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Alessandra

MEDS -Transferência e Obtenção de Novo Título em Medicina

Transferência entre faculdades de medicina

Obtenção de novo título/medicina

(31) 9 7227-0272 (WhatsApp)
www.cursomeds.com.br

Análise de perfil

Prezado(a) Alessandra

As indicações feitas nesse documento tem como base o padrão apresentando nos últimos editais das faculdades relacionadas. Não há garantia de que esse padrão será seguido na íntegra nos próximos editais, podendo acontecer mudanças não previstas. Por isso, sempre recomendamos a leitura atenta de cada novo edital aberto para checar detalhadamente cada ponto antes de tomar a decisão de seguir ou não com sua inscrição.

Após análise do seu perfil acadêmico, fizemos uma seleção de faculdades que se enquadram nas suas necessidades levando em consideração o período no qual você se encontra, a faculdade de origem e as possibilidades de aproveitamento das disciplinas já cursadas até o momento.

Essas faculdades abrem editais com regularidade, normalmente no meio e final do ano, oferecem vagas para transferência e costumam ofertar um bom número de vagas e tem um alto índice de aprovação dos alunos do curso Meds.

Este é um documento pessoal e intransferível . Foi elaborado com base na individualidade do seu perfil e não pode ser extrapolado para outras realidades. As informações contidas nesse arquivo são válidas neste momento, uma vez que os editais sofrem modificações constantes. Portanto, este documento deve ser sempre atualizado e revisto.

Atenciosamente,

MEDS – Editora e Curso Preparatório para Concursos LTDA

CNPJ 23.875.665/0001-44

14 de novembro de 2023

Opções de Faculdade

•        UFPB(Paraíba)(João Pessoa)(Nordeste)

•        UFSJ(Minas Gerais)(São João Del Rey)(Sudeste)

•        UFSJ(Minas Gerais)(Divinópolis)(Sudeste)

•        UFTM(Minas Gerais)(Uberaba)(Sudeste)

•        UEMG(Minas Gerais)(Passos)(Sudeste)

•        UFJF(Minas Gerais)(Juiz De Fora)(Sudeste)

•        UFLA(Minas Gerais)(Lavras)(Sudeste)

•        UFRR(Roraima)(Boa Vista)(Norte)

•        UFMA(Maranhão)(Pinheiro)(Nordeste)

•        UESC(Bahia)(Ilheus)(Nordeste)

Aluno

Alessandra

Objetivo:
Transferência

Residência no Brasil :

Faculdade de Origem:  
UNIDA

Período :

UFPB

Modalidade de Seleção: ENEM

Processo de Seleção

A Nota Final do candidato será a média aritmética das notas obtidas pelos critérios estabelecidos nos itens 3.3.1 e 3.3.2 deste edital; 3.3.1 A média da nota mais alta do ENEM, que o candidato obteve nos anos de 2015, 2016 e 2017. A nota do ENEM será extraída pela CODESC do banco de dados do INEP. Salienta-se que não serão considerados quaisquer documentos fornecidos pelo candidato para fim de verificação da nota do ENEM. 3.3.2 O Coeficiente de Rendimento Acadêmico (CRA) do histórico escolar do candidato. No caso de histórico escolar emitido por outra instituição de ensino que adote CRA diferente da escala de 0 (zero) a 10 (dez), far-se-á a conversão proporcional para essa escala.

Documentação para Inscrição

Histórico Escolar do curso superior que está cursando, na Instituição de Ensino Superior (IES) de origem, devidamente assinado pela autoridade competente, com o total da carga horária exigida para a conclusão e integralização, no mês vigente da inscrição. Declaração, da Instituição de origem, com data a partir de setembro de 2018, na forma do Anexo II, deste Edital

Comprovante de reconhecimento de sua instituição expedido pelo órgão competente do governo no país de origem.

Os candidatos deverão anexar os documentos acima no sistema supracitado (no formato PDF), sendo de responsabilidade do próprio candidato os documentos a serem anexados, bem como possíveis prejuízos advindos de falhas na conexão à internet que estiver sendo usada para anexar os arquivos.

Edital

Data habitual do Processo: Julho/Dezembro
Último edital publicado:  UFPB - Google Drive

Prova

A Nota Final do candidato será a média aritmética das notas obtidas pelos critérios estabelecidos nos itens 3.3.1 e 3.3.2 deste edital; 3.3.1 A média da nota mais alta do ENEM, que o candidato obteve nos anos de 2015, 2016 e 2017. A nota do ENEM será extraída pela CODESC do banco de dados do INEP. Salienta-se que não serão considerados quaisquer documentos fornecidos pelo candidato para fim de verificação da nota do ENEM. 3.3.2 O Coeficiente de Rendimento Acadêmico (CRA) do histórico escolar do candidato. No caso de histórico escolar emitido por outra instituição de ensino que adote CRA diferente da escala de 0 (zero) a 10 (dez), far-se-á a conversão proporcional para essa escala.

Roteiro de Estudos

Você poderá baixar o roteiro de estudo específico para essa instituição na sua área de mentoria.
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Instruções roteiro de estudos

UFSJ

Modalidade de Seleção: Enem

Processo de Seleção

A Seleção será por uma das edições do ENEM dos três últimos anos (ENEM 2017 ou ENEM 2018 ou ENEM 2019. Devido a alteração da data de realização das provas do Enem 2020, em razão da pandemia de COVID-19. Assim, para este processo seletivo, fica definido como as três últimas edições do Enem (2017, 2018 e 2019).

Documentação para Inscrição

Histórico Escolar Oficial da Instituição de Ensino Superior de origem emitido a partir de janeiro de 2020 do 2o semestre letivo de 2020, devidamente assinado pelo responsável e carimbado pela instituição ou, se emitido eletronicamente, que tenha possibilidade de verificação de autenticidade, contendo nomes e cargas horárias das disciplinas cursadas, notas ou conceitos (com legenda), carga horária cursada, regime de aprovação, ano, semestre, forma de ingresso no curso e situação do discente perante o ENADE

Documento comprobatório da carga horária mínima exigida para integralização do curso de origem

Matriz curricular do curso de origem, constando todas as disciplinas com suas respectivas cargas horárias e a carga horária total do curso

Os candidatos deverão anexar os documentos acima no sistema supracitado (no formato PDF), sendo de responsabilidade do próprio candidato os documentos a serem anexados, bem como possíveis prejuízos advindos de falhas na conexão à internet que estiver sendo usada para anexar os arquivos.

Edital

Data habitual do Processo: Setembro
Último edital publicado:  UFSJ - Google Drive

Prova

A Seleção será por uma das edições do ENEM dos três últimos anos (ENEM 2017 ou ENEM 2018 ou ENEM 2019. Devido a alteração da data de realização das provas do Enem 2020, em razão da pandemia de COVID-19. Assim, para este processo seletivo, fica definido como as três últimas edições do Enem (2017, 2018 e 2019).

Roteiro de Estudos

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Instruções roteiro de estudos

UFTM

Modalidade de Seleção: Enem

Processo de Seleção

A seleção dos candidatos ocorrerá da seguinte forma: Candidato deverá preencher formulário de inscrição, nas datas e horários constantes do Cronograma do Edital, escolhendo, obrigatoriamente, uma das edições do ENEM em que tenha participado, entre as edições de 2016 e 2020, para o cálculo de média, que é utilizada na classificação final dos candidatos.

Documentação para Inscrição

Atestado de matrícula ou de trancamento atualizado, expedido há menos de 120 dias contados da data de inscrição do candidato no processo seletivo. Todas as páginas do Histórico Escolar atualizado e assinado (física ou eletronicamente) referente ao curso de graduação, constando dados de ingresso/processo seletivo e períodos ou séries curriculares cumpridos, com todas as respectivas disciplinas, cargas horárias e médias/conceitos/situação atual de vínculo (necessário que seja em um único arquivo PDF)

Caso não conste a informação no Histórico escolar de graduação: declaração oficial de reconhecimento ou autorização do curso de origem, com especificação do número e data do respectivo documento legal

Caso não conste a informação no Histórico escolar de graduação: declaração constando a periodicidade do curso de origem (semestral ou anual), devidamente assinada (física ou eletronicamente) pelo órgão responsável da IES de origem.

Os candidatos deverão anexar os documentos acima no sistema supracitado (no formato PDF), sendo de responsabilidade do próprio candidato os documentos a serem anexados, bem como possíveis prejuízos advindos de falhas na conexão à internet que estiver sendo usada para anexar os arquivos.

Edital

Data habitual do Processo: Julho/Outubro
Último edital publicado:  UFTM - Google Drive

Prova

A seleção dos candidatos ocorrerá da seguinte forma: Candidato deverá preencher formulário de inscrição, nas datas e horários constantes do Cronograma do Edital, escolhendo, obrigatoriamente, uma das edições do ENEM em que tenha participado, entre as edições de 2016 e 2020, para o cálculo de média, que é utilizada na classificação final dos candidatos.

Roteiro de Estudos

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UEMG

Modalidade de Seleção: Enem

Processo de Seleção

O processo de seleção dos candidatos se fará por: Resultado obtido nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Documentação para Inscrição

Histórico do curso de graduação, emitido pela instituição de origem, com indicação de carga horária e/ou número de créditos e de pontos obtidos em cada disciplina

Programas das disciplinas cursadas na instituição de origem, com indicação de conteúdo desenvolvido

Declaração de matrícula válida, emitida pela instituição de origem

Comprovante de pagamento da taxa de inscrição

Para os cursos que adotarem nota do ENEM, o candidato deverá apresentar o extrato individual de notas (Enem-Resultado), dos anos de 2015 ou 2016 ou 2017, emitido no site do ENEM (https://enem.inep.gov.br/participante/#!/inicial).

Os candidatos deverão anexar os documentos acima no sistema supracitado (no formato PDF), sendo de responsabilidade do próprio candidato os documentos a serem anexados, bem como possíveis prejuízos advindos de falhas na conexão à internet que estiver sendo usada para anexar os arquivos.

Edital

Data habitual do Processo: Junho/Novembro
Último edital publicado:  UEMG - Google Drive

Prova

O processo de seleção dos candidatos se fará por: Resultado obtido nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Roteiro de Estudos

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UFJF

Modalidade de Seleção: Enem

Processo de Seleção

A classificação dos candidatos à transferência para UFJF será realizada em duas etapas eliminatórias e classificatórias: classificação e análise documental. A ocupação das vagas para transferência (“transferência de IES para curso de mesma nomenclatura” e “transferência de IES para curso de mesma área”) respeitará a seguinte ordem de prioridade para seleção: I - Candidatos provenientes de outras IFES (Instituições Federais de Ensino Superior) nacionais. II - Candidatos provenientes de IES nacionais públicas estaduais e municipais. III - Candidatos provenientes de IES nacionais privadas, comunitárias, confessionais ou filantrópicas, que sejam bolsistas do ProUni. IV - Candidatos provenientes de IES nacionais privadas, comunitárias, confessionais ou filantrópicas, que sejam beneficiados com outras bolsas (da própria instituição de origem ou outras bolsas) ou contemplados pelo Fies. V - Demais candidatos não contemplados nos incisos de I até IV.

Documentação para Inscrição

Histórico escolar atualizado da graduação em curso (com data de emissão igual ou inferior a 45 (quarenta e cinco) dias antecedentes à entrega da documentação). (O candidato deverá enviar o histórico oficial. Não poderá ser substituído por relatórios emitidos pelo sistema da IES que não têm autenticação da instituição). (O histórico escolar deverá conter as atividades já integralizadas pelo aluno na IES de origem, de modo que possa ser verificado que o mesmo concluiu, no mínimo, 20% (vinte por cento) e, no máximo, 80% (oitenta por cento) da carga horária total do curso ao qual está regularmente vinculado). Grade curricular a qual está vinculado na IES de origem (contendo a carga horária total do curso). (Grade curricular é o documento emitido pela IES no qual conste a distribuição dos componentes curriculares e suas respectivas cargas horárias, que deverão ser integralizadas para conclusão do curso). Declaração atualizada de vínculo com a IES (na qual conste que o candidato está regularmente matriculado, ou com a matrícula trancada, no semestre letivo em curso na IES de origem na data da entrega da documentação na UFJF). (Se, no período para entrega da documentação deste processo, o candidato que já tiver concluído o semestre letivo e a matrícula para o próximo ainda não pode ser efetivada em razão do calendário acadêmico da instituição, será necessário apresentar declaração da IES que ateste que o aluno requereu a matrícula para o semestre letivo seguinte e que a mesma não foi efetivada unicamente porque não foi iniciado o período de matrículas para o próximo semestre). Se originário de instituição pública, cópia de declaração da IES de que é pública (mantidacom recursos do governo federal, estadual ou pelo município), caso esta informação não esteja contida no próprio nome da IES. Se beneficiário de bolsa, declaração da IES de origem de que o aluno é bolsista do ProUni, beneficiário de bolsa da própria instituição ou contemplados pelo FIES, conforme o caso. Declaração de regularidade do aluno junto ao ENADE, emitida pela instituição de ensino de origem (caso esta informação não esteja no histórico escolar).

Os candidatos deverão anexar os documentos acima no sistema supracitado (no formato PDF), sendo de responsabilidade do próprio candidato os documentos a serem anexados, bem como possíveis prejuízos advindos de falhas na conexão à internet que estiver sendo usada para anexar os arquivos.

Edital

Data habitual do Processo: Setembro
Último edital publicado:  UFJF - Google Drive

Prova

A classificação dos candidatos à transferência para UFJF será realizada em duas etapas eliminatórias e classificatórias: classificação e análise documental. A ocupação das vagas para transferência (“transferência de IES para curso de mesma nomenclatura” e “transferência de IES para curso de mesma área”) respeitará a seguinte ordem de prioridade para seleção: I - Candidatos provenientes de outras IFES (Instituições Federais de Ensino Superior) nacionais. II - Candidatos provenientes de IES nacionais públicas estaduais e municipais. III - Candidatos provenientes de IES nacionais privadas, comunitárias, confessionais ou filantrópicas, que sejam bolsistas do ProUni. IV - Candidatos provenientes de IES nacionais privadas, comunitárias, confessionais ou filantrópicas, que sejam beneficiados com outras bolsas (da própria instituição de origem ou outras bolsas) ou contemplados pelo Fies. V - Demais candidatos não contemplados nos incisos de I até IV.

Roteiro de Estudos

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Instruções roteiro de estudos

UFLA

Modalidade de Seleção: Enem

Processo de Seleção

A seleção será nas duas formas de ingresso, será baseada nas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), em exame realizado, no máximo, nos 5 (cinco) anos anteriores ao processo, obedecidos os pesos das áreas e as notas mínimas deliberadas pelos colegiados de cursos; portanto, para concorrer às vagas ofertadas por meio deste Edital, os candidatos deverão ter participado do ENEM em qualquer uma das edições aplicadas no período de 2016 a 2020.

Documentação para Inscrição

Atestado original de matrícula, que comprove vínculo ativo do candidato com a instituição de origem, emitido pela Instituição de origem - original

Documento emitido pela Instituição que comprove que o curso de origem é autorizado, de acordo com a legislação específica em vigor

Comprovante de situação regular do estudante junto ao Enade (Exame Nacional de Desempenho do Estudante) – emitido pela Instituição de origem

Cópia, autenticada em cartório, do histórico escolar de graduação emitido pela instituição de origem, informando o vínculo ativo com a Instituição.

Os candidatos deverão anexar os documentos acima no sistema supracitado (no formato PDF), sendo de responsabilidade do próprio candidato os documentos a serem anexados, bem como possíveis prejuízos advindos de falhas na conexão à internet que estiver sendo usada para anexar os arquivos.

Edital

Data habitual do Processo: Setembro
Último edital publicado:  UFLA - Google Drive

Prova

A seleção será nas duas formas de ingresso, será baseada nas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), em exame realizado, no máximo, nos 5 (cinco) anos anteriores ao processo, obedecidos os pesos das áreas e as notas mínimas deliberadas pelos colegiados de cursos; portanto, para concorrer às vagas ofertadas por meio deste Edital, os candidatos deverão ter participado do ENEM em qualquer uma das edições aplicadas no período de 2016 a 2020.

Roteiro de Estudos

Você poderá baixar o roteiro de estudo específico para essa instituição na sua área de mentoria.
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Instruções roteiro de estudos

UFRR

Modalidade de Seleção: Enem

Processo de Seleção

A prova deste Processo Seletivo será a prova do ENEM, realizada conforme informações e editais publicados pelo INEP no site www.enem.inep.gov.br. Na pontuação obtida no ENEM será atribuído peso 3 (três) às disciplinas específicas para cada curso, conforme quadro abaixo: Ciências da Natureza e suas Tecnologias A classificação será efetuada obedecendo à ordem decrescente da pontuação obtida, até o preenchimento das vagas e com estrita observância dos critérios de eliminação e de desempate, estabelecidos neste Edital. Serão excluídos deste Processo Seletivo o candidato que obtiver menos de 20% (vinte por cento) da pontuação máxima possível nas provas objetiva e redação. Em caso de empate terá preferência o candidato: a) com maior pontuação na Prova Objetiva; b) com maior pontuação na Redação; c) tiver a maior idade.

Documentação para Inscrição

. Cópia e original da Certidão de Nascimento ou Casamento

. Declaração de estar regularmente matriculado na instituição de origem

. Cópia e original do Histórico Escolar

. Comprovante de aproveitamento de créditos equivalente a 300 horas, no curso de origem

. Comprovante de ter cursado com aproveitamento, um mínimo de vinte créditos ou o equivalente a 300 horas de carga horária, no curso de origem

Os candidatos deverão anexar os documentos acima no sistema supracitado (no formato PDF), sendo de responsabilidade do próprio candidato os documentos a serem anexados, bem como possíveis prejuízos advindos de falhas na conexão à internet que estiver sendo usada para anexar os arquivos.

Edital

Data habitual do Processo: Janeiro
Último edital publicado:  UFRR - Google Drive

Prova

A prova deste Processo Seletivo será a prova do ENEM, realizada conforme informações e editais publicados pelo INEP no site www.enem.inep.gov.br. Na pontuação obtida no ENEM será atribuído peso 3 (três) às disciplinas específicas para cada curso, conforme quadro abaixo: Ciências da Natureza e suas Tecnologias A classificação será efetuada obedecendo à ordem decrescente da pontuação obtida, até o preenchimento das vagas e com estrita observância dos critérios de eliminação e de desempate, estabelecidos neste Edital. Serão excluídos deste Processo Seletivo o candidato que obtiver menos de 20% (vinte por cento) da pontuação máxima possível nas provas objetiva e redação. Em caso de empate terá preferência o candidato: a) com maior pontuação na Prova Objetiva; b) com maior pontuação na Redação; c) tiver a maior idade.

Roteiro de Estudos

Você poderá baixar o roteiro de estudo específico para essa instituição na sua área de mentoria.
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Instruções roteiro de estudos

UFMA

Modalidade de Seleção: Enem

Processo de Seleção

O processo de seleção ocorrerá em 02 (duas) fases distintas e subsequentes, conforme o seguinte: A primeira fase, de caráter eliminatório e classificatório, tomará como base o resultado obtido pelo Candidato no Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM, do ano de 2018, em ordem decrescente das notas obtidas através do cálculo da média aritmética simples do resultado nas 04 (quatro) áreas do conhecimento e na Redação. A segunda fase, de caráter eliminatório, consistirá na análise documental dos requisitos acadêmicos do candidato de acordo com o disposto neste Edital.

Documentação para Inscrição

Declaração de regularidade da Matrícula Acadêmica no curso de origem. Comprovante de autorização ou reconhecimento do curso na IES (Instituição de Ensino Superior) de origem. Histórico Acadêmico. Comprovante de regularidade junto ao Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) emitido pela Coordenadoria do Curso de Graduação de origem.

Os candidatos deverão anexar os documentos acima no sistema supracitado (no formato PDF), sendo de responsabilidade do próprio candidato os documentos a serem anexados, bem como possíveis prejuízos advindos de falhas na conexão à internet que estiver sendo usada para anexar os arquivos.

Edital

Data habitual do Processo: Fevereiro
Último edital publicado:  UFMA - Google Drive

Prova

O processo de seleção ocorrerá em 02 (duas) fases distintas e subsequentes, conforme o seguinte: A primeira fase, de caráter eliminatório e classificatório, tomará como base o resultado obtido pelo Candidato no Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM, do ano de 2018, em ordem decrescente das notas obtidas através do cálculo da média aritmética simples do resultado nas 04 (quatro) áreas do conhecimento e na Redação. A segunda fase, de caráter eliminatório, consistirá na análise documental dos requisitos acadêmicos do candidato de acordo com o disposto neste Edital.

Roteiro de Estudos

Você poderá baixar o roteiro de estudo específico para essa instituição na sua área de mentoria.
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Instruções roteiro de estudos

UESC

Modalidade de Seleção: Enem

Processo de Seleção

O Processo Seletivo constará das seguintes etapas: a) Avaliação Documental, conduzida pelo Colegiado de Curso, a quem compete realizar a análise do Curso de origem e da documentação; b) Cálculo da Nota do ENEM (NE); c) Cálculo da Média do Histórico Acadêmico (MH). d) Cálculo da Nota Parcial (NP), exclusivamente para o Curso de Medicina. e) Realização de Prova Prática (PP), exclusivamente para o Curso de Medicina.

Documentação para Inscrição

Histórico Acadêmico, em original ou fotocópia legível autenticada, expedido pela Secretaria Acadêmica, contendo assinatura do responsável pela Secretaria ou do seu representante legal, com o respectivo carimbo ou matrícula. Se no Histórico Acadêmico não constar as disciplinas em que o candidato esteja ou foi matriculado no segundo período letivo de 2021 (para cursos com periodicidade semestral) ou em 2021 (para cursos com periodicidade anual), deve ser apresentado, também, um dos documentos abaixo: - Comprovante de Matrícula, em original ou fotocópia legível autenticada, expedido pela Secretaria Acadêmica, comprovando que o candidato possui vínculo atual com a IES de origem, devendo constar o nome da Instituição e do curso, o grau (bacharelado ou licenciatura), o ano/período acadêmico, contendo assinatura do responsável pela Secretaria ou do seu representante legal, com o respectivo carimbo ou matrícula. - Declaração atual, em original ou fotocópia legível autenticada, da IES de origem, informando haver vínculo atual do candidato com a mesma, na qual deve constar o nome da Instituição e do curso, o grau (bacharelado ou licenciatura), o ano/período acadêmico, contendo assinatura do responsável pela Secretaria ou do seu representante legal, com o respectivo carimbo ou matrícula. No caso de Histórico Acadêmico com menções de conceitos sem equivalência numérica, o candidato deverá apresentar Declaração da IES de origem, contendo assinatura do responsável pela Secretaria que expediu o documento ou do seu representante legal, com o respectivo carimbo ou matrícula, que conste as menções e as respectivas equivalências numéricas. No Histórico Acadêmico, Comprovante de Matrícula ou Declaração emitido via Internet, deverá constar a assinatura do responsável pela Secretaria Acadêmica ou do seu representante legal, com o respectivo carimbo ou matrícula, exceto se constar assinatura ou certificação digital/eletrônica. O Histórico Acadêmico, Comprovante de Matrícula ou Declaração emitido com assinatura ou certificação digital/eletrônica, deverá apresentar código de autenticação ou validação, bem como indicar o endereço eletrônico para comprovar sua autenticidade.

Os candidatos deverão anexar os documentos acima no sistema supracitado (no formato PDF), sendo de responsabilidade do próprio candidato os documentos a serem anexados, bem como possíveis prejuízos advindos de falhas na conexão à internet que estiver sendo usada para anexar os arquivos.

Edital

Data habitual do Processo: Novembro
Último edital publicado:  UESC - Google Drive

Prova

O Processo Seletivo constará das seguintes etapas: a) Avaliação Documental, conduzida pelo Colegiado de Curso, a quem compete realizar a análise do Curso de origem e da documentação; b) Cálculo da Nota do ENEM (NE); c) Cálculo da Média do Histórico Acadêmico (MH). d) Cálculo da Nota Parcial (NP), exclusivamente para o Curso de Medicina. e) Realização de Prova Prática (PP), exclusivamente para o Curso de Medicina.

Roteiro de Estudos

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Instruções roteiro de estudos

Processo de Solicitação dos documentos:

1° Solicitação na Faculdade:

É necessário fazer a solicitação dos documentos na sua faculdade de origem. Verifique diretamente em sua instituição como você poderá fazer o requerimento, pessoalmente ou online. Essa documentação é cobrada e os valores diferem de instituição para instituição. É preciso verificar também o prazo que a faculdade precisa para te entregar os documentos, para você se programar quanto aos editais que deseja participar.

2°Legalização:

Assim que a documentação ficar pronta, é preciso validar para que seja aceito aqui no Brasil. Essa validação é feita no país de origem da faculdade. Primeiro é preciso levar ao MEC para reconhecimento das assinaturas dos representantes da sua faculdade e posteriormente é preciso levar ao Ministério das Relações Exteriores para fazer o Apostilamento de Haia. Lembre-se que esse processo é feito no País de origem da sua faculdade. Esse processo também é pago e o valor pode variar de país para país. Alguns casos são cobrados o ato em si e em outros pode ser cobrado por páginas.  Em relação ao prazo para entrega dos documentos legalizados pode variar de 3 a 10 dias, depende da demanda dos setores responsáveis.

3°Tradução:

Depois o próximo passo é a tradução que é feita aqui dentro do Brasil por tradutor juramentado. A tradução de documentos estrangeiros é certificada quando é realizada por tradutor juramentado, uma pessoa que tem fé pública para executar esse tipo de atividade.

O Meds indica um tradutor e intérprete público de confiança para lhe ajudar com essa questão. Não recebemos nenhuma remuneração pela indicação. Indicamos apenas pois confiamos no serviço dele.

Essa equipe de tradução tem assinatura digital, modalidade de assinatura que tem sido amplamente aceita nos processos seletivos de todo o Brasil. O orçamento é especial para o aluno Meds e vai ser lhe enviado em poucas horas após a sua solicitação. Solicite o orçamento clicando no link: Tradução Documentos

Depois de traduzido você pode fazer cópias autenticadas no cartório aqui do Brasil para poder participar de vários processos seletivos. Você só vai utilizar sua documentação original quando for fazer a matrícula na faculdade da qual irá ingressar.

VALIDADE DOS DOCUMENTOS:

Sobre a validade dos documentos segue uma explicação mais detalhada: normalmente nos editais é solicitado a documentação e o prazo de emissão destas. Exemplo:  documento com data do semestre atual do edital, ou documentos retirados nos últimos 12 meses, 6meses....é preciso verificar o edital das faculdades de seu interesse.

Quando o aluno retira a documentação da faculdade esses documentos vêm com o carimbo, assinatura e data. Essa data que vem nos documentos retirados da faculdade é que você deve se basear para participar dos editais. A partir dela que você deve fazer os cálculos para saber se enquadra no prazo que foi solicitado no edital ou não.

A legalização e a tradução fazem parte do documento, seguem a mesma data do documento.

Técnicas de Estudo

Segue um guia para ajudar você a utilizar todas as ferramentas da plataforma e otimizar ao máximo sua rotina de estudos. Seu foco a partir de agora tem de ser sua aprovação.  

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