3. 2) (Fuvest-SP) Em um laboratório, três frascos com líquidos incolores estão sem os devidos rótulos. Ao lado deles, estão os três rótulos com as seguintes identificações: ácido etanoico, pentano e 1-butanol. Para poder rotular corretamente os frascos, determinam-se, para esses líquidos, o ponto de ebulição (P.E.) sob 1 atm e a solubilidade em água (S) a 25 °C. Com base nessas propriedades, conclui-se que os líquidos X, Y e Z são, respectivamente:
Marque apenas uma alternativa.
4. 5) Recentemente, anunciou-se que o Brasil atingiu a autossuficiência na produção do petróleo, uma importantíssima matéria-prima que é a base da moderna sociedade tecnológica. O petróleo é uma complexa mistura de compostos orgânicos, principalmente hidrocarbonetos. Para a sua utilização prática, essa mistura deve passar por um processo de separação denominado destilação fracionada, em que se discriminam frações com diferentes temperaturas de ebulição. O gráfico a seguir contém os dados dos pontos de ebulição de alcanos não ramificados, desde o metano até o decano. Com base no gráfico, considere as seguintes afirmativas: CH4, C2H6, C3H8 e C4H10 são gasosos à temperatura ambiente (cerca de 25 °C). O aumento da temperatura de ebulição com o tamanho da molécula é o reflexo do aumento do momento dipolar da molécula. Quando se efetua a separação dos referidos alcanos por destilação fracionada, destilam-se inicialmente os que têm moléculas maiores. Com o aumento do tamanho da molécula, a magnitude das interações de dipolo induzido aumenta, com o consequente aumento da temperatura de ebulição.
Marque apenas uma alternativa.
5. 3) Em laboratório, determinações simples como a temperatura de fusão e ebulição de uma substância são parâmetros que podem ajudar muito na identificação de amostras. Quando essas informações são associadas a outras propriedades elementares, como a solubilidade ou mesmo a miscibilidade em determinados solventes, o resultado da análise se torna mais confiável. Nesse sentido, de uma maneira geral, as substâncias polares possuem mais afinidade por outras polares e, por outro lado, as apolares por apolares. Essas propriedades são muito úteis na química orgânica, principalmente para comparar substâncias da mesma função e com diferentes tamanhos de cadeia carbônica. A tabela a seguir mostra as propriedades de cinco amostras enumeradas de I a V. Amostra T.F./°C T.E./°C Miscibilidade em água I -95,0 69,0 Imiscível II -89,0 82,3 Miscível III -90,6 98,0 Imiscível IV -114,3 78,5 Miscível V -56,8 126,0 Imiscível Considerando as substâncias: etanol, 2-propanol, n-hexano, n-heptano e n-octano, a opção que apresenta a identificação CORRETA das amostras, na ordem de I a V, é:
Marque apenas uma alternativa.