Dias
Horas
Minutos
Segundos

Veja o recado abaixo:

Gabriel Olaya Araujo

MEDS -Transferência e Obtenção de Novo Título em Medicina

Transferência entre faculdades de medicina

Obtenção de novo título/medicina

(31) 9 7227-0272 (WhatsApp)
www.cursomeds.com.br

Análise de perfil

Prezado(a) Gabriel Olaya Araujo

As indicações feitas nesse documento tem como base o padrão apresentando nos últimos editais das faculdades relacionadas. Não há garantia de que esse padrão será seguido na íntegra nos próximos editais, podendo acontecer mudanças não previstas. Por isso, sempre recomendamos a leitura atenta de cada novo edital aberto para checar detalhadamente cada ponto antes de tomar a decisão de seguir ou não com sua inscrição.

Após análise do seu perfil acadêmico, fizemos uma seleção de faculdades que se enquadram nas suas necessidades levando em consideração o período no qual você se encontra, a faculdade de origem e as possibilidades de aproveitamento das disciplinas já cursadas até o momento.

Essas faculdades abrem editais com regularidade, normalmente no meio e final do ano, oferecem vagas para transferência e costumam ofertar um bom número de vagas e tem um alto índice de aprovação dos alunos do curso Meds.

Este é um documento pessoal e intransferível . Foi elaborado com base na individualidade do seu perfil e não pode ser extrapolado para outras realidades. As informações contidas nesse arquivo são válidas neste momento, uma vez que os editais sofrem modificações constantes. Portanto, este documento deve ser sempre atualizado e revisto.

Atenciosamente,

MEDS – Editora e Curso Preparatório para Concursos LTDA

CNPJ 23.875.665/0001-44

10 de abril de 2024

Opções de Faculdade

•        UFOP(Minas Gerais)(Ouro Preto)(Sudeste)

•        UFSJ(Minas Gerais)(São João Del Rey)(Sudeste)

•        UFSJ(Minas Gerais)(Divinópolis)(Sudeste)

•        UFTM(Minas Gerais)(Uberaba)(Sudeste)

•        UFU(Minas Gerais)(Uberlândia)(Sudeste)

•        UFV(Minas Gerais)(Viçosa)(Sudeste)

•        UFVJM(Minas Gerais)(Diamantina)(Sudeste)

•        UFVJM(Minas Gerais)(Teófilo Otoni)(Sudeste)

•        UEMG(Minas Gerais)(Passos)(Sudeste)

•        UFJF(Minas Gerais)(Juiz De Fora)(Sudeste)

•        UFLA(Minas Gerais)(Lavras)(Sudeste)

•        UFFS(Santa Catarina)(Chapecó)(Sul)

•        USP(São Paulo)(São Paulo)(Sudeste)

•        USP(São Paulo)(Bauru)(Sudeste)

•        USP(São Paulo)(Ribeirão Preto)(Sudeste)

•        UNESP(São Paulo)(Botucatu)(Sudeste)

•        UNICAMP(São Paulo)(Campinas)(Sudeste)

•        FAMEMA(São Paulo)(Marília)(Sudeste)

•        FAMERP(São Paulo)(São Jose do Rio Preto)(Sudeste)

•        UnB(Distrito Federal)(Brasília)(Centro-Oeste)

•        UFAC(Acre)(Rio Branco)(Norte)

Aluno

Gabriel Olaya Araujo

Objetivo:
Transferência

Residência no Brasil :
São Paulo

Faculdade de Origem:  
UFOP (UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO)

Período :

UFOP

Modalidade de Seleção: Enem

Processo de Seleção

Observado o percentual de carga horária integralizada no curso de origem indicado na inscrição para o processo seletivo, os candidatos serão classificados em ordem decrescente da nota geral obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Documentação para Inscrição

Histórico escolar do curso superior de origem (graduação ou tecnólogo), devidamente carimbado e assinado por responsável na instituição emissora. O histórico deverá ter data de emissão igual ou inferior a 45 (quarenta e cinco) dias, contados da data de apresentação à UFOP. A aposição de carimbo e de assinatura no histórico escolar será dispensada se o documento for emitido com certificação digital. Matriz curricular ou grade curricular do curso superior de origem. Documento dispensável se o histórico escolar indicar a carga horária total do curso e a carga horária integralizada pelo candidato.

Os candidatos deverão anexar os documentos acima no sistema supracitado (no formato PDF), sendo de responsabilidade do próprio candidato os documentos a serem anexados, bem como possíveis prejuízos advindos de falhas na conexão à internet que estiver sendo usada para anexar os arquivos.

Edital

Data habitual do Processo: Maio/Outubro
Último edital publicado:  UFOP - Google Drive

Prova

Observado o percentual de carga horária integralizada no curso de origem indicado na inscrição para o processo seletivo, os candidatos serão classificados em ordem decrescente da nota geral obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Roteiro de Estudos

Você poderá baixar o roteiro de estudo específico para essa instituição na sua área de mentoria.
Clique no link abaixo e veja como


Instruções roteiro de estudos

UFSJ

Modalidade de Seleção: Enem

Processo de Seleção

A Seleção será por uma das edições do ENEM dos três últimos anos (ENEM 2017 ou ENEM 2018 ou ENEM 2019. Devido a alteração da data de realização das provas do Enem 2020, em razão da pandemia de COVID-19. Assim, para este processo seletivo, fica definido como as três últimas edições do Enem (2017, 2018 e 2019).

Documentação para Inscrição

Histórico Escolar Oficial da Instituição de Ensino Superior de origem emitido a partir de janeiro de 2020 do 2o semestre letivo de 2020, devidamente assinado pelo responsável e carimbado pela instituição ou, se emitido eletronicamente, que tenha possibilidade de verificação de autenticidade, contendo nomes e cargas horárias das disciplinas cursadas, notas ou conceitos (com legenda), carga horária cursada, regime de aprovação, ano, semestre, forma de ingresso no curso e situação do discente perante o ENADE

Documento comprobatório da carga horária mínima exigida para integralização do curso de origem

Matriz curricular do curso de origem, constando todas as disciplinas com suas respectivas cargas horárias e a carga horária total do curso

Os candidatos deverão anexar os documentos acima no sistema supracitado (no formato PDF), sendo de responsabilidade do próprio candidato os documentos a serem anexados, bem como possíveis prejuízos advindos de falhas na conexão à internet que estiver sendo usada para anexar os arquivos.

Edital

Data habitual do Processo: Setembro
Último edital publicado:  UFSJ - Google Drive

Prova

A Seleção será por uma das edições do ENEM dos três últimos anos (ENEM 2017 ou ENEM 2018 ou ENEM 2019. Devido a alteração da data de realização das provas do Enem 2020, em razão da pandemia de COVID-19. Assim, para este processo seletivo, fica definido como as três últimas edições do Enem (2017, 2018 e 2019).

Roteiro de Estudos

Você poderá baixar o roteiro de estudo específico para essa instituição na sua área de mentoria.
Clique no link abaixo e veja como


Instruções roteiro de estudos

UFSJ

Modalidade de Seleção: Enem

Processo de Seleção

A Seleção será por uma das edições do ENEM dos três últimos anos (ENEM 2017 ou ENEM 2018 ou ENEM 2019. Devido a alteração da data de realização das provas do Enem 2020, em razão da pandemia de COVID-19. Assim, para este processo seletivo, fica definido como as três últimas edições do Enem (2017, 2018 e 2019).

Documentação para Inscrição

Histórico Escolar Oficial da Instituição de Ensino Superior de origem emitido a partir de janeiro de 2020 do 2o semestre letivo de 2020, devidamente assinado pelo responsável e carimbado pela instituição ou, se emitido eletronicamente, que tenha possibilidade de verificação de autenticidade, contendo nomes e cargas horárias das disciplinas cursadas, notas ou conceitos (com legenda), carga horária cursada, regime de aprovação, ano, semestre, forma de ingresso no curso e situação do discente perante o ENADE

Documento comprobatório da carga horária mínima exigida para integralização do curso de origem

Matriz curricular do curso de origem, constando todas as disciplinas com suas respectivas cargas horárias e a carga horária total do curso

Os candidatos deverão anexar os documentos acima no sistema supracitado (no formato PDF), sendo de responsabilidade do próprio candidato os documentos a serem anexados, bem como possíveis prejuízos advindos de falhas na conexão à internet que estiver sendo usada para anexar os arquivos.

Edital

Data habitual do Processo: Setembro
Último edital publicado:  UFSJ - Google Drive

Prova

A Seleção será por uma das edições do ENEM dos três últimos anos (ENEM 2017 ou ENEM 2018 ou ENEM 2019. Devido a alteração da data de realização das provas do Enem 2020, em razão da pandemia de COVID-19. Assim, para este processo seletivo, fica definido como as três últimas edições do Enem (2017, 2018 e 2019).

Roteiro de Estudos

Você poderá baixar o roteiro de estudo específico para essa instituição na sua área de mentoria.
Clique no link abaixo e veja como


Instruções roteiro de estudos

UFTM

Modalidade de Seleção: Enem

Processo de Seleção

A seleção dos candidatos ocorrerá da seguinte forma: Candidato deverá preencher formulário de inscrição, nas datas e horários constantes do Cronograma do Edital, escolhendo, obrigatoriamente, uma das edições do ENEM em que tenha participado, entre as edições de 2016 e 2020, para o cálculo de média, que é utilizada na classificação final dos candidatos.

Documentação para Inscrição

Atestado de matrícula ou de trancamento atualizado, expedido há menos de 120 dias contados da data de inscrição do candidato no processo seletivo. Todas as páginas do Histórico Escolar atualizado e assinado (física ou eletronicamente) referente ao curso de graduação, constando dados de ingresso/processo seletivo e períodos ou séries curriculares cumpridos, com todas as respectivas disciplinas, cargas horárias e médias/conceitos/situação atual de vínculo (necessário que seja em um único arquivo PDF)

Caso não conste a informação no Histórico escolar de graduação: declaração oficial de reconhecimento ou autorização do curso de origem, com especificação do número e data do respectivo documento legal

Caso não conste a informação no Histórico escolar de graduação: declaração constando a periodicidade do curso de origem (semestral ou anual), devidamente assinada (física ou eletronicamente) pelo órgão responsável da IES de origem.

Os candidatos deverão anexar os documentos acima no sistema supracitado (no formato PDF), sendo de responsabilidade do próprio candidato os documentos a serem anexados, bem como possíveis prejuízos advindos de falhas na conexão à internet que estiver sendo usada para anexar os arquivos.

Edital

Data habitual do Processo: Julho/Outubro
Último edital publicado:  UFTM - Google Drive

Prova

A seleção dos candidatos ocorrerá da seguinte forma: Candidato deverá preencher formulário de inscrição, nas datas e horários constantes do Cronograma do Edital, escolhendo, obrigatoriamente, uma das edições do ENEM em que tenha participado, entre as edições de 2016 e 2020, para o cálculo de média, que é utilizada na classificação final dos candidatos.

Roteiro de Estudos

Você poderá baixar o roteiro de estudo específico para essa instituição na sua área de mentoria.
Clique no link abaixo e veja como


Instruções roteiro de estudos

UFU

Modalidade de Seleção: Prova

Processo de Seleção

O Processo Seletivo de Transferência Facultativa 2022 será executado em duas etapas: a primeira, de caráter classificatório, com prova objetiva e prova de redação, e a segunda, de caráter eliminatório, com análise documental; as duas de inteira responsabilidade da Universidade Federal de Uberlândia, a quem cabe planejar, realizar e divulgar todos os atos relativos ao processo seletivo.

Documentação para Inscrição

Requerimento de aceitação no curso em que foi classificado no Processo Seletivo para Preenchimento das Vagas Ociosas da UFU em 2021 por meio de Transferência Facultativa disponível em . Para curso que exige Certificação em Habilidades Específicas, comprovante de Certificação. Para os candidatos não vinculados à UFU, declaração de escolaridade, em Língua Portuguesa, da Instituição de Ensino Superior de origem, comprovando que o candidato está vinculado à Instituição caso não conste no Histórico Escolar. Tradução oficial de todos os documentos exigidos cujos originais estejam em língua estrangeira, sendo que os documentos originais deverão conter o visto da Embaixada do Brasil no país em que foram expedidos. Fluxograma ou quadro curricular completo do curso de origem, com a devida identificação da Instituição de Ensino Superior de origem. Critério de Avaliação, caso esta informação não conste no Histórico Escolar. Histórico Escolar completo e atualizado emitido pela Instituição de Ensino Superior de origem do candidato.

Os candidatos deverão anexar os documentos acima no sistema supracitado (no formato PDF), sendo de responsabilidade do próprio candidato os documentos a serem anexados, bem como possíveis prejuízos advindos de falhas na conexão à internet que estiver sendo usada para anexar os arquivos.

Edital

Data habitual do Processo: Julho/Dezembro
Último edital publicado:  UFU - Google Drive

Prova

O Processo Seletivo de Transferência Facultativa 2022 será executado em duas etapas: a primeira, de caráter classificatório, com prova objetiva e prova de redação, e a segunda, de caráter eliminatório, com análise documental; as duas de inteira responsabilidade da Universidade Federal de Uberlândia, a quem cabe planejar, realizar e divulgar todos os atos relativos ao processo seletivo.

Roteiro de Estudos

Você poderá baixar o roteiro de estudo específico para essa instituição na sua área de mentoria.
Clique no link abaixo e veja como


Instruções roteiro de estudos

UFV

Modalidade de Seleção: Enem

Processo de Seleção

Para concorrer às VAGAS OCIOSAS oferecidas pela UFV com entrada no primeiro semestre letivo de 2019, o candidato deverá obrigatoriamente ter participado da edição 2018 do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e efetuar sua inscrição no SISU 2019, conforme normas estabelecidas no Edital MEC/SISU e neste Edital. A inscrição para concorrer às VAGAS OCIOSAS será idêntica à inscrição para as vagas regulares ofertadas pela UFV em 2019. Assim, para concorrer às vagas ociosas o candidato deverá se inscrever no SISU 2019, observando as normas do SISU e dO Edital. O cronograma de inscrição no SISU 2019 é divulgado pelo MEC, no endereço: sisu.mec.gov.br. A inscrição do candidato no SISU/UFV 2019 para o processo seletivo de vagas ociosas implica a autorização para utilização, pela Universidade, das notas por ele obtidas no ENEM 2018, bem como os dados do seu questionário socioeconômico e demais informações constantes na sua inscrição.

Edital

Data habitual do Processo: Outubro
Último edital publicado:  UFV - Google Drive

Prova

Para concorrer às VAGAS OCIOSAS oferecidas pela UFV com entrada no primeiro semestre letivo de 2019, o candidato deverá obrigatoriamente ter participado da edição 2018 do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e efetuar sua inscrição no SISU 2019, conforme normas estabelecidas no Edital MEC/SISU e neste Edital. A inscrição para concorrer às VAGAS OCIOSAS será idêntica à inscrição para as vagas regulares ofertadas pela UFV em 2019. Assim, para concorrer às vagas ociosas o candidato deverá se inscrever no SISU 2019, observando as normas do SISU e dO Edital. O cronograma de inscrição no SISU 2019 é divulgado pelo MEC, no endereço: sisu.mec.gov.br. A inscrição do candidato no SISU/UFV 2019 para o processo seletivo de vagas ociosas implica a autorização para utilização, pela Universidade, das notas por ele obtidas no ENEM 2018, bem como os dados do seu questionário socioeconômico e demais informações constantes na sua inscrição.

Roteiro de Estudos

Você poderá baixar o roteiro de estudo específico para essa instituição na sua área de mentoria.
Clique no link abaixo e veja como


Instruções roteiro de estudos

UFVJM

Modalidade de Seleção: Enem

Processo de Seleção

A classificação dos candidatos à Transferência Externa obedecerá a ordem decrescente da nota obtida pelo candidato no Enem, levando em consideração, para cada curso, os pesos atribuídos a cada um dos eixos de conhecimento, conforme ANEXO VII no Edital.

Documentação para Inscrição

Histórico Escolar do curso de graduação emitido há, no máximo, 60 dias antes da matrícula, carimbado e assinado pela instituição de origem, constando todas as disciplinas cursadas, com ou sem aprovação

Comprovante que o curso superior de origem é autorizado ou reconhecido pelo Ministério da Educação – MEC (se essa comprovação constar no histórico escolar de graduação entregue, fica o candidato dispensado de apresentar documento específico)

Estrutura Curricular (matriz curricular) do curso de graduação de origem, com carimbo da instituição, contendo as disciplinas e a carga horária de cada período e a carga horária total do curso

Uma via original da Declaração de Vínculo, emitida pela Instituição de origem há, no máximo, 60 dias antes da matrícula, na qual conste a situação de aluno “matriculado” ou com “matrícula trancada” no semestre 2019/2

Uma via original da Declaração da instituição de origem informando a situação do candidato junto ao Enade (conforme artigo 33-G da Portaria MEC no 40 de 12/12/2007 consolidada), quando esta informação não estiver expressa no histórico escolar. Para candidatos que não se enquadravam nos critérios para ser inscrito no Enade, a instituição de origem deve emitir uma declaração constando que este aluno nunca foi inscrito e a devida justificativa). Os ingressantes que estiverem matriculados no 1o período do curso de origem não são obrigados a apresentar o Histórico Escolar e a Estrutura Curricular.

Os candidatos deverão anexar os documentos acima no sistema supracitado (no formato PDF), sendo de responsabilidade do próprio candidato os documentos a serem anexados, bem como possíveis prejuízos advindos de falhas na conexão à internet que estiver sendo usada para anexar os arquivos.

Edital

Data habitual do Processo: Novembro
Último edital publicado:  UFVJM - Google Drive

Prova

A classificação dos candidatos à Transferência Externa obedecerá a ordem decrescente da nota obtida pelo candidato no Enem, levando em consideração, para cada curso, os pesos atribuídos a cada um dos eixos de conhecimento, conforme ANEXO VII no Edital.

Roteiro de Estudos

Você poderá baixar o roteiro de estudo específico para essa instituição na sua área de mentoria.
Clique no link abaixo e veja como


Instruções roteiro de estudos

UFVJM

Modalidade de Seleção: Enem

Processo de Seleção

A classificação dos candidatos à Transferência Externa obedecerá a ordem decrescente da nota obtida pelo candidato no Enem, levando em consideração, para cada curso, os pesos atribuídos a cada um dos eixos de conhecimento, conforme ANEXO VII no Edital.

Documentação para Inscrição

Histórico Escolar do curso de graduação emitido há, no máximo, 60 dias antes da matrícula, carimbado e assinado pela instituição de origem, constando todas as disciplinas cursadas, com ou sem aprovação

Comprovante que o curso superior de origem é autorizado ou reconhecido pelo Ministério da Educação – MEC (se essa comprovação constar no histórico escolar de graduação entregue, fica o candidato dispensado de apresentar documento específico)

Estrutura Curricular (matriz curricular) do curso de graduação de origem, com carimbo da instituição, contendo as disciplinas e a carga horária de cada período e a carga horária total do curso

Uma via original da Declaração de Vínculo, emitida pela Instituição de origem há, no máximo, 60 dias antes da matrícula, na qual conste a situação de aluno “matriculado” ou com “matrícula trancada” no semestre 2019/2

Uma via original da Declaração da instituição de origem informando a situação do candidato junto ao Enade (conforme artigo 33-G da Portaria MEC no 40 de 12/12/2007 consolidada), quando esta informação não estiver expressa no histórico escolar. Para candidatos que não se enquadravam nos critérios para ser inscrito no Enade, a instituição de origem deve emitir uma declaração constando que este aluno nunca foi inscrito e a devida justificativa). Os ingressantes que estiverem matriculados no 1o período do curso de origem não são obrigados a apresentar o Histórico Escolar e a Estrutura Curricular.

Os candidatos deverão anexar os documentos acima no sistema supracitado (no formato PDF), sendo de responsabilidade do próprio candidato os documentos a serem anexados, bem como possíveis prejuízos advindos de falhas na conexão à internet que estiver sendo usada para anexar os arquivos.

Edital

Data habitual do Processo: Novembro
Último edital publicado:  UFVJM - Google Drive

Prova

A classificação dos candidatos à Transferência Externa obedecerá a ordem decrescente da nota obtida pelo candidato no Enem, levando em consideração, para cada curso, os pesos atribuídos a cada um dos eixos de conhecimento, conforme ANEXO VII no Edital.

Roteiro de Estudos

Você poderá baixar o roteiro de estudo específico para essa instituição na sua área de mentoria.
Clique no link abaixo e veja como


Instruções roteiro de estudos

UEMG

Modalidade de Seleção: Enem

Processo de Seleção

O processo de seleção dos candidatos se fará por: Resultado obtido nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Documentação para Inscrição

Histórico do curso de graduação, emitido pela instituição de origem, com indicação de carga horária e/ou número de créditos e de pontos obtidos em cada disciplina

Programas das disciplinas cursadas na instituição de origem, com indicação de conteúdo desenvolvido

Declaração de matrícula válida, emitida pela instituição de origem

Comprovante de pagamento da taxa de inscrição

Para os cursos que adotarem nota do ENEM, o candidato deverá apresentar o extrato individual de notas (Enem-Resultado), dos anos de 2015 ou 2016 ou 2017, emitido no site do ENEM (https://enem.inep.gov.br/participante/#!/inicial).

Os candidatos deverão anexar os documentos acima no sistema supracitado (no formato PDF), sendo de responsabilidade do próprio candidato os documentos a serem anexados, bem como possíveis prejuízos advindos de falhas na conexão à internet que estiver sendo usada para anexar os arquivos.

Edital

Data habitual do Processo: Junho/Novembro
Último edital publicado:  UEMG - Google Drive

Prova

O processo de seleção dos candidatos se fará por: Resultado obtido nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Roteiro de Estudos

Você poderá baixar o roteiro de estudo específico para essa instituição na sua área de mentoria.
Clique no link abaixo e veja como


Instruções roteiro de estudos

UFJF

Modalidade de Seleção: Enem

Processo de Seleção

A classificação dos candidatos à transferência para UFJF será realizada em duas etapas eliminatórias e classificatórias: classificação e análise documental. A ocupação das vagas para transferência (“transferência de IES para curso de mesma nomenclatura” e “transferência de IES para curso de mesma área”) respeitará a seguinte ordem de prioridade para seleção: I - Candidatos provenientes de outras IFES (Instituições Federais de Ensino Superior) nacionais. II - Candidatos provenientes de IES nacionais públicas estaduais e municipais. III - Candidatos provenientes de IES nacionais privadas, comunitárias, confessionais ou filantrópicas, que sejam bolsistas do ProUni. IV - Candidatos provenientes de IES nacionais privadas, comunitárias, confessionais ou filantrópicas, que sejam beneficiados com outras bolsas (da própria instituição de origem ou outras bolsas) ou contemplados pelo Fies. V - Demais candidatos não contemplados nos incisos de I até IV.

Documentação para Inscrição

Histórico escolar atualizado da graduação em curso (com data de emissão igual ou inferior a 45 (quarenta e cinco) dias antecedentes à entrega da documentação). (O candidato deverá enviar o histórico oficial. Não poderá ser substituído por relatórios emitidos pelo sistema da IES que não têm autenticação da instituição). (O histórico escolar deverá conter as atividades já integralizadas pelo aluno na IES de origem, de modo que possa ser verificado que o mesmo concluiu, no mínimo, 20% (vinte por cento) e, no máximo, 80% (oitenta por cento) da carga horária total do curso ao qual está regularmente vinculado). Grade curricular a qual está vinculado na IES de origem (contendo a carga horária total do curso). (Grade curricular é o documento emitido pela IES no qual conste a distribuição dos componentes curriculares e suas respectivas cargas horárias, que deverão ser integralizadas para conclusão do curso). Declaração atualizada de vínculo com a IES (na qual conste que o candidato está regularmente matriculado, ou com a matrícula trancada, no semestre letivo em curso na IES de origem na data da entrega da documentação na UFJF). (Se, no período para entrega da documentação deste processo, o candidato que já tiver concluído o semestre letivo e a matrícula para o próximo ainda não pode ser efetivada em razão do calendário acadêmico da instituição, será necessário apresentar declaração da IES que ateste que o aluno requereu a matrícula para o semestre letivo seguinte e que a mesma não foi efetivada unicamente porque não foi iniciado o período de matrículas para o próximo semestre). Se originário de instituição pública, cópia de declaração da IES de que é pública (mantidacom recursos do governo federal, estadual ou pelo município), caso esta informação não esteja contida no próprio nome da IES. Se beneficiário de bolsa, declaração da IES de origem de que o aluno é bolsista do ProUni, beneficiário de bolsa da própria instituição ou contemplados pelo FIES, conforme o caso. Declaração de regularidade do aluno junto ao ENADE, emitida pela instituição de ensino de origem (caso esta informação não esteja no histórico escolar).

Os candidatos deverão anexar os documentos acima no sistema supracitado (no formato PDF), sendo de responsabilidade do próprio candidato os documentos a serem anexados, bem como possíveis prejuízos advindos de falhas na conexão à internet que estiver sendo usada para anexar os arquivos.

Edital

Data habitual do Processo: Setembro
Último edital publicado:  UFJF - Google Drive

Prova

A classificação dos candidatos à transferência para UFJF será realizada em duas etapas eliminatórias e classificatórias: classificação e análise documental. A ocupação das vagas para transferência (“transferência de IES para curso de mesma nomenclatura” e “transferência de IES para curso de mesma área”) respeitará a seguinte ordem de prioridade para seleção: I - Candidatos provenientes de outras IFES (Instituições Federais de Ensino Superior) nacionais. II - Candidatos provenientes de IES nacionais públicas estaduais e municipais. III - Candidatos provenientes de IES nacionais privadas, comunitárias, confessionais ou filantrópicas, que sejam bolsistas do ProUni. IV - Candidatos provenientes de IES nacionais privadas, comunitárias, confessionais ou filantrópicas, que sejam beneficiados com outras bolsas (da própria instituição de origem ou outras bolsas) ou contemplados pelo Fies. V - Demais candidatos não contemplados nos incisos de I até IV.

Roteiro de Estudos

Você poderá baixar o roteiro de estudo específico para essa instituição na sua área de mentoria.
Clique no link abaixo e veja como


Instruções roteiro de estudos

UFLA

Modalidade de Seleção: Enem

Processo de Seleção

A seleção será nas duas formas de ingresso, será baseada nas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), em exame realizado, no máximo, nos 5 (cinco) anos anteriores ao processo, obedecidos os pesos das áreas e as notas mínimas deliberadas pelos colegiados de cursos; portanto, para concorrer às vagas ofertadas por meio deste Edital, os candidatos deverão ter participado do ENEM em qualquer uma das edições aplicadas no período de 2016 a 2020.

Documentação para Inscrição

Atestado original de matrícula, que comprove vínculo ativo do candidato com a instituição de origem, emitido pela Instituição de origem - original

Documento emitido pela Instituição que comprove que o curso de origem é autorizado, de acordo com a legislação específica em vigor

Comprovante de situação regular do estudante junto ao Enade (Exame Nacional de Desempenho do Estudante) – emitido pela Instituição de origem

Cópia, autenticada em cartório, do histórico escolar de graduação emitido pela instituição de origem, informando o vínculo ativo com a Instituição.

Os candidatos deverão anexar os documentos acima no sistema supracitado (no formato PDF), sendo de responsabilidade do próprio candidato os documentos a serem anexados, bem como possíveis prejuízos advindos de falhas na conexão à internet que estiver sendo usada para anexar os arquivos.

Edital

Data habitual do Processo: Setembro
Último edital publicado:  UFLA - Google Drive

Prova

A seleção será nas duas formas de ingresso, será baseada nas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), em exame realizado, no máximo, nos 5 (cinco) anos anteriores ao processo, obedecidos os pesos das áreas e as notas mínimas deliberadas pelos colegiados de cursos; portanto, para concorrer às vagas ofertadas por meio deste Edital, os candidatos deverão ter participado do ENEM em qualquer uma das edições aplicadas no período de 2016 a 2020.

Roteiro de Estudos

Você poderá baixar o roteiro de estudo específico para essa instituição na sua área de mentoria.
Clique no link abaixo e veja como


Instruções roteiro de estudos

UFFS

Modalidade de Seleção: Enem

Processo de Seleção

A classificação e a seleção dos candidatos será realizada nos termos do Regulamento de Graduação da UFFS, e quando for o caso, conforme critérios de classificação estabelecidos pelo Colegiado do Curso constante na RESOLUÇÃO No 1/CCME CH/UFFS/2022. O preenchimento das vagas disponíveis se dará conforme Art. 34 do Regulamento de Graduação da UFFS e RESOLUÇÃO No 1/CCME CH/UFFS/2022.

Documentação para Inscrição

Requerimento de inscrição preenchido Cadastro de Pessoa Física (CPF). Registro Geral (RG) para brasileiro, ou passaporte para estrangeiro. Histórico Escolar de Graduação emitido pela IES de origem contendo: Comprovante de vínculo acadêmico (matrícula ativa ou trancada) no semestre letivo de 2019/1, com a IES de origem. Comprovante de reconhecimento ou autorização do curso pelo Ministério da Educação(MEC) ou Conselhos Estaduais de Educação, ou órgão equivalente no país de origem no caso de IES estrangeira. Comprovante da situação no ENADE, para estudante de IES brasileira. O número de horas de cada disciplina cursada, as notas ou menções e a carga horária total obtida no curso de procedência. Comprovante da situação de participação na ANASEM (constante no Histórico Escolar de Graduação ou em declaração complementar emitida pela IES de origem). Caso o estudante não tiver realizado o respectivo exame apresentar declaração da IES de origem atestando a informação.

Os candidatos deverão anexar os documentos acima no sistema supracitado (no formato PDF), sendo de responsabilidade do próprio candidato os documentos a serem anexados, bem como possíveis prejuízos advindos de falhas na conexão à internet que estiver sendo usada para anexar os arquivos.

Edital

Data habitual do Processo: Junho
Último edital publicado:  UFFS - Google Drive

Prova

A classificação e a seleção dos candidatos será realizada nos termos do Regulamento de Graduação da UFFS, e quando for o caso, conforme critérios de classificação estabelecidos pelo Colegiado do Curso constante na RESOLUÇÃO No 1/CCME CH/UFFS/2022. O preenchimento das vagas disponíveis se dará conforme Art. 34 do Regulamento de Graduação da UFFS e RESOLUÇÃO No 1/CCME CH/UFFS/2022.

Roteiro de Estudos

Você poderá baixar o roteiro de estudo específico para essa instituição na sua área de mentoria.
Clique no link abaixo e veja como


Instruções roteiro de estudos

USP

Modalidade de Seleção: Prova

Processo de Seleção

A prova escrita, com notas de 0 (zero) a 10 (dez), versará sobre os programas referentes às disciplinas do(s) período(s) letivo(s) anterior(es) àqueles em que os candidatos pleiteiam sua transferência, constantes do currículo da FOB, disponível no link https://uspdigital.usp.br/jupiterweb/listarGradeCurricular?codcg=25&codcur=25030&codhab=0&ti po=N; A elaboração da prova escrita, obrigatoriamente sob a forma de testes, será de responsabilidade exclusiva das disciplinas, que enviarão as questões pertinentes à Comissão de Graduação, a quem caberá a seleção, aplicação e avaliação dos testes; À prova escrita será atribuído peso 7 (sete); A análise curricular será efetuada somente para aqueles candidatos que obtiverem média igual ou superior a 5 (cinco) na prova escrita; A análise curricular será efetuada pela Comissão de Graduação da FOB, mediante a aplicação de três quesitos: a) Análise das disciplinas cursadas pelos candidatos em função das exigidas na FOB quanto ao conteúdo programático, carga horária, notas e frequências obtidas no(s) período(s) anterior(es) ao da vaga pretendida; b) Somatório dos pontos obtidos pelos candidatos nas disciplinas correspondentes às oferecidas na FOB nesse mesmo período; c) média aritmética das notas obtidas nessas disciplinas. A esses três quesitos serão atribuídas notas 0 (zero) a 10 (dez), obtendo-se uma média, atribuindo- se o peso equivalente a 3 (três). A média final para classificação será obtida com o somatório das médias da avaliação teórica e da análise curricular das disciplinas, dividindo-se o resultado por 10 (dez). O somatório das notas e o cálculo das médias serão de responsabilidade da Comissão de Graduação, que as tornarão públicas e em caso de empate entre candidatos à transferência, no exame de seleção, o aluno da USP terá preferência sobre os de outras instituições de ensino superior;

Documentação para Inscrição

. Atestado de matrícula da instituição de ensino superior de origem, constando curso, ano/ou período em que o aluno se encontra matriculado

. Histórico escolar (contendo notas e carga horária das disciplinas)

. Programas das disciplinas cursadas com aproveitamento na instituição de ensino superior de origem. Os programas deverão ser autenticados pela própria instituição

Os candidatos deverão anexar os documentos acima no sistema supracitado (no formato PDF), sendo de responsabilidade do próprio candidato os documentos a serem anexados, bem como possíveis prejuízos advindos de falhas na conexão à internet que estiver sendo usada para anexar os arquivos.

Edital

Data habitual do Processo: Maio
Último edital publicado:  USP - Google Drive

Prova

A prova escrita, com notas de 0 (zero) a 10 (dez), versará sobre os programas referentes às disciplinas do(s) período(s) letivo(s) anterior(es) àqueles em que os candidatos pleiteiam sua transferência, constantes do currículo da FOB, disponível no link https://uspdigital.usp.br/jupiterweb/listarGradeCurricular?codcg=25&codcur=25030&codhab=0&ti po=N; A elaboração da prova escrita, obrigatoriamente sob a forma de testes, será de responsabilidade exclusiva das disciplinas, que enviarão as questões pertinentes à Comissão de Graduação, a quem caberá a seleção, aplicação e avaliação dos testes; À prova escrita será atribuído peso 7 (sete); A análise curricular será efetuada somente para aqueles candidatos que obtiverem média igual ou superior a 5 (cinco) na prova escrita; A análise curricular será efetuada pela Comissão de Graduação da FOB, mediante a aplicação de três quesitos: a) Análise das disciplinas cursadas pelos candidatos em função das exigidas na FOB quanto ao conteúdo programático, carga horária, notas e frequências obtidas no(s) período(s) anterior(es) ao da vaga pretendida; b) Somatório dos pontos obtidos pelos candidatos nas disciplinas correspondentes às oferecidas na FOB nesse mesmo período; c) média aritmética das notas obtidas nessas disciplinas. A esses três quesitos serão atribuídas notas 0 (zero) a 10 (dez), obtendo-se uma média, atribuindo- se o peso equivalente a 3 (três). A média final para classificação será obtida com o somatório das médias da avaliação teórica e da análise curricular das disciplinas, dividindo-se o resultado por 10 (dez). O somatório das notas e o cálculo das médias serão de responsabilidade da Comissão de Graduação, que as tornarão públicas e em caso de empate entre candidatos à transferência, no exame de seleção, o aluno da USP terá preferência sobre os de outras instituições de ensino superior;

Roteiro de Estudos

Você poderá baixar o roteiro de estudo específico para essa instituição na sua área de mentoria.
Clique no link abaixo e veja como


Instruções roteiro de estudos

USP

Modalidade de Seleção: Prova

Processo de Seleção

A prova escrita, com notas de 0 (zero) a 10 (dez), versará sobre os programas referentes às disciplinas do(s) período(s) letivo(s) anterior(es) àqueles em que os candidatos pleiteiam sua transferência, constantes do currículo da FOB, disponível no link https://uspdigital.usp.br/jupiterweb/listarGradeCurricular?codcg=25&codcur=25030&codhab=0&ti po=N; A elaboração da prova escrita, obrigatoriamente sob a forma de testes, será de responsabilidade exclusiva das disciplinas, que enviarão as questões pertinentes à Comissão de Graduação, a quem caberá a seleção, aplicação e avaliação dos testes; À prova escrita será atribuído peso 7 (sete); A análise curricular será efetuada somente para aqueles candidatos que obtiverem média igual ou superior a 5 (cinco) na prova escrita; A análise curricular será efetuada pela Comissão de Graduação da FOB, mediante a aplicação de três quesitos: a) Análise das disciplinas cursadas pelos candidatos em função das exigidas na FOB quanto ao conteúdo programático, carga horária, notas e frequências obtidas no(s) período(s) anterior(es) ao da vaga pretendida; b) Somatório dos pontos obtidos pelos candidatos nas disciplinas correspondentes às oferecidas na FOB nesse mesmo período; c) média aritmética das notas obtidas nessas disciplinas. A esses três quesitos serão atribuídas notas 0 (zero) a 10 (dez), obtendo-se uma média, atribuindo- se o peso equivalente a 3 (três). A média final para classificação será obtida com o somatório das médias da avaliação teórica e da análise curricular das disciplinas, dividindo-se o resultado por 10 (dez). O somatório das notas e o cálculo das médias serão de responsabilidade da Comissão de Graduação, que as tornarão públicas e em caso de empate entre candidatos à transferência, no exame de seleção, o aluno da USP terá preferência sobre os de outras instituições de ensino superior;

Documentação para Inscrição

. Atestado de matrícula da instituição de ensino superior de origem, constando curso, ano/ou período em que o aluno se encontra matriculado

. Histórico escolar (contendo notas e carga horária das disciplinas)

. Programas das disciplinas cursadas com aproveitamento na instituição de ensino superior de origem. Os programas deverão ser autenticados pela própria instituição

Os candidatos deverão anexar os documentos acima no sistema supracitado (no formato PDF), sendo de responsabilidade do próprio candidato os documentos a serem anexados, bem como possíveis prejuízos advindos de falhas na conexão à internet que estiver sendo usada para anexar os arquivos.

Edital

Data habitual do Processo: Maio
Último edital publicado:  USP - Google Drive

Prova

A prova escrita, com notas de 0 (zero) a 10 (dez), versará sobre os programas referentes às disciplinas do(s) período(s) letivo(s) anterior(es) àqueles em que os candidatos pleiteiam sua transferência, constantes do currículo da FOB, disponível no link https://uspdigital.usp.br/jupiterweb/listarGradeCurricular?codcg=25&codcur=25030&codhab=0&ti po=N; A elaboração da prova escrita, obrigatoriamente sob a forma de testes, será de responsabilidade exclusiva das disciplinas, que enviarão as questões pertinentes à Comissão de Graduação, a quem caberá a seleção, aplicação e avaliação dos testes; À prova escrita será atribuído peso 7 (sete); A análise curricular será efetuada somente para aqueles candidatos que obtiverem média igual ou superior a 5 (cinco) na prova escrita; A análise curricular será efetuada pela Comissão de Graduação da FOB, mediante a aplicação de três quesitos: a) Análise das disciplinas cursadas pelos candidatos em função das exigidas na FOB quanto ao conteúdo programático, carga horária, notas e frequências obtidas no(s) período(s) anterior(es) ao da vaga pretendida; b) Somatório dos pontos obtidos pelos candidatos nas disciplinas correspondentes às oferecidas na FOB nesse mesmo período; c) média aritmética das notas obtidas nessas disciplinas. A esses três quesitos serão atribuídas notas 0 (zero) a 10 (dez), obtendo-se uma média, atribuindo- se o peso equivalente a 3 (três). A média final para classificação será obtida com o somatório das médias da avaliação teórica e da análise curricular das disciplinas, dividindo-se o resultado por 10 (dez). O somatório das notas e o cálculo das médias serão de responsabilidade da Comissão de Graduação, que as tornarão públicas e em caso de empate entre candidatos à transferência, no exame de seleção, o aluno da USP terá preferência sobre os de outras instituições de ensino superior;

Roteiro de Estudos

Você poderá baixar o roteiro de estudo específico para essa instituição na sua área de mentoria.
Clique no link abaixo e veja como


Instruções roteiro de estudos

USP

Modalidade de Seleção: Prova

Processo de Seleção

A prova escrita, com notas de 0 (zero) a 10 (dez), versará sobre os programas referentes às disciplinas do(s) período(s) letivo(s) anterior(es) àqueles em que os candidatos pleiteiam sua transferência, constantes do currículo da FOB, disponível no link https://uspdigital.usp.br/jupiterweb/listarGradeCurricular?codcg=25&codcur=25030&codhab=0&ti po=N; A elaboração da prova escrita, obrigatoriamente sob a forma de testes, será de responsabilidade exclusiva das disciplinas, que enviarão as questões pertinentes à Comissão de Graduação, a quem caberá a seleção, aplicação e avaliação dos testes; À prova escrita será atribuído peso 7 (sete); A análise curricular será efetuada somente para aqueles candidatos que obtiverem média igual ou superior a 5 (cinco) na prova escrita; A análise curricular será efetuada pela Comissão de Graduação da FOB, mediante a aplicação de três quesitos: a) Análise das disciplinas cursadas pelos candidatos em função das exigidas na FOB quanto ao conteúdo programático, carga horária, notas e frequências obtidas no(s) período(s) anterior(es) ao da vaga pretendida; b) Somatório dos pontos obtidos pelos candidatos nas disciplinas correspondentes às oferecidas na FOB nesse mesmo período; c) média aritmética das notas obtidas nessas disciplinas. A esses três quesitos serão atribuídas notas 0 (zero) a 10 (dez), obtendo-se uma média, atribuindo- se o peso equivalente a 3 (três). A média final para classificação será obtida com o somatório das médias da avaliação teórica e da análise curricular das disciplinas, dividindo-se o resultado por 10 (dez). O somatório das notas e o cálculo das médias serão de responsabilidade da Comissão de Graduação, que as tornarão públicas e em caso de empate entre candidatos à transferência, no exame de seleção, o aluno da USP terá preferência sobre os de outras instituições de ensino superior;

Documentação para Inscrição

. Atestado de matrícula da instituição de ensino superior de origem, constando curso, ano/ou período em que o aluno se encontra matriculado

. Histórico escolar (contendo notas e carga horária das disciplinas)

. Programas das disciplinas cursadas com aproveitamento na instituição de ensino superior de origem. Os programas deverão ser autenticados pela própria instituição

Os candidatos deverão anexar os documentos acima no sistema supracitado (no formato PDF), sendo de responsabilidade do próprio candidato os documentos a serem anexados, bem como possíveis prejuízos advindos de falhas na conexão à internet que estiver sendo usada para anexar os arquivos.

Edital

Data habitual do Processo: Maio
Último edital publicado:  USP - Google Drive

Prova

A prova escrita, com notas de 0 (zero) a 10 (dez), versará sobre os programas referentes às disciplinas do(s) período(s) letivo(s) anterior(es) àqueles em que os candidatos pleiteiam sua transferência, constantes do currículo da FOB, disponível no link https://uspdigital.usp.br/jupiterweb/listarGradeCurricular?codcg=25&codcur=25030&codhab=0&ti po=N; A elaboração da prova escrita, obrigatoriamente sob a forma de testes, será de responsabilidade exclusiva das disciplinas, que enviarão as questões pertinentes à Comissão de Graduação, a quem caberá a seleção, aplicação e avaliação dos testes; À prova escrita será atribuído peso 7 (sete); A análise curricular será efetuada somente para aqueles candidatos que obtiverem média igual ou superior a 5 (cinco) na prova escrita; A análise curricular será efetuada pela Comissão de Graduação da FOB, mediante a aplicação de três quesitos: a) Análise das disciplinas cursadas pelos candidatos em função das exigidas na FOB quanto ao conteúdo programático, carga horária, notas e frequências obtidas no(s) período(s) anterior(es) ao da vaga pretendida; b) Somatório dos pontos obtidos pelos candidatos nas disciplinas correspondentes às oferecidas na FOB nesse mesmo período; c) média aritmética das notas obtidas nessas disciplinas. A esses três quesitos serão atribuídas notas 0 (zero) a 10 (dez), obtendo-se uma média, atribuindo- se o peso equivalente a 3 (três). A média final para classificação será obtida com o somatório das médias da avaliação teórica e da análise curricular das disciplinas, dividindo-se o resultado por 10 (dez). O somatório das notas e o cálculo das médias serão de responsabilidade da Comissão de Graduação, que as tornarão públicas e em caso de empate entre candidatos à transferência, no exame de seleção, o aluno da USP terá preferência sobre os de outras instituições de ensino superior;

Roteiro de Estudos

Você poderá baixar o roteiro de estudo específico para essa instituição na sua área de mentoria.
Clique no link abaixo e veja como


Instruções roteiro de estudos

UNESP

Modalidade de Seleção: Prova

Processo de Seleção

A Prova Escrita: A prova constará de 100 (cem) questões, na forma de testes de múltipla escolha, com 05 (cinco) alternativas cada, versando sobre todas as unidades curriculares obrigatórias ministradas no ano anterior ao pretendido para transferência, sendo o número de questões proporcional à carga horária das mesmas, e terá duração de 04 (quatro) horas;

Documentação para Inscrição

. Prova de conclusão de curso de nível médio e respectivo histórico escolar

. Histórico escolar do curso superior de origem, contendo a carga horária de cada disciplina, inclusive de estágios e trabalhos de campo, e notas obtidas

.Parecer de equivalência de estudos médios emitido pela Secretaria da Educação, se tratar de candidato que tenha cursado estudos de nível médio no Exterior

. Os documentos escolares em língua estrangeira deverão estar vistados pela autoridade consular brasileira no país de origem, acompanhados da respectiva tradução oficial

. Critérios de aprovação adotados pela Instituição de Origem

. Programa de disciplinas cursadas, fornecidas pela instituição de origem, com todas as folhas carimbadas e/ou rubricadas pela Secretaria da Instituição.

Os candidatos deverão anexar os documentos acima no sistema supracitado (no formato PDF), sendo de responsabilidade do próprio candidato os documentos a serem anexados, bem como possíveis prejuízos advindos de falhas na conexão à internet que estiver sendo usada para anexar os arquivos.

Edital

Data habitual do Processo: Outubro
Último edital publicado:  UNESP - Google Drive

Prova

A Prova Escrita: A prova constará de 100 (cem) questões, na forma de testes de múltipla escolha, com 05 (cinco) alternativas cada, versando sobre todas as unidades curriculares obrigatórias ministradas no ano anterior ao pretendido para transferência, sendo o número de questões proporcional à carga horária das mesmas, e terá duração de 04 (quatro) horas;

Roteiro de Estudos

Você poderá baixar o roteiro de estudo específico para essa instituição na sua área de mentoria.
Clique no link abaixo e veja como


Instruções roteiro de estudos

UNICAMP

Modalidade de Seleção: Prova

Processo de Seleção

é composto por duas fases de caráter eliminatório e classificatório para todos(as) os(as) candidatos(as): I. Prova de Leitura e Interpretação de Textos (PLIT) e Prova de Conhecimentos Específicos (PCE) relativos às grandes áreas de conhecimento. II. Análise de Compatibilidade de Currículo.

Documentação para Inscrição

. comprovante de reconhecimento ou autorização de funcionamento do curso em que se encontra matriculado, exceto para candidato(a) oriundo(a) de IES estrangeira ou de cursos de graduação da própria Unicamp. Caso conste no histórico escolar ou atestado de matrícula, não há necessidade da entrega deste documento à parte

. histórico escolar atualizado até a data da inscrição, contendo notas, unidades de créditos e/ou respectivas cargas horárias das disciplinas cursadas, exceto para alunos de cursos de graduação da Unicamp. O(a) candidato(a) matriculado(a) em curso semestral deverá ter, no mínimo, um semestre cursado com ao menos uma disciplina com aprovação. Se matriculado(a) em curso anual, deverá ter, no mínimo, uma disciplina com aprovação registrada no histórico escolar na fase de análise de compatibilidade de currículo. Não serão aceitas declarações de aprovação parcial de disciplinas. . atestado de matrícula contendo disciplinas em curso, com unidades de créditos e/ou respectivas cargas horárias

. programas detalhados das disciplinas cursadas, devidamente carimbados e assinados pelas IES de origem ou com código de autenticidade. As assinaturas nos programas das disciplinas devem ser identificadas pelo menos na última folha de cada programa (carimbo do funcionário responsável pela emissão do programa)

. programas detalhados das disciplinas em curso. Não há necessidade de carimbo e assinatura para os programas das disciplinas em curso na fase de análise de compatibilidade de currículo

Os candidatos deverão anexar os documentos acima no sistema supracitado (no formato PDF), sendo de responsabilidade do próprio candidato os documentos a serem anexados, bem como possíveis prejuízos advindos de falhas na conexão à internet que estiver sendo usada para anexar os arquivos.

Edital

Data habitual do Processo: Julho
Último edital publicado:  UNICAMP - Google Drive

Prova

é composto por duas fases de caráter eliminatório e classificatório para todos(as) os(as) candidatos(as): I. Prova de Leitura e Interpretação de Textos (PLIT) e Prova de Conhecimentos Específicos (PCE) relativos às grandes áreas de conhecimento. II. Análise de Compatibilidade de Currículo.

Roteiro de Estudos

Você poderá baixar o roteiro de estudo específico para essa instituição na sua área de mentoria.
Clique no link abaixo e veja como


Instruções roteiro de estudos

FAMEMA

Modalidade de Seleção: Prova

Processo de Seleção

. Declaração atualizada, conforme modelo do Anexo VI, preenchida pela instituição de origem e assinada pelo Coordenador ou Diretor do Curso ou responsável pela Secretaria, na qual constará a comprovação da regularidade da matrícula e que o candidato está apto a cursar a 5a série em 2021, a partir de 29 de março de 2021, tendo sido aprovado na 4à série, sem pendências curriculares a serem cumpridas (Exemplos; dependências, exames, etc), bem como não se encontrar respondendo a inquérito administrativo e não ter recebido qualquer penalidade disciplinar. . Histórico escolar do curso de origem, contendo notas/conceitos e a carga horária correspondente ao total da 1ª a 4 à séries completas, em hora relógio, de acordo com a matriz curricular do curso de origem, demonstrando a aprovação na 4a série. Também será aceito documento equivalente que ateste as disciplinas cursadas e respectiva carga horária, em hora relógio, bem como o desempenho do estudante comprovando a aprovação na 4a série. No histórico ou declaração apresentada deve constar o ato legal de reconhecimento ou autorização de funcionamento do curso pelo MEC ou órgão competente, com a data de publicação no Diário Oficial. O não comparecimento

Documentação para Inscrição

. Declaração de Matricula da Instituição de Origem

. Histórico Escolar da Instituição de Origem

Os candidatos deverão anexar os documentos acima no sistema supracitado (no formato PDF), sendo de responsabilidade do próprio candidato os documentos a serem anexados, bem como possíveis prejuízos advindos de falhas na conexão à internet que estiver sendo usada para anexar os arquivos.

Edital

Data habitual do Processo: Janeiro e Outubro
Último edital publicado:  FAMEMA - Google Drive

Prova

. Declaração atualizada, conforme modelo do Anexo VI, preenchida pela instituição de origem e assinada pelo Coordenador ou Diretor do Curso ou responsável pela Secretaria, na qual constará a comprovação da regularidade da matrícula e que o candidato está apto a cursar a 5a série em 2021, a partir de 29 de março de 2021, tendo sido aprovado na 4à série, sem pendências curriculares a serem cumpridas (Exemplos; dependências, exames, etc), bem como não se encontrar respondendo a inquérito administrativo e não ter recebido qualquer penalidade disciplinar. . Histórico escolar do curso de origem, contendo notas/conceitos e a carga horária correspondente ao total da 1ª a 4 à séries completas, em hora relógio, de acordo com a matriz curricular do curso de origem, demonstrando a aprovação na 4a série. Também será aceito documento equivalente que ateste as disciplinas cursadas e respectiva carga horária, em hora relógio, bem como o desempenho do estudante comprovando a aprovação na 4a série. No histórico ou declaração apresentada deve constar o ato legal de reconhecimento ou autorização de funcionamento do curso pelo MEC ou órgão competente, com a data de publicação no Diário Oficial. O não comparecimento

Roteiro de Estudos

Você poderá baixar o roteiro de estudo específico para essa instituição na sua área de mentoria.
Clique no link abaixo e veja como


Instruções roteiro de estudos

FAMERP

Modalidade de Seleção: Prova

Processo de Seleção

Prova de Conhecimentos - A nota final será determinada pela nota obtida na Avaliação de Conhecimentos, com valor de 0 (zero) a 10 (dez) inteiros incluindo a primeira casa decimal. Prova presencial.

Documentação para Inscrição

. Comprovante de regularidade de matrícula na instituição de origem

Os candidatos deverão anexar os documentos acima no sistema supracitado (no formato PDF), sendo de responsabilidade do próprio candidato os documentos a serem anexados, bem como possíveis prejuízos advindos de falhas na conexão à internet que estiver sendo usada para anexar os arquivos.

Edital

Data habitual do Processo: Janeiro
Último edital publicado:  FAMERP - Google Drive

Prova

Prova de Conhecimentos - A nota final será determinada pela nota obtida na Avaliação de Conhecimentos, com valor de 0 (zero) a 10 (dez) inteiros incluindo a primeira casa decimal. Prova presencial.

Roteiro de Estudos

Você poderá baixar o roteiro de estudo específico para essa instituição na sua área de mentoria.
Clique no link abaixo e veja como


Instruções roteiro de estudos

UnB

Modalidade de Seleção: Enem

Processo de Seleção

Serão realizadas as seguintes etapas: a) primeira etapa, de caráter eliminatório e classificatório, selecionará candidatos de acordo com a opção de forma de ingresso/campus/turno/curso, conforme o ano de seu melhor desempenho no resultado do Enem, divulgado pelo INEP entre os últimos oito anos e a data de publicação do presente edital, conforme o item 6.1 deste edital; b) segunda etapa, de caráter unicamente eliminatório, para todos os cursos, será constituída de análise da documentação constante no item 4 e de acordo com os critérios estabelecidos no subitem 6.2 deste edital. Apenas os candidatos não eliminados na primeira etapa, de acordo com os subitens 6.1.3 e 6.1.4 deste edital, poderão participar da segunda etapa.

Documentação para Inscrição

Histórico escolar atualizado, contendo o número de horas/aula de cada disciplina cursada, inclusive de trabalho de campo, e as notas ou menções obtidas, bem como o total da carga horária para a integralização do curso e a carga horária obtida

Comprovante de regularidade da IES e do curso de procedência do candidato (autorização de funcionamento e reconhecimento do curso)

Declaração de ser aluno regular à época da inscrição

Currículo do curso de origem.

Os candidatos deverão anexar os documentos acima no sistema supracitado (no formato PDF), sendo de responsabilidade do próprio candidato os documentos a serem anexados, bem como possíveis prejuízos advindos de falhas na conexão à internet que estiver sendo usada para anexar os arquivos.

Edital

Data habitual do Processo: Março
Último edital publicado:  UnB - Google Drive

Prova

Serão realizadas as seguintes etapas: a) primeira etapa, de caráter eliminatório e classificatório, selecionará candidatos de acordo com a opção de forma de ingresso/campus/turno/curso, conforme o ano de seu melhor desempenho no resultado do Enem, divulgado pelo INEP entre os últimos oito anos e a data de publicação do presente edital, conforme o item 6.1 deste edital; b) segunda etapa, de caráter unicamente eliminatório, para todos os cursos, será constituída de análise da documentação constante no item 4 e de acordo com os critérios estabelecidos no subitem 6.2 deste edital. Apenas os candidatos não eliminados na primeira etapa, de acordo com os subitens 6.1.3 e 6.1.4 deste edital, poderão participar da segunda etapa.

Roteiro de Estudos

Você poderá baixar o roteiro de estudo específico para essa instituição na sua área de mentoria.
Clique no link abaixo e veja como


Instruções roteiro de estudos

UFAC

Modalidade de Seleção: Prova

Processo de Seleção

As vagas residuais serão providas por meio de seleção própria realizada em duas etapas: A primeira etapa, de caráter eliminatório, consistirá na análise de documentos anexados no ato da inscrição, considerando os seguintes critérios: a) Apresentação dos documentos exigidos para inscrição, observada a modalidade de inscrição; b) Matrícula ativa em IES nacional ou estrangeira, devidamente credenciada, e em curso autorizado ou reconhecido pelo órgão competente para os candidatos das modalidades previstas nas alíneas “a” a “e” do item 1.2; c) Avaliação da carga horária integralizada, conforme os percentuais estabelecidos por modalidade de concorrência no item 1.2 e item 1.8 deste Edital; d) Impedimentos previstos nos itens 1.2 e 1.3 deste Edital; e) Não se aplicará as alíneas “b”, “c” e “d” deste subitem quando o candidato concorrer na modalidade ingresso de graduados. A segunda etapa, de caráter eliminatório e classificatório, será realizada somente quando o número de candidatos classificados na primeira etapa, por modalidade de ingresso, for superior ao número de vagas ofertadas no curso e, consistirá na análise da média aritmética ou em prova objetiva. A utilização da média aritmética far-se-á quando o número de candidatos for superior ao número vagas ofertadas no curso, por período, até o limite de 30 (trinta) candidatos. Para a média aritmética serão utilizadas as notas obtidas pelo candidato nas disciplinas cursadas na IES de origem, excetuando aquelas em que, no histórico, conste somente o aproveitamento de estudos; A prova objetiva dar-se-á quando o número de candidatos habilitados na primeira etapa for superior a 30 (trinta), por período, e versará sobre conteúdo definidos por comissão específica. Quando o número de candidatos habilitados na primeira etapa for inferior ou igual ao de vagas disponíveis, terão direito a vaga, desde que atendam aos requisitos exigidos à modalidade na qual estão inscritos.

Documentação para Inscrição

Declaração de vínculo com a Instituição de origem, emitida nos últimos 120 (cento e vinte) dias, anteriores ao início do período de inscrição (emitida a partir do dia 19 de dezembro de 2021)

Histórico escolar do curso de origem dos semestres integralizados e em curso, no qual, deverá constar, obrigatoriamente, as notas e a carga horária das disciplinas cursadas e em cursos, devidamenteassinado pelo responsável do órgão emissor, emitido nos últimos 120 (cento e vinte) dias, anteriores ao início do período de inscrição. (emitida a partir do dia 19 de dezembro de 2021)

Documento que comprove a carga horária total do curso de origem

Ato de credenciamento ou recredenciamento da Instituição de origem

Ato de reconhecimento ou autorização do curso de origem

A declaração que se refere a alínea “c” do item 3.1 deve constar o período ou ano. Quando o histórico escolar constar conceito, o candidato deverá apresentar o parâmetro de equivalência das notas, sob pena de indeferimento da inscrição.

Os candidatos deverão anexar os documentos acima no sistema supracitado (no formato PDF), sendo de responsabilidade do próprio candidato os documentos a serem anexados, bem como possíveis prejuízos advindos de falhas na conexão à internet que estiver sendo usada para anexar os arquivos.

Edital

Data habitual do Processo: Junho/Outubro
Último edital publicado:  UFAC - Google Drive

Prova

As vagas residuais serão providas por meio de seleção própria realizada em duas etapas: A primeira etapa, de caráter eliminatório, consistirá na análise de documentos anexados no ato da inscrição, considerando os seguintes critérios: a) Apresentação dos documentos exigidos para inscrição, observada a modalidade de inscrição; b) Matrícula ativa em IES nacional ou estrangeira, devidamente credenciada, e em curso autorizado ou reconhecido pelo órgão competente para os candidatos das modalidades previstas nas alíneas “a” a “e” do item 1.2; c) Avaliação da carga horária integralizada, conforme os percentuais estabelecidos por modalidade de concorrência no item 1.2 e item 1.8 deste Edital; d) Impedimentos previstos nos itens 1.2 e 1.3 deste Edital; e) Não se aplicará as alíneas “b”, “c” e “d” deste subitem quando o candidato concorrer na modalidade ingresso de graduados. A segunda etapa, de caráter eliminatório e classificatório, será realizada somente quando o número de candidatos classificados na primeira etapa, por modalidade de ingresso, for superior ao número de vagas ofertadas no curso e, consistirá na análise da média aritmética ou em prova objetiva. A utilização da média aritmética far-se-á quando o número de candidatos for superior ao número vagas ofertadas no curso, por período, até o limite de 30 (trinta) candidatos. Para a média aritmética serão utilizadas as notas obtidas pelo candidato nas disciplinas cursadas na IES de origem, excetuando aquelas em que, no histórico, conste somente o aproveitamento de estudos; A prova objetiva dar-se-á quando o número de candidatos habilitados na primeira etapa for superior a 30 (trinta), por período, e versará sobre conteúdo definidos por comissão específica. Quando o número de candidatos habilitados na primeira etapa for inferior ou igual ao de vagas disponíveis, terão direito a vaga, desde que atendam aos requisitos exigidos à modalidade na qual estão inscritos.

Roteiro de Estudos

Você poderá baixar o roteiro de estudo específico para essa instituição na sua área de mentoria.
Clique no link abaixo e veja como


Instruções roteiro de estudos

Processo de Solicitação dos documentos:

1° Solicitação na Faculdade:

É necessário fazer a solicitação dos documentos na sua faculdade de origem. Verifique diretamente em sua instituição como você poderá fazer o requerimento, pessoalmente ou online. Essa documentação é cobrada e os valores diferem de instituição para instituição. É preciso verificar também o prazo que a faculdade precisa para te entregar os documentos, para você se programar quanto aos editais que deseja participar.

VALIDADE DOS DOCUMENTOS:

Sobre a validade dos documentos segue uma explicação mais detalhada: normalmente nos editais é solicitado a documentação e o prazo de emissão destas. Exemplo:  documento com data do semestre atual do edital, ou documentos retirados nos últimos 12 meses, 6meses....é preciso verificar o edital das faculdades de seu interesse.

Quando o aluno retira a documentação da faculdade esses documentos vêm com o carimbo, assinatura e data. Essa data que vem nos documentos retirados da faculdade é que você deve se basear para participar dos editais. A partir dela que você deve fazer os cálculos para saber se enquadra no prazo que foi solicitado no edital ou não.

A legalização e a tradução fazem parte do documento, seguem a mesma data do documento.

Técnicas de Estudo

Segue um guia para ajudar você a utilizar todas as ferramentas da plataforma e otimizar ao máximo sua rotina de estudos. Seu foco a partir de agora tem de ser sua aprovação.  

Sono: (Clique aqui)  

Hábito: (Clique aqui)

Planejamento e Organização: (Clique aqui)

VAMOS TRABALHAR JUNTOS PARA O SEU SUCESSO!

Fique por dentro!

cursomeds.com.br

INDIQUE E GANHE + 30 DIAS

*Você ganhará 30 dias a mais de acesso à nossa plataforma assim que qualquer colega que você indicou fizer matrícula em nosso curso

Por favor aguarde!

Redação corrigida!

Atenção, sua redação foi corrigida clique aqui para verificar.

Salvar na minha galeria

Confira abaixo o acesso de seus cursos

Você realmente deseja excluir?

Configurações da lista






































Gerador de simulados

Através do formúlario abaixo é possível gerar novos simulados agendados.

Link para consulta: https://cursomeds.com.br/cursos/mentoria/