Ir para o conteúdo
Simulados
SIMULADO Simulado [UNIARP 7º período]
Faculdade:
UNIARP
50:00
perguntas_urgencia_e_emergencia
1- Na fase inicial à tomografia computadorizada não-contrastada do crânio no Acidente Vascular Encefálico isquêmico não é possível encontrar:
Indefinição de transição corticossubcortical
Apagamento dos sulcos corticais
Hiperdensidade no interior de uma artéria cerebral
Hiperdensidade do parênquima
2- As características de uma reanimação cardiopulmonar de alta qualidade são, exceto:
Realizar compressões torácicas a uma frequência de 80 a 100/min
Comprimir a uma profundidade de pelo menos 5cm
Permitir o retorno total do tórax após cada compressão;
Ventilar adequadamente (2 respirações após 30 compressões)
3- em uma fratura exposta com lesão <1cm com contaminação mínima, qual é a classificação de gustillo-anderson?
I
II
IIIA
IIIB
IIIC
4- Masculino, 35 anos, 80 kg, encontrado inconsciente, porém com respiração espontânea, em uma casa em chamas. Dá entrada no PS com queimadura de face, com chamuscamento perinasal, queimaduras de couro cabeludo, queimadura circulares de tórax (anterior e posterior) com placas esbranquiçadas com aspecto de “couro”. Nos membros superiores e mãos apresentava bolhas, com pulsos palpáveis, PA =140 x 90mmHg, FC = 118 bpm, FR = 22 irpm, SaO2= 92% . Qual seria a sequência de condutas na emergência e durante as primeiras 24 horas?
ABCDE (ATLS); 60% de superfície corpórea queimada; manter curativo úmido no tórax até seu transporte para UTQ para posterior desbridamento; Ringer Lactato endovenoso 6.400ml nas primeiras 8 horas e 12.800 ml nas 16 horas seguintes, analgesia, bloqueadores de H2, profilaxia para Tétano e trombose venosa profunda (TVP); remoção para UTI e transporte para Unidade de Tratamento de Queimados em momento oportuno.
ABCDE (ATLS); 60% de superfície de corpórea queimada; escarotomia em linha medioaxilar bilateral imediata; Ringer Lactato 3.200 ml endovenoso nas primeiras 8 horas e 6.400 ml nas 16 horas seguintes, analgesia, bloqueadores de H2, profilaxia para Tétano e trombose venosa profunda (TVP); curativos com compressas úmidas com Soro Fisiológico; remoção para UTI e transporte para UTQ em momento oportuno
ABCDE (ATLS); 60% de superfície corpórea queimada; escarotomia em linha médio axilar bilateral imediata; Ringer Lactato endovenoso 6.400 ml nas primeiras 8 horas e 12.800 ml nas 16 horas seguintes, analgesia, bloqueadores de H2, profilaxia para Tétano e trombose venosa profunda (TVP); curativos com compressas úmidas com Soro Fisiológico; tratamento ambulatorial .
ABCDE (ATLS); 60% de superfície corpórea queimada; escarotomia em linha medioaxilar bilateral imediata; Ringer Lactato endovenoso 6.400 ml nas primeiras 8 horas e 12.800 ml nas 16 horas seguintes, analgesia, bloqueadores de H2, profilaxia para tétano e trombose venosa profunda (TVP); curativos com compressas úmidas com soro fisiológico; remoção para UTI e transporte para Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ) em momento oportuno.
5- Paciente de 30 anos, sexo masculino, hígido, vítima de acidente automobilístico, com ferimento avulsivo de 4x3 cm em região frontal esquerda há menos de 6 horas, com exposição do osso frontal. Descartadas outras lesões após avaliação inicial no pronto socorro, o paciente foi encaminhado para avaliação da cirurgia. Após anestesia e limpeza do local, uma reparação deverá ser feita. Qual a melhor conduta na reparação deste ferimento?
Enxerto de pele total devido à sua menor contração tardia e melhor resultado estético.
Enxerto de pele parcial devido à pouca vascularização da área receptora e à maior facilidade do procedimento.
Retalho cutâneo para a reparação,por tratar-se de ferimento avulsivo com exposição óssea.
O ferimento deve ser deixado aberto, visto que se trata de uma lesão com menos de 6 horas de evolução.
perguntas_etica_medica
6- Sobre o CFM, assinale a alternativa correta:
O CFM é composto por dois representantes de cada estado em um mandato de 5 anos de duração
Os representantes do CFM de cada estado são escolhidos por votação popular
Uma parte da renda do CFM é vinda das anuidades recebidas pelos conselhos regionais
Para participar do CFM, o médico precisa ser conselheiro do CRM local
perguntas_biofisica
7- O sangue circula no organismo e alcança todos os tecidos a partir do seu bombeamento pelo miocárdio. Seu fluxo pode apresentar-se tanto laminar quanto turbulento variando de acordo com alterações fisiológicas. Sobre fluxo laminar, assinale a alternativa correta:
As camadas do fluido se mostram agitadas
Sua velocidade se mantém com poucas variações durante o trajeto.
O fluxo se move em camadas que se misturam conforme "caminham" pelos vasos.
Sua velocidade deve se manter alta para que seu trajeto retilíneo não se perca.
8- A hipermetropia é uma patologia que acomete o olho humano. Ela é causada por um defeito no globo ocular que provoca uma alteração na formação da imagem. Sobre a hipermetropia e o estudo das lentes na física óptica, podemos afirmar que:
A hipermetropia é uma doença que deixa o cristalino com as características de uma lente mais convergente que o normal, e como consequência faz com que a imagem se projeta antes da retina.
A hipermetropia, assim como a presbiopia, é uma patologia que acomete o olho humano. Elas possuem a característica de convergirem os raio de luz e projetarem a imagem sobre a retina.
Um paciente queixa-se que está enxergando objetos desfocados a curta distancia; no entanto quando se afasta dos objetos, enxerga normalmente. Provavelmente esse paciente possui miopia e é necessária uma lente convergente para correção da queixa.
A hipermetropia provoca uma alteração no globo ocular, fazendo com que o cristalino fique mais alongado, fino. A consequência disto é a formação da imagem após a retina, e para a sua correção é necessário o uso de lentes convergentes.
perguntas_fisiologia
9- Sobre a composição da linfa, assinale a alternativa correta:
Desemboca nas veias torácicas
Apresenta-se rica em gorduras
Pobre em proteínas
Composição igual ao sangue
10- Paciente com quadro de agitação psicomotora e perda de peso. Ao exame físico apresenta o quadro de aumento da pressão sistólica isolada, exoftalmia e níveis de T4 aumentados. Qual o provável diagnóstico?
Tireoidite de Hashimoto
Excesso de iodo
Adenoma de tireoide
Doença de Graves.
11- Sobre a intensidade do fluxo linfático, assinale a alternativa correta:
É determinada pelo quociente da pressão do líquido intersticial pela atividade da bomba linfática.
O fluxo linfático o é formado por diversos fatores, dentre eles, é necessário pressão hidrostática capilar reduzida.
O fluxo linfático o é formado por diversos fatores, dentre eles, é necessário uma pressão coilodosmótica aumentada no plasma.
O fluxo linfático o é formado por diversos fatores, dentre eles, é necessário um aumento da permeabilidade dos capilares.
12- Sobre a formação da urina, assinale a alternativa incorreta:
A primeira etapa acontece com a ultrafiltração para o espaço de bowman.
O ultrafiltrado se assemelha ao liquido intersticial, com água, solutos menores como proteínas e ausência de células sanguíneas
A presença de glicoproteínas com cargas negativas participa da barreira dos capilares glomerulares
O efeito de glicoproteínas com cargas negativas não é importante para pequenos solutos.
perguntas_histologia
13- Assinale a alternativa que apresenta a melhor definição de “estroma”
Células responsáveis pela sustentação de um órgão (tecido conjuntivo)
Células responsáveis pela sustentação de um órgão (tecido ósseo)
Conjunto de células que promovem a defesa de cada órgão
Células responsáveis pela função típica de um órgão
14- Assinale a alternativa incorreta.
A fusão de fibras musculares é denominada hipertrofia
Como o músculo cardíaco não se regenera, os fibrócitos invadem a área preenchendo-a, deixando uma cicatriz de tecido conjuntivo denso
É necessário a união da calmodulina com o cálcio para que ocora a contração muscular
É necessária a fosforilação da miosina para que ela seu sítio se ligue a actina
perguntas_patologia
15- Sobre a lipidose marque a alternativa incorreta:
É congênita: doenças geneticamente determinadas.
Adrenoleucodistrofia: doenças de armazenamento de lipidose no SNC e glândulas adrenais
Relacionado com defeitos enzimáticos de processamento.
Possui relação com a quantidade de colesterol plasmático.
16- Qual das seguintes alternativas é uma possível causa de hipercoagulabilidade congênita?
Doenças genéticas
Medicamentos
Doenças auto-imunes
Neoplasias
17- Sobre as displasias, marque alternativa incorreta:
Displasias leves possuem baixo potencial de reversão
Displasias levas possuem mais chances de reverter para um epitélio normal do que para um câncer
Displasias acentuadas: maior quantidade de mutações
Displasia acentuadas potencial de transformação maligna muito presente (romper a membrana basal e infiltrar).
perguntas_neuroanatomia
18- Sobre o hipotálamo marque a alternativa incorreta:
Hipotálamo é uma estrutura neuroanatômica do diencéfalo que constitui as paredes mediais do III ventrículo.
Possui como principal função a manutenção da homeostase.
A conexão com o sistema límbico acontece pelo hipocampo pelo fascículo mamilo-talâmico
O hipotálamo controla neurônios pré-ganglionares do simpático e do parassimpático.
19- Qual estrutura do tálamo que está envolvido com o circuito de papez?
Fascículo mamilotalâmico
Pulvinar
Grupo anterior
Grupo posterior
perguntas_semiologia
20- A ________________ é provocada por alterações patológicas geradas após lesão do sistema nervoso central ou periférico. Assinale com a melhor resposta para completar a lacuna
Dor intensa
Dor visceral
Dor neuropática
Dor irradiada
21- Sobre a anamnese da dor, assinale a alternativa incorreta
A bursite é uma dor localizada
As dores irradiadas obedecem a um dermatomo
A angina pectoris pode se apresentar como uma dor referida
Dores reflexas, são originarias de estruturas viscerais e somáticas profundas
22- Para realização do exame físico, é importante acompanhar, por toda vida os dados antopometricos, que serão de grande importância. Os dados antopometricos são:
peso/ altura/ perímetro cefálico/ perímetro torácico/ perímetro abdominal
temperatura/ pressão arterial/ frequência cardíaca/ frequência respiratória/ dor
peso/ altura/ frequência cardíaca/ frequência respiratória/ pressão arterial
perímetro cefálico/ perímetro torácico/ perímetro abdominal/ temperatura/ dor
23- Assinale a alternativa incorreta:
O sinal de Levine representa bem um paciente com angina.
O uso de nitrovasodilatadores é suficiente para o controle do paciente em IAM.
Uma obstrução completa de alguma artéria coronária pode gerar danos permanentes no músculo cardíaco.
O infarto agudo do miocárdio pode ocorrer sem desencadeadores.
24- Durante a inspeção, é fundamental analisar o paciente como todo, qual afirmativa a seguir está incorreta?
A ginecomastia durante a fase da adolescência pode ser fisiológica.
Rosto pálido e edemaciado, principalmente nas pálpebras sugerem um quadro de doença renal.
É necessário examinar bem os pés, principalmente em pacientes diabéticos.
A exoftalmia acontece por um aumento nas quantidades de hormônios tireoidianos.
perguntas_farmacologia
25- No caso de uma intoxicação por um fármaco benzodiazepínico, utiliza-se um fármaco chama Flumazenil, o qual bloqueará essa intoxicação. Esse bloqueio acontece, pois, o Flumazenil é um fármaco:
Agonista
Antagonista
Bloqueador de canais iônicos
Bloqueador enzimático
26- Qual evento pode ocorrer com a liberação excessiva de cálcio pelo reticulo endoplasmático:
Repolarização celular.
Apoptose celular.
Transmissão nervosa
Fusão de vesículas.
27- Quando um Receptor de Rianodina é ativado, qual a consequência desse fato a nível celular:
Diminuição dos níveis de cálcio citoplasmáticos
Aumento dos níveis de potássio citoplasmáticos.
Abertura de canais efluindo cálcio do reticulo para o citoplasma.
Fechamento de canais de cálcio do reticulo endoplasmático.
28- Sobre os mecanismos neurais da epilepsia marque a alternativa incorreta:
Aumento da transmissão excitatória
Aumento da transmissão inibitória
Plasticidade sináptica
Comportamento elétrico anômalo
29- Qual dos fármacos a seguir é o mais aconselhado para o tratamento de hipertensão em gestantes:
Captopril.
α-metildopa.
α-metiltirosina.
Losartana.
perguntas_anatomia_sistemica
30- Assinale a alternativa verdadeira:
O tronco celíaco é o primeiro ramo da aorta abdominal, trifurcando-se em artérias gástrica esquerda, esplênica e hepática comum.
A artéria pancreaticoduodenal superior posterior, ramo da artéria gastroduodenal, é a principal fonte de irrigação arterial do ducto colédoco, além de ter grande importância para a vascularização do duodeno e da cabeça do pâncreas.
A artéria mesentérica superior, juntamente ao tronco celíaco, envia seus ramos para a formação da arcada marginal ou justacólica (de Drummond), que margeia todo o intestino grosso, irrigando-o.
O lobo quadrado é o segmento hepático I. Ele não segue o padrão dos demais segmentos hepáticos, sendo irrigado por mais de um ramo terciário da veia porta e artéria hepática.
A artéria pancreáticoduodenal inferior é o primeiro ramo da artéria mesentérica superior sempre que a artéria pancreática inferior vem da artéria mesentérica inferior.
31- As suprarrenais ou adrenais são glândulas endócrinas pequenas e pares presentes na face superomedial do rim correspondente. Ela é responsável pela produção de hormônios muito importantes para a regulação do meio interno, como a aldosterona, o cortisol e as catecolaminas. Sobre essa glândula, podemos afirmar:
Internamente, essas glândulas são separadas em córtex, mais central, e medula, mais periférico.
Apesar da sua íntima relação anatômica com os rins, essas glândulas não são envolvidas pela fáscia renal.
A glândula suprarrenal direita tem íntima relação anatômica com a veia cava inferior, o que pode dificultar na realização de cirurgias em que seja necessário a retirada dessa glândula ou de estruturas no interior do seu parênquima.
A glândula suprarrenal esquerda tem uma relação anatômica com a bolsa omental, com o pâncreas e com a aorta, e por isso a sua retirada é mais complicada que a suprarrenal direita.
perguntas_atencao_basica_e_sus
32- Sobre a regionalização e hierarquização, assinale a alternativa incorreta:
Posto de saúde, módulos de saúde da família, centro de saúde e unidades de emergência são a porta de entrada do SUS
As ações de saúde de todas as regiões devem ser iguais, independente do perfil epidemiológico do local
Realiza encaminhamento do paciente para acompanhamento específico e ações de vigilância da saúde
O encaminhamento do paciente pode ser interno ou externo
perguntas_saude_do_idoso
33- Diversas teorias foram desenvolvidas para tentar explicar o processo do luto. De acordo com esses modelos, assinale a alternativa incorreta:
A Teoria do Trabalho de Luto (Grief Work), desenvolvida por Freud, apresenta o processo de luto como algo meramente patológico, que deve ser tratado pelos profissionais de saúde.
Segundo Freud, o período de luto visa a desligamento da pessoa que o experimenta com relação ao seu ente querido, sendo um processo normal e necessário.
A teoria da vinculação, de John Bowlby, apresenta quatro fases sequenciais do luto: entorpecimento, saudade e procura da pessoa falecida, desorganização e desespero e fase de reorganização.
As fases do luto segundo Kübler-Ross são, nesta ordem: negação, raiva, negociação, depressão e aceitação.
34- São reações adversas da vacina Influenza, exceto:
Parada cardíaca
Reação anafilática
Mialgia
Reação local
35- Durante a avaliação da funcionalidade, deve-se atentar a:
Capacidade do idoso de conseguir realizar todas as tarefas, básicas, intermediárias e avançadas. Caso ele se mostre dependente em alguma dessas tarefas, o médico deverá prescrever um tratamento, até que o paciente consiga sua total independência funcional
A habilidade de fazer compras, lavar as mãos, continência e se alimentar são classificadas como tarefas básicas
O índice de Katz só é utilizado para pacientes idosos que possuam alguma demência
As habilidades de dirigir, preparar o alimento e pegar transporte público são classificadas como instrumentais.
perguntas_saude_da_crianca
36- Qual dessas não é uma contraindicação para amamentação?
Varicela
Uso de radiofármacos
Hanseníase
HTLV1
37- No Brasil, a deficiência de ferro é a principal causa da anemia em crianças menores de dois anos, desta forma, qual alternativa está incorreta a respeito da suplementação do ferro?
2 mg de Fe elementar/kg a partir da introdução de alimentos sólidos em nascidos a termo com peso adequado.
2mg de Fe elementar/kg a partir do 30º dia de vida em prematuros ou baixo peso.
3mg de Fe elementar/kg a partir do 30º dia de vida em nascidos com 1000g a 1500g.
4mg de Fe elementar/kg a partir do 30º dia de vida em nascidos com até 1000g
38- Um achado físico que pode configurar puberdade atrasada é ausência de:
Pelos pubianos aos 12 anos
Aumento do pênis aos 12 anos
Aumento testicular aos 14 anos
Aumento da bolsa escrotal aos 8 anos
39- Qual dessas não é uma contraindicação geral à vacinação?
Imunodeficiências
Neoplasias malignas
Febre baixa
Corticoterapia em altas doses
40- Em relação à Saúde Escolar, assinale a alternativa incorreta:
É dever do SUS realizar a integração entre saúde e escola, promovendo a saúde escolar.
É importante observar se as crianças cadastradas e atendidas na unidade básica de saúde estão matriculadas e frequentes à escola.
A perda de saúde escolar afeta o aprendizado dos alunos.
A função da escola é educar, ensinando conteúdos básicos aos alunos, sendo dos pais ou responsáveis a responsabilidade pela saúde das crianças.
Seu curso expira em:
Dias
Horas
Minutos
INSIRA OS DADOS ABAIXO:
NOME
CPF
DATA
Iniciar simulado