Lista de exercícios para estudo

    • Química

    • (1)(MacKenzie – SP) Usado como solvente de vernizes, o etanoato de etila é um éster que, ao reagir com a água, fornece etanol (H3C—CH2—OH) e ácido etanoico (H3C—COOH). A fórmula molecular desse solvente é
    • C4H8O2.
    • C2H6O3.
    • C2H4O2.
    • C4H10O3.
    • C2H6O.
    • (2)(ACAFE) Quantos elétrons existem em 24g da espécie química (SO4)2–?
    • 7,2×1024 elétrons
    • 6,9×1024 elétrons
    • 7,5×1024 elétrons
    • 6,6×1024 elétrons
    • (3)(UNIFACE) Durante o processo de fermentação das uvas, seus açúcares são transformados em etanol. Esse processo pode ser representado pela equação: C6H12O6 2 C2H5OH + 2 CO2 Considerando que a reação tenha rendimento total, a massa de açúcar necessária para sintetizar 414 g de etanol é próxima de
    • 1 656 g.
    • 810 g.
    • 552 g.
    • 108 g.
    • 40 g.
    • (4)(PUC RS) Considere as informações e as equações a seguir, que representam reações de neutralização total. O papel tornassol é um indicador ácido-base bastante utilizado. Como sua faixa de viragem é ampla, ele só é usado para indicar se a solução é ácida (quando fica vermelho) ou se é básica (quando fica azul). Equações: I. CH3COOH(aq) + NaOH(aq) → CH3COONa(aq0 + H2O(l) II. Ba(OH)2(aq) + 2HNO3(aq) → Ba(NO3)2(aq) _ H20(l) III. NH4OH(aq) → NH4Cl(aq) + H2O(l) O papel tornassol ficará azul em contato com a solução resultante, na(s) reação(ões)
    • I.
    • II.
    • III.
    • I e II.
    • I, II e III.
    • (5)(UFRGS) A levedura Saccharomyces cerevisiae é responsável por transformar o caldo de cana em etanol. Modificações genéticas permitem que esse micro-organismo secrete uma substância chamada farneseno, em vez de etanol. O processo produz, então, um combustível derivado da cana-deaçúcar, com todas as propriedades essenciais do diesel de petróleo, com as vantagens de ser renovável e não conter enxofre. img1 Considere as seguintes afirmações a respeito do farneseno. I. A fórmula molecular do farneseno é C16H24. II. O farneseno é um hidrocarboneto acíclico insaturado. III. O farneseno apresenta apenas um único carbono secundário. Quais estão corretas?
    • Apenas I.
    • Apenas II.
    • Apenas III.
    • Apenas I e II.
    • I, II e III.
    • (6)(UERN) “A morfina é uma substância narcótica e sintética (produzida em laboratório), derivada do ópio retirado do leite da papoula. Com uma grande utilidade na medicina, a morfina é usada como analgésico em casos extremos, como traumas, partos, dores pós-operativas, graves queimaduras etc.” img1 Com relação à morfina, é correto afirmar que
    • possui 4 carbonos secundários.
    • não possui carbono quartenário.
    • sua fórmula molecular é C17H19NO3.
    • possui 5 carbonos com hibridação sp2.
    • (7)MEDS) Cicloalcanos ou simplesmente ciclanos são hidrocarbonetos saturados alicíclicos. Por serem hidrocarbonetos apresentam caráter apolar e portanto baixa solubilidade em solventes polares, como a água. O ciclano de menor massa molar apresenta um número de átomos de carbono igual a
    • 3
    • 4
    • 5
    • 6
    • 7
    • (8)(MEDS) Hidroxicloroquina é um fármaco usado na prevenção e tratamento de malária sensível à cloroquina. Entre outras aplicações, pode ser usada no tratamento de artrite reumatoide, lúpus eritematoso, porfiria cutânea tarda, febre Q e doenças fotossensíveis. A fórmula estrutural da hidroxicloroquina é apresentada abaixo. img1 Após a análise da estrutura da hidroxicloroquina, pode-se afirmar que as funções presentes nesse composto são
    • Amina, haleto e álcool.
    • Amina, haleto e aldeído.
    • Amida, haleto e enol.
    • Amida, haleto e álcool.
    • Amina, haleto e enol.
    • (9)(UFV) A aspoxicilina, abaixo representada, é uma substância utilizada no tratamento de infecções bacterianas. img1 As funções 1, 2, 3 e 4 marcadas na estrutura são, respectivamente:
    • amida, fenol, amina, ácido carboxílico.
    • amida, amina, álcool, éster.
    • amina, fenol, amida, aldeído.
    • amina, álcool, nitrila, ácido carboxílico.
    • amida, nitrila, fenol, éster.
    • (10)(UEG) A vitamina B5 é obtida em alimentos. Ela é necessária ao desenvolvimento do sistema nervoso central, bem como na transformação de açúcares e gorduras em energia. Regula o funcionamento das supra-renais. A carência dessa vitamina causa dermatites, úlceras e distúrbios degenerativos do sistema nervoso. Marque a alternativa que contém os grupos funcionais presentes na molécula da vitamina B5:
    • Ácido carboxílico, álcool e amida.
    • Álcool, amina e ácido carboxílico.
    • Álcool, amina e cetona.
    • Ácido carboxílico, amina e cetona.
    • Álcool, aldeído e amina.
    • (11)(EFOA) As estruturas abaixo representam algumas substâncias usadas em protetores solares. img1 A função que NÃO está presente em nenhuma dessas estruturas é:
    • cetona.
    • éter.
    • éster.
    • amina.
    • álcool.
    • (12)(UDESC) Observe as moléculas abaixo. img1 Assinale a alternativa correta.
    • As moléculas I e III são isômeros de cadeia, assim como as moléculas II e III.
    • As moléculas I e II são isômeros de posição e I e III são isômeros de função.
    • As moléculas I e III são isômeros de posição.
    • As moléculas II e III não são isômeros.
    • As moléculas I e II são isômeros de cadeia e II e III são isômeros de função.
    • (13)(MEDS) O ácido láctico ou lático, é um composto orgânico de função mista ácido carboxílico - álcool que apresenta fórmula molecular C₃H₆O₃ e estrutural CH₃ - CH - COOH. Participa de vários processos bioquímicos, e o lactato é a forma ionizada deste ácido.  img1 Analisando a estrutura do ácido lático, onúmero possível de isômeros ópticos que esse composto apresenta é
    • 1
    • 2
    • 4
    • 8
    • 16
    • (14)(MEDS) As reações apresentadas abaixo são as principais reações orgânicas que podem ocorrer com compostos aromáticos. Devido a alta estabilidade causada pela ressonância das ligações duplas, compostos aromáticos, quando reagem, mantém sua estrutura principal intacta, consequentemente mantendo sua estabilidade. img1 As reações que ocorreram com o benzeno são , respectivamente, reações de
    • Adição e adição
    • Adição e substituição
    • Substituição e substituição
    • Substituição e adição
    • (15)(UFPR) O salicilato de metila é um produto natural amplamente utilizado como analgésico tópico para alívio de dores musculares, contusões etc. Esse composto também pode ser obtido por via sintética a partir da reação entre o ácido salicílico e metanol, conforme o esquema abaixo: *Me = metil img1 A reação esquematizada é classificada como uma reação de:
    • esterificação.
    • hidrólise.
    • redução.
    • pirólise.
    • desidratação.
    • (16)(PUCRIO) O incêndio na Usina Nuclear de Fukushima, no Japão, após o tsunami do dia 11 de março de 2011, reacendeu as discussões internacionais sobre a sustentabilidade desse tipo de energia. Os defensores da produção de energia nuclear afirmam que uma das suas vantagens é:
    • a necessidade nula de armazenamento de resíduos radioativos.

    • o menor custo quando comparado às demais fontes de energia.

    • a baixa produção de resíduos emissores de radioatividade.

    • o reduzido grau de interferência nos ecossistemas locais.

    • a contribuição zero para o efeito de estufa global.
    • (17)(MEDS) Considerando a coleta seletiva como mecanismo voltado para a educação ambiental, é importante envolver a participação do público, levando a ele informações sobre programas de reciclagem, pois tal ação propiciará a aprendizagem do cidadão no que diz respeito ao seu papel como gerador de resíduos. Essas ações devem atingir escolas, repartições públicas, escritórios, fábricas e todos os outros locais onde o cidadão gere resíduo. Um dos princípios básicos da educação ambiental quanto ao gerenciamento de resíduos é o conceito dos três “Rs”.
 Com base nessas informações, numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, relacionando os três “Rs” à sua respectiva definição.

COLUNA I

1. Reduzir 2. Reutilizar 3. Reciclar

COLUNA II

( ) Separar os materiais para a coleta seletiva, quando não for possível combater o excesso de consumo ou dar nova aplicabilidade a eles. ( ) Usar embalagens retornáveis e dar nova aplicabilidade a embalagens descartáveis. ( ) Combater o desperdício e preservar os recursos naturais.

Assinale a sequência correta.
    • 2, 1, 2003
    • 1, 3, 2002
    • 3, 2, 2001
    • ) 2, 3, 1
    • (18)(ESA) Importância e vantagens da reciclagem A segunda metade do século XX foi marcada pelo surgimento de uma série de produtos que contribuíram para a praticidade do nosso cotidiano. A ascensão da indústria de materiais descartáveis foi uma das protagonistas desse desenvolvimento como, por exemplo, a invenção do PET (Politereftalato de etileno). Inicialmente empregado na indústria têxtil, esse tipo de plástico logo revolucionou o setor de armazenamento e transporte de alimentos e bebidas, com as vantagens de ser inquebrável, leve e de fácil manuseio – substituindo o vidro, pesado e frágil.  O consumo em grande escala dos plásticos gerou um problema em relação ao meio ambiente: o descarte desses resíduos. Nas últimas décadas, instituições defensoras da sustentabilidade passaram a pressionar os governos e as indústrias por posturas mais responsáveis: o crescimento econômico em detrimento do meio ambiente virou objeto de pesquisa de cientistas, tomou as manchetes das revistas especializadas e dos jornais e ganhou o apelo da população. O fim do uso de materiais descartáveis é inviável, tampouco os ambientalistas clamam por isso. O desenvolvimento sustentável consiste em 3Rs: reduzir, reutilizar e reciclar. A indústria fica encarregada da terceira etapa. O processo de reciclagem não só preserva o meio ambiente, mas também gera riquezas e reduz os custos de produção das empresas que investem na prática, além de promover o marketing social de “empresa eco-friendly” ou “empresa verde” (amigável ao meio ambiente).  (Disponível em: https://www.simperj.org.br/blog/2018/09/27/a-importancia-e-vantagens-da-reciclagem. Acesso em 13 jun. 2019. Adaptado.) Segundo o texto, a praticidade do cotidiano atual deve-se, em especial, à: 

    • Escalada da indústria de materiais descartáveis. 

    • Produção de embalagens sustentáveis. 

    • Redução dos custos de produção, pois o PET é mais barato que o vidro, por exemplo. 

    • Facilidade de armazenamento dos produtos. 

    • Substituição de manufaturas por produtos da indústria de base.
    • (19)COMAFEN) Os 3 Rs da sustentabilidade (Reduzir, Reutilizar e Reciclar) são ações práticas que visam minimizar o desperdício de materiais e produtos, além de poupar a natureza da extração inesgotável de recursos. Com relação aos 3 Rs, assinale a alternativa CORRETA quanto ao conceito da ação.
    • Reciclar é reaproveitar na mesma função ou em diversas outras possibilidades de uso.
    • A reutilização envolve o processamento de um material com sua transformação física ou química, seja para sua reutilização sob a forma original ou como matéria-prima para a produção de novos materiais com finalidades diversas.
    • Reduzir consiste em ações que visem à diminuição da geração de resíduos, seja por meio da minimização na fonte ou por meio da redução do desperdício.
    • Nenhuma das alternativas anteriores está correta.
    • (20)(ENEM 2010) O fósforo, geralmente representado pelo ion de fosfato (PO4 3-), é um ingrediente insubstituível da vida, já que é parte constituinte das membranas celulares e das moléculas do DNA e do trifosfato de adenosina (ATP), principal forma de armazenamento de energia das células. O fósforo utilizado nos fertilizantes agrícolas é extraído de minas, cujas reservas estão cada vez mais escassas. Certas práticas agrícolas aceleram a erosão do solo, provocando o transporte de fósforo para sistemas aquáticos, que fica imobilizado nas rochas. Ainda, a colheita das lavouras e o transporte dos restos alimentares para os lixões diminuem a disponibilidade dos íons no solo. Tais fatores têm ameaçado a sustentabilidade desse íon. Uma medida que amenizaria esse problema seria:
    • Incentivar a reciclagem de resíduos biológicos, utilizando dejetos animais e restos de culturas para produção de adubo.
    • Repor o estoque retirado das minas com um ion sintético de fósforo para garantir o abastecimento da indústria de fertilizantes.
    • Aumentar a importação de íons fosfato dos países ricos para suprir as exigências das indústrias nacionais de fertilizantes.
    • Substituir o fósforo dos fertilizantes por outro elemento com a mesma função para suprir as necessidades do uso de seus ions.
    • Proibir, por meio de lei federal, o uso de fertilizantes com fósforo pelos agricultores, para diminuir sua extração das reservas naturais.
    • (21)(ENEM 2010) No ano de 2004, diversas mortes de animais por envenenamento no zoológico de São Paulo foram evidenciadas. Estudos técnicos apontam suspeita de intoxicação por monofluoracetato de sódio, conhecido como composto 1080 e ilegalmente comercializado como raticida. O monofluoracetato de sódio é um derivado do ácido monofluoracético e age no organismo dos mamíferos bloqueando o ciclo de Krebs, que pode levar à parada da respiração celular oxidativa e ao acúmulo de amônia na circulação Img1 o monofluoracetato de sódio pode ser obtido pela:
    • desidratação do ácido monofluoracético, com liberação de água.
    • hidrólise do ácido monofluoracético, sem formação de água.
    • perda de íons hidroxila do ácido monofluoracético, com liberação de hidróxido de sódio.
    • neutralização do ácido monofluoracético usando hidróxido de sódio, com liberação de água.
    • substituição dos ſons hidrogênio por sódio na estrutura do ácido monofluoracético, sem formação de água.
    • (22)(ENEM 2010) O lixão que recebia 130 toneladas de lixo e contaminava a região com o seu chorume (líquido derivado da decomposição de compostos orgânicos) foi recuperado, transformando-se em um aterro sanitário controlado, mudando a qualidade de vida e a paisagem e proporcionando condições dignas de trabalho para os que dele subsistiam. Revista Promoção da Saúde da Secretaria de Políticas de Saúde Ano 1. n°4 dez. 2000 (adaptado), Quais procedimentos técnicos tornam o aterro sanitário mais vantajoso que o lixão, em relação às problemáticas abordadas no texto?
    • lixo é recolhido e incinerado pela combustão a altas temperaturas.
    • o lixo hospitalar é separado para ser enterrado e sobre ele, colocada cal virgem.
    • lixo orgânico e inorgânico é encoberto, e o chorume canalizado para ser tratado e neutralizado.
    • O lixo orgânico é completamente separado do lixo inorgânico, evitando a formação de chorume.
    • o lixo industrial é separado e acondicionado de forma adequada, formando uma bolsa de residuos.
    • (23)(ENEM 2011) No processo de industrialização da mamona, além do óleo que contém vários ácidos graxos, é obtida uma massa orgânica, conhecida como torta de mamona. Esta massa tem potencial para ser utilizada como fertilizante para o solo e como complemento em rações animais devido a seu elevado valor proteico. No entanto, a torta apresenta compostos tóxicos e alergênicos diferentemente do óleo da mamona. Para que a torta possa ser utilizada na alimentação animal, é necessário um processo de descontaminação. Revista Quimica Nova na Escola. V. 32, n1, 2010 (adaptado). A característica presente nas substâncias tóxicas e alergênicas, que inviabiliza sua solubilização no óleo de mamona, é a
    • Alipofilia.
    • hidrofilia.
    • hipocromia.
    • cromatofilia.
    • hiperpolarização.
    • (24)(ENEM 2011) Segundo dados do Balanço Energético Nacional de 2008, do Ministério das Minas e Energia, a matriz energética brasileira é composta por hidrelétrica (80%), termelétrica (19,9%) e eólica (0,1%). Nas termelétricas, esse percentual é dividido conforme o combustível usado, sendo: gás natural (6,6%), biomassa (5,3%), derivados de petróleo (3,3%), energia nuclear (3,1%) e carvão mineral (1,6%). Com a geração de eletricidade da biomassa, pode-se considerar que ocorre uma compensação do carbono liberado na queima do material vegetal pela absorção desse elemento no crescimento das plantas. Entretanto, estudos indicam que as emissões de metano (CH) das hidrelétricas podem ser comparáveis às emissões de CO, das termelétricas. MORET, A. S.; FERREIRA, L.A. As hidrelétricas do Rio Madeira e os impactos socioambientals da eletrificação no Brasil. Revista Ciencia Hoje. V. 45, n. 265, 2009 (adaptado). No Brasil, em termos do impacto das fontes de energia no crescimento do efeito estufa, quanto à emissão de gases, as hidrelétricas seriam consideradas como uma fonte
    • limpa de energia, contribuindo para minimizar os efeitos deste fenômeno.
    • eficaz de energia, tomando-se o percentual de oferta e os benefícios verificados.
    • limpa de energia, não afetando ou alterando os níveis dos gases do efeito estufa.
    • poluidora, colaborando com níveis altos de gases de efeito estufa em função de seu potencial de oferta.
    • alternativa, tomando-se por referência a grande emissão de gases de efeito estufa das demais fontes geradoras.
    • (25)(ENEM 2011) Um dos processos usados no tratamento do lixo é a incineração, que apresenta vantagens e desvantagens. Em São Paulo, por exemplo, o lixo é queimado a altas temperaturas e parte da energia liberada é transformada em energia elétrica. No entanto, a incineração provoca a emissão de poluentes na atmosfera. Uma forma de minimizar a desvantagem da incineração, destacada no texto, é
    • aumentar o volume do lixo incinerado para aumentar a produção de energia elétrica.
    • fomentar o uso de filtros nas chaminés dos incineradores para diminuir a poluição do ar.
    • aumentar o volume do lixo para baratear os custos operacionais relacionados ao processo.
    • fomentar a coleta seletiva de lixo nas cidades para aumentar o volume de lixo incinerado.
    • diminuir a temperatura de incineração do lixo para produzir maior quantidade de energia elétrica.
    • (26)(ENEM 2012) Pesticidas são contaminantes ambientais altamente tóxicos aos seres vivos e, geralmente, com grande persistência ambiental. A busca por novas formas de eliminação dos pesticidas tem aumentado nos últimos anos, uma vez que as técnicas atuais são economicamente dispendiosas e paliativas. A biorremediação de pesticidas utilizando microrganismos tem se mostrado uma técnica muito promissora para essa finalidade, por apresentar vantagens econômicas e ambientais. Para ser utilizado nesta técnica promissora, um microrganismo deve ser capaz de
    • transferir o contaminante do solo para a água.
    • absorver o contaminante sem alterá-lo quimicamente.
    • apresentar alta taxa de mutação ao longo das gerações.
    • estimular o sistema imunológico do homem contra o contaminante.
    • metabolizar o contaminante, liberando subprodutos menos tóxicos ou atóxicos.
    • (27)(ENEM 2012) Para diminuir o acúmulo de lixo e o desperdício de materiais de valor econômico e, assim, reduzir a exploração de recursos naturais, adotou-se, em escala internacional, a política dos três erres: Redução, Reutilização e Reciclagem. Um exemplo de reciclagem é a utilização de
    • garrafas de vidro retornáveis para cerveja ou refrigerante.
    • latas de alumínio como material para fabricação de lingotes.
    • sacos plásticos de supermercado como acondicionantes de lixo caseiro.
    • embalagens plásticas vazias e limpas para acondicionar outros alimentos.
    • garrafas PET recortadas em tiras para fabricação de cerdas de vassouras.
    • (28)(ENEM 2012) A produção mundial de alimentos poderia se reduzir a 40% da atual sem a aplicação de controle sobre as pragas agrícolas. Por outro lado, o uso frequente dos agrotóxicos pode causar contaminação em solos, águas superficiais e subterrâneas, atmosfera e alimentos. Os biopesticidas, tais como a piretrina e a coronopilina, têm sido uma alternativa na diminuição dos prejuízos econômicos, sociais e ambientais gerados pelos agrotóxicos. IMG1 Identifique as funções orgânicas presentes simultaneamente nas estruturas dos dois biopesticidas apresentados:
    • Éter e éster.
    • Cetona e éster.
    • Álcool e cetona.
    • Aldeído e cetona.
    • Éter e ácido carboxílico.
    • (29)(ENEM 2012) A própolis é um produto natural conhecido por suas propriedades anti-inflamatórias e cicatrizantes. Esse material contém mais de 200 compostos identificados até o momento. Dentre eles, alguns são de estrutura simples, como é o caso do C6H5CO2CH2CH3, cuja estrutura está mostrada a seguir. IMG1 O ácido carboxílico e o álcool capazes de produzir o éster em apreço por meio da reação de esterificação são, respectivamente,
    • ácido benzoico e etanol.
    • ácido propanoico e hexanol.
    • ácido fenilacético e metanol.
    • ácido propiônico e cicloexanol.
    • ácido acético e álcool benzílico.
    • (30)(ENEM 2013) Química Verde pode ser definida como a criação, o desenvolvimento e a aplicação de produtos e processos químicos para reduzir ou eliminar o uso e a geração de substâncias nocivas à saúde humana e ao ambiente. Sabe-se que algumas fontes energéticas desenvolvidas pelo homem exercem, ou têm potencial para exercer, em algum nível, impactos ambientais negativos. CORRÊA, A. G.; ZUIN, V. G. (Orgs.). Química Verde: fundamentos e aplicações. São Carlos: EdUFSCar, 2009. À luz da Química Verde, métodos devem ser desenvolvidos para eliminar ou reduzir a poluição do ar causada especialmente pelas
    • hidrelétricas.
    • termelétricas.
    • usinas geotérmicas.
    • fontes de energia solar.
    • fontes de energia eólica.
            • Biologia

            • (1)(FMP/2019) A mutação conhecida como 35delG que ocorre no gene conexina 26, encontrado no braço longo do cromossomo 13, é responsável pela surdez congênita. Esse locus é conhecido como hot spot (ponto quente) do gene, um lugar suscetível a alterações, provavelmente por causa da repetição da base guanina. A base nitrogenada que se repete no gene conexina 26 é
            • exclusiva do ácido desoxirribonucleico
            • presa ao fosfato do DNA por ligações fosfodiéster
            • classificada como púrica ou purina
            • unida à base adenina por duas ligações de hidrogênio
            • complementar à base uracila
            • (2)(G1 - ifce 2014) Os seres vivos são formados, quimicamente, por dois grandes grupos de compostos: orgânicos e inorgânicos. Os minerais, inorgânicos, desempenham funções importantíssimas para o ser vivo e a deficiência de alguns deles, no corpo humano, pode causar diversas doenças e prejuízos à saúde. O mineral, que é responsável pela constituição da hemoglobina e está relacionado ao transporte do O2 pelo sangue, cuja deficiência pode causar a doença conhecida como anemia, é o
            • fósforo.
            • iodo.
            • sódio.
            • potássio.
            • ferro.
            • (3)Quando se fala em bactérias, as pessoas, de um modo geral, associam-nas quase que instantaneamente à problemas e doenças. Entretanto, sabe-se que muitas bactérias desempenham papéis importantíssimos em níveis ecológicos e também no que diz respeito à fisiologia humana, indústria etc. Acerca da importância das bactérias, é correto afirmar que:
            • Apesar de serem muito utilizadas em engenharia genética, não é possível se obter produtos com uso de bactérias.
            • Muitas bactérias contribuem para a reciclagem de nutrientes dos ecossistemas por meio da decomposição.
            • A indústria de laticínios utiliza bactérias capazes de realizar fermentação alcoólica.
            • As bactérias patogênicas presentes no intestino humano atuam no bom funcionamento do metabolismo digestivo.
            • Algumas bactérias são fundamentais no cliclo do nitrogênio, como as que se associam às folhas de gramíneas.
            • (4)As plantas terrestres, que tiveram como predecessores as algas verdes, passaram por uma evolução funcional, ou seja, para conquistarem o ambiente terrestre, as plantas precisaram se adaptar às suas novas condições de vida. Assim, desenvolveram estruturas que determinaram o surgimento de grupos vegetais representados no cladograma abaixo. img1 As estruturas que correspondem às letras X, Y e Z, assinaladas no cladograma, são, respectivamente,
            • vasos condutores; flor e fruto; semente.
            • semente; vasos condutores; flor e fruto.
            • vasos condutores; semente; flor e fruto.
            • semente; flor e fruto; vasos condutores.
            • tubo polínico; estróbilo; fruto.
            • (5)A figura abaixo mostra uma flor de angiosperma. img1 AMABIS, José Mariano & MARTHO, Gilberto Rodrigues. Biologia dos Organismos, v.2, São Paulo: Moderna, 1999, p. 137 Essa flor é
            • hermafrodita e poderá produzir um fruto com várias sementes.
            • hermafrodita e poderá produzir vários frutos, cada um com uma semente.
            • somente feminina e poderá produzir um fruto com várias sementes.
            • somente feminina e poderá produzir vários frutos, cada um com uma semente.
            • somente masculina e não poderá produzir frutos.
            • (6)A respeito do reino Plantae em geral, assinale a alternativa correta.
            • É de se esperar que as flores de plantas, cuja polinização se dá por meio da anemofilia, sejam vistosas e possuam filetes longos e flexíveis.
            • Oriunda do desenvolvimento do ovário (estimulado por hormônios liberados pelas sementes em formação), a pera é um fruto típico de regiões temperadas, embora possa ser encontrada em países tropicais como o Brasil.
            • As araucárias, representantes das angiospermas, são dioicas, o que significa que certo indivíduo dessa espécie produz flores apenas com elementos masculinos ou apenas com elementos femininos.
            • O crescimento do tubo polínico (gametófito masculino), exclusivamente nas angiospermas e gimnospermas, permitiu a conquista efetiva do meio terrestre, uma vez que a reprodução não mais dependia da presença de água.
            • Batata inglesa, gengibre e cenoura são exemplos de caules que são comumente confundidos com raízes. O que os caracteriza como caule é a presença de gemas laterais, geralmente visualizados como "pequenos pontinhos" na sua superfície.
            • (7)(Ufjf-pism 2 2020) Ao longo do desenvolvimento dos diferentes grupos de plantas, observamos algumas alterações que culminaram no surgimento das angiospermas. Com relação a esse grupo vegetal e seu ciclo de vida, é CORRETO afirmar que:
            • O desenvolvimento do fruto, a partir do ovário, contribuiu para uma maior dispersão das sementes, originadas a partir do óvulo, possibilitando-lhes alcançar lugares distantes dos indivíduos que as produzem.
            • O desenvolvimento da semente, caráter exclusivo das angiospermas, é um aspecto evolutivo importante com a função de proteger o embrião quando as sementes são liberadas ao ambiente externo.
            • A dupla fecundação, caráter compartilhado com as gimnospermas, permite a formação do embrião e de um tecido de reserva haploide que nutrirá o embrião durante o seu desenvolvimento.
            • As peças florais como sépalas e pétalas são os esporófilos responsáveis pela formação do megásporo e do micrósporo, respectivamente.
            • A polinização e a dispersão dos frutos pelo vento são fenômenos que ocorrem somente nas angiospermas e explicam a baixa diversidade biológica e a restrita distribuição geográfica das espécies desse grupo.
            • (8)São características exclusivas das bactérias:
            • Clorofila mitocondrial e ausência de carioteca.
            • Fragmentos plasmidiais e parede de celulose.
            • Respiração anaeróbia e fixação de nitrogênio.
            • DNA circular e parede celular de peptidioglicano.
            • Ribossomos aderidos ao retículo endoplasmático e fotorespiração.
            • (9)(G1 - col. naval 2020) O albinismo é uma característica genética caracterizada pela ausência total ou parcial de melanina, fazendo com que os indivíduos apresentem pele muito clara e rosada, cabelos brancos ou amarelados e olhos azuis ou avermelhados. Essa característica é uma anomalia genética recessiva. Um homem albino se casa com uma mulher com cor de pele normal e tem quatro filhos, conforme o heredograma abaixo. img 1 Com base no heredograma, é correto afirmar que:
            • todos os filhos do indivíduo II.3 receberão o gene para albinismo.
            • o genótipo do indivíduo II.1 é totalmente dominante AA.
            • o indivíduo II.1 doará sempre um gene dominante para seu descendente.
            • todos os filhos do indivíduo II.4 terão cor de pele albina.
            • o indivíduo II.2 possui genótipo homozigoto dominante.
            • (10)(Ufjf-pism 3 2015) A Doença de Gaucher é uma lipidose causada pela deficiência da enzima glucocerebrosidase com acumulação secundária de glucocerebrosídeos nas células retículo-endoteliais. O início dos sintomas ocorre na infância e na adolescência e manifestam-se, geralmente, com esplenomegalia e hiperesplenismo, sendo o acometimento ósseo e pulmonar menos comuns. O padrão de herança dessa doença é autossômica recessiva. Com base no padrão de herança mencionado, assinale a alternativa CORRETA.
            • A presença de apenas um alelo com defeito é necessária para que a pessoa manifeste a doença.
            • Os genitores de um indivíduo afetado têm probabilidade de de gerar outro filho afetado.
            • Afeta somente o sexo masculino, sendo as mães apenas portadoras.
            • A gravidade da doença depende, exclusivamente, da penetrância e expressividade.
            • O fenótipo é expresso da mesma maneira, tanto em homozigotos quanto em heterozigotos.
            • (11)Para que a célula possa transportar, para seu interior, o colesterol da circulação sanguínea, é necessária a presença de uma determinada proteína em sua membrana. Existem mutações no gene responsável pela síntese dessa proteína que impedem a sua produção. Quando um homem ou uma mulher possui uma dessas mutações, mesmo tendo também um alelo normal, apresenta hipercolesterolemia, ou seja, aumento do nível de colesterol no sangue. A hipercolesterolemia devida a essa mutação tem, portanto, herança
            • autossômica dominante.
            • autossômica recessiva.
            • ligada ao X dominante.
            • ligada ao X recessiva.
            • autossômica codominante.
            • (12)Alianças com os micro-organismos Diversidade microbiana facilita a resolução de problemas ambientais e a busca de medicamentos Pesquisadores do Centro de Energia Nuclear de Agricultura (CENA) da Universidade de São Paulo (USP) isolaram três linhagens de bactérias, dos gêneros Burkholderia, Pseudomonas e Arthrobacter, capazes de decompor hidrocarbonetos aromáticos como o diesel, abrindo perspectivas de uso para despoluição ambiental ou industrial. Desde a década de 1940, [...] os micro-organismos têm sido úteis para produzir medicamentos. A estreptomicina, isolada da cultura de uma bactéria de solo, a Streptomyces griseus, [...] era uma possibilidade atraente para o tratamento de tuberculose, sobre a qual a penicilina não atuava, embora apresentasse uma toxicidade alta. Outra espécie, a Streptomyces aerofaciens, forneceu a aeromicina, de menor toxicidade, que um grupo de médicos de Nova York testou em 35 pessoas com linfogranuloma venéreo, uma doença sexualmente transmissível de origem bacteriana, com resultados que consideraram excelentes. Entretanto, um levantamento da Organização Mundial de Saúde em 114 países indicou que a resistência de bactérias a antibióticos é, atualmente, um fenômeno global. Disponível em: . Acesso em: 30 dez. 2014. (adaptado) Com relação a esses micro-organismos, aos problemas ambientais acarretados por eles e ao desenvolvimento de linhagens bacterianas resistentes aos antibióticos referidos no texto, pode-se afirmar que
            • o reconhecimento de novos hábitats e de novas espécies de micro-organismos está facilitando a aplicação de micro-organismos para resolver problemas ambientais ou identificar potenciais medicamentos novos.
            • mutações gênicas ocorrem nas bactérias para adaptá-las aos antibióticos, de modo que a resistência é transmitida a seus descendentes.
            • o uso indiscriminado de antibióticos não compromete as infecções resistentes, pois os excessos de antibióticos promovem quebras cromossômicas no organismo doente, aumentando sua resistência natural.
            • todas as espécies de bactérias transformam os produtos encontrados no petróleo em subprodutos inócuos ao ambiente, através da biorremediação.
            • as variedades de bactérias antes inócuas adquirem resistência apenas a alguns antibióticos, e, portanto, não constituem um fenômeno global, pois a combinação de antibióticos é a melhor arma para enfrentá-las.
            • (13)(Uece 2019) Um dos conceitos utilizados para a compreensão de genética diz que a propriedade de um alelo de produzir o mesmo fenótipo tanto em condição homozigótica quanto em condição heterozigótica é causada por um gene
            • homozigoto.
            • dominante.
            • recessivo.
            • autossomo.
            • (14)(Unicamp 2018) Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas nas definições a seguir. (i) __________ é o conjunto de toda a informação genética de um organismo. (ii) __________ é um trecho do material genético que fornece instruções para a fabricação de um produto gênico. (iii) __________ é a constituição de alelos que um indivíduo possui em um determinado loco gênico. (iv) __________ é a correspondência que existe entre códons e aminoácidos, relativa a uma sequência codificadora no DNA.
            • (i) Código genético; (ii) Alelo; (iii) Homozigoto; (iv) Gene.
            • (i) Genoma; (ii) Gene; (iii) Genótipo; (iv) Código genético.
            • (i) Código genético; (ii) DNA; (iii) Genótipo; (iv) tRNA.
            • (i) Genoma; (ii) Código genético; (iii) Homozigoto; (iv) tRNA.
            • (15)(Ufrgs 2017) O conjunto de fenótipos possíveis, a partir de um determinado genótipo sob diferentes condições ambientais, é denominado
            • adaptação individual.
            • seleção sexual.
            • homeostasia.
            • pleiotropia.
            • norma de reação.
            • (16)O armazenamento de lipídeos é vantajoso sobre o de carboidratos pelo fato de os primeiros terem a característica de serem:
            • isolantes elétricos.
            • pouco biodegradáveis.
            • saturados de hidrogênios.
            • majoritariamente hidrofóbicos.
            • (17)(UFPel) Os lipídeos são moléculas apolares que não se dissolvem em solventes polares como a água. Com relação aos lipídeos, podemos afirmar que I. são moléculas ideais para o armazenamento de energia por longos períodos. II. importantes componentes de todas as membranas celulares. III. estão diretamente ligados à síntese de proteínas IV. servem como fonte primária de energia. V. a cutina, a suberina e a celulose são exemplos de lipídeos. A(s) alternativa(s) correta(s) é(são):
            • I, IV e V
            • I e III
            • II e IV
            • II e V
            • I e II
            • (18)(UFAM) O colesterol é um esteroide que constitui um dos principais grupos de lipídios. Com relação a esse tipo particular de lipídio, é correto afirmar que:
            • O colesterol é encontrado em alimentos tanto de origem animal como vegetal (por ex: manteigas, margarinas, óleos de soja, milho, etc.) uma vez que é derivado do metabolismo dos glicerídeos.
            • Na espécie humana, o excesso de colesterol aumenta a eficiência da passagem do sangue no interior dos vasos sanguíneos, acarretando a arteriosclerose.
            • O colesterol participa da composição química das membranas das células animais e é precursor dos hormônios sexuais masculino (testosterona) e feminino (estrógeno).
            • Nas células vegetais, o excesso de colesterol diminui a eficiência dos processos de transpiração celular e da fotossíntese.
            • O colesterol sempre é danoso ao organismo vivo seja ele animal ou vegetal.
            • (19)(PUC-RJ/2017) Sterna paradisaea, também conhecida como andorinha do ártico, é uma ave migratória que percorre aproximadamente 40.000 km a cada ano. A maior parte da energia requerida para uma ave realizar uma rota migratória de longa distância é armazenada sob a forma de:
            • glicogênio
            • gordura
            • proteína
            • carboidratos
            • ATP
            • (20)(ALBERT EINSTEIN/2019) Uma célula animal foi analisada ao microscópio, o que permitiu visualizar 4 cromossomos duplicados se deslocando para cada um dos polos da célula. Sabendo que a ploidia do animal é 2n = 8, a célula analisada encontra-se em
            • anáfase II da meiose.
            • metáfase da mitose.
            • anáfase da mitose.
            • anáfase I da meiose.
            • metáfase I da meiose
            • (21)Existem indivíduos que apresentam um número anormal de cromossomos em seu cariótipo. Isso ocorre devido a pequenas falhas no momento da separação dos cromossomos homólogos (meiose I) ou na separação das cromátides‐irmãs (meiose II). O zigoto portador dessa alteração no número de cromossomos dará origem, por mitose, às células embrionárias com alteração, que poderão impedir o seu desenvolvimento ou acarretar distúrbios ou síndromes no indivíduo. Essas falhas ocorrem em quais fases da meiose I e II, respectivamente?
            • Citocinese.
            • Prófase I e II.
            • Anáfase I e II.
            • Telófase I e II.
            • Metáfase I e II.
            • (22)(ALBERT EINSTEIN/2019) Uma célula animal foi analisada ao microscópio, o que permitiu visualizar 4 cromossomos duplicados se deslocando para cada um dos polos da célula. Sabendo que a ploidia do animal é 2n = 8, a célula analisada encontra-se em
            • anáfase II da meiose.
            • metáfase da mitose.
            • anáfase da mitose.
            • anáfase I da meiose.
            • metáfase I da meiose
            • (23)Existem indivíduos que apresentam um número anormal de cromossomos em seu cariótipo. Isso ocorre devido a pequenas falhas no momento da separação dos cromossomos homólogos (meiose I) ou na separação das cromátides‐irmãs (meiose II). O zigoto portador dessa alteração no número de cromossomos dará origem, por mitose, às células embrionárias com alteração, que poderão impedir o seu desenvolvimento ou acarretar distúrbios ou síndromes no indivíduo. Essas falhas ocorrem em quais fases da meiose I e II, respectivamente?
            • Citocinese.
            • Prófase I e II.
            • Anáfase I e II.
            • Telófase I e II.
            • Metáfase I e II.
            • (24)(UFRGS/2012) A membrana plasmática é uma estrutura que atua como limite externo da célula, permitindo que esta realize suas funções. Com relação à membrana plasmática, considere as afirmações abaixo. I. Sua estrutura molecular tem como componentes básicos lipídeos e proteínas. II. Os fosfolipídeos apresentam uma região hidrofílica que fica voltada para o ambiente não aquoso. III. O esteroide colesterol é um lipídio presente na membrana plasmática de células animais e vegetais. Quais estão corretas?
            • Apenas I
            • Apenas II
            • Apenas I e III
            • Apenas II e III
            • I, II e III
            • (25)A figura mostra um esquema da membrana plasmática. Em relação às moléculas que integram a membrana, é correto afirmar que a letra indicada por
            • K permite a identificação de moléculas.
            • P é formada exclusivamente por aminoácidos.
            • R é formada por monossacarídeos.
            • L pode permitir a passagem de algumas substâncias.
            • J possui uma região apolar e polar
            • (26)(FUVEST/2015) Nas figuras abaixo, estão esquematizadas células animais imersas em soluções salinas de concentrações diferentes. O sentido das setas indica o movimento de água para dentro ou para fora das células, e a espessura das setas indica o volume relativo de água que atravessa a membrana celular. A ordem correta das figuras, de acordo com a concentração crescente das soluções em que as células estão imersas, é:
            • I, II e III.
            • II, III e I.
            • III, I e II.
            • II, I e III.
            • III, II e I.
            • (27)A figura mostra uma célula numa fase da mitose. img1 A fase mitótica retratada na figura é denominada
            • interfase.
            • prófase.
            • metáfase.
            • anáfase.
            • telófase.
            • (28)(Colégio Naval/2017) A divisão celular é o processo que ocorre nos seres vivos por meio do qual uma célula, chamada célula-mãe, divide-se em células-filhas, com informações genéticas relativas à espécie. Dependendo do tipo de célula, esta se dividirá por mitose ou por meiose, eventos complexos que fazem parte do ciclo celular. A mitose é importante por diversos motivos, EXCETO porque
            • substitui as células mortas por outras novas.
            • regenera as partes lesadas do organismo.
            • as células-filhas são geneticamente diferentes da célula-mãe.
            • são as células somáticas que fazem esse tipo de divisão celular.
            • ocorre tanto com células haploides quanto com células diploides.
            • (29)(Unifagoc/2020 – Medicina) Analise a imagem a seguir. img1 É correto afirmar que se trata da seguinte etapa do ciclo celular:
            • Intérfase.
            • Prófase da mitose.
            • Anáfase da meiose.
            • Metáfase da mitose.
            • (30)Durante uma aula de campo no maciço de Baturité, os alunos pararam para descansar e almoçar, enquanto isso, o professor aproveitou para olhar a bela paisagem e refletir: A vida leva e traz, A vida faz e refaz, Será que quer achar Sua expressão mais simples? Nisto os alunos que estavam ali próximos do professor, perguntam o que realmente ele quis dizer com tais palavras. Sabendo do assunto, você compreende que os versos de autoria do professor podem ser traduzidos, no âmbito da Biologia, para os diversos ecossistemas existentes. Neles, os seres vivos ocupam diferentes nichos, participando do ciclo da matéria. Dentre os seres abaixo relacionados, aqueles que devolvem a matéria à sua expressão mais simples, para reiniciar o ciclo, são os
            • produtores.
            • herbívoros.
            • decompositores.
            • consumidores de 3º ordem.
            • consumidores de 4º ordem
                                                                    • Língua portuguesa

                                                                    • (1)Qual da palavra abaixo está escrita CORRETAMENTE, segundo novo acordo ortográfico?
                                                                    • Pára (verbo).
                                                                    • Enjôo
                                                                    • Lêem
                                                                    • Alcateia
                                                                    • (2)Em relação ao hífen, segundo o novo acordo ortográfico está correta a palavra:
                                                                    • Semi-analfabeto
                                                                    • Neo-realismo
                                                                    • Micro-ondas
                                                                    • Re-editar
                                                                    • (3)Em relação a fonologia e seus conceitos, é correto afirmar que:
                                                                    • Letras e fonemas apresentam conceitos semelhantes.
                                                                    • Fonema é a representação gráfica da letra.
                                                                    • Fonema é a unidade mínima sonora que é capaz de estabelecer diferenciação entre um vocábulo e outro.
                                                                    • Fonologia é a parte da gramatica que estuda a letra apenas.
                                                                    • (4)A palavra engatilhar apresenta quantos fonemas?
                                                                    • 5
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                                                                    • 5
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                                                                    • Também conhecidas como variações sociais, são tipos de variações linguísticas que ocorrem em virtude da convivência entre determinados grupos sociais que, por questões culturais, preferências, atividades ou profissões em comum adotam um linguajar próprio.
                                                                    • É caracterizada por seu dinamismo próprio, acarretando alterações na maneira de escrever, no significado de determinadas palavras e até mesmo no emprego delas.
                                                                    • Mais conhecidas como variações situacionais, elas ocorrem em função do contexto comunicativo, influenciando e determinando a maneira como as pessoas se dirigem ao interlocutor, adotando uma linguagem formal ou informal.
                                                                    • Também chamada de variação geográfica ou regional, consiste numa variação ocorrida quando a mesma Língua é falada de forma diferente, a depender de determinada localidade
                                                                    • (7)Sobre os tipos de variações linguísticas, é CORRETO afirmar que:
                                                                    • Dialetos: particularidades linguísticas de determinada região.
                                                                    • Regionalismo: variações regionais ou sociais de uma língua.
                                                                    • Socioletos: variantes da língua utilizadas por determinado grupo social.
                                                                    • Dialetos: expressões populares utilizadas por determinado grupo social.

                                                                    INDIQUE E GANHE + 30 DIAS

                                                                    *Você ganhará 30 dias a mais de acesso à nossa plataforma assim que qualquer colega que você indicou fizer matrícula em nosso curso

                                                                    Por favor aguarde!

                                                                    Redação corrigida!

                                                                    Atenção, sua redação foi corrigida clique aqui para verificar.

                                                                    Salvar na minha galeria

                                                                    Confira abaixo o acesso de seus cursos

                                                                    Você realmente deseja excluir?

                                                                    Configurações da lista






































                                                                    Gerador de simulados

                                                                    Através do formúlario abaixo é possível gerar novos simulados agendados.

                                                                    Link para consulta: https://cursomeds.com.br/cursos/mentoria/