(1)(UDo Brasil. Utilizando os conceitos da Primeira Lei de Newton, de impulso de uma força e variação da quantidade de movimento, analise as proposições.ESC) O airbag e o cinto de segurança são itens de segurança presentes em todos os carros novos fabricados n
I. O airbag aumenta o impulso da força média atuante sobre o ocupante do carro na colisão com o painel, aumentando a quantidade de movimento do ocupante.
II. O airbag aumenta o tempo da colisão do ocupante do carro com o painel, diminuindo, assim, a força média atuante sobre ele mesmo na colisão.
III. O cinto de segurança impede que o ocupante do carro, em uma colisão, continue se deslocando com um movimento retilíneo uniforme.
IV. O cinto de segurança desacelera o ocupante do carro em uma colisão, aumentando a quantidade de movimento do ocupante.
Assinale a alternativa correta.
Somente as afirmativas I e IV são verdadeiras.
Somente as afirmativas II e III são verdadeiras.
Somente as afirmativas I e III são verdadeiras.
Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras.
Todas as afirmativas são verdadeiras.
(2)(UNISC – RS) Um reservatório térmico fornece 200 J de calor para um sistema, ao mesmo tempo em que o sistema realiza um trabalho de 10 cal. Durante este processo, não ocorrem outas trocas de energia do sistema com o meio exterior. A variação da energia interna do sistema, medida em joules, é igual a:
(1 cal = 4,186 J)
100
158.14
210
126.52
241.86
(3)(ENEM 2011) Uma das modalidades presentes nas olimpíadas é o
salto com vara. As etapas de um dos saltos de um atleta
estão representadas na figura:
Img1
Desprezando-se as forças dissipativas (resistência do ar
e atrito), para que o salto atinja a maior altura possível,
ou seja, o máximo de energia seja conservada, é
necessário que
a energia cinética, representada na etapa I, seja
totalmente convertida em energia potencial elástica
representada na etapa IV.
a energia cinética, representada na etapa II,
seja totalmente convertida em energia potencial
gravitacional, representada na etapa IV.
a energia cinética, representada na etapa I,
seja totalmente convertida em energia potencial
gravitacional, representada na etapa III.
a energia potencial gravitacional, representada
na etapa II, seja totalmente convertida em energia
potencial elástica, representada na etapa IV.
a energia potencial gravitacional, representada
na etapa I, seja totalmente convertida em energia
potencial elástica, representada na etapa III.
(4)UFPB) Um capacitor está carregado com uma carga de 5,4*10^-5C. Uma das placas do capacitor está a um potencial de 90 V e a outra placa, a um potencial de 60 V. A capacitância deste capacitor e a energia potencial acumulada nele são, respectivamente:
2,2 µF e 8 mJ
18 µF e 0,8 mJ
1,8 µF e 0,8 mJ
2,0 µF e 0,9 mJ
1,2 µF e 0,5 mJ
(5)(UFPR) Considere um capacitor composto por duas placas condutoras paralelas que está sujeito a uma diferença de potencial de 100 V, representado na figura abaixo:
img1
Analise as seguintes afirmações:
(I) O potencial elétrico na placa A é maior que na placa B.
(II) Entre as placas há um campo elétrico cujo sentido vai da placa B para a placa A.
(III) Se a capacitância deste capacitor for igual a 1,00 µF, a carga elétrica em cada placa terá módulo igual a 10,0 µC.
(IV) Um elétron que estiver localizado entre as placas será acelerado em direção à placa A.
(V) Se a distância entre as placas for reduzida à metade, a capacitância do capacitor irá duplicar
(VI) Este capacitor pode ser usado como um elemento para armazenar energia.
Classifique-as como verdadeiro ou falso.
V, F, V, V, F, V
V, V, F, V, F, F
V, F, F, V, V, V
F, V, F, F, V, V
V, F, F, F, V, V
(6)Uma máquina opera no ciclo de Carnot de tal forma que sua fonte quente tem uma temperatura de 500 K e sua fonte fria tem uma temperatura de 300 K.
O rendimento dessa máquina é de:
40%
60%
80%
1
0.7
(7)A máquina térmica no diagrama abaixo poderia ser realizada fisicamente?
img1
Dados: Tq = 400 K
Tf = 200 K
Sim, pois ela respeita a primeira e segunda leis da termodinâmica
Não, pois ela respeita a primeira e segunda leis da termodinâmica
Não, pois ela respeita a primeira lei da termodinâmica, mas viola a segunda lei
Não, pois ela respeita a segunda lei da termodinâmica, mas viola a primeira lei
Não, pois ela viola a primeira e segunda leis da termodinâmica
(8)Um fabricante anuncia uma máquina recém desenvolvida que, em cada ciclo, retira 100 J de um reservatório com água fervente a 100 °C, realiza 80 J de trabalho e rejeita 20 J de calor em outro reservatório a 10 °C.
Você confiaria nesse anuncio e compraria essa máquina?
Não, pois de acordo com a segunda lei da termodinâmica, o calor rejeitado deve ser sempre maior que o trabalho útil.
Não, pois viola a primeira lei da termodinâmica dado que 100 J + 20 J ≠ 80 J.
Sim, pois em um ciclo termodinâmico a máquina térmica deve tirar calor do reservatório a 10 °C e rejeitar o calor para o reservatório a 100 °C.
Não, pois a eficiência desse ciclo excede o limite superior estabelecido pela segunda lei da termodinâmica.
Sim, pois não há nada de errado com este anuncio, dado que 100 J = 80 J + 20 J.
(9)(PUC – CAMPINAS – SP) O esquema a seguir representa trocas de calor e realização de trabalho em uma máquina térmica.
img1
Considerando os dados indicados no esquema, se essa máquina operasse segundo um ciclo de Carnot, a temperatura T1, da fonte quente, seria, em kelvins, igual a:
375
400
525
1200
1500
(10)(AFA – 2014) Dispõe-se de duas máquinas térmicas de Carnot. A máquina 1 trabalha entre as temperaturas de 227oC e 527oC, enquanto a máquina 2 opera entre 227 K e 527 K.
Analise as afirmativas a seguir e responda ao que se pede.
I. A máquina 2 tem maior rendimento que a máquina 1.
II. Se a máquina 1 realizar um trabalho de 2000 J terá retirado 6000 J de calor da fonte quente.
III. Se a máquina 2 retirar 4000 J de calor da fonte quente irá liberar aproximadamente 1720 J de calor para a fonte fria.
IV. Para uma mesma quantidade de calor retirada da fonte quente pelas duas máquinas, a máquina 2 rejeita mais calor para a fonte fria.
São corretas apenas:
I e II
I e III
II e IV
III e IV
(11)Considere o circuito elétrico abaixo:
img1
Se a ddp entre os terminais A e B é de V = 12 V, então a corrente que passa pelo circuito é igual a:
3,2 A
1,5 A
1,2 A
9 A
4 A
(12)Considere o circuito abaixo:
img1
Sabendo que a ddp ente os terminais P e Q é de 60 V e que cada resistência vale R, é correto afirmar que a corrente elétrica que passa pelo circuito tem valor, em A, de:
20/R
60/R
120/R
180/R
60R
(13)(UFU – MG) As máquinas a vapor mudaram a forma de o homem relacionar-se com a natureza e influenciaram até mesmo as relações humanas, com a mudança da mão de obra braçal para a força mecânica gerada por elas. Se tomarmos como exemplo uma locomotiva a vapor que funciona recebendo 800 J de sua caldeira e cedendo 200 J para o ambiente externo, poderemos afirmar que
essa locomotiva possui rendimento de apenas 5%, uma vez que 00 J, dos 800 J recebidos, são perdidos.
essa locomotiva possui rendimento de 75%, o que poderia ser aumentado se a máquina cedesse menos calor ao meio externo.
o trabalho realizado por essa locomotiva nesse processo é de 1000 J.
essa locomotiva teria rendimento máximo se o trabalho realizado por ela fosse igual ao calor cedido ao ambiente externo
(14)Analise o circuito abaixo:
Sabendo que a diferença de potencial entre os terminais do circuito é de 20 V, é correto afirmar que a resistência Rx vale, em Ω:
6
5
10
8
9
(15)No circuito abaixo, os geradores são ideais, as correntes elétricas têm os sentidos indicados e i1 = 1A.
O valor da resistência R é:
3 Ω
6 Ω
9 Ω
12 Ω
15 Ω
(16)No circuito abaixo, as intensidades das correntes i1, i2 e i3, em ampères, valem, respectivamente:
1,0; 2,5; 3,0
1,0; 1,5; 2,0
1,0; 2,0; 2,5
1,0; 2,0; 3,0
2,0; 3,0; 1,0
(17)Um carro vai sentido a outro que este em repouso. Após a colisão, os dois veículos andam grudados como um conjunto de massa igual a soma da massa dos dois. Sobre essa colisão é correto afirmar que:
É uma colisão perfeitamente elástica.
O coeficiente de restituição nessa colisão é maior que 1.
É uma colisão onde há conservação da energia mecânica.
O coeficiente de restituição nessa colisão é zero.
O coeficiente de restituição nessa colisão está no intervalo de 0 < e < 1.
(18)A respeito dos tipos de colisão e de seus valores de coeficiente de restituição, marque o que for correto.
O coeficiente de colisão para um choque parcialmente elástico será sempre maior que 0 e menor ou igual a 1.
Na colisão parcialmente elástica, sempre haverá conservação parcial da quantidade de movimento, portanto, o coeficiente de restituição será sempre 0,5.
Na colisão inelástica, não há velocidade relativa de aproximação entre os corpos, o que faz com que o coeficiente de restituição dessa colisão seja nulo.
A energia cinética é totalmente conservada na colisão do tipo perfeitamente elástica.
Na colisão perfeitamente elástica, há conservação total da energia cinética e conservação parcial da quantidade de movimento.
(19)(UFJF-MG – Modificado) Um asteroide aproxima-se perigosamente da Terra ameaçando destruí-la. Sua massa é de 10 toneladas e sua velocidade de aproximação, em relação à Terra, é de 100 km/h. O jovem super-homem é, então, convocado para salvar o planeta. Sendo sua massa de 50 kg e sabendo que ele precisa parar o asteroide frontalmente de forma que eles fiquem em repouso em relação a Terra, determine o coeficiente de restituição dessa colisão.
0.5
1
0.75
0.25
(20)Ao longo de um eixo x, uma partícula A de massa 0,1kg incide com velocidade escalar de 2 m/s sobre uma partícula B de massa 0,3 kg, inicialmente em repouso. O esquema a seguir ilustra isso, como também o que sucede após o choque:
img1
Calcule o coeficiente de restituição dessa colisão.
0.5
1
0.75
0.25
(21)(COLEGIO SANTO AMÉRICO) Uma bola é solta de uma altura H = 100 m. Ela choca-se com o solo, e atinge na volta, uma altura máxima de 64 m. Sabendo que a aceleração da gravidade é g = 10 m/s², calcular o coeficiente de restituição.
0.8
0.7
0.5
1
0.75
(22)Sobre o estudo de colisões é correto afirmar que:
em uma colisão inelástica, nem sempre o momento linear se conserva
em uma colisão inelástica existe conservação de energia mecânica
em qualquer tipo de colisão existe conservação do momento linear desde que não haja ações de forças externas ao sistema
na colisão elástica a energia mecânica não se conserva, somente o momento linear.
um empilhamento de carros é um exemplo de colisão elástica.
(23)(Unifor-CE) Duas partículas, de massas m1 = 100 g e m2 = 200 g, movem-se sobre uma mesma reta, em sentidos opostos, com velocidades escalares de módulos v1 = 5,0 m/s e v2 = 3,0 m/s, respectivamente, indo uma de encontro à outra. Nessas condições, o módulo da quantidade de movimento do sistema constituído pelas duas partículas, imediatamente após a colisão, em kg · m/s, vale:
1,1 x 10^3
10
1
1.1
0.1
(24)(UFJF MG) Assinale a alternativa que explica, com base na termodinâmica, um ciclo do funcionamento de um refrigerador:
remove uma quantidade de calor Q1 de uma fonte térmica quente à temperatura T1, realiza um trabalho externo W e rejeita uma quantidade de calor Q2 para uma fonte térmica fria à temperatura T2, com T1>T2;
remove uma quantidade de calor Q1 de uma fonte térmica quente à temperatura T1 e rejeita a quantidade de calor Q1 para uma fonte térmica fria à temperatura T2, com T1>T2;
remove uma quantidade de calor Q1 de uma fonte térmica fria à temperatura T1, recebe o trabalho externo W e rejeita uma quantidade de calor Q2 para uma fonte térmica quente à temperatura T2, com T1
remove uma quantidade de calor Q1 de uma fonte térmica fria à temperatura T1 e rejeita a quantidade de calor Q1 para uma fonte térmica quente à temperatura T2, com T1
(25)(UECE) Oito esferas estão suspensas, sendo quatro de massa M = 150 g e quatro de massa m = 50 g, por fios flexíveis, inextensíveis e de massas desprezíveis, conforme a figura. Se uma esfera de massa M for deslocada de sua posição inicial e solta, ela colidirá frontalmente com o grupo de esferas estacionadas.
Considere o choque entre as esferas perfeitamente elástico. O número n de esferas de massa m que se moverão é:
um
dois
três
quatro
zero
(26)(Cesgranrio-RJ) Um carrinho de massa m1 = 2,0 kg, deslocando-se com velocidade V1 = 6,0 m/s sobre um trilho horizontal sem atrito, colide com outro carrinho de massa m2 = 4,0 kg, inicialmente em repouso sobre o trilho. Após a colisão, os dois carrinhos se deslocam ligados um ao outro sobre esse mesmo trilho. Qual a perda de energia mecânica na colisão?
0 J
12 J
24 J
36 J
48 J
(27)Um corpo de massa 2 kg colide com um corpo parado, de massa 1 kg, que, imediatamente após a colisão, passa a mover-se com energia cinética de 2 J. Considera-se o choque central e perfeitamente elástico. Calcule a velocidade do primeiro corpo imediatamente antes da colisão.
2,0 m/s
1,5 m/s
2,5 m/s
1,0 m/s
3,0 m/s
(28)Considere um plano de uma mesa como referência onde a largura é o eixo X e o comprimento o eixo Y. Um corpo se move nessa mesa com velocidades constantes tais que Vx = 3 m/s e Vy = 4 m/s. Qual a velocidade resultante do corpo?
)3 m/s
10 m/s
5 m/s
7 m/s
(29)(FUVEST – SP) Num vagão ferroviário que se move com velocidade vo = 3 m/s em relação aos trilhos, estão dois meninos que correm um em direção ao outro, cada um com velocidade v = 3 m/s em relação ao vagão.
img1
A velocidade dos meninos Va e Vb, em relação aos trilhos, será, respectivamente:
6 m/s e 0.
3 m/s e 3 m/s.
0 e 0.
9 m/s e 0.
8 m/s e 8 m/s
(30)(FGV – SP)Um patrulheiro viajando em um carro dotado de radar a uma velocidade de 60 km/h em relação a um referencial fixo no solo, é ultrapassado por uma caminhonete que viaja no mesmo sentido que ele.
A velocidade indicada no radar do patrulheiro é de 30 km/h. A velocidade da caminhonete em relação ao solo é, em km/h, igual a:
30
45
60
75
90
História
(1)(ENEM 2016) Img1
No anúncio, há referências a algumas das transformações
ocorridas no Brasil nos anos 1950 e 1960. No entanto,
tais referências omitem transformações que impactaram
segmentos da população, como a
exaltação da tradição colonial.
redução da influência estrangeira.
ampliação da imigração internacional.
intensificação da desigualdade regional.
desconcentração da produção industrial.
(2)(ENEM 2016) A África Ocidental é conhecida pela dinâmica das
suas mulheres comerciantes, caracterizadas pela perícia,
autonomia e mobilidade. A sua presença, que fora
atestada por viajantes e por missionários portugueses que
visitaram a costa a partir do século XV, consta também na
ampla documentação sobre a região. A literatura é rica
em referências às grandes mulheres como as vendedoras
ambulantes, cujo jeito para o negócio, bem como a
autonomia e mobilidade, é tão típico da região.
HAVIK, P. Dinâmicas e assimetrias afro-atlânticas: a agência feminina e representações em
mudança na Guiné (séculos XIX e XX). In: PANTOJA, S. (Org.). Identidades, memórias e
histórias em terras africanas. Brasilia: LGE Luanda: Nzila. 2006.
A abordagem realizada pelo autor sobre a vida social da
África Ocidental pode ser relacionada a uma característica
marcante das cidades no Brasil escravista nos séculos
XVIII e XIX, que se observa pela
restrição à realização do comércio ambulante por
africanos escravizados e seus descendentes.
convivência entre homens e mulheres livres, de
diversas origens, no pequeno comércio.
presença de mulheres negras no comércio de rua de
diversos produtos e alimentos.
dissolução dos hábitos culturais trazidos do continente
de origem dos escravizados.
entrada de imigrantes portugueses nas atividades
ligadas ao pequeno comércio urbano.
(3)(ENEM 2016) O que ocorreu na Bahia de 1798, ao contrário das
outras situações de contestação política na América
portuguesa, é que o projeto que lhe era subjacente
não tocou somente na condição, ou no instrumento, da
integração subordinada das colônias no império luso.
Dessa feita, ao contrário do que se deu nas Minas Gerais
(1789), a sedição avançou sobre a sua decorrência.
JANCSO, L: PIMENTA, J.P. Peças de um mosaico. In: MOTA C. G. (Org.). Viagem incompleta:
a experiencia brasileira (1500-2000). São Paulo: Senac, 2000,
A diferença entre as sedições abordadas no texto
encontrava-se na pretensão de
eliminar a hierarquia militar.
abolir a escravidão africana.
anular o domínio metropolitano.
suprimir a propriedade fundiária.
extinguir o absolutismo monárquico.
(4)(ENEM 2016) TEXTO I
Documentos do século XVI algumas vezes se
referem aos habitantes indígenas como "os brasis",
ou "gente brasília" e, ocasionalmente no século
XVII, o termo "brasileiro" era a eles aplicado, mas as
referências ao status econômico e jurídico desses
eram muito mais populares. Assim, os termos "negro
da terra" e "indios" eram utilizados com mais frequência
do que qualquer outro.
SCHWARTZ, S. B. Gente da terra braziliense da nação. Pensando o Brasil: a construção de
um povo. In: MOTA, C. G. (Org.). Viagem incompleta: a experiência brasileira (1500-2000).
São Paulo: Senac, 2000 (adaptado)
TEXTO II
Indio é um conceito construído no processo de
conquista da América pelos europeus. Desinteressados
pela diversidade cultural, imbuídos de forte preconceito
para com o outro, o indivíduo de outras culturas,
espanhóis, portugueses, franceses e anglo-saxões
terminaram por denominar da mesma forma povos tão
dispares quanto os tupinambás e os astecas.
SILVA, K. V.; SILVA, M. H. Dicionário de conceitos históricos. São Paulo: Contexto, 2005.
Ao comparar os textos, as formas de designação dos
grupos nativos pelos europeus, durante o período
analisado, são reveladoras da
concepção idealizada do território, entendido como
geograficamente indiferenciado.
percepção corrente de uma ancestralidade comum às
populações ameríndias.
compreensão etnocêntrica acerca das populações
dos territórios conquistados.
transposição direta das categorias originadas no
imaginário medieval.
visão utópica configurada a partir de fantasias de
riqueza.
(5)(ENEM 2016) O coronelismo era fruto de alteração na relação de forças entre os proprietários rurais e o governo, e significava o
fortalecimento do poder do Estado antes que o predomínio do coronel. Nessa concepção, o coronelismo é, então, um
sistema político nacional, com base em barganhas entre o governo e os coronéis. O coronel tem o controle dos cargos
públicos, desde o delegado de polícia até a professora primária. O coronel hipoteca seu apoio ao governo, sobretudo
na forma de voto.
CARVALHO, J. M. Pontos e bordados: escritos de história politica, Belo Horizonte: Editora UFMG, 1998 (adaptado).
No contexto da Primeira República no Brasil, as relações políticas descritas baseavam-se na
coação das milícias locais.
estagnação da dinâmica urbana.
valorização do proselitismo partidário.
disseminação de práticas clientelistas.
centralização de decisões administrativas.
(6)(ENEM 2016) Em 1935, o governo brasileiro começou a negar vistos
a judeus. Posteriormente, durante o Estado Novo, uma
circular secreta proibiu a concessão de vistos a "pessoas
de origem semita", inclusive turistas e negociantes, o que
causou uma queda de 75% da imigração judaica ao longo
daquele ano. Entretanto, mesmo com as imposições da
lei, muitos judeus continuaram entrando ilegalmente no
país durante a guerra e as ameaças de deportação em
massa nunca foram concretizadas, apesar da extradição
de alguns individuos por sua militância política.
GRIMBERG, K. Nova lingua interior: 500 anos de história dos judeus no Brasil. In: IBGE.
Brasil: 500 anos de povoamento. Rio de Janeiro: IBGE, 2000 (adaptado).
Uma razão para a adoção da política de imigração
mencionada no texto foi o(a)
receio do controle sionista sobre a economia nacional.
reserva de postos de trabalho para a mão de obra
local.
oposição do clero católico à expansão de novas
religiões.
apoio da diplomacia varguista às opiniões dos
líderes árabes.
simpatia de membros da burocracia pelo projeto
totalitário alemão.
(7)(ENEM 2016) A democracia deliberativa afirma que as partes
do conflito político devem deliberar entre si e, por
meio de argumentação razoável, tentar chegar a um
acordo sobre as políticas que seja satisfatório para
todos. A democracia ativista desconfia das exortações
à deliberação por acreditar que, no mundo real da
política, onde as desigualdades estruturais influenciam
procedimentos e resultados, processos democráticos
que parecem cumprir as normas de deliberação
geralmente tendem a beneficiar os agentes mais
poderosos. Ela recomenda, portanto, que aqueles que
se preocupam com a promoção de mais justiça devem
realizar principalmente a atividade de oposição crítica,
em vez de tentar chegar a um acordo com quem sustenta
estruturas de poder existentes ou delas se beneficia.
YOUNG, L M. Desafios ativistas a democracia deliberativa
Revista Brasileira de Ciencia Politica, n. 13. jan.-abr 2014
As concepções de democracia deliberativa e de
democracia ativista apresentadas no texto tratam como
imprescindíveis, respectivamente,
a decisão da maioria e a uniformização de direitos.
a organização de eleições e o movimento anarquista.
a obtenção do consenso e a mobilização das minorias.
a fragmentação da participação e a desobediência civil.
a imposição de resistência e o monitoramento da
liberdade
(8)(ENEM 2016) Img1
TEXTO II
Os santos tornaram-se grandes aliados da Igreja para
atrair novos devotos, pois eram obedientes a Deus e ao
poder clerical. Contando e estimulando o conhecimento
sobre a vida dos santos, a Igreja transmitia aos fiéis os
ensinamentos que julgava corretos e que deviam ser
imitados por escravos que, em geral, traziam outras
crenças de suas terras de origem, muito diferentes das
que preconizava a fé católica.
OLIVEIRA, A. J. Negra devoção. Revista de História da Biblioteca Nacional,
n. 20, maio 2007 (adaptado)
Posteriormente ressignificados no interior de certas
irmandades e no contato com outra matriz religiosa, o
ícone e a prática mencionada no texto estiveram desde
o século XVII relacionados a um esforço da Igreja
Católica para
reduzir o poder das confrarias.
cristianizar a população afro-brasileira.
espoliar recursos materiais dos cativos.
recrutar libertos para seu corpo eclesiástico.
atender a demanda popular por padroeiros locais.
(9)(ENEM 2016) Nunca nos tornaremos matemáticos, por exemplo,
embora nossa memória possua todas as demonstrações
feitas por outros, se nosso espírito não for capaz de
resolver toda espécie de problemas; não nos tornaríamos
filósofos, por ter lido todos os raciocínios de Platão e
Aristóteles, sem poder formular um juízo sólido sobre
o que nos é proposto. Assim, de fato, pareceríamos ter
aprendido, não ciências, mas histórias.
DESCARTES, R. Regras para a orientação do espirito. São Paulo: Martins Fontes, 1999
Em sua busca pelo saber verdadeiro, o autor considera o
conhecimento, de modo crítico, como resultado da
investigação de natureza empírica.
retomada da tradição intelectual.
imposição de valores ortodoxos.
autonomia do sujeito pensante.
liberdade do agente moral.
(10)(ENEM 2016) Pois quem seria tão inútil ou indolente a ponto
de não desejar saber como e sob que espécie de
constituição os romanos conseguiram em menos de
cinquenta e três anos submeter quase todo o mundo
habitado ao seu governo exclusivo - fato nunca antes
ocorrido? Ou, em outras palavras, quem seria tão
apaixonadamente devotado a outros espetáculos ou
estudos a ponto de considerar qualquer outro objetivo
mais importante que a aquisição desse conhecimento?
POLÍBIO. Historia Brasilia: Editora UnB, 1985
A experiência a que se refere o historiador Políbio, nesse
texto escrito no século II a.C., é a
ampliação do contingente de camponeses livres.
consolidação do poder das falanges hoplitas.
concretização do desígnio imperialista.
adoção do monoteísmo cristão.
libertação do domínio etrusco.
(11)(ENEM 2010) Eu, o Príncipe Regente, faço saber aos que o presente
Alvará virem: que desejando promover e adiantar a
riqueza nacional, e sendo um dos mananciais dela as
manufaturas e a indústria, sou servido abolir e revogar
toda e qualquer proibição que haja a este respeito no
Estado do Brasil.
Alvará de liberdade para as indústrias (1 de Abril de 1808). In Bonavides, P: Amaral, R.
Textos politicos da História do Brasil Vol. 1. Brasilia: Senado Federal, 2002 (adaptado).
O projeto industrializante de D. João, conforme expresso
no alvará, não se concretizou. Que características desse
período explicam esse fato?
A ocupação de Portugal pelas tropas francesas e o
fechamento das manufaturas portuguesas.
A dependência portuguesa da Inglaterra e o predomínio
industrial inglês sobre suas redes de comércio.
A desconfiança da burguesia industrial colonial
diante da chegada da família real portuguesa.
O confronto entre a França e a Inglaterra e a posição
dúbia assumida por Portugal no comércio internacional.
O atraso industrial da colônia provocado pela perda
de mercados para as indústrias portuguesas
(12)(ENEM 2016) Img1
A memória recuperada pela autora apresenta a
relação entre
conflito trabalhista e engajamento sindical.
organização familiar e proteção à infância.
centralização econômica e pregação religiosa.
estrutura educacional e desigualdade de renda.
transformação política e modificação de costumes.
(13)(ENEM 2016) A Lei das Doze Tábuas, de meados do século V a.C.,
fixou por escrito um velho direito costumeiro. No relativo
às dívidas não pagas, o código permitia, em última
análise, matar o devedor; ou vendê-lo como escravo "do
outro lado do Tibre” – isto é, fora do território de Roma.
CARDOSO, C.F. S. O trabalho compulsório na Antiguidade. Rio de Janeiro: Graal, 1984.
A referida lei foi um marco na luta por direitos na Roma
Antiga, pois possibilitou que os plebeus
modificassem a estrutura agrária assentada no
latifúndio.
exercessem a prática da escravidão sobre seus
devedores.
conquistassem a possibilidade de casamento com
os patrícios.
ampliassem a participação política nos cargos
políticos públicos.
reinvindicassem as mudanças sociais com base no
conhecimento das leis.
(14)(ENEM 2016)Img1
A charge faz alusão à intensa rivalidade entre as duas
maiores potências do século XX. O momento mais tenso
dessa disputa foi provocado pela
ampliação da Guerra do Vietnã.
construção do muro de Berlim.
instalação de mísseis em Cuba.
eclosão da Guerra dos Sete Dias.
invasão do território do Afeganistão.
(15)(ENEM 2016) A história não corresponde exatamente ao que foi
realmente conservado na memória popular, mas aquilo
que foi selecionado, escrito, descrito popularizado e
institucionalizado por quem estava encarregado de fazê-lo.
Os historiadores, sejam quais forem seus objetivos, estão
envolvidos nesse processo, uma vez que eles contribuem,
conscientemente ou não, para a criação, demolição e
reestruturação de imagens do passado que pertencem
não só ao mundo da investigação especializada, mas
também à esfera pública na qual o homem atua como
ser político.
HOBSBAWN, E.; RANGER, T. A invenção das tradições.
Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1984 (adaptado)
Uma vez que a neutralidade é inalcançável na atividade
mencionada, é tarefa do profissional envolvido
criticar as ideias dominantes.
respeitar os interesses sociais.
defender os direitos das minorias.
explicitar as escolhas realizadas.
satisfazer os financiadores de pesquisas.
(16)(ENEM 2016) Ações de educação patrimonial são realizadas
em diferentes contextos e localidades e têm mostrado
resultados surpreendentes ao trazer à tona a autoestima
das comunidades. Em alguns casos, promovem o
desenvolvimento local e indicam soluções inovadoras
de reconhecimento e salvaguarda do patrimônio cultural
para muitas populações.
PELEGRINI, S. C. A., PINHEIRO, A.P. (Orgs.). Tempo, memória e
patrimonio cultural. Paul: Edupi, 2010
A valorização dos bens mencionados encontra-se
correlacionada a ações educativas que promovem a(s)
evolução de atividades artesanais herdadas do
passado.
representações sociais formadoras de identidades
coletivas.
mobilizações políticas criadoras de tradições
culturais urbanas.
hierarquização de festas folclóricas praticadas por
grupos locais.
formação escolar dos jovens para o trabalho realizado
nas comunidades
(17)(ENEM 2016) O número de votantes potenciais em 1872 era de
1 097 698, o que correspondia a 10,8% da população
total. Esse número poderia chegar a 13%, quando
separamos os escravos dos demais individuos.
Em 1886, cinco anos depois de a Lei Saraiva ter sido
aprovada, o número de cidadãos que poderiam se
qualificar eleitores era de 117 022, isto é, 0,8% da
população
CASTELLUCCI, A. A. S. Trabalhadores, máquina política e eleições na Primeira
República. Disponível em: www.ifch.unicamp.br. Acesso em: 28 jul. 2012.
A explicação para a alteração envolvendo o número de
eleitores no período é a
criação da Justiça Eleitoral.
exigência da alfabetização.
redução da renda nacional.
exclusão do voto feminino.
coibição do voto de cabresto.
(18)(ENEM 2016) Aquarela do Brasil
Brasil!
Meu Brasil brasileiro
Meu mulato inzoneiro
Vou cantar-te nos meus versos
O Brasil, samba que dá
Bamboleio que faz gingar
O Brasil do meu amor
Terra de Nosso Senhor
Brasil! Pra mim! Pra mim, pra mim!
Ah! Abre a cortina do passado
Tira a mãe preta do Cerrado
Bota o rei congo no congado
Brasil! Pra mim!
Deixa cantar de novo o trovador
A merencória luz da lua
Toda canção do meu amor
Quero ver a sá dona caminhando
Pelos salões arrastando
O seu vestido rendado
Brasil! Pra mim, pra mim, pra mim!
ARY BARROSO, Aquarela do Brasil, 1939 (fragmento)
Muito usual no Estado Novo de Vargas, a composição de
Ary Barroso é um exemplo típico de
música de sátira.
samba exaltação.
hino revolucionário.
propaganda eleitoral.
marchinha de protesto
(19)(ENEM 2016) Img1
Com seu manto real em verde e amarelo, as cores
da casa dos Habsburgo e Bragança, mas que lembravam
também os tons da natureza do "Novo Mundo", cravejado
de estrelas representando o Cruzeiro do Sul e, finalmente,
com o cabeção de penas de papo de tucano em volta
do pescoço, D. Pedro Il foi coroado imperador do Brasil.
O monarca jamais foi tão tropical. Entre muitos ramos
de café e tabaco, coroado como um César em meio a
coqueiros e paineiras, D. Pedro transformava-se em
sinônimo da nacionalidade.
SCHWARCZ, L. M. As barbas do Imperador: D. Pedro II, um monarca nos trópicos.
São Paulo: Cia. das Letras, 1998 (adaptado).
No Segundo Reinado, a Monarquia brasileira recorreu
ao simbolismo de determinadas figuras e alegorias.
A análise da imagem e do texto revela que o objetivo de
tal estratégia era
exaltar o modelo absolutista e despótico.
valorizar a mestiçagem africana e nativa.
reduzir a participação democrática e popular.
mobilizar o sentimento patriótico e antilusitano.
obscurecer a origem portuguesa e colonizadora.
(20)(ENEM 2016) Em virtude da importância dos grandes volumes de
matérias-primas na indústria química - eram necessárias
dez a doze toneladas de ingredientes para fabricar uma
tonelada de soda –, a indústria teve uma localização
bem definida quase que desde o início. Os três centros
principais eram a área de Glasgow e as margens do
Mersey e do Tyne.
LANDES, D. S. Prometeu desacorrentado: transformação tecnológica e desenvolvimento
industrial na Europa ocidental, desde 1750 até a nossa época.
Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1994.
A relação entre a localização das indústrias químicas
e das matérias-primas nos primórdios da Revolução
Industrial provocou a
busca pela isenção de impostos.
intensa qualificação da mão de obra.
diminuição da distância dos mercados consumidores.
concentração da produção em determinadas regiões
do país.
necessidade do desenvolvimento de sistemas de
comunicação.
(21)(ENEM 2016) Img1
Nos Estados Unidos, durante o século XIX, tal como representada no mapa, a relação entre território e nação foi
reconfigurada por uma política que
transferiu as populações indígenas para territórios de fronteira anexados, protegendo a cultura protestante dos
migrantes fundadores da nação norte-americana.
respondeu às ameaças europeias pelo fim da escravidão, integrando a população de escravos ao projeto de
expansão por meio da doação de terras.
assinou acordos com países latino-americanos, ajudando na reestruturação da economia desses países após
suas independências.
projetou o avanço de populações excedentes para além da faixa atlântica, reformulando fronteiras para o
estabelecimento de um pais continental.
instalou manufaturas nas áreas compradas e anexadas, visando utilizar a mão de obra barata das populações
em trânsito.
(22)(ENEM 2010) Após a abdicação de D. Pedro I, o Brasil atravessou
um período marcado por inúmeras crises: as diversas
forças políticas lutavam pelo poder e as reivindicações
populares eram por melhores condições de vida e pelo
direito de participação na vida política do país. Os conflitos
representavam também o protesto contra a centralização
do governo. Nesse período, ocorreu também a expansão
da cultura cafeeira e o surgimento do poderoso grupo
dos "barões do café”, para o qual era fundamental a
manutenção da escravidão e do tráfico negreiro.
O contexto do Período Regencial foi marcado
por revoltas populares que reclamavam a volta
da monarquia.
por várias crises e pela submissão das forças
políticas ao poder central.
pela luta entre os principais grupos políticos que
reivindicavam melhores condições de vida.
pelo governo dos chamados regentes, que
promoveram a ascensão social dos "barões do café".
pela convulsão política e por novas realidades
econômicas que exigiam o reforço de velhas
realidades sociais
(23)(ENEM 2016) Img1
Na imagem, o autor procura representar as diferentes
gerações de uma família associada a uma noção
consagrada pelas elites intelectuais da época, que
era a de
defesa da democracia racial.
idealização do universo rural.
crise dos valores republicanos
constatação do atraso sertanejo.
embranquecimento da população.
(24)(ENEM 2016) Quando a Corte chegou ao Rio de Janeiro, a
Colônia tinha acabado de passar por uma explosão
populacional. Em pouco mais de cem anos, o número
de habitantes aumentara dez vezes.
GOMES, L. 1808: como uma rainha louca, um principe medroso e uma Corte corrupta
enganaram Napoleão e mudaram a história de Portugal e do Brasil.
São Paulo: Planeta do Brasil, 2008 (adaptado).
A alteração demográfica destacada no período teve como
causa a atividade
cafeeira, com a atração da imigração europeia.
industrial, com a intensificação do êxodo rural.
mineradora, com a ampliação do tráfico africano.
canavieira, com o aumento do apresamento indígena.
manufatureira, com a incorporação do trabalho
assalariado.
(25)(ENEM 2016) As convicções religiosas dos escravos eram
entretanto colocadas a duras provas quando de
sua chegada ao Novo Mundo, onde eram batizados
obrigatoriamente "para a salvação de sua alma" e
deviam curvar-se às doutrinas religiosas de seus
mestres. Iemanjá, mãe de numerosos outros orixás,
foi sincretizada com Nossa Senhora da Conceição, e
Nană Buruku, a mais idosa das divindades das águas,
foi comparada a Sant'Ana, mãe da Virgem Maria.
VERGER, P. Orixás: deuses iorubás na África e no Novo Mundo. São Paulo: Corrupio, 1981.
O sincretismo religioso no Brasil colônia foi uma estratégia
utilizada pelos negros escravizados para
compreender o papel do sagrado para a cultura
europeia.
garantir a aceitação pelas comunidades dos
convertidos.
preservar as crenças e a sua relação com o sagrado.
integrar as distintas culturas no Novo Mundo.
possibilitar a adoração de santos católicos
(26)(ENEM 2016) Img1
A forma de organização interna da indústria citada gera a seguinte consequência para a mão de obra nela inserida:
Ampliação da jornada diária.
Melhoria da qualidade do trabalho.
Instabilidade nos cargos ocupados.
Eficiência na prevenção de acidentes.
Desconhecimento das etapas produtivas
(27)(ENEM 2016) Simples, saborosa e, acima de tudo, exótica. Se a
culinária brasileira tem o tempero do estranhamento,
esta verdade decorre de dois elementos: a dimensão
do território e a infinidade de ingredientes. Percebe-se
que o segredo da cozinha brasileira é a mistura com
ingredientes e técnicas indígenas. É esse o elemento
que a torna autêntica.
POMBO, N. Cardápio Brasil. Nossa História, n. 29. mar. 2006 (adaptado).
O processo de formação identitária descrito no texto está
associado à
imposição de rituais sagrados.
assimilação de tradições culturais.
tipificação de hábitos comunitários.
hierarquização de conhecimentos tribais.
superação de diferenças etnorraciais.
(28)(ENEM 2016) Img1
Segundo a charge, os últimos anos da Monarquia foram
marcados por
debates promovidos em espaços públicos, contando
com a presença da família real.
atividades intensas realizadas pelo Conde D'Eu,
numa tentativa de salvar o regime monárquico.
revoltas populares em escolas, com o intuito de
destituir o monarca do poder e coroar o seu genro.
críticas oriundas principalmente da imprensa,
colocando em dúvida a continuidade do regime
político.
dúvidas em torno da validade das medidas tomadas
pelo imperador, fazendo com que o Conde D'Eu
assumisse o governo.
(29)(ENEM 2017) O New Deal visa restabelecer o equilíbrio entre o
custo de produção e o preço, entre a cidade e o campo,
entre os preços agrícolas e os preços industriais, reativar
o mercado interno – o único que é importante —, pelo
controle de preços e da produção, pela revalorização
dos salários e do poder aquisitivo das massas, isto é,
dos lavradores e operários, e pela regulamentação das
condições de emprego.
CROUZET, M. Os Estados perante a crise. In: História geral das civilizações.
São Paulo: Difel, 1977 (adaptado).
Tendo como referência os condicionantes históricos do
entreguerras, as medidas governamentais descritas
objetivavam
flexibilizar as regras do mercado financeiro.
fortalecer o sistema de tributação regressiva.
introduzir os dispositivos de contenção creditícia.
racionalizar os custos da automação industrial
mediante negociação sindical.
recompor os mecanismos de acumulação econômica
por meio da intervenção estatal.
(30)(ENEM 2017) Uma sociedade é uma associação mais ou menos
autossuficiente de pessoas que em suas relações mútuas
reconhecem certas regras de conduta como obrigatórias
e que, na maioria das vezes, agem de acordo com elas.
Uma sociedade é bem ordenada não apenas quando
está planejada para promover bem de seus membros,
mas quando é também efetivamente regulada por uma
concepção pública de justiça. Isto é, trata-se de uma
sociedade na qual todos aceitam, e sabem que os outros
aceitam, o mesmo princípio de justiça.
RAWLS, J. Uma teoria da justiça. São Paulo: Martins Fontes, 1997 (adaptado).
A visão expressa nesse texto do século XX remete a qual
aspecto do pensamento moderno?
A relação entre liberdade e autonomia do Liberalismo.
A independência entre poder e moral do Racionalismo.
A convenção entre cidadãos e soberano do
Absolutismo.
A dialética entre indivíduo e governo autocrata do
е
Idealismo.
A contraposição entre bondade e condição selvagem
do Naturalismo.
Saúde da Mulher
(1)São consideradas gravidez de risco nos seguintes casos, exceto:
Diabetes mellitus
Gravidez gemelar
Gravidez aos 16 anos
Antecedente de TEP
(2)São fatores de risco para câncer de mama, exceto:
Tabagismo
Uso de DIU
Obesidade
Nuliparidade
(3)Assinale a alternativa incorreta.
O autoexame da mama não reduz a mortalidade
O exame clínico da mama detecta boa parte dos cânceres
Pelo exame clinico, pode-se encontrar nódulos, retrações e abaulamentos
Não é necessária a realização do exame clinico da mama em consultas de rotina
(4)Sobre a mamografia, assinale a opção que contem apenas informações corretas.
Tem pouca radiação
É um exame barato e não invasivo
Não reduz mortalidade
Ajuda na detecção precoce do câncer de mama
II, III e IV
III e IV
I, II, IV
I, II, III e IV
(5)Assinale a alternativa que apresenta uma indicação correta para a realização da mamografia, segundo o ministério da saúde.
Faixa etária dos 40 aos 59 anos, bianualmente
A partir da coitarca até os 50 anos
Pacientes de alto risco a partir de 35 anos, anualmente
A partir dos 40 anos, bianualmente
(6)Assinale a alternativa incorreta.
Homens podem desenvolver câncer de mama
A presença de secreção espontânea unilateral é um indicativo de possível câncer da mama
A presença de secreção com aspecto de água de rocha é indicativo de doença maligna, mas em casos de secreção sanguinolenta não deve-se pensar em câncer de mama
Se uma paciente tiver realizado uma mamografia e poucos meses depois, na realização do autoexame, encontrar um nódulo, a mamografia deve ser realizada novamente
(7)Assinale a alternativa correta.
Um ciclo menstrual normal pode variar de 20-34 dias
A menstruação consiste em um sangramento uterino cíclico
O menacme consiste na primeira menstruação
Entre a menarca e a menopausa temos a puberdade
(8)Assinale a alternativa que apresenta apenas afirmações verdadeiras.
A fase folicular é fixa e dura sempre 14 dias.
A fase da ovulação tem duração variável.
A fase lútea determina a duração do ciclo
II
III
I e II
I, II e III
(9)Assinale a afirmação incorreta sobre o ciclo menstrual.
A ovulação ocorre sempre após um pico de LH
Durante a fase proliferativa, ocorre um espessamento do endométrio
A menstruação ocorre na fase lútea, caso a mulher não tenha engravidado, com a queda do estrogênio e da progesterona
Caso a mulher engravide, ela não menstrua e os níveis de estrogênio e progesterona caem, porém o de B-HCG se eleva, mantendo a integridade do endométrio
(10)Indique se as afirmações abaixo são verdadeiras ou falsas.
A cada ciclo, os folículos não dominantes sofrem atresia.
O folículo dominante é o que possui maior quantidade de progesterona intracelular.
O folículo dominante possui maior quantidade de receptores de FSH do que os outros.
VVV
VFV
FVF
VFF
(11)Complete as lacunas abaixo de acordo com as opções das alternativas.
Na fase folicular do ciclo menstrual, a elevação do hormônio _____ é essencial para manutenção do folículo dominante.
Durante a fase lútea, o GnRH é produzido em ___ frequência e ____ amplitude.
FSH, baixa, elevada
LH, baixa, elevada
FSH, elevada, baixa
LH, elevada, baixa
(12)São afirmações corretas, exceto:
O pico de LH se deve ao estímulo do estradiol
A progesterona atua no desenvolvimento das mamas
O termino do desenvolvimento dos caracteres sexuais secundários ocorre no final da adolescência
A progesterona mantém a atividade secretória do útero na fase lútea
(13)São funções da progesterona, exceto:
Aumento do limiar uterino ao estímulo contrátil, durante a gestação
Manutenção da gravidez
Desenvolvimento das mamas
Retroalimentação positiva sobre a secreção de FSH e LH
(14)Assinale a alternativa que contem apenas afirmações corretas.
A senilidade costuma ocorrer após os 65 anos.
Amenorreia consiste em um período de mais de 3 meses sem menstruação.
No período pós-menopausa é comum a presença de polaciúria e disúria
I e III
II e III
III
I, II e III
(15)São características típicas da menopausa, exceto:
Perda de elasticidade da pele
Irritabilidade
Ocorre no geral a partir dos 40 anos
Aumento do risco de problemas cardíacos
(16)São alterações pós-menopausa, exceto:
Aumento do pH vaginal
Redução das secreções vaginais
Dispaurenia
Alargamento do canal vaginal
(17)Assinale a alternativa incorreta a respeito do câncer de colo uterino.
É um câncer de progressão lenta
É o câncer ginecológico mais comum
Inicio precoce da vida sexual é um fator de risco
Tabagismo acelera sua progressão
(18)Assinale a alternativa que apresenta apenas afirmações corretas.
O HPV 18 é considerado de baixo risco.
O HPV 11 pode culminar em condiloma.
É comum a infecção inativa do HPV.
Na infecção de alto risco a célula pode perder sua diferenciação, transformando-se em displasia e, em algum casos, neoplasia.
II e III
I, II
II, III e IV
Todas estão corretas
(19)Assinale a alternativa incorreta.
Após 2 coletas negativas em um período de 1 ano, deve-se realizar de 3 em 3 anos a coleta para o rastreio para o câncer de colo uterino
O rastreio para o câncer de colo do útero só se inicia após a coitarca
O rastreio do câncer de colo uterino procura identificar lesões percursoras
O rastreio para o câncer de colo uterino pode ser interrompido aos 64 anos, após 2 exames negativos.
(20)Pode-se afirmar, exceto:
As infecções pelo HPV apresentam um alto clearence
O endoocérvice apresenta um epitélio colunar simples
O ectocervice é continuo com a vagina
O estudo do material no Papanicolau é a histopatologia
(21)Complete as lacunas abaixo de acordo com as opções corretas apresentadas nas alternativas.
A ____ escamosa é um processo ______ que ocorre na junção escamo-colunar.
Displasia; patológico
Metaplasia; fisiológico
Displasia; fisiológico
Metaplasia; patológico
(22)Qual deve ser o primeiro exame a ser solicitado a uma paciente com idade fértil relatando amenorreia?
TSH e prolactina
Teste do estrógeno + progesterona
FSH e LH
B-HCG
(23)Classifique os casos abaixo em amenorreia primaria ou secundaria
I – Paciente, 14 anos, ausência de caracteres secundários, nunca menstruou.
II- Paciente, 16 anos, presença de caracteres secundários, nunca menstruou.
III- Paciente, 40 anos, presença de caracteres secundários, 3 ciclos sem menstruar.
Primaria, primária e secundaria
Secundaria, secundaria e primaria
Primaria, secundaria, secundaria
Primaria, secundaria e primaria
(24)Em casos de amenorreia, torna-se fundamental, exceto:
Exame físico que analise a formação externa dos órgãos genitais
Verificar se houve grande mudança no peso e adipocidade, no caso de mulheres muito magras
Investigação da presença de acne e hirsutismo
Exame vaginal, mesmo que a paciência seja virgem
(25)O teste de progesterona positivo, isso pode significar:
Asherman
Problema anatômico
Anovulação
Lesão de endométrio
(26)Sobre o teste do estrogênio + progesterona, assinale a afirmação incorreta.
Avalia endométrio e trato de saída
Caso não haja sangramento, deve-se solicitar um exame de imagem
Em caso de sangramento, exclui-se as causas uterovaginais
Caso não haja sangramento, pode-se suspeitar da ausência de estrogênio por problema ovariano
(27)Assinale a alternativa incorreta.
O histórico de câncer ginecológico é importante no que diz respeito a frequência com que o rastreio deve ser feito nas pacientes
A coitarca é importante para saber sobre as praticas sexuais das pacientes, mas não interfere em exames a serem realizados
Regularidade, duração e intensidade do fluxo menstrual são itens essenciais a serem questionados durante a anamnese
Bem-estar, humor, peles e fâneros são itens importantes a serem observados pela ginecologia
(28)Fazem parte do exame de mamas, exceto:
Inspeção estática e dinâmica
Palpação das mamas
Expressão de possíveis locais com secreção para avaliar sua coloração
Palpação da cadeia de linfonodos
(29)Assinale a alternativa que apresenta apenas afirmações verdadeiras.
Durante o exame especular, deve-se fazer uso de lubrificantes.
Durante o exame especular, deve-se utilizar o menor espéculo possível.
O espéculo durante o exame deve ser introduzido a 90 graus.
II e III
III
I
II
(30)Sobre o exame de toque retal, assinale a alternativa incorreta.
Não é feito de rotina
É um bom exame em suspeita de endometriose
Não é realizado para queixas de sintomas intestinais
Utilizado em suspeita de neoplasia
Língua portuguesa
(1)É CORRETO afirmar sobre os elementos de comunicação:
O emissor refere-se ao texto.
Receptor é o produtor da mensagem.
O código refere-se a língua.
O canal refere-se ao leitor.
(2)Em relação as variações linguísticas, quando alguém não reconhece as diferenças linguísticas e as consideram um erro, isso é denominada de:
Acerto linguístico
Preconceito linguístico
Variedade cultural
Erro linguístico
(3)Em relação as figuras de linguagem, é CORRETO afirmar que:
A metáfora é um prolongamento de um termo para abranger mais do que seu significado estrito.
A metonímia é um exagero das palavras.
A metáfora acontece quando se afirmar que um determinado ser é aquilo que ele não é.
Hipérbole é o abrandamento de uma informação.
(4)Sobre as definições das figuras de linguagem, é CORRETO afirmar que:
A antítese é quando ideias opostas são apresentadas próximas no texto.
Paradoxo ou oximoro é quando ocorre atribuição de seres animados aos seres inanimados.
Prosopopeia é uma expressão absurda gerada por conceitos inconcebíveis juntos.
Eufemismo é uma redundância de ideias.
(5)Leia o texto de Drummond e identifique qual a figura de linguagem presente na frase:
“ As casas espiam os homens, que correm atrás de mulheres” (Drummond)
Paradoxo
Antítese
Pleonasmo
Personificação
(6)Qual a figura de linguagem corresponde essa frase:
“ Eu bebo muita coca- cola “.
Eufemismo
Metáfora
Comparação
Metonímia
(7)A frase “ minha vida é um roteiro de cinema” apresenta qual figura de linguagem:
Metonímia
Eufemismo
Antítese
Antítese
(8)A frase de Manuel de Barros: “ eu escuto a cor dos passarinhos”, apresenta qual figura de linguagem:
Ironia
Silepse
Zeugma
Sinestesia
(9)Leia o trecho do poema “Canção do exílio”:
“Nossos bosques têm mais vida,
Nossa vida mais amores”.
(Gonçalves Dias)
Qual a figura de linguagem presente no trecho do poema:
Ironia
Silepse
Zeugma
Sinestesia
(10)Em relação as figuras de linguagem e suas definições, é CORRETO afirmar que:
Ironia alteração da ordem direta dos termos de uma oração.
Sinestesia é a afirmação de informação contrária à que se deseja comunicar.
Silepse é quando se privilegia a concordância com a ideia, não com a estrutura gramatical.
Hipérbato é a omissão der um termo da oração.
(11)Leia o trecho do Hino Nacional:
“Ouviram do Ipiranga as margens plácidas,
De um povo heroico brado retumbante”.
(Joaquim Osório Duque Estrada).
Qual a figura de linguagem presente nesse trecho:
Ironia
Silepse
Hipérbato
Sinestesia
(12)Em relação aos tipos de linguagem é CORRETO afirmar que:
São exemplos de linguagem verbal: imagens e gestos.
São exemplos de linguagem mista: imagens e gestos.
São exemplos de linguagem não verbal: escrita e fala.
São exemplos de linguagem verbal: escrita e fala.
(13)Leia o trecho da canção 50 reais:
Bonito!
Que bonito
Que bonito hein!
Que cena mais linda
Será que eu estou atrapalhando o casalzinho aí.
(Alex Torricelli / Bruno Mandioca / Maykow Melo / Naiara Azevedo / Waléria Leão)
Qual a figura de linguagem presente nos primeiros versos da canção 50 reais?
Sinestesia
Silepse
Ironia
Hipérbato
(14)Na frase: “ Ela estudou muito, foi aprovada no vestibular”, é correto afirmar que:
Essa frase é um período simples, pois só tem um verbo.
É um frase nominal.
É m período composto, pois apresenta mais de um verbo.
Apresenta apenas uma oração.
(15)Em relação aos tipos de textos, é CORRETO afirmar que:
Texto narrativo corresponde ao retrato verbal para descrever pessoas, objetos, lugares, instituições e mesmo situações, desde que estejam estáticas.
Texto descritivo relatam fatos, reais ou fictícios, e os relacionam em uma linha temporal, de modo a configurar uma ação.
Texto dissertativo ou expositivo é aquele que expõe informações que ajudam a entender um conceito.
Texto argumentativo é um texto instrucional.
(16)Em relação aos termos integrantes da oração, é CORRETO afirmar que:
Complemento verbal é ligado por uma preposição a um substantivo, adjetivo ou advérbio.
Objeto direto: complementa o sentido de um verbo transitivo indireto.
Predicativo do objeto é o termo que complementa um verbo indicando uma característica ao objeto desse verbo.
Orações na voz passiva possuem um sujeito que pratica.
(17)Na frase: “A revista foi lida por muita gente”, o termo sublinhado se refere a qual termo integrante:
Predicativo do objeto
Complemento verbal direto
Complemento verbal indireto
Agente da passiva
(18)Qual das frases o termo sublinhado é um objeto indireto:
Nunca a interrompi.
Maria parecia alheia a toda essa atividade.
Vou descobrir segredos.
Necessitamos de dinheiro para a festa.
(19)Qual das frases o termo sublinhado é um complemento nominal:
Tinha nojo de si mesma.
Que ela afaste de ti.
O professor aplicou a prova.
O jornal foi lido por muita gente.
(20)Qual o tipo textual do texto a seguir:
“O vaso de plantas é branco. Ele tem um formato arredondado. Nele, cabe uma quantidade considerável de flores, mas, vazio, também serve como decoração”.
Narrativo
Argumentativo
Descritivo
Injuntivo
(21)Qual da palavra abaixo está escrita CORRETAMENTE, segundo novo acordo ortográfico?
Pára (verbo).
Enjôo
Lêem
Alcateia
(22)As palavras oxítonas com ditongo aberto estão CORRETAMENTE escritas em:
Chapeu, papeis e heroi
Chapéu, papeis e heroi
Chapeu, papeis e heroi
Chapéu, papéis e herói
(23)Em relação ao hífen, segundo o novo acordo ortográfico está correta a palavra:
Semi-analfabeto
Neo-realismo
Micro-ondas
Re-editar
(24)Segundo novo acordo ortográfico, quais as palavras estão escritas CORRETAMENTE:
Feiura e bocaiuva
Andróide e alcatéia
Microonibus e antiinflamatório
Contra-senso e ultra-som
(25)Segundo o novo acordo ortográfico, é CORRETO afirmar que
O número de letras do alfabeto diminuiu pois não consideram k, w e y.
O objetivo do acordo é instituir uma ortografia múltipla da língua portuguesa.
O objetivo é ter duas normas ortográficas distintas.
O novo acordo acrescenta k, w e y.
(26)Em relação ao conceito de regência verbal, é CORRETO afirmar que:
A regência verbal é a relação sintática de dependência que se estabelece entre o verbo e o seu complemento termo regido.
A regência verbal é a relação sintática de dependência que se estabelece entre o verbo e necessariamente um objeto direto.
A regência verbal é a relação do complemento com nome.
A regência verbal é a relação do verbo e apenas o substantivo.
(27)Em relação ao verbo aspirar no sentido de respirar, é CORRETO afirmar que:
Nesse sentido o verbo é transitivo indireto.
A frase: As pessoas aspiravam o ar de forma correta, é uma frase correta segundo a sua regência verbal, referente a aspirar no sentido de respirar.
A frase: Os atletas aspiravam a um prazer o ar das montanhas, é uma frase correta segundo a sua regência verbal, referente a aspirar no sentido de respirar.
Aspirar no sentido de respirar pede uma preposição, pois é um verbo transitivo indireto.
(28)Em relação ao verbo chegar, é CORRETO afirmar que:
Rege a preposição a quando indicam lugar.
Cheguei o cinema. Está correta essa frase.
Chegar é um verbo transitivo direto
Chegar no sentido quando indica lugar não necessita da preposição.
(29)Sobre a regência dos verbos, é CORRETO afirmar que:
O secretário informou a nota ao aluno. Informar apresenta como verbo transitivo direto na frase.
Moro em Belo Horizonte. Morar apresenta como verbo transitivo direto na frase.
Cheguei a faculdade atrasado. Chegar apresenta como verbo intransitivo na frase.
Os motoristas obedecem às leis do trânsito. Obedecer apresenta como verbo transitivo direto na frase.
(30)Qual o tipo textual do texto a seguir:
Bolo de cenoura
Ingredientes: 3 cenouras, 3 ovos inteiros e uma xícara de chá de óleo.
Modo de fazer: Bater todos os ingredientes no liquidificador e reservar.
Em uma travessa grande coloque: 3 xícaras de chá de trigo, 2 xícaras de açúcar e uma colher de chá cheia de pó royal.
Misture os ingredientes e acrescente o que foi batido no liquidificador. Levar ao fogo em forma untada e esfarinhada.
Narrativo
Argumentativo
Descritivo
Injuntivo
INDIQUE E GANHE + 30 DIAS
*Você ganhará 30 dias a mais de acesso à nossa plataforma assim que qualquer colega que você indicou fizer matrícula em nosso curso
Por favor aguarde!
Redação corrigida!
Atenção, sua redação foi corrigida clique aqui para verificar.
veja um resumo do seu desempenho em 2022.
HRS
0
Número total de horas que você passou estudando. Isso equivale a quase 1 dia inteiro 😱 👏
QTS
0
Parabéns, você resolveu 017 questões ao longo deste ano.