Guilherme Alves de Sousa
Transferência entre faculdades de medicina
Obtenção de novo título/medicina
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www.cursomeds.com.br
Prezado(a) Guilherme Alves de Sousa
As indicações feitas nesse documento tem como base o padrão apresentando nos últimos editais das faculdades relacionadas. Não há garantia de que esse padrão será seguido na íntegra nos próximos editais, podendo acontecer mudanças não previstas. Por isso, sempre recomendamos a leitura atenta de cada novo edital aberto para checar detalhadamente cada ponto antes de tomar a decisão de seguir ou não com sua inscrição.
Após análise do seu perfil acadêmico, fizemos uma seleção de faculdades que se enquadram nas suas necessidades levando em consideração o período no qual você se encontra, a faculdade de origem e as possibilidades de aproveitamento das disciplinas já cursadas até o momento.
Essas faculdades abrem editais com regularidade, normalmente no meio e final do ano, oferecem vagas para transferência e costumam ofertar um bom número de vagas e tem um alto índice de aprovação dos alunos do curso Meds.
Este é um documento pessoal e intransferível . Foi elaborado com base na individualidade do seu perfil e não pode ser extrapolado para outras realidades. As informações contidas nesse arquivo são válidas neste momento, uma vez que os editais sofrem modificações constantes. Portanto, este documento deve ser sempre atualizado e revisto.
Atenciosamente,
MEDS – Editora e Curso Preparatório para Concursos LTDA
CNPJ 23.875.665/0001-44
22 de agosto de 2022
• UNIMONTES(Minas Gerais)(Montes Claros)(Sudeste)
• UFSJ(Minas Gerais)(São João Del Rey)(Sudeste)
• UFSJ(Minas Gerais)(Divinópolis)(Sudeste)
• UFTM(Minas Gerais)(Uberaba)(Sudeste)
• UFU(Minas Gerais)(Uberlândia)(Sudeste)
• UEMG(Minas Gerais)(Passos)(Sudeste)
• UFJF(Minas Gerais)(Juiz De Fora)(Sudeste)
Guilherme Alves de Sousa |
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Objetivo: |
Residência no Brasil
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Faculdade de Origem: |
Período
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Modalidade de Seleção: Análise Curricular
O Processo Seletivo constará de exame da documentação, do histórico escolar do candidato e da estrutura curricular do curso da vaga pleiteada para elaboração da equivalência curricular e estabelecimento do plano de estudos, considerando o sistema de matrícula por disciplina.
DOCUMENTAÇÃO PARA A 1ª ETAPA DO PROCESSO SELETIVO: a) Histórico Escolar do curso de graduação atual e/ou de outros cursos superiores que o candidato tenha feito. Nele, deverá constar a carga horária e o aproveitamento obtido em cada disciplina, com as respectivas notas, bem como a assinatura da autoridade competente. Os candidatos deverão observar o disposto nos subitens 5.5 e 5.5.1 do Edital. b) Declaração de Matrícula (ou documento similar) do aluno na instituição de ensino superior de origem, no 1º semestre de 2021, constando curso, série ou período. c) Documento oficial de identificação do candidato (Carteira de Identidade), cópia legível e sem rasuras. d) Comprovação de reconhecimento/autorização do curso frequentado na instituição de origem. e) Comprovação de credenciamento/reconhecimento da instituição de ensino superior, no caso de instituição estrangeira. DOCUMENTAÇÃO PARA A 2ª ETAPA DO PROCESSO SELETIVO: a) Programa das disciplinas (Planos de Ensino), cursadas com aproveitamento, conforme o Histórico Escolar do curso de graduação atual e de outros cursos superiores que tenha feito e que possa haver possibilidade de aproveitamento para o curso pleiteado. Caso o candidato tenha sido dispensado do cumprimento de alguma disciplina na instituição de origem, por aproveitamento de estudos de curso anterior, o plano de curso a ser enviado será aquele da disciplina efetivamente cursada. b) Histórico Escolar do curso de graduação atual e de outros cursos superiores que o candidato tenha feito. Nele deverá constar carga horária e a nota de aproveitamento obtido nas disciplinas cursadas, bem como a assinatura da autoridade competente. Os candidatos deverão observar o disposto nos subitens 5.5 e 5.5.1 do Edital.
Os candidatos deverão anexar os documentos acima no sistema supracitado (no formato PDF), sendo de responsabilidade do próprio candidato os documentos a serem anexados, bem como possíveis prejuízos advindos de falhas na conexão à internet que estiver sendo usada para anexar os arquivos.
Data habitual do Processo: Maio
Último edital publicado:
UNIMONTES - Google Drive
O Processo Seletivo constará de exame da documentação, do histórico escolar do candidato e da estrutura curricular do curso da vaga pleiteada para elaboração da equivalência curricular e estabelecimento do plano de estudos, considerando o sistema de matrícula por disciplina.
Você poderá baixar o roteiro de estudo específico para essa instituição na sua área de mentoria.Clique no link abaixo e veja como Instruções roteiro de estudos
Modalidade de Seleção: Enem
A Seleção será por uma das edições do ENEM dos três últimos anos (ENEM 2017 ou ENEM 2018 ou ENEM 2019. Devido a alteração da data de realização das provas do Enem 2020, em razão da pandemia de COVID-19. Assim, para este processo seletivo, fica definido como as três últimas edições do Enem (2017, 2018 e 2019).
Histórico Escolar Oficial da Instituição de Ensino Superior de origem emitido a partir de janeiro de 2020 do 2o semestre letivo de 2020, devidamente assinado pelo responsável e carimbado pela instituição ou, se emitido eletronicamente, que tenha possibilidade de verificação de autenticidade, contendo nomes e cargas horárias das disciplinas cursadas, notas ou conceitos (com legenda), carga horária cursada, regime de aprovação, ano, semestre, forma de ingresso no curso e situação do discente perante o ENADE
Documento comprobatório da carga horária mínima exigida para integralização do curso de origem
Matriz curricular do curso de origem, constando todas as disciplinas com suas respectivas cargas horárias e a carga horária total do curso
Os candidatos deverão anexar os documentos acima no sistema supracitado (no formato PDF), sendo de responsabilidade do próprio candidato os documentos a serem anexados, bem como possíveis prejuízos advindos de falhas na conexão à internet que estiver sendo usada para anexar os arquivos.
Data habitual do Processo: Setembro
Último edital publicado:
UFSJ - Google Drive
A Seleção será por uma das edições do ENEM dos três últimos anos (ENEM 2017 ou ENEM 2018 ou ENEM 2019. Devido a alteração da data de realização das provas do Enem 2020, em razão da pandemia de COVID-19. Assim, para este processo seletivo, fica definido como as três últimas edições do Enem (2017, 2018 e 2019).
Você poderá baixar o roteiro de estudo específico para essa instituição na sua área de mentoria.Clique no link abaixo e veja como Instruções roteiro de estudos
Modalidade de Seleção: Enem
A Seleção será por uma das edições do ENEM dos três últimos anos (ENEM 2017 ou ENEM 2018 ou ENEM 2019. Devido a alteração da data de realização das provas do Enem 2020, em razão da pandemia de COVID-19. Assim, para este processo seletivo, fica definido como as três últimas edições do Enem (2017, 2018 e 2019).
Histórico Escolar Oficial da Instituição de Ensino Superior de origem emitido a partir de janeiro de 2020 do 2o semestre letivo de 2020, devidamente assinado pelo responsável e carimbado pela instituição ou, se emitido eletronicamente, que tenha possibilidade de verificação de autenticidade, contendo nomes e cargas horárias das disciplinas cursadas, notas ou conceitos (com legenda), carga horária cursada, regime de aprovação, ano, semestre, forma de ingresso no curso e situação do discente perante o ENADE
Documento comprobatório da carga horária mínima exigida para integralização do curso de origem
Matriz curricular do curso de origem, constando todas as disciplinas com suas respectivas cargas horárias e a carga horária total do curso
Os candidatos deverão anexar os documentos acima no sistema supracitado (no formato PDF), sendo de responsabilidade do próprio candidato os documentos a serem anexados, bem como possíveis prejuízos advindos de falhas na conexão à internet que estiver sendo usada para anexar os arquivos.
Data habitual do Processo: Setembro
Último edital publicado:
UFSJ - Google Drive
A Seleção será por uma das edições do ENEM dos três últimos anos (ENEM 2017 ou ENEM 2018 ou ENEM 2019. Devido a alteração da data de realização das provas do Enem 2020, em razão da pandemia de COVID-19. Assim, para este processo seletivo, fica definido como as três últimas edições do Enem (2017, 2018 e 2019).
Você poderá baixar o roteiro de estudo específico para essa instituição na sua área de mentoria.Clique no link abaixo e veja como Instruções roteiro de estudos
Modalidade de Seleção: Enem
A seleção dos candidatos ocorrerá da seguinte forma: Candidato deverá preencher formulário de inscrição, nas datas e horários constantes do Cronograma do Edital, escolhendo, obrigatoriamente, uma das edições do ENEM em que tenha participado, entre as edições de 2016 e 2020, para o cálculo de média, que é utilizada na classificação final dos candidatos.
Atestado de matrícula ou de trancamento atualizado, expedido há menos de 120 dias contados da data de inscrição do candidato no processo seletivo. Todas as páginas do Histórico Escolar atualizado e assinado (física ou eletronicamente) referente ao curso de graduação, constando dados de ingresso/processo seletivo e períodos ou séries curriculares cumpridos, com todas as respectivas disciplinas, cargas horárias e médias/conceitos/situação atual de vínculo (necessário que seja em um único arquivo PDF)
Caso não conste a informação no Histórico escolar de graduação: declaração oficial de reconhecimento ou autorização do curso de origem, com especificação do número e data do respectivo documento legal
Caso não conste a informação no Histórico escolar de graduação: declaração constando a periodicidade do curso de origem (semestral ou anual), devidamente assinada (física ou eletronicamente) pelo órgão responsável da IES de origem.
Os candidatos deverão anexar os documentos acima no sistema supracitado (no formato PDF), sendo de responsabilidade do próprio candidato os documentos a serem anexados, bem como possíveis prejuízos advindos de falhas na conexão à internet que estiver sendo usada para anexar os arquivos.
Data habitual do Processo: Julho/Outubro
Último edital publicado:
UFTM - Google Drive
A seleção dos candidatos ocorrerá da seguinte forma: Candidato deverá preencher formulário de inscrição, nas datas e horários constantes do Cronograma do Edital, escolhendo, obrigatoriamente, uma das edições do ENEM em que tenha participado, entre as edições de 2016 e 2020, para o cálculo de média, que é utilizada na classificação final dos candidatos.
Você poderá baixar o roteiro de estudo específico para essa instituição na sua área de mentoria.Clique no link abaixo e veja como Instruções roteiro de estudos
Modalidade de Seleção: Prova
O Processo Seletivo de Transferência Facultativa 2022 será executado em duas etapas: a primeira, de caráter classificatório, com prova objetiva e prova de redação, e a segunda, de caráter eliminatório, com análise documental; as duas de inteira responsabilidade da Universidade Federal de Uberlândia, a quem cabe planejar, realizar e divulgar todos os atos relativos ao processo seletivo.
Requerimento de aceitação no curso em que foi classificado no Processo Seletivo para Preenchimento das Vagas Ociosas da UFU em 2021 por meio de Transferência Facultativa disponível em
Os candidatos deverão anexar os documentos acima no sistema supracitado (no formato PDF), sendo de responsabilidade do próprio candidato os documentos a serem anexados, bem como possíveis prejuízos advindos de falhas na conexão à internet que estiver sendo usada para anexar os arquivos.
Data habitual do Processo: Julho/Dezembro
Último edital publicado:
UFU - Google Drive
O Processo Seletivo de Transferência Facultativa 2022 será executado em duas etapas: a primeira, de caráter classificatório, com prova objetiva e prova de redação, e a segunda, de caráter eliminatório, com análise documental; as duas de inteira responsabilidade da Universidade Federal de Uberlândia, a quem cabe planejar, realizar e divulgar todos os atos relativos ao processo seletivo.
Você poderá baixar o roteiro de estudo específico para essa instituição na sua área de mentoria.Clique no link abaixo e veja como Instruções roteiro de estudos
Modalidade de Seleção: Enem
O processo de seleção dos candidatos se fará por: Resultado obtido nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).
Histórico do curso de graduação, emitido pela instituição de origem, com indicação de carga horária e/ou número de créditos e de pontos obtidos em cada disciplina
Programas das disciplinas cursadas na instituição de origem, com indicação de conteúdo desenvolvido
Declaração de matrícula válida, emitida pela instituição de origem
Comprovante de pagamento da taxa de inscrição
Para os cursos que adotarem nota do ENEM, o candidato deverá apresentar o extrato individual de notas (Enem-Resultado), dos anos de 2015 ou 2016 ou 2017, emitido no site do ENEM (https://enem.inep.gov.br/participante/#!/inicial).
Os candidatos deverão anexar os documentos acima no sistema supracitado (no formato PDF), sendo de responsabilidade do próprio candidato os documentos a serem anexados, bem como possíveis prejuízos advindos de falhas na conexão à internet que estiver sendo usada para anexar os arquivos.
Data habitual do Processo: Junho/Novembro
Último edital publicado:
UEMG - Google Drive
O processo de seleção dos candidatos se fará por: Resultado obtido nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).
Você poderá baixar o roteiro de estudo específico para essa instituição na sua área de mentoria.Clique no link abaixo e veja como Instruções roteiro de estudos
Modalidade de Seleção: Enem
A classificação dos candidatos à transferência para UFJF será realizada em duas etapas eliminatórias e classificatórias: classificação e análise documental. A ocupação das vagas para transferência (“transferência de IES para curso de mesma nomenclatura” e “transferência de IES para curso de mesma área”) respeitará a seguinte ordem de prioridade para seleção: I - Candidatos provenientes de outras IFES (Instituições Federais de Ensino Superior) nacionais. II - Candidatos provenientes de IES nacionais públicas estaduais e municipais. III - Candidatos provenientes de IES nacionais privadas, comunitárias, confessionais ou filantrópicas, que sejam bolsistas do ProUni. IV - Candidatos provenientes de IES nacionais privadas, comunitárias, confessionais ou filantrópicas, que sejam beneficiados com outras bolsas (da própria instituição de origem ou outras bolsas) ou contemplados pelo Fies. V - Demais candidatos não contemplados nos incisos de I até IV.
Histórico escolar atualizado da graduação em curso (com data de emissão igual ou inferior a 45 (quarenta e cinco) dias antecedentes à entrega da documentação). (O candidato deverá enviar o histórico oficial. Não poderá ser substituído por relatórios emitidos pelo sistema da IES que não têm autenticação da instituição). (O histórico escolar deverá conter as atividades já integralizadas pelo aluno na IES de origem, de modo que possa ser verificado que o mesmo concluiu, no mínimo, 20% (vinte por cento) e, no máximo, 80% (oitenta por cento) da carga horária total do curso ao qual está regularmente vinculado). Grade curricular a qual está vinculado na IES de origem (contendo a carga horária total do curso). (Grade curricular é o documento emitido pela IES no qual conste a distribuição dos componentes curriculares e suas respectivas cargas horárias, que deverão ser integralizadas para conclusão do curso). Declaração atualizada de vínculo com a IES (na qual conste que o candidato está regularmente matriculado, ou com a matrícula trancada, no semestre letivo em curso na IES de origem na data da entrega da documentação na UFJF). (Se, no período para entrega da documentação deste processo, o candidato que já tiver concluído o semestre letivo e a matrícula para o próximo ainda não pode ser efetivada em razão do calendário acadêmico da instituição, será necessário apresentar declaração da IES que ateste que o aluno requereu a matrícula para o semestre letivo seguinte e que a mesma não foi efetivada unicamente porque não foi iniciado o período de matrículas para o próximo semestre). Se originário de instituição pública, cópia de declaração da IES de que é pública (mantidacom recursos do governo federal, estadual ou pelo município), caso esta informação não esteja contida no próprio nome da IES. Se beneficiário de bolsa, declaração da IES de origem de que o aluno é bolsista do ProUni, beneficiário de bolsa da própria instituição ou contemplados pelo FIES, conforme o caso. Declaração de regularidade do aluno junto ao ENADE, emitida pela instituição de ensino de origem (caso esta informação não esteja no histórico escolar).
Os candidatos deverão anexar os documentos acima no sistema supracitado (no formato PDF), sendo de responsabilidade do próprio candidato os documentos a serem anexados, bem como possíveis prejuízos advindos de falhas na conexão à internet que estiver sendo usada para anexar os arquivos.
Data habitual do Processo: Setembro
Último edital publicado:
UFJF - Google Drive
A classificação dos candidatos à transferência para UFJF será realizada em duas etapas eliminatórias e classificatórias: classificação e análise documental. A ocupação das vagas para transferência (“transferência de IES para curso de mesma nomenclatura” e “transferência de IES para curso de mesma área”) respeitará a seguinte ordem de prioridade para seleção: I - Candidatos provenientes de outras IFES (Instituições Federais de Ensino Superior) nacionais. II - Candidatos provenientes de IES nacionais públicas estaduais e municipais. III - Candidatos provenientes de IES nacionais privadas, comunitárias, confessionais ou filantrópicas, que sejam bolsistas do ProUni. IV - Candidatos provenientes de IES nacionais privadas, comunitárias, confessionais ou filantrópicas, que sejam beneficiados com outras bolsas (da própria instituição de origem ou outras bolsas) ou contemplados pelo Fies. V - Demais candidatos não contemplados nos incisos de I até IV.
Você poderá baixar o roteiro de estudo específico para essa instituição na sua área de mentoria.Clique no link abaixo e veja como Instruções roteiro de estudos
1° Solicitação na Faculdade:
É necessário fazer a solicitação dos documentos na sua faculdade de origem. Verifique diretamente em sua instituição como você poderá fazer o requerimento, pessoalmente ou online. Essa documentação é cobrada e os valores diferem de instituição para instituição. É preciso verificar também o prazo que a faculdade precisa para te entregar os documentos, para você se programar quanto aos editais que deseja participar.
2°Legalização:
Assim que a documentação ficar pronta, é preciso validar para que seja aceito aqui no Brasil. Essa validação é feita no país de origem da faculdade. Primeiro é preciso levar ao MEC para reconhecimento das assinaturas dos representantes da sua faculdade e posteriormente é preciso levar ao Ministério das Relações Exteriores para fazer o Apostilamento de Haia. Lembre-se que esse processo é feito no País de origem da sua faculdade. Esse processo também é pago e o valor pode variar de país para país. Alguns casos são cobrados o ato em si e em outros pode ser cobrado por páginas. Em relação ao prazo para entrega dos documentos legalizados pode variar de 3 a 10 dias, depende da demanda dos setores responsáveis.
3°Tradução:
Depois o próximo passo é a tradução que é feita aqui dentro do Brasil por tradutor juramentado. A tradução de documentos estrangeiros é certificada quando é realizada por tradutor juramentado, uma pessoa que tem fé pública para executar esse tipo de atividade.
O Meds indica um tradutor e intérprete público de confiança para lhe ajudar com essa questão. Não recebemos nenhuma remuneração pela indicação. Indicamos apenas pois confiamos no serviço dele.
Essa equipe de tradução tem assinatura digital, modalidade de assinatura que tem sido amplamente aceita nos processos seletivos de todo o Brasil. O orçamento é especial para o aluno Meds e vai ser lhe enviado em poucas horas após a sua solicitação. Solicite o orçamento clicando no link: Tradução Documentos
Depois de traduzido você pode fazer cópias autenticadas no cartório aqui do Brasil para poder participar de vários processos seletivos. Você só vai utilizar sua documentação original quando for fazer a matrícula na faculdade da qual irá ingressar.
VALIDADE DOS DOCUMENTOS:
Sobre a validade dos documentos segue uma explicação mais detalhada: normalmente nos editais é solicitado a documentação e o prazo de emissão destas. Exemplo: documento com data do semestre atual do edital, ou documentos retirados nos últimos 12 meses, 6meses....é preciso verificar o edital das faculdades de seu interesse.
Quando o aluno retira a documentação da faculdade esses documentos vêm com o carimbo, assinatura e data. Essa data que vem nos documentos retirados da faculdade é que você deve se basear para participar dos editais. A partir dela que você deve fazer os cálculos para saber se enquadra no prazo que foi solicitado no edital ou não.
A legalização e a tradução fazem parte do documento, seguem a mesma data do documento.
Segue um guia para ajudar você a utilizar todas as ferramentas da plataforma e otimizar ao máximo sua rotina de estudos. Seu foco a partir de agora tem de ser sua aprovação.
Sono: (Clique aqui)
Hábito: (Clique aqui)
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