Ir para o conteúdo
Simulados
SIMULADO UNIARP 2º período
Faculdade:
UNIARP
50:00
perguntas_etica_medica
1- Na sessão sobre direitos humanos, analise as afirmativas e assinale a correta: I. É vedado ao médico deixar de obter consentimento do paciente ou de seu representante legal após esclarecê-lo sobre o procedimento a ser realizado, salvo em caso de risco iminente de morte. II. É vedado ao médico deixar de respeitar a vontade de qualquer pessoa considerada capaz física e mentalmente, em greve de fome, ou alimentá-la compulsoriamente, devendo cientificá-la das prováveis complicações do jejum prolongado e, na hipótese de risco iminente de morte, tratá-la. Esta correta:
I, apenas
II, apenas
I e II
Nenhuma está correta
2- Sobre a relação entre os próprios médicos, assinale a alternativa correta:
O médico pode usar de sua posição hierárquica para impedir, por motivo de crença religiosa, convicção filosófica, política ou interesse econômico que as instalações e os demais recursos da instituição sob sua direção sejam utilizados por outros médicos no exercício da profissão
O médico pode acobertar erro ou conduta antiética de médico
O médico pode praticar concorrência desleal com outro médico.
É vedado ao médico desrespeitar a prescrição ou o tratamento de paciente determinados por outro médico, salvo em situação de indiscutível benefício para o paciente, devendo comunicar imediatamente o fato ao médico responsável.
3- Levando em consideração o conceito abortamento na ótica legal, o aborto é:
Morte do feto abaixo de 500 gramas
Óbito fetal ocorrido até a 25ª semana de gestação
A morte do feto com menos de 30 cm
A expulsão do feto do útero em qualquer idade gestacional
perguntas_biofisica
4- A membrana plasmática apresenta um potencial de repouso. Este, quando alcançado a partir de um estímulo, gera um potencial de ação desencadeando a ação subsequente. Sobre o potencial de repouso, assinale a alternativa correta:
O potencial de repouso é alcançado após a membrana celular sofrer um estímulo, e inverter suas cargas, ficando negativa internamente e positiva externamente. Isso ocorre quando estímulos de aproximadamente +35 mV atingem a membrana.
O potencial de repouso é alcançado após a membrana celular sofrer um estímulo, e inverter suas cargas, ficando positiva internamente e negativa externamente. Isso ocorre quando estímulos de aproximadamente +35 mV atinge a membrana.
O potencial de repouso é alcançado após a membrana celular sofrer um estímulo, e inverter suas cargas, ficando negativa internamente e positiva externamente. Isso ocorre quando estímulos de aproximadamente -70 mV atinge a membrana.
O potencial de repouso é alcançado após a membrana celular sofrer um estímulo, e inverter suas cargas, ficando positiva internamente e negativa externamente. Isso ocorre quando estímulos de aproximadamente -70 mV atinge a membrana.
5- obre a osmose assinale a resposta correta:
Entende-se por pressão osmótica a pressão realizada pelo solvente para entrar em determinado meio e equilibrar as concentrações.
Meio hipotônico apresenta maior pressão hidrostática, e meio hipertônico, menor.
A água se movimenta livremente entre os meios, possibilitando o equilíbrio dos solventes.
O transporte de soluto não tem relação com as características das partículas.
perguntas_fisiologia
6- Paciente com quadro de agitação psicomotora e perda de peso. Ao exame físico apresenta o quadro de aumento da pressão sistólica isolada, exoftalmia e níveis de T4 aumentados. Qual o provável diagnóstico?
Tireoidite de Hashimoto
Excesso de iodo
Adenoma de tireoide
Doença de Graves.
7- Sobre o músculo liso, assinale a alternativa incorreta:
O musculo liso apresenta lento início de contração e relaxamento.
O fim da contração do músculo liso acontece com a queda crítica de íons cálcio.
Apresenta um desenvolvido reticulo sarcoplasmático.
O músculo liso não apresenta complexo de troponina.
8- Emanoel foi admitido em uma empresa, todavia, para exercer suas atividades laborais é necessário que passe pelo médico do trabalho realizando diversos exames, dentre eles a espirometria. O paciente, por medo de não conseguir o emprego, afirma no exame clínico que não é portador de nenhuma doença; todavia, na realização da espirometria foram identificadas algumas alterações. Abaixo estão descritos alguns dados da espirometria de Emanoel. Avalie os dados e assinale a resposta que apresenta o diagnóstico mais provável. VEF < 30% do previsto VEF1/CVF < 70% Valor absoluto: 3 litros de ar Prova broncodilatadora - VEF alcança 33% e 3,3 em valor absoluto.
DPOC muito grave
DPOC grave
DPOC moderada
Asma
9- Sobre a mecânica da Ventilação Pulmonar, assinale a alternativa incorreta
Os músculos intercostais externos se contraem na inspiração;
O diafragma contrai para acontecer a expiração
A pressão alveolar quando não há fluxo deve ser 0
O surfactante reduz a tensão superficial da água sobre os alvéolos.
10- Qual dos seguintes fatores não influenciam na TFG, utilizando-se de inulina?
U: Concentração urinaria de inulina.
V: Volume sanguíneo
P: Concentração plasmática de inulina
D: depuração da inulina
11- Sobre a fisiologia renal e a função de cada porção do néfron, é correto afirmar que:
No túbulo proximal ocorre sobretudo reabsorção de proteínas e água.
Na alça de Henle a reabsorção de sódio e de água, sendo água em maior quantidade, contribui para a formação de urina mais diluída.
A atuação da vasopressina nas células do ducto coletor contribui para a menor presença de aquaporina na membrana do lúmen desse ducto.
A aldosterona contribui sobretudo para a reabsorção de sódio e secreção de potássio na porção final do néfron (néfron distal), na transição entre túbulo distal e ducto coletor.
perguntas_histologia
12- A maioria dos órgãos pode ser divida entre ____ e _____
Tecido conjuntivo e parênquima
Parênquima e mesênquima
Estroma e tecidos com função estrutural
Parênquima e estroma
13- Indique as afirmações verdadeiras. I - O músculo cardíaco nunca se regenera II - O músculo esquelético tem alta capacidade de se regenerar III - A atividade física é capaz de aumentar o número de fibras musculares IV - As células musculares lisas se dividem por mitose
Todas são falsas
III e IV
I e III
I, III, IV
perguntas_neuroanatomia
14- Marque apenas a alternativa que contenha uma característica do simpático
Broncoconstrição
Taquicardia
Aumento da peristalse
Ereção do pênis
15- Qual par craniano possui a função de Motricidade extrínseca e intrínseca?
Troclear IV
Oculomotor III
Abducente VI
Trigêmeo V
16- Sobre a anatomia macroscópica do diencéfalo marque a alternativa incorreta:
O tálamo são massas pares de substância cinzenta, formato ovoide
O tálamo tem função predominantemente sensitiva
O hipotálamo atua no controle da atividade visceral (SNA) e glândulas endócrinas, sendo o principal responsável pela homeostase
O hipotálamo está acima do sulco hipotalâmico
17- Sobre o tronco encefálico marque a alternativa incorreta:
O tronco encefálico é composto, ainda, por fibras ascendentes e descendentes, geradas acima dele, abaixo dele ou nele próprio e com destinos acima, abaixo ou nele próprio
As fibras podem apenas passar pelo tronco encefálico, sem inervá-lo, ou fazerem alguma conexão ao longo dele, incluindo conexões terminais
Os núcleos de substância cinzenta própria do mesencéfalo são os núcleos grácil, cuneiforme e complexo olivar inferior.
Os núcleos de substância cinzenta própria da ponte são os núcleos pontinos, do corpo trapezoide, olivar superior e do lemnisco lateral
18- Qual par de nervo craniano é responsável pela audição e equilíbrio?
Vestibulococlear(VIII)
Olfatório(I)
Ópitco( II)
Oculomotor(III)
perguntas_semiologia
19- Sobre a pericardite, assinale a alternativa correta
A causa mais comum de acometimento pericárdico é de origem autoimune
A presença de atrito pericárdico não é patognomônica da pericardite.
Se comprimir o lobo pulmonar esquerdo inferior o paciente ira apresentar crepitações grosseiras
A fibrilação atrial é o distúrbio do ritmo mais comum na pericardite viral aguda
20- A causa mais comum de abdome agudo inflamatório é:
Diverticulite aguda
Colecistite aguda
Apendicite aguda
Úlcera perfurada
21- Paciente que apresenta uma onda classificada como tardus e parvus deve ser avaliado para qual patologia:
Estenose aórtica
Hipertensão pulmonar.
Fibrilação atrial.
Pulso alternante.
22- Sobre o infarto agudo do miocárdio, assinale a alternativa correta:
Tem a característica de gerar dor de alta intensidade, sudorese, náuseas e vômitos.
Tem um curso crônico.
Sempre associado com o refluxo.
Duração de apenas 2 a 3 minutos.
23- Tendo em vista as palpitações, assinale a alternativa incorreta:
Extrassístoles geram palpitações como saltos isolados.
A taquicardia supraventricular, anemia, febre, ansiedade, geram palpitações em casos de esforços.
Ataques com início abrupto, regulares ou não, são características de taquicardia paroxísticas.
Acontece ao ficar-se em pé, característico da hipotensão postural.
24- Um paciente que apresenta a chamada fezes com borra de café, ou seja presença de sangue muito escuro. Qual causa abaixo pode ser a responsável?
Hemorroidas
Esteatorreia
Varizes esofágicas
Pólipos intestinais
perguntas_anatomia_sistemica
25- O plexo braquial possui ramos terminais, que se destinam comumente ao membro superior, e ramos colaterais que se destinam aos dorso, tronco, ombro, e membro superior. Assinale a alternativa que relaciona corretamente o ramo colateral do plexo com o músculo inervado por ele:
Nervo toracodorsal, músculo latíssimo do dorso
Nervo supraescapular, músculo redondo maior
Nervo dorsal da escápula, músculo infraespinhal
Nervo torácico longo, músculo redondo menor
26- A caixa torácica faz parte do esqueleto axial, no seu interior encontram-se os pulmões e o coração, e é onde ocorre a chamada pequena circulação. Uma série de músculos associados, no tórax , nas costas e abdome (diafragma), auxiliam na expansão e contração da caixa torácica durante a respiração. Ela é formada por quais ossos?
Esterno, 8 costelas verdadeiras, 2 costelas falsas e 2 costelas flutuantes
Esterno, clavícula, 7 costelas verdadeiras, 3 costelas falsas e 2 costelas flutuantes
Clavícula, 7 costelas verdadeiras e 3 costelas falsas
Esterno, 7 costelas verdadeiras, 3 costelas falsas e 2 costelas flutuantes
perguntas_anatomia_segmentar
27- Os músculos da camada superficial atuam nos membros superiores, são músculos da camada superficial EXCETO:
Levantador da escápula.
Trapézio
Serrátil posterior superior
Romboide menor
28- Sobre a caixa torácica é CORRETO afirmar que:
O esterno é um osso áspero e curto.
As costelas verdadeiras articulam com o esterno.
As costelas falsas são representadas pelas costelas I- VII.
As costelas flutuantes articulam com as cartilagens costais.
perguntas_saude_do_idoso
29- A violência contra os idosos é uma realidade infelizmente muito comum, à qual muitas pessoas estão submetidas nessa fase da vida. Sobre o assunto, assinale a alternativa incorreta:
A violência contra os idosos é frequentemente negligenciada, só recentemente valorizada como um problema de saúde pública.
Os idosos do sexo feminino sofrem mais violência, que, no entanto, costuma ser mais fatal no sexo masculino.
Nem todo tipo de violência leva a óbito, uma vez que existem outros tipos de violência além da física.
O abandono de um idoso em um asilo, por parte da sua família, não pode ser considerado violência, desde que o idoso seja bem cuidado no local.
30- Sobre a vacina de Influenza (gripe), assinale a alternativa correta.
São necessárias duas doses anualmente em pacientes idosos
É indicada para os pacientes idosos em situação frágil ou que possuam alguma doença crônica. Idosos saudáveis não tem indicação para a vacina de influenza no SUS
Deverá ser indicada para pacientes que gripam com frequência ou que já foram internados por esse motivo
É realizada dose única anual
31- Qual das alternativas não está correta?
É necessário atentar-se à necessidade de institucionalização dos pacientes idosos em situação frágil
Deve-se avaliar bem a presença de depressão em idosos, tomando cuidado para não confundi-la com outras doenças neurológicas
A depressão não é comum em pacientes idosos
O mini mental é o questionário mais utilizado na avaliação da cognição dos pacientes idosos
32- Sobre a sexualidade do idoso e na vida adulta, assinale a alternativa correta:
Momento de menor contágio de doenças sexualmente transmissíveis, uma vez que o indivíduo se torna mais responsável.
Após a adolescência, é a fase de mais atividade sexual.
Os problemas que vem com a fase adulta acarretam em perda ou redução da atividade sexual, sendo a prática de atividade física, a cessação do tabagismo, a redução do estresse e o controle das doenças crônicas (como diabetes, hipertensão e depressão) são estratégias com impacto para reduzir o surgimento e o agravamento dos problemas sexuais.
Os idosos não mantêm a necessidade sexual, pois, com a idade, a atividade, os pensamentos ou os desejos sexuais se esgotem.
perguntas_saude_da_crianca
33- Um pai vai ao seu consultório com seu filho, Enzo, de 4 meses, nascido a termo e deseja saber sobre as recomendações do Ministério da Saúde (MS) sobre suplementação de vitamina A, vitamina D e ferro. Qual seria a orientação correta?
Iniciar imediatamente a suplementação com ferro e vitamina A.
Caso o paciente esteja tomando banho de sol adequadamente, administrar 600UI de vitamina D até os 6 meses.
Ainda não é necessário iniciar nenhuma suplementação se o paciente toma banho de sol adequadamente, não vive em área endêmica para deficiência de vitamina A e está em aleitamento materno.
O banho de sol deve ser preferencialmente realizado após as 10h da manhã e antes das 16h.
34- Cuidados especiais devem ser tomados com recém-nascidos, esses cuidados incluem:
Oferecer dieta parenteral
Privilegiar a dieta com leite materno
Particularidades do calendário vacinal, como administrar anticorpo contra o vírus do herpes
Oferta de uma colher de chá de óleo vegetal, uma vez por dia
35- Em consulta de puericultura, N.C.S. de 6 meses de idade é levado à UBS.Sua mãe refere que o bebê senta sem apoio, procura objetos e rola quando colocado na cama. Relata que o menor está em aleitamento materno e que iniciou suco de frutas há um mês. De acordo com o caso acima, este paciente apresenta:
Desenvolvimento neuropsicomotor adequado e alimentação inadequada
Desenvolvimento neuropsicomotor e alimentação adequadas
Desenvolvimento neuropsicomotor e alimentar inadequados
Desenvolvimento neuropsicomotor inadequado e alimentação adequada
perguntas_saude_da_mulher
36- Complete as lacunas abaixo de acordo com as opções das alternativas. Na fase folicular do ciclo menstrual, a elevação do hormônio _____ é essencial para manutenção do folículo dominante. Durante a fase lútea, o GnRH é produzido em ___ frequência e ____ amplitude.
FSH, baixa, elevada
LH, baixa, elevada
FSH, elevada, baixa
LH, elevada, baixa
37- São funções da progesterona, exceto:
Aumento do limiar uterino ao estímulo contrátil, durante a gestação
Manutenção da gravidez
Desenvolvimento das mamas
Retroalimentação positiva sobre a secreção de FSH e LH
38- Assinale a alternativa que apresenta apenas afirmações corretas. Uma mulher nuligesta é a que está grávida pela 3ª vez ou mais. Uma morte neonatal é a que ocorre entre 0 e 28 dias de vida. O diagnostico clinico de gravidez se baseia no atraso menstrual e nos sinais e sintomas.
II e III
II
III
I, II e III
39- São contraindicações para o DIU de cobre, exceto:
Gravidez
Paciente HIV positiva
Durantes períodos de infecção
Distúrbios de sangramento
40- Como deve ser realizado o calcula da data provável do parto?
Dia da DUM -3 | mês da DUM + 9 meses (deve somar 1 ano se houver necessidade)
Dia da DUM +7| mês da DUM + 9 meses (deve somar 1 ano se houver necessidade)
Data da ultima menstruação – 3 dias dividido por 7
Data da ultima menstruação – 3 dias dividido por 4
Seu curso expira em:
Dias
Horas
Minutos
INSIRA OS DADOS ABAIXO:
NOME
CPF
DATA
Iniciar simulado