Ir para o conteúdo
Simulados
SIMULADO USJT
Faculdade:
USJT
50:00
perguntas_etica_medica
1- Um médico aparece em um programa de televisão para conscientizar a população sobre o outubro rosa. Dentre as afirmativas abaixo, assinale aquela que contem uma atitude que o médico esta permitido a fazer pelo código de ética médica
Angariar clientela
Fazer concorrência desleal
Pleitear exclusividade em métodos diagnósticos
Não permitir a divulgação no programa do telefone do seu consultório
2- Sobre a RESOLUÇÃO CFM Nº 1.805/2006, assinale a alternativa incorreta:
É permitido ao médico limitar ou suspender procedimentos e tratamentos que prolonguem a vida do doente em fase terminal, de enfermidade grave e incurável, respeitada a vontade da pessoa ou de seu representante legal.
O médico tem a obrigação de esclarecer ao doente ou a seu representante legal as modalidades terapêuticas adequadas para cada situação.
O doente continuará a receber todos os cuidados necessários para aliviar os sintomas que levam ao sofrimento, assegurada a assistência integral, o conforto físico, psíquico, social e espiritual, inclusive assegurando-lhe o direito da alta hospitalar.
As decisões tomadas devem ser conversadas e não tem necessidade de serem registradas em prontuário médico, principalmente nos casos nos quais a opção seja a interrupção da terapêutica.
3- Sobre o receituário médico, assinale a alternativa correta sobre os termos:
O cabeçalho do receituário é onde se encontram os dados do paciente
A superinscrição é onde se encontram os dados do médico prescritor
A inscrição compreende o nome do fármaco e concentração
A subinscrição fala sobre as orientações dadas pelo médico ao paciente
perguntas_fisiologia
4- Uma célula que secreta substâncias diretamente na corrente sanguínea, aonde os receptores dessas substâncias se localizam em outro local do corpo, essa célula é considerada?
Autócrina
Parócrina
Endócrina
Exócrina
5- Qual dos seguintes hormônios necessitam de células nucleadas para seu mecanismo de ação:
Esteroides
Insulina
T4
Adrenalina
6- Assinale a alternativa incorreta:
Durante a estimulação sexual feminina acontece apenas a lubrificação.
A lubrificação vaginal acontece por efeito das glândulas de Bartholin.
Durante a puberdade há um aumento das gonadotrofinas na circulação.
Os estrógenos possuem efeitos comportamentais sobre o sistema nervoso central.
7- De acordo com o sistema linfático assinale a opção incorreta:
O sistema linfático é um circuito fechado.
O ducto torácico conduz a menor parte da linfa do corpo para o sangue.
Linfonodos são localizados ao longo do canal do sistema linfático.
Faz a absorção de ácidos graxos e transporte desses para a circulação sanguínea.
8- Em relação as enzimas pancreáticas, assinale a incorreta:
A amilase pancreática realiza digestão de carboidratos.
Tripsina, quimiotripsina hidrolisam proteínas.
A colecistocinina causa secreção de bicarbonato.
O ácido do estomago gera liberação de secretina pelo duodeno.
9- Assinale a alternativa incorreta sobre as formas de transporte ativo:
O cotransporte é um transporte ativo secundário, em que outras substancias podem ser transportadas junto ao sódio.
O transporte ativo primário bombeia 3 íons para fora e 2 íons para dentro da célula.
Para que aconteça o cotransporte é necessário na proteína transportadora um local de ligação para o sódio e outro para a glicose por exemplo.
Após a ligação dos 3 locais de sódio e 2 locais de potássio acontece o transporte ativo primário.
10- Sobre o sistema pulmonar assinale a alternativa incorreta:
Os vasos brônquicos suprem os tecidos de suporte do pulmão e vão direto para o átrio esquerdo pelas veias pulmonares.
A pressão na artéria pulmonar cai mais vagarosamente que no ventrículo, por conter sangue circulando pelos capilares dos pulmões.
A pressão na artéria pulmonar é igual à do ventrículo esquerdo durante a sístole.
A circulação de alto fluxo e baixa pressão realiza a troca gasosa.
11- Assinale a alternativa incorreta sobre a curva de Dissociação Oxigênio-Hemoglobina:
O aumento da temperatura desvia a curva para a direita
A elevação de CO2 gera desvio para direita.
Níveis mais elevados de prótons (íons hidrogênio) desviam a curva para a direita.
O desvio da curva para esquerda reduz a saturação de oxigênio.
12- Sobre o órgão de Corti, assinale a alternativa incorreta:
Gera impulso nervoso através de energia sonora.
O deslocamento dos estereocilios promovem a transdução da energia sonora em potencial nervoso.
As células ciliadas fazem transmitem sinapses até o nervo facial.
As extremidades das células ciliares internas se movimentam pelo movimento da endolinfa.
13- Qual alternativa abaixo não representa um fator para aumento da secreção de insulina:
Aumento de aminoácidos no sangue
Hormônios gastrointestinais
Somatostatina
Estimulação beta adrenérgica.
perguntas_imunologia
14- São características da igA, exceto:
Promover a imunidade de mucosas
Linha de defesa para criança
Principal Ig das secreções
Ig de menor concentração no soro
15- Assinale a alternativa incorreta.
As células dendriticas são as APCs mais eficazes na ativação de LT naive
Os linfócitos B podem atuar como APCs
A principal função das células dendriticas imaturas é a apresentação para LT naive
As moléculas do MHC se ligam apenas a peptídeos
perguntas_bioquimica
16- Assinale a afirmação incorreta.
Os proteoglicanos são proteínas altamente glicosiladas
Um tipo de glicosaminoglicano é o ácido hialurônico
Os glicosaminoglicanos são polímeros
Os glicosaminoglicanos são vários monossacarídeos unidos
17- Constitui-se como uma importância ou característica do fígado, exceto:
Participação na síntese de glicogênio
Metabolismo de aminoácidos
Baixa produção de proteínas
Alta secreção de proteínas
18- (UECE) Os ácidos nucleicos são macromoléculas que compõem o material genético de todos os seres vivos. Sobre os ácidos nucleicos, assinale o correto.
O DNA é replicado por meio de um processo denominado transcrição gênica.
O RNA mensageiro (RNAm) é sintetizado a partir do RNA transportador (RNAt).
Uma cadeia polipeptídica é o resultado da união de aminoácidos em função da sequência de códons do RNA mensageiro.
Os vírus são seres unicelulares e seus ácidos nucleicos são muito importantes para estudos microbiológicos.
Todas alternativas são corretas
19- À respeito da hemostasia assinale a alternativa correta:
Endotélio normal é antitrombótico devido a ação de tromboxanos e leucotrienos.
A lesão no endotélio leva à perda de superfície e vasodilatação.
Espasmos miogênico local, reflexos nervosos e fatores plaquetários são responsáveis pela vasodilatação.
Quanto maior a gravidade do trauma ao vaso maior o grau de espasmo.
20- Enzimas são proteínas catalisadoras de reações presentes dentro das células. Se há dano e ruptura celular, o conteúdo enzimático é liberado aumentando sua concentração no soro ou plasma. Em relação às enzimas hepáticas, é correto afirmar que:
GGT está localizada nos canalículos das células hepáticas e nas células epiteliais que revestem os ductos biliares.
Aminotransferases são enzimas presentes no organismo, responsáveis pe metabolização de algumas proteínas. Representadas principalmente por AST e ALT, sendo esta presente também nas células do músculo e coração.
Enquanto os níveis fosfatase alcalina são alterados tanto por lesão hepatocelular, quanto por obstrução do trato biliar, GGT se altera somente as colestases.
Alcoolismo aumenta os níveis de GGT no plasma cerca de 5 à 6 vezes o valor de referência.
perguntas_citologia
21- Não é uma função do retículo endoplasmático liso:
Síntese de lipídios
Formação do colesterol
Formação dos fosfolipídios
Sintetizar proteínas
22- Qual função não pertence ao aparelho de golgi?
Secreção celular
Adesão celular
Empacotamento de lipídeos
Separação de proteínas
23- O câncer pode ser definido como
Uma neoplasia maligna
Uma neoplasia benigna
Tumores benignos
Divisão celular de uma célula
perguntas_embriologia
24- Sobre os períodos da maturação pulmonar, assinale a alternativa correta:
O primeiro período é o período pseudoglandular (da 6ª a 16ª semana). Aqui, o pulmão é semelhante a uma glândula exócrina, e todos os principais elementos do pulmão já se formaram, o que possibilita trocas gasosas e respiração.
O segundo período é o período canalicular (da 16ª a 20ª semana). Nesse momento a luz dos brônquios e bronquíolos terminais tornam-se maiores, mas o tecido pulmonar permanece pouco vascularizado. Cada bronquíolo terminal originou 2 bronquíolos respiratórios que se dividem em 3 a 6 ductos alveolares.
O terceiro período é o período do saco terminal (20ª semana ao nascimento), onde ocorre a formação de inúmeros sacos terminais, com epitélio muito delgado. Com 26 semanas, os sacos terminais são revestidos por células epiteliais pavimentosas de origem endodérmica (pneumócitos tipo II) onde ocorrem as trocas gasosas. Entre as células epiteliais pavimentosas, há as células epiteliais secretoras (pneumócitos tipo I) que secretam surfactante pulmonar que forra as paredes internas dos sacos terminais reduzindo sua tensão superficial.
O último período é representado pelo período alveolar (nascimento à oito anos). O epitélio dos sacos terminais se adelgaça, formando uma única camada de células epiteliais pavimentosas muito delgada.
25- O desenvolvimento da face tem inicio na fase embrionária, por volta da quarta semana, vindo a se completar no período fetal, próximo à décima segunda semana. Sobre o desenvolvimento da língua, é correto afirmar que:
Seu desenvolvimento se dá entre a quarta e oitava semana gestacional, a partir dos quatro primeiros arcos branquiais, que se formam à partir do desaparecimento da faringe primitiva.
A base da língua é proveniente do primeiro arco branquial, que advém do arco mandibular e dos tecidos relacionados.
O corpo da língua forma-se a partir do segundo, terceiro e quarto arcos branquiais
Fácil
26- Sobre o desenvolvimento da pleura, assinale a alternativa correta
Os vasos pleurais são derivados da esplancnopleura.
A pleura parietal provém do mesoderma somático que recobre o pulmão externamente.
A cavidade pleural se forma após separação prega pleuroperitoneal se formar.
27- Sobre o desenvolvimento do intestino médio assinale a opção correta
Suprido pela artéria mesentérica posterior.
Sua formação é derivada da parte porção caudal da alça intestinal primária
Durante o desenvolvimento, são exteriorização para o meio externo, retornando durante a 10ª semana.
Formam, inicialmente, parte proximal e média do duodeno, todo o íleo e parte anterior de jejuno.
28- Sobre as transformações que ocorrem da 9ª a 12ª semana, assinale a alternativa incorreta:
Já na nona semana o baço produz hemácias
Na nona semana o intestino ainda se encontra no cordão
Na décima primeira semana o intestino retorna ao abdome
Nesse período ocorre um rápido crescimento corporal
29- Sobre o desenvolvimento do sistema respiratório, é correto afirmar que:
O sistema respiratório começa a se formar durante a 6ª semana de desenvolvimento.
O primórdio respiratório é a invaginação que se projeta da extremidade cranial da faringe primitiva, formando o sulco laringotraqueal. Este é constituído de endoderma e mesoderma.
O endoderma que reveste o sulco dá origem ao epitélio e glândulas da laringe, traqueia, brônquios e epitélio pulmonar.
O mesoderma esplâncnico dá origem ao tecido conjuntivo, cartilagem e músculo estriado desses órgãos.
perguntas_genetica
30- Em relação a Síndrome de Patau é CORRETO afirmar que:
É uma trissomia do cromossomo 14.
Pode ocasionar fenotipicamente retardo mental.
Não é muito grave.
Não causa alterações do sistema nervoso central.
31- A partir da figura a seguir responda. Qual a fase da divisão celular está representada na imagem: Fonte: http://urierechimcienciasbiologicas.blogspot.com/2015/06/mitose-e-meiose.html
Anáfase
Prometáfase
Metáfase
Prófase
perguntas_parasitologia
32- Sobre a esquistossomose, avalie se as frases abaixo estão verdadeiras (V) ou falsas (F). I- A entrada das cercarias pela pele pode ocasionar inflamação local, mas sem repercussões sistêmicas II - Um dos mecanismos de patogênese na esquistossomose são as enzimas hidrolíticas III - O esquitossomo pode causar o mecanismo de imunossupressão
VVV
VFV
FVV
FFV
33- Sobre a malária, assinale a alternativa correta
O Plasmodium vivax invade apenas eritrócitos maduros
O Plasmodium falciparum pode invadir qualquer célula sanguínea vermelha
Não é possível que mais de um Plasmodium falciparum invadam um mesmo eritrócito
O Plasmodium falciparum pode ser responsável pela febre terçã benigna e maligna
34- Em relação a porta de saída do agente infeccioso e doenças relacionadas, é correto afirmar que:
Via geniturinária, exemplos de doenças: leptospirose, sífilis, AIDS, gonorréia e outras doenças de transmissão sexual.
Via digestiva, exemplos de doenças: varicela, herpes zoster e sífilis.
Pele, exemplos de doenças: rubéola, toxoplasmose, AIDS e doença de Chagas.
Via respiratória, exemplo de doenças: próprias da febre tifóide, hepatite A e E, cólera e amebíase.
perguntas_patologia
35- Na cicatrização por primeira intenção, marque a alternativa incorreta:
Bordas do tecido estão aproximadas
A aproximação é feita naturalmente ou por procedimentos médicos
Típico de cicatrizes cirúrgicas (a sutura aproxima as bordas da lesão)
Feridas contaminadas cicatrizam em primeira intenção
36- Nas reações inflamatórias ocorrem exceto:
Aumento do calibre vascular
Aumento do fluxo sanguíneo
Alteração na macrocirculação com migração de proteínas plasmáticas
Saída de leucócitos da microcirculação e sua ativação: diapedese.
37- São causas de isquemia crônica , exceto:
Atrofia
Trombose
Degenerações (esteatose)
Necrose Coagulativa (infarto)
perguntas_epidemiologia
38- Em relação ao Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica (SNVE), assinale a alternativa incorreta:
O SNVE estabelece como prioridade, o fortalecimento de sistemas municipais de vigilância epidemiológica, dotados de autonomia técnico-gerencial para enfocar os problemas de saúde próprios de suas respectivas áreas de abrangência;
Dentre as funções do SNVE incluem-se coleta e processamento de dados coletados.
O SNVE atua primariamente a nível nacional, não abrangendo dados municipais e estaduais.
Em 2006 o SNVE passou a ser denominado Sistema Nacional de Vigilância em Saúde (SNVS), denominação mais adequada, visto que sua atuação não estava restrita à vigilância epidemiológica.
39- Assinale a alternativa que correspondem à doenças ou agravos que devem ser notificados pelos profissionais da saúde:
Sarampo, Rubéola e Tétano
Leptospirose, Hepatite B e Febre Amarela
Difteria, Antraz e Tuberculose
ntoxicação exógena, Doença meningocócica e Cólera
40- “A Organização Mundial da Saúde (OMS) alterou sua posição de que o surto do novo tipo de coronavírus, 2019-nCoV, seria uma emergência de risco moderado e passou a considerar de nível elevado. Ainda não é, porém, considerado pandemia. A OMS alterou também a definição de caso suspeito, incluindo qualquer pessoa com sintomas que tenha estado na China como um todo, e não apenas na cidade de Wuhan.” (Ministério da Saúde). Em função de seu alto índice de letalidade, podemos afirmar que possui:
Alta Magnitude
Alto potencial de disseminação
Alta Transcedência
Alta Vulnerabilidade
41- Com relação à portaria 204, de 17 de fevereiro de 2016, assinale a alternativa incorreta:
Evento de saúde pública (ESP): enfermidade ou estado clínico, independente de origem ou fonte, que represente ou possa representar um dano significativo para os seres humanos.
Agravo é qualquer dano à integridade física ou mental do indivíduo, provocado por circunstâncias nocivas, tais como acidentes,intoxicações por substâncias químicas, abuso de drogas ou lesões decorrentes de violências interpessoais, como agressões e maus tratos, e lesão autoprovocada.
Epizootia: doença ou morte de animal ou de grupo de animais que possa apresentar riscos à saúde pública.
Notificação compulsória negativa é a comunicação semanal realizada pelo responsável pelo estabelecimento de saúde à autoridade de saúde, informando que na semana epidemiológica não foi identificado nenhuma doença, agravo ou evento de saúde pública de Notificação Compulsória.
42- Assinale a alternativa que corresponde ao indicador responsável pelos indicadores de mortalidade:
Sistema de Informação de Agravos de Notificação
Sistema de Informação Sobre Mortalidade
Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica
Sistema de Informação da atenção Básica
43- Assinale a alternativa que não corresponde à uma característica do Sistema de Informação Sobre Mortalidade (SIM):
Assistência prestada ao paciente
Causas básicas e associadas de óbito
Fornecer indicadores de mortalidade
Relevantes no diagnóstico da situação de saúde da população
44- A respeito de um estudo experimental “caso único”, assinale a alternativa incorreta:
Estudo experimental que observa a relação entre variável independente e dependente, mas não abrange uma amostra, mas abrange um sujeito por experimento.
Um único indivíduo é sujeito à todas as condições do experimento
Representa um estudo transversal
Possui validade baixa
45- Assinale a alternativa que não corresponde à um estudo analítico:
Relato de caso
Transversal
Caso- controle
Coorte
perguntas_neuroanatomia
46- Sobre os nervos marque a alternativa incorreta:
São constituídos pelo epineuro, perineuro, endoneuro e pela fibra nervosa.
As fibras nervosas podem ser mielínicas ou amielínicas
Ambas as fibras nervosas são circundadas pelas células de Schawann
A diferença entre as fibras nervosas mielínicas e amielínicas é que a primeira não ocorre formação da camada de mielina e a segunda ocorre.
47- Sobre a anatomia macroscópica da medula espinhal marque a alternativa incorreta:
Formato cilindroide achatado antero-posteriormente
A medula é simétrica em toda sua extensão.
Possui intumescências para a inervação dos membros.
Substância cinzenta por dentro da branca em formato de borboleta.
perguntas_semiologia
48- A dor é a experiencia sensorial e emocional desagradável relacionada à lesão tissular. Sobre a fisiologia da dor, assinale qual estrutura faz com que a sensibilidade dolorosa seja inicial, aguda e bem localizada
Bainha de mielina
Receptores muscarínicos
Fibras tipo C
Coluna cervical
49- Sobre o sopro da estenose mitral, assinale a alternativa incorreta
Ocorre na sístole
Tem intensidade variável
Ocorre no foco mitral
Geralmente é mesodiastólico
50- Os sons cardíacos, ou bulhas, são as vozes acústicas (som) geradas pelo impacto do sangue em diversas estruturas cardíacas e nos grandes vasos. Sobre as bulhas cardíacas, assinale a alternativa incorreta:
O desdobramento fisiológico da segunda bulha ocorre durante a inspiração
No ápice, a primeira bulha cardíaca é mais alta do que a segunda bulha
A primeira bulha cardíaca marca o início da sístole
A segunda bulha cardíaca resulta do fechamento das valvas atrioventriculares
51- Sobre a pericardite, assinale a alternativa correta
A causa mais comum de acometimento pericárdico é de origem autoimune
A presença de atrito pericárdico não é patognomônica da pericardite.
Se comprimir o lobo pulmonar esquerdo inferior o paciente ira apresentar crepitações grosseiras
A fibrilação atrial é o distúrbio do ritmo mais comum na pericardite viral aguda
52- Paciente da entrada em unidade de pronto atendimento com quadro de dor abdominal. Como antecedentes, refere hipertensão arterial e “gastrite” crônica. Ao exame clínico, o médico verifica hiperestesia cutânea e contratura intensa. A principal hipótese diagnóstica é:
Abdome agudo vascular
Abdome agudo hemorrágico
Abdome agudo perfurativo
Abdome agudo inflamatório
53- A pseudo-hipertensão pode acontecer devido a qual fator?
Sal.
Estresse.
Arteriosclerose.
Apneia do sono.
54- Sobre ascite, assinale a alternativa correta
Ascite é uma doença
A ascite é o acumulo de sangue ou pus na cavidade abdominal
A ascite é uma frequente manifestação de um grande numero de doenças e síndromes
Para o diagnostico de ascite é necessário rastrear apenas o consumo de álcool
55- De acordo com a graduação International Ascite Club, assinale a alternativa incorreta
1: Leve, vista apenas aos exames de imagem
2: Moderada, abdome distendido
3: Acentuada, abdome distendido e tenso
4: Grave, abdome distendido, tenso e lesão hepática
56- Sobre sinais e sintomas de doenças que acomentem o fígado, assinale a alternativa incorreta
Colúria é urina com coloração enegrecida pelo aumento da bilirrubina conjugada que passa a ser excretada pela via urinária
Acolia fecal são fezes de cor clara pela redução da eliminação de bilirrubina nas fezes
Pode ocorrer prurido gerado pelo acúmulo de sais biliares no plasma
O sinal de Blumberg é positivo na maioria dos casos
57- Icterícia é uma coloração amarela da pele e/ou olhos. Sobre ela assinale a alternativa incorreta
A hipercarotenemia ocorre por excesso de bilirrubina direta no sangue
Bilirrubina indireta não é hidrossolúvel
A icterícia pode ser causada por anemia
O jejum pode causar icterícia
58- Paciente portador de insuficiência hepática, apresenta a esclera com coloração amarelada. Sobre essa situação, é correto afirmar que essa coloração se denomina
Cianose
Icterícia
Rubor
Hipercarotenemia
59- No exame de palpação do fígado, quando ocorrem patologias, podem surgir alterações, sobre elas, assinale a alternativa incorreta
A borda se torna arredondada e grossa na hepatomegalia
Nas neoplasias o fígado apresenta nódulos
Na esteatose a consistência fica endurecida
O fígado se torna doloroso em caso de hepatomegalia dolorosa
60- No exame físico do abdome, é necessário reconhecer que:
Os ruídos intestinais podem estar alterados, na obstrução intestinal
Na inspeção abdominal é normal observar assimetria.
Para exposição plena do abdome, o paciente deve ficar em decúbito dorsal com os braços elevados acima da cabeça
A presença de hérnias e tumores viscerais provoca alterações abdominais simétricas
61- Sobre a pirose e regurgitação, assinale a alternativa incorreta
São sintomas típicos do refluxo gastroesofagico
O incomodo da pirose tem localização no hipogastro
Na regurgitação pode ocorrer pneumonia
A pirose pode piorar ao deitar
62- Sobre o infarto agudo do miocárdio, assinale a alternativa correta:
Tem a característica de gerar dor de alta intensidade, sudorese, náuseas e vômitos.
Tem um curso crônico.
Sempre associado com o refluxo.
Duração de apenas 2 a 3 minutos.
63- Assinale a alternativa incorreta:
A sensação de peso epigástrico pós-prandial pode ser causada por alterações da mobilidade gástrica decorrentes da diabetes.
Pneumonia que acomete a base pulmonar não ocasiona dor epigástrica.
É necessária atenção ao estado de hidratação de um paciente que apresente episódios de vômitos.
Vômitos com odor fétido é um indicio de crescimento bacteriano, presente na obstrução intestinal e fistula gastrocólica.
64- De acordo com a fisiopatologia da IC, assinale a alternativa incorreta:
O aumento exacerbado da atividade simpática na IC consegue aumentar o debito cardíaco.
Cor pulmonale acontece quando o ventrículo direito não é capaz de ejetar sangue corretamente para os pulmões.
A baixa oferta sanguínea leva a aumento na secreção de renina pelos rins.
A insuficiência de ventrículo esquerdo por congestão anterógrada pode levar a hipertensão pulmonar.
65- De acordo com o tipo de sangramento, assinale a alternativa incorreta:
Hematêmese é a eliminação de sangue pela boca, originado no trato digestivo.
Melena é a evacuação de fezes escuras contendo sangue digerido.
Melena pode ser originado de fissuras anais.
Quanto mais recente o sangramento no estômago mais vermelho será a cor da hematêmese.
66- Assinale a alternativa incorreta sobre a fisiopatologia do edema:
A diminuição da pressão hidrostática intersticial favorece o quadro de edema.
Problemas no sistema linfático podem gerar edemas.
Indivíduos desnutridos não são capazes de gerar edemas
O aumento da pressão hidrostática do plasma favorece o quadro de edema.
67- Paciente apresenta dor no hipocôndrio direito, irradiada para o ombro direito, piora com inspiração profunda. Qual manobra deve ser realizada a fim de confirmar o provável diagnostico:
Blumberg
Lenander.
Rovsing
Compressão do hipocôndrio direito seguido de dor na inspiração.
68- Assinale a alternativa incorreta que apresenta o momento da ausculta da segunda bulha cardíaca:
Anteriormente a fase de contração isovolumétrica.
Logo após o enchimento rápido dos ventrículos.
Juntamente com o começo da fase de relaxamento isovolumétrico.
Durante a fase de maior volume ventricular.
69- Assinale a alternativa incorreta sobre a veia julgular interna:
Ingurgitamento jugular pode acontecer na insuficiência cardíaca direita.
Refletem modificações de pressão no interior do átrio.
Possuem válvulas.
O ingurgitamento jugular é um dos 3 sinais da tríade do tamponamento cardíaco.
70- Sobre edema de causas sistêmicas, assinale a alternativa incorreta
Presença de dispneia, sugerindo insuficiência cardíaca
Presença de icterícia, sugestiva de cirrose hepática
Presença de aranhas vasculares, sugestiva de cirrose hepática
Presença de hepatomegalia, sugestivo de cirrose hepática.
71- Assinale a alternativa que não apresenta corretamente os sinais de uma insuficiência cardíaca esquerda com fração de ejeção reduzida:
Sincope cardiogênica
Edema por hipoalbuminemia.
Hemoptise por edema pulmonar
Tosse com alto risco de complicações.
72- O ingurgitamento jugular não é característico de qual patologia abaixo?
Hipertensão pulmonar.
Estenose mitral.
Tamponamento cardíaco.
Insuficiência cardíaca direita.
73- Assinale a alternativa incorreta:
A onda P do ECG representa a despolarização atrial
Um estado de bradicardia sinusal pode acontecer em situações patológicas como hipertireoidismo.
O complexo QRS acontece juntamente da repolarização atrial
A DII é uma derivação periférica.
74- Assinale a alternativa que apresenta a causa do Nó AV assumir o papel de marca-passo:
Flutter atrial
Fibrilação atrial
Bloqueio AV de terceiro grau
Fibrilação ventricular
75- Assinale a alternativa incorreta sobre a diarreia
É a redução na consistência das fezes;
O hipertireoidismo gera a diarreia osmótica.
Enterotoxinas geram diarreia secretora
Diarreia de origem alta apresentam grande teor de liquido, restos de alimentos, gases.
76- Sobre os tipos de desconforto respiratório, assinale a alternativa incorreta
A ortopneia pode estar associada a insuficiência cardíaca
A dispneia paroxística noturna surge subitamente logo após o paciente se deitar
A dispneia paroxística noturna demora para cessar
A platpneia melhora com decúbito
77- Sobre a dor toracica, assinale a alternativa correta
Na dor pleural o paciente respira profundamente para alívio
No pneumotórax existe desvio da traqueia para o lado afetado
Na dor parietal há hiperestesia da área afetada
A dor parietal é do tipo visceral
perguntas_farmacologia
78- Sobre a atuação dos fármacos antagonistas, assinale a alternativa incorreta:
Um fármaco antagonista irá se ligar ao receptor celular.
Os fármacos antagonistas possuem ação diferente do agonista inverso.
Um fármaco antagonista não gera resposta de ativação celular
Um fármaco antagonista pode gerar resposta de ativação celular.
79- O cálcio é classificado como segundo mensageiro, o que significa essa classificação:
Atua na sinalização celular.
Atua como antagonista de receptores.
Atua como agonista de receptores.
Atua na repolarização
80- Sobre os diuréticos tiazídicos marque a alternativa incorreta:
Inibem o transportador Na+/Cl- no túbulo proximal
Menos potentes que os de alça, mais bem tolerados
Reduzem risco cardiovascular
Eliminação de íons parecida, porém em menor intensidade - Causam retenção de Ca2+
81- Assinale a alternativa incorreta sobre interações medicamentosas:
Convulsão pode acontecer devido a interações causadas por indução enzimática.
O fenobarbital altera o metabolismo da varfarina.
Rifampicina altera o metabolismo de contraceptivos orais.
A inbição do p450 não gera interações medicamentosas.
82- Qual opção abaixo não é um mecanismo de ação dos respectivos fármacos:
Amiodarona, inibe bomba de sódio e potássio.
Propanolol, antagonista β
Verapamil, bloqueador de canal de cálcio.
Lidocaína, bloqueador de canais de sódio.
perguntas_radiologia
83- Ao avaliar o exame solicitado o médico pôde confirmar o quadro de pancreatite aguda devido às características presentes no exame de imagem. Qual das características a seguir refere-se ao quadro clínico em questão:
Imagem de empilhamento de moedas
Sinal do U
Imagem em dupla Alça.
Sinal da bolha de sabão.
84- O Adenoma hepático está intimamente relacionado ao uso de anticoncepcional, portanto pode ser um achado, principalmente, em mulheres na idade fértil. Uma forma de diagnostica-lo é a partir do exame de imagem. Acerca do adenoma hepático e seu diagnóstico por imagem, podemos afirmar que:
A Radiografia de abdome é o principal método de imagem diagnóstica.
A capitação do contraste tomográfico no centro da lesão ocorre de forma lenta.
E possível observar o aspecto de roda de carruagem na Tomografia
Possui captação heterogênea e rápida.
perguntas_anatomia_sistemica
85- As afirmações sobre o nervo mediano estão corretas, exceto:
É conteúdo da fossa cubital e recebe contribuições C5,C6,C7,C8 e T1.
A união do fascículos medial e lateral formam o nervo mediano.
No braço fornece apenas inervação cutânea, restringindo a inervação motora ao compartimento anterior do antebraço e músculos tenares na mão, exceto o adutor do polegar.
No antebraço distal trafega entre os tendões do palmar longo e do flexor radial do carpo, antes de atravessar profundamente o retináculo dos flexores em direção à mão.
86- Sobre a drenagem linfática dos órgãos abdominais, assinale a afirmativa falsa:
os linfonodos retropilóricos são inconstantes e podem ser atingidos pela linfa proveniente da grande curvatura do estômago.
a drenagem linfática do duodeno converge para a concavidade do arco duodenal, fazendo com que a linfa chegue aos linfonodos pré-pancreáticos e retropancreáticos.
os vasos linfáticos superficiais da face posterior do fígado drenam para os linfonodos retropancreáticos.
87- Quanto a função dos músculos, assinale a alternativa incorreta:
O agonista é o agente principal na execução do movimento.
O antagonista é a favor do movimento
O antagonista regula a potência da ação
O sinergista auxilia outro músculo a fazer a função
88- Assinale a alternativa falsa:
Entre a parte petrosa do osso temporal e a asa maior do osso esfenóide existe um sulco que abriga a parte cartilagínea da tuba auditiva e o nervo corda do tímpano.
O nervo corda do tímpano corre medialmente à membrana timpânica e ao manúbrio do martelo na orelha média, entre o martelo e a bigorna.
O nervo corda do tímpano deixa o crânio a partir da fissura petrotimpânica, onde se relaciona com a artéria timpânica anterior, ramo da artéria maxilar.
O nervo corda do tímpano e auriculotemporal (ramo do nervo mandibular após a saída do crânio) são relação anatômica medial e lateral, respectivamente, da espinha do esfenóide.
A área quadrada da parte petrosa do osso temporal dá origem ao músculo levantador do véu palatino, inervado pelo nervo mandibular.
89- Em relação aos tipos anatômicos descritos anatomicamente, assinale a alternativa correta:
Os tipos anatômicos são descritos apenas para uma questão de diferenças externas, trazendo variações anatômicas muito comuns no cotidiano
Os tipos anatômicos são importantes para avaliar a diferença externa entre indivíduos, bem como sua repercussão na posição interna de órgãos, como o estômago e o coração, tendo importância semiológica.
A anatomia dos indivíduos não pode ser resumida apenas nos tipos Mediolíneo, Brevilíneo e Longilíneo, e por isso os tipos anatômicos são pouco usados atualmente na descrição anatômica.
Os tipos anatômicos são descritos para que consigamos avaliar as anomalias presentes nos indivíduos longilíneos e brevilíneos, sendo apenas o mediolíneo o tipo considerado anatomicamente normal.
90- Ao longo dos séculos de estudos anatômicos, foram descritos diversos princípios de construção do corpo humano na tentativa de uma construção lógica do desenvolvimento anatômico dos mesmos. A alternativa que descreve erroneamente um princípio de construção do corpo humano é:
A Antimeria tem como princípio a simetria bilateral, dividindo o corpo em plano mediano, formando antímeros praticamente semelhantes morfológica e funcionalmente.
A Estratificação tem como princípio a organização do corpo humano em camadas que se superpõe, como nas paredes abdominais, torácicas e membros.
A Paquimeria tem como princípio a superposição de segmentos – paquímeros - semelhantes em sentido longitudinal na construção corporal, como na coluna vertebral e nas costelas.
A segmentação tem como princípio a divisão de órgãos em territórios que tem irrigação, drenagem e inervação independentes, como no pâncreas, fígado, parótida, entre outros.
perguntas_anatomia_segmentar
91- O pâncreas é um órgão situado na parede posterior do abdome e apresenta funções importantes, sobre esse órgão é CORRETO afirmar que:
O pâncreas situa-se atrás do estômago.
A cabeça do pâncreas relaciona-se intimamente com o intestino grosso.
O ducto pancreático principal é conhecido como ducto de Vater.
O ducto pancreático acessório é conhecido como Wirsung.
92- São ramos da Artéria facial, exceto:
A. nasal lateral
A. angular
A. bucal
A. labial inferior
93- São componentes da fossa pterigopalatina, exceto:
Nervo mentoniano
Nervo maxilar
Artéria maxilar
Gânglio pterigopalatino
94- São estruturas que passam pela fissura orbitária superior, exceto:
Nervo troclear
Nervo abducente
Veias oftálmicas
Artéria oftálmica
95- O músculo reto lateral é um músculo extraocular e é responsável por movimentar o olho para fora (abdução do bulbo do olho). Qual par craneano inerva o músculo reto lateral?
VI par
II par
IV par
VII par
perguntas_atencao_basica_e_sus
96- As normas são instrumentos usados para definir estratégias e aspectos operacionais das políticas e da organização dos serviços. Sobre essas normas analise as alternativas a seguir I. A Norma Operacional Básica do SUS 01/91 estabeleceu centralização da Saúde na esfera federal (INAMPS) II. Uma das principais contribuições da Norma Operacional de Assistência à Saúde de 2001 foi o plano diretor de investimentos III. A Norma Operacional Básica do SUS de 1993 estabeleceu uma Constituição de Comissões Intergestores para gerenciamento da descentralização As afirmativas corretas são:
III
I e II
I
II e III
97- Sobre a constituição Federal Título VIII Capítulo II Seção II, assinale a alternativa incorreta
O Art. 196 institui que saúde é direito de todos e dever do estado
O Art. 200 faz as atribuições do SUS
O Art. 199 diz que a assistência à saúde é livre à iniciativa privada
O Art. 198 diz que os serviços de saúde pública têm relevância pública
98- Promover articulação com os órgãos de fiscalização do exercício profissional e outras entidades representativas da sociedade civil para definir controle dos padrões Éticos para pesquisa, áreas e serviços de saúde. Estamos falando do Artigo:
15
16
17
18
99- O que é conferência de saúde?
Fórum de debate
Congresso entre médicos
Reunião do Ministério Público
Consulta médica
100- _________ é o desenho complementar ao genograma na compreensão da composição e estrutura de relações intra familiares e, principalmente, com o meio que cerca a família. Assinale a alternativa que completa a lacuna
Apgar da família
Ciclo vital
F.I.R.O.
Ecomapa
101- Qual desses é um pressuposto importante na Política Nacional de Educação Popular em Saúde?
Diálogo
Centralização no profissional de saúde
Realização de exames
Recuperação
102- Sobre os princípios da medicina da família e comunidade, assinale a alternativa incorreta
O médico da família tem que ter a comunicação capaz de superar as diferenças culturais
Deve prezar a satisfação dos usuários
A capacidade cultural é a incorporação de eventos sociais e culturais nos processos de trabalho da atenção primária à saúde
Moléstia é a experiência subjetiva que cada pessoa vive ao adoecer, expressa em queixas, problemas ou disfunções
103- Sobre a moléstia, assinale a alternativa correta
É um conceito explicável pela fisipatologia
Experiência subjetiva que cada pessoa vive ao adoecer
Prognostico frente à doença
É o modelo biológico de doença
104- Em uma casa de 4 comodos mora um casal de idosos, a mulher está acamada devido hipertensão arterial sistêmica é diabetes mellitus e o homem desempregado e é analfabeto. Diante disso, qual o escore de risco deles?
R1
R2
R3
Sem risco
105- Sobre a equipe de saúde da familia, assinale a alternativa incorreta
Devem, obrigatoriamente, comprimir 40 horas semanais
É obrigatório abranger, pelo menos, um cirurgião dentista
Cobertura de 100% da população com máximo de 750 pessoas por ACS
O técnico de enfermagem faz parte de apenas uma equipe de saúde da familia
106- A prevenção do câncer engloba ações realizadas para reduzir os riscos da doença. Sobre este assunto, é correto afirmar que:
A prevenção primária é o rastreio realizado, em pacientes com ou sem sintomas, para impedir que o câncer se desenvolva.
Evitar a exposição aos fatores de risco de câncer e a adoção de um modo de vida saudável não pode ser considerado prevenção primária.
O objetivo da prevenção secundária é detectar e tratar doenças pré-malignas, (por exemplo, lesão causada pelo vírus HPV ou pólipos nas paredes do intestino) ou cânceres assintomáticos iniciais.
A prevenção terciária é considerada a melhor, nos casos de câncer.
C
107- Em uma reunião intersetorial do município onde você atua como médico de saúde da família, o representante do setor da educação, solicita uma ação em conjunto para uma escola de nível médio, onde há duas semanas houve um caso de suicídio de uma estudante de 16 anos. A representante indaga estar preocupada com o reflexo deste ato nos outros alunos. Certamente essa ação fará parte da busca ativa e controle dessa problemática. Neste contexto assinale a alternativa que representa os fatores de risco para o suicídio.
Abuso de álcool, ter boa auto-estima, viver sozinho, estresse aumentado e hipocondria.
Não ter nenhum histórico familiar de suicídio, religião protestante ou ateu, identidade bissexual ou homossexual.
Separação ou perda dos pais precocemente, ser imigrante, ter menos de 45 anos e afrodecendentes.
Depressão, estresse aumentado, viver sozinho, epidemias de suicídio.
perguntas_saude_da_crianca
108- Entre os fatores de risco para o parto prematuro, assinale a alternativa incorreta
Idade materna maior que 40 anos
Multiparidade
Gravidez antes de 4 meses da gestação anterior
Parto a termo anterior
109- As anemias carenciais não podem ocorrer por
Aumento do transporte
Diminuição da ingestão
Aumento da eliminação
Diminuição da absorção
110- É normal que nos primeiros momentos de vida os pés e as mãos do recém nascido estejam arroxeados, o que pode alterar o resultado do Apgar, mas sem necessariamente significar dano importante à criança. Por isso, é importante ressaltar, que o índice de Apgar não é absoluto. Ele indica alterações do bem estar da criança, que devem ser acompanhadas e analisadas pelos médicos, mas que não são obrigatoriamente representativas de danos permanentes. Sobre a escala assinale a alternativa correta:
Prevê mortalidade neonatal ou desfecho neurológico negativo individualmente
O escore é normal em muitos pacientes que desenvolvem paralisia cerebral
Baixo Apgar e o pH do sangue da artéria umbilical não predizem morte neonatal
Não pode ser usado isoladamente para diagnosticar asfixia neonatal
perguntas_saude_da_mulher
111- Durante o pré natal, devem ser solicitadas as seguintes sorologias, exceto:
Toxoplasmose
Hepatite
Rubéola
HIV
112- Assinale a afirmação incorreta sobre o ciclo menstrual.
A ovulação ocorre sempre após um pico de LH
Durante a fase proliferativa, ocorre um espessamento do endométrio
A menstruação ocorre na fase lútea, caso a mulher não tenha engravidado, com a queda do estrogênio e da progesterona
Caso a mulher engravide, ela não menstrua e os níveis de estrogênio e progesterona caem, porém o de B-HCG se eleva, mantendo a integridade do endométrio
113- Complete as lacunas abaixo de acordo com as opções das alternativas. Na fase folicular do ciclo menstrual, a elevação do hormônio _____ é essencial para manutenção do folículo dominante. Durante a fase lútea, o GnRH é produzido em ___ frequência e ____ amplitude.
FSH, baixa, elevada
LH, baixa, elevada
FSH, elevada, baixa
LH, elevada, baixa
114- São afirmações corretas, exceto:
O pico de LH se deve ao estímulo do estradiol
A progesterona atua no desenvolvimento das mamas
O termino do desenvolvimento dos caracteres sexuais secundários ocorre no final da adolescência
A progesterona mantém a atividade secretória do útero na fase lútea
115- O teste de progesterona positivo, isso pode significar:
Asherman
Problema anatômico
Anovulação
Lesão de endométrio
116- Assinale a alternativa que apresenta apenas afirmações verdadeiras. Durante o exame especular, deve-se fazer uso de lubrificantes. Durante o exame especular, deve-se utilizar o menor espéculo possível. O espéculo durante o exame deve ser introduzido a 90 graus.
II e III
III
I
II
117- Sobre o exame de toque retal, assinale a alternativa incorreta.
Não é feito de rotina
É um bom exame em suspeita de endometriose
Não é realizado para queixas de sintomas intestinais
Utilizado em suspeita de neoplasia
118- Assinale a alternativa incorreta.
O melhor momento para se colocar o DIU é com a paciente menstruada
O DIU de cobre impede a ovulação
As taxas de expulsão do DIU de cobre ficam menores com o passar do tempo de uso
O diu atua como um corpo estranho, induzindo a inflamação, a alteração do PH e o aumento das prostaglandinas
119- A gestação, quando planejada, requer algumas recomendações quanto à nutrição e suplementação, para um melhor desenvolvimento fetal. Sobre este assunto é correto afirmar:
A ingestão de alimentos ricos em ferro-heme (forma ferrosa, Fe2+) carnes (peixe, frango, carne bovina, ovina e suína) e ovos, bem como sua suplementação durante toda a gestação, apenas nas gestantes anêmicas.
Alimentos fontes de vitamina C (laranja, bergamota, limão, mamão, kiwi) devem ser acrescidos à dieta, antes e durante a gestação.
O consumo de álcool só é desaconselhado depois de confirmada a gravidez, por risco aumentado de aborto espontâneo.
120- Existem algumas situações que contraindicam absolutamente as gestantes a participarem de programas de exercícios. Assinale a opção que não configura uma contraindicação absoluta:
Retardo de crescimento intrauterino;
Gestação múltipla;
Placenta prévia antes da 28ª semana;
Persistência de sangramento uterino no segundo ou terceiro trimestre.
Seu curso expira em:
Dias
Horas
Minutos
INSIRA OS DADOS ABAIXO:
NOME
CPF
DATA
Iniciar simulado