre, ano, notas ou conceitos de aprovação, cronologia integral do ingresso ao término da vinculação do acadêmico à Instituição de origem e assinatura do responsável na Instituição. Programas das disciplinas constantes no Histórico Escolar com carimbo e assinatura da IES. Deverá ser enviado exclusivamente para o e-mail copeve.transferencia@animaeducacao.com.br. Atestado de regularidade acadêmica com data atual, constando a situação do candidato no 2º semestre 2021, com exceção se constar no Histórico Escolar. Será considerado estudante com regularidade acadêmica aquele que estiver regularmente matriculado ou com Trancamento de Matrícula no curso. Documento de reconhecimento/autorização do curso e da Universidade, com exceção se constar no Histórico Escolar. Caso conste aproveitamento de estudos ou convalidação/validação de disciplinas no histórico escolar do candidato, deverá apresentar toda a documentação citada acima da Instituição onde, de fato, as disciplinas foram cursadas (IES de origem da disciplina cursada). Diploma/Certificado de Conclusão e Histórico Escolar do Ensino Médio com indicação do ato legal que reconheceu ou autorizou o funcionamento do curso ou da escola, comprovando sua regularidade nos órgãos fiscalizadores de cada Estado (Conselhos Estaduais de Educação, Secretarias de Educação dos Estados da Federação, Gerência Regional de Educação) seja por Lei, Decreto, Portarias, Resoluções, com exceção se constar o certificado ou diploma no Histórico Escolar. Caso o candidato não tenha o documento do Ensino Médio no momento da inscrição, poderá enviar juntamente com os demais documentos complementares. (Será considerado com data atual o documento expedido no semestre vigente e que conste o semestre da respectiva regularidade acadêmica)
Os candidatos deverão anexar os documentos acima no sistema supracitado (no formato PDF), sendo de responsabilidade do próprio candidato os documentos a serem anexados, bem como possíveis prejuízos advindos de falhas na conexão à internet que estiver sendo usada para anexar os arquivos.
Data habitual do Processo: -
Último edital publicado:
Universidade Do Sul De Santa Catarina – UNISUL - Google Drive
1ª etapa, de caráter eliminatório, consistirá de uma prova exclusivamente online, que dará ênfase a questões que testem a capacidade de raciocínio, análise e crítica, visando avaliar conhecimentos por meio de enfoque específico de Anatomia Humana, Bioquímica, Citologia, e serão elaboradas em consonância com o programa disponível no anexo II deste edital, conforme quadro abaixo. 2ª etapa, de caráter eliminatório e classificatório, consistirá na análise documental realizada pela Secretaria de Ensino e na análise curricular realizada pela Coordenação de Curso de Medicina. Nessa etapa, a Coordenação do Curso procederá a a análise da equivalência das disciplinas cursadas com aproveitamento no curso de origem, considerando conteúdos programáticos e carga horária, com vistas ao aproveitamento de estudos de disciplinas. Realizada a análise curricular, os candidatos serão classificados conforme a referida análise, na etapa/período ao qual deverá ser adequado, até o limite das vagas ofertadas neste Edital (limitado aos semestres com vagas existentes, conforme item 3).
Você poderá baixar o roteiro de estudo específico para essa instituição na sua área de mentoria.Clique no link abaixo e veja como Instruções roteiro de estudos
Modalidade de Seleção: Prova
1ª etapa, de caráter eliminatório, consistirá de uma prova exclusivamente online, que dará ênfase a questões que testem a capacidade de raciocínio, análise e crítica, visando avaliar conhecimentos por meio de enfoque específico de Anatomia Humana, Bioquímica, Citologia, e serão elaboradas em consonância com o programa disponível no anexo II deste edital, conforme quadro abaixo. 2ª etapa, de caráter eliminatório e classificatório, consistirá na análise documental realizada pela Secretaria de Ensino e na análise curricular realizada pela Coordenação de Curso de Medicina. Nessa etapa, a Coordenação do Curso procederá a a análise da equivalência das disciplinas cursadas com aproveitamento no curso de origem, considerando conteúdos programáticos e carga horária, com vistas ao aproveitamento de estudos de disciplinas. Realizada a análise curricular, os candidatos serão classificados conforme a referida análise, na etapa/período ao qual deverá ser adequado, até o limite das vagas ofertadas neste Edital (limitado aos semestres com vagas existentes, conforme item 3).
Histórico Escolar da IES, constando ano de ingresso do candidato, carga horária por disciplina, semestre, ano, notas ou conceitos de aprovação, cronologia integral do ingresso ao término da vinculação do acadêmico à Instituição de origem e assinatura do responsável na Instituição. Programas das disciplinas constantes no Histórico Escolar com carimbo e assinatura da IES. Deverá ser enviado exclusivamente para o e-mail copeve.transferencia@animaeducacao.com.br. Atestado de regularidade acadêmica com data atual, constando a situação do candidato no 2º semestre 2021, com exceção se constar no Histórico Escolar. Será considerado estudante com regularidade acadêmica aquele que estiver regularmente matriculado ou com Trancamento de Matrícula no curso. Documento de reconhecimento/autorização do curso e da Universidade, com exceção se constar no Histórico Escolar. Caso conste aproveitamento de estudos ou convalidação/validação de disciplinas no histórico escolar do candidato, deverá apresentar toda a documentação citada acima da Instituição onde, de fato, as disciplinas foram cursadas (IES de origem da disciplina cursada). Diploma/Certificado de Conclusão e Histórico Escolar do Ensino Médio com indicação do ato legal que reconheceu ou autorizou o funcionamento do curso ou da escola, comprovando sua regularidade nos órgãos fiscalizadores de cada Estado (Conselhos Estaduais de Educação, Secretarias de Educação dos Estados da Federação, Gerência Regional de Educação) seja por Lei, Decreto, Portarias, Resoluções, com exceção se constar o certificado ou diploma no Histórico Escolar. Caso o candidato não tenha o documento do Ensino Médio no momento da inscrição, poderá enviar juntamente com os demais documentos complementares. (Será considerado com data atual o documento expedido no semestre vigente e que conste o semestre da respectiva regularidade acadêmica)
Os candidatos deverão anexar os documentos acima no sistema supracitado (no formato PDF), sendo de responsabilidade do próprio candidato os documentos a serem anexados, bem como possíveis prejuízos advindos de falhas na conexão à internet que estiver sendo usada para anexar os arquivos.
Data habitual do Processo: -
Último edital publicado:
Universidade Do Sul De Santa Catarina – UNISUL - Google Drive
1ª etapa, de caráter eliminatório, consistirá de uma prova exclusivamente online, que dará ênfase a questões que testem a capacidade de raciocínio, análise e crítica, visando avaliar conhecimentos por meio de enfoque específico de Anatomia Humana, Bioquímica, Citologia, e serão elaboradas em consonância com o programa disponível no anexo II deste edital, conforme quadro abaixo. 2ª etapa, de caráter eliminatório e classificatório, consistirá na análise documental realizada pela Secretaria de Ensino e na análise curricular realizada pela Coordenação de Curso de Medicina. Nessa etapa, a Coordenação do Curso procederá a a análise da equivalência das disciplinas cursadas com aproveitamento no curso de origem, considerando conteúdos programáticos e carga horária, com vistas ao aproveitamento de estudos de disciplinas. Realizada a análise curricular, os candidatos serão classificados conforme a referida análise, na etapa/período ao qual deverá ser adequado, até o limite das vagas ofertadas neste Edital (limitado aos semestres com vagas existentes, conforme item 3).
Você poderá baixar o roteiro de estudo específico para essa instituição na sua área de mentoria.Clique no link abaixo e veja como Instruções roteiro de estudos
Modalidade de Seleção: Prova
Este Processo Seletivo será constituído por uma única fase composta por uma Avaliação Cognitiva com 20 (vinte) questões dissertativas. Após a correção da avaliação, todos os candidatos serão classificados em ordem decrescente baseada na nota final alcançada na Avaliação, permitindo às IES, o aproveitamento de todos os classificados até o limite de suas vagas, com publicação da lista de classificação e lista de chamada nos termos do presente Edital, no site da IES. Em caso de empate será classificado o candidato com a maior nota na questão integradora, e, em permanecendo a situação, o de maior idade.
. Atestado de Matrícula na IES de origem
. Histórico Escolar da IES de origem
. Conteúdo Programático/Ementas da IES de origem
Os candidatos deverão anexar os documentos acima no sistema supracitado (no formato PDF), sendo de responsabilidade do próprio candidato os documentos a serem anexados, bem como possíveis prejuízos advindos de falhas na conexão à internet que estiver sendo usada para anexar os arquivos.
Data habitual do Processo: Janeiro e Junho
Último edital publicado:
Centro Universitário Max Planck – Instituto De Ensino Superior – UniMax - Google Drive
Este Processo Seletivo será constituído por uma única fase composta por uma Avaliação Cognitiva com 20 (vinte) questões dissertativas. Após a correção da avaliação, todos os candidatos serão classificados em ordem decrescente baseada na nota final alcançada na Avaliação, permitindo às IES, o aproveitamento de todos os classificados até o limite de suas vagas, com publicação da lista de classificação e lista de chamada nos termos do presente Edital, no site da IES. Em caso de empate será classificado o candidato com a maior nota na questão integradora, e, em permanecendo a situação, o de maior idade.
Você poderá baixar o roteiro de estudo específico para essa instituição na sua área de mentoria.Clique no link abaixo e veja como Instruções roteiro de estudos
Modalidade de Seleção: Análise Curricular
O Processo Seletivo constará de exame da documentação, do histórico escolar do candidato e da estrutura curricular do curso da vaga pleiteada para elaboração da equivalência curricular e estabelecimento do plano de estudos, considerando o sistema de matrícula por disciplina.
DOCUMENTAÇÃO PARA A 1ª ETAPA DO PROCESSO SELETIVO: a) Histórico Escolar do curso de graduação atual e/ou de outros cursos superiores que o candidato tenha feito. Nele, deverá constar a carga horária e o aproveitamento obtido em cada disciplina, com as respectivas notas, bem como a assinatura da autoridade competente. Os candidatos deverão observar o disposto nos subitens 5.5 e 5.5.1 do Edital. b) Declaração de Matrícula (ou documento similar) do aluno na instituição de ensino superior de origem, no 1º semestre de 2021, constando curso, série ou período. c) Documento oficial de identificação do candidato (Carteira de Identidade), cópia legível e sem rasuras. d) Comprovação de reconhecimento/autorização do curso frequentado na instituição de origem. e) Comprovação de credenciamento/reconhecimento da instituição de ensino superior, no caso de instituição estrangeira. DOCUMENTAÇÃO PARA A 2ª ETAPA DO PROCESSO SELETIVO: a) Programa das disciplinas (Planos de Ensino), cursadas com aproveitamento, conforme o Histórico Escolar do curso de graduação atual e de outros cursos superiores que tenha feito e que possa haver possibilidade de aproveitamento para o curso pleiteado. Caso o candidato tenha sido dispensado do cumprimento de alguma disciplina na instituição de origem, por aproveitamento de estudos de curso anterior, o plano de curso a ser enviado será aquele da disciplina efetivamente cursada. b) Histórico Escolar do curso de graduação atual e de outros cursos superiores que o candidato tenha feito. Nele deverá constar carga horária e a nota de aproveitamento obtido nas disciplinas cursadas, bem como a assinatura da autoridade competente. Os candidatos deverão observar o disposto nos subitens 5.5 e 5.5.1 do Edital.
Os candidatos deverão anexar os documentos acima no sistema supracitado (no formato PDF), sendo de responsabilidade do próprio candidato os documentos a serem anexados, bem como possíveis prejuízos advindos de falhas na conexão à internet que estiver sendo usada para anexar os arquivos.
Data habitual do Processo: Maio
Último edital publicado:
Universidade Estadual De Montes Claros – UNIMONTES - Google Drive
O Processo Seletivo constará de exame da documentação, do histórico escolar do candidato e da estrutura curricular do curso da vaga pleiteada para elaboração da equivalência curricular e estabelecimento do plano de estudos, considerando o sistema de matrícula por disciplina.
Você poderá baixar o roteiro de estudo específico para essa instituição na sua área de mentoria.Clique no link abaixo e veja como Instruções roteiro de estudos
Modalidade de Seleção: Prova
Este Processo Seletivo será constituído por uma única fase composta por uma Avaliação Cognitiva com 20 (vinte) questões dissertativas. Após a correção da avaliação, todos os candidatos serão classificados em ordem decrescente baseada na nota final alcançada na Avaliação, permitindo às IES, o aproveitamento de todos os classificados até o limite de suas vagas, com publicação da lista de classificação e lista de chamada nos termos do presente Edital, no site da IES. Em caso de empate será classificado o candidato com a maior nota na questão integradora, e, em permanecendo a situação, o de maior idade.
. Atestado de Matrícula na IES de origem
. Histórico Escolar da IES de origem
. Conteúdo Programático/Ementas da IES de origem
Os candidatos deverão anexar os documentos acima no sistema supracitado (no formato PDF), sendo de responsabilidade do próprio candidato os documentos a serem anexados, bem como possíveis prejuízos advindos de falhas na conexão à internet que estiver sendo usada para anexar os arquivos.
Data habitual do Processo: Janeiro e Junho
Último edital publicado:
Centro Universitário De Jaguariúna – UNIFAJ - Google Drive
Este Processo Seletivo será constituído por uma única fase composta por uma Avaliação Cognitiva com 20 (vinte) questões dissertativas. Após a correção da avaliação, todos os candidatos serão classificados em ordem decrescente baseada na nota final alcançada na Avaliação, permitindo às IES, o aproveitamento de todos os classificados até o limite de suas vagas, com publicação da lista de classificação e lista de chamada nos termos do presente Edital, no site da IES. Em caso de empate será classificado o candidato com a maior nota na questão integradora, e, em permanecendo a situação, o de maior idade.
Você poderá baixar o roteiro de estudo específico para essa instituição na sua área de mentoria.Clique no link abaixo e veja como Instruções roteiro de estudos
Modalidade de Seleção: Prova
A Prova Escrita: A prova constará de 100 (cem) questões, na forma de testes de múltipla escolha, com 05 (cinco) alternativas cada, versando sobre todas as unidades curriculares obrigatórias ministradas no ano anterior ao pretendido para transferência, sendo o número de questões proporcional à carga horária das mesmas, e terá duração de 04 (quatro) horas;
. Prova de conclusão de curso de nível médio e respectivo histórico escolar
. Histórico escolar do curso superior de origem, contendo a carga horária de cada disciplina, inclusive de estágios e trabalhos de campo, e notas obtidas
.Parecer de equivalência de estudos médios emitido pela Secretaria da Educação, se tratar de candidato que tenha cursado estudos de nível médio no Exterior
. Os documentos escolares em língua estrangeira deverão estar vistados pela autoridade consular brasileira no país de origem, acompanhados da respectiva tradução oficial
. Critérios de aprovação adotados pela Instituição de Origem
. Programa de disciplinas cursadas, fornecidas pela instituição de origem, com todas as folhas carimbadas e/ou rubricadas pela Secretaria da Instituição.
Os candidatos deverão anexar os documentos acima no sistema supracitado (no formato PDF), sendo de responsabilidade do próprio candidato os documentos a serem anexados, bem como possíveis prejuízos advindos de falhas na conexão à internet que estiver sendo usada para anexar os arquivos.
Data habitual do Processo: Outubro
Último edital publicado:
Universidade Estadual Paulista Júlio De Mesquita Filho – UNESP - Google Drive
A Prova Escrita: A prova constará de 100 (cem) questões, na forma de testes de múltipla escolha, com 05 (cinco) alternativas cada, versando sobre todas as unidades curriculares obrigatórias ministradas no ano anterior ao pretendido para transferência, sendo o número de questões proporcional à carga horária das mesmas, e terá duração de 04 (quatro) horas;
Você poderá baixar o roteiro de estudo específico para essa instituição na sua área de mentoria.Clique no link abaixo e veja como Instruções roteiro de estudos
Modalidade de Seleção: Prova
Para os candidatos ingressantes como Transferência Externa, o processo seletivo será feito em duas etapas, a primeira de caráter eliminatório e a segunda etapa de caráter eliminatório e classificatório. A primeira etapa, de caráter eliminatório, consistirá na entrega da documentação estabelecida A segunda etapa, consistirá de uma prova, exclusivamente online, que dará ênfase a questões que testem capacidade de raciocínio, análise e crítica, destinam-se a avaliar conhecimentos por meio de enfoque específico de Anatomia Humana, Bioquímica, Citologia, e serão elaboradas em consonância com o programa disponível no anexo I do edital.
• declaração de matrícula ou de matrícula trancada, quando for o caso
e emitida no ano e semestre vigente. • sistema de avaliação da instituição de origem
• declaração que contenha o número do instrumento legal que autorizou, reconheceu ou credenciou a instituição de origem (reconhecimento do curso)
• histórico escolar do curso de graduação
• plano de Ensino das Disciplinas cursadas e em curso, com autenticação da instituição de origem.
Os candidatos deverão anexar os documentos acima no sistema supracitado (no formato PDF), sendo de responsabilidade do próprio candidato os documentos a serem anexados, bem como possíveis prejuízos advindos de falhas na conexão à internet que estiver sendo usada para anexar os arquivos.
Data habitual do Processo: Janeiro
Último edital publicado:
Centro Universitário De Belo Horizonte – UNI-BH - Google Drive
Para os candidatos ingressantes como Transferência Externa, o processo seletivo será feito em duas etapas, a primeira de caráter eliminatório e a segunda etapa de caráter eliminatório e classificatório. A primeira etapa, de caráter eliminatório, consistirá na entrega da documentação estabelecida A segunda etapa, consistirá de uma prova, exclusivamente online, que dará ênfase a questões que testem capacidade de raciocínio, análise e crítica, destinam-se a avaliar conhecimentos por meio de enfoque específico de Anatomia Humana, Bioquímica, Citologia, e serão elaboradas em consonância com o programa disponível no anexo I do edital.
Você poderá baixar o roteiro de estudo específico para essa instituição na sua área de mentoria.Clique no link abaixo e veja como Instruções roteiro de estudos
Modalidade de Seleção: Prova
Primeira etapa: Constitui-se da análise da documentação protocolada pelo candidato, com preenchimento de planilhas de equivalências das disciplinas, atividades ou unidades curriculares considerando o semestre cursado. Segunda etapa: Ao ser aprovada a documentação do candidato, uma avaliação de conhecimentos teóricos com 40 questões de múltipla escolha, elaboradas com base nos principais objetivos de aprendizagem da fase anterior a pretendida no ato da inscrição de transferência, será aplicada a todos os candidatos, segundo orientações do item 5 deste edital.
Para os acadêmicos que cursam medicina, independente da origem da instituição (Nacional ou Estrangeira), far-se-á necessária, obrigatoriamente, a submissão das seguintes documentações para que participem do processo de seleção: 3.1.1 Cópia autenticada ou original do histórico oficial do curso de graduação, contendo informações sobre o aproveitamento do semestre e também a carga horária de cada atividade curricular ou disciplina cursada com as devidas assinaturas institucionais. 3.1.1.1 O histórico escolar do curso de graduação deverá conter a média aritmética de todas as disciplinas cursadas, caso não seja emitido tal informação no documento, uma declaração à parte, devidamente assinada pelos responsáveis da IES, deverá ser anexada e submetida junto ao mesmo. 3.1.1.2 Históricos que não apresentem as assinaturas institucionais em papel timbrado, serão indeferidos, sendo o candidato excluído do processo de seleção por documentação incompleta. 3.1.1.3 Históricos escolares incompletos em relação ao período anterior ao que se pretende transferir não serão aceitos. 3.1.2 Via original e atualizada da declaração que comprove regularidade de vínculo com a IES da qual pretende-se transferir sendo essa com data de 2024/2 ou 2025/1 (declaração de matrícula, declaração de vínculo, atestado de frequência ou comprovante do trancamento de matrícula). 3.1.2.1 Os candidatos que apresentarem declaração de vínculo de 2024/2, caso aprovados, deverão apresentar declaração de vínculo atualizada no ano e semestre de 2025/1, no ato da matrícula. 3.1.3 Deverão ser apresentadas as cópias originais com carimbo do ementário de todas as disciplinas, atividades curriculares ou unidades curriculares com o conteúdo programático até então cursados, a falta desses, será critério para indeferimento da matrícula do candidato, resultando na perda da inscrição. 3.1.4 Cópia do sistema de avaliação do curso de origem devidamente assinado e carimbado por um responsável da IES de origem
3.1.5 Cópia do ato de reconhecimento ou ato de autorização do curso de origem, sendo válido os últimos atos
3.1.6 Cópia simples dos documentos de identificação pessoal e comprovante de residência (Identidade e CPF)
3.1.7 No ato da inscrição, as documentações dos candidatos de transferência externa vindos do exterior, não precisam, obrigatoriamente, estar traduzidas e juramentadas, contudo precisam estar apostiladas, seguindo as recomendações de Haia e com o carimbo do Ministério da Educação do Brasil, atestando sua legalidade, no entanto, tais candidatos matriculados em instituições estrangeiras deverão apresentar, obrigatoriamente, até o dia 01 do mês de junho do ano de 2025 toda a documentação submetida para inscrição neste edital, referente ao curso de origem (histórico escolar, ementários, sistema de avaliação, dentre outras que se fizerem necessárias) devidamente traduzida e juramentada por órgãos competentes de educação, originais, carimbadas e assinadas
3.1.8 Após a entrega da documentação traduzida e juramentada, os candidatos poderão procurar a coordenação do curso para análise e aproveitamento de atividades curriculares referentes ao Core curriculum. 3.1.8.1 O não cumprimento do item 3.1.7 deste edital impossibilita a renovação da matrícula do futuro acadêmico e sua permanência no curso, sendo assim, o mesmo perderá seu direito de vaga. 3.2 Para os acadêmicos dos cursos da área da saúde da UNIARP: 3.2.1 Obrigatória a submissão do histórico escolar, comprovando o aproveitamento mínimo das horas, bem como os documentos de identificação pessoal. 3.3 A UNIARP reserva-se no direito de não aceitar as inscrições que não atendam aos requisitos do item 3 e seguintes contidos neste edital. 3.4 A UNIARP não se responsabiliza por solicitação de inscrição via internet não recebida por motivos de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamento de linhas ou outros fatores que impossibilitem a transferência de dados. 3.5 Não serão recebidas documentações via e-mail de candidatos que não conseguiram submeter as documentações via portal de inscrição. 3.5.1 Para que não ocorra erros na submissão de documentos, aconselha se aos candidatos que anexem os arquivos em .pdf numa pasta arquivo .zip. 3.6 Todos os documentos deverão ser submetidos na forma de arquivo .pdf, arquivos em .jpg, .jpeg ou derivados serão automaticamente indeferidos, sendo o candidato excluído do processo de seleção por documentação incompleta. 3.6.1 Não serão aceitas fotos de documentos convertidas em arquivo .pdf. 3.7 O candidato assume total responsabilidade pelas informações prestadas no formulário de inscrição e pelas consequências de eventuais erros ou omissões no preenchimento de qualquer um de seus campos. 3.7.1 No ato da inscrição, favor atentar ao período pretendido de transferência, não serão remanejados candidatos que se inscreveram em períodos dos quais não havia pretensão. 3.8 A inexatidão ou irregularidade das informações prestadas ou dos documentos apresentados importará a eliminação do candidato do certame, em qualquer fase do processo seletivo.
Os candidatos deverão anexar os documentos acima no sistema supracitado (no formato PDF), sendo de responsabilidade do próprio candidato os documentos a serem anexados, bem como possíveis prejuízos advindos de falhas na conexão à internet que estiver sendo usada para anexar os arquivos.
Data habitual do Processo: Julho e Novembro
Último edital publicado:
Universidade Alto Vale Do Rio Do Peixe – UNIARP - Google Drive
Primeira etapa: Constitui-se da análise da documentação protocolada pelo candidato, com preenchimento de planilhas de equivalências das disciplinas, atividades ou unidades curriculares considerando o semestre cursado. Segunda etapa: Ao ser aprovada a documentação do candidato, uma avaliação de conhecimentos teóricos com 40 questões de múltipla escolha, elaboradas com base nos principais objetivos de aprendizagem da fase anterior a pretendida no ato da inscrição de transferência, será aplicada a todos os candidatos, segundo orientações do item 5 deste edital.
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Modalidade de Seleção: Prova
é composto por duas fases de caráter eliminatório e classificatório para todos(as) os(as) candidatos(as): I. Prova de Leitura e Interpretação de Textos (PLIT) e Prova de Conhecimentos Específicos (PCE) relativos às grandes áreas de conhecimento. II. Análise de Compatibilidade de Currículo.
. comprovante de reconhecimento ou autorização de funcionamento do curso em que se encontra matriculado, exceto para candidato(a) oriundo(a) de IES estrangeira ou de cursos de graduação da própria Unicamp. Caso conste no histórico escolar ou atestado de matrícula, não há necessidade da entrega deste documento à parte
. histórico escolar atualizado até a data da inscrição, contendo notas, unidades de créditos e/ou respectivas cargas horárias das disciplinas cursadas, exceto para alunos de cursos de graduação da Unicamp. O(a) candidato(a) matriculado(a) em curso semestral deverá ter, no mínimo, um semestre cursado com ao menos uma disciplina com aprovação. Se matriculado(a) em curso anual, deverá ter, no mínimo, uma disciplina com aprovação registrada no histórico escolar na fase de análise de compatibilidade de currículo. Não serão aceitas declarações de aprovação parcial de disciplinas. . atestado de matrícula contendo disciplinas em curso, com unidades de créditos e/ou respectivas cargas horárias
. programas detalhados das disciplinas cursadas, devidamente carimbados e assinados pelas IES de origem ou com código de autenticidade. As assinaturas nos programas das disciplinas devem ser identificadas pelo menos na última folha de cada programa (carimbo do funcionário responsável pela emissão do programa)
. programas detalhados das disciplinas em curso. Não há necessidade de carimbo e assinatura para os programas das disciplinas em curso na fase de análise de compatibilidade de currículo
Os candidatos deverão anexar os documentos acima no sistema supracitado (no formato PDF), sendo de responsabilidade do próprio candidato os documentos a serem anexados, bem como possíveis prejuízos advindos de falhas na conexão à internet que estiver sendo usada para anexar os arquivos.
Data habitual do Processo: Julho
Último edital publicado:
Universidade Estadual De Campinas – UNICAMP - Google Drive
é composto por duas fases de caráter eliminatório e classificatório para todos(as) os(as) candidatos(as): I. Prova de Leitura e Interpretação de Textos (PLIT) e Prova de Conhecimentos Específicos (PCE) relativos às grandes áreas de conhecimento. II. Análise de Compatibilidade de Currículo.
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Modalidade de Seleção: Prova
O Processo Seletivo de Transferência Facultativa 2022 será executado em duas etapas: a primeira, de caráter classificatório, com prova objetiva e prova de redação, e a segunda, de caráter eliminatório, com análise documental; as duas de inteira responsabilidade da Universidade Federal de Uberlândia, a quem cabe planejar, realizar e divulgar todos os atos relativos ao processo seletivo.
Requerimento de aceitação no curso em que foi classificado no Processo Seletivo para Preenchimento das Vagas Ociosas da UFU em 2021 por meio de Transferência Facultativa disponível em
Os candidatos deverão anexar os documentos acima no sistema supracitado (no formato PDF), sendo de responsabilidade do próprio candidato os documentos a serem anexados, bem como possíveis prejuízos advindos de falhas na conexão à internet que estiver sendo usada para anexar os arquivos.
Data habitual do Processo: Julho/Dezembro
Último edital publicado:
Universidade Federal De Uberlândia – UFU - Google Drive
O Processo Seletivo de Transferência Facultativa 2022 será executado em duas etapas: a primeira, de caráter classificatório, com prova objetiva e prova de redação, e a segunda, de caráter eliminatório, com análise documental; as duas de inteira responsabilidade da Universidade Federal de Uberlândia, a quem cabe planejar, realizar e divulgar todos os atos relativos ao processo seletivo.
Você poderá baixar o roteiro de estudo específico para essa instituição na sua área de mentoria.Clique no link abaixo e veja como Instruções roteiro de estudos
Modalidade de Seleção: Análise Curricular
. Os candidatos serão classificados pelo maior Coeficiente de rendimento mínimo geral nas disciplinas cursadas no curso de origem. . Para a classificação final serão listados o(a)s candidato(a)s apto(a)s, na ordem decrescente dos pontos obtidos.
Histórico escolar atualizado ou documento equivalente emitido pela IES brasileira, que ateste as disciplinas cursadas pelo estudante, a respectiva carga horária e desempenho do estudante, bem como os dados do processo seletivo de ingresso no ensino superior e a regularidade do acadêmico junto ao Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade)
Histórico escolar ou documento equivalente emitido pela IES estrangeira, que ateste as disciplinas cursadas pelo estudante, a respectiva carga horária e desempenho do estudante Original, que comprove o vinculo regular com o estabelecimento de origem, sendo obrigatória a apresentação do correspondente histórico escolar traduzido para o idioma vernáculo. Uma via do Histórico Escolar e Certificado de Conclusão do Ensino Médio, originais ou cópia autenticada destes
Uma via do programa das disciplinas CURSADAS COM APROVAÇÃO, com ementário e carga horária de acordo com o histórico escolar, original, carimbada e assinada. Se o programa não apresentar o ano e período em que a disciplina foi cursada, o aluno deverá trazer uma declaração de vigência dos mesmos, carimbada e assinada pela Instituição, devidamente traduzida para o idioma vernáculo. Contrato de prestação de serviço educacional devidamente subscrito pelo contratante e fiador. O Fiador deverá apresentar uma renda igual ou superior ao valor da mensalidade do curso, com cópia de matrícula de imóvel, atualizada com negativas. "Caso o fiador seja casado, ou em União Estável, é necessária a anuência do Cônjuge ou companheiro do fiador no contrato, e RG, CPF e endereço, bem como deve assinar como anuente” no momento da efetivação do contrato de prestação de serviços educacional. Comprovante de pagamento do título da primeira parcela da semestralidade no respectivo prazo de vencimento
Os candidatos deverão anexar os documentos acima no sistema supracitado (no formato PDF), sendo de responsabilidade do próprio candidato os documentos a serem anexados, bem como possíveis prejuízos advindos de falhas na conexão à internet que estiver sendo usada para anexar os arquivos.
Data habitual do Processo: Julho
Último edital publicado:
Universidade do Contestado – UnC - Google Drive
. Os candidatos serão classificados pelo maior Coeficiente de rendimento mínimo geral nas disciplinas cursadas no curso de origem. . Para a classificação final serão listados o(a)s candidato(a)s apto(a)s, na ordem decrescente dos pontos obtidos.
Você poderá baixar o roteiro de estudo específico para essa instituição na sua área de mentoria.Clique no link abaixo e veja como Instruções roteiro de estudos
Modalidade de Seleção: Análise Curricular
I - A primeira etapa se dá pela homologação da inscrição, sendo aceitas inscrições, de candidatos regularmente matriculados em Curso de Medicina, prioritariamente, conforme definido em reunião do Colegiado do Curso em 05 de maio de 2023, de instituições de ensino públicas ou privadas, e que tenham cursado pelo menos a primeira fase na instituição de origem. As inscrições somente serão aceitas até às 23h59 do dia 30 de maio de 2023 realizadas através do GoogleForms no link https://forms.gle/KZXbcrMmFZRdtAMM6 , sendo que todos os documentos deverão ser inseridos nesse formulário eletrônico conforme orientação do Anexo I. II - Na segunda etapa (classificatória) o candidato será classificado pela média das notas nas disciplinas nas quais o aluno obteve aprovação, excluídas as reprovações, apresentada em escala de 0 a 10.
1 – Formulário de Inscrição. 2 – Documentos de identificação (RG e CPF). 3 – Atestado de matrícula ou de seu trancamento na Instituição de origem (atualizado). 4 – Histórico escolar (atualizado). 5 – Programas das disciplinas cursadas que deseja validar. 6 – Comprovante de reconhecimento ou autorização de funcionamento do curso.
Os candidatos deverão anexar os documentos acima no sistema supracitado (no formato PDF), sendo de responsabilidade do próprio candidato os documentos a serem anexados, bem como possíveis prejuízos advindos de falhas na conexão à internet que estiver sendo usada para anexar os arquivos.
Data habitual do Processo: Maio e Outubro
Último edital publicado:
Universidade Federal De Santa Catarina – UFSC - Google Drive
I - A primeira etapa se dá pela homologação da inscrição, sendo aceitas inscrições, de candidatos regularmente matriculados em Curso de Medicina, prioritariamente, conforme definido em reunião do Colegiado do Curso em 05 de maio de 2023, de instituições de ensino públicas ou privadas, e que tenham cursado pelo menos a primeira fase na instituição de origem. As inscrições somente serão aceitas até às 23h59 do dia 30 de maio de 2023 realizadas através do GoogleForms no link https://forms.gle/KZXbcrMmFZRdtAMM6 , sendo que todos os documentos deverão ser inseridos nesse formulário eletrônico conforme orientação do Anexo I. II - Na segunda etapa (classificatória) o candidato será classificado pela média das notas nas disciplinas nas quais o aluno obteve aprovação, excluídas as reprovações, apresentada em escala de 0 a 10.
Você poderá baixar o roteiro de estudo específico para essa instituição na sua área de mentoria.Clique no link abaixo e veja como Instruções roteiro de estudos
Modalidade de Seleção: Análise Curricular
I - A primeira etapa se dá pela homologação da inscrição, sendo aceitas inscrições, de candidatos regularmente matriculados em Curso de Medicina, prioritariamente, conforme definido em reunião do Colegiado do Curso em 05 de maio de 2023, de instituições de ensino públicas ou privadas, e que tenham cursado pelo menos a primeira fase na instituição de origem. As inscrições somente serão aceitas até às 23h59 do dia 30 de maio de 2023 realizadas através do GoogleForms no link https://forms.gle/KZXbcrMmFZRdtAMM6 , sendo que todos os documentos deverão ser inseridos nesse formulário eletrônico conforme orientação do Anexo I. II - Na segunda etapa (classificatória) o candidato será classificado pela média das notas nas disciplinas nas quais o aluno obteve aprovação, excluídas as reprovações, apresentada em escala de 0 a 10.
1 – Formulário de Inscrição. 2 – Documentos de identificação (RG e CPF). 3 – Atestado de matrícula ou de seu trancamento na Instituição de origem (atualizado). 4 – Histórico escolar (atualizado). 5 – Programas das disciplinas cursadas que deseja validar. 6 – Comprovante de reconhecimento ou autorização de funcionamento do curso.
Os candidatos deverão anexar os documentos acima no sistema supracitado (no formato PDF), sendo de responsabilidade do próprio candidato os documentos a serem anexados, bem como possíveis prejuízos advindos de falhas na conexão à internet que estiver sendo usada para anexar os arquivos.
Data habitual do Processo: Maio e Outubro
Último edital publicado:
Universidade Federal De Santa Catarina – UFSC - Google Drive
I - A primeira etapa se dá pela homologação da inscrição, sendo aceitas inscrições, de candidatos regularmente matriculados em Curso de Medicina, prioritariamente, conforme definido em reunião do Colegiado do Curso em 05 de maio de 2023, de instituições de ensino públicas ou privadas, e que tenham cursado pelo menos a primeira fase na instituição de origem. As inscrições somente serão aceitas até às 23h59 do dia 30 de maio de 2023 realizadas através do GoogleForms no link https://forms.gle/KZXbcrMmFZRdtAMM6 , sendo que todos os documentos deverão ser inseridos nesse formulário eletrônico conforme orientação do Anexo I. II - Na segunda etapa (classificatória) o candidato será classificado pela média das notas nas disciplinas nas quais o aluno obteve aprovação, excluídas as reprovações, apresentada em escala de 0 a 10.
Você poderá baixar o roteiro de estudo específico para essa instituição na sua área de mentoria.Clique no link abaixo e veja como Instruções roteiro de estudos
Modalidade de Seleção: Prova
Prova Objetiva; O conteúdo programático por curso está classificado em edital, com o método de classificação.
Declaração de vínculo no ano de 2021 com status de matrícula ou trancamento
Histórico escolar original, atualizado com data de 2021 e completo onde conste: - Pelo menos até a conclusão do ano ou período letivo concluído: a denominação das disciplinas cursadas com suas cargas horárias, notas (ou conceitos) e frequências obtidas, ano e semestre em que foram cursadas
- Vínculo com a instituição – trancamento ou matrícula
- Regularidade no ENADE (se não constar no histórico escolar, a candidata ou o candidato deve apresentar declaração de regularidade no ENADE, emitida pela instituição de origem)
- Parâmetros mínimos para aprovação
Documento de identificação ou, para candidatas ou candidatos estrangeiros, o RNE PERMANENTE. Matriz curricular ou grade curricular institucional que informe as disciplinas cursadas no primeiro ano.
Os candidatos deverão anexar os documentos acima no sistema supracitado (no formato PDF), sendo de responsabilidade do próprio candidato os documentos a serem anexados, bem como possíveis prejuízos advindos de falhas na conexão à internet que estiver sendo usada para anexar os arquivos.
Data habitual do Processo: Julho e Setembro
Último edital publicado:
Faculdade De Medicina De Toledo – UFPR - Google Drive
Prova Objetiva; O conteúdo programático por curso está classificado em edital, com o método de classificação.
Você poderá baixar o roteiro de estudo específico para essa instituição na sua área de mentoria.Clique no link abaixo e veja como Instruções roteiro de estudos
Modalidade de Seleção: Prova
Prova Objetiva; O conteúdo programático por curso está classificado em edital, com o método de classificação.
Declaração de vínculo no ano de 2021 com status de matrícula ou trancamento
Histórico escolar original, atualizado com data de 2021 e completo onde conste: - Pelo menos até a conclusão do ano ou período letivo concluído: a denominação das disciplinas cursadas com suas cargas horárias, notas (ou conceitos) e frequências obtidas, ano e semestre em que foram cursadas
- Vínculo com a instituição – trancamento ou matrícula
- Regularidade no ENADE (se não constar no histórico escolar, a candidata ou o candidato deve apresentar declaração de regularidade no ENADE, emitida pela instituição de origem)
- Parâmetros mínimos para aprovação
Documento de identificação ou, para candidatas ou candidatos estrangeiros, o RNE PERMANENTE. Matriz curricular ou grade curricular institucional que informe as disciplinas cursadas no primeiro ano.
Os candidatos deverão anexar os documentos acima no sistema supracitado (no formato PDF), sendo de responsabilidade do próprio candidato os documentos a serem anexados, bem como possíveis prejuízos advindos de falhas na conexão à internet que estiver sendo usada para anexar os arquivos.
Data habitual do Processo: Julho e Setembro
Último edital publicado:
Universidade Federal Do Paraná – UFPR - Google Drive
Prova Objetiva; O conteúdo programático por curso está classificado em edital, com o método de classificação.
Você poderá baixar o roteiro de estudo específico para essa instituição na sua área de mentoria.Clique no link abaixo e veja como Instruções roteiro de estudos
Modalidade de Seleção: Prova
O exame será dividido em quatro fases: a PRÉ-SELEÇÃO por meio de verificação do histórico escolar, de caráter eliminatório, que tem por objetivo avaliar a compatibilidade do histórico escolar do candidato à série pretendida; a PROVA TEÓRICA (conhecimentos específicos de formação no curso de medicina e em língua inglesa) para os candidatos aprovados na pré-seleção; a PROVA PRÁTICA (com base em conteúdos, competências e habilidades específicas das séries anteriores à vaga pretendida do Curso de Medicina) para os candidatos aprovados na prova teórica; e a ENTREVISTA e análise curricular para os candidatos aprovados nas fases anteriores, tudo conforme calendário presente no Anexo I, que é parte integrante deste Edital.
. Histórico escolar (atualizado em 2021/2022), . Conteúdo programático das disciplinas cursadas, . Declaração de regularidade de matrícula . Curriculum vitae documentado, com certificados anexos.
Os candidatos deverão anexar os documentos acima no sistema supracitado (no formato PDF), sendo de responsabilidade do próprio candidato os documentos a serem anexados, bem como possíveis prejuízos advindos de falhas na conexão à internet que estiver sendo usada para anexar os arquivos.
Data habitual do Processo: Fevereiro e Maio
Último edital publicado:
Centro Universitário Barão De Mauá – UFBM - Google Drive
O exame será dividido em quatro fases: a PRÉ-SELEÇÃO por meio de verificação do histórico escolar, de caráter eliminatório, que tem por objetivo avaliar a compatibilidade do histórico escolar do candidato à série pretendida; a PROVA TEÓRICA (conhecimentos específicos de formação no curso de medicina e em língua inglesa) para os candidatos aprovados na pré-seleção; a PROVA PRÁTICA (com base em conteúdos, competências e habilidades específicas das séries anteriores à vaga pretendida do Curso de Medicina) para os candidatos aprovados na prova teórica; e a ENTREVISTA e análise curricular para os candidatos aprovados nas fases anteriores, tudo conforme calendário presente no Anexo I, que é parte integrante deste Edital.
Você poderá baixar o roteiro de estudo específico para essa instituição na sua área de mentoria.Clique no link abaixo e veja como Instruções roteiro de estudos
Modalidade de Seleção: Análise Curricular
A classificação dos candidatos no PSVNI obedecerá à ordem decrescente da carga horária do conjunto de componentes curriculares aproveitados para o curso pretendido. Cabe à Direção da Unidade Universitária constituir comissão julgadora, a fim de proceder à seleção e classificação dos candidatos, até o limite de vagas divulgadas neste Edital. A contabilização da carga horária dos componentes curriculares aproveitados deverá observar as normas estabelecidas no Regulamento dos Cursos de Graduação da UERN. A eventual contabilização de componentes optativos não poderá exceder o limite máximo destes estabelecidos no Projeto Pedagógico do curso pretendido pelo candidato.
a) Comprovante de regularidade de matrícula
b) Histórico escolar atualizado, constando todas as notas obtidas pelo candidato nas disciplinas. (*Não será computada carga horária de disciplina que não possua o registro de notas)
c) Cópias dos Programas Gerais de Componentes Curriculares (PGCCs) cursados, fornecidos pelos departamentos acadêmicos, contendo: nome da disciplina, carga horária, ementa, conteúdos programáticos, metodologia, procedimentos de avaliação e bibliografia
d) Cópia do ato de autorização ou reconhecimento do curso de origem, observado o prazo de vigência
e) Norma do sistema de verificação de rendimento escolar da instituição de origem (*documento institucional que contém as regras que indicam como são realizadas as atividades avaliativas e o cálculo da média dos componentes curriculares)
f) Documento que contenha a matriz curricular do curso, expedido pela instituição de origem, com seu desdobramento em componentes curriculares e carga horária total prevista para integralização
g) Comprovante de pagamento de taxa no valor de R$ 20,00 (vinte reais), que poderá ser efetuado como depósito bancário ou transferência bancária, na conta de titularidade do Fundo Proeg/Uern, número 15.160-2, Agência nº 4687-6 (CNPJ nº 08.258.295/0001-02) Banco do Brasil. (*Não será considerado válido o comprovante de depósito efetuado via envelope bancário
** A taxa de inscrição não será, sob qualquer hipótese ou circunstância, devolvida ao candidato)
h) Documento comprobatório do ingresso no Ensino Superior mediante processo seletivo válido
i) Histórico Escolar do Ensino Médio ou de curso equivalente a esse nível de ensino
j) Diploma ou Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou de curso equivalente a esse nível de ensino
k) Certidão de Quitação Eleitoral, fornecida pelos órgãos da Justiça Eleitoral (*Obtida através do endereço eletrônico do Tribunal Superior Eleitoral (TSE):(http://www.tse.jus.br/eleitor/certidoes/certidao-de-quitacao -eleitoral) (*Serão dispensados da entrega deste documento, mediante comprovação (cópia legível), os candidatos estrangeiros
os que eram menores de 18 anos nas últimas eleições (nascidas/os depois de 06/10/2006)
os maiores de 70 anos nas últimas eleições (nascidas/os antes de 06/10/1954)
os conscritos que estejam cumprindo o serviço militar obrigatório
e os que perderam os direitos políticos)
l) Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento (ou Declaração de União Estável)
m) Carteira de Reservista ou Certificado de Alistamento Militar (CAM), quando for o caso, ou documento que comprove estar em dia com as obrigações militares
n) Cadastro de Pessoa Física – CPF
o) Documento oficial de identificação com foto – RG, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho ou Passaporte válido. p) Formulário de Inscrição (*disponível no Anexo III deste Edital
Os candidatos deverão anexar os documentos acima no sistema supracitado (no formato PDF), sendo de responsabilidade do próprio candidato os documentos a serem anexados, bem como possíveis prejuízos advindos de falhas na conexão à internet que estiver sendo usada para anexar os arquivos.
Data habitual do Processo: Outubro
Último edital publicado:
Universidade Do Estado Do Rio Grande Do Norte – UERN - Google Drive
A classificação dos candidatos no PSVNI obedecerá à ordem decrescente da carga horária do conjunto de componentes curriculares aproveitados para o curso pretendido. Cabe à Direção da Unidade Universitária constituir comissão julgadora, a fim de proceder à seleção e classificação dos candidatos, até o limite de vagas divulgadas neste Edital. A contabilização da carga horária dos componentes curriculares aproveitados deverá observar as normas estabelecidas no Regulamento dos Cursos de Graduação da UERN. A eventual contabilização de componentes optativos não poderá exceder o limite máximo destes estabelecidos no Projeto Pedagógico do curso pretendido pelo candidato.
Você poderá baixar o roteiro de estudo específico para essa instituição na sua área de mentoria.Clique no link abaixo e veja como Instruções roteiro de estudos
Modalidade de Seleção: Prova
A seleção de que trata este Edital será realizada em duas fases distintas: I. Primeira fase – consistirá na Análise Curricular, de caráter eliminatório; II. Segunda fase – consistirá na Prova Objetiva, de caráter classificatório.
Programa das disciplinas cursadas com aprovação da IES, com desmembramento da carga horária quando se tratar de programa com múltiplas disciplinas ou mais de 60 horas. - O candidato deve enviar o ementário das disciplinas cursadas, no qual constem detalhadamente os assuntos abordados pela disciplina, para avaliação de equivalência destas com aquelas cursadas no curso de Medicina da PUCPR. - Disciplinas com nomes semelhantes ou idênticos somente serão consideradas equivalentes se possuírem pelo menos 75% (setenta e cinco por cento) do conteúdo lecionado e descrito em seu ementário idêntico àquele praticado no Curso de Medicina da PUCPR. - Quanto à carga-horária, exige-se para equivalência pelo menos 60% (sessenta por cento) da carga horária da disciplina na estrutura curricular do Curso de Medicina da PUCPR. - Além dos demais requisitos previstos neste edital, somente serão consideradas para fins de equivalência as disciplinas em que constar o status de APROVADO no histórico escolar enviado pela IES de origem. - Não serão validadas/consideradas disciplinas que no histórico escolar estejam com o status “EM CURSO”, “CURSANDO”, “NOTA NÃO LANÇADA”, “A CURSAR” ou com qualquer outra denominação que indique que a disciplina não está finalizada
- Não serão consideradas, para fins de equivalência, as disciplinas realizadas em outros cursos (como Odontologia, Enfermagem, por exemplo) e que não estejam registradas no histórico escolar atual. Serão consideradas exclusivamente as disciplinas realizadas no curso de Medicina. Declaração da situação acadêmica atual do aluno (matriculado, trancado, período de validade do trancamento etc.) devidamente assinada e carimbada pela IES de origem. Descrição do Sistema de Aprovação da IES de origem. Declaração de reconhecimento ou autorização de funcionamento do curso pelo MEC. Histórico Escolar da Graduação – original e atualizado (incluindo: dados do vestibular, carga horária por disciplina, semestre, ano, médias ou conceitos de aprovação e frequência).
Os candidatos deverão anexar os documentos acima no sistema supracitado (no formato PDF), sendo de responsabilidade do próprio candidato os documentos a serem anexados, bem como possíveis prejuízos advindos de falhas na conexão à internet que estiver sendo usada para anexar os arquivos.
Data habitual do Processo: Janeiro
Último edital publicado:
Pontifícia Universidade Católica – PUC - Google Drive
A seleção de que trata este Edital será realizada em duas fases distintas: I. Primeira fase – consistirá na Análise Curricular, de caráter eliminatório; II. Segunda fase – consistirá na Prova Objetiva, de caráter classificatório.
Você poderá baixar o roteiro de estudo específico para essa instituição na sua área de mentoria.Clique no link abaixo e veja como Instruções roteiro de estudos
Modalidade de Seleção: Prova
A seleção de que trata este Edital será realizada em duas fases distintas: I. Primeira fase – consistirá na Análise Curricular, de caráter eliminatório; II. Segunda fase – consistirá na Prova Objetiva, de caráter classificatório.
Programa das disciplinas cursadas com aprovação da Instituição de Ensino Superior - IES, com desmembramento da carga horária quando se tratar de programa com múltiplas disciplinas ou mais de 60 horas. - O candidato deve enviar o ementário das disciplinas cursadas, no qual constem detalhadamente os assuntos abordados pela disciplina, para avaliação de equivalência destas com aquelas cursadas no curso de Medicina da PUCPR. - Disciplinas com nomes semelhantes ou idênticos somente serão consideradas equivalentes se possuírem pelo menos 75% (setenta e cinco por cento) do conteúdo lecionado e descrito em seu ementário idêntico àquele praticado no Curso de Medicina da PUCPR. - Quanto à carga-horária, exige-se para equivalência pelo menos 60% (sessenta por cento) da carga horária da disciplina na estrutura curricular do Curso de Medicina da PUCPR. - Além dos demais requisitos previstos neste edital, somente serão consideradas para fins de equivalência as disciplinas em que constar o status de APROVADO no histórico escolar enviado pela IES de origem. - Não serão validadas/consideradas disciplinas que no histórico escolar estejam com o status “EM CURSO”, “CURSANDO”, “NOTA NÃO LANÇADA”, “A CURSAR” ou com qualquer outra denominação que indique que a disciplina não está finalizada
- Não serão consideradas, para fins de equivalência, as disciplinas realizadas em outros cursos (como Odontologia, Enfermagem, por exemplo) e que não estejam registradas no histórico escolar atual. Serão consideradas exclusivamente as disciplinas realizadas no curso de Medicina. Declaração da situação acadêmica atual do aluno (matriculado, trancado, período de validade do trancamento etc.) devidamente assinada e carimbada pela IES de origem. Descrição do Sistema de Aprovação da IES de origem. Declaração de reconhecimento ou autorização de funcionamento do curso pelo MEC. Histórico Escolar da Graduação – original e atualizado (incluindo: dados do vestibular, carga horária por disciplina, semestre, ano, médias ou conceitos de aprovação e frequência).
Os candidatos deverão anexar os documentos acima no sistema supracitado (no formato PDF), sendo de responsabilidade do próprio candidato os documentos a serem anexados, bem como possíveis prejuízos advindos de falhas na conexão à internet que estiver sendo usada para anexar os arquivos.
Data habitual do Processo: Janeiro
Último edital publicado:
Pontifícia Universidade Católica – PUC - Google Drive
A seleção de que trata este Edital será realizada em duas fases distintas: I. Primeira fase – consistirá na Análise Curricular, de caráter eliminatório; II. Segunda fase – consistirá na Prova Objetiva, de caráter classificatório.
Você poderá baixar o roteiro de estudo específico para essa instituição na sua área de mentoria.Clique no link abaixo e veja como Instruções roteiro de estudos
Modalidade de Seleção: Prova
O processo seletivo será feito em duas etapas. A primeira consistirá em uma prova objetiva de caráter eliminatório e classificatório e a segunda etapa consistirá em análise documental e curricular, de caráter eliminatório.
• Histórico Escolar traduzido da Instituição de Ensino completo (não poderá ser parcial, ou seja, deve constar todas as disciplinas cursadas), constando ano e forma de ingresso do candidato, informações das disciplinas cursadas com aprovação (carga horária, semestre e ano em que foi cursada e nota ou conceito de aprovação), cronologia integral desde o ingresso ao término da vinculação do acadêmico à Instituição de origem, carimbo, data e assinatura do responsável na Instituição de origem. • Programa (plano de ensino/conteúdo programático) das disciplinas cursadas e aprovadas constantes no Histórico Escolar com dados do aluno, carimbo, data e assinatura da Instituição de Ensino de origem. Não deverá ser enviado programa de disciplinas reprovadas. • Para as traduções dos planos de ensino em que o documento foi assinado de forma eletrônica, também deverá ser apresentado a cópia do recibo emitido pela Junta Comercial do Estado, ou documento que comprove oficialização da solicitação junto ao órgão emissor do documento. • Atestado de Regularidade Acadêmica com data de emissão de até 3 meses anteriores à data de início das inscrições, constando a situação do candidato no 1o semestre 2022, com exceção se a informação constar no histórico escolar. Será considerado estudante com Regularidade Acadêmica aquele que estiver regularmente matriculado no primeiro semestre de 2022 ou com Trancamento de Matrícula no curso por até 2 anos (primeiro semestre de 2022 inclusive) ou documento que descreva a suspensão temporária de vínculo acadêmico, de forma a poder se rematricular na instituição de origem, sem necessidade de novo processo seletivo. • Documento de reconhecimento/autorização do curso e da Universidade, com exceção se constar no Histórico Escolar. • Caso conste aproveitamento de estudos ou convalidação/validação de disciplinas no histórico escolar do candidato na IES de origem, este deverá apresentar toda a documentação citada acima da Instituição onde, de fato, as disciplinas foram cursadas (IES de origem da disciplina cursada).
Os candidatos deverão anexar os documentos acima no sistema supracitado (no formato PDF), sendo de responsabilidade do próprio candidato os documentos a serem anexados, bem como possíveis prejuízos advindos de falhas na conexão à internet que estiver sendo usada para anexar os arquivos.
Data habitual do Processo: Dezembro e Maio
Último edital publicado:
Universidade Anhembi Morumbi – UAM - Google Drive
O processo seletivo será feito em duas etapas. A primeira consistirá em uma prova objetiva de caráter eliminatório e classificatório e a segunda etapa consistirá em análise documental e curricular, de caráter eliminatório.
Você poderá baixar o roteiro de estudo específico para essa instituição na sua área de mentoria.Clique no link abaixo e veja como Instruções roteiro de estudos
Modalidade de Seleção: Prova
O processo seletivo será feito em duas etapas. A primeira consistirá em uma prova objetiva de caráter eliminatório e classificatório e a segunda etapa consistirá em análise documental e curricular, de caráter eliminatório.
• Histórico Escolar traduzido da Instituição de Ensino completo (não poderá ser parcial, ou seja, deve constar todas as disciplinas cursadas), constando ano e forma de ingresso do candidato, informações das disciplinas cursadas com aprovação (carga horária, semestre e ano em que foi cursada e nota ou conceito de aprovação), cronologia integral desde o ingresso ao término da vinculação do acadêmico à Instituição de origem, carimbo, data e assinatura do responsável na Instituição de origem. • Programa (plano de ensino/conteúdo programático) das disciplinas cursadas e aprovadas constantes no Histórico Escolar com dados do aluno, carimbo, data e assinatura da Instituição de Ensino de origem. Não deverá ser enviado programa de disciplinas reprovadas. • Para as traduções dos planos de ensino em que o documento foi assinado de forma eletrônica, também deverá ser apresentado a cópia do recibo emitido pela Junta Comercial do Estado, ou documento que comprove oficialização da solicitação junto ao órgão emissor do documento. • Atestado de Regularidade Acadêmica com data de emissão de até 3 meses anteriores à data de início das inscrições, constando a situação do candidato no 1o semestre 2022, com exceção se a informação constar no histórico escolar. Será considerado estudante com Regularidade Acadêmica aquele que estiver regularmente matriculado no primeiro semestre de 2022 ou com Trancamento de Matrícula no curso por até 2 anos (primeiro semestre de 2022 inclusive) ou documento que descreva a suspensão temporária de vínculo acadêmico, de forma a poder se rematricular na instituição de origem, sem necessidade de novo processo seletivo. • Documento de reconhecimento/autorização do curso e da Universidade, com exceção se constar no Histórico Escolar. • Caso conste aproveitamento de estudos ou convalidação/validação de disciplinas no histórico escolar do candidato na IES de origem, este deverá apresentar toda a documentação citada acima da Instituição onde, de fato, as disciplinas foram cursadas (IES de origem da disciplina cursada).
Os candidatos deverão anexar os documentos acima no sistema supracitado (no formato PDF), sendo de responsabilidade do próprio candidato os documentos a serem anexados, bem como possíveis prejuízos advindos de falhas na conexão à internet que estiver sendo usada para anexar os arquivos.
Data habitual do Processo: Dezembro e Maio
Último edital publicado:
Universidade Anhembi-Morumbi – UAM - Google Drive
O processo seletivo será feito em duas etapas. A primeira consistirá em uma prova objetiva de caráter eliminatório e classificatório e a segunda etapa consistirá em análise documental e curricular, de caráter eliminatório.
Você poderá baixar o roteiro de estudo específico para essa instituição na sua área de mentoria.Clique no link abaixo e veja como Instruções roteiro de estudos
Modalidade de Seleção: Prova
O processo seletivo será feito em duas etapas. A primeira consistirá em uma prova objetiva de caráter eliminatório e classificatório e a segunda etapa consistirá em análise documental e curricular, de caráter eliminatório.
• Histórico Escolar traduzido da Instituição de Ensino completo (não poderá ser parcial, ou seja, deve constar todas as disciplinas cursadas), constando ano e forma de ingresso do candidato, informações das disciplinas cursadas com aprovação (carga horária, semestre e ano em que foi cursada e nota ou conceito de aprovação), cronologia integral desde o ingresso ao término da vinculação do acadêmico à Instituição de origem, carimbo, data e assinatura do responsável na Instituição de origem. • Programa (plano de ensino/conteúdo programático) das disciplinas cursadas e aprovadas constantes no Histórico Escolar com dados do aluno, carimbo, data e assinatura da Instituição de Ensino de origem. Não deverá ser enviado programa de disciplinas reprovadas. • Para as traduções dos planos de ensino em que o documento foi assinado de forma eletrônica, também deverá ser apresentado a cópia do recibo emitido pela Junta Comercial do Estado, ou documento que comprove oficialização da solicitação junto ao órgão emissor do documento. • Atestado de Regularidade Acadêmica com data de emissão de até 3 meses anteriores à data de início das inscrições, constando a situação do candidato no 1o semestre 2022, com exceção se a informação constar no histórico escolar. Será considerado estudante com Regularidade Acadêmica aquele que estiver regularmente matriculado no primeiro semestre de 2022 ou com Trancamento de Matrícula no curso por até 2 anos (primeiro semestre de 2022 inclusive) ou documento que descreva a suspensão temporária de vínculo acadêmico, de forma a poder se rematricular na instituição de origem, sem necessidade de novo processo seletivo. • Documento de reconhecimento/autorização do curso e da Universidade, com exceção se constar no Histórico Escolar. • Caso conste aproveitamento de estudos ou convalidação/validação de disciplinas no histórico escolar do candidato na IES de origem, este deverá apresentar toda a documentação citada acima da Instituição onde, de fato, as disciplinas foram cursadas (IES de origem da disciplina cursada).
Os candidatos deverão anexar os documentos acima no sistema supracitado (no formato PDF), sendo de responsabilidade do próprio candidato os documentos a serem anexados, bem como possíveis prejuízos advindos de falhas na conexão à internet que estiver sendo usada para anexar os arquivos.
Data habitual do Processo: Dezembro e Maio
Último edital publicado:
Universidade Anhembi-Morumbi – UAM - Google Drive
O processo seletivo será feito em duas etapas. A primeira consistirá em uma prova objetiva de caráter eliminatório e classificatório e a segunda etapa consistirá em análise documental e curricular, de caráter eliminatório.
Você poderá baixar o roteiro de estudo específico para essa instituição na sua área de mentoria.Clique no link abaixo e veja como Instruções roteiro de estudos
Modalidade de Seleção: Prova
Etapa 1 – Prova Presencial Classificatória/Eliminatória: A prova presencial classificatória/eliminatória será composta de questões objetivas, avaliada na escala de 0 (zero) a 60 (sessenta). Etapa 2 – Entrega Da Declaração De Matrícula (Eliminatória): constituída da entrega presencial no Campus Fernandópolis, do documento (Declaração de Matrícula da instituição de ensino de origem). O candidato será desclassificado se não entregar esse documento, até o momento da sua matrícula. (Exceto para os reingressantes). Etapa 3a – Entrega De Documentos Pessoais (Obrigatória): constituída da entrega presencial no Campus Fernandópolis, dos documentos pessoais Etapa 3b – Entrega De Documentos Para Análise Curricular (OBRIGATÓRIA): constituída da entrega presencial no Campus Fernandópolis, dos documentos para análise curricular (Histórico Escolar, Plano de Ensino / Ementas / Conteúdo Programático detalhado e a Grade/Matriz Curricular) para análise da Estrutura e a Compatibilidade Curricular do curso de origem com a estrutura curricular vigente, conduzida pela Comissão de Avaliação Curricular, de modo a verificar a regularidade da documentação apresentada pelo candidato, conforme relação no presente Edital. Não haverá nova análise, reanálise ou contestação, salvo com motivação justificada.
. Histórico Escolar do Curso de Medicina completo (assinado e carimbado), contendo descrição do regime de aprovação da IES de origem, com data atualizada, rendimento expresso em conceitos e/ou notas, relação das disciplinas cursadas com as respectivas cargas horárias e tradução juramentada e reconhecida pela convenção de Haia
. Plano de Ensino das disciplinas cursadas com as respectivas cargas horárias (assinado e carimbado) e tradução juramentada e reconhecida pela convenção de Haia
. Declaração de Matrícula, estando devidamente matriculado na IES de origem, no semestre vigente ou imediatamente anterior. Serão aceitos somente os candidatos que apresentarem as declarações com o status de “Trancado”, “Matriculado” ou “Cursando” em 2025-1 ou 2025-2, ou seja, que comprove a efetivo vínculo e tradução juramentada e reconhecida pela convenção de Haia
. Grade / Matriz curricular padrão do curso, com todas as disciplinas e cargas horárias do curso e tradução juramentada e reconhecida pela convenção de Haia
Os candidatos deverão anexar os documentos acima no sistema supracitado (no formato PDF), sendo de responsabilidade do próprio candidato os documentos a serem anexados, bem como possíveis prejuízos advindos de falhas na conexão à internet que estiver sendo usada para anexar os arquivos.
Data habitual do Processo: Março e Outubro
Último edital publicado:
Universidade Brasil – UB - Google Drive
Etapa 1 – Prova Presencial Classificatória/Eliminatória: A prova presencial classificatória/eliminatória será composta de questões objetivas, avaliada na escala de 0 (zero) a 60 (sessenta). Etapa 2 – Entrega Da Declaração De Matrícula (Eliminatória): constituída da entrega presencial no Campus Fernandópolis, do documento (Declaração de Matrícula da instituição de ensino de origem). O candidato será desclassificado se não entregar esse documento, até o momento da sua matrícula. (Exceto para os reingressantes). Etapa 3a – Entrega De Documentos Pessoais (Obrigatória): constituída da entrega presencial no Campus Fernandópolis, dos documentos pessoais Etapa 3b – Entrega De Documentos Para Análise Curricular (OBRIGATÓRIA): constituída da entrega presencial no Campus Fernandópolis, dos documentos para análise curricular (Histórico Escolar, Plano de Ensino / Ementas / Conteúdo Programático detalhado e a Grade/Matriz Curricular) para análise da Estrutura e a Compatibilidade Curricular do curso de origem com a estrutura curricular vigente, conduzida pela Comissão de Avaliação Curricular, de modo a verificar a regularidade da documentação apresentada pelo candidato, conforme relação no presente Edital. Não haverá nova análise, reanálise ou contestação, salvo com motivação justificada.
Você poderá baixar o roteiro de estudo específico para essa instituição na sua área de mentoria.Clique no link abaixo e veja como Instruções roteiro de estudos
Modalidade de Seleção: Análise Curricular
A seleção de que trata este Edital será realizada em etapa única de caráter classificatório, que consistirá da análise curricular.
Histórico escolar do curso de graduação de origem, atualizado, em via original, fotocópia autenticada ou impressa por meio eletrônico com certificação digital e código de acesso para validação do documento, contendo as seguintes informações: - disciplinas cursadas com as respectivas notas, cargas horárias e situação final referente à aprovação e reprovação
- data de realização do processo seletivo e forma de ingresso no curso
- trancamento de matrícula no curso se houver
- ato, número e data de autorização ou reconhecimento do curso. Fotocópias, originais ou autenticadas, dos conteúdos programáticos de todas as disciplinas cursadas com aprovação, visados pela instituição de origem, ou emitidos por sistema eletrônico com certificação digital. A falta de qualquer conteúdo programático de disciplina cursada com aprovação, constante do histórico, implicará no descumprimento deste Edital. Declaração original de que o candidato está regularmente matriculado ou com matrícula trancada na instituição de origem, no período imediatamente anterior, ou documento que comprove o atual vínculo com a instituição de origem, caso a referida informação não conste no histórico escolar
Documento contendo o número e a data do ato de reconhecimento do curso na instituição de origem, caso não conste no histórico escolar
Documento em que conste o sistema de verificação do rendimento escolar e a tabela de conversão de conceitos em notas, se não constar no histórico escolar
O histórico escolar pode ser substituído por “certidão de estudos” desde que conste todas as informações solicitadas no histórico escolar do item 3.1.4.
Os candidatos deverão anexar os documentos acima no sistema supracitado (no formato PDF), sendo de responsabilidade do próprio candidato os documentos a serem anexados, bem como possíveis prejuízos advindos de falhas na conexão à internet que estiver sendo usada para anexar os arquivos.
Data habitual do Processo: Outubro
Último edital publicado:
Universidade Estadual De Maringá – UEM - Google Drive
A seleção de que trata este Edital será realizada em etapa única de caráter classificatório, que consistirá da análise curricular.
Você poderá baixar o roteiro de estudo específico para essa instituição na sua área de mentoria.Clique no link abaixo e veja como Instruções roteiro de estudos
Modalidade de Seleção: Prova
. Primeira fase: eliminatória, os candidatos serão sumetidos à análise curricular e do conteúdo programático da instituição de origem, considerando-se a sua compatibilidade com a matriz curricular e com a comprovação de aprovação nas disciplinas ministradas na referida matriz do Curso de Medicina do Centro Universitário FMABC. A carga horária deverá ser igual ou superior a 75% da matriz curricular do Curso de Medicina do Centro Universitário FMABC. . Segunda fase: consistirá em prova de conhecimentos específicos. Os candidatos que obtiverem nota inferior a 5,0 serão eliminados. Os candidatos que obtiverem a melhor nota e compatibilidade curricular plena será aprovado.
. Comprovação de estar, à época da solicitação, regularmente registrado na IES de origem, ou seja, comprovar se sua matrícula está ativa ou trancada, dentro dos prazos regimentais. . Histórico Escolar (original) atualizado do curso de graduação em Medicina, contendo carga horária ou crédito de cada disciplina cursada, as notas ou menções obtidas, períodos de trancamento de matrícula e outros, assim como pontuação e classificação no vestibular. . Conteúdo programático de todas as disciplinas, em papel timbrado da IES, devidamente assinado, em cópia simples, com data de emissão de no máximo 45 (quarenta e cinco) dias. . Certificados de cursos extracurriculares, congressos, jornadas e outras atividades extracurriculares para analise como Atividades Complementares da nossa instituição . Declaração de reconhecimento e autorização de funcionamento do curso. . Instituições de ensino não sediadas no Brasil devem possuir comprovada acreditação que certifica a qualidade acadêmica do curso de medicina. No ato da inscrição, após o preenchimento do requerimento, haverá consulta ao sistema do ARCO-SUL – Sistema de Acreditação Regional de Cursos de Graduação do MERCOSUL – em http://arcusul.mec.gov.br/index.php/pt-br/ - para países do Mercosul e em sistema específico para demais países. . Todos os documentos de alunos brasileiros no exterior terão de ser apresentados em originais, autenticados pelo cônsul brasileiro do lugar em que foram expedidos (exceto os da França, em virtude da Convenção Brasil – França, em vigor desde 02/04/1985) e traduzidos, admitindo-se que sejam incluídas no processo apenas cópias autenticadas.
Os candidatos deverão anexar os documentos acima no sistema supracitado (no formato PDF), sendo de responsabilidade do próprio candidato os documentos a serem anexados, bem como possíveis prejuízos advindos de falhas na conexão à internet que estiver sendo usada para anexar os arquivos.
Data habitual do Processo: Janeiro
Último edital publicado:
Faculdade De Medicina Do Abc – FMABC - Google Drive
. Primeira fase: eliminatória, os candidatos serão sumetidos à análise curricular e do conteúdo programático da instituição de origem, considerando-se a sua compatibilidade com a matriz curricular e com a comprovação de aprovação nas disciplinas ministradas na referida matriz do Curso de Medicina do Centro Universitário FMABC. A carga horária deverá ser igual ou superior a 75% da matriz curricular do Curso de Medicina do Centro Universitário FMABC. . Segunda fase: consistirá em prova de conhecimentos específicos. Os candidatos que obtiverem nota inferior a 5,0 serão eliminados. Os candidatos que obtiverem a melhor nota e compatibilidade curricular plena será aprovado.
Você poderá baixar o roteiro de estudo específico para essa instituição na sua área de mentoria.Clique no link abaixo e veja como Instruções roteiro de estudos
Modalidade de Seleção: Prova
O Processo Seletivo para Transferência e Obtenção de Novo Título do curso de graduação em Medicina será composto de duas etapas: 1ª Etapa: Provas Objetivas de Língua Portuguesa, Conhecimentos Específicos e de Redação. 2ª Etapa: Análise de Currículo para confirmação da compatibilidade curricular, somente para os aprovados na 1ª etapa.
Histórico da Instituição de origem com aproveitamento. Planos de Ensino (Ementas) de todas as disciplinas cursadas. Declaração de vínculo (constando a situação da matrícula). Declaração constando a situação do ENADE. Portaria de Reconhecimento do curso de origem.
Os candidatos deverão anexar os documentos acima no sistema supracitado (no formato PDF), sendo de responsabilidade do próprio candidato os documentos a serem anexados, bem como possíveis prejuízos advindos de falhas na conexão à internet que estiver sendo usada para anexar os arquivos.
Data habitual do Processo: Fevereiro/Junho
Último edital publicado:
Instituto De Ciências Da Saúde – ICS – FUNORTE - Google Drive
O Processo Seletivo para Transferência e Obtenção de Novo Título do curso de graduação em Medicina será composto de duas etapas: 1ª Etapa: Provas Objetivas de Língua Portuguesa, Conhecimentos Específicos e de Redação. 2ª Etapa: Análise de Currículo para confirmação da compatibilidade curricular, somente para os aprovados na 1ª etapa.
Você poderá baixar o roteiro de estudo específico para essa instituição na sua área de mentoria.Clique no link abaixo e veja como Instruções roteiro de estudos
Modalidade de Seleção: Prova
O processo seletivo será feito em duas etapas. A primeira consistirá em uma prova objetiva de caráter eliminatório e classificatório e a segunda etapa consistirá em análise documental e curricular, de caráter eliminatório.
• Histórico Escolar traduzido da Instituição de Ensino completo (não poderá ser parcial, ou seja, deve constar todas as disciplinas cursadas), constando ano e forma de ingresso do candidato, informações das disciplinas cursadas com aprovação (carga horária, semestre e ano em que foi cursada e nota ou conceito de aprovação), cronologia integral desde o ingresso ao término da vinculação do acadêmico à Instituição de origem, carimbo, data e assinatura do responsável na Instituição de origem. • Programa (plano de ensino/conteúdo programático) das disciplinas cursadas e aprovadas constantes no Histórico Escolar com dados do aluno, carimbo, data e assinatura da Instituição de Ensino de origem. Não deverá ser enviado programa de disciplinas reprovadas. • Para as traduções dos planos de ensino em que o documento foi assinado de forma eletrônica, também deverá ser apresentado a cópia do recibo emitido pela Junta Comercial do Estado, ou documento que comprove oficialização da solicitação junto ao órgão emissor do documento. • Atestado de Regularidade Acadêmica com data de emissão de até 3 meses anteriores à data de início das inscrições, constando a situação do candidato no 1o semestre 2022, com exceção se a informação constar no histórico escolar. Será considerado estudante com Regularidade Acadêmica aquele que estiver regularmente matriculado no primeiro semestre de 2022 ou com Trancamento de Matrícula no curso por até 2 anos (primeiro semestre de 2022 inclusive) ou documento que descreva a suspensão temporária de vínculo acadêmico, de forma a poder se rematricular na instituição de origem, sem necessidade de novo processo seletivo. • Documento de reconhecimento/autorização do curso e da Universidade, com exceção se constar no Histórico Escolar. • Caso conste aproveitamento de estudos ou convalidação/validação de disciplinas no histórico escolar do candidato na IES de origem, este deverá apresentar toda a documentação citada acima da Instituição onde, de fato, as disciplinas foram cursadas (IES de origem da disciplina cursada).
Os candidatos deverão anexar os documentos acima no sistema supracitado (no formato PDF), sendo de responsabilidade do próprio candidato os documentos a serem anexados, bem como possíveis prejuízos advindos de falhas na conexão à internet que estiver sendo usada para anexar os arquivos.
Data habitual do Processo: Junho/Dezembro
Último edital publicado:
Faculdade Da Saúde E Ecologia Humana – FASEH - Google Drive
O processo seletivo será feito em duas etapas. A primeira consistirá em uma prova objetiva de caráter eliminatório e classificatório e a segunda etapa consistirá em análise documental e curricular, de caráter eliminatório.
Você poderá baixar o roteiro de estudo específico para essa instituição na sua área de mentoria.Clique no link abaixo e veja como Instruções roteiro de estudos
Modalidade de Seleção: Prova
1ª etapa - Envio da Documentação Comprobatória para análise 2ª etapa - Aplicação das Provas 3ª etapa - Prova de nivelamento – candidatos alocados a partir do 5º período.
. Carteira de identidade e o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF)
. 1 (uma) foto 3x4 recente
. Título de Eleitor*
. Comprovante de residência atualizado
. Certificado Militar (se aplicável)
. Declaração de regularidade da matrícula (matriculado ou trancado) na IES de origem, a qual deve ser regular perante o MEC
. Original do Histórico Escolar completo, fornecido pela IES de origem
. Programas das disciplinas cursadas, com as respectivas cargas horárias (todas as páginas devem estar carimbadas e assinadas pela IES de origem)
. Declaração ou Portaria de Autorização ou Reconhecimento do Curso.
Os candidatos deverão anexar os documentos acima no sistema supracitado (no formato PDF), sendo de responsabilidade do próprio candidato os documentos a serem anexados, bem como possíveis prejuízos advindos de falhas na conexão à internet que estiver sendo usada para anexar os arquivos.
Data habitual do Processo: Outubro e Março
Último edital publicado:
Universidade Estácio de Sá – Estácio - Google Drive
1ª etapa - Envio da Documentação Comprobatória para análise 2ª etapa - Aplicação das Provas 3ª etapa - Prova de nivelamento – candidatos alocados a partir do 5º período.
Você poderá baixar o roteiro de estudo específico para essa instituição na sua área de mentoria.Clique no link abaixo e veja como Instruções roteiro de estudos
Modalidade de Seleção: Prova
O processo seletivo será realizado atráves de prova. A prova será constituída de: a) Prova Objetiva contendo 20 (vinte) questões de múltipla escolha, valendo 4 (quatro) pontos cada, totalizando 80 (oitenta) pontos; b) Prova de Redação, valendo 10 (dez) pontos com peso 2, totalizando 20 (vinte) pontos.
Declaração de regularidade da matrícula (matriculado ou trancado) na IES de origem, a qual deve ser regular perante o MEC
Original do Histórico Escolar completo, fornecido pela IES de origem
Programas das disciplinas cursadas, com asrespectivas cargas horárias(todas as páginas devem estar carimbadas e assinadas pela IES de origem)
Declaração ou Portaria de Autorização ou Reconhecimento do Curso.
Os candidatos deverão anexar os documentos acima no sistema supracitado (no formato PDF), sendo de responsabilidade do próprio candidato os documentos a serem anexados, bem como possíveis prejuízos advindos de falhas na conexão à internet que estiver sendo usada para anexar os arquivos.
Data habitual do Processo: Maio/Dezembro
Último edital publicado:
Universidade Estácio de Sá – Estácio - Google Drive
O processo seletivo será realizado atráves de prova. A prova será constituída de: a) Prova Objetiva contendo 20 (vinte) questões de múltipla escolha, valendo 4 (quatro) pontos cada, totalizando 80 (oitenta) pontos; b) Prova de Redação, valendo 10 (dez) pontos com peso 2, totalizando 20 (vinte) pontos.
Você poderá baixar o roteiro de estudo específico para essa instituição na sua área de mentoria.Clique no link abaixo e veja como Instruções roteiro de estudos
1° Solicitação na Faculdade:
É necessário fazer a solicitação dos documentos na sua faculdade de origem. Verifique diretamente em sua instituição como você poderá fazer o requerimento, pessoalmente ou online. Essa documentação é cobrada e os valores diferem de instituição para instituição. É preciso verificar também o prazo que a faculdade precisa para te entregar os documentos, para você se programar quanto aos editais que deseja participar.
2°Legalização:
Assim que a documentação ficar pronta, é preciso validar para que seja aceito aqui no Brasil. Essa validação é feita no país de origem da faculdade. Primeiro é preciso levar ao MEC para reconhecimento das assinaturas dos representantes da sua faculdade e posteriormente é preciso levar ao Ministério das Relações Exteriores para fazer o Apostilamento de Haia. Lembre-se que esse processo é feito no País de origem da sua faculdade. Esse processo também é pago e o valor pode variar de país para país. Alguns casos são cobrados o ato em si e em outros pode ser cobrado por páginas. Em relação ao prazo para entrega dos documentos legalizados pode variar de 3 a 10 dias, depende da demanda dos setores responsáveis.
3°Tradução:
Depois o próximo passo é a tradução que é feita aqui dentro do Brasil por tradutor juramentado. A tradução de documentos estrangeiros é certificada quando é realizada por tradutor juramentado, uma pessoa que tem fé pública para executar esse tipo de atividade.
O Meds indica um tradutor e intérprete público de confiança para lhe ajudar com essa questão. Não recebemos nenhuma remuneração pela indicação. Indicamos apenas pois confiamos no serviço dele.
Essa equipe de tradução tem assinatura digital, modalidade de assinatura que tem sido amplamente aceita nos processos seletivos de todo o Brasil. O orçamento é especial para o aluno Meds e vai ser lhe enviado em poucas horas após a sua solicitação. Solicite o orçamento clicando no link: Tradução Documentos
Depois de traduzido você pode fazer cópias autenticadas no cartório aqui do Brasil para poder participar de vários processos seletivos. Você só vai utilizar sua documentação original quando for fazer a matrícula na faculdade da qual irá ingressar.
VALIDADE DOS DOCUMENTOS:
Sobre a validade dos documentos segue uma explicação mais detalhada: normalmente nos editais é solicitado a documentação e o prazo de emissão destas. Exemplo: documento com data do semestre atual do edital, ou documentos retirados nos últimos 12 meses, 6meses....é preciso verificar o edital das faculdades de seu interesse.
Quando o aluno retira a documentação da faculdade esses documentos vêm com o carimbo, assinatura e data. Essa data que vem nos documentos retirados da faculdade é que você deve se basear para participar dos editais. A partir dela que você deve fazer os cálculos para saber se enquadra no prazo que foi solicitado no edital ou não.
A legalização e a tradução fazem parte do documento, seguem a mesma data do documento.
Financiamento direto ao aluno |
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SANAR UP Mesada |
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ALUME Mesada |
Ao concluir o 3º ano do curso, as empresas
SANAR UP e ALUME
concedem ao aluno a oportunidade de receber R$800 ou R$1200 por mês, para que não tenha que se preocupar com a falta de grana.
Algumas informações sobre os dois convênios:
Documentos necessários:
· Comprovante de Matrícula > Dados do aluno / Dados da Instituição
· Histórico Escolar > Dados do aluno / Dados da Instituição
· Comprovante de endereço (conta de consumo ou bancária);
· RG / CNH > Frente e verso
· Conta Corrente ou Poupança no seu CPF
· Comprovante de bolsa integral, não restituível (se estudante de faculdade particular)
Inserimos para você as opções de financiamento disponíveis nas instituições que melhor se encaixaram em seu perfil. Entendemos que financiamentos geram muitas dúvidas e inseguranças. Caso queira um suporte especializado para fazer uma melhor escolha recomendamos que faça contato com Ivan Trigueirinho, especialista em financiamentos estudantis, no whatsapp (11) 91289-0513. Fale que é aluno do MEDS e ele terá o maior prazer em ajudar você no que for necessário.
Financiamento por parceria com a instituição |
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FIES |
A inscrição é realizada exclusivamente no site:
www.fiesselecao.mec.gov.br
nos períodos de inscrição em Janeiro e Julho. |
BRADESCO |
Vencimento da 1º parcela em 30 dias após a contratação. Até 12 meses para pagar o valor do semestre. Taxa de juros de acordo com o convênio entre o banco e universidade. |
PRAVALER |
O Pravaler trabalha com taxas de juros baixas no financiamento ou até mesmo sem juros, dependendo da faculdade. Financia 50% do curso e é renovado semestralmente. |
CREDIES |
Contrato para o semestre que desejar. Não analisa o estudante. Negativado(a) pode solicitar. Permite pagar uma parte das mensalidades enquanto cursa e o restante ao concluir os estudos. Não há cobrança de juros remuneratórios. |
Financiamento direto ao aluno |
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ALUME Graduação* |
Não é necessário que haja convênio da Alume com a instituição de ensino. Será necessário pelo menos um imóvel como garantia e comprovação de renda. Caso necessário, você pode incluir até 2 imóveis e até 4 pessoas para totalizar a renda necessária. |
Santander |
A contratação pode ser feita após abertura de conta bancária, mediante análise de Crédito. O Financiamento é disponibilizado para alunos dos cursos elegíveis a partir da 4ª mensalidade e a renovação ocorre a cada semestre. |
CREDIMEPI - Sicoob |
Durante o curso - pagamento de mín. 30% da parcela por mês - mensalmente o aluno pagará apenas os juros do crédito rotativo. O saldo devedor final, tem 30 dias para começar a ser pago após a conclusão do curso, em até 84x em caso de garantia de imóvel ou em 60x em caso de aplicação financeira. |
Segue um guia para ajudar você a utilizar todas as ferramentas da plataforma e otimizar ao máximo sua rotina de estudos. Seu foco a partir de agora tem de ser sua aprovação.
Sono: (Clique aqui)
Hábito: (Clique aqui)
Planejamento e Organização: (Clique aqui)
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