(1)(MacKenzie – SP) Usado como solvente de vernizes, o etanoato de etila é um éster que, ao reagir com a água, fornece etanol (H3C—CH2—OH) e ácido etanoico (H3C—COOH).
A fórmula molecular desse solvente é
C4H8O2.
C2H6O3.
C2H4O2.
C4H10O3.
C2H6O.
(2)(ACAFE)
Quantos elétrons existem em 24g da espécie química (SO4)2–?
7,2×1024 elétrons
6,9×1024 elétrons
7,5×1024 elétrons
6,6×1024 elétrons
(3)(UNIFACE)
Durante o processo de fermentação das uvas, seus açúcares são transformados em etanol. Esse processo pode ser representado pela equação:
C6H12O6 2 C2H5OH + 2 CO2
Considerando que a reação tenha rendimento total, a massa de açúcar necessária para sintetizar 414 g de etanol é próxima de
1 656 g.
810 g.
552 g.
108 g.
40 g.
(4)(PUC RS) Considere as informações e as equações a seguir, que representam reações de neutralização total. O papel tornassol é um indicador ácido-base bastante utilizado. Como sua faixa de viragem é ampla, ele só é usado para indicar se a solução é ácida (quando fica vermelho) ou se é básica (quando fica azul).
Equações:
I. CH3COOH(aq) + NaOH(aq) → CH3COONa(aq0 + H2O(l)
II. Ba(OH)2(aq) + 2HNO3(aq) → Ba(NO3)2(aq) _ H20(l)
III. NH4OH(aq) → NH4Cl(aq) + H2O(l)
O papel tornassol ficará azul em contato com a solução resultante, na(s) reação(ões)
I.
II.
III.
I e II.
I, II e III.
(5)(UFRGS)
A levedura Saccharomyces cerevisiae é responsável por transformar o caldo de cana em etanol. Modificações genéticas permitem que esse micro-organismo secrete uma substância chamada farneseno, em vez de etanol. O processo produz, então, um combustível derivado da cana-deaçúcar, com todas as propriedades essenciais do diesel de petróleo, com as vantagens de ser renovável e não conter enxofre.
img1
Considere as seguintes afirmações a respeito do farneseno.
I. A fórmula molecular do farneseno é C16H24.
II. O farneseno é um hidrocarboneto acíclico insaturado.
III. O farneseno apresenta apenas um único carbono secundário.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas II.
Apenas III.
Apenas I e II.
I, II e III.
(6)(UERN)
“A morfina é uma substância narcótica e sintética (produzida em laboratório), derivada do ópio retirado do leite da papoula. Com uma grande utilidade na medicina, a morfina é usada como analgésico em casos extremos, como traumas, partos, dores pós-operativas, graves queimaduras etc.”
img1
Com relação à morfina, é correto afirmar que
possui 4 carbonos secundários.
não possui carbono quartenário.
sua fórmula molecular é C17H19NO3.
possui 5 carbonos com hibridação sp2.
(7)MEDS)
Cicloalcanos ou simplesmente ciclanos são hidrocarbonetos saturados alicíclicos. Por serem hidrocarbonetos
apresentam caráter apolar e portanto baixa solubilidade em solventes polares, como a água. O ciclano de menor massa molar apresenta um número de átomos de carbono igual a
3
4
5
6
7
(8)(MEDS)
Hidroxicloroquina é um fármaco usado na prevenção e tratamento de malária sensível à cloroquina. Entre outras aplicações, pode ser usada no tratamento de artrite reumatoide, lúpus eritematoso, porfiria cutânea tarda, febre Q e doenças fotossensíveis. A fórmula estrutural da hidroxicloroquina é apresentada abaixo.
img1
Após a análise da estrutura da hidroxicloroquina, pode-se afirmar que as funções presentes nesse composto são
Amina, haleto e álcool.
Amina, haleto e aldeído.
Amida, haleto e enol.
Amida, haleto e álcool.
Amina, haleto e enol.
(9)(UFV)
A aspoxicilina, abaixo representada, é uma substância utilizada no tratamento de infecções bacterianas.
img1
As funções 1, 2, 3 e 4 marcadas na estrutura são, respectivamente:
amida, fenol, amina, ácido carboxílico.
amida, amina, álcool, éster.
amina, fenol, amida, aldeído.
amina, álcool, nitrila, ácido carboxílico.
amida, nitrila, fenol, éster.
(10)(UEG)
A vitamina B5 é obtida em alimentos. Ela é necessária ao desenvolvimento do sistema nervoso central, bem como na transformação de açúcares e gorduras em energia. Regula o funcionamento das supra-renais. A carência dessa vitamina causa dermatites, úlceras e distúrbios degenerativos do sistema nervoso.
Marque a alternativa que contém os grupos funcionais presentes na molécula da vitamina B5:
Ácido carboxílico, álcool e amida.
Álcool, amina e ácido carboxílico.
Álcool, amina e cetona.
Ácido carboxílico, amina e cetona.
Álcool, aldeído e amina.
(11)(EFOA)
As estruturas abaixo representam algumas substâncias usadas em protetores solares.
img1
A função que NÃO está presente em nenhuma dessas estruturas é:
cetona.
éter.
éster.
amina.
álcool.
(12)(UDESC)
Observe as moléculas abaixo.
img1
Assinale a alternativa correta.
As moléculas I e III são isômeros de cadeia, assim como as moléculas II e III.
As moléculas I e II são isômeros de posição e I e III são isômeros de função.
As moléculas I e III são isômeros de posição.
As moléculas II e III não são isômeros.
As moléculas I e II são isômeros de cadeia e II e III são isômeros de função.
(13)(MEDS)
O ácido láctico ou lático, é um composto orgânico de função mista ácido carboxílico - álcool que apresenta fórmula molecular C₃H₆O₃ e estrutural CH₃ - CH - COOH. Participa de vários processos bioquímicos, e o lactato é a forma ionizada deste ácido.
img1
Analisando a estrutura do ácido lático, onúmero possível de isômeros ópticos que esse composto apresenta é
1
2
4
8
16
(14)(MEDS)
As reações apresentadas abaixo são as principais reações orgânicas que podem ocorrer com compostos aromáticos. Devido a alta estabilidade causada pela ressonância das ligações duplas, compostos aromáticos, quando reagem, mantém sua estrutura principal intacta, consequentemente mantendo sua estabilidade.
img1
As reações que ocorreram com o benzeno são , respectivamente, reações de
Adição e adição
Adição e substituição
Substituição e substituição
Substituição e adição
(15)(UFPR)
O salicilato de metila é um produto natural amplamente utilizado como analgésico tópico para alívio de dores musculares, contusões etc. Esse composto também pode ser obtido por via sintética a partir da reação entre o ácido salicílico e metanol, conforme o esquema abaixo:
*Me = metil
img1
A reação esquematizada é classificada como uma reação de:
esterificação.
hidrólise.
redução.
pirólise.
desidratação.
(16)(PUCRIO)
O incêndio na Usina Nuclear de Fukushima, no Japão, após o tsunami do dia 11 de março de 2011, reacendeu as discussões internacionais sobre a sustentabilidade desse tipo de energia.
Os defensores da produção de energia nuclear afirmam que uma das suas vantagens é:
a necessidade nula de armazenamento de resíduos radioativos.
o menor custo quando comparado às demais fontes de energia.
a baixa produção de resíduos emissores de radioatividade.
o reduzido grau de interferência nos ecossistemas locais.
a contribuição zero para o efeito de estufa global.
(17)(MEDS)
Considerando a coleta seletiva como mecanismo voltado para a educação ambiental, é importante envolver a participação do público, levando a ele informações sobre programas de reciclagem, pois tal ação propiciará a aprendizagem do cidadão no que diz respeito ao seu papel como gerador de resíduos. Essas ações devem atingir escolas, repartições públicas, escritórios, fábricas e todos os outros locais onde o cidadão gere resíduo. Um dos princípios básicos da educação ambiental quanto ao gerenciamento de resíduos é o conceito dos três “Rs”.
Com base nessas informações, numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, relacionando os três “Rs” à sua respectiva definição. COLUNA I 1. Reduzir
2. Reutilizar
3. Reciclar COLUNA II ( ) Separar os materiais para a coleta seletiva, quando não for possível combater o excesso de consumo ou dar nova aplicabilidade a eles.
( ) Usar embalagens retornáveis e dar nova aplicabilidade a embalagens descartáveis.
( ) Combater o desperdício e preservar os recursos naturais. Assinale a sequência correta.
2, 1, 2003
1, 3, 2002
3, 2, 2001
) 2, 3, 1
(18)(ESA)
Importância e vantagens da reciclagem
A segunda metade do século XX foi marcada pelo surgimento de uma série de produtos que contribuíram para a praticidade do nosso cotidiano. A ascensão da indústria de materiais descartáveis foi uma das protagonistas desse desenvolvimento como, por exemplo, a invenção do PET (Politereftalato de etileno). Inicialmente empregado na indústria têxtil, esse tipo de plástico logo revolucionou o setor de armazenamento e transporte de alimentos e bebidas, com as vantagens de ser inquebrável, leve e de fácil manuseio – substituindo o vidro, pesado e frágil.
O consumo em grande escala dos plásticos gerou um problema em relação ao meio ambiente: o descarte desses resíduos. Nas últimas décadas, instituições defensoras da sustentabilidade passaram a pressionar os governos e as indústrias por posturas mais responsáveis: o crescimento econômico em detrimento do meio ambiente virou objeto de pesquisa de cientistas, tomou as manchetes das revistas especializadas e dos jornais e ganhou o apelo da população.
O fim do uso de materiais descartáveis é inviável, tampouco os ambientalistas clamam por isso. O desenvolvimento sustentável consiste em 3Rs: reduzir, reutilizar e reciclar. A indústria fica encarregada da terceira etapa. O processo de reciclagem não só preserva o meio ambiente, mas também gera riquezas e reduz os custos de produção das empresas que investem na prática, além de promover o marketing social de “empresa eco-friendly” ou “empresa verde” (amigável ao meio ambiente).
(Disponível em: https://www.simperj.org.br/blog/2018/09/27/a-importancia-e-vantagens-da-reciclagem. Acesso em 13 jun. 2019. Adaptado.)
Segundo o texto, a praticidade do cotidiano atual deve-se, em especial, à:
Escalada da indústria de materiais descartáveis.
Produção de embalagens sustentáveis.
Redução dos custos de produção, pois o PET é mais barato que o vidro, por exemplo.
Facilidade de armazenamento dos produtos.
Substituição de manufaturas por produtos da indústria de base.
(19)COMAFEN)
Os 3 Rs da sustentabilidade (Reduzir, Reutilizar e Reciclar) são ações práticas que visam minimizar o desperdício de materiais e produtos, além de poupar a natureza da extração inesgotável de recursos. Com relação aos 3 Rs, assinale a alternativa CORRETA quanto ao conceito da ação.
Reciclar é reaproveitar na mesma função ou em diversas outras possibilidades de uso.
A reutilização envolve o processamento de um material com sua transformação física ou química, seja para sua reutilização sob a forma original ou como matéria-prima para a produção de novos materiais com finalidades diversas.
Reduzir consiste em ações que visem à diminuição da geração de resíduos, seja por meio da minimização na fonte ou por meio da redução do desperdício.
Nenhuma das alternativas anteriores está correta.
(20)(ENEM 2010) O fósforo, geralmente representado pelo ion de fosfato
(PO4 3-), é um ingrediente insubstituível da vida, já que
é parte constituinte das membranas celulares e das
moléculas do DNA e do trifosfato de adenosina (ATP),
principal forma de armazenamento de energia das
células. O fósforo utilizado nos fertilizantes agrícolas
é extraído de minas, cujas reservas estão cada vez
mais escassas. Certas práticas agrícolas aceleram a
erosão do solo, provocando o transporte de fósforo para
sistemas aquáticos, que fica imobilizado nas rochas.
Ainda, a colheita das lavouras e o transporte dos restos
alimentares para os lixões diminuem a disponibilidade
dos íons no solo. Tais fatores têm ameaçado a
sustentabilidade desse íon.
Uma medida que amenizaria esse problema seria:
Incentivar a reciclagem de resíduos biológicos,
utilizando dejetos animais e restos de culturas para
produção de adubo.
Repor o estoque retirado das minas com um ion
sintético de fósforo para garantir o abastecimento da
indústria de fertilizantes.
Aumentar a importação de íons fosfato dos países
ricos para suprir as exigências das indústrias
nacionais de fertilizantes.
Substituir o fósforo dos fertilizantes por outro
elemento com a mesma função para suprir as
necessidades do uso de seus ions.
Proibir, por meio de lei federal, o uso de fertilizantes
com fósforo pelos agricultores, para diminuir sua
extração das reservas naturais.
(21)(ENEM 2010) No ano de 2004, diversas mortes de animais por
envenenamento no zoológico de São Paulo foram
evidenciadas. Estudos técnicos apontam suspeita de
intoxicação por monofluoracetato de sódio, conhecido
como composto 1080 e ilegalmente comercializado como
raticida. O monofluoracetato de sódio é um derivado
do ácido monofluoracético e age no organismo dos
mamíferos bloqueando o ciclo de Krebs, que pode levar
à parada da respiração celular oxidativa e ao acúmulo de
amônia na circulação
Img1
o monofluoracetato de sódio pode ser obtido pela:
desidratação do ácido monofluoracético, com
liberação de água.
hidrólise do ácido monofluoracético, sem formação
de água.
perda de íons hidroxila do ácido monofluoracético,
com liberação de hidróxido de sódio.
neutralização do ácido monofluoracético usando
hidróxido de sódio, com liberação de água.
substituição dos ſons hidrogênio por sódio na
estrutura do ácido monofluoracético, sem formação
de água.
(22)(ENEM 2010) O lixão que recebia 130 toneladas de lixo e contaminava
a região com o seu chorume (líquido derivado da
decomposição de compostos orgânicos) foi recuperado,
transformando-se em um aterro sanitário controlado,
mudando a qualidade de vida e a paisagem e
proporcionando condições dignas de trabalho para os
que dele subsistiam.
Revista Promoção da Saúde da Secretaria de Políticas de Saúde
Ano 1. n°4 dez. 2000 (adaptado),
Quais procedimentos técnicos tornam o aterro sanitário
mais vantajoso que o lixão, em relação às problemáticas
abordadas no texto?
lixo é recolhido e incinerado pela combustão a
altas temperaturas.
o lixo hospitalar é separado para ser enterrado e
sobre ele, colocada cal virgem.
lixo orgânico e inorgânico é encoberto, e o chorume
canalizado para ser tratado e neutralizado.
O lixo orgânico é completamente separado do lixo
inorgânico, evitando a formação de chorume.
o lixo industrial é separado e acondicionado de
forma adequada, formando uma bolsa de residuos.
(23)(ENEM 2011) No processo de industrialização da mamona, além
do óleo que contém vários ácidos graxos, é obtida uma
massa orgânica, conhecida como torta de mamona.
Esta massa tem potencial para ser utilizada como
fertilizante para o solo e como complemento em rações
animais devido a seu elevado valor proteico. No entanto,
a torta apresenta compostos tóxicos e alergênicos
diferentemente do óleo da mamona. Para que a torta
possa ser utilizada na alimentação animal, é necessário
um processo de descontaminação.
Revista Quimica Nova na Escola. V. 32, n1, 2010 (adaptado).
A característica presente nas substâncias tóxicas e
alergênicas, que inviabiliza sua solubilização no óleo de
mamona, é a
Alipofilia.
hidrofilia.
hipocromia.
cromatofilia.
hiperpolarização.
(24)(ENEM 2011) Segundo dados do Balanço Energético Nacional
de 2008, do Ministério das Minas e Energia, a matriz
energética brasileira é composta por hidrelétrica (80%),
termelétrica (19,9%) e eólica (0,1%). Nas termelétricas,
esse percentual é dividido conforme o combustível
usado, sendo: gás natural (6,6%), biomassa (5,3%),
derivados de petróleo (3,3%), energia nuclear (3,1%) e
carvão mineral (1,6%). Com a geração de eletricidade
da biomassa, pode-se considerar que ocorre uma
compensação do carbono liberado na queima do material
vegetal pela absorção desse elemento no crescimento
das plantas. Entretanto, estudos indicam que as
emissões de metano (CH) das hidrelétricas podem ser
comparáveis às emissões de CO, das termelétricas.
MORET, A. S.; FERREIRA, L.A. As hidrelétricas do Rio Madeira e os impactos socioambientals
da eletrificação no Brasil. Revista Ciencia Hoje. V. 45, n. 265, 2009 (adaptado).
No Brasil, em termos do impacto das fontes de energia
no crescimento do efeito estufa, quanto à emissão
de gases, as hidrelétricas seriam consideradas como
uma fonte
limpa de energia, contribuindo para minimizar os
efeitos deste fenômeno.
eficaz de energia, tomando-se o percentual de oferta
e os benefícios verificados.
limpa de energia, não afetando ou alterando os
níveis dos gases do efeito estufa.
poluidora, colaborando com níveis altos de gases de
efeito estufa em função de seu potencial de oferta.
alternativa, tomando-se por referência a grande
emissão de gases de efeito estufa das demais
fontes geradoras.
(25)(ENEM 2011) Um dos processos usados no tratamento do lixo é a
incineração, que apresenta vantagens e desvantagens.
Em São Paulo, por exemplo, o lixo é queimado a altas
temperaturas e parte da energia liberada é transformada
em energia elétrica. No entanto, a incineração provoca a
emissão de poluentes na atmosfera.
Uma forma de minimizar a desvantagem da incineração,
destacada no texto, é
aumentar o volume do lixo incinerado para aumentar
a produção de energia elétrica.
fomentar o uso de filtros nas chaminés dos
incineradores para diminuir a poluição do ar.
aumentar o volume do lixo para baratear os custos
operacionais relacionados ao processo.
fomentar a coleta seletiva de lixo nas cidades para
aumentar o volume de lixo incinerado.
diminuir a temperatura de incineração do lixo para
produzir maior quantidade de energia elétrica.
(26)(ENEM 2012) Pesticidas são contaminantes ambientais
altamente tóxicos aos seres vivos e, geralmente,
com grande persistência ambiental. A busca por
novas formas de eliminação dos pesticidas tem
aumentado nos últimos anos, uma vez que as
técnicas atuais são economicamente dispendiosas e
paliativas. A biorremediação de pesticidas utilizando
microrganismos tem se mostrado uma técnica muito
promissora para essa finalidade, por apresentar
vantagens econômicas e ambientais.
Para ser utilizado nesta técnica promissora, um
microrganismo deve ser capaz de
transferir o contaminante do solo para a água.
absorver o contaminante sem alterá-lo quimicamente.
apresentar alta taxa de mutação ao longo das gerações.
estimular o sistema imunológico do homem contra o
contaminante.
metabolizar o contaminante, liberando subprodutos
menos tóxicos ou atóxicos.
(27)(ENEM 2012) Para diminuir o acúmulo de lixo e o desperdício
de materiais de valor econômico e, assim, reduzir a
exploração de recursos naturais, adotou-se, em escala
internacional, a política dos três erres: Redução,
Reutilização e Reciclagem.
Um exemplo de reciclagem é a utilização de
garrafas de vidro retornáveis para cerveja ou
refrigerante.
latas de alumínio como material para fabricação de
lingotes.
sacos plásticos de supermercado como
acondicionantes de lixo caseiro.
embalagens plásticas vazias e limpas para
acondicionar outros alimentos.
garrafas PET recortadas em tiras para fabricação de
cerdas de vassouras.
(28)(ENEM 2012) A produção mundial de alimentos poderia se
reduzir a 40% da atual sem a aplicação de controle
sobre as pragas agrícolas. Por outro lado, o uso
frequente dos agrotóxicos pode causar contaminação
em solos, águas superficiais e subterrâneas, atmosfera
e alimentos. Os biopesticidas, tais como a piretrina e
a coronopilina, têm sido uma alternativa na diminuição
dos prejuízos econômicos, sociais e ambientais
gerados pelos agrotóxicos.
IMG1
Identifique as funções orgânicas presentes
simultaneamente nas estruturas dos dois biopesticidas
apresentados:
Éter e éster.
Cetona e éster.
Álcool e cetona.
Aldeído e cetona.
Éter e ácido carboxílico.
(29)(ENEM 2012) A própolis é um produto natural conhecido por suas
propriedades anti-inflamatórias e cicatrizantes. Esse
material contém mais de 200 compostos identificados até
o momento. Dentre eles, alguns são de estrutura simples,
como é o caso do C6H5CO2CH2CH3, cuja estrutura está
mostrada a seguir.
IMG1
O ácido carboxílico e o álcool capazes de produzir o
éster em apreço por meio da reação de esterificação são,
respectivamente,
ácido benzoico e etanol.
ácido propanoico e hexanol.
ácido fenilacético e metanol.
ácido propiônico e cicloexanol.
ácido acético e álcool benzílico.
(30)(ENEM 2013) Química Verde pode ser definida como a criação, o
desenvolvimento e a aplicação de produtos e processos
químicos para reduzir ou eliminar o uso e a geração de
substâncias nocivas à saúde humana e ao ambiente.
Sabe-se que algumas fontes energéticas desenvolvidas
pelo homem exercem, ou têm potencial para exercer, em
algum nível, impactos ambientais negativos.
CORRÊA, A. G.; ZUIN, V. G. (Orgs.). Química Verde: fundamentos e aplicações.
São Carlos: EdUFSCar, 2009.
À luz da Química Verde, métodos devem ser
desenvolvidos para eliminar ou reduzir a poluição do ar
causada especialmente pelas
hidrelétricas.
termelétricas.
usinas geotérmicas.
fontes de energia solar.
fontes de energia eólica.
Biologia
(1)(FMP/2019) A mutação conhecida como 35delG que ocorre no gene conexina 26, encontrado no braço longo do cromossomo 13, é responsável pela surdez congênita. Esse locus é conhecido como hot spot (ponto quente) do gene, um lugar suscetível a alterações, provavelmente por causa da repetição da base guanina.
A base nitrogenada que se repete no gene conexina 26 é
exclusiva do ácido desoxirribonucleico
presa ao fosfato do DNA por ligações fosfodiéster
classificada como púrica ou purina
unida à base adenina por duas ligações de hidrogênio
complementar à base uracila
(2)(G1 - ifce 2014) Os seres vivos são formados, quimicamente, por dois grandes grupos de compostos: orgânicos e inorgânicos. Os minerais, inorgânicos, desempenham funções importantíssimas para o ser vivo e a deficiência de alguns deles, no corpo humano, pode causar diversas doenças e prejuízos à saúde. O mineral, que é responsável pela constituição da hemoglobina e está relacionado ao transporte do O2 pelo sangue, cuja deficiência pode causar a doença conhecida como anemia, é o
fósforo.
iodo.
sódio.
potássio.
ferro.
(3)Quando se fala em bactérias, as pessoas, de um modo geral, associam-nas quase que instantaneamente à problemas e doenças. Entretanto, sabe-se que muitas bactérias desempenham papéis importantíssimos em níveis ecológicos e também no que diz respeito à fisiologia humana, indústria etc. Acerca da importância das bactérias, é correto afirmar que:
Apesar de serem muito utilizadas em engenharia genética, não é possível se obter produtos com uso de bactérias.
Muitas bactérias contribuem para a reciclagem de nutrientes dos ecossistemas por meio da decomposição.
A indústria de laticínios utiliza bactérias capazes de realizar fermentação alcoólica.
As bactérias patogênicas presentes no intestino humano atuam no bom funcionamento do metabolismo digestivo.
Algumas bactérias são fundamentais no cliclo do nitrogênio, como as que se associam às folhas de gramíneas.
(4)As plantas terrestres, que tiveram como predecessores as algas verdes, passaram por uma evolução funcional, ou seja, para conquistarem o ambiente terrestre, as plantas precisaram se adaptar às suas novas condições de vida. Assim, desenvolveram estruturas que determinaram o surgimento de grupos vegetais representados no cladograma abaixo.
img1
As estruturas que correspondem às letras X, Y e Z, assinaladas no cladograma, são, respectivamente,
vasos condutores; flor e fruto; semente.
semente; vasos condutores; flor e fruto.
vasos condutores; semente; flor e fruto.
semente; flor e fruto; vasos condutores.
tubo polínico; estróbilo; fruto.
(5)A figura abaixo mostra uma flor de angiosperma.
img1
AMABIS, José Mariano & MARTHO, Gilberto Rodrigues. Biologia dos Organismos, v.2, São Paulo: Moderna, 1999, p. 137
Essa flor é
hermafrodita e poderá produzir um fruto com várias sementes.
hermafrodita e poderá produzir vários frutos, cada um com uma semente.
somente feminina e poderá produzir um fruto com várias sementes.
somente feminina e poderá produzir vários frutos, cada um com uma semente.
somente masculina e não poderá produzir frutos.
(6)A respeito do reino Plantae em geral, assinale a alternativa correta.
É de se esperar que as flores de plantas, cuja polinização se dá por meio da anemofilia, sejam vistosas e possuam filetes longos e flexíveis.
Oriunda do desenvolvimento do ovário (estimulado por hormônios liberados pelas sementes em formação), a pera é um fruto típico de regiões temperadas, embora possa ser encontrada em países tropicais como o Brasil.
As araucárias, representantes das angiospermas, são dioicas, o que significa que certo indivíduo dessa espécie produz flores apenas com elementos masculinos ou apenas com elementos femininos.
O crescimento do tubo polínico (gametófito masculino), exclusivamente nas angiospermas e gimnospermas, permitiu a conquista efetiva do meio terrestre, uma vez que a reprodução não mais dependia da presença de água.
Batata inglesa, gengibre e cenoura são exemplos de caules que são comumente confundidos com raízes. O que os caracteriza como caule é a presença de gemas laterais, geralmente visualizados como "pequenos pontinhos" na sua superfície.
(7)(Ufjf-pism 2 2020) Ao longo do desenvolvimento dos diferentes grupos de plantas, observamos algumas alterações que culminaram no surgimento das angiospermas. Com relação a esse grupo vegetal e seu ciclo de vida, é CORRETO afirmar que:
O desenvolvimento do fruto, a partir do ovário, contribuiu para uma maior dispersão das sementes, originadas a partir do óvulo, possibilitando-lhes alcançar lugares distantes dos indivíduos que as produzem.
O desenvolvimento da semente, caráter exclusivo das angiospermas, é um aspecto evolutivo importante com a função de proteger o embrião quando as sementes são liberadas ao ambiente externo.
A dupla fecundação, caráter compartilhado com as gimnospermas, permite a formação do embrião e de um tecido de reserva haploide que nutrirá o embrião durante o seu desenvolvimento.
As peças florais como sépalas e pétalas são os esporófilos responsáveis pela formação do megásporo e do micrósporo, respectivamente.
A polinização e a dispersão dos frutos pelo vento são fenômenos que ocorrem somente nas angiospermas e explicam a baixa diversidade biológica e a restrita distribuição geográfica das espécies desse grupo.
(8)São características exclusivas das bactérias:
Clorofila mitocondrial e ausência de carioteca.
Fragmentos plasmidiais e parede de celulose.
Respiração anaeróbia e fixação de nitrogênio.
DNA circular e parede celular de peptidioglicano.
Ribossomos aderidos ao retículo endoplasmático e fotorespiração.
(9)(G1 - col. naval 2020) O albinismo é uma característica genética caracterizada pela ausência total ou parcial de melanina, fazendo com que os indivíduos apresentem pele muito clara e rosada, cabelos brancos ou amarelados e olhos azuis ou avermelhados. Essa característica é uma anomalia genética recessiva. Um homem albino se casa com uma mulher com cor de pele normal e tem quatro filhos, conforme o heredograma abaixo.
img 1
Com base no heredograma, é correto afirmar que:
todos os filhos do indivíduo II.3 receberão o gene para albinismo.
o genótipo do indivíduo II.1 é totalmente dominante AA.
o indivíduo II.1 doará sempre um gene dominante para seu descendente.
todos os filhos do indivíduo II.4 terão cor de pele albina.
o indivíduo II.2 possui genótipo homozigoto dominante.
(10)(Ufjf-pism 3 2015) A Doença de Gaucher é uma lipidose causada pela deficiência da enzima glucocerebrosidase com acumulação secundária de glucocerebrosídeos nas células retículo-endoteliais. O início dos sintomas ocorre na infância e na adolescência e manifestam-se, geralmente, com esplenomegalia e hiperesplenismo, sendo o acometimento ósseo e pulmonar menos comuns. O padrão de herança dessa doença é autossômica recessiva.
Com base no padrão de herança mencionado, assinale a alternativa CORRETA.
A presença de apenas um alelo com defeito é necessária para que a pessoa manifeste a doença.
Os genitores de um indivíduo afetado têm probabilidade de de gerar outro filho afetado.
Afeta somente o sexo masculino, sendo as mães apenas portadoras.
A gravidade da doença depende, exclusivamente, da penetrância e expressividade.
O fenótipo é expresso da mesma maneira, tanto em homozigotos quanto em heterozigotos.
(11)Para que a célula possa transportar, para seu interior, o colesterol da circulação sanguínea, é necessária a presença de uma determinada proteína em sua membrana. Existem mutações no gene responsável pela síntese dessa proteína que impedem a sua produção. Quando um homem ou uma mulher possui uma dessas mutações, mesmo tendo também um alelo normal, apresenta hipercolesterolemia, ou seja, aumento do nível de colesterol no sangue.
A hipercolesterolemia devida a essa mutação tem, portanto, herança
autossômica dominante.
autossômica recessiva.
ligada ao X dominante.
ligada ao X recessiva.
autossômica codominante.
(12)Alianças com os micro-organismos
Diversidade microbiana facilita a resolução de problemas ambientais e a
busca de medicamentos
Pesquisadores do Centro de Energia Nuclear de Agricultura (CENA) da Universidade de São Paulo (USP) isolaram três linhagens de bactérias, dos gêneros Burkholderia, Pseudomonas e Arthrobacter, capazes de decompor hidrocarbonetos aromáticos como o diesel, abrindo perspectivas de uso para despoluição ambiental ou industrial.
Desde a década de 1940, [...] os micro-organismos têm sido úteis para produzir medicamentos. A estreptomicina, isolada da cultura de uma bactéria de solo, a Streptomyces griseus, [...] era uma possibilidade atraente para o tratamento de tuberculose, sobre a qual a penicilina não atuava, embora apresentasse uma toxicidade alta. Outra espécie, a Streptomyces aerofaciens, forneceu a aeromicina, de menor toxicidade, que um grupo de médicos de Nova York testou em 35 pessoas com linfogranuloma venéreo, uma doença sexualmente transmissível de origem bacteriana, com resultados que consideraram excelentes. Entretanto, um levantamento da Organização Mundial de Saúde em 114 países indicou que a resistência de bactérias a antibióticos é, atualmente, um fenômeno global.
Disponível em: . Acesso em: 30 dez. 2014. (adaptado)
Com relação a esses micro-organismos, aos problemas ambientais acarretados por eles e ao desenvolvimento de linhagens bacterianas resistentes aos antibióticos referidos no texto, pode-se afirmar que
o reconhecimento de novos hábitats e de novas espécies de micro-organismos está facilitando a aplicação de micro-organismos para resolver problemas ambientais ou identificar potenciais medicamentos novos.
mutações gênicas ocorrem nas bactérias para adaptá-las aos antibióticos, de modo que a resistência é transmitida a seus descendentes.
o uso indiscriminado de antibióticos não compromete as infecções resistentes, pois os excessos de antibióticos promovem quebras cromossômicas no organismo doente, aumentando sua resistência natural.
todas as espécies de bactérias transformam os produtos encontrados no petróleo em subprodutos inócuos ao ambiente, através da biorremediação.
as variedades de bactérias antes inócuas adquirem resistência apenas a alguns antibióticos, e, portanto, não constituem um fenômeno global, pois a combinação de antibióticos é a melhor arma para enfrentá-las.
(13)(Uece 2019) Um dos conceitos utilizados para a compreensão de genética diz que a propriedade de um alelo de produzir o mesmo fenótipo tanto em condição homozigótica quanto em condição heterozigótica é causada por um gene
homozigoto.
dominante.
recessivo.
autossomo.
(14)(Unicamp 2018) Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas nas definições a seguir.
(i) __________ é o conjunto de toda a informação genética de um organismo.
(ii) __________ é um trecho do material genético que fornece instruções para a fabricação de um produto gênico.
(iii) __________ é a constituição de alelos que um indivíduo possui em um determinado loco gênico.
(iv) __________ é a correspondência que existe entre códons e aminoácidos, relativa a uma sequência codificadora no DNA.
(i) Código genético; (ii) Alelo; (iii) Homozigoto; (iv) Gene.
(i) Genoma; (ii) Gene; (iii) Genótipo; (iv) Código genético.
(i) Código genético; (ii) DNA; (iii) Genótipo; (iv) tRNA.
(i) Genoma; (ii) Código genético; (iii) Homozigoto; (iv) tRNA.
(15)(Ufrgs 2017) O conjunto de fenótipos possíveis, a partir de um determinado genótipo sob diferentes condições ambientais, é denominado
adaptação individual.
seleção sexual.
homeostasia.
pleiotropia.
norma de reação.
(16)O armazenamento de lipídeos é vantajoso sobre o de carboidratos pelo fato de os primeiros terem a característica de serem:
isolantes elétricos.
pouco biodegradáveis.
saturados de hidrogênios.
majoritariamente hidrofóbicos.
(17)(UFPel) Os lipídeos são moléculas apolares que não se dissolvem em solventes polares como a água. Com relação aos lipídeos, podemos afirmar que
I. são moléculas ideais para o armazenamento de energia por longos períodos.
II. importantes componentes de todas as membranas celulares.
III. estão diretamente ligados à síntese de proteínas
IV. servem como fonte primária de energia.
V. a cutina, a suberina e a celulose são exemplos de lipídeos.
A(s) alternativa(s) correta(s) é(são):
I, IV e V
I e III
II e IV
II e V
I e II
(18)(UFAM) O colesterol é um esteroide que constitui um dos principais grupos de lipídios. Com relação a esse tipo particular de lipídio, é correto afirmar que:
O colesterol é encontrado em alimentos tanto de origem animal como vegetal (por ex: manteigas, margarinas, óleos de soja, milho, etc.) uma vez que é derivado do metabolismo dos glicerídeos.
Na espécie humana, o excesso de colesterol aumenta a eficiência da passagem do sangue no interior dos vasos sanguíneos, acarretando a arteriosclerose.
O colesterol participa da composição química das membranas das células animais e é precursor dos hormônios sexuais masculino (testosterona) e feminino (estrógeno).
Nas células vegetais, o excesso de colesterol diminui a eficiência dos processos de transpiração celular e da fotossíntese.
O colesterol sempre é danoso ao organismo vivo seja ele animal ou vegetal.
(19)(PUC-RJ/2017) Sterna paradisaea, também conhecida como andorinha do ártico, é uma ave migratória que percorre aproximadamente 40.000 km a cada ano. A maior parte da energia requerida para uma ave realizar uma rota migratória de longa distância é armazenada sob a forma de:
glicogênio
gordura
proteína
carboidratos
ATP
(20)(ALBERT EINSTEIN/2019) Uma célula animal foi analisada ao microscópio, o que permitiu visualizar 4 cromossomos duplicados se deslocando para cada um dos polos da célula. Sabendo que a ploidia do animal é 2n = 8, a célula analisada encontra-se em
anáfase II da meiose.
metáfase da mitose.
anáfase da mitose.
anáfase I da meiose.
metáfase I da meiose
(21)Existem indivíduos que apresentam um número anormal de cromossomos em seu cariótipo. Isso ocorre devido a pequenas falhas no momento da separação dos cromossomos homólogos (meiose I) ou na separação das cromátides‐irmãs (meiose II). O zigoto portador dessa alteração no número de cromossomos dará origem, por mitose, às células embrionárias com alteração, que poderão impedir o seu desenvolvimento ou acarretar distúrbios ou síndromes no indivíduo. Essas falhas ocorrem em quais fases da meiose I e II, respectivamente?
Citocinese.
Prófase I e II.
Anáfase I e II.
Telófase I e II.
Metáfase I e II.
(22)(ALBERT EINSTEIN/2019) Uma célula animal foi analisada ao microscópio, o que permitiu visualizar 4 cromossomos duplicados se deslocando para cada um dos polos da célula. Sabendo que a ploidia do animal é 2n = 8, a célula analisada encontra-se em
anáfase II da meiose.
metáfase da mitose.
anáfase da mitose.
anáfase I da meiose.
metáfase I da meiose
(23)Existem indivíduos que apresentam um número anormal de cromossomos em seu cariótipo. Isso ocorre devido a pequenas falhas no momento da separação dos cromossomos homólogos (meiose I) ou na separação das cromátides‐irmãs (meiose II). O zigoto portador dessa alteração no número de cromossomos dará origem, por mitose, às células embrionárias com alteração, que poderão impedir o seu desenvolvimento ou acarretar distúrbios ou síndromes no indivíduo. Essas falhas ocorrem em quais fases da meiose I e II, respectivamente?
Citocinese.
Prófase I e II.
Anáfase I e II.
Telófase I e II.
Metáfase I e II.
(24)(UFRGS/2012) A membrana plasmática é uma estrutura que atua como limite externo da célula, permitindo que esta realize suas funções.
Com relação à membrana plasmática, considere as afirmações abaixo.
I. Sua estrutura molecular tem como componentes básicos lipídeos e proteínas.
II. Os fosfolipídeos apresentam uma região hidrofílica que fica voltada para o ambiente não aquoso.
III. O esteroide colesterol é um lipídio presente na membrana plasmática de células animais e vegetais.
Quais estão corretas?
Apenas I
Apenas II
Apenas I e III
Apenas II e III
I, II e III
(25)A figura mostra um esquema da membrana plasmática.
Em relação às moléculas que integram a membrana, é correto afirmar que a letra indicada por
K permite a identificação de moléculas.
P é formada exclusivamente por aminoácidos.
R é formada por monossacarídeos.
L pode permitir a passagem de algumas substâncias.
J possui uma região apolar e polar
(26)(FUVEST/2015) Nas figuras abaixo, estão esquematizadas células animais imersas em soluções salinas de concentrações diferentes. O sentido das setas indica o movimento de água para dentro ou para fora das células, e a espessura das setas indica o volume relativo de água que atravessa a membrana celular.
A ordem correta das figuras, de acordo com a concentração crescente das soluções em que as células estão imersas, é:
I, II e III.
II, III e I.
III, I e II.
II, I e III.
III, II e I.
(27)A figura mostra uma célula numa fase da mitose.
img1
A fase mitótica retratada na figura é denominada
interfase.
prófase.
metáfase.
anáfase.
telófase.
(28)(Colégio Naval/2017) A divisão celular é o processo que ocorre nos seres vivos por meio do qual uma célula, chamada célula-mãe, divide-se em células-filhas, com informações genéticas relativas à espécie. Dependendo do tipo de célula, esta se dividirá por mitose ou por meiose, eventos complexos que fazem parte do ciclo celular. A mitose é importante por diversos motivos, EXCETO porque
substitui as células mortas por outras novas.
regenera as partes lesadas do organismo.
as células-filhas são geneticamente diferentes da célula-mãe.
são as células somáticas que fazem esse tipo de divisão celular.
ocorre tanto com células haploides quanto com células diploides.
(29)(Unifagoc/2020 – Medicina) Analise a imagem a seguir.
img1
É correto afirmar que se trata da seguinte etapa do ciclo celular:
Intérfase.
Prófase da mitose.
Anáfase da meiose.
Metáfase da mitose.
(30)Durante uma aula de campo no maciço de Baturité, os alunos pararam para descansar e almoçar, enquanto isso, o professor aproveitou para olhar a bela paisagem e refletir:
A vida leva e traz,
A vida faz e refaz,
Será que quer achar
Sua expressão mais simples?
Nisto os alunos que estavam ali próximos do professor, perguntam o que realmente ele quis dizer com tais palavras. Sabendo do assunto, você compreende que os versos de autoria do professor podem ser traduzidos, no âmbito da Biologia, para os diversos ecossistemas existentes. Neles, os seres vivos ocupam diferentes nichos, participando do ciclo da matéria.
Dentre os seres abaixo relacionados, aqueles que devolvem a matéria à sua expressão mais simples, para reiniciar o ciclo, são os
produtores.
herbívoros.
decompositores.
consumidores de 3º ordem.
consumidores de 4º ordem
Urgência e Emergência
(1)Dentre as alterações importantes nos sinais vitais, não está incluso:
Frequência respiratória maior que 30 irpm
Pressão arterial sistólica maior que 150 mmHg
Uso de musculatura acessória
Tempo de reenchimento capilar maior que 3 segundos
(2)Em casos de irritação meníngea é necessário investigar o paciente através de qual exame?
Exame de fezes
Ultrassom
Raio X
Hemograma
(3)Alguns pacientes podem apresentar sintomas parecidos aos de anafilaxia, entre eles estão as seguintes causas, exceto:
Bipolaridade
Síndrome do pânico
Climatério
Hipoglicemia
(4)O tratamento da anafilaxia depende da gravidade das manifestações. Assinale a alternativa correta a respeito do tratamento
A adrenalina deve ser ofertada após 4 horas
Pode ser necessário suporte ventilatório
O uso da adrenalina deve ser via oral
Drogas vasoativas não devem ser utilizadas
(5)Durante a anamnese do paciente grave é necessário investigar:
Situações de moradia do paciente
Exames anteriores
Tipo de parto do paciente
Se tem filhos
(6)A síncope é a perda transitória da consciência em razão de hipofluxo cerebral, ela não pode ser causada por:
Esforço
Medicações
Emoções
Câncer
(7)Ao chegar em casa você encontra seu filho caído no chão, sofrendo uma crise convulsiva, o que deve ser feito inicialmente?
Manter-se calmo e acionar socorro especializado
Gritar desesperadamente por socorro para os vizinhos
Jogar água na vítima
Oferecer Fenobarbital para a vítima
(8)Perturbação da atividade das células nervosas no cérebro. A vítima tem movimentos involuntários e desordenados e em geral, perda da consciência. Isso define o (a):
Convulsão
Desmaio
Acidente Vascular Encefálico Hemorrágico
Parada Cardiorespiratória
(9)As características de uma reanimação cardiopulmonar de alta qualidade são, exceto:
Realizar compressões torácicas a uma frequência de 80 a 100/min
Comprimir a uma profundidade de pelo menos 5cm
Permitir o retorno total do tórax após cada compressão;
Ventilar adequadamente (2 respirações após 30 compressões)
(10)Qual o ritmo chocável
Taquicardia ventricular sem pulso
Taquicardia ventricular
Assistolia
Atividade ventricular sem pulso
(11)Você trabalha em um serviço de urgência e se depara com um paciente em parada cardiorrespiratória, qual sequência de atendimento você deve utilizar?
1. Abertura das vias aéreas. 2 Compressões torácicas. 3. Aplicação de ventilações eficazes
1. Aplicação de ventilações eficazes. 2 Abertura das vias aéreas. 3 Compressões torácicas
1 Compressões torácicas. 2 Abertura das vias aéreas. 3 Aplicação de ventilações eficazes
(12)Para a avaliar a eficácia da massagem cardíaca no adulto, o ideal é checar o pulso:
Jugular
Carotídeo
Pedioso
Pulmonar
(13)O exame físico do paciente grave deve ocorrer rapidamente e com precisão, por isso não é necessário avaliar inicialmente o sistema:
Locomotor
Cardiovascular
Respiratório
Nervoso
(14)As lesões traqueobrônquicas podem se apresentar das seguintes formas, exceto:
Cianose
Hemiparesia
Enfisema subcutâneo cervical
Hemoptise
(15)A respiração paradoxal está associada a
Fratura da clavícula
Hemotórax
Pneumotórax
Tórax instável
(16)Determine a classificação do TCE de acordo com a escala de coma de Gasglow: Paciente do sexo masculino, 21 anos, acidente de carro, encontrado com abertura ocular após estímulo verbal, emitindo palavras inapropriadas e com flexão anormal dos membros
Leve
Moderado
Grave
Gravissimo
(17)A principal complicação desencadeadora da morte encefálica no traumatismo cranioencefalico é
Hiperglicemia
Alta diurese
Hemorragia
Hipertensão intracraniana
(18)Sobre o traumatismo cranioencefálico, assinale a alternativa correta.
A escala de coma de Glasgow avalia a abertura ocular, resposta motora e resposta sensorial.
Considerar a presença de anisocoria como sinal de anormalidade
Considerar TCE grave quando a pontuação na escala de coma de Glasgow estiver entre 12 e 13.
Colocar a vítima em decúbito lateral esquerdo
(19)Entre o tratamento das intoxicações exógenas, não está correto:
Remover o intoxicante por via sanguínea
Diminuir a absorção
Aumentar a eliminação
Prevenir a reexposição
(20)Paciente de 5 anos foi admitido em pronto socorro após confundir soda caustica com suco e bebe-la. Em relação a esse caso assinale a alternativa incorreta:
Indicado o uso de lavagem gástrica
Contra indicado o uso de carvão ativado
Indicado o uso de bloqueadores H2
Indicado o uso de antieméticos
(21)Assinale a alternativa correta a respeito de transporte de acidentados
Manter via aérea, controlar sangramento e choque, imobilização todo o corpo do paciente. Avisar o hospital para mobilização de equipe e transporte imediato para unidade de trauma mais próxima
Antes da remoção, controle hemorragias e respiração, imobilize o paciente. Dê água ou outro alimento se ela desejar, e providencie uma maca.
Antes da remoção da vítima, controle hemorragias e respiração. Se não houver suspeita de fraturas ajude-a se levantar com cuidado. Durante a remoção ou transporte, a vítima poderá permanecer sentada, se assim o desejar.
Antes da remoção da vítima, controle hemorragias e respiração. Dê água. Imobilize todos os pontos suspeitos de fraturas. Durante a remoção ou transporte, a vítima poderá permanecer sentada, se assim o desejar.
(22)Todas as técnicas de remoção e transporte de vítimas estão baseadas na estabilização de toda a coluna vertebral da vítima durante todo o procedimento. Tem que ser verificado também a situação de saúde da vítima. De acordo com este princípio, qual técnica não é adequada?
Antes da remoção de acidentados, assegurar-se da manutenção da respiração
Para o transporte de um acidentado não poderá ter três ou mais pessoas
O corpo e a cabeça do acidentado deverão estar seguros e firmes durante o transporte
Imobilizar dos pontos de fratura, luxação ou entorse
(23)A estabilização da coluna no paciente com é importante para:
evitar que a vítima se movimente bruscamente no transporte
evitar paralisias
facilitar a intubação endotraqueal
proporcionar conforto
(24)A violência contra a mulher é um problema social e de saúde pública, que acarreta diversas consequências, tanto para a vítima quanto para todos os envolvidos, de forma direta ou indireta. Sobre o assunto, assinale a alternativa correta:
O fenômeno da violência contra a mulher afeta majoritariamente as mulheres com baixo nível de escolaridade e socioeconômico.
Nos serviços de saúde, sejam públicos ou privados, sempre que houver suspeita ou confirmação de um caso de violência contra a mulher, a ficha de notificação deve ser preenchida; pois trata-se de um agravo de notificação compulsória.
A atenção terciária é o nível de atenção mais adequado para realizar ações de combate à violência contra a mulher, por meio de suporte às vítimas em âmbito hospitalar.
Não é adequado pormenorizar no prontuário médico os detalhes da violência sofrida pela mulher, visando evitar constrangimento à vítima, bem como implicações legais.
(25)Sobre as diversas formas de violência contra a mulher, assinale a alternativa incorreta:
Alguns exemplos de situações que se enquadram no contexto de violência sexual incluem: casamento forçado, acesso dificultado ao planejamento reprodutivo (como a proibição do uso de métodos contraceptivos) e coação à prática de prostituição.
A relação sexual entre cônjuges elimina a possibilidade de se falar em violência sexual, uma vez que o matrimônio presume o consentimento, não podendo ocorrer violência sexual, como estupro, por exemplo.
Violência física é todo tipo de agressão à integridade corporal, que pode ser praticada por diversos meios, incluindo lesões por arma de fogo ou quaisquer objetos capazes de produzir danos.
A violência patrimonial envolve danos ao patrimônio, exploração econômica ou qualquer atitude que acarrete prejuízos financeiros à vítima, geralmente idosa ou com alguma incapacidade física ou mental.
(26)Em relação ao atendimento de mulheres vítimas de violência, assinale a alternativa incorreta:
A primeira atitude a ser tomada, sendo a mais importante, é a notificação da violência, bem como registro do fato em prontuário, para em seguida realizar o acolhimento da paciente com mais calma.
O acolhimento é parte primordial do atendimento, pois possibilita o estabelecimento de vínculo do profissional com a paciente, se realizado de forma adequada, com demonstração de empatia e transmitindo segurança a ela.
Deve-se buscar identificar as mulheres em situação de risco, sobretudo quando trata-se de violência doméstica, que pode vir a se repetir, uma vez que muitas encontram-se em contexto de vulnerabilidade.
É importante procurar no exame físico indícios de violência, até mesmo diversa da relatada, registrando os achados em prontuário.
(27)Com relação à violência sexual contra a mulher, marque a alternativa incorreta:
Nos casos de violência sexual, a notificação (além de compulsória) deve ocorrer no período de até 24 horas desde o atendimento da vítima.
Na ocorrência de gravidez resultante de estupro, o abortamento é permitido nos termos da lei, mediante consentimento da vítima ou seu representante legal, não sendo necessário boletim de ocorrência policial atestando a violência.
A mulher que realizou abortamento merece acompanhamento da sua saúde reprodutiva, bem como acesso às ações de planejamento familiar.
Na ocorrência de gravidez resultante de estupro, o abortamento é permitido nos termos da lei, mediante consentimento da vítima ou seu representante legal e boletim de ocorrência policial atestando a violência.
(28)A violência contra a mulher pode ser de vários tipos. Marque a alternativa que apresenta uma definição incorreta:
Violência psicológica é o tipo de violência que causa menos danos à vítima, pois suas consequências são mais leves do que as outras formas de violência, envolvendo apenas redução da autoestima, sem afetar a integridade física e, portanto, sendo menos grave.
Violência física afeta a integridade corporal da mulher, sendo praticada de forma dolosa (não acidental), visando desde provocar ferimentos até a morte, podendo ser utilizados instrumentos para realizar as agressões (arma de fogo, arma branca etc).
Violência sexual consiste em constranger (seja por força, ameaça ou qualquer outro meio) a vítima a presenciar ou praticar atos sexuais (com ou sem penetração), contra a sua vontade ou sob condições que a impossibilitem de dar o seu consentimento. Inclui também quaisquer situações que limitem o exercício da sua sexualidade, como a restrição do acesso a métodos contraceptivos, estupro conjugal, dentre outros.
Violência moral envolve ataques à honra da vítima, como calúnia, difamação ou injúria.
(29)Em um cenário de trauma, qual a primeira medida a ser realizada?
Garantir via aérea pérvia
Garantir proteção da coluna cervical
Garantir a segurança da cena
Garantir a oferta de oxigênio adequada
Garantir aporte hídrico
(30)Qual o melhor exame no trauma, em um paciente hemodinamicamente estável, para classificar lesões abdominais e ainda avaliar retroperitônio?
FAST
POCUS
Lavado peritoneal
Tomografia computadorizada
Ressonância magnética
Radiologia
(1)Qual a imagem pode ser visualizada pelo REED, em uma pessoa com carcinoma colorretal?
Maçã mordida
Pedra de calçamento
Bico de pássaro
Grão de café
(2)Paciente, sexo masculino, 50 anos , com histórico de coledocolitíase recorrente chega a UPA relatando os seguintes sintomas : Dor em barra de forte intensidade e náusea. Ao exame físico observa-se presença de icterícia 3+|4+ ,distensão abdominal e hematoma nas regiões dos flancos e em região Peri- umbilical. O médico responsável pelo atendimento suspeita que o quadro seja referente a Pancreatite aguda e além de exames laboratoriais como TGO ,TGP, amilase, lipase, glicemia, leucograma , PCR, dosagem de Il-1 , IL-6 ,PAP (peptídeo ativador de pepisinigêneo) decide solicitar também exame de imagem. Diante da situação qual o melhor exame a ser solicitado?
Ultrassom Abdomina
Raio X de abdômen
CPRE
Tomografia de abdômen
(3)O ultrassom abdominal corresponde ao melhor exame para adequada avaliação da vesícula biliar . Sobre as características desse órgão ao exame em questão, assim como as técnicas utilizadas para realizá-lo pode-se afirmar que:
O paciente deve encontrar-se em posição ventral para realização do exame.
Se colelitíase, é possível observar o sinal denominado sombra acústica posterior.
Uma boa técnica para facilitar a realização do exame é solicitar o paciente que prenda a respiração durante expiração profunda.
A luz na vesícula biliar é hiperecoica.
(4)Sobre a doença hepática não alcoólica e os exames de imagem utilizados para seu diagnóstico, pode-se inferir que:
Quanto maior a gravidade da esteatose, a textura diafragmática torna-se mais hiperecogênica.
A ultrassonografia possui superioridade diagnostica em relação a Tomografia e Ressonância Magnética.
Um possível achado, na ultrassonografia, é o desaparecimento da textura hiperecogênica diafragmática
A gordura é hiperecogênica ao US
(5)Sobre o estudo de imagem do ombro, assinale a alternativa incorreta.
A tomografia computadorizada é o primeiro exame a ser pedido no estudo de imagem do ombro
A ressonância magnética, apesar de seu alto custo, é a melhor opção para avaliação dos tecidos do manguito rotador
A tomografia computadorizada é bastante utilizada no caso de fraturas
A tomografia computadorizada é utilizada para avaliação cirúrgica
(6)I – Na tendinite do manguito rotador é comum história de trauma
II- A ressonância magnética é um exame solicitado rotineiramente para todas as patologias do ombro
III- A tendinite do manguito rotador é a principal causa de dor no ombro
IV- A ressonância magnética é um exame de baixo custo
São corretas a(s) afirmativa(s):
Todas estão corretas
Todas estão incorretas
I e III
III
(7)Assinale a alternativa incorreta.
Os testes de Neer e Halkins são conhecidos como testes de “esmagamento”
A história de trauma não é comum na tendinite do manguito rotador
É rara a ocorrência de fratura do osso escafoide
A radiografia é um bom exame na avaliação de fraturas
(8)Assinale a alternativa incorreta sobre a radiologia de tórax:
É necessária a avaliação do recesso costofrênico na suspeita de derrame pleural
O padrão intersticial está presente em casos de tuberculose miliar
O padrão alveolar apresenta opacidade homogênea
Deve-se suspeitar de pneumonia caso não seja visível o sinal de boncograma aéreo
(9)Paciente, 34 anos, sexo masculino, tabagista, comparece ao pronto-atendimento com sintomas de febre e tosse produtiva, sem relato de trauma. Você solicita exame de imagem, o qual indica a presença de opacidade em base de pulmão direito, padrão alveolar e sinal da silhueta. Qual seria a principal hipótese diagnostica?
Pneumotórax
Tuberculose miliar
PAC por Streptococcus pneumoniae
PAC por Staphylococcus aureus
(10)Sobre a radiologia, assinale a alternativa correta:
Na tomografia computadorizada, os termos hiperdenso e hipodenso são adequados
Em uma ressonância magnética o hipersinal será apresentado de cor mais escura
O desvio de traqueia em radiografias não é característica de nenhuma patologia, sendo apenas uma variação anatômica
A avaliação do recesso costofrênico é essencial no estudo da tuberculose miliar
(11)I – Em radiografias, as costelas se apresentam horizontalizadas em indivíduos saudáveis
II – O recesso diafragmático se encontra retificado na radiografia em perfil em indivíduos saudáveis
III – O arco da aorta pode ser visualizado na radiografia de tórax de paciente saudável
Estão corretas as afirmativas:
I e III
I
II e III
III
(12)São exames utilizados para estudo de imagem dos membros inferiores, exceto:
Radiografia
Ultrassonografia
Ressonância magnética
Holter
(13)I – A radiografia avalia apenas fraturas
II – A técnica de US pode auxiliar no diagnostico de fraturas
III – A radiografia permite avaliar dentro e fora das articulações
IV- A artografia possui como vantagem o baixo custo
Sobre a radiologia dos membros inferiores, assinale a alternativa que indica as afirmações corretas:
Todas estão corretas
Todas estão incorretas
I, II e III
I e IV
(14)Assinale a alternativa incorreta sobre o estudo de imagem dos membros inferiores.
A radiografia é bastante utilizada no estudo das articulações
A ressonância magnética permite a visualização de fraturas ocultas
A tomografia computadorizada é mais especifica do que a RM para a visualização de tecidos moles
A tomografia computadorizada permite a reconstrução 3D
(15)Assinale a alternativa correta sobre o estudo de imagem de membros inferiores.
Na osteoporose é comum observar-se áreas hipotransparentes na radiografia
No hiperparatiroidismo é raro o acometimento da articulação sacroiliaca
As infecções costumam apresentar ocorrência bilateral
Na maioria das vezes, nas infecções, não haverá a presença de sinais sistêmicos
(16)Qual das seguintes opções abaixo descreve corretamente, o diagnóstico padrão ouro para pesquisa de H. Pylori?
Teste da urease + biópsia
Cultura de fezes
Sorologia
EDA + biópsia
(17)Qual dos seguintes métodos abaixo não serve para avaliar a erradicação do H. Pylori (controle de cura)?
Teste da urease + biópsia
Cultura de fezes
Sorologia
EDA + biópsia
Micologia
(1)Em relação a coleta de material e no processamento para realizar um diagnóstico de doenças fúngicas, é correto afirmar que:
Independentemente da quantidade de material não vai representar risco para o exame.
A história clínica é um importante dado complementar ao exame.
Para a micologia não existe a necessidade de preocupação com a temperatura.
Não há necessidade da coleta ser séptica.
(2)Sobre os fungos e seus testes diagnóstico, podemos afirmar que:
A cultura não pode ser realizada na presença de oxigênio.
A assimilação de carboidratos em ágar de fubá é um teste adicional para Candida.
A melhor coloração para fungos a ser escolhida é giemsa.
A coloração de giemsa é um exame que não pode detectar o fungo que causa a histoplasmose.
(3)“Pitiríase Versicolor é uma micose superficial da pele causada por fungos do gênero Malassezia, que são leveduras que habitam o folículo piloso sem causar doença” (Sociedade Brasileira de Dermatologia). A respeito da Pitiríase Versicolor, assinale a alternativa incorreta:
É popularmente conhecida como “pano branco”
O diagnóstico é realizado através de visualização direta do fungo em microscopia
A primeira linha de tratamento é a associação de Cetoconazol ou Fluconazol oral e Cloridrato de terbinafina tópico
Não é uma doença contagiosa
(4)Em relação à pitiríase versicolor, assinale a alternativa incorreta:
Os agentes etiológicos são fungos do gênero Malassezia spp.
O fungo Malassezia spp. faz parte da biota da maioria das pessoas, desde o período neonatal, sem causar doença.
É mais comum em pessoas idosas.
Fatores associados ao desenvolvimento da doença incluem idade, gestação, sexo, predisposição genética, desnutrição, diabetes mellitus, imunossupressão e pele oleosa.
(5)A respeito da Tinea nigra, assinale a alternativa incorreta:
Apresenta-se como mácula isolada, irregular, pigmentada na palma das mãos ou planta dos pés.
A doença acomete especialmente pacientes acima de 60 anos.
O tratamento geralmente é feito com Terbinafina e azóis tópicos.
O agente etiológico implicado é o fungo Hortaea werneckii, conhecido também pelos nomes Phaeoannellomyces werneckii e Cladosporium werneckii.
(6)A Candida é um gênero de fungos que possui dezenas de espécies, muitas delas capazes de provocar quadros de micose no seres humanos. A respeito da Candida, assinale a alternativa incorreta:
A candida albicans e Candida glabrata são fungos formadores de hifas, pseudo hifas e tubos germinativos
Pode-se dizer que a língua é o primeiro ponto de colonização do trato gastrointestinal na candidíase
A candida pode ser encontrada na microbiota normal
Em pessoas sem comorbidades é raro a candidíase evoluir de forma grave
(7)São manifestações possíveis de se encontrar na candidíase, exceto:
Sensação de queimação, especialmente ao urinar
Intenso prurido vaginal
Odor fétido que se assemelha com peixe podre
Secreção branca, espessa, que se assemelha com “queijo cottage”
(8)Criptococose é uma infecção causada pela levedura encapsulada Cryptococcus neoformans ou C. gattii. Em relação à essa infecção, assinale a alternativa incorreta:
Os sintomas são os de pneumonia, meningite, ou de envolvimento cutâneo, ósseo, ou de vísceras
A transmissão é feita através de contato com pombos ou inalação dos esporos
Fluconazol é usado no tratamento dessa infecção
Não pode ser transmitido através do contato interpessoal
(9)Em relação à Blastomicose, assinale a alternativa incorreta:
É causado pelo Blastomices dermatides
A infecção se dá por contato
É responsável por um dismorfismo térmico
O tratamento é realizado com Anfotericina B e Itraconazol
(10)A esporotricose é uma micose causada pelo fungo da espécie Sporothrix schenckii”. A respeito da esporotricose, assinale a alternativa incorreta:
Está presente no solo, palha, vegetais, espinhos, madeira
Ocorre pelo contato do fungo com a pele ou mucosa por meio de trauma decorrente de acidentes com espinhos, palha ou lascas de madeira
É uma doença estritamente cutânea, e a lesão inicial pode ser comparada com a picada de um inseto
Pode ocorrer por contato com vegetais em decomposição; arranhadura ou mordedura de animais doentes, sendo mais comum o gato
(11)Sobre a Esporotricose, assinale a alternativa incorreta:
O tratamento é feito com Itraconazol
As lesões iniciais são caracterizadas por placas verrucosas que podem ulcerar e formar cistos
O iodeto de potássio deve ser usado como terapia adjuvante
e o animal de estimação apresentar a doença, deve ser isolado e receber o tratamento indicado pelo médico veterinário e, portanto, não deve ser sacrificado
(12)Os fungos são capazes de produzir toxinas relacionadas a doenças, sendo muito conhecida a Aflatoxina. Assinale a alternativa que apresenta uma informação incorreta sobre essa toxina:
É produzida pelo fungo Aspergillus parasiticus.
A aflatoxina B1 tem importante atividade carcinogênica reconhecida.
Grãos de cereais e amendoim podem estar contaminados.
É produzida pelo fungo Aspergillus flavus, mas não pelo Aspergillus parasiticus.
(13)A intoxicação relacionada ao consumo de amendoim geralmente está associada à contaminação do alimento pelo fungo:
Psilocibe mexicana.
Claviceps purpurea.
Aspergillus flavus.
Amanita muscaria.
(14)Em relação a patogênese das doenças fúngicas, é correto afirmar que:
Blastomyces Dermatitidis é um patógeno secundário.
A modulação das interações entre as leveduras e o sistema imune ocorrem a partir da glicoproteína na parede celular.
O Coccidioides Immitis a patogênese é multicelular em mamíferos, causando a coccidioidomicose.
Os fungos não expressam hidrofobinas.
(15)Sobre os patógenos primários fúngicos, é correto afirmar que:
Os patógenos fúngicos primários se referem aos fungos restritamente na fase de decomposição.
Os indivíduos imunocompetentes não são atingidos pelos patógenos primários.
Um dos fatores de virulência dos Blastomyces Dermatidis é o dismorfismo térmico.
O fungo como o Coccidioides Immitis não precisa de urease.
(16)Sobre o Histoplasma Capsulatum é correto afirmar que:
Histoplasma Capsulatum é uma infecção micótica causada pela transfusão sanguínea.
Histoplasma não é capaz de residir nos macrófagos do hospedeiro
O Histoplasma promove a conversão de conídios em células leveduriformes.
O ph para histoplasma ao sistema imune do hospedeiro é de 7,1.
(17)Assinale a alternativa abaixo que é uma correlação correta do fungo e sua característica:
O Histoplasma Capsulatum tem o estado imune do hospedeiro como fator principal para determinação da doença.
A Candida sp. necessita de captação de ferro e cálcio para sobreviver.
O Aspergillus está ligado a produção de melanina e neurotropismo.
O Cryptococcus Neoformas possui uma cápsula de polissacarídeos.
(18)O estudo da micologia é importante para compreensão de várias condições clínicas, sobre os fungos é correto afirmar que:
Os fungos são procariontes.
A membrana celular dos fungos não possuem esteróis.
A parede celular dos fungos é formada por quitina.
Não existem fungos dimórficos.
(19)Assinale a alternativa abaixo que apresenta características e estrutura dos fungos, é correto afirmar que:
Fungos demáceos são aqueles que possuem hifas, esporos e blastoconídios.
Os fungos realizam apenas anaerobiose.
Os fungos não contém peptideoglicano na parede celular.
Não existe diferença da membrana plasmática dos fungos e bactérias.
(20)Sobre os fungos seus tipos celulares e estruturas podemos afirmar que:
As leveduras são fungos multicelulares.
Os bolores uninucleados.
Os fungos dimórficos são aqueles que assumem uma única forma que é de levedura.
Os fungos filamentosos são constituídos de hifas.
Ética médica
(1)Sobre transplantes de órgãos no Brasil, assinale a alternativa incorreta:
O auto-transplante depende apenas do consentimento do próprio indivíduo, registrado em seu prontuário médico ou, se ele for juridicamente incapaz, de um de seus pais ou responsáveis legais.
A disposição gratuita de tecidos, órgãos e partes do corpo humano, em vida ou post mortem, para fins de transplante e tratamento, é permitida na forma de lei.
É obrigatório, para todos os estabelecimentos de saúde notificar, às centrais de notificação, captação e distribuição de órgãos da unidade federada onde ocorrer, o diagnóstico de morte encefálica feito em pacientes por eles atendidos.
É permitida a doação em vivo quando se tratar de órgãos duplos ou únicos, de partes de órgãos, tecidos ou partes do corpo cuja retirada não impeça o organismo do doador de continuar vivendo sem risco para a sua integridade e não represente grave comprometimento de suas aptidões vitais e saúde mental
(2)Assinale a alternativa correta
I – É considerado aborto quando o feto tem menos de 20 semanas, 500 gramas ou 16,5 cm
II- É considerado morte fetal quando o feto tem mais de 20 semanas ou mais de 500 gramas
III – Diferentemente do aborto, a morte fetal necessita da emissão de declaração de óbito
As alternativas I e II estão certas
As alternativas I e III estão certas
As alternativas II e III estão certas
Todas as alternativas estão certas
(3)Uma mulher que opta por interromper uma gestação devido ao diagnóstico de anencefalia está cometendo um aborto:
Natural
Acidental
Honoris
Legal
(4)É direito médico, exceto:
Exercer a medicina sem ser discriminado por questões de religião, etnia, cor, sexo, orientação sexual, nacionalidade, idade, condição social, opinião política, deficiência ou de qualquer outra natureza
Recusar-se a exercer sua profissão em instituição pública ou privada onde as condições de trabalho não sejam dignas ou possam prejudicar a própria saúde ou a do paciente, bem como a dos demais profissionais.
Recusar-se a realizar atos médicos que, embora permitidos por lei, sejam contrários aos ditames de sua consciência.
Delegar a outros profissionais atos ou atribuições exclusivas da profissão médica
(5)É vedado ao médico, exceto:
Causar dano ao paciente, por ação ou omissão, caracterizável como imperícia, imprudência ou negligência
Deixar de comparecer a plantão em horário preestabelecido ou abandoná-lo sem a presença de substituto, salvo por justo impedimento.
Estabelecer seus honorários de forma justa e digna.
Deixar de esclarecer o paciente sobre as determinantes sociais, ambientais ou profissionais de sua doença
(6)Na sessão sobre direitos humanos, analise as afirmativas e assinale a correta:
I. É vedado ao médico deixar de obter consentimento do paciente ou de seu representante legal após esclarecê-lo sobre o procedimento a ser realizado, salvo em caso de risco iminente de morte.
II. É vedado ao médico deixar de respeitar a vontade de qualquer pessoa considerada capaz física e mentalmente, em greve de fome, ou alimentá-la compulsoriamente, devendo cientificá-la das prováveis complicações do jejum prolongado e, na hipótese de risco iminente de morte, tratá-la.
Esta correta:
I, apenas
II, apenas
I e II
Nenhuma está correta
(7)Sobre a relação dos médicos com os pacientes e familiares, assinale a alternativa correta:
O médico pode desrespeitar o direito do paciente ou de seu representante legal de decidir livremente sobre a execução de práticas diagnósticas ou terapêuticas, se acreditar que é o melhor para o paciente
O médico pode deixar de atender paciente que procure seus cuidados profissionais em casos de urgência ou emergência quando não houver outro médico ou serviço médico em condições de fazê-lo se as atitudes contradizerem os ditames da consciência do médico.
O médico pode exagerar a gravidade do diagnóstico ou do prognóstico, complicar a terapêutica ou exceder-se no número de visitas, consultas ou quaisquer outros procedimentos médicos para garantir a adesão do paciente
É vedado ao médico deixar de informar ao paciente o diagnóstico, o prognóstico, os riscos e os objetivos do tratamento, salvo quando a comunicação direta possa lhe provocar dano, devendo, nesse caso, fazer a comunicação a seu representante legal.
(8)Sobre a relação entre os próprios médicos, assinale a alternativa correta:
O médico pode usar de sua posição hierárquica para impedir, por motivo de crença religiosa, convicção filosófica, política ou interesse econômico que as instalações e os demais recursos da instituição sob sua direção sejam utilizados por outros médicos no exercício da profissão
O médico pode acobertar erro ou conduta antiética de médico
O médico pode praticar concorrência desleal com outro médico.
É vedado ao médico desrespeitar a prescrição ou o tratamento de paciente determinados por outro médico, salvo em situação de indiscutível benefício para o paciente, devendo comunicar imediatamente o fato ao médico responsável.
(9)A RESOLUÇÃO CFM nº 1.643/2002 aborda alguns pontos e conceitos importantes sobre a telemedicina. Sobre esses conceitos, assinale a alternativa incorreta:
A telemedicina é o exercício da Medicina através da utilização de metodologias interativas de comunicação audio-visual e de dados, com o objetivo de assistência, educação e pesquisa em Saúde.
Os serviços prestados através da Telemedicina deverão obedecer as normas técnicas do CFM pertinentes à guarda, manuseio, transmissão de dados, confidencialidade, privacidade e garantia do sigilo profissional.
A responsabilidade profissional do atendimento em telemedicina cabe ao médico assistente do paciente.
Em caso de emergência, ou quando solicitado pelo médico responsável, o médico que emitir o laudo a distância fazendo o uso da telemedicina poderá prestar o devido suporte diagnóstico, porém o suporte terapêutico fica a cargo do médico assistente, sem possibilidade de ajuda
(10)Joana, 32 anos, estava saindo do trabalho por volta das 18h30, quando sofreu a abordagem de um sujeito alto e armado, que a abraçou como se fosse seu namorado. Assustada, não teve alternativa a não ser ceder e acompanhá-lo até um “beco”, local no qual foi estuprada. Abalada e envergonhada, Joana não contou para ninguém e tomou a pílula do dia seguinte na esperança de evitar uma gravidez. Para seu desespero, no entanto, tempos depois descobriu que estava com uma gestação de catorze semanas. Em uma pesquisa na internet, ficou sabendo que, enquanto vítima de violência sexual, poderia realizar um aborto. Procurou ajuda médica, porém o médico não se sente confortável em realizar o procedimento. Qual é a conduta mais adequada do médico?
Recusar o abortamento caso não haja risco de morte para a mulher, e encaminhar para outro profissional
Realizar o abortamento, pois é obrigatório realizar este procedimento em casos de estupro, caso a mulher queira
Recusar o abortamento, pois esta prática é proibida em qualquer caso
Realizar o abortamento mediante apresentação de boletim de ocorrência, alvará judicial e laudo médico pericial
(11)Sobre os conceitos envolvendo a telemedicina, assinale a alternativa incorreta:
Quando é utilizada de maneira correta, a telemedicina tem o potencial de melhorar a relação médico-paciente
O médico tem liberdade e completa independência de decidir se utiliza ou recomenda a telemedicina para seu paciente. A decisão de utilizar ou recusar a telemedicina deve basear-se somente no beneficio do paciente.
Quando se utiliza a telemedicina diretamente com o paciente, o médico assume a responsabilidade do caso em questão. Isto inclui o diagnóstico, opinião, tratamento e intervenções médicas diretas
Segundo um levantamento recente do Conselho Federal de Medicina, o país tem 2,5 médicos por 1.000 habitantes, o que fala contra a utilização da telemedicina, pois há médicos suficientes para atender a demanda populacional.
(12)A PORTARIA Nº 467, DE 20 DE MARÇO DE 2020 e a LEI Nº 13.989, DE 15 DE ABRIL DE 2020, mudaram o panorama brasileiro sobre a utilização da telemedicina, principalmente devido à pandemia do novo Coronavírus. Sobre essas novas atualizações, assinale a alternativa incorreta:
A lei e a portaria autorizam o uso da telemedicina enquanto durar a crise ocasionada pelo coronavírus (SARS-CoV-2).
Os médicos poderão, no âmbito do atendimento por Telemedicina, emitir atestados ou receitas médicas em meio eletrônico.
O atendimento realizado por médico ao paciente por meio de tecnologia da informação e comunicação deverá ser registrado em prontuário clínico
O paciente não tem direito a retorno em consultas online e, se precisar, precisa pagar pelo retorno.
(13)Sobre o consentimento em pesquisa e na atuação médica, assinale a alternativa incorreta:
Ética em pesquisa implica em consentimento livre e esclarecido dos indivíduos-alvo e a proteção a grupos vulneráveis e aos legalmente incapazes
Ética em pesquisa implica em respeito ao participante da pesquisa em sua dignidade e autonomia, reconhecendo sua vulnerabilidade, sendo possível esse reconhecimento mesmo sem a assinatura do TCLE.
Qualquer intervenção médica de caráter preventivo, diagnóstico ou terapêutico só deve ser realizada com o consentimento prévio, livre e esclarecido da pessoa em causa, com base em informação adequada.
O respeito devido à dignidade humana exige que toda pesquisa se processe após consentimento livre e esclarecido dos sujeitos, indivíduos ou grupos que por si e/ou por seus representantes legais manifestem a sua anuência à participação na pesquisa
(14)Um TCLE deve ser aceito pelo comitê de ética em pesquisa para poder ser válido. Para ele ser aceito são necessários alguns pré-requisitos. Sobre esses, assinale a alternativa correta:
I. Um TCLE precisa ter uma linguagem acessível
II. Um TCLE precisa conter os riscos da participação
III. Um TCLE precisa garantir a liberdade do individuo sair no meio da pesquisa
Estão corretas:
I, apenas
I e II, apenas
II e III, apenas
Todas as afirmativas estão corretas
(15)A etapa inicial do Processo de Consentimento Livre e Esclarecido é a do esclarecimento ao convidado a participar da pesquisa, ocasião em que o pesquisador, ou pessoa por ele delegada e sob sua responsabilidade, deverá, exceto:
buscar o momento, condição e local mais adequados para que o esclarecimento seja efetuado, considerando, para isso, as peculiaridades do convidado a participar da pesquisa e sua privacidade
prestar informações em linguagem clara e acessível, utilizando-se das estratégias mais apropriadas à cultura, faixa etária, condição socioeconômica e autonomia dos convidados a participar da pesquisa
conceder o tempo adequado para que o convidado a participar da pesquisa possa refletir, consultando, se necessário, seus familiares ou outras pessoas que possam ajudá-los na tomada de decisão livre e esclarecida.
Impor a assinatura do termo de consentimento, garantindo ao individuo que a participação não trará riscos e que sua ajuda será fundamental para desenvolvimento da ciência
(16)De acordo com a RESOLUÇÃO Nº 466, DE 12 DE DEZEMBRO DE 2012, há algumas situações especiais nas quais o TCLE deve ser obtido com alguns cuidados. Sobre essas situações, assinale a alternativa correta:
Nas pesquisas cujos convidados sejam crianças ou adolescentes, elas podem assinar o TCLE desde que o comitê de ética em pesquisa autorize essa assinatura
Não é necessário obter TCLE quando a pesquisa for realizada com pessoas em morte encefálica
Para pesquisas com a população indígena no Brasil, além da autorização do comitê de ética em pesquisa, a FUNAI deve autorizar a pesquisa se a tribo estiver sob sua tutela.
Não há nenhuma situação na qual seja possível realizar pesquisa sem TCLE
(17)Sobre transplantes de órgãos no Brasil e sua epidemiologia, assinale a alternativa correta:
Dentre os órgãos do corpo humano, podem ser doados: coração, pulmão, rins, fígado, baço e intestino.
A maioria dos doadores de órgãos falecidos são do sexo feminino
A maior causa de óbito que leva a doação de órgãos no Brasil é o AVC
A maioria dos doadores de órgãos estão na faixa etária entre 18-34 anos
(18)O consentimento aparece no na prática médica assistencial pela RECOMENDAÇÃO CFM Nº 1/2016. Sobre essa recomendação, assinale a alternativa incorreta:
O esclarecimento claro, pertinente e suficiente sobre justificativas, objetivos esperados, benefícios, riscos, efeitos colaterais, complicações, duração, cuidados e outros aspectos específicos inerentes à execução tem o objetivo de obter o consentimento livre e a decisão segura do paciente para a realização de procedimentos médicos.
O esclarecimento médico sobre as práticas assistencialistas do cotidiano médico, assim como a solicitação pelo consentimento não se enquadram na prática da denominada medicina defensiva.
A forma verbal é a normalmente utilizada para obtenção de consentimento para a maioria dos procedimentos realizados, devendo o fato ser registrado em prontuário. Não é necessário a elaboração escrita de Termo de Consentimento Livre e Esclarecido.
A redação do documento deve ser feita em linguagem clara, que permita ao paciente entender o procedimento e suas consequências, na medida de sua compreensão. Os termos científicos, quando necessários, precisam ser acompanhados de seu significado, em linguagem acessível.
(19)São motivos de quebra de sigilo médico, exceto:
Dever legal
Vontade do paciente
Justa Causa
Vontade do médico
(20)Sobre o sigilo médico, assinale a alternativa correta.
O sigilo médico não é mais necessário se a pessoa tiver falecido
O médico é obrigado a depor em audiências judiciais se intimado pelo juiz e não pode esconder fatos relacionados ao caso
O preenchimento de notificação compulsória é um exemplo de quebra de sigilo por justa causa
O médico não pode revelar fato que exponha seu paciente a processo penal
(21)De acordo com o código de ética médica a respeito do sigilo médico, assinale a alternativa errada:
O médico é proibido de prestar informações contidas na declaração de óbito à seguradoras, apesar do preenchimento da declaração de óbito ser quebra de sigilo médico
O pediatra não é obrigado a falar com os pais quando adolescente em consulta revela fazer uso diário e abusivo de drogas ilícitas, já que ele estaria quebrando sigilo médico
Identificar pacientes em anúncios de clínicas, mesmo com autorização do paciente, é quebra de sigilo médico
O médico do trabalho não pode revelar aos diretores da empresa sobre comorbidades de seus trabalhadores
(22)Acerca do sigilo médico, assinale a alternativa correta:
Se intimado pelo juiz, o médico não pode alegar sigilo médico ao depor
Se autorizado pelo paciente, o médico pode usar sua imagem para fazer propaganda da clínica
Se o fato for de conhecimento público não é mais obrigatório o sigilo médico
O médico pode quebrar sigilo médico por justa causa ou dever legal
(23)A Resolução CFM Nº 2168 DE 21/09/2017 regulamente a reprodução assistida no Brasil. De acordo com suas regulamentações, assinale a alternativa incorreta:
As técnicas de reprodução assistida (RA) têm o papel de auxiliar na resolução dos problemas de reprodução humana, facilitando o processo de procriação.
É proibida a fecundação de oócitos humanos com qualquer outra finalidade que não a procriação humana
As técnicas de RA podem ser utilizadas na preservação social e/ou oncológica de gametas, embriões e tecidos germinativos
As técnicas de RA podem ser utilizadas desde que exista probabilidade de sucesso mesmo que se incorra risco grave de saúde para o(a) paciente ou o possível descendente
(24)A Resolução CFM Nº 2168 DE 21/09/2017 regulamente a reprodução assistida no Brasil. De acordo com suas regulamentações, assinale a alternativa correta:
A Resolução CFM Nº 2168 DE 21/09/2017 regulamente a reprodução assistida no Brasil. De acordo com suas regulamentações, assinale a alternativa correta:
O consentimento livre e esclarecido é facultativo para os pacientes submetidos às técnicas de RA.
As técnicas de RA não podem ser aplicadas com a intenção de selecionar o sexo
Em caso de gravidez múltipla decorrente do uso de técnicas de RA, é permitida a utilização de procedimentos que visem a redução embrionária
(25)Sobre a reprodução assistida no Brasil, assinale a alternativa incorreta:
A doação de gametas não pode ter caráter lucrativo ou comercial
Os doadores não devem conhecer a identidade dos receptores e vice-versa.
A escolha das doadoras de oócitos é de responsabilidade do médico da receptora
Não é permitido aos médicos, funcionários e demais integrantes da equipe multidisciplinar das clínicas, unidades ou serviços participar como doadores nos programas de RA.
(26)O Brasil tem diversas regras sobre a reprodução assistida e para um médico é fundamental sabe-las. Dentre essas regulamentações, assinale a alternativa incorreta:
As clínicas, centros ou serviços podem criopreservar espermatozoides, oócitos, embriões e tecidos gonádicos.
As técnicas de RA podem ser aplicadas à seleção de embriões submetidos a diagnóstico de alterações genéticas causadoras de doenças
A cedente temporária do útero (barriga de aluguel) deve pertencer à família de um dos parceiros em parentesco consanguíneo até o segundo grau
É permitida a reprodução assistida post-mortem desde que haja autorização prévia específica do(a) falecido(a) para o uso do material biológico criopreservado
(27)Acerca da notificação de receita, assinale a alternativa incorreta
Notificação de receita é o documento que, acompanhado de receita, autoriza a dispensação de medicamentos à base de substâncias constantes nas listas “A1” e “A2” (entorpecentes), “A3”, “B1” e “B2” (psicotrópicas), “C2” (retinoicas para uso sistêmico) e “C3” (imunossupressoras)
A notificação de receita substitui o receituário médico, não sendo necessário fazer um receituário quando a notificação for necessária
A Notificação de Receita deverá estar preenchida de forma legível, sendo a quantidade em algarismos arábicos e por extenso, sem emenda ou rasura.
O registro do receituário e dos medicamentos sob regime de controle sanitário especial não poderá conter rasuras, emendas ou irregularidades que possam prejudicar a verificação da sua autenticidade.
(28)De acordo com os conceitos da publicidade médica, assinale a alternativa incorreta:
A medicina não pode ser exercida como forma de comércio
Cada especialidade médica tem um teto de salário estabelecido, não podendo o médico exceder esse teto salarial.
O médico só pode aparecer em meios de comunicação em massa quando em caráter educativo
Quando aparece em meios de massa, o médico deve evitar a autopromoção, como falar sobre seu consultório ou passar meios de contato
(29)Um médico aparece em um programa de televisão para conscientizar a população sobre o outubro rosa. Dentre as afirmativas abaixo, assinale aquela que contem uma atitude que o médico esta permitido a fazer pelo código de ética médica
Angariar clientela
Fazer concorrência desleal
Pleitear exclusividade em métodos diagnósticos
Não permitir a divulgação no programa do telefone do seu consultório
(30)Algumas dúvidas sempre surgem quando o assunto é publicidade médica. Entre as afirmativas abaixo, assinale a correta:
Um médico pode anunciar ser membro de qualquer sociedade médica, independente da sua especialidade
O médico pode relacionar títulos acadêmicos, como mestrado e doutorado, à divulgação da sua especialidade médica, mesmo que os assuntos não sejam relacionados
Um médico pode divulgar sua especialidade a partir dos órgãos e sistemas dos quais cuida, por ser mais fácil o entendimento em algumas áreas leigas.
O médico, no papel de médico, pode participar de anúncios comerciais, como no caso de medicamentos ou vacinas.
Saúde do Adulto
(1)Sobre alimentação e nutrição, assinale a alternativa correta:
A alimentação equilibrada promove o bem-estar físico, mental e social, garantindo, em quaisquer condições de saúde, uma boa qualidade de vida.
As ações de promoção devem levar em conta que uma alimentação saudável é aquela que oferece os nutrientes necessários à especificidade nutricional das faixas etária.
As recomendações nutricionais atendem às necessidades em relação aos macro e micronutrientes, sendo indiferentes conforme: idade, sexo, grau de atividade física e diferentes situações de vida (gestante, nutriz).
O uso do IMC para determinar excesso de peso é uma medida confiável, tanto para pacientes com excesso de gordura, quanto para pacientes com excesso de massa magra.
(2)Em relação ao consumo de álcool e sua dependência, avalie as proposições em V ou F, em seguida assinale a alternativa correta:
I) Os problemas relacionados ao uso abusivo do álcool trazem graves consequências físicas e psíquicas ao indivíduo, interferindo nas suas relações sociais e familiares.
II) Dentre as causas sociais de morbimortalidade associadas ao álcool, destacam-se acidentes de trânsito, violência/homicídios inter e intragênero, que estão diretamente relacionados à dose ingerida.
III) As principais complicações físicas que acarretam maior morbimortalidade são as doenças hepáticas como a cirrose e as psiquiátricas como os transtornos de humor, que podem levar ao suicídio.
IV) Pessoas que fazem uso abusivo do álcool, ao se abster ou diminuir a quantidade habitual ingerida, podem apresentar sinais e sintomas como agitação, tremores, vômitos e alterações do humor, caracterizando a síndrome de abstinência do álcool (SAA).
V) SSA pode ter intensidade influenciada por fatores genéticos, pelo padrão de consumo, pelo gênero, por características individuais e por fatores socioculturais.
V - V - V - V - V
V - V - V - V - F
V - F - V - V - F
V - V - V - F - V
(3)Para fins de diagnóstico e tratamento, as disfunções sexuais são classificadas por falta, excesso, desconforto e/ou dor em uma ou mais fases no ciclo da resposta sexual. Sobre este tema, associe a primeira coluna com a segunda, e assinale a alternativa correta:
COLUNA 1
Diminuição do desejo sexual
Diminuição da satisfação sexual
Relação sexual dolorosa
Condição médica geral ou transtorno do eixo I
Induzida Por substâncias
COLUNA 2
( ) Problemas da sexualidade que tenham relação com depressão, ansiedade, diabete melitos, insuficiência vascular, etc.
( ) Um exemplo é doença inflamatória pélvica.
( ) Problemas da sexualidade devido ao uso de medicamentos, álcool ou outras drogas ilícitas.
( ) Nas mulheres é semelhante ao desejo sexual hipoativo ("frigidez"); nos homens, pode ocorrer na disfunção erétil não orgânica.
( ) Apesar da pessoa manter o desejo, há uma incapacidade para participar da relação por insuficiência da resposta sexual, ou por dificuldades do desenvolvimento sexual. Essa classificação abrange quase todos os problemas da sexualidade, como: ejaculação precoce, dispareunia não orgânica, disfunção erétil não orgânica, anorgasmia, etc.
4 - 2 - 5 - 1 - 3
4 - 3 - 5 - 1 - 2
5 - 4 - 1 - 3 - 2
5 - 2 - 4 - 1 - 3
(4)Sobre o monitoramento do estado nutricional, assinale a opção correta:
O IMC é usado para diagnosticar excesso de peso devido a sua alta correlação com adiposidade; sendo que a distribuição regional de gordura está menos relacionada à variação do risco de morbimortalidade do que ao total de gordura corporal.
A circunferência da cintura tem o objetivo de avaliar a adiposidade abdominal em função da sua associação com doenças crônicas não transmissíveis.
A OMS orienta a medida da circunferência abdominal na crista ilíaca. Também recomenda que seja utilizada a referência da International Diabetes Federation (IDF) como risco aumentado, e do National Cholesterol Education Program (NCEP-ATP III) como risco muito aumentado, conforme a tabela.
A relação cintura/quadril consiste em um indicador complementar que tem boa correlação com a gordura abdominal e associação com o risco de morbimortalidade. Considera-se como risco para doenças cardiovasculares valores de relação cintura/quadril > 1 para homens e mulheres.
(5)Sobre o Rastreamento do câncer de próstata assinale a alternativa correta:
O PSA é necessário à todo homem com idade superior à 50 anos.
Níveis elevados de PSA indicam, na maioria das vezes, CA grave de próstata.
Andar de bicicleta, montar à cavalo, hiperplasia, prostatite, atividade sexual recente são outros fatores que aumentam o PSA.
PSA elevado é indicação absoluta para biopsia.
(6)Parestesia em membros inferiores e mãos e perturbações mentais são sinais/sintomas da deficiência de:
Vitamina D
Vitamina C
Vitamina B12
Cálcio
(7)Sobre os estágios de motivação e prontidão para mudança, em relação à prática de atividade física, Correlacione a primeira coluna com a segunda, é assinale a alternativa correta:
COLUNA 1
Pré contemplação
Contemplação
Preparação
Ação
Manutenção
COLUNA 2
( ) Pessoas previamente sedentárias que iniciam prática regular de AF, acumulando
30 minutos de AF moderada na maioria dos dias da semana.
( ) Pessoas sedentárias sem intenção de mudança para um estilo de vida ativo.
( ) Pessoas previamente sedentárias que mantêm AF regular por pelo menos 6 meses.
( ) Pessoas sedentárias com intenção de mudança para um estilo de vida ativo.
( ) Pessoas com intenção de mudança para um estilo de vida ativo, que iniciam prática irregular de AF.
1 - 2 - 3 - 4 - 5
4 - 5 - 1 - 2 - 3
4 - 1 - 5 - 2 - 3
1 - 3 - 2 - 4 – 5
(8)Paciente do sexo masculino, 45 anos, tabagista, etilista crônico, deu entrada no PS com queixa de dor de forte intensidade em região de mesogástrio de início súbito há 6 horas, após vômitos intensos, segundo familiares. Ao exame físico: hálito etílico, PA: 100x60 mmHg, FC: 110 bpm, hipocorado +/+4. Abdome tenso, em tábua, doloroso à palpação em região de mesogástrio, sinal de Jobert positivo. Com base nesse quadro, qual o diagnóstico e o exame indicado:
Úlcera perfurada; Raios-X de abdome agudo
Gastrite aguda;Endoscopia digestiva alta
Úlcera terebrante;Tomografia computadorizada de abdome
Pancreatite aguda;Amilase
(9)Sobre a prescrição de atividade física, avalie as alternativas em V ou F, e assinale a opção correta:
( ) A prescrição de um programa de exercícios deve estar inserida em um contexto clínico e ambiental favorável, capaz de promover adesão e aderência adequadas ao programa.
( ) Recomenda-se a prescrição de um nível mínimo de gasto energético (volume da AF) de aproximadamente 1.000 kcal por semana. Esse gasto é equivalente a praticar 1 hora de exercício aeróbio moderado 5 dias por semana.
( ) Vale ressaltar que ganhos adicionais nesses níveis proporcionarão ganhos adicionais para a saúde. Um aumento de aproximadamente 1.000 kcal por semana por meio da AF parece resultar em uma diminuição de 20% na mortalidade geral.
F - V - V
F - F - V
V - F - V
V - V - V
(10)Paciente 54 anos, masculino, diabético, nega HAS ou tabagismo, apresentou há 2 meses dor lombar à direita tipo cólica, que teve como diagnóstico litíase renal. Há 5 dias apresentou recidiva da dor, associada a hematúria, disúria e queda do estado geral.ao exame físico apresentava massa lombar palpável à direita. Exames complementares: leucócitos= 16.500/mm3, hemoglobina=6,5 g/dl, ultrassom renal: hidronefrose com dilatação do sistema pielocalicial. O diagnóstico é :
litíase renal que evoluiu para pielonefrite devido a imunossupressão causada pelo diabetes.
litíase renal + itu, com evidências de neoplasia de bexiga,sendo necessário a realização de tomografia computadorizada de abdome.
litíase renal que evoluiu para infecção do trato urinário e hidronefrose; a hipótese de neoplasia renal associada não pode ser descartada, devendo ser realizada tomografia computadorizada de abdome.
litíase renal + obstrução extrínseca de ureter
(11)Sobre o tratamento para pacientes com diagnóstico de dependência alcoólica, assinale a alternativa correta:
O tratamento não farmacológico não é preconizado quando o quadro de dependência já está instalado.
O tratamento farmacológico apresenta papel principal na abordagem terapêutica do uso abusivo do álcool, conseguindo, com este, alcançar a abstinência.
Os fármacos utilizados não constam na Relação Nacional de Medicamentos Essenciais fornecidos pelo Sistema Único de Saúde (RENAME), dificultando o acesso dos usuários a esse tipo tratamento na APS.
Dissulfiram é indicado para os usuários que desejam o consumo moderado na estratégia de redução de danos.
Saúde Sexual do Adolescente
(1)Uma realidade no Brasil é a gravidez na Adolescência, cerca de um a cada cinco nascidos vivos no pais são filhos de mães adolescentes. Sobre esse assunto é correto afirmar:
O Estatuto da Criança e do Adolescente formulou artigo específico que institui a semana nacional para conscientização da gravidez na adolescência, que tem como objetivo é abolir que exista gravidez na adolescência.
Os riscos da gravidez na adolescência estão relacionados a fatores biológicos, obstétricos e psicossociais. Os dois primeiros convergem para o fato de que a estrutura orgânica e metabólica do organismo adolescente pode não ter completado o processo de maturação sexual, não sendo, portanto, capaz de sustentar as modificações da gestação.
Segundo a definição da Organização Mundial de Saúde (OMS), a adolescência é a faixa etária que compreende indivíduos apenas entre 16 e 20 anos de idade.
Os principais fatores biológicos estão relacionados à idade da adolescente sendo maiores os riscos para meninas com mais de 16 anos.
(2)São considerados marcos legais e estruturais para prevenção de transmissão de HIV, segundo o protocolo do Ministério da Saúde de 2017:
Realizar profilaxia pós- exposição (PEP), imunizar para Hiv e redução de danos.
Prevenir a transmissão vertical, usar preservativo e tratar pessoas vivendo com HIV.
Não há necessidade de profilaxia pré-exposição no protocolo, só pós- exposição.
Não há necessidade de tratar pessoas vivendo com HIV, pois não é uma medida preventiva.
(3)Em relação as infecções sexualmente transmissíveis, é correto a afirmativa:
Infecção sexualmente transmissível não é equivalente ao termo doença sexualmente transmissível.
Infecção sexualmente transmissível é o termo utilizado para designar os indivíduos que são portadores de uma infecção transmitida pela relação sexual, mas que não apresentam sinais e sintomas.
O termo AIDS (do inglês, Síndrome da Imunodeficiência Humana Adquirida) é utilizado para indivíduos que não possui sintomas da infecção por HIV.
Indivíduos infectados, mas que não apresentam sinais e sintomas, não transmite o vírus HIV.
(4)A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima em mais de 1 milhão de casos novos de Infecção Sexualmente Transmissíveis (IST) por dia no mundo, em relação esse tema é correto afirmar:
A presença de uma IST, como sífilis ou gonorréia, não aumenta o risco de se adquirir ou transmitir a infecção por Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV).
Os portadores de Infecções Sexualmente transmissíveis (IST) não são mais vulneráveis à associação de mais de uma IST.
As Infecções sexualmente transmissíveis (IST) não interferem na mortalidade materna.
As repercussões sobre a saúde referente as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) na vida reprodutiva da adolescente do sexo feminino são desproporcionalmente maiores, em relação aos meninos.
(5)São principais possíveis conseqüências de Infecções sexualmente transmissíveis, EXCETO:
Risco de infertilidade.
Aumento do risco de câncer.
Conseqüências psicossociais.
Não há contra-indicação de amamentação em caso de mãe HIV+.
(6)HPV é um das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) de maior preocupação da saúde pública, uma vez que, tem uma associação clássica é o HPV e o câncer de colo do Útero, em relação ao tema é correto afirmar:
Vacinação é para meninas 9 a 14 anos, sem vacinação de meninos.
Vacinação é para meninas de 9 a 14 anos, e para meninos de 12 a 15 anos.
Vacinação para aqueles que vivem com HIV, a faixa etária é (12 a 14 anos) e o esquema vacinal é de três doses (intervalo de 0, 2
Vacinação é para meninas e meninos a partir dos 9 anos de idade, segundo o calendário de vacinação da SBP de 2021
(7)São principais possíveis conseqüências de uma Infecção Sexualmente Transmissível para a vida reprodutiva:
Risco de infertilidade, diminuição de neoplasias e associação com outras IST´s.
Impossibilidade de amamentar em todos os casos, complicações gestacionais e transmissão vertical.
Malformação fetal, risco de infertilidade e impossibilidade de amamentar, exemplo mãe HIV+.
Conseqüência psicossocial e não há risco de transmissão vertical.
(8)Segundo Francoise Dolto, é correto afirmar sobre a Adolescência:
A adolescência é um período de transição para vida adulta, sendo uma normalidade social.
A adolescência é um período que constitui um momento de transformações físicas, psicológicas, sociais e cognitivas intensas.
Um momento de transformações físicas, psicológicas, sociais e cognitivas intensas, que progridem de forma evitável.
A adolescência é um momento para os jovens que não tem dúvidas e medos.
(9)São sinais da Síndrome da Adolescência normal, EXCETO:
Busca de si mesmo e de sua identidade
Necessidade de intelectualizar e fantasiar
Tendência grupal
Regressão sexual
(10)Em relação a gravidez na Adolescência são considerados fatores de risco:
Idade menor que 16 anos, ocorrência de primeira menstruação há menos de 5 anos e gestação decorrente de abuso/estupro ou outro ato de violência.
Não realizar o pré-natal ou menos de 6 visitas de rotina, falta de conexão ou apoio familiar à adolescente e altura da adolescente é superior a 150 cm ou peso maior que 45kg.
Existência de atitudes negativas quanto à gestação ou rejeição ao feto, presença de doenças crônicas, IST (infecção sexualmente transmissível) e Ocorrência de pré-eclâmpsia ou desproporção pélvica-fetal.
Doenças crônicas são fatores de risco para gravidez na adolescência e doenças agudas não representam risco para esse período de gestação.
(11)Sobre a Síndrome da Adolescência Normal, é correto afirmar que:
O adolescente vive as emoções com intensidade, e oscila aos extremos.
Não há grandes variações de humor na vida do adolescente.
O adolescer (tornar-se adolescente) é um processo que não traz “perdas” ou “lacunas”.
Novas experiências não trás novos riscos.
(12)De acordo com Marshall e Tanner, a puberdade caracteriza-se por:
Apenas desaceleração do crescimento.
Parada do desenvolvimento do sistema cardiovascular e respiratório.
Amadurecimento do controle neuroendócrino e o consequente desenvolvimento das gônadas e dos caracteres sexuais secundários.
Modificações na composição corporal que compreendem o crescimento do esqueleto, dos músculos, sem mudanças na quantidade e na distribuição de gordura.
(13)Em relação a sexualidade e os conceitos envolvidos nesse tema, é correto afirmar que:
Sexualidade tem o mesmo significado de sexo.
Sexualidade se refere a definição dos órgãos genitais, masculino ou feminino, ou também pode ser compreendido como uma relação sexual.
Sexualidade envolve desejos e práticas relacionados à satisfação, à afetividade, ao prazer, aos sentimentos e ao exercício da liberdade.
O conceito de sexo é amplo e está ligado a tudo aquilo que somos capazes de sentir e expressar.
(14)Em relação as drogas, é correto afirmar que:
Droga deve ser compreendida como toda substância com efeito psicoativo que tenha restrita comercialização ilegal.
Álcool e cigarro não são considerados drogas.
Maconha e cocaína são as drogas dentre todos os tipos as mais consumidas pelos jovens.
O fumo, em longo prazo, é responsável pelo maior número de doenças e perda de anos de vida do que todas as demais drogas somadas. O álcool, por sua vez, está relacionado a mais da metade das mortes de jovens por acidentes automobilísticos. Por fim, a maconha interfere no aprendizado e na memória.
(15)Sobre as drogas o seu uso, dependência e abuso, é correto afirmar segundo alguns estudos observacionais:
Quanto mais cedo um adolescente inicia o uso de uma substância, menores são as chances de que ele aumente a quantidade deste uso.
Os adolescentes, comumente, são mais capazes de limitar o uso que os adultos
Quando há dependência, o trabalho de reabilitação é tarefa simples e sempre irá obter sucesso do tratamento.
No início do uso, é difícil que um adolescente aceite ajuda, porque os sinais e sintomas de dependência não são claros ou ainda são inexistentes e é difícil para o jovem entender os riscos.
(16)Em relação ao uso de drogas pelos adolescentes, são considerados fatores de risco para uso de drogas, exceto:
Pai ou parente próximo que apresenta abuso de substância.
Grupo de amigos que consome substância.
Auto-estima elevada.
Baixa condição socio-econômica.
(17)Segundo o Ministério da Saúde são consideradas condições necessárias para uma experiência sexual na Adolescência enriquecedora para o desenvolvimento emocional do adolescente, o que se afirma em:
Desinformação a respeito das medidas preventivas para o sexo.
Individuo não ter conhecimento dos aspectos biológicos referentes a sexualidade.
O adolescente ser capaz de lidar com eventuais pressões familiares.
O adolescente apto a exercer essa atividade de maneira agradável para ambos, com sentimento de culpa.
(18)Dentre as orientações do Ministério da Saúde sobre a saúde sexual do adolescente, é correto afirmar que:
Não há necessidade de abordagem sobre a possibilidade de gravidez.
Escuta ativa restrita aos pais sobre sexualidade.
Ter relação sexual no momento e com quem se sentir a vontade, de forma consensual e protegida, respeitando os próprios limites.
Busca por orientação com os familiares quanto aos métodos de proteção sexual e anticoncepcional
(19)Em relação aos direitos sexuais do adolescente, é correto afirmar que:
O direito sexual é restrito ao respeito apenas o próprio corpo, sem necessidade de entender o parceiro.
Direito de escolher o parceiro sexual, com sentimento de culpa.
Direito sexual diz respeito a vergonha e culpa.
Direito de expressar livremente sua orientação sexual.
(20)Segundo o HERA (Health, Empowerment, Rights and Accountability), é correto afirmar sobre saúde sexual EXCETO:
A saúde sexual é a habilidade de mulheres e homens para desfrutar e expressar sua sexualidade.
A saúde sexual é enriquecedora, pois exclui o prazer nas relações.
A saúde sexual é enriquecedora, estimula a determinação pessoal, a comunicação e as relações.
A saúde sexual é a habilidade de mulheres e homens para desfrutar e expressar sua sexualidade, sem riscos de doenças sexualmente transmissíveis, gestações não desejadas, coerção, violência e discriminação.
(21)Existem alguns fatores que influenciam os adolescentes a vivenciarem a sexualidade, são considerados fatores que influenciam na expressão da sexualidade do adolescente:
Apenas o que adolescente vivenciou na infância.
Não sofre influência dos seus grupos de amigos.
Os valores, crenças, normas morais e tradições da família não influenciam.
As transformações físicas, psicológicas, cognitivas e sociais trazidas pelo crescimento e desenvolvimento.
(22)Sobre a sexualidade na adolescência assinale a alternativa correta:
Na adolescência (fase genital, dos 10 aos 20 anos), há o surgimento de um mundo simbólico e a redescoberta do corpo que muda sob a influência dos hormônios.
A consulta ainda deve ser realizada com pais ou responsáveis, garantindo que estes saibam o que ocorre no desenvolvimento sexual dos adolescentes.
Os meios de comunicação (internet, jornais, televisão, etc.) e os amigos são consultados somente quando professores e profissionais de saúde não se mostram disponíveis.
Na família, quando há discussão, a mãe é a principal fonte de informação para meninas, e o pai para os meninos.
(23)“A violência e maus tratos à criança ou adolescente é a ação ou omissão com objetivo de causar dor, sendo praticada por seu familiar ou responsável, ou mesmo adulto ou adolescente superior.” Sobre os maus tratos na criança, assinale a alternativa incorreta
A pele é o local mais acometido
Equimoses, escoriações e hematomas são lesões que confirmam o diagnóstico
As lesões mais comumente presente em abusos são localizadas nas nádegas, coxas, dorso, face, punhos e tornozelos
Fraturas de ossos são frequentes
(24)São considerados repercussões possíveis para o binômio mãe-filho em relação a gravidez na Adolescência, EXCETO:
Depressão e psicose puerperal
Ausência de amamentação
Esquema de vacinação completo
Rejeição do RN do convívio familiar
(25)São consideradas estratégias de Prevenção da gravidez na Adolescência, EXCETO:
Educação sobre sexualidade e saúde reprodutiva.
Informações: contracepção, IST (infecções sexualmente transmissíveis), questões de gênero e orientação sexual.
Serviços de saúde para adolescentes.
Menor qualificação profissional da mãe.
(26)Em relação a Infecções sexualmente transmissíveis na Adolescência alguns conceitos são importantes, é correto afirmar sobre esses conceitos:
O risco é a probabilidade da ocorrência de algum evento indesejável e está independente do contexto social.
A vulnerabilidade é um estado de ser/estar em perigo ou exposto a potenciais danos em razão de uma fragilidade que não tem relação com a existência individual.
O risco, no contexto da saúde, pode ser entendido como uma situação ou condição que colocam um indivíduo em lugar de maior chance de desenvolver um determinado problema de saúde.
O maior risco não tem relação com maior chance de desenvolver uma patologia.
(27)São considerados fatores de risco para os adolescentes adquirirem Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST):
Barreiras de acesso a informação acerca da prevenção, tratamento e serviços de saúde.
Prática de sexo protegido
Menor número de parceiros
Inicio tardio de atividade sexual
(28)Assinale as condições que são considerados fatores de risco para Infecções sexualmente transmissíveis (IST) na adolescência:
Pessoas vítimas de abuso (sexual, psicológico, exploração de mão de obra), violência (agressão física ou verbal) e boa condição econômica.
Baixa renda familiar, baixa escolaridade e uso de álcool e outras drogas.
Início precoce de atividade sexual, baixa escolaridade e uso de preservativo.
Acesso a informações sobre prevenção de IST, baixa renda familiar e vitimas de abuso.
(29)Em relação as ações integrativas para prevenção da cadeia de transmissão e vulnerabilidade HIVAIDS foi estabelecido um protocolo clínico com algumas considerações, sobre esse protocolo e suas considerações é correto adotar como medida preventiva EXCETO:
Usar preservativo feminino, masculino e gel lubrificante
Prevenir a transmissão vertical
Imunização para HBV e HPV
Diagnosticar pessoas com IST, sem necessidade de tratamento
Saúde do Idoso
(1)Sobre os cuidadores de idosos, assinale a alternativa incorreta:
O papel de cuidador tem grande potencial para gerar estresse físico e psicológico à pessoa que desempenha a função.
Ainda existe em alguns países, como o Brasil, preconceito contra a institucionalização de idosos, por isso as famílias preferem contratar um cuidador para o seu familiar.
Por ser uma profissão considerada feminina culturalmente, tendo em vista a natureza do trabalho, a maioria dos cuidadores de idosos pertencem ao sexo feminino.
A maioria dos cuidadores são do sexo masculino.
(2)As questões relacionadas à morte e ao luto são de extrema complexidade, pois envolvem aspectos culturais, religiosos e afetam a dinâmica familiar. Assinale a alternativa a seguir que não apresenta um aspecto relacionado ao luto nos idosos:
O idoso tende a pensar na iminência da morte, sempre que perde algum ente querido ou conhecido, podendo apresentar repercussões na saúde mental.
O idoso, por já ter lidado com a morte de muitos conhecidos e entes queridos ao longo da vida, tem maior facilidade de lidar com o luto.
O idoso muitas vezes é visto como alguém cuja morte logo ocorrerá, o que gera insegurança e temor nele próprio e nas pessoas do seu convívio.
O luto na velhice pode envolver aspectos muito complexos e com graves consequências psicológicas, sociais e familiares, como o luto secundário à perda do cônjuge.
(3)Em relação aos aspectos relacionados ao luto entre os idosos, assinale a alternativa incorreta:
A viuvez favorece o desenvolvimento de depressão nos idosos.
O impacto da perda de um cônjuge depende também do relacionamento prévio com este, sendo pior quanto mais estreitos forem os laços afetivos.
Geralmente a viuvez acarreta maior sofrimento e risco de depressão no sexo masculino, se comparado ao feminino.
Com relação à perda do cônjuge, as idosas sofrem mais do que os idosos.
(4)O processo de envelhecimento pode suscitar nos idosos questões de ordem psicológica, social, religiosa, dentre outras, principalmente:
Ansiedade relacionada à aproximação da morte, evidente pela perda de entes queridos da sua geração.
Sensação de sabedoria, dever cumprido e satisfação.
Alívio, pela proximidade da morte e, consequentemente, a possibilidade de rever entes queridos, conforme a crença religiosa pessoal.
Paz, por sentir que já viveu bastante e poderá descansar.
(5)A violência contra os idosos é uma realidade infelizmente muito comum, à qual muitas pessoas estão submetidas nessa fase da vida. Sobre o assunto, assinale a alternativa incorreta:
A violência contra os idosos é frequentemente negligenciada, só recentemente valorizada como um problema de saúde pública.
Os idosos do sexo feminino sofrem mais violência, que, no entanto, costuma ser mais fatal no sexo masculino.
Nem todo tipo de violência leva a óbito, uma vez que existem outros tipos de violência além da física.
O abandono de um idoso em um asilo, por parte da sua família, não pode ser considerado violência, desde que o idoso seja bem cuidado no local.
(6)Sobre a doença de Alzheimer, assinale a alternativa incorreta.
A doença de Alzheimer dificilmente poderá ser curada
Microscopicamente, pode-se observar a presença de placas senis na doença de Alzheimer
Dieta rica em gordura é fator de risco para a doença de Alzheimer
Na doença de Alzheimer é comum a atrofia cortical
(7)Em 2008, o Ministério da Saúde lançou o “Guia Prático do Cuidador”, principalmente voltado às pessoas que exercem essa função. Sobre as atribuições do cuidador, assinale a alternativa incorreta:
Ajudar na higiene pessoal e alimentação da pessoa sob seus cuidados.
Auxiliar à locomoção, ajudar nas atividades de lazer e realizar massagens quando necessário.
Medicar a pessoa sob seus cuidados com medicamentos sintomáticos, em caso de febre, vômitos ou outros sintomas mais simples, que não requerem auxílio médico.
Comunicar quaisquer mudanças no estado de saúde da pessoa sob seus cuidados à equipe de saúde que o acompanha.
(8)A vacinação de pacientes idosos é importante, porque:
Impede que o idoso tenha quadros infecciosos graves
Impede a progressão de doenças crônicas
Auxilia na cura do Alzheimer
Melhora a qualidade de vida de pacientes idosos
(9)Sobre a vacina de Influenza (gripe), assinale a alternativa correta.
São necessárias duas doses anualmente em pacientes idosos
É indicada para os pacientes idosos em situação frágil ou que possuam alguma doença crônica. Idosos saudáveis não tem indicação para a vacina de influenza no SUS
Deverá ser indicada para pacientes que gripam com frequência ou que já foram internados por esse motivo
É realizada dose única anual
(10)São reações adversas da vacina Influenza, exceto:
Parada cardíaca
Reação anafilática
Mialgia
Reação local
(11)Os cuidadores são classificados em primários, secundários e terciários. Sobre essa classificação, assinale a alternativa que apresenta uma definição incorreta:
Os cuidadores primários são os principais responsáveis pelo cuidado do idoso, mas os que realizam a maioria das tarefas são os secundários.
Os cuidadores primários são os que realizam a maior parte das tarefas, além de serem os principais responsáveis pelo cuidado do idoso.
Os cuidadores secundários geralmente exercem atividades pontuais no cuidado básico e não têm o mesmo nível de responsabilidade para com o idoso, como os cuidadores primários.
Os cuidadores terciários geralmente não têm contato e responsabilidade com o idoso, pois costumam realizar atividades externas, de forma esporádica.
(12)Qual das alternativas não está correta?
É necessário atentar-se à necessidade de institucionalização dos pacientes idosos em situação frágil
Deve-se avaliar bem a presença de depressão em idosos, tomando cuidado para não confundi-la com outras doenças neurológicas
A depressão não é comum em pacientes idosos
O mini mental é o questionário mais utilizado na avaliação da cognição dos pacientes idosos
(13)Sobre a saúde do idoso, são a atividades da vida diária instrumentalizada, exceto:
Ir ao banheiro
Utilizar ônibus
Realizar compras
Cuidar das finanças
(14)Entre os fatores que estão associados ao declínio funcional, assinale a alternativa incorreta
Idade avançada
Déficit cognitivo
Histórico de quedas
Baixa escolaridade
(15)Sobre a sexualidade do idoso e na vida adulta, assinale a alternativa correta:
Momento de menor contágio de doenças sexualmente transmissíveis, uma vez que o indivíduo se torna mais responsável.
Após a adolescência, é a fase de mais atividade sexual.
Os problemas que vem com a fase adulta acarretam em perda ou redução da atividade sexual, sendo a prática de atividade física, a cessação do tabagismo, a redução do estresse e o controle das doenças crônicas (como diabetes, hipertensão e depressão) são estratégias com impacto para reduzir o surgimento e o agravamento dos problemas sexuais.
Os idosos não mantêm a necessidade sexual, pois, com a idade, a atividade, os pensamentos ou os desejos sexuais se esgotem.
(16)O cuidador de idosos é a pessoa que, independente do parentesco, fornece cuidado e assiste ao idoso em suas atividades, como higiene pessoal, alimentação, lazer, administração de medicamentos, dentre outras. O cuidador precisa de atenção, pois está sujeito à sobrecarga física e psicológica. Assinale a alternativa a seguir que não contempla uma medida para evitar o estresse do cuidador:
Prática de exercícios orientados, a fim de relaxar a musculatura e diminuir o estresse físico do cuidador.
Dedicação integral ao idoso sob seus cuidados, evitando distrações como relacionamentos amorosos ou atividades que possam tomar o tempo e gerar estresse.
Práticas que promovam relaxamento e bem-estar, como a meditação.
Cuidados com a alimentação, prática regular de atividades físicas e busca de ajuda psicológica, sempre que necessário.
(17)Sobre a função dos cuidadores de idosos, assinale a alternativa correta:
Os cuidadores de idosos são profissionais com formação específica para atuar na área.
Os cuidadores de idosos são profissionais da área da saúde, com formação técnica ou superior e, portanto, habilitados a praticar atos dentro da sua formação, como a administração de injeções, passagem de sondas, acessos venosos etc.
O cuidador de idoso não pode ser alguém da família e deve ser necessariamente remunerado pelo trabalho exercido.
O cuidador de idoso é uma pessoa da família ou da comunidade, que cuida de um idoso que demande cuidados por estar acamado ou com limitações físicas ou mentais, recebendo ou não remuneração pelo desempenho da função.
(18)A violência contra os idosos é uma realidade infelizmente muito comum, à qual muitas pessoas estão submetidas nessa fase da vida. Sobre o assunto, assinale a alternativa incorreta:
A violência contra os idosos é frequentemente negligenciada, só recentemente valorizada como um problema de saúde pública.
Os idosos do sexo feminino sofrem mais violência, que, no entanto, costuma ser mais fatal no sexo masculino.
Nem todo tipo de violência leva a óbito, uma vez que existem outros tipos de violência além da física.
O abandono de um idoso em um asilo, por parte da sua família, não pode ser considerado violência, desde que o idoso seja bem cuidado no local.
(19)Dentre os diversos tipos de violência contra o idoso, assinale a alternativa que apresenta uma definição incorreta:
Abuso físico é a aplicação de força ou qualquer outro meio, que possa causar lesão, dor, incapacidade ou qualquer dano à integridade física da vítima.
Abuso sexual inclui desde contato sexual com a vítima até outras práticas diversas visando obter gratificação sexual, realizadas por meio de violência, ameaça ou quaisquer meios que impeçam o consentimento.
Abuso sexual é a prática de intercurso sexual com penetração (vaginal ou anal), necessariamente, não consentida, sendo demais atos sexuais diversos considerados violência psicológica.
Abuso financeiro é o uso de recursos financeiros ou patrimoniais do idoso, de forma não consentida e por meio de exploração ilegal ou imprópria.
(20)Em relação à violência contra a pessoa idosa, existem sinais que podem levantar a suspeita da ocorrência dos diversos tipos de violência. Todas as alternativas a seguir apresentam sinais ou sintomas sugestivas de abuso físico ou sexual, exceto:
Presença de lesões em diversos estágios de evolução.
Desaparecimento de jóias ou outros pertences.
Quedas e lesões inexplicáveis.
Sangramento vaginal e/ou anal.
(21)A Rede Internacional para Prevenção dos Maus Tratos contra a Pessoa Idosa define a violência contra o idoso como sendo: “ato (único ou repetido) ou omissão que lhe cause dano físico ou aflição e que se produz em qualquer relação na qual exista expectativa de confiança." Sobre o assunto, assinale a alternativa incorreta:
Mudanças de comportamento do idoso, tais como agressividade, retraimento, automutilação e comportamento sexual alterado (com base no comportamento prévio), chamam a atenção para quadros de transtorno de humor ou demenciais, não sendo a princípio relacionados com violência.
Quanto mais frágil e dependente do cuidador o idoso for, maior o risco dele sofrer violência.
A violência intrafamiliar, principal forma de violência interpessoal, é a mais comum e pode ser de diversas formas como abuso físico, sexual, abandono, negligência etc.
Mediante suspeita ou confirmação de violência contra a pessoa idosa, deve ser realizada notificação obrigatória aos órgãos competentes.
Fisiologia
(1)Assinale a alternativa que não apresenta uma característica correta das substâncias no meio celular:
Maior quantidade de íon potássio no meio intracelular
Membrana celular que possui uma bicamada lipídica
Menor quantidade de íon sódio no meio extracelular
Membrana celular possui proteínas seletivas aos íons ou moléculas que podem atravessa-la
(2)Sobre a composição da linfa, assinale a alternativa correta:
Desemboca nas veias torácicas
Apresenta-se rica em gorduras
Pobre em proteínas
Composição igual ao sangue
(3)Sobre fisiologia da glândula tireoide, assinale a alternativa incorreta:
As células foliculares da tireoide fazem a captação de iodo.
A tireoglobulina é secretada no coloide pela célula folicular.
A tireoperoxidase (TPO) faz a conjugação do iodo com a tireoglobulina.
O TSH estimula a conjugação do iodo com a tireoglobulina.
(4)Qual hormônio abaixo atua inibindo a hipófise?
TRH
GHIH
TSH
GnRH
(5)Qual hormônio produzido na hipófise anterior gera diretamente aumento da glicose sanguínea?
ACTH
TSH
LH
GH
(6)Uma célula que secreta substâncias diretamente na corrente sanguínea, aonde os receptores dessas substâncias se localizam em outro local do corpo, essa célula é considerada?
Autócrina
Parócrina
Endócrina
Exócrina
(7)Assinale a alternativa que não apresenta um hormônio esteroide:
GH
Testosterona.
Cortisol.
Estrógeno
(8)Assinale a alternativa incorreta sobre o espermatozoide:
A parte principal da cauda dos espermatozoides é composta por microtúbulos.
O acumulo de mitocôndrias é fundamental para a movimentação flagelar.
A principal função do acrossomo é a proteção.
Todo o processo de espermatogênese dura cerca de 74 dias.
(9)Qual fator não tem relação com o aumento do fluxo linfático:
Pressão hidrostática capilar diminuída.
Contração da musculatura esquelética.
Compressão dos tecidos por objetos externos ao corpo.
Movimentação de partes do corpo.
(10)De acordo com o ciclo menstrual e suas fases, assinale a alternativa correta:
A fase proliferativa possui um predomínio do hormônio progesterona.
A menstruação é o resultado de uma diminuição nos níveis de progesterona e estrógeno.
A fase secretora causa aumento da espessura e do número de células.
O maior aumento do LH acontece logo depois da ovulação.
(11)) Assinale a alternativa incorreta sobre a regulação dos hormônios femininos?
O LH e o FSH agem nas células granulosas.
O hormônio inibina tem ação inibitória sobre o GnRh
As progestinas causam inibição do LH
Durante a menopausa há um aumento na produção de estrogênios.
(12)Assinale a alternativa incorreta:
Durante a estimulação sexual feminina acontece apenas a lubrificação.
A lubrificação vaginal acontece por efeito das glândulas de Bartholin.
Durante a puberdade há um aumento das gonadotrofinas na circulação.
Os estrógenos possuem efeitos comportamentais sobre o sistema nervoso central.
(13)De acordo com o sistema linfático assinale a opção incorreta:
O sistema linfático é um circuito fechado.
O ducto torácico conduz a menor parte da linfa do corpo para o sangue.
Linfonodos são localizados ao longo do canal do sistema linfático.
Faz a absorção de ácidos graxos e transporte desses para a circulação sanguínea.
(14)Assinale a alternativa incorreta sobre o fluxo da linfa:
O ducto torácico drena cerca de 5 vezes mais linda do que o ducto linfático direito.
A pressão coloidosmótica aumentada no liquido intersticial aumenta o fluxo linfático.
A pulsação de artérias adjacentes diminui o fluxo linfático
Quando ocorre uma infecção os linfonodos tendem a aumentar de tamanho e ficarem doloridos.
(15)Assinale a alternativa que não apresenta uma característica correta do sistema digestório:
O plexo miontérico está disposto entre as camadas musculares longitudinal e circular em todo trato gastrointestinal.
O plexo submucoso (meissner) é considerado interno, se situa na submucosa.
O trato gastrointestinal é estimulado apenas pelo sistema nervoso parassimpático.
No trato gastrointestinal o fluxo sanguíneo aumenta por meio de hormônios peptídicos, liberação de cininas, aumento da atividade contrátil e redução da concentração de oxigênio.
(16)Assinale a alternativa correta:
O comprometimento da motilidade do cólon causa constipação.
O reflexo da defecação necessita de atividade do sistema nervoso simpático.
A diarreia é causada por inibição de motilidade do cólon, diminuindo a absorção.
Os movimentos propulsivos do intestino delgado são controlados apenas por reflexos.
(17)Em relação as enzimas pancreáticas, assinale a incorreta:
A amilase pancreática realiza digestão de carboidratos.
Tripsina, quimiotripsina hidrolisam proteínas.
A colecistocinina causa secreção de bicarbonato.
O ácido do estomago gera liberação de secretina pelo duodeno.
(18)Marque a alternativa correta sobre o processo de difusão?
A difusão facilitada é um processo que faz o transporte por meio de abertura da membrana ou dos espaços intermoleculares.
Os canais do sódio são menores que do potássio.
A difusão simples não permite um transporte livremente pela membrana.
A velocidade com que as moléculas se difundirão depende da concentração do meio externo.
(19)Assinale a alternativa incorreta sobre a bile:
A bile faz excreção de diversos produtos do metabolismo.
Emulsificação de gorduras.
A bile é produzida na vesícula biliar.
A colecistocinina gera contração da vesícula biliar assim como relaxamento do esfíncter de Oddi.
(20)Assinale a alternativa que não apresenta uma característica correta dos funcionamento dos átrios e ventrículos:
Quando as valvas AV abrem 80% do sangue flui diretamente para o ventrículo.
A contração isovolumétrica abre a válvula semilunar.
O enchimento rápido dos ventrículos depende da contração atrial.
A pressão necessária para abertura da valva aórtica é cerca de 80mmHg.
(21)Assinale a incorreta sobre a análise do eletrocardiograma normal:
A onda P acontece antes de começar a contração ventricular.
A onda T acontece enquanto os ventrículos se despolarizam
O complexo QRS marca a onda se propagando pelos ventrículos.
A despolarização atrial gera a onda P.
(22)Assinale a alternativa incorreta com relação ao potencial de membrana:
O potencial de difusão através da membrana da fibra nervosa é causado pela difusão dos íons potássio de dentro para fora da célula.
Segundo o potencial de Nernst para um íon ter sua difusão efetiva é preciso analisar a diferença de contração interna e externa do íon.
A equação de Goldman é utilizada para calcular o potencial de difusão de um íon em particular.
Uma célula em repouso possui maior quantidade de íons potássio no interior. .
(23)O que acontece quando o potencial de membrana se torna menos negativo durante o estado de repouso (cerca de -70 a -50 milivolts)?
Interrupção da bomba de sódio-potássio.
Abertura dos canais de potássio voltagem dependentes
A célula atinge o potencial de ação.
Abertura dos canais de sódio regulados pela voltagem.
(24)Assinale a alternativa incorreta sobre o processo de osmose:
A pressão osmótica é a quantidade exata de pressão para que aconteça o processo de osmose.
Na osmose ocorre a difusão efetiva da água por diferença de concentração.
A osmose ocorre sem gasto energético.
A membrana é seletivamente permeável para a água.
(25)Sobre os canais de potássio voltagem dependentes, assinale a alternativa incorreta:
São abertos juntamente do potencial de ação.
Os canais de potássio são mais lentos que o de sódio.
Garantem a repolarização celular.
Esses canais são abertos a -90 milivolts.
(26)Com relação ao sistema nervoso autônomo assinale a afirmativa incorreta:
Inclui o sistema nervoso, vias eferentes e viscerais.
O sistema nervoso autônomo parassimpático não possui ação sobre o coração
O sistema nervoso autônomo simpático e parassimpático se complementam para realizarem estímulos diferentes em vias viscerais.
O sistema nervoso autônomo simpático regula a atividade brônquica.
(27)Assinale a alternativa incorreta sobre o transporte ativo:
O transporte ativo é fundamental para manter a concentração de sódio maior no espaço extracelular.
Acontece contra o gradiente de concentração, utilizando energia.
Somente o transporte ativo secundário depende de proteínas transportadoras.
No transporte ativo primário acontece atividade da enzima ATPase no interior da proteina.
(28)Um indivíduo se encontra em um sono com ausência de movimentos oculares. Em qual fase do sono ele se encontra:
Sono REM.
Sono não rem, estagio I
Sono não rem, estagio II
Sono não rem estagio III.
(29)Sobre o mecanismo geral de contração muscular, assinale a alternativa incorreta:
A despolarização da membrana leva a liberação de íons cálcio pelo reticulo sarcoplasmático.
Os íons cálcio ativam forças atrativas entre os filamentos actina e miosina
O complexo troponina-trompomiosina ajudam na união entre actina e miosina
Enzimas ATPases se localizam na cabeça da miosina
(30)Assinale a alternativa incorreta sobre o papel do ATP no mecanismo de contração muscular:
Antes da contração há clivagem de ATP em ADP e fosfato
A ligação no local ativo gera alteração da conformação na cabeça da miosina e com a energia liberada pelo ATP acontece o movimento.
Para que aconteça o desligamento da cabeça pela actina é necessário um ADP
Após desligamento da cabeça, acontece nova clivagem de ATP e assim novo ciclo começa.
(14)Classifique as frases abaixo com VERDADEIRO (v) ou FALSO (f).
I - O sistema imune inato é capaz de reconhecer antígenos presentes nos microorganismos patógenos, mas não moléculas endógenas produzidas por células humanas decorrentes de alguma lesão, por exemplo.
II - Uma das função dos receptores do tipo Toll é reconhecer moléculas expressadas por microorganismos patógenos e estimular a resposta imunológica contra eles.
III - A catelicidina consiste em uma substancia antimicrobiana.
VVV
VFV
FVV
FVF
(15)Assinale a alternativa que apresenta apenas afirmações corretas.
I - A associação do peptídeo a fenda de ligação do MHC I faz com que esse complexo perca a afinidade pela TAPASINA.
II - Uma vez expressado na superfície das células, o complexo MHC-peptideo pode ser reconhecido pelo LT CD8 especifico para ele.
III - A função de apresentação de antígenos das APCS é potencializada pela exposição a produtos bacterianos.
VFV
FFF
VVV
VFF
(16)Assinale a alternativa que não corresponde a uma característica da via do MHC I.
A ligação do MHC ao peptídeo ocorre no compartimento vesicular
As células T responsivas são os LT CD8
A ação da ERAP/PARE cliva os peptídeos em um tamanho apropriado para ligação ao MHC I
O complexo MHC-peptideo é transportado para a superfície celular por meio de vesículas exocíticas
(17)Complete as lacunas abaixo de acordo com a alternativa adequada.
Quando o linfócito _____ é ativado pela apresentação do MHC de classe ____, ele libera citocinas que ativam o macrófago e auxiliam a produção de anticorpos.
T CD8; II
T CD4; II
TCD4; I
T CD8; I
(18)Assinale a alternativa que apresenta apenas afirmações corretas.
I - A associação do peptídeo a fenda de ligação do MHC I faz com que esse complexo perca a afinidade pela TAPASINA.
II - Uma vez expressado na superfície das células, o complexo MHC-peptideo pode ser reconhecido pelo LT CD8 especifico para ele.
III - A função de apresentação de antígenos das APCS é potencializada pela exposição a produtos bacterianos.
VFV
FFF
VVV
VFF
(19)Assinale a alternativa que apresenta o processo de seleção positiva do linfócito B imaturo na sua ordem cronológica.
Exposição a antígenos próprios > Reconhecimento com baixa afinidade > Linfocito B maduro Igm+ e IgD+
Exposição a antígenos próprios > Reconhecimento com alta afinidade > Linfocito B maduro Igm+ e IgG+
Exposição a antígenos estranhos > Reconhecimento com baixa afinidade > Linfocito B maduro Igm+ e IgG+
Exposição a antígenos estranhos > Reconhecimento com alta afinidade > Linfocito B maduro Igm+ e IgD+
(20)Assinale a alternativa incorreta sobre o sistema imune inato.
Os neutrófilos são células da imunidade inata
Os neutrófilos estão presentes em tecidos saudáveis em quantidade considerável
O citoplasma dos neutrófilos é rico em substâncias microbicidas
Os macrófagos podem ser considerados como uma diferenciação dos monócitos, presentes em células teciduais
(21)São estágios de maturação localizados no órgão ou tecido linfoide periférico:
Linfócito imaturo e maduro
Linfócito maduro
Célula-tronco, pró-linfócito e pré-linfócito
Pró-linfócito
(22)Assinale a alternativa que apresenta apenas afirmações corretas.
I - A resposta primaria inclui a ativação de linfócitos B naive.
II - Em um 2º contato com um mesmo antígeno, a resposta será mais rápida, porem de mesma intensidade.
III - Na resposta primária são produzidos os diferentes isotipos, como IgG, IgA e IgE.
Todas são verdadeiras
I e II
I
II
(23)O processo de ativação dos linfócitos B inclui, exceto:
Captura de antígenos nos órgãos linfoides
A liberação de sinais bioquímicos para a ativação do LB
A ativação dos linfócitos B é iniciada pela ligação do antígeno especifico às moléculas de IG de membrana
O igM é um isotipo que funciona como receptor de membrana em linfócitos
(24)Complete as lacunas abaixo de modo correto.
Os plasmócitos são classificados pela ___ produção de Ig em sua forma _____.
Maior; secretada
Menor; secretada
Maior; de membrana
Menor; de membrana
(25)Faz parte do processo de ativação dos linfócitos T, exceto:
Secreção de citocinas
Coestimulação por moléculas acessórias
Reconhecimento do MHC-peptídeo
Mesmo na ausência de coestimulação, os linfócitos T conseguem responder
(26)Assinale a alternativa que apresenta apenas afirmações corretas.
I - A IL-2 induz a proliferação das células.
II - As respostas das células T se mantém após a eliminação do antígeno, para evitar que esse volte a atuar.
III - Parte das células T ativada se diferencia em células de memoria.
I, II e III
II e III
I e III
III
(27)Classifique as afirmações abaixo como verdadeiras ou falsas.
I - Os receptores de células T são responsáveis pelo reconhecimento de fragmentos de antígeno como peptídeos ligados ao MHC.
II - A manutenção das células de memoria é dependente de citocinas como a IL-7.
III - Os inibidores da via CD40L:CD40 reduzem a ativação de LT efetores.
IV - A coestimulação é inibida or meio da ação de determinados receptores inibitórios.
VVVV
FFVF
VFVF
VVFV
(28)São afirmações verdadeiras, exceto:
As células de memoria possuem um baixo nível de proliferação
Não há apoptose das células efetoras, após sua ação elas viram células de memória
A diferença entre os três tipos de TCD4 efetoras são as citocinas que induzem sua diferenciação, as citocinas produzidas e os fatores de transcrição expressos
O CTLA-4 é um receptor de alta afinidade para B7
(29)São funções do IgG, exceto:
Opsonização
Ativação do sistema complemento
Imunidade Neonatal
Desgranulação de mastócitos
(30)Sobre os mecanismos efetores da imunidade humoral é incorreto afirmar que:
Anticorpos são produzidos por plasmócitos
Anticorpos podem mediar lesão tecidual
Mediada por anticorpos secretados
Não combatem fungos
Histologia
(1)Sobre os testículos e sua histologia, assinale a alternativa incorreta
A túnica albugínea é uma cápsula de tecido conjuntivo denso
A túnica albugínea forma o mediastino
Escroto é a mesma coisa que testículo
A túnica vaginal é a camada parietal e visceral
(2)É nos túbulos seminíferos que os espermatozoides são produzidos. Sobre os túbulos assinale a alternativa incorreta
Nos túbulos seminíferos de encontram as células de Sertoli
O espermatócito primário, após sofre mitose, se torna espermatocito secundário
As células de Sertoli não se dividem
Na etapa de maturação os espermatozoides são liberados no lúmen do túbulo
(3)O espermatozoide humano é o gameta sexual masculino ou a célula reprodutora masculina. Eles são células pequenas, móveis e de formato alongado. Sobre o caminho que o espermatozoide faz, assinale a alternativa correta:
Próstata, vesícula seminal e uretra
Túbulos seminíferos, epidídimo, ducto deferente e uretra
Túbulos seminíferos, próstata e vesículas seminais
Epidídimo, túbulos seminíferos, uretra e canal deferente
(4)Sobre as estruturas que fazem parte do caminho dos espermatozoides, assinale a alternativa incorreta
O ducto epididimario tem epitélio colunar pesudo-estratificado com estereocílios
O ducto deferente tem células de músculo liso
A ampola faz dilatação da uretra
O ducto deferente tem epitélio colunar pseudo-estratificado
(5)Assinale a alternativa que indica quais hormônios são produzidos pelos ovários
Estrógeno e progesterona
Apenas estrógeno
Progesterona e testosterona
Apenas testosterona
(6)São características do tecido epitelial, exceto:
Células justapostas
Células cilíndricas
Células poliédricas
Lâmina própria
(7)a) Desmossomo; b) Junção comunicante; c) Zônula oclusiva
Correlacione os conceitos acima com as seguintes características:
1 - Impermeabilização de células adjacentes
2 - Permitem a passagem de sinais elétricos ou químicos entre as células adjacentes
3 - Unem fortemente as células adjacentes ou células e lâmina basal por meio de citoesqueleto
1-C; 2-B; 3-A
1-A; 2-C; 3-B
1-B; 2-C; 3-B
1- A; 2-B; 3-C
(8)Marque a alternativa incorreta sobre os estereocílios.
Aumentam a superfície de absorção
Estão presentes no epidídimo
São móveis
São ramificados e compridos
(9)Complete as frases abaixo:
I - As ______ permitem a passagem de hormônios, nucleotídeos, íons e aminoácidos, mas não de macromoléculas.
II - Os hemidesmossomos promovem a junção da lâmina basal com ______.
III - A Caderina exerce sua função quando na presença de _______.
Junções comunicantes; células epiteliais; Ca2+
Junções GAP; a lâmina própria; Ca2+
Junções intercelulares; células epiteliais; Na2+
Junções GAP; a lâmina própria; Na2
(10)O epitélio de revestimento pode ser classificado de acordo com seu numero de camadas. A opção que não indica uma de suas classificações é:
Estratificado
Pseudoestratificado
Composto
Simples
(11)As glândulas ______ eliminam exclusivamente a secreção.
As glândulas sebáceas são do tipo _______.
Durante o processo de secreção, as glândulas ______eliminam parte de seu citoplasma junto, mas se regeneram.
Merócrinas; Apócrinas; Holócrinas
Apócrinas; Merócrinas; Holócrinas
Merócrinas; Merócrinas; Holócrinas
Merócrinas; Hólocrinas; Apócrinas
(12)Assinale a alternativa incorreta.
Durante o processo de metaplasia, ocorre uma alteração reversível
Metaplasia consiste na alteração de um tipo celular por outro de mesma linhagem
A metaplasia ocorre para proteger o organismo de fenômenos que possam vir a ocorrer
É comum em fumantes a metaplasia quando um tecido pseudoestratificado ciliado, que reveste os brônquios, modifica-se para estratificado pavimentoso
(13)Marque a alternativa que apresenta a melhor definição de “parênquima”.
Células responsáveis pela sustentação de um órgão
Células responsáveis pela função típica de cada órgão
Células responsáveis pela nutrição do órgão
Células responsáveis pelo transporte de substâncias de cada órgão
(14)São funções do tecido conjuntivo, exceto:
Proteção da matriz óssea
Meio de troca de nutrientes
Função estrutural
Reserva de fatores de crescimento
(15)Assinale a alternativa que completa corretamente as frases abaixo.
A ____ possui ação anticoagulante e é produzida pelos ______
A _____ atua na inflamação, por meio da vasodilatação e aumento da permeabilidade vascular
Heparina; mastócitos; histamina
Histamina; monócitos; heparina
Heparina; monócitos; histamina
Histamina; mastócitos; heparina
(16)Assinale a afirmação errada.
O tecido adiposo é um tipo de tecido conjuntivo
O tecido adiposo é um mal condutor de calor
O tecido conjuntivo atua como um coxim, absorvendo choques
Realizam a secreção de leptina, apesar de não a produzirem
(17)Assinale a alternativa que contém apenas afirmações corretas.
I - O tecido adiposo amarelo é mais encontrado em recém nascidos.
II - O tecido adiposo multilocular forma praticamente toda a reserva adiposa em adultos.
III - O tecido adiposo multilocular possui muitas mitocôndrias
I, II e III
II e III
I
III
(18)Assinale a alternativa correta
O tecido adiposo se deriva do endoderma
O tecido adiposo é capaz de produzir grelina, um hormônio da saciedade
O tecido adiposo amarelo é abundante em recém-nascidos
O tecido adiposo pode advir do fígado (VLDL)
(19)Indique a afirmação incorreta.
O panículo adiposo é uma camada de gordura sob a pele
O tecido adiposo amarelo possui uma única gotícula de gordura
O tecido adiposo multilocular também é produzido após o nascimento
O emagrecimento produz uma redução do tamanho dos adipócitos, mas não os afeta em número
(20)A maioria dos órgãos pode ser divida entre ____ e _____
Tecido conjuntivo e parênquima
Parênquima e mesênquima
Estroma e tecidos com função estrutural
Parênquima e estroma
(21)Indique a alternativa que completa a frase abaixo de modo correto
Quanto ____ a quantidade de _______ de um individuo, maior é a chance dele desenvolver uma hipertrigliceridemia.
Maior; lipase lipoproteica
Menor; lipase lipoproteica
Maior; grelina
Menor; lipoproteínas
(22)Assinale a alternativa que contém apenas afirmações corretas.
I - O pericôndrio é fonte de condrócitos
II - O crescimento do interstício do tecido cartilaginoso se da por mitose dos condrócitos
III - O tecido conjuntivo é desprovido de nervos e vasos sanguíneos
Todas as afirmações são verdadeiras
I
III
I e II
II e III
(23)Assinale a alternativa incorreta.
A cartilagem fibrosa não possui pericôndrio
Fibrilas de colágeno tipo II são mais encontradas nas cartilagens hialinas
Na laringe, no nariz e na traqueia o tipo de cartilagem mais encontrado é a hialina
No pavilhão auditivo podemos encontrar apenas cartilagem hialina
(24)Assinale a alternativa correta.
O tecido ósseo é capaz de absorver metais pesados
Os osteoclastos tem bastante atividade sintética
Os osteócitos possuem intensa atividade sintética
A calcitonina estimula os osteoclastos
(25)Classifique as afirmações abaixo como verdadeiras (v) ou falsas (f).
I - O crescimento dos ossos longos ocorre a partir do disco epifisário
II - A calcitonina inibe os osteoclastos a liberarem cálcio dos ossos para o sangue
III - O tecido ósseo primário é o primeiro a aparecer no caso de fraturas
V; F; V
F; V; V
V; V; F
Todas são verdadeiras
(26)Assinale a alternativa que apresenta a melhor definição de “estroma”
Células responsáveis pela sustentação de um órgão (tecido conjuntivo)
Células responsáveis pela sustentação de um órgão (tecido ósseo)
Conjunto de células que promovem a defesa de cada órgão
Células responsáveis pela função típica de um órgão
(27)Assinale a afirmativa incorreta.
Os osteoblastos são responsáveis pela formação da matriz óssea orgânica.
Os osteócitos são osteoblastos aprisionados em lacunas na matriz óssea
A ossificação endocondral ocorre sob um molde de cartilagem hialina
Na proximidade dos tendões pode se observar uma grande quantidade de tecido ósseo secundário
(28)Assinale a afirmativa incorreta.
Os principais componentes do SNC são a neuroglia e os neurônios
O SNP é dividido em parassimpático e simpático
SNP somático é derivado do SNP
O SNC é composto pela medula e encéfalo
(29)Assinale a alternativa correta.
O impulso nervoso é transmitido no sentido dos axônios para os dentritos.
Uma secção no axônio de um neurônio não é passível de se regenerar.
A síntese de neurotransmissores ocorre no corpo celular de um neurônio
As células epêndimarias podem possuir flagelos
(30)Assinale a alternativa que completa as lacunas abaixo.
O/as _____ é importante para evitar traumas do SNC.
A bainha de mielina é um isolante ____ e é produzido pelo/pelas ______.
Líquor; elétrico; oligodentrócitos
Células de schwann; elétrico; oligodentrócitos
Líquor; térmico; células de schwann
Oligodentrócito; elétrico; células de schwann
Bioquímica
(1)Assinale a alternativa que indica a correlação correta das bases nitrogenadas bem como suas ligações de hidrogênio:
DNA: bases púricas (adenina e guanina); bases pirimídicas: (citosina e timina). Ligações: A=T e G≡C.
RNA: bases púricas (adenina e guanina); bases pirimídicas: (citosina e uracila). Ligações: A=U e G≡C.
DNA: bases púricas (adenina e guanina); bases pirimídicas: (citosina e timina). Ligações: A≡T e G=C.
RNA: bases púricas (adenina e guanina); bases pirimídicas: (citosina e uracila). Ligações: A≡U e G=C.
DNA: bases púricas: (adenina e guanina); bases pirimídicas: (citosina e uracila). Ligações: A=U e G≡C.
RNA: bases púricas (adenina e guanina); bases pirimídicas: (citosina e timina).
Ligações: A=T e G≡C.
DNA: bases púricas (adenina e guanina); bases pirimídicas: (citosina e uracila). Ligações: A≡T e G=C.
RNA: bases púricas (adenina e guanina); bases pirimídicas: (citosina e timina)
Ligações: A≡T e G=C.
(2)Em relação à atividade hormonal, assinale a alternativa correta:
Vasopressina e ocitocina não são consideradas hormônios.
Atuam através de receptores específicos em células alvo com baixa especificidade e afinidade.
A secreção hormonal pode responder à estímulos de feedback.
Desencadeiam ações modificadoras do metabolismo, mas não geram resposta celular.
(3)Sobre o ciclo da Ureia, é correto afirmar que:
Consiste em cinco reações, três dentro da mitocôndria e duas no citosol.
O passo 2 ocorre quando um grupo amino entra no ciclo através do carbamilfosfato (formado na matriz)
Ornitina Transcarbamiolase é a enzima responsável pelo passo 3. Esta incorpora um segundo grupo amonia a partir do aspartato.
O passo 1 é catalisado pela carbamoil fosfato sintetase I. Enzima mais abundante na mitocôndria do fígado (mais que 20% da matriz proteica).
(4)São 4 as etapas de síntese da ureia. Em relação à estas etapas, assinale a alternativa correta.
A primeira etapa é a transaminação. Aqui, todos os aminoácidos doam seu grupo amino produzindo o glutamato.
A segunda etapa é a desaminação oxidativa. Onde o glutamato, é examinado no exterior da mitocôndria.
A terceira etapa é a síntese de carbamoil fosfato, sintetizado a partir do bicarbonato, independente de energia.
A quarta etapa é a síntese da ureia, em uma via cíclica dependente de aspartato, mas não de atp.
(5)Dentre as alternativas abaixo, assinale a opção mais completa e que apresenta corretamente as funções do colesterol:
Estrutura do corpo humano, reprodução, produção de vitamina D
Estrutura do corpo humano, reprodução, produção de vitamina D, crescimento.
Estrutura do corpo humano, reprodução, produção de vitamina D, crescimento, visão.
Estrutura do corpo humano, reprodução, produção de vitamina D, crescimento, visão, audição.
(6)Sobre a regulação da síntese do colesterol, é correto afirmar que:
A HMG-CoA redutase é ativada por insulina e sais biliares; inibida por glucagon e colesterol intracelular
A reação catalizada pela HMG-CoA redutase é a etapa limitante da Biossíntese do colesterol
Estatinas são usadas principalmente no tratamento de hipertrigliceridemia, inibindo a HMG-CoA redutase.
O colesterol em excesso inibe a enzima ACAT formando ester de colesterol.
(7)Os sais minerais são substâncias essenciais ao bom funcionamento do metabolismo, participando da estruturação e integrando reações vitais do organismo. Sobre estas moléculas assinale a alternativa correta:
Atuam na regulação enzimática, na formação e manutenção dos ossos.
São substâncias inorgânicas (podem ser produzidas pelos seres vivos).
Participam da composição de algumas moléculas inorgânicas.
São representados por: cálcio, fósforo, potássio, enxofre, sódio, magnésio, ferro, cobre, zinco, selênio e cromo, apenas.
(8)Sobre as vitaminas, assinale a alternativa correta:
Podem ser sintetizadas pelo organismo
lassificadas quanto à solubilidade:
Lidrossolúveis vitaminas do complexo B, E é K
Hidrossolúveis vitaminas A, C e D.
Apresenta função de coenzima
Substância inorgânica Necessária ao bom funcionamento do organismo.
(9)Sobre os carboidratos, assinale a alternativa correta:
São moléculas que doam energia
São aldoses (poliidroxialdeído) ou cetoses (poliidroxicetona) de função mista;
Suas funções são: energia, reconhecimento celular, estrutural, enzimática, reserva alimentar e proteção.
São biomoléculas abundantes; só perdendo em quantidade para as vitaminas.
(10)Em relação à DNA e RNA, correlacione a primeira coluna com a segunda, e marque a alternativa correta sobre:
COLUNA 1
Replicação
Transcrição
Tradução
COLUNA 2
( ) Leitura da mensagem contida
na molécula de RNAm pelos ribossomo,
decodificando a linguagem de ácido
nucleico para a linguagem de proteína.
( ) Duplicação de uma molécula de DNA de dupla cadeia;
( ) Formação do RNA a partir de DNA. Função de "informar" ao RNAt a ordem correta dos aminoácidos a serem sintetizados em proteínas, através da tradução desse RNA.
1 - 2 - 3
3 - 2 - 1
2 - 1 - 3
3 - 1 - 2
(11)Sobre os hormônios tireoidianos assinale a opção que elucida suas funções corretamente:
Desenvolve sistema nervoso em crianças e maturação óssea, aumenta função cardíaca, aumenta processos digestivos e absorção, atua no metabolismo (anabolismo) – elevação no consumo de oxigênio aumenta função renal, aumenta ventilação.
Desenvolve sistema nervoso em crianças e maturação óssea, aumenta função cardíaca, aumenta processos digestivos e absorção, atua no metabolismo (anabolismo) – elevação no consumo de oxigênio diminui função renal, aumenta ventilação.
Desenvolve sistema nervoso em crianças e reduz maturação óssea, aumenta função cardíaca, aumenta processos digestivos e absorção, atua no metabolismo (catabolismo) – elevação no consumo de oxigênio aumenta função renal, aumenta ventilação.
Desenvolve sistema nervoso em crianças e maturação óssea, aumenta função cardíaca, aumenta processos digestivos e absorção, atua no metabolismo (catabolismo) – elevação no consumo de oxigênio aumenta função renal, aumenta ventilação.
(12)Sobre a respiração celular, assinale a opção correta:
As células obtêm energia quando reduzem a glicose
Ocorre em 3 etapas, sendo duas no citosol e 1 na mitocôndria
Extração de energia química das moléculas e substâncias orgânicas
Na fase anaeróbia temos como resultado a formação de 4 ATP's
(13)Assinale a alternativa que contém apenas afirmações incorretas.
I - As biomoléculas são compostos que possuam pelo menos um dos seguintes elementos: C, H, O, N, P ou S.
II - As interações de Van der Walls ocorrem devido à atração entre moléculas polares.
III - A diferença entre conformação e configuração é que na primeira a molécula continua sendo a mesma, não há quebra de ligação. Já em diferentes configurações, há quebras de ligação, alterando a conformação da molécula, sendo assim, uma molécula diferente.
IV - Compostos inorgânicos incluem água, sais minerais e vitaminas.
I e IV
I, II e III
I, III e IV
III e IV
(14)Marque a alternativa incorreta.
Quanto mais jovem for um individuo, maior quantidade de agua ele terá no corpo
O teor de água varia dentro de uma mesma espécie, mas não em espécies diferentes
Quanto mais lento for o metabolismo, menor o teor de água em seu corpo
A água é polar
(15)Indique a alternativa que contém apenas frases corretas.
I - Os sais minerais são essências no processo de respiração celular.
II - As vitaminas são necessárias em grande quantidade no organismo humano.
III - Vitaminas dos complexos A e B são hidrossolúveis.
IV - Os carboidratos são essenciais no processo de reconhecimento celular.
I, II e III
II e III
I e IV
I, II e IV
(16)Assinale a alternativa incorreta.
O glicogênio está presente em grande quantidade no fígado
Os lipídios são importantes sinalizadores celulares
Os glicerídeos e esteroides são lipídeos classificados como simples
Os lipídios tem importante função estrutural
(17)Assinale a afirmação correta.
A molécula de RNA consiste em duas cadeias polinucleotídicas unidas por pontes de hidrogênio
A parte externa da bicamada fosfolipíca é hidrofílica enquanto a mais interna é hidrofóbica
Os ácidos nucleicos estão presentes em todas as células vivas, incluindo os vírus
Os ácidos nucleicos tem baixo peso molecular e são constituídos por nucleotídeos
(18)Assinale a alternativa incorreta.
A simplificação de moléculas a compostos comum descreve uma reação catabólica
Reações anabólicas utilizam energia sob a forma de trabalho
No anabolismo ocorre a formação de moléculas simples
O conceito de exergônia se aplica ao catabolismo
(19)Assinale a alternativa que melhor explica o conceito de entalpia.
É a variação de energia de um sistema
É o conteúdo de calor de um sistema
Expressa o grau de desordem de um sistema
É o conceito que explica a diferença de compostos devido à diferença entre suas ligações químicas
(20)Assinale a alternativa que contém apenas afirmações verdadeiras.
I - A hidrolise de ATP é exergônica
II - A hidrolise da molécula de ATP pode ser considerada como uma reação catabólica
III - As reações endergônicas ocorrem de modo espontâneo
I
II
I e II
I, II e III
(21)Pode-se afirmar, exceto:
Reações catabólicas são divergentes
Reações de oxido redução envolvem a retirada ou doação de elétrons dos metabólicos
A união de moléculas utilizando a energia livre advinda da clivagem do ATP pode ser classificada como uma reação de ligação
A quebra de uma macromolécula por meio da água é denominada hidrolise
(22)Assinale a alternativa que melhor explica o conceito de entropia.
É a variação de energia de um sistema
É a variação da desordem de um sistema
É a expressão do grau de desordem de um sistema
É diferença da organização de um sistema
(23)É correto afirmar que:
Quanto maior o pH menor a concentração de H3O+
Os ácidos são aceptores de elétrons
Substâncias apolares são solúveis em água (solvente universal)
A água não consegue funcionar como lubrificante devido ao seu caráter polar
(24)Assinale a alternativa que contém apenas afirmações corretas.
I - água é capaz de dissolver sais
II - A água é capaz de enfraquecer forças de atração entre íons
III - Nas micelas todos os grupos hidrofílicos ficam afastados da água e a entropia aumenta
Todas são verdadeiras
I e II
III
I e II
(25)Marque a alternativa incorreta a respeito da água.
Reações de hidrólise
Equilíbrio osmótico
Equilíbrio ácido-base
Isolante elétrica
(26)Assinale a alternativa que melhor indica o comportamento da água como solvente biológico.
A água não é solvente biológico
A água atua mantendo-se organizada e separando o substrato da enzima, por exemplo
A água se mantém desorganizada
A interação enzima-substrato é deslocada devido a presença de ligações covalentes
(27)Complete as lacunas abaixo.
Em uma célula em solução ______, não há movimento de água resultante.
Devido o movimento da água para fora, em solução _____, a célula se encolhe.
Isotônica; Hipertônica;
Hipertônica; isotônica
Isotônica; hipotônica
Hipotônica; hipertônica
(28)São funções da membrana celular, exceto:
Proteção celular
Delimitação interna da célula
Regulação de transporte
Comunicação celular
(29)Assinale a alternativa correta.
As moléculas na superfície celular podem se movimentar, enquanto as da membrana são imóveis
Quanto maior a temperatura na membrana, maior sua fluidez e movimentação
O colesterol contribui para a fluidez da membrana
Os carboidratos da membrana atuam no reconhecimento e comunicação celular, mas não podem ser considerados como marcadores celulares
(30)Sobre a membrana celular pode-se afirmar, exceto:
A bicamada lipídica é assimétrica
As proteínas podem estar em contato com o meio externo, interno ou ambos
A difusão simples ocorre a favor do gradiente de concentração
O transporte ativo ocorre contra o gradiente de concentração, mas em casos de concentração elétrica, ocorre sem gasto de energia
Citologia
(1)Qual dessas organelas estão presentes nas células eucariotas e procariotas?
Ausência de um núcleo delimitado por membrana nuclear
Ausência de ribossomos
(3)Sobre as células procariontes assinale a alternativa correta:
Causam doenças no homem e nos animais, possuem membrana plasmática e membrana nuclear
Não possuem membrana plasmática e possuem membrana nuclear.
A célula procarionte é rica em mitocôndrias
A ausência de envoltório nuclear é uma característica marcante das células procariontes
(4)O poder das células tronco se baseia em
Multiplicação
Comunicação entre células.
Adesão a diferentes tecidos
Diferenciação em células especializadas
(5)Sobre a estrutura proteica, marque a alternativa incorreta.
As glicoproteínas são proteínas conjugadas
As enzimas possuem especificidade variável
A função das proteínas é acelerar reações, sobretudo as que estabelecem equilíbrio químico
Na inibição não competitiva, um metal pesado se liga à enzima, muda conformação e a inativa.
(6)Assinale a alternativa incorreta.
O colesterol é um lipídio de função nutritiva
Isoenzimas atuam sobre o mesmo substrato
Ácidos graxos saturados não possuem ligação dupla
O glicogênio é um homopolímero de reserva nutritiva
(7)Assinale a alternativa incorreta.
As células são consideradas transformadas quando deixam de ser morfologicamente e geneticamente semelhantes ao tecido original por agente físico, químico ou biológico.
As células primárias possuem as características do tecido de origem
Proliferação in vitro é sinônimo de proliferação in vivo
Os meios de cultura podem conter aminoácidos, vitaminas, sais, proteínas, etc
(8)São características hormonais, exceto:
Os hormônios são produzidos por glândulas endócrinas
Os hormônios lipossolúveís podem ser difundidos por difusão passiva, como o GH
Os hormônios hidrossolúveis duram poucos minutos
Os hormônios hidrossolúveis atuam por receptores ligados à proteína G
(9)Assinale a alternativa que contem apenas afirmações corretas.
I - Endossomos consistem em túbulos e vesículas entre o citoplasma.
II - Na endocitose há o reconhecimento e ligação entre os receptores da membrana a ser endocitada, formando as vesículas endociticas.
III - A endocitose consiste na interiorização e degradação do material extracelular.
Todas as afirmações estão incorretas
Todas as afirmações são verdadeiras
II e III
I e II
(10)Assinale a alternativa correta acerca das mudanças de tamanho da membrana plasmática .
Existe uma compensação entre a retirada e o acréscimo de membrana plasmática
Após a retirada e o acréscimo de membrana plasmática, esta costuma se “esticar” ocasionando um aumento dessa estrutura, gerando certa flacidez
Não existe retirada da membrana plasmática, esta apenas se estica e contrai
Quando a membrana plasmática se estica, há também um aumento da membrana nuclear
(11)Sobre as características do núcleo, assinale a alternativa incorreta.
A maioria das células possui núcleo único
Sua função se resume em armazenar as informações genéticas características da espécie
O tamanho do núcleo varia de acordo com o metabolismo e quantidade de DNA na célula
São componentes nucleares: envoltório nuclear, cromatina, nucléolos e nucleoplasma
(12)Assinale a alternativa que conceitua “gene”.
É uma sequencia de moléculas de DNA que, juntas, expressam um produto funcional característico da espécie
É um conjunto de características constantes dos cromossomos da espécie
É uma sequência de nucleotídeos que expressam uma molécula de RNA
É uma sequência de nucleotídeos do RNA que expressam um produto final (DNA)
(13)Indique quais das afirmativas abaixo estão corretas.
I - Antes da divisão celular, há a duplicação do DNA.
II- Na fase de metáfase, há a compactação máxima dos cromossomos.
III - Na fase de interfase, a cromatina estará altamente compactada.
I
II
I e III
I e II
(14)Sobre as nucleoporinas, assinale a alternativa verdadeira.
Elas mantém a forma e estrutura da membrana
Regulam o trânsito de moléculas entre o núcleo e o citoplasma
Também são conhecidas como importinas
Fazem a ligação entre os cromossomos e a membrana, auxiliam na replicação e transcrição do DNA e manutenção do citoesqueleto.
(15)Sobre os ribossomos, marque a alternativa incorreta.
Não possuem membrana
Estão presentes em células eucariontes e procariontes
Não são considerados organelas
Os ribossomos em eucariontes são do tipo 70S
(16)Complete as lacunas de acordo com a alternativa correta.
Os ribossomos atuam no processo de ______ do _____.
Tradução; RNAm
Transcrição; DNA
Tradução; RNAt
Tradução; DNA
(17)Dado o seguinte trecho do RNA-t, qual seria a sequencia de códons do RNA mensageiro desta tradução?
AUG – UAC – AAC – GCG – CCU – CGC
UUC – AUG – UUG – CGC - AAU - GCG
AUG – UAC – AAC – GCG – CCU – CGC
UAC – AUG – UUG – CGC – GGA – GCG
TAC – ATG – TTG –CGC – GGA - GCG
(18)São funções da membrana plasmática/nuclear, exceto:
Reconhecimento
Revestimento
Permeabilidade
Comunicação
(19)Fazem parte da composição da superfície celular, exceto:
Nucleotídeos
Proteínas
Esfingolipídio
Glicocálice
(20)São características da apoptose, EXCETO:
Os tamanhos celulares encontram-se reduzidos
A apoptose é sempre fisiológica
O conteúdo intracelular não é enviado para o meio extracelular
Hipóxia pode gerar apoptose
(21)Assinale a alternativa que NÃO representa uma característica da necrose.
É uma lesão irreversível
Células se incham
Há inflamação
As células não lançam seu conteúdo no meio extracelular
(22)Sobre células procariontes e eucariontes assinale a alternativa incorreta
As células procariontes não contêm membrana que separa núcleo e citoplasma
Cianofíceas são exemplos de procariontes
Células eucariontes não possuem endossomos
Células eucariontes contêm núcleo
(23)Sobre as características celulares, assinale a alternativa incorreta.
A célula possui todo o equipamento necessário para realizar processos vitais
As primeiras células, há 4 bilhões de anos atrás, eram procariotas, heterotróficas e aeróbias
As células aeróbias só surgiram depois do aparecimento de células autotróficas
Durante o surgimento da primeira célula, moléculas de fosfolipídeos foram englobando moléculas espontaneamente, isolando-as
(24)O retículo endoplasmático pode ser liso ou rugoso. O rugoso recebe esse nome devido a presença de:
Lisossomos aderidos
Mitocôndrias aderidas.
Peroxissomos aderidos
Ribossomos aderidos
(25)Sobre os diferentes tipos de microscópio, assinale a alternativa incorreta
No microscópio confocal as células ou tecidos são submetidos a um composto fluorescente e a luz emitida é processada em um computador
O microscópio ótico pode construir uma imagem tridimensional
O microscópio ótico pode ver até 0,5 μm
O microscópio eletrônico permite ver estruturas de 0,2 a 0,5 nm
(26)As proteínas estão presentes em todos os seres vivos e participam em todos os processos celulares, sobre elas assinale a alternativa incorreta
Os aminoácidos são unidos por ligações peptídicas para formar proteínas
Grupo prostético é uma apoproteína
Pontes de hidrogênio mantem a estrutura das proteínas
Existem 9 tipos de aminoácidos
(27)Sobre a estrutura das moléculas proteicas, assinale a segunda coluna de acordo com a primeira
1. Estrutura primária
2. Estrutura secundária
3. Estrutura terciária conformação tridimensional das cadeias de polipeptídicos
4. Estrutura quaternária formação de mais de uma cadeia de polipeptídicos
( ) Sequência linear dos aminoácidos unidos por ligações peptídicas
( ) Primeiro nível de enrolamento helicoidal
( ) Duas ou mais cadeias polipeptídicas, idênticas ou não, que se agrupam
( ) Dobramento da cadeia polipeptídica sobre si mesma
Assinale a sequencia correta da segunda coluna:
1, 2 ,3, 4
1, 3, 2, 4
2, 1, 4, 3
1, 2, 4, 3
(28)Sobre o DNA, assinale a alternativa correta
O DNA é formado por uma das seguintes bases: guanina, adenina, uracila e citosina
Apresenta uma fita de comprimento intermediário
Conduz a mensagem do núcleo para o citoplasma
É encontrado principalmente nos cromossomos nucleares
(29)São características do citoesqueleto, exceto:
Mantém a forma das células
Permite o deslocamento intracelular
Altera a forma das células
Participa na separação e endereçamento das moléculas produzidas na célula
(30)Toda a célula, seja procarionte ou eucarionte, apresenta uma membrana que isola do meio exterior: a membrana plasmática. Sobre essa membrana assinale a alternativa incorreta
A membrana plasmática é composta por uma camada lipídica
Os fosfolipídios têm a função de manter a estrutura da membrana
A atividade metabólica das membranas depende principalmente das proteínas. As proteínas periféricas não estão inseridas na parte hidrofóbica interior dos lipídeos
O glicocálix é uma camada externa à membrana
Embriologia
(1)Sobre a função das membranas fetais, assinale a alternativa correta:
A proteção do feto contra choques mecânico e térmico, imunidade, crescimento e desenvolvimento se dá através do córion. Este desenvolve um saco membranoso ao redor do feto, repleto de líquido, proveniente, na maior parte, da mãe. Este líquido, além de envolver o feto, é deglutição e eliminado conforme o decorrer da gestação.
A partir da 10ª semana ocorre atrofia do saco vitelínico; todavia, suas principais funções já foram desenvolvidas até esta data.
O alantóide é o responsável pela formação da placenta, e ligamento umbilical mediano, no recém-nascido, que durante a gestação é denominado úraco.
Nenhuma das alternativas anteriores
(2)O pericárdio é uma estrutura responsável por envolver o miocárdio, diminuindo o atrito entre as vísceras, promovendo sustentação estrutural, apresentando meio para leucócitos realizarem defesa e armazenando gordura. Sobre este membrana, é correto afirmar que?
Apresenta duas membranas, uma fibrosa e outra serosa, respectivamente, interna e externa. Esta disposição secular também é responsável por pericárdio é uma formação sacular que envolve o coração, compreendida por circundar grandes vasos.
O pericárdio fibroso se "segura" no diafragma através do ligamento freno pericárdico. Configura-se em uma estrutura sacular cônica, responsável por envolver os grandes vasos cardíacos.
pericárdio seroso apresenta-se subdividido em lâminas parietal e visceral, sendo esta a parte interna da camada fibrosa. O pericárdio parietal está em contato com o miocárdio, encobrindo os grandes vasos.
O rompimento da lâmina parietal e pericárdio fibroso possibilitam a formação do seio transverso do pericárdio. Dessa forma, aorta ascendente e tronco da pulmonar apresentam uma divisão.
(3)O diafragma é o órgão que subdivide as cavidades abdominal e torácica impedindo o contato entre elas. Ele se distante e retorna ao seu tamanho devido a sua formação musculotendinosa. Sobre este órgão assinale a alternativa correta:
Apresenta desenvolvimento embriológico proveniente de três componentes: Septo transverso, membranas pleuroperitoneais e mesentério dorsal do esôfago.
O septo transverso é composto de tecido endodérmico, sendo o segundo componente a ser identificado, a partir da quarta semana. Como função, impede o contato de coração e fígado.
Membranas pleuroperitoneais apresentam a função de formar o diafragma primitivo. Através dela tem-se a total divisão entre tórax e abdômen.
mesentério dorsal do esôfago é o primeiro a se originar na terceira semana gestacional, sendo o responsável pelo diafragma medial.
(4)Sobre o celoma intraembrionário assinale a alternativa correta:
Todas as cavidades do embrião são provenientes do celoma intraembrionário.
Sua formação tem início no início da segunda semana, no ectoderma medial e cardiogênico.
A cavidade pleural é proveniente da formação citada acima. As projeções desta cavidade são responsáveis pela formação de pericárdio e peritônio.
O celoma apresenta ramos, estes se deslocam internamente, formando o intestino delgado e parte do intestino grosso.
(5)O desenvolvimento da face tem inicio na fase embrionária, por volta da quarta semana, vindo a se completar no período fetal, próximo à décima segunda semana. Sobre o desenvolvimento do septo e cavidade nasal, é correto afirmar que:
Formado após cavidade oral estar pronta
A formação da cavidade nasal socorro pelo desenvolvimento das apófises nasais médias que se unem ao palato.
sse desenvolvimento ocorre da nona semana até a décima segunda, onde a divisão das cavidades oral e nasal ocorre por completo.
A cavidade nasal é responsável pela formação dos ossos da face.
(6)O desenvolvimento da face tem inicio na fase embrionária, por volta da quarta semana, vindo a se completar no período fetal, próximo à décima segunda semana. Sobre o desenvolvimento da língua, é correto afirmar que:
Seu desenvolvimento se dá entre a quarta e oitava semana gestacional, a partir dos quatro primeiros arcos branquiais, que se formam à partir do desaparecimento da faringe primitiva.
A base da língua é proveniente do primeiro arco branquial, que advém do arco mandibular e dos tecidos relacionados.
O corpo da língua forma-se a partir do segundo, terceiro e quarto arcos branquiais
Fácil
(7)Sobre o desenvolvimento inicial da laringe assinale a opção correta:
Comunica faringe com traqueia, sendo sua função principal impedir a passagem do ar para os pulmões.
É composta de músculos, ligamentos e cartilagens, sendo todas estas inervadas pelo ramo laríngeo superior do nervo vago.
Inicia seu desenvolvimento na quinta semana com os brotos aritenoide.
O sulco laringotraqueal se forma em seguida, dando um aspecto de fenda em "T" para a laringe.
(8)Sobre as estruturas derivadas dos componentes dos arcos faríngeos e sua inervação é correto afirmar que:
O ramo laríngeo superior do nervo vago inerva As cartilagens da laringe e o músculo constritor da faringe.
Um dos músculos inervados pelo nervo facial é o cricotireoideo.
O nervo triênio não apresenta função na região destacada.
O nervo glossofaríngeo é responsável pela inervação do músculo estilofaríngeo, apenas.
(9)Sobre as estruturas derivadas dos componentes dos arcos faríngeos e a relação dessas estruturas com os nervos cranianos, é correto afirmar que:
O nervo vago se relaciona com quarto e sexto arcos, inervando estruturas como músculo cricotireoideo e estirado do esôfago.
O nervo glossofaríngeo se relaciona com o segundo arco, responsável pela inervação, por exemplo, do músculo estilo hioideo.
O nervo facial se relaciona com o primeiro arco, observando, por exemplo, o músculo da expressão facial.
O nervo triênio se relaciona ao terceiro arco, sendo responsável por inervar músculos da mastigação.
(10)Os arcos faríngeos são estruturas de sustentação que se formam na quarta semana de gestação. Estão numerados em direção cefalocaudal, no total de seis pares. Sobre o primeiro par de arcos faríngeo, assinale a alternativa correta:
Formam o arco mandibular. Único par que se subdivide em proeminência dorsal (maxilar), e ventral (mandibular).
Com o desenvolvimento da gestação, formam o seio cervical, perdendo o contato com o meio externo, até desaparecer completamente.
Formam órgãos importantes de cabeça e pescoço. Apresentam revestimento endodérmico.
Formados à partir do encontro de bolsa e sulco faríngeo, respectivamente epitélios endodérmicos e ectodérmicos.
(11)Sobre a circulação útero placentária materno fetal, assinale a alternativa correta:
O sangue materno chega drenado ao citotrofoblastico via aberturas nos espaços intervilosos.
envoltório citotrofoblastico apresenta poucas artérias espiraladas. Fato este que contribui para distúrbios hipertensivos da gestação.
O sangue presente no envoltório citotrofoblático (oxigenado e repleto de nutrientes) apresenta menor pressão do que, respectivamente, o sangue do espaço interviloso e artérias espiraladas. Seu caminho segue até a placa coriônica.
Ao chegar à placa coriônica, o sangue (baixo em pressão) consegue nutrir e oxigenar o feto de forma adequada, alcançando as vilosidades, realizando trocas metabólicas com o feto.
(12)Sobre o desenvolvimento do sistema digestório assinalar a alternativa correta:
A formação do intestino primitivo se dá a partir da sexta semana.
Ocorre durante a "envergadura" do embrião, quando pregas cefálicas evaginam uma porção do saco vitelínico associado ao córion.
O mesênquima esplâncnico forma paredes do trato digestivo (exceto epitélio) e porção muscular.
É o ectoderma que forma praticamente todo o epitélio intestinal.
(13)O intestino primitivo anterior é composto por determinados órgãos podendo estes serem ou não irrigados pelo tronco celíaco. Assinale a alternativa em que esteja representado todos os órgãos, do intestino anterior, irrigados por este tronco:
Faringe primitiva, estômago, duodeno e fígado.
Pâncreas, duodeno, fígado, sistema biliar, esôfago, estomago.
Faringe primitiva, sistema respiratório inferior, esôfago, estômago, duodeno, fígado, sistema biliar e pâncreas
Estômago, duodeno, fígado, sistema biliar e pâncreas.
(14)Sobre a espermatogênese normal é correto afirmar que:
Os espermatozoides contêm 46 cromossomos
A espermatogênese ocorre na próstata
As espermátides se transformam em espermatozóides na espermatogênese
Os espermatócitos podem ser 1°, 2° ou 3°
(15)Sobre a ovogênese normal é correto afirmar que:
A ovogênese ocorre, normalmente, no colo do útero
O corpúsculo polar é uma célula funcional
Antes da ovulação o oócito primário completa a meiose II
O ovócito 1° passa por meiose e se transforma em ovócito 2°
(16)Durante a fecundação ocorrem alguns eventos, sobre eles, assinale a alternativa incorreta
Espermatozoides precisam passar pela capacitação no trato genital feminino para que possa fecundar o oócito
Durante a reação acrossômica ocorre exocitose de enzimas hidrolíticas do acrossoma
Na reação zonal a zona pelúcida se tornam impermeáveis à novos espermatozoides
A membrana e mitocôndrias do espermatozoide entram no citoplasma do oócito
(17)Sobre a primeira semana de gestação assinale a alternativa incorreta
Meioses repetidas do zigoto são chamadas de clivagem
O blastômero são células dentro da zona pelúcida
A mórula é composta por 12 a 36 blastômeros
O trofoblasto será, futuramente, a placenta
(18)Sobre a membrana placentária assinale a alternativa correta:
Sua composição se altera a partir da 20ª semana.
Separa 70 % de sangue materno e fetal
Torna-se mais espessa com o passar da gestação
Age como barreira de moléculas de vários tamanhos e cargas.
(19)A proteção mecânica do embrião é realizada principalmente pelo(a):
Alantoide
Mesoderma
Cordão umbilical
Saco amniótico
(20)Qual anexo tem função de o armazenamento de vitelo e a formação das primeiras células sanguíneos nos mamíferos é:
Saco vitelínico
Âmnio
Córion
Placenta
(21)A segunda semana do desenvolvimento embrionário abarca dois momentos essenciais e delicados do novo ser: a implantação na parede uterina e formação do disco embrionário. Sobre essa semana assinale a alternativa incorreta
Mesoderma extraembrionário é um tecido conjuntivo produzido por células da vesícula umbilical
Celoma extraembrionário vai dar origem a cavidade coriônica
O córion é formado pelo mesoderma somático extraembrionário, citotrofoblasto e sinciciotrofoblasto
O sinciciotrofloblasto produz progesterona e estrógeno a fim de manter a gestação
(22)Qual é a fase do desenvolvimento embrionário caracterizada pelo estabelecimento dos três folhetos germinativos?
Gastrulação
Morulação
Fecundação
Organogênese
(23)O que ocorre na gastrulação e em qual semana ela se inicia?
Formação da mórula, na quarta semana
São formados os folhetos germinativos, na terceira semana
Forma-se o tubo neural, na terceira semana
Todos os órgãos do embrião se formam, na quinta semana
(24)Sobre as vilosidades coriônicas assinale a alternativa incorreta:
Mesenquima cresce em seu interior
Células mesenquimais se diferenciam em vasos sanguíneos
A proliferação das células citotrofoblásticas formam a capa citotrofoblástica extravilosa
As vilosidades são extensões de células da mesoderme
(25)Sobre o cordão umbilical assinale a alternativa correta:
Apresenta, como conteúdo, 1 artéria e 2 veias.
Cordões curtos podem sofrer prolação
Liga-se centralmente à placenta, na maioria das vezes.
Cordões longos levam, durante o parto, à uma divisão precoce de placenta e útero.
(26)A Organogênese é parte do processo de desenvolvimento embrionário, é nela que os folhetos embrionários darão origem:
Aos tecidos e órgãos.
Aos blastômeros
Ao celoma
A mórula
(27)O folheto embrionário que forma o sistema nervoso também dá origem a outra estrutura. Qual é essa estrutura e qual o folheto, respectivamente.
Endoderma – músculo
Ectoderma – pele
Endoderma – intestino
Mesoderma – vasos sanguíneos
(28)Qual dessas estruturas surgiu da mesoderme?
Pulmões
Tecido nervoso
Rins
Melanócitos
(29)Assinale a alternativa incorreta sobre acontecimentos ocorridos da quarta a oitava semana de gestação
A prega caudal relaciona-se com o crescimento da parte distal do tubo neural
O coração já é funcional, formando uma saliência ventral
Ocorre formação do pigmento da retina
Ocorre ativação da ossificação do esqueleto fetal
(30)Sobre as transformações que ocorrem da 9ª a 12ª semana, assinale a alternativa incorreta:
Já na nona semana o baço produz hemácias
Na nona semana o intestino ainda se encontra no cordão
Na décima primeira semana o intestino retorna ao abdome
Nesse período ocorre um rápido crescimento corporal
Genética
(1)Os conceitos de genoma, gene, cromossomo e cariótipo são muitos importantes para a compreensão da genética, é CORRETO afirmar sobre esses conceitos que:
Gene é a quantidade de ácido desoxirribonucleico (DNA) que contém informação genética necessária para especificar todos os aspectos da embriogênese.
Genoma é o complemento cromossômico característico de cada espécie.
Cromossomo são organelas em forma de bastão presentes no núcleo das células.
Cariótipo é uma unidade de informação genética.
(2)Em relação aos tipos de RNA, é CORRETO afirmar que:
RNA ribossômico: local da síntese de proteínas.
RNA transportador: moléculas inespecíficas para um tipo de aminoácido.
RNA ribossômico: formam organela de DNA com proteínas ribossômicas.
RNA transportador: Transportam o AA para a posição correta adicionando-o na cadeia de polipeptídeos, de acordo com o molde de DNA.
(3)São consideradas características da clonagem molecular, EXCETO:
Transferência da sequência de RNA/DNA.
Promove crescimento em cultura e reprodução da sequência.
Permitem formação de clones.
Não permite que os genes sejam isolados.
(4). É CORRETO afirmar sobre o genoma nuclear que:
As células somáticas são formadas por 44 cromossomos.
São 25 pares: diploidia (herdado do pai e da mãe).
22 pares autossômicos, e 4 cromossomos sexuais.
Cromossomos homólogos são informações genéticas equivalentes.
(5)Sobre a Reação em Cadeia Polimerase (PCR) é CORRETO afirmar que:
Amplifica duas moléculas de DNA de forma abrangente.
A enzima utilizada é o RNA polimerase.
Possibilita solucionar o problema de obtenção de RNA e DNA:
É uma técnica pouco utilizada atualmente.
(6)Sobre os cromossomos, é CORRETO afirmar que:
O cromossomo mitocondrial é uma herança paterna.
O cromossomo mitocondrial é uma molécula circular.
O espaço estrutural do cromossomo com histonas associados a fita do dna possuem 100 pares.
O nucleossomo é uma unidade da parede celular.
(7)Em relação ao ciclo celular é correto afirmar que:
A intérfase promove a formação de duas células 2n apenas.
A meiose é responsável pela formação de quatro células haploides.
A mitose é responsável pela formação de quatro células haploides.
A meiose é responsável pelo crescimento e duplicação do DNA.
(8)É correto afirmar sobre os conceitos da genética que:
As células germinativas desenvolvem os gametas e são haploides apresentam 23 cromossomos, já as células somáticas são diploides apresentam 23 pares de cromossomos.
Na interfase é a melhor fase para visualização dos cromossomos.
As células germinativas desenvolvem os gametas e são haploides apresentam 46 cromossomos, já as células somáticas são diploides apresentam 23 pares de cromossomos.
O zigoto é haploide
(9)entre as alternativas abaixo, é CORRETO afirmar sobre splincing:
Splincing é um processo de síntese de RNAm.
O processo de splincing passa a conter só as regiões não codificantes os íntrons.
Splincing é um processo de maturação do DNA mensageiro.
Splincing é um processo que passa a conter só as regiões codificantes exons.
(10)m relação as condições da variabilidade genética e as características do genoma, é CORRETO afirmar que:
O código genético é ambíguo.
Locus é um local inespecífico.
O alelo é uma parte do DNA que controla uma característica especifica.
A mutação é uma alteração permanente.
(11)Em relação ao processo de mutação, é CORRETO afirmar que:
A mutação é sempre uma condição que promova algo ruim.
A mutação é uma mudança na sequência de cromossomos.
As células germinativas promovem mudança não herdável.
As células somáticas promovem mudança não herdável.
(12)Em relação a divisão celular é correto afirmar que:
A fase S: é a fase de preparação para reprodução.
A mitose origina duas células filhas distintas.
PRÓFASE: condensação gradual de cromossomos.
A anáfase é a fase de análise do cariótipo.
(13)O código genético é uma importante ferramenta da genética, sobre esse tema é CORRETO afirmar que:
Um gene consegue gerar apenas uma proteína.
As modificações bioquímicas reduzem o número de possibilidades de produtos finais.
Proteínas funcionam em rede: conjuntos semelhantes e com as mesmas funções.
Um gene consegue gerar múltiplas proteínas.
(14)Qual a fita de DNA do complemento de uma parta da fita de RNA 5` GGUAG 3` sem a base?
5`CCATC 3`.
3`CCATC5`.
3`AACGA 5`.
5`AACGA 3`.
Parasitologia
(1)Sobre a parasitologia, assinale a afirmativa verdadeira.
Os vetores penetram e se desenvolvem no organismo, sendo capazes de gerar infecção
Na relação parasita-hospedeiro, tanto o parasita quanto o hospedeiro são capazes de transmitir a doença
Algumas pessoas possuem uma resistência natural às infecções, como em algumas doenças autoimunes
Fatores sociais, como dieta, ocupação e exercício físico não são fatores de susceptibilidade humana às infecções
(2)Sobre a esquistossomose, avalie se as frases abaixo estão verdadeiras (V) ou falsas (F).
I- A entrada das cercarias pela pele pode ocasionar inflamação local, mas sem repercussões sistêmicas
II - Um dos mecanismos de patogênese na esquistossomose são as enzimas hidrolíticas
III - O esquitossomo pode causar o mecanismo de imunossupressão
VVV
VFV
FVV
FFV
(3)Correlacione os agentes etiológicos ao seu local de aderência no hospedeiro.
I - Plasmodium vivax A- Epitélio do cólon
II - Entamoeba hystolitica B- Hemácias
III - Necatur americanus C- Epitélio intestinal
I-B; II- A; III-C
I-A; II- B; III-C
I-A; II- C; III-B
I-B; II- C; III-A
(4)O metronidazol é indicado para o tratamento de ______. Já a sulfonamida não se mostra eficaz no tratamento de _______.
Giardíase; tricomoníase
Toxoplasmose; tricomoníase
Malária; giardíase
Tricomoníase; giardíase
(5)Assinale a alternativa correta.
O trimetropim é eficaz no tratamento da giardíase
O trimetropim não é eficaz no tratamento de filariose
A piperazina é eficaz no tratamento da giardíase
A ivermectina é eficaz no tratamento da malária
(6)Marque a alternativa incorreta.
Quando o homem é o único reservatório dos agentes a doença é classificada como uma antroponose
Os vírus utilizam dos nucleotídeos, energia e enzimas da célula do hospedeiro para se reproduzir
O DNA viral entra na célula hospedeira e se integra do DNA da célula, mas não inibe o funcionamento correto do material genético da célula infectada
Os vírus só conseguem se reproduzir quando dentro de uma célula
(7)Sobre a Amebíase, assinale a alternativa incorreta.
Sua transmissão ocorre pela ingestão de cistos da Entamoeba hystolitica
Seu principal diagnóstico é o exame de gota espessa
Há uma baixa especificidade dos sintomas, o que dificulta seu diagnóstico
Pode acometer o cérebro
(8)Sobre a giardíase, indique qual alternativa não indica sintomas característicos dessa doença.
Aparecimento súbito dos sintomas
Diarreia de odor fétido
Cólicas
Diarreia sanguinolenta
(9)Qual das alternativas abaixo não indica um meio de transmissão da tricomoníase?
Transmissão sexual
Contaminação por fômites
Transmissão vertical
Transmissão oral fecal
(10)I – A tricomoníase pode se manifestar com prurido intenso na região vaginal e o sintoma de disúria,
II- Na maioria dos casos a tricomoníase é assintomática
Assinale a alternativa correta de acordo com as sentenças acima.
Ambas as afirmativas são corretas
A alternativa I é correta e a II incorreta
A afirmativa I é falsa e a II é correta
Ambas as afirmativas são falsas
(11)Sobre a toxoplasmose, assinale a afirmativa incorreta.
Não há transmissão vertical
A maioria das infecções se resolve naturalmente, sem tratamento especifico.
Seu diagnostico pode ser dado pelo teste ELISA
Os humanos podem se infectar por meio da ingestão de carne contaminada
(12)Marque a alternativa correta.
Leishmania braziliensis raramente causa a mutilação facial, sendo comum apenas pequenas pápulas
A Leishmaniose tegumentar pode ser tratada com anfotericina B
A leishmaniose cutânea é causada pela Leishmania braziliensis
O primeiro sinal de infecção por Leishmania tropica é uma pequena lesão hipocrômica, edemaciada e com ausência de prurido, ao redor da picada do mosquito vetor
(13)São considerados elementos da epidemiológica de transmissão:
Agente causador> reservatório> agente acessível> modo de execução
Agente promissor> reservatório> porta de saída do agente> modo de transmissão> porta de entrada no novo hospedeiro> suscetibilidade do novo hospedeiro
Agente causador> reservatório> porta de saída do agente> modo de transmissão> porta de entrada no novo hospedeiro> suscetibilidade do novo hospedeiro
Agente causador> reservatório> agente acessível > modo de transmissão> porta de entrada no novo hospedeiro> suscetibilidade do novo hospedeiro
(14)Em relação ao agente causal da doença pode se afirmar que:
Um agente causal é considerado necessário e suficiente para a produção da doença.
Os agentes biológicos são organismos vivos capazes de causar uma infecção ou doença no ser humano e nos animais. Entre os agentes não biológicos, encontram-se os químicos e físicos.
Agentes não biológicos exemplos: bactérias, vírus, fungos e protozoários.
Agentes biológicos exemplos: medicamentos, pesticidas, calor e luz.
(15)Em relação aos conceitos relacionados aos elementos da cadeia de transmissão, é correto afirmar que:
Reservatório é qualquer ser humano, animal, artrópode, planta, solo ou matéria inanimada, onde normalmente vive e se multiplica um agente infeccioso e do qual depende para sua sobrevivência.
ZOONOSE é o termo que identifica uma infecção ou doença infecciosa transmissível que em condições naturais ocorre entre os homens.
O reservatório é o indivíduo onde a infecção ocorre.
O hospedeiro é o indivíduo onde o agente infeccioso sofre maturação e multiplicação.
(16)Em relação a porta de saída do agente infeccioso e doenças relacionadas, é correto afirmar que:
Via geniturinária, exemplos de doenças: leptospirose, sífilis, AIDS, gonorréia e outras doenças de transmissão sexual.
Via digestiva, exemplos de doenças: varicela, herpes zoster e sífilis.
Pele, exemplos de doenças: rubéola, toxoplasmose, AIDS e doença de Chagas.
Via respiratória, exemplo de doenças: próprias da febre tifóide, hepatite A e E, cólera e amebíase.
(17)Sobre os conceitos de modo de transmissão, porta de entrada do novo hospedeiro e suscetibilidade do novo hospedeiro, é correto afirmar que:
A transmissão por meio de um vetor é um modo direto de transmissão.
As portas de entrada de um germe no novo hospedeiro são basicamente as mesmas usadas para a saída do hospedeiro prévio.
Hospedeiro suscetível: é qualquer pessoa ou animal que possui resistência contra um determinado agente patógeno que o proteja contra a doença caso chegue a ter contato com esse agente.
Transmissão direta: ocorre através de objetos ou materiais contaminados, tais como brinquedos, lenços, instrumentos cirúrgicos, água, alimentos, leite, produtos biológicos, incluindo soro e plasma.
(18)Segundo as diretrizes do Ministério da saúde sobre Educação em Saúde, o conceito desse tema está correto em:
É compreendida como processo de transformação que não desenvolve a consciência crítica das pessoas.
É um processo que estimula a busca de soluções individualizadas.
Promove uma crítica das pessoas a respeito da sua condição de saúde e não estimula soluções.
A Educação em Saúde desenvolve a consciência crítica das pessoas a respeito de seus problemas de saúde.
(19)Correlacione as doenças a seguir ao seus agentes etiológicos.
Febre tifoide
Coqueluche
Tracoma
Escarlatina
Sífilis
(20)Assinale a alternativa incorreta acerca dos parasitas.
O hospedeiro intermediário do Trypanosoma cruzi é o triatomíneo.
O hospedeiro definitivo é o parasita que já apresenta maturidade sexual, o do Plasmodium é o mosquito Anopheles.
Quanto ao número de células, podemos classificar os protozoários e os helmintos como seres pluricelulares.
O hospedeiro intermediário do S. mansoni é o caramujo
Patologia
(1)São características do choque, exceto:
Deficiência circulatória grave e generalizada: dificuldade em manter os tecidos perfundidos
Pode ser agudo e crônico
É um colapso circulatório
Pode ocasionar falência múltipla de órgãos
(2)Sobre as regenerações, marque a alternativa incorreta:
É necessário mitose de células vizinhas do entorno da lesão
É necessário diferenciação celular de células tronco que migraram para o tecido
Estímulo para a regeneração são os mediadores químicos
São eficientes em células permanentes
(3)Sobre as regenerações e sobre o reparo, marque a alternativa incorreta:
Hiperplasia compensatória é quando células proliferam para repor as células que morreram
O reparo tecidual tem como objetivo reparar o tecido que foi “limpado” pela inflamação
O reparo é sempre posterior à inflamação
O fim da inflamação não coincide com o início do reparo
(4)Sobre as regenerações e o reparo, marque alternativa incorreta:
Reparo é um processo de recuperação do tecido após uma lesão
O reparo tecidual só acontece se houver inflamação
A resposta inflamatória coordena/recruta o reparo
Para ocorrer à regeneração não é necessário que ocorra mitose.
(5)Paciente de 39 anos, feminino, 75kg, multípara, refere que após sair de uma churrascaria começou com dor abdominal em cólica com períodos de melhora, localizada em hipocôndrio direito. Em seguida, apresentou náuseas e vômitos e, ao chegar ao posto de saúde de sua cidade (desprovida de recursos diagnósticos complementares), durante a anamnese, relatou história de hipercolesterolemia. Observou-se ao exame físico: febre de 37,7°C, abdome doloroso em andar superior, com resistência à palpação nesta região. A paciente interrompia o movimento respiratório quando o examinador deixava a mão com compressão leve em hipocôndrio direito. Qual o diagnóstico mais provável?
Úlcera gástrica perfurada
Pancreatite aguda
Colecistite aguda
Trombose de artéria mesentérica
(6)Paciente de 19 anos, sexo masculino, apresentou quadro de dor abdominal há quatro dias associada com febre. Procurou serviço de saúde, onde foi diagnosticado apendicite aguda. Foi submetido à apendicectomia por incisão paramediana direita infra-umbilical. Encontrado apêndice necrótico com perfuração e presença de grande quantidade de secreção purulenta espessa por toda a cavidade. Ficou internado com antibioticoterapia endovenosa com ceftriaxona e metronidazol. No sexto pós-operatório voltou a ter febre, com piora da dor abdominal principalmente em hipocôndrio esquerdo, e leve dispneia. Na radiografia de tórax, observou-se pequeno velamento de seio costofrênico esquerdo e elevação da cúpula diafragmática esquerda. Qual a provável complicação e qual exame complementar deve ser solicitado?
Pneumonia pós-operatória; lavado bronco-alveolar
Abscesso intra-abdominal; ultrassonografia
Resistência antibiótica; hemocultura e antibiograma
Infecção de ferida operatória; swab da ferida
(7)Na resposta metabólica e hormonal ao trauma cirúrgico nosso organismo passa por várias modificações. Com relação a liberação das catecolaminas podemos afirmar que:
Aumenta a glicogenólise
Diminui o consumo de oxigênio
Inibe a liberação de cortisol
Diminui a resistência vascular
(8)Sobre a morte celular, marque a alternativa incorreta:
Morte celular é um processo que não necessita necessariamente do indivíduo vivo.
Quando o indivíduo morre as células morrem por um processo diferente: decomposição
É necessário vida para documentar o processo de morte celular
Se durante o processo de morte celular o indivíduo falecer: processo de morte celular é interrompido
(9)Sobre a necrose, marque a alternativa incorreta:
Célula não gasta energia
Processo passivo
Célula não cede ao estresse
Associado a estresses mais intensos e agudos
(10)Sobre a hiperplasia, marque a alternativa incorreta:
Proliferação celular
Diminuição da densidade celular por campo microscópico.
Para as células proliferarem é necessário mitose
A mitose se sustenta dependendo de fatores de crescimento, hormônios, estímulos bioquímicos: induzem a célula a completar o ciclo celular.
(11)Sobre hipertrofia, marque a alternativa incorreta
Aumento do tamanho das células do tecido.
Aumento dos componentes celulares: fosfolípides de membrana, filamentos de actina e miosina, entre outros.
Aumenta a síntese proteíca
A célula responde aumentando sua morfologia para diminuindo sua fisiologia.
(12)São causas de atrofia, exceto:
Hipóxia
Desnutrição
Imobilização
Falta de vascularização
(13)Marque a causa que não ocorre no choque hipovolêmico:
Hemorragia
Grandes Queimados
Desidratações intensas
Tamponamento cardíaco
(14)Sobre metaplasia, marque a alternativa incorreta:
Modificação da característica do tecido de origem
Tende a ser patológico
Não sede de processos neoplásicos
Respeita o tipo de tecido
(15)Sobre a degeneração hidrópica marque a alternativa incorreta:
Possui acúmulo intracelular de água e eletrólitos
O equilíbrio hidroeletrolítico das células tende a se manter constante e é controlado pela bomba de sódio/potássio: a água acompanha o sódio para o meio extracelular.
Se muito potássio sai para o meio extracelular: célula desidrata.
Se o sódio entra para o meio extracelular: célula se enche de água.
(16)Comparando as neoplasias com a hiperplasia, marque a alternativa incorreta:
Ambas são distúrbios proliferativos
Nem todas as neoplasias são patológicas
Há alteração genética que sustente o processo proliferativo
A hiperplasia se sustenta sem mecanismos de controle
(17)2. Sobre as neoplasias benignas, marque a alternativa incorreta:
Proliferação contida
Rápida e mal localizada
Comportamento biológico menos agressivo
Há ainda respeito aos limites anatômicos.
(18)Sobre as neoplasias malignas, marque a alternativa incorreta:
Proliferação rápida, intensa e disseminada
Comportamento biológico mais agressivo
Mais respeito aos limites anatômicos
Sinônimo de câncer
(19)Sobre o repato tecidual, marque a alternativa incorreta:
O reparo tecidual tem como objetivo reparar o tecido que foi “limpado” pela inflamação
O reparo é sempre anterior à inflamação
O reparo tecidual só acontece se houver inflamação
O reparo tecidual é caracterizado pela cicatrização + regeneração
(20)Sobre os macrófagos, marque a alternativa incorreta:
Principal célula do reparo e faz a ponte entre inflamação e reparo
Realiza fagocitose, mas não elimina os agentes causadores do processo e debris celulares
Produz substâncias com atividade antimicrobicida
Produz mediadores inflamatórios
(21)Na cicatrização por primeira intenção, marque a alternativa incorreta:
Bordas do tecido estão aproximadas
A aproximação é feita naturalmente ou por procedimentos médicos
Típico de cicatrizes cirúrgicas (a sutura aproxima as bordas da lesão)
Feridas contaminadas cicatrizam em primeira intenção
(22)Sobre a inflamação aguda, marque a alternativa incorreta:
É uma resposta a um estresse celular
Pode ser fisiológica ou patológica
Predominam fenômenos vasculares e exsudativos
É sempre sinal de algum problema no organismo.
(23)Sobre a inflamação aguda, marque a alternativa incorreta:
Os mecanismos de defesa são diferentes para cada estímulo agressor (colesterol, vírus, excesso de temperatura)
Alguns agentes são mais fáceis de serem removidos que outros (ex: excesso de calor, determinados vírus)
Quanto mais difícil a remoção de um agente agressor, maior o insucesso da inflamação
Todas as inflamações agudas têm pus
(24)Nas reações inflamatórias ocorrem exceto:
Aumento do calibre vascular
Aumento do fluxo sanguíneo
Alteração na macrocirculação com migração de proteínas plasmáticas
Saída de leucócitos da microcirculação e sua ativação: diapedese.
(25).No choque cardiogênico o paciente apresenta tais características,exceto:
Hipotenso
Pele quente
Pulso periférico fraco e de difícil palpação
Cianose
(26)Sobre a inflamação crônica marque a alternativa incorreta:
É muito discreto na inflamação crônica os estigmas da inflamação (edema, hiperemia, dor, calor, vermelhidão).
O infiltrado inflamatório será constituído de células multinucleares
A inflamação e a lesão tecidual se perpetuam
Impede a construção de um reparo satisfatório
(27)São causas de inflamação crônica, exceto
Tabagismo
Vírus e parasitas de difícil remoção
Amigdalite
Alergias
(28)Sobre as calcificações metastátícas, marque a alternativa incorreta
Ocorre pela diminuição de cálcio no sangue.
Tendência mais generalizada (hipercalcemia é sistêmica)
O cálcio não se deposita pelas características do tecido, mas pela disponibilidade alta de cálcio no sangue. Metastática: problema se encontra a distância da área que está sofrendo calcificação.
Para corrigir a calcificação metastática deve-se corrigir a origem da hipercalcemia.
(29)Estão envolvidos no processo de apoptose, exceto:
Processo organizado e individualizado
Limpeza e desbridamento
São fagocitados por fagócitos
Digestão de seus pedaços
(30)Sobre o processo de gangrena marque a alternativa incorreta:
Há a atuação de um agente interno sobre uma área prévia de necrose.
Na gangrena seca é mais comum em extremidades do corpo (mão, pé, nariz, orelha)
Na macroscópica é possível visualizar aspecto duro, seco, mumificado.
Na gangrena úmida, bactérias produzem enzimas que causam/promovem a liquefação tecidual.
Epidemiologia
(1)Os estudos epidemiológicos podem ser divididos em analíticos e descritivos. A respeito dos analíticos assinale a alternativa incorreta:
Analisam a relação entre variável independente e dependente, tentando estabelecer relação causa- efeito (exposição-doença).
Hipóteses são formadas e elas serão analisadas no fim da pesquisa como verdadeiras ou falsas.
São subdivididos em estudos experimentais e estudos observacionais.
Geralmente é a primeira etapa de uma investigação
(2)A respeito da Epidemiologia, marque a resposta incorreta:
ciência que estuda o processo saúde‐doença na sociedade
analisa a distribuição e os fatores determinantes das doenças
tem a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos.
fornece indicadores que sirvam de suporte ao planejamento
(3)A respeito da epidemiologia e suas instâncias municipal, estadual e federal, assinale a alternativa incorreta:
O cumprimento das ações epidemiológicas dependem, principalmente, da adequada coleta de dados e da qualidade da informação
O município subsidia a dinâmica de planejamento, avaliação, manutenção e aprimoramento das ações.
Responsáveis pela coleta devem aferir a qualidade do dado obtido
O Município assume papéis voltados para questões mais complexas e/ou
emergenciais, uma vez que há a necessidade de imediatismo e individualismo.
(4)Assinale a alternativa que não corresponde à um dos dados mais comuns obtidos pela vigilância epidemiológica:
Demográficos
Ambientais
Socioeconômicos
Envelhecimento
(5)Com relação à transição epidemiológica, ocorrida no Brasil no século XX, assinale a alternativa incorreta:
Uma das principais características é o aumento na prevalência de doenças crônicas não transmissíveis, primeiramente em países desenvolvidos e, a partir da década de 1960, no Brasil.
As Doenças Infecciosas e Parasitárias (DIP) perderam importância na morbimortalidade, sendo suplantadas pelas doenças crônicas e causas externas.
As principais causas de morbimortalidade atualmente são as doenças do aparelho cardiovascular.
As principais causas de morbimortalidade atualmente são as causas externas.
(6)São consideradas doenças de notificação compulsória imediata, exceto:
Acidente por animal peçonhento
Acidente por animal potencialmente transmissor de raiva
Acidente de trabalho com exposição à material biológico
Violência sexual e tentativa de suicídio
(7)Assinale a alternativa em que todas as opções correspondem à notificação compulsória semanal:
Hantavirose e Hanseníase
Coqueluche e Sífilis
Esquistossomose e Chagas aguda
HIV e Leishmaniose Visceral
(8)Assinale a alternativa que não corresponde à uma doença de notificação compulsória:
Hepatite viral
Ancilostomose
Esquistossomose
Dengue
(9)Das alternativas abaixo, marque a que não corresponde à notificação compulsória imediata:
Febre Tifóide
Botulismo
Doença de Creutzfeldt-Jakob (DCJ)
Febre maculosa
(10)No estudo analítico temos as variáveis: dependente, independente, categórica, interveniente e controlada. Assinale a alternativa que não corresponde à uma características de uma variável independente:
Variável de exposição ou variável preditora.
Variável que causa ou modifica os resultados
Variável de desfecho.
Não é controlada em estudos observacionais, apenas em estudos experimentais (pesquisador manipula a intensidade e frequência da intervenção).
(11)Mulher, 25 anos, técnica em enfermagem, sofre acidente com agulha não descartada corretamente, paciente fonte desconhecido, sendo atendida no pronto atendimento. Não apresenta comorbidades ou quaisquer problemas de saúde, calendário vacinal atualizado. Com relação à notificação desse caso ao Sistema Nacional de Agravos de Notificação (SINAN), assinale a alternativa correta:
A notificação não é obrigatória, visto que a paciente apresenta boa saúde e vacinas em dia.
A notificação é compulsória, devendo ser feita em até 7 dias.
A notificação é compulsória, devendo ser feita em até 24 horas, à secretaria municipal de saúde.
A notificação é compulsória, devendo ser feita em até 24 horas, ao ministério da saúde.
(12)O Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) é um instrumento importante para auxiliar o planejamento da saúde, definir prioridades de intervenção, além de permitir que seja avaliado o impacto das intervenções. Assinale a alternativa incorreta em relação ao SIVAN
É o de maior relevância para a Vigilância Epidemiológica
Registra principalmente as notificações compulsórias
Sua utilização efetiva permite a realização do diagnóstico estático da ocorrência de um evento na população
Pode registrar outros agravos peculiares às regiões geográficas.
(13)Assinale a alternativa que não corresponde à uma característica do Sistema de Informação Sobre Mortalidade (SIM):
Assistência prestada ao paciente
Causas básicas e associadas de óbito
Fornecer indicadores de mortalidade
Relevantes no diagnóstico da situação de saúde da população
(14)Assinale a alternativa que corresponde à assertivas corretas sobre Vigilância Epidemiológica:
Diz respeito à observação sistemática e ativa de casos suspeitos ou confirmados de doenças transmissíveis e de seus contatos.
Avalia o impacto das medidas de prevenção
Realiza ações capazes de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde
Identifica fatores de risco que envolve as doenças
(15)Sobre a notificação compulsória, é incorreto afirmar que:
é obrigatória a todos os profissionais de saúde: médicos, enfermeiros, odontólogos, médicos veterinários, biólogos, biomédicos, farmacêuticos
é obrigatória por responsáveis por organizações e estabelecimentos públicos e particulares de saúde e de ensino
A notificação compulsória imediata deve ser realizada pelo profissional de saúde ou responsável pelo serviço assistencial que prestar o primeiro atendimento ao paciente, em até 48 horas desse atendimento, pelo meio mais rápido disponível.
Sarampo, febre amarela e cólera são exemplos de notificação compulsória imediata
(16)Os alunos do MEDS gostariam de descobrir qual o risco da população de Belo Horizonte desenvolver câncer de mama. Para isso, fizeram um estudo onde calcularam a ocorrência de novos casos desse câncer no período de um ano, dividido pela população total de belorizontinos. Esse tipo de estudo, tem como intuito calcular:
A taxa
A incidência
A prevalência
A razão
(17)“Indicador importante para doenças crônicas, em que há acúmulo de casos novos”. Assinale a alternativa que corresponde à esse indicador:
Incidência
Prevalência
Morbidade
Letalidade
(18)Dentre os fatores abaixo, assinale a alternativa que NÃO corresponde à um fator que AUMENTA a prevalência de determinada doença:
Terapia que aumente a sobrevida
Alta taxa de letalidade
Aumento da taxa de emigrantes que possuem a doença
Aumento da incidência
(19)A respeito do SINAN (sistema nacional de notificação), assinale a alternativa incorreta:
Facultado a estados e municípios - há uma lista federal e a municipal, que pode ser moldada de acordo com o município
Foi criado a partir de uma epidemia de meningite meningocócica.
Apenas o médico deve notificar uma doença
Objetivo de coletar, transmitir e disseminar dados gerados na rotina do sistema de vigilância epidemiológica
(20)Assinale a alternativa que não corresponde à uma assertiva correta em relação ao DANT (Doenças de Agravo Não Transmissíveis)
Correspondem à 70% das taxas de morbimortalidade
Dentre as DANTs, a principal causa é arma de fogo
Violência sexual entra na lista de DANT, desde que tenha havido contato físico
Negligência à incapazes, como crianças, idosos ou deficientes físicos ou mentais, são considerados DANT.
(21)Assinale a alternativa que não corresponde à um estudo analítico:
Relato de caso
Transversal
Caso- controle
Coorte
(22)Em Fevereiro de 2020, os alunos do MEDS, muito interessados, resolveram fazer um estudo para observar se o cigarro tinha relação com o câncer de pulmão. Para isso, separaram dois grupos, um grupo fumante e um não fumante (ambos sem o câncer de pulmão), para observar ao final de 30 anos, qual a relação do cigarro com esse tipo de câncer. Qual tipo de estudo feito pelos alunos do MEDS?
Caso-controle
Transversal
Coorte
Relato de caso
(23)Observe a figura abaixo: IMG1. que apresenta a Curva de Mortalidade Proporcional - Nelson de Moraes para o Brasil, no ano de 2006. Como você avalia o nível de saúde?
Fonte: Brasil. Ministério da Saúde, 2006.
Regular
Baixo
Muito baixo
Elevado
(24)Determinado município do interior do Estado do Mato Grosso do Sul apresenta curva de mortalidade proporcional (Curva de Nelson Moraes) em forma de “L” ou “J” invertido. Assinale a alternativa correta:
O indicador de Swaroop – Uemura deste município é elevado
A mortalidade proporcional em escolares e adolescentes é determinante do estado sócio – econômico do município
A curva subsidia processos de planejamento, gestão e avaliação de políticas de saúde do município, principalmente ações voltadas à redução da mortalidade infantil
A curva representa um nível de saúde elevado comparado a outros municípios desenvolvidos do nordeste brasileiro
(25)Em relação à definição de Vigilância Epidemiológica, segundo o Guia de Vigilância Epidemiológica do Ministério da Saúde (2009) e a lei 8.080 de 1.990, assinale a alternativa correta:
“Conjunto de ações que proporcionam o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos”.
“Observação sistemática e ativa de casos suspeitos de doenças transmissíveis e de seus contatos”.
“Observação sistemática e ativa de casos confirmados de doenças transmissíveis e de seus contatos”.
“Conjunto de ações capazes de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde”.
Neuroanatomia
(1)Qual o par de nervo craniano que está localizado apenas na ponte?
Abducente VI
Troclear IV
Oculo motor III
Trigêmeo V
(2)Qual par de nervo craniano é responsável pela motricidade da língua?
Hipoglosso
Facial (VII)
Trigêmio (V)
Glossofaríngeo(IX)
(3)Qual a estrutura do tálamo que está envolvida com a visão?
Qual a estrutura do tálamo que está envolvida com a visão?
Corpo geniculado lateral
Grupo anterior
Grupo posterior
(4)Qual a estrutura do tálamo que está envolvida com a função motora?
Corpo geniculado medial
Corpo geniculado lateral
Grupo anterior
Grupo posterior
(5)Sobre os nervos marque a alternativa incorreta:
São estruturas compostos por feixes de fibras nervosas
São envoltas por tecido conjuntivo.
Conduzir impulsos nervosos do Sistema Nervoso Central (SNC) para a periferia e vice versa.
São somente espinhais
(6)Sobre os nervos marque a alternativa incorreta:
São constituídos pelo epineuro, perineuro, endoneuro e pela fibra nervosa.
As fibras nervosas podem ser mielínicas ou amielínicas
Ambas as fibras nervosas são circundadas pelas células de Schawann
A diferença entre as fibras nervosas mielínicas e amielínicas é que a primeira não ocorre formação da camada de mielina e a segunda ocorre.
(7)Sobre a classificação a dos receptores:
Os especiais são órgãos especiais dos sentidos. Já os gerais são estímulos variados localizados em todo o corpo.
Os nociceptores são estímulos mecânicos, térmicos ou químicos de intensidade suficiente para causar dano tecidual.
Os receptores livres são mais numerosos e levam sensação de tato fino, dor, temperatura e propriocepção. São com bainha de mielina
Os receptores encapsulados possuem intensa ramificação envolta por uma cápsula conjuntiva. Um exemplo é o corpúsculos de Meissner
(8)Sobre o córtex cerebral marque a alternativa incorreta:
O telencéfalo é dividido em 4 hemisférios
Cada hemisfério é dividido em lobos, lóbulos e giros
O corpo caloso e a comissura anterior unem os hemisférios
As cavidades telencefálicas formam os ventrículos laterais
(9)Sobre a motricidade e o planejamento motor marque a alternativa correta:
Córtex: propósito e comando do movimento.
Núcleos da Base e Cerebelo: Controle da postura e equilíbrio.
Tronco Cerebral: Nível mais baixo da organização hierárquica; circuitos neurais que mediam reflexos e automatismos rítmicos.
Medula Espinhal: Formação do plano motor e ajustes motores.
(10)Sobre a motricidade e o planejamento motor marque a alternativa correta:
Fibras Ia dos fusos neuromusculares – estiramento muscular, velocidade
Fibras Ib dos órgãos tendinosos de Golgi – forças de compressão sobre as articulações
Fibras de mecanoceptores cutâneos –força muscular
Receptores das articulações – pressão na sola dos pés
(11)Sobre as diferenças entre as vias neoespinotalâmica e paleoespinotalâmica marque a alternativa incorreta
A neoespinotalâmica tem o trato na medula espinotalamico lateral. Já a paleoespinotalâmica possui o trato espinorreticular
A neoespinotalâmica possui como projeção talâmica principal o núcleo ventral posterolateral. Já a paleoespinotalâmica possui o núcleo intralaminares.
A neoespinotalâmica possui sua projeção supratalâmica na área somestésica. Já a paleoespinotalâmica possui nas partes anteriores da insula e do giro do cíngulo.
A neoespinotalâmica possui organização funcional não somatotópica. Já a paleoespinotalâmica possui organização somatotópica.
(12)Sobre a estrutura e a função do cerebelo marque a alternativa incorreta:
O cerebelo encontra-se localizado na altura do tronco encefálico, anterior a ele
Está localizado na fossa posterior do crânio, separado do lobo occipital pela tenda do cerebelo
Sua divisão anatômica não possui grande importância, excetuando pelo lobo floculonodular, pela tonsila cerebelar e pelo vérmis
Conecta-se com o resto do SNC por meio dos pedúnculos cerebelares
(13)Sobre a estrutura e a função do cerebelo marque a alternativa incorreta:
Possui estrutura semelhante ao cérebro, estando o córtex externo à substância branca
O córtex não é uniforme ao longo de todo o cerebelo, estando dividido em 4 camadas : camada molecular, camada granulosa, camada de substancia branca e camada de células de células de purkinje.
Temos dois tipos de fibras que penetram no cerebelo: as musgosas e as trepadeiras
A principal célula do córtex cerebelar é a célula de Purkinje, cujo neurotransmissor é o GABA
(14)Sobre a estrutura e a função do cerebelo marque a alternativa correta:
As conexões de saída do cerebelo se dão a partir dos núcleos centrais do cerebelo.
Vestibulocerebelo –propriocepção
Espinocerebelo – correção de movimentos
Cerebrocerebelo-equilibrio
(15)Sobre a memória marque a alternativa incorreta:
Quanto a seu tempo de retenção, a memória pode ser operacional, de curto prazo ou de longo prazo
A memória armazenada é a memória necessária para dar seguimento a tarefa
A memória de curto prazo é armazenada no hipocampo enquanto está sendo consolidada ou descartada, durando apenas algumas horas
A memória de longo prazo, ao ser consolidada, armazena-se em diferentes áreas corticais e subcorticais
(16)Sobre a memória marque a alternativa incorreta:
A consolidação da memória depende de fatores como emoção, finalidade, repetição e sono
O hipocampo possui células de lugar, responsáveis por armazenar topografias e rotas
O giro denteado está relacionado a dimensão temporal da memória
O córtex para hipocampal funciona como porta de entrada para o hipocampo, direcionando as conexões recebidas para ele
(17)Sobre a memória marque a alternativa incorreta:
Lesões nas áreas da memória causam síndromes amnésticas, podendo estas ser anterógradas, retrógradas ou mistas
Amnésias anterógradas são causadas por lesões em estruturas relacionadas a consolidação da memória
Amnésias anterógradas são causadas por lesões nas estruturas nas quais as memórias consolidadas se fixaram
As principais síndromes amnésticas na nossa sociedade são as demências (em especial Alzheimer) e a síndrome de Wernicke-Korsakoff
(18)Sobre o SNA, marque a alternativa incorreta:
Divide-se em simpático e parassimpático
A diferença entre os dois sistemas se dá pela sua funcionalidade, apesar de sua anatomia ser a mesma.
O SNA simpático está relacionado a respostas de sobrevivência (luta e fuga)
O SNA parassimpático está relacionado a respostas de homeostase
(19)Sobre o SNA, marque a alternativa incorreta:
Algumas ações do simpático: dilatação pupilar, taquicardia e aumento da demanda energética de músculo, coração e fígado
Algumas ações do parassimpático: contração pupilar, peristaltismo, micção e imunoativação ,taquicardia.
A comunicação do SNA simpático se dá por ramos comunicantes
O sistema nervoso autônomo corresponde ao sistema eferente visceral
(20)Sobre o SNA, marque a alternativa incorreta:
O parassimpático possui duas divisões, relacionadas a posição anatômica
A porção craniana do parassimpático controla praticamente todas as vísceras
A porção sacral do parassimpático controla as vísceras pélvicas
Os plexos viscerais não são formações mistas, nas quais é fácil distinguir a origem de cada nervo
(21)Sobre o córtex cerebral marque a alternativa incorreta:
As diferenças das áreas lateralizadas são anatômicas, mas não funcionais.
A comunicação é essencial para a integração das funções cerebrais
O telencéfalo é dividido em 2 hemisférios
Cada hemisfério é dividido em lobos, lóbulos e giros
(22)Sobre o córtex cerebral marque a alternativa incorreta:
O córtex cerebral possui uma nítida simetria entre o hemisfério direito e esquerdo
A divisão do córtex cerebral em áreas primárias, secundárias e terciárias permite um maior esclarecimento sobre seu funcionamento
A filogenética permitiu o desenvolvimento do sistema nervoso entre diversas espécies
Tanto o cérebro quanto o cerebelo são estruturas do sistema nervoso suprassegmentar e, por isso, guardam estreita relação entre eles.
(23)Sobre a estrutura da substância branca e do córtex cerebral marque a alternativa incorreta:
A substância branca é composta por fibras mielínicas
Essas fibras são de associação ou de projeção
As fibras de associação são intra-hemisféricas ou inter-hemisféricas
As fibras de projeção constituem fibras que chegam ao córtex mas que não saem dele
(24)Sobre a estrutura da substância branca e do córtex cerebral marque a alternativa incorreta:
As fibras de projeção podem passar pelo tálamo ou por fora dele (extratalâmicas)
O córtex cerebral possui, em sua maior parte, 4 camadas distintas
Essas 6 camadas podem persistir diferenciadas por toda a vida ou regredir
A camada granular interna possui forte relação com a sensibilidade
(25)As áreas (Broca e Wernicke) são responsáveis por:
Visão
Linguagem
Memória
Olfato
(26)Com relação a anatomia funcional do córtex cerebral marque a alternativa incorreta:
Do sulco calcarino saem fibras que vão para neurônios do córtex cerebral responsáveis pelas áreas secundárias da visão
O encéfalo é o conjunto do cerebelo, cérebro e do tronco encefálico
Encéfalo e cérebro são sinônimos
O cérebro é o principal órgão do SNC
(27)Não é um constituinte do telencéfalo:
Córtex cerebral
Centro branco medular
Núcleos da base
Tálamo
(28)Com relação a anatomia funcional do córtex cerebral marque a alternativa incorreta:
O cérebro é dividido em telencéfalo e diencéfalo
O telencéfalo está localizado acima do fórnix
O diencéfalo compreende os hemisférios cerebrais
O diencéfalo fica abaixo do telencéfalo
(29)Não é um constituinte do diencéfalo:
Tálamo e subtálamo
Hipotálamo
Epitálamo
Núcleos da base
(30)Sobre a anatomia macroscópica da medula espinhal marque a alternativa incorreta:
Possui intumescências para a inervação dos membros.
Substância cinzenta por dentro da branca em formato de borboleta.
Semiologia
(1)Assinale a alternativa que não apresenta uma característica correta da dor epigástrica:
Pode ter origem de órgãos localizados fora da cavidade abdominal.
Dor discreta e em queimação é típica da ulcera péptica.
A dispepsia funcional não possui relação com alterações emocionais.
A ulcera péptica possui horários bem demarcados, sendo esses quando o estomago se encontra vazio e com elevada acidez.
(2)Sobre a terminologia da sensação dolorosa, assinale a alternativa incorreta
Alodina é a dor causada por estímulo que normalmente não a produz
Hiperalgésia é a resposta aumentada a estímulo doloroso
Hiperestesia é a sensação anormal e desconfortável de origem espontânea
Hipoalgesia é a resposta dolorosa diminuída
(3)A dor é a experiencia sensorial e emocional desagradável relacionada à lesão tissular. Sobre a fisiologia da dor, assinale qual estrutura faz com que a sensibilidade dolorosa seja inicial, aguda e bem localizada
Bainha de mielina
Receptores muscarínicos
Fibras tipo C
Coluna cervical
(4)Os sons cardíacos, ou bulhas, são as vozes acústicas (som) geradas pelo impacto do sangue em diversas estruturas cardíacas e nos grandes vasos. Sobre as bulhas cardíacas, assinale a alternativa incorreta:
O desdobramento fisiológico da segunda bulha ocorre durante a inspiração
No ápice, a primeira bulha cardíaca é mais alta do que a segunda bulha
A primeira bulha cardíaca marca o início da sístole
A segunda bulha cardíaca resulta do fechamento das valvas atrioventriculares
(5)Sobre os focos de ausculta e sua localização, assinale a alternativa correta:
Mitral: 3º espaço intercostal esquerdo
Aórtico: 2º espaço intercostal à esquerda
Tricúspide: 4º espaço paraesternal esquerdo
Mitral: base do apêndice xifoide
(6)Assinale a alternativa incorreta sobre pressão arterial:
É determinada pelo debito cardíaco vezes a resistência vascular periférica.
A aferição da pressão da artéria braquial é fidedigna a pressão do sangue no interior do ventrículo esquerdo.
De acordo com os sons de Korotkoff a fase V representa a pressão diastólica.
A pressão sistólica só pode ser identificada através do método auscultatório.
(7)A pericardite trata-se de um processo inflamatório do pericárdio. Acerca desse assunto, assinale o item correto:
A dor torácica típica da pericardite piora com flexão anterior do tronco
Na ausculta pode haver o atrito pericárdico
Não há alterações significativas no ECG
A pericardite aguda não pode se desenvolver em condições que apresentem lesão prévia do miocárdio
(8)A causa mais comum de abdome agudo inflamatório é:
Diverticulite aguda
Colecistite aguda
Apendicite aguda
Úlcera perfurada
(9)Na medicina, o sinal do psoas é indicativo de irritação do músculo psoas, sendo um dos sinais de:
Diverticulite
Gravidez ectópica
Úlcera perfurada
Apendicite aguda
(10)A pseudo-hipertensão pode acontecer devido a qual fator?
Sal.
Estresse.
Arteriosclerose.
Apneia do sono.
(11)Sobre a ascite, assinale a alternativa correta:
Qualquer líquido na cavidade abdominal prediz ascite
Pancreatite é a causa mais comum de ascite
Consumo de álcool pode levar a ascite
A obesidade facilita o exame físico para confirmação de ascite, uma vez que o tecido adiposo não se mistura com o líquido
(12)Sobre ascite, assinale a alternativa correta
Ascite é uma doença
A ascite é o acumulo de sangue ou pus na cavidade abdominal
A ascite é uma frequente manifestação de um grande numero de doenças e síndromes
Para o diagnostico de ascite é necessário rastrear apenas o consumo de álcool
(13)Ao exame físico o paciente com ascite se apresenta:
Obeso
Com hiperlordose lombrar
Distância menor do umbigo ao apêndice xifoide do que à sínfise púbica
Todo abdome timpânico
(14)Sobre sinais e sintomas de doenças que acomentem o fígado, assinale a alternativa incorreta
Colúria é urina com coloração enegrecida pelo aumento da bilirrubina conjugada que passa a ser excretada pela via urinária
Acolia fecal são fezes de cor clara pela redução da eliminação de bilirrubina nas fezes
Pode ocorrer prurido gerado pelo acúmulo de sais biliares no plasma
O sinal de Blumberg é positivo na maioria dos casos
(15)Sobre a cirrose hepática, assinale a alternativa incorreta
Pode ser causada por hemocromatose
Na fase compensada ocorre ascite, sinal clássico de comorbidades no fígado
Pode ocorrer eritema palmar
A técnica de lemos torres permite ver aumento da massa hepática
(16)Icterícia é uma coloração amarela da pele e/ou olhos. Sobre ela assinale a alternativa incorreta
A hipercarotenemia ocorre por excesso de bilirrubina direta no sangue
Bilirrubina indireta não é hidrossolúvel
A icterícia pode ser causada por anemia
O jejum pode causar icterícia
(17)Paciente portador de insuficiência hepática, apresenta a esclera com coloração amarelada. Sobre essa situação, é correto afirmar que essa coloração se denomina
Cianose
Icterícia
Rubor
Hipercarotenemia
(18)No exame de palpação do fígado, quando ocorrem patologias, podem surgir alterações, sobre elas, assinale a alternativa incorreta
A borda se torna arredondada e grossa na hepatomegalia
Nas neoplasias o fígado apresenta nódulos
Na esteatose a consistência fica endurecida
O fígado se torna doloroso em caso de hepatomegalia dolorosa
(19)Sobre as técnicas de identificação de patologias no exame físico do fígado, assinale a alternativa correta
Manobra de Lemos Torres é utilizada para palpação do baço
Ao sinal de Jobert o fígado deve estar timpânico
Na técnica de Mathieu as mãos ficam em garra
A manobra de Lemos Torres é feita em decúbito dorsal
(20)Dentre os sinais de hepatopatias crônicas, não se inclui:
Aranhas vasculares
Hipogonadismo
Ginecomastia
Crescimento de pelos
(21)Para realização do exame físico, é importante acompanhar, por toda vida os dados antopometricos, que serão de grande importância. Os dados antopometricos são:
perímetro cefálico/ perímetro torácico/ perímetro abdominal/ temperatura/ dor
(22)O sinal de dor à descompressão súbita do abdome na palpação profunda é chamado de sinal de:
Blumberg
Lemos torres
Mattieu
Ortolani
(23)O aparecimento de cabeça de medusa no abdome significa:
Hipertensão porta
Pode ser acompanhado de hemorroidas
Pode ser acompanhado por varizes de esôfago
Todas as alternativas estão corretas
(24)O abdome é dividido em 9 quadrantes, sobre eles, assinale a alternativa incorreta
Na fossa ilíaca esquerda, a única estrutura de importância é o colon sigmoide
O pâncreas se encontra no epigástrio e hipocôndrio direito
O piloro se encontra no epigástrio
O rim esquerdo se encontra no flanco esquerdo
(25)Com relação aos pulsos assinale a afirmativa incorreta:
A frequência deve variar entre 60 a 100 pulsações por minuto.
Deve ser avaliado a amplitude do pulso.
Avaliar os pulsos de membros inferiores é fundamental em pacientes cardiopatas.
A fibrilação atrial gera bradisfigmia.
(26)Sobre as disfagias esofágicas, assinale a alternativa incorreta
A disfagia motora ocorre somente para sólidos
Na disfagia orofaríngea ocorre comprometimento da fase preparatória oral da deglutição
A disfagia esofágica motora pode ocorrer por acalasia esofágica
Na disfagia esofágica obstrutiva pode ocorrer aspiração de solidos ou líquidos
(27)Sobre o soluço, assinale a alternativa incorreta
O soluço é provocado por estímulos vinculados ao nervo vago e por irritação direta do diafragma
Tabagismo pode provocar soluço
Alguns medicamentos podem causar soluço
Doenças extrapulmonares são capazes de provocar o soluço
(28)Assinale a alternativa que não apresenta uma característica correta da isquemia miocárdica:
Possui como causa principal a aterosclerose.
Localização retroesternal e de tamanho variado.
Sempre há um fator desencadeador da angina.
Nitrovasodilatadores aliviam o quadro de angina.
(29)Sobre o infarto agudo do miocárdio, assinale a alternativa correta:
Tem a característica de gerar dor de alta intensidade, sudorese, náuseas e vômitos.
Tem um curso crônico.
Sempre associado com o refluxo.
Duração de apenas 2 a 3 minutos.
(30)Paciente consulta com queixa de dor retroesternal em aperto sem irradiações, a dor acontece quando prática exercícios físicos, alivio com repouso. Qual o provável diagnóstico:
Infarto agudo do miocárdio.
Dissecção de aorta.
Angina instável.
Angina estável.
Bacteriologia
(1)Em relação aos mecanismos de patogenicidade das bactérias, é correto afirmar que:
A lavagem das mãos tem como um dos objetivos a remoção de microbiota transitória da pele.
A microbiota transitória são microorganismos que permanecem sempre provocando doença.
Sempre a colonização por micro-organismos provoca doença.
A colonização permanente é sinônimo de microbiota transitória.
(2)Assinale a alternativa incorreta:
São diploococos gram negativos
São anaeróbias facultativas
Existem cepas patogênicas e outras não patogênicas
É uma doença de notificação compulsória
(3)Em relação à meningite meningocócica, assinale a alternativa incorreta:
O meningococo é a principal causa de meningite bacteriana no país
Acomete todas as faixas etárias, com um pequeno predomínio nos idosos
É uma doença de notificação compulsória
O contágio é feito através de secreções respiratórias de pessoas contaminadas, , assintomáticas ou doentes.
(4)Assinale a alternativa incorreta à respeito da infecção por Meningococo
A meningite e a meningococcemia são as formas clínicas mais frequentemente observadas, podendo ocorrer isoladamente ou associadas.
Geralmente indistinguíveis de outras meningites bacterianas
A meningococcemia compreende um quadro mais brando que a meningite, pois esta última envolve o sistema nervoso central
Em lactentes com meningite, a pesquisa de sinais meníngeos é extremamente difícil e a rigidez de nuca nem sempre está presente
(5)Sobre a Gonorreia, assinale a alternativa incorreta:
Não é uma doença de notificação compulsória
O parceiro, necessariamente, deve ser tratado
Pode manifestar-se com formas extra-genitais, como osteoartrite
É mais fácil ser diagnosticada na mulher, embora seja comum o diagnóstico no homem
(6)Em relação a estrutura celular das bactérias, é correto afirmar que:
A parede celular é formada peptideoglicano ou mureína.
A membrana plasmática só os organismos eucariontes que possuem essa estrutura.
A parede celular das bactérias possui sua composição celulose.
O ribossoma está localizado na parede celular.
(7)No gênero Staphylococcus incluem-se espécies denominadas estafilococos coagulase-negativos. Sobre os componentes desse grupo, assinale a alternativa incorreta:
Estão presentes na microbiota normal da pele humana e de outros animais, podendo causar doença sob algumas circunstâncias.
A espécie mais comumente encontrada na pele humana, dentre os componentes desse grupo, é o Staphylococcus epidermidis.
O principal fator de virulência do Staphylococcus epidermidis consiste na capacidade de formar biofilmes.
Um dos componentes desse grupo é o Staphylococcus aureus.
(8)Em relação ao Staphylococcus aureus, assinale a alternativa incorreta:
O Staphylococcus aureus produz quatro tipos de beta-lactamase, sendo, portanto, naturalmente resistente à penicilina e às cefalosporinas, quando não associadas a um inibidor de beta-lactamase, como o ácido clavulânico.
O Staphylococcus aureus sempre se comporta como um patógeno no organismo onde é encontrado.
Esse micro-organismo é o mais prevalente nas bacteremias, tanto hospitalar quanto comunitárias.
Um dos fatores de virulência deste micro-organismo é a presença de cápsula, que o protege da fagocitose.
(9)A respeito do Bacillus anthracis, causador da doença Antraz, assinale a alternativa que não corresponde à uma assertiva correta:
São germes anaeróbios facultativos
São germes encapsulados
São bacilos gram negativos
Produzem toxinas
(10)Em relação às bactérias gram positivas e gram negativas e suas estruturas, é correto afirmar que:
As bactérias gram positivas possuem funções ligadas aos ácidos teicóicos.
As bactérias gram negativas têm as funções ligadas ao citoplasma.
O lipídeo A faz parte das bactérias gram positivas.
O antígeno para sorotipificação faz parte das bactérias gram negativas.
(11)Assinale a alternativa incorreta sobre a infecção por Campylobacter
A transmissão se dá através do consumo de aves contaminadas
Inibidores de Bomba de prótons podem ser utilizados no tratamento
São bactérias gram negativas espiraladas
É umas das bactérias que causa a diarreia do viajante
(12)Até os 60 anos de idade, cerca de 50% das pessoas são infectadas pela bactéria H. Pylori. A infecção é mais comum entre negros, hispânicos e asiáticos” Ministério da Saúde. A respeito da bactéria H. Pylori, assinale a alternativa incorreta:
O diagnóstico pode ser feito através de exames de ar exalado ou fezes, além de biópsia
Está frequentemente associada à úlcera péptica e gastrite
O tratamento pode ser feito através de Inibidor de bomba de prótons associado à Amoxicilina ou Claritromicina
Pode ser transmitida através do contato interpessoal
(13)Em relação à bactéria H. Pylori, é incorreto afirmar que:
Está associada ao Câncer de estômago
Possui teste de urease positivo
É mais comum entre a faixa etária de 15 a 45 anos
É mais comum entre a faixa etária de 15 a 45 anos
(14)Em relação às bactérias do gênero Clostridium, pode-se afirmar, exceto:
Quase todos são catalase-negativos, sendo que a maioria das espécies não possui cápsula.
A gangrena gasosa é causada principalmente pelo C. perfringens.
O C. difficile produz as toxinas A e B, como mecanismo patogênico.
É composto por cocos gram-positivos, esporulados.
(15)A respeito do botulismo humano, doença causada pelo Clostridium botulinum, pode-se afirmar, exceto:
Muitos casos de botulismo infantil são devidos à ingestão de esporos da bactéria contidos no mel, sendo um alimento contraindicado abaixo de 1 ano de idade, por essa razão.
Cozinhar os alimentos pode destruir a toxina botulínica e os esporos da bactéria, prevenindo o botulismo alimentar
As principais toxinas causadoras são: A, B, E e F.
Classicamente ocorre após ingestão de alimento contendo a toxina botulínica pré-formada.
(16)A colite pseudomembranosa está relacionada ao uso prolongado de antibióticos. Sobre essa doença, assinale a alternativa incorreta:
Um fator de risco é a imunodepressão.
A detecção das toxinas A e B nas fezes, por meio de imunoensaio, é um método de diagnóstico específico.
É causada pelo Clostridium perfringens.
Antibióticos muito relacionados são as fluoroquinolonas, a clindamicina, as cefalosporinas e as penicilinas.
(17)Em relação a morfologia bacteriana, é correto afirmar que:
O Staphylococcus e Streptococcus são exemplos de cocos.
A Helicobacter pylori é um exemplo de bacilo.
O Treponema pallidum é um exemplo de cocos.
O Vibrio cholerae é um exemplo de bacilo.
(18)Em relação ao Clostridium tetani e à doença provocada por essa bactéria, pode-se afirmar, exceto:
O diagnóstico da doença pode-ser feito apenas com base no quadro clínico e história.
O C. tetani produz a neurotoxina e uma hemolisina, sendo proteínas biologicamente ativas.
Na fisiopatologia da doença predominam as as vias excitatórias, levando a espasmos musculares generalizados e hipertonicidade.
Não existe vacina capaz de prevenir a doença.
(19)Assinale a alternativa incorreta em relação à Febre Tifóide:
É transmitida através da água ou alimentos contaminados
É causado pela bactéria Salmonela
Não é recomendado o uso rotineiro de antibióticos, apenas tratamento suportivo
Alguns dos sintomas apresentados são: febre alta, dores de cabeça, mal-estar geral e falta de apetite
(20)Sobre a Klebsiella, é incorreto afirmar que:
São bacilares, gram-negativas, não-móveis e capsuladas
Não faz parte da flora normal do trato gastrointestinal
Pode causar Pneumonias, Infecção do trato urinário, Gastroenterite e Espondilite
São associadas à graves infecções nosocomiais
(21)Em relação ao gênero Haemophilus, estão corretas as afirmativas a seguir, exceto:
Dentre as principais espécies associadas à infecção ou colonização no ser humano incluem-se: H. influenzae, H. haemolyticus, H. ducreyi e H. parainfluenzae.
A transmissão interpessoal do H. influenzae ocorre por meio de contato com gotículas provenientes das vias aéreas.
Haemophilus são gram-positivos, imóveis, não formam esporos e apresenta pleomorfismo, podendo estar sob a forma de um cocobacilo ou bacilo curto.
H. influenzae é a principal espécie do gênero, sendo o tipo b (Hib) a principal causadora de meningite, bacteremia, septicemia, dentre outras doenças invasivas.
(22)Com relação ao diagnóstico laboratorial das doenças provocadas por bactérias do gênero Haemophilus, julgue as afirmativas a seguir, assinalando V (verdadeira) ou F (falsa).
( ) O diagnóstico etiológico da meningite por H. influenzae, não pode ser feito apenas pelo quadro clínico, exame físico ou anormalidades do líquor, que são comuns a outros patógenos que também causam meningite.
( ) No diagnóstico de meningite por H. influenzae pode ser empregado um teste rápido, por meio de bacterioscopia do LCR e coloração de gram, com pequenos cocobacilos gram-positivos.
( ) A a Reação em Cadeia da Polimerase em Tempo Real (Real-Time Polymerase Chain Reaction - PCR-TR) tem alta especificidade e é bastante rápida.
( ) O meio de cultura mais utilizado para crescimento de Haemophilus é o ágar chocolate.
( ) Técnicas imunoquímicas para a detecção do H. influenzae, diretamente do LCR e de outros fluídos, possuem alta sensibilidade e especificidade.
A sequência correta é:
V-F-V-V-F
V-V-V-V-F
F-V-F-V-V
V-F-V-V-V
(23)Uma importante diferenciação para as bactérias refere a qual gram pertencem, sobre as bactérias gram positivas e gram negativas é correto afirmar que:
O componente lipídico pertence em ambas as bactérias gram positivas e negativas.
As bactérias gram positivas possuem flagelos
As bactérias gram positivas são coradas de vermelhas no gram.
As bactérias gram negativas são coradas de amarelo no gram.
(24)As bactérias do gênero Haemophilus possuem diversos fatores de virulência. Sobre esses fatores, assinale a alternativa incorreta:
O principal fator de virulência é a cápsula, sendo a cepa de H. influenzae sorotipo b (Hib) a mais relacionada com doenças humanas.
Os lipopolissacarídeos (LPS) e lipooligossacarídeos (LOS) são os principais componentes da membrana externa de bactérias gram-positivas.
As cepas de H. influenzae apresentam dois tipos de pili, o pili hemaglutinante e o pili tipo IV (Tfp).
Cepas capsuladas apresentam maior tendência a causar infecções invasivas.
(25)Sobre a listeriose humana, doença provocada pela bactéria Listeria monocytogenes, julgue as alternativas a seguir, se verdadeiras (V) ou falsas (F):
( ) A doença acomete apenas pacientes imunocomprometidos ou com alguma comorbidade prévia grave.
( ) Existem duas formas clínicas da doença humana, a invasiva (principalmente em pessoas com sistema imune debilitado) e a não invasiva, menos grave. Essa forma provoca gastroenterite febril associada a sintomas gripais, quando ocorre ingestão de muitas bactérias por indivíduos saudáveis.
( ) Condições que predispõem à listeriose incluem idade (recém-nascidos e idosos), gestação, diabetes mellitus, insuficiência renal, neoplasias hematológicas e imunossupressão.
( ) A ingestão de alimentos contaminados é a principal forma de contrair a doença.
( ) A Listeria monocytogenes não cruza a barreira placentária.
A sequência correta é:
F-V-F-V-F
F-V-V-V-F
V-V-V-V-F
F-V-V-V-V
(26)Sobre o gênero Mycoplasma, considerando os representantes capazes de provocar doença no ser humano, julgue as alternativas a seguir, se verdadeiras (V) ou falsas (F):
( ) São micro-organismos sem parede celular, com genoma reduzido e tão pequenos quanto alguns vírus.
( ) São naturalmente resistentes à penicilina porque não possuem parede celular.
( ) M. hominis provoca pneumonia no ser humano.
( ) Possuem resistência às sulfonamidas e à rifampicina, pois não sintetizam ácido fólico e possuem uma RNA polimerase diferente.
( ) M. pneumoniae é causador de pneumonia com quadro clínico atípico, sobretudo em idosos.
A sequência correta é:
F-V-F-V-F
V-F-F-V-F
V-V-F-V-F
V-V-F-V-V
(27)Algumas espécies de micoplasmas são causadores de infecções genitais. Sobre esses micro-organismos, assinale a alternativa incorreta:
O Mycoplasma hominis pode ser encontrado na vagina de até 20% das mulheres sem causar doença.
Mycoplasma genitalium possui muita semelhança como o Mycoplasma pneumoniae, podendo ocorrer reações antigênicas cruzadas entre as espécies.
Esses micro-organismos não estão relacionados a complicações no período gestacional ou em neonatos cujas mães sejam portadoras da infecção.
Mycoplasma genitalium, que causa uretrite, pode ser detectado no trato urogenital de indivíduos sadios.
(28)Em relação ao diagnóstico laboratorial de micoplasmas e ureaplasmas, pode-se afirmar, exceto:
A microscopia ótica é o meio mais fácil e rápido de detectar esses micro-organismos.
Apresentam dificuldade no cultivo, pois alcalinizam facilmente o meio de cultura, devido à amônia, morrendo então.
Pode ser realizada a reação em cadeia da polimerase (PCR).
Os ureaplasmas necessitam de meios de cultura suplementados com ureia.
(29)Os estreptococos são classificados de diversas formas, sendo uma classificação a dos grupos de Lancefield. Sobre essa classificação, assinale a alternativa incorreta:
O Streptococcus pyogenes pertence ao grupo B de Lancefield.
O Streptococcus agalactiae pertence ao grupo B de Lancefield.
O Streptococcus pyogenes pertence ao grupo A de Lancefield.
O Streptococcus bovis pertence ao grupo D de Lancefield.
(30)Os micoplasmas e ureaplasmas são resistentes a diversos antibióticos, naturalmente ou por meio de resistência adquirida. Sobre esse assunto, assinale a alternativa incorreta:
A resistência à tetraciclina predomina nos ureaplasmas e no Mycoplasma hominis.
A resistência à penicilina é encontrada em algumas cepas de ureaplasma, não sendo característica do grupo.
São naturalmente resistentes à penicilina porque não possuem genes para a síntese da parede celular.
A resistência às sulfonamidas deve-se ao fato de não sintetizam ácido fólico.
Virologia
(1)Considerando seus conhecimentos sobre a COVID-19, a alternativa que representa um fator de risco a infecção pelo vírus é:
Utilizar máscaras apenas em ambientes fechados
Haver entrado em contato através das mãos com superfícies contaminadas
Isolamento de indivíduos com sintomas gripais
Não realizar testagem após entrar em contato com indivíduo que testou positivo para o vírus
Não lavar as mãos ou usar álcool em gel sempre que entrar em contato com superfícies
(2)De acordo com seus conhecimentos sobre a infecção pelo SARS-CoV-2, a estrutura comumente utilizada pelo vírus para infectar as células do hospedeiro é:
DPP4
ACE
ACE2
Receptor de Angiotensina
Glicocálice
(3)O fator imunológico relacionado à severidade da COVID-19 está representado na alternativa:
Tempestade de Citocinas
Produção de Anticorpos
Estabelecimento de resposta imune celular
Apresentação de antígenos pela células dendríticas
Aumento do número de neutrófilos circulantes pós infecção
(4)Sabe-se que as variantes podem ser classificadas, segundo a OMS, como variantes de interesse ou variantes de preocupação, desde que atendam alguns critérios em saúde pública. De acordo com seus conhecimentos, uma variante que possua ampla circulação na população e a qual desconfia-se que possua alterações significativas em relação ao vírus original com a observação de diferenças em relação a sua infectividade na população é classificada como:
Variante de Circulação
Variante de Observação
Variante de Interesse
Variante de Emergência
Variante de Preocupação
(5)De acordo com seus conhecimentos, assinale a alternativa que contenha uma variante que não seja considerada de preocupação segundo a OMS:
Alfa
Gama
Ômicron
Delta
Lambda
(6)Em relação ao diagnóstico laboratorial das doenças virais, pode-se afirmar que:
Na fase aguda de uma infecção viral a carga viral é baixa, aumentando com a cronificação da infecção.
A fase aguda de uma infecção viral é o momento em que o hospedeiro apresenta maior carga viral e, portanto, não é a mais indicada para realizar o diagnóstico laboratorial.
A fase aguda de uma infecção viral é o momento em que o hospedeiro apresenta maior carga viral; por esse motivo é o período ideal para realizar o diagnóstico laboratorial.
Na fase crônica da infecção os vírus são eliminados totalmente do organismo do hospedeiro, não podendo mais provocar sintomas.
(7)Considerando seus conhecimentos sobre vacinas, o componente vacinal responsável pela amplificação da resposta imune, aumentando sua proteção é:
Adjuvante
Veículo
Antígeno
Estabilizante
Princípio Ativo
(8)Considerando seus conhecimentos sobre as vacinas utilizadas na profilaxia da COVID19, assinale a alternativa que representa uma vacina liberada pela ANVISA para uso em território brasileiro:
Finlay-Soberana Plus
Gamaleya – Sputnik V
Beijing CNBG – BBIBP-CorV
CanSino – Ad5-nCOV
Pfizer BioNTech-Comirnaty
(9)O diagnóstico de uma infecção viral pode ser feito por meio de métodos diretos e indiretos. Sobre esse assunto, a única alternativa correta é:
O diagnóstico indireto consiste em métodos que buscam anticorpos produzidos pelo organismo contra o vírus (métodos sorológicos) ou alterações celulares provocadas por ele, sem visualizá-lo ou isolá-lo.
A microscopia eletrônica pode ser por varredura ou transmissão, essa última produzindo imagens tridimensionais do vírus ou qualquer outra estrutura avaliada.
Os métodos sorológicos, apesar de práticos, costumam ser dispendiosos, não sendo utilizados de rotina.
A PCR (reação em cadeia da polimerase) possui grande sensibilidade e especificidade, mas requer quantidade considerável de material genético viral para conseguir fazer o diagnóstico.
(10)Em relação às doenças provocadas por vírus, assinale a única alternativa incorreta:
Rubéola é uma doença exantemática transmitida via aerossóis, causada pelo Rubella virus, que pode ser transmitido via placentária e provocar a Síndrome da Rubéola Congênita no recém nascido.
Os vírus da família Retroviridae tem a capacidade de realizar a transcrição do RNA viral em DNA na célula do hospedeiro, sendo o mais conhecido dessa família o Vírus da Imunodeficiência Humana, o HIV.
A hepatite A é causada por vírus da família Picornaviridae, de transmissão oro-fecal, com frequente cronificação da infecção.
O Vírus da Imunodeficiência Humana possui dois tipos, HIV-1 e HIV-2, o primeiro disseminado globalmente, enquanto o segundo predomina na África.
(11)Em relação aos mecanismos da patogênese viral, assinale a alternativa incorreta:
As etapas desse processo incluem a entrada no vírus no organismo, a replicação primária e a replicação secundária, nessa ordem.
Quando estão presentes partículas virais no organismo, sem replicação do vírus, tem-se a infecção persistente.
Quando estão presentes partículas virais no organismo, sem replicação do vírus, tem-se a infecção latente-recorrente.
Quando ocorre replicação viral sem morte celular, tem-se a infecção persistente.
(12)Das alternativas a seguir, assinale a que apresenta uma associação incorreta dos mecanismos de patogênese viral e os respectivos vírus:
Os vírus envelopados promovem rompimento do citoesqueleto.
Os vírus não envelopados promovem rompimento do citoesqueleto.
Os vírus envelopados alteram a estrutura da membrana celular.
Os herpesvírus promovem inibição e degradação do DNA celular.
(13)Em relação às infecções virais, marque a alternativa incorreta:
O vírus da raiva é um vírus de RNA, neurotrópico, que leva à formação de inclusões citoplasmáticas denominadas corpúsculos de Negri no cerebelo (células de Purkinge) e hipocampo, principalmente.
A pele é considerada a principal barreira física, desde que esteja íntegra.
O ocorrência de uma doença viral depende de fatores como a forma de exposição ao patógeno, estado de saúde e idade do hospedeiro, além da dose viral e fatores genéticos de ambos.
O vírus da raiva é um vírus de RNA, neurotrópico, que leva à formação de inclusões citoplasmáticas denominadas corpúsculos de Nissl no cerebelo (células de Purkinge) e hipocampo, principalmente.
(14)Os Coronavírus são uma grande família viral que causam infecções respiratórias em seres humanos e em animais. Os Coronavírus humanos causam doença respiratória, de leve a moderada, no trato respiratório superior. Esses vírus receberam esse nome devido às espículas na sua superfície, que lembram uma coroa. (Ministério da Saúde). A respeito do Coronavírus, assinale a alternativa incorreta:
Pode afetar via aérea superior e inferior
São transmitidos principalmente pelo ar, mas também pode se dar por contato direto ou contato com animais
O período de incubação se dá em 14 a 21 dias
As manifestações iniciais assemelham-se à síndrome gripal
(15)“A China está lutando contra um novo vírus que matou pelo menos 56 pessoas em menos de 30 dias. O surto do coronavírus é uma séria questão de saúde tão séria que a Organização Mundial de Saúde já declarou situação de emergência no país asiático — ainda que tenha descartado, por ora, uma situação crítica global”. (BBC,JANEIRO 2020). A respeito do coronavírus, assinale a alternativa incorreta:
Há relato de otite média como um dos sintomas
Diante da suspeita de infecção por Coronavírus, devem ser realizados hemograma, PCR e ELISA.
Presença de comorbidades é um dos fatores que influenciam no prognóstico
Os óbitos geralmente ocorrem por Insuficiência Respiratória
(16)Assinale a alternativa incorreta em relação ao coronavírus:
Diante da suspeita do Coronavírus, o paciente deve iniciar tratamento com Aciclovir
Até o momento não existe vacinação
Pode causar bronquite e pneumonia
Sintomas gastrointestinais podem estar presentes
(17)“Os coronavírus infectam mamíferos e aves. Existem diversas cepas diferentes, sendo os morcegos os animais que abrigam o maior número de variantes do vírus. Nos humanos há pelo menos 7 sorotipos de coronavírus que nos provocam doença”. (Ministério da Saúde). Assinale a alternativa que corresponde ao tipo com a maior taxa de mortalidade:
Alpha coronavírus 229E e NL63;
Beta coronavírus OC43 e HKU1;
SARS-CoV (causador da Síndrome Respiratória Aguda Grave ou SARS);
MERS-CoV (causador da Síndrome Respiratória do Oriente Médio ou MERS)
(18)Assinale a alternativa incorreta a respeito da Infecção pelo Coronavírus:
Febre é um sintoma comum da maioria dos pacientes
Se confirmado a infecção pelo coronavírus, independente da cepa, o paciente deve ficar isolado até acabar o período de transmissibilidade
Não há relatos de encefalites ou meningites causadas pelo coronavírus
O uso de analgésicos e antitérmicos não está contra-indicado
(19)O Parvovírus B19 é causador da chamada “quinta doença”, assim denominada por ter sido a quinta doença dentre um grupo que possuem exantemas semelhantes. Assinale a alternativa que corresponde à “quinta doença”:
Escarlatina
Mononucleose
Eritema infeccioso
Doença mão-pé-boca
(20)Assinale a alternativa que corresponde corretamente à clínica da doença desenvolvida pelo B19:
Aumento dos linfonodos retroauriculares e conjuntivite sem fotofobia
Amigdalite, rash cutaneo e palidez perioral
Secreção nasofaringea e “face esbofeteada”
Pápulas branco-acinzentadas na mucosa oral (mancha de koplik)
(21)Assinale a alternativa incorreta em relação ao B19
Não existe vacinas para o B19 até o momento
Os pacientes contaminados devem ficar isolados para evitar disseminação
O diagnóstico é clínico. Se houver dúvida, pode ser feito por meio de IGM específico para parvovírus e PCR
A contaminação em gestantes pode culminar em hidropsia fetal
(22)“A varíola é uma doença infectocontagiosa provocada pelo vírus Orthopoxvirus variolae, da família Poxiviridae. Ela foi erradicada mundialmente por volta dos anos 1970 após uma campanha de imunização global sem precedentes organizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Hoje, as amostras de vírus da varíola foram mantidas para fins de pesquisa” (Ministério da Saúde). Sobre a varíola, assinale a resposta incorreta.
O vírus pode ser transmitido por via respiratória ou cutânea
O pico do contágio se dá a partir do surgimento de lesões cutâneas
Não existe tratamento para varíola
É muito contagiosa e tem alta taxa de mortalidade
(23)Em relação à sintomatologia da Varíola, podemos classificá-la em Maior ou Menor. Sobre esse assunto, assinale a alternativa incorreta:
As lesões de pele, que ocorre nas duas, ficam todas na mesma fase de desenvolvimento
As duas podem causar encefalite e ulcerações da córnea
A cepa é a mesma, o que modifica é a intensidade dos sintomas
Possuem um período de incubação de aproximadamente 17 dias
(24)Sobre a vacina da Varíola, assinale a resposta incorreta:
A vacina é feita com vírus vivo da varíola
É preconizada pelo Ministério da saúde uma única dose aos 15 meses (tetraviral)
A vacina pode gerar graves complicações em alguns indivíduos
A imunização pode se dar tanto de forma passiva (imunoglobulinas) e ativas (anticorpos)
(25)Assinale a alternativa que não corresponde à uma complicação de varíola:
Cegueira
Surdez
Deformidade de membros
Hemorragia
(26)Assinale a alternativa correta em relação cronologia dos Adenovírus:
O contágio se inicia após 48 horas após a inoculação
O período de incubação é de 4 dias
O vírus persiste nas secreções respiratórias aproximadamente do 4º ao 21º dia
Os vírus podem ser encontrados nas fezes a partir do 5º dia.
(27)Marque a alternativa que não representa uma manifestação comum dos Adenovírus:
Meningite
Pneumonia viral
Ceratoconjuntivite
Faringite febril aguda
(28)Assinale a alternativa incorreta em relação aos Adenovírus:
Ceratoconjuntivite e Hepatite são mais comuns em imunossuprimidos
Cidofovir e Ribavarina podem ser usados no tratamento
A higienização das mãos pode ser uma medida eficaz de prevenção
O diagnóstico pode ser realizado através de teste rápido
(29)Assinale a alternativa que corresponde à duas vias de transmissão dos Bunyavírus:
Inalação de partículas presentes nas fezes de ratos e por contato direto com as fezes desses roedores
Inalação de partículas presentes nas fezes de ratos e picada de mosquito
Contato direto com as fezes de ratos e transmissão sexual
Contato direto com as fezes e picada de mosquito
(30)Assinale a alternativa que não corresponde à uma manifestação comum dos Bunyavírus e Arenavírus:
Febre hemorrágica
Encefalite
Coriorretinite
Coriomeningite
Farmacologia
(1)São etapas da absorção e distribuição de fármacos exceto:
Absorção a partir do local de administração
Distribuição pelo organismo
Difusão
Eliminação
(2)Assinale a alternativa que não apresenta uma característica correta sobre os vírus:
Não possuem sistema metabólico próprio.
O vírus de DNA, possui um DNA que é transcrito por RNAm por RNA-polimerase do hospedeiro
Os retrovírus utilizam da DNA-polimerase do hospedeiro para produzir um DNA do seu RNA.
O vírus de RNA contém enzimas do vírion que sintetizam o próprio RNAm.
(3)Assinale a alternativa incorreta sobre o metabolismo do cálcio:
O paratormônio aumenta a quantidade de cálcio no sangue.
Calcitonina atua diminuindo a quantidade de cálcio dos ossos.
A vitamina D estimula a absorção de cálcio e fosfato no intestino.
A vitamina D contribui para o aumento do cálcio ósseo.
(4)O opioide mais indicado para tratar a depressão respiratório é:
Codeína
Naloxona
Naltrexona
Metadona
(5)Com relação a osteoporose, assinale a alternativa incorreta:
A utilização de glicocorticoides favorece o quadro de osteoporose.
O denosumable atua bloqueando a RANKL, sendo por isso utilizado para quadros de osteoporose.
Pode ser causada por diminuição nos níveis de PTH.
O envelhecimento é uma das principais causas da osteoporose.
(6)Assinale a alternativa incorreta sobre o volume de distribuição de um fármaco:
A concentração do fármaco no sangue mais a concentração do mesmo nos tecidos representa a concentração total do volume de distribuição.
Quanto menor a concentração do fármaco no plasma menor será o volume de distribuição.
Quanto maior a dose maior será o volume de distribuição
Quanto maior a lipossolubilidade do fármaco maior é a ligação com proteínas plasmáticas.
(7)Um fármaco que possui longo período de meia vida, possui qual característica a seguir:
Menor constante de eliminação do fármaco.
Menor tempo de ação.
Menor concentração do fármaco em determinado tempo.
Menor tempo necessário para se eliminar 50% da concentração do fármaco no organismo.
(8)Em um fármaco que não pode ser utilizado por infusão continua, qual a melhor forma de atingir o estado de equilíbrio do mesmo na faixa terapêutica:
Iniciar com dose de ataque.
Doses pequenas frequentes
Doses altas infrequentes
Manter doses altas frequentes
(9)De acordo com os mecanismos de absorção dos fármacos, assinale a incorreta:
O mais importante para se atravessar membranas lipídicas é a lipossolubilidade
A translocação dos fármacos pode acontecer por difusão.
Formas ionizadas possuem maior lipossolubilidade
O gradiente de concentração, área de superfície também interferem na difusão passiva
(10)Assinale a alternativa incorreta sobre as vias de administração:
A via oral terá uma passagem pelo sistema porta, fígado, para então chegar ao plasma.
A via intravenosa possui 100% de biodisponibilidade
Fármacos administrados via inalação não possuem nenhum metabolismo hepático
A via intramuscular possui biodisponibilidade mais previsível.
(11)Sobre a distribuição dos fármacos, assinale a alternativa incorreta:
Depende da ligação a proteínas plasmáticas
A barreira placentária impede a passagem de drogas lipossolúveis
A circulação sanguínea é um fator determinante para distribuição do fármaco
A barreira hematoencefálica possui área permeáveis como a zona de gatilho, uma área na medula que recebe a entrada de drogas ou hormônios.
(12)Sobre a atuação agonista dos fármacos, assinale a alternativa incorreta:
Um fármaco capaz de ativar mecanismos intracelulares é considerado agonista.
Fármacos agonistas podem não ativar respostas celulares.
O agonista parcial mesmo se ligando a todos os receptores não irá realizar uma resposta celular como a do agonista total.
Os fármacos agonistas totais geram resposta máxima mesmo em menores dosagens.
(13)Sobre a atuação dos fármacos antagonistas, assinale a alternativa incorreta:
Um fármaco antagonista irá se ligar ao receptor celular.
Os fármacos antagonistas possuem ação diferente do agonista inverso.
Um fármaco antagonista não gera resposta de ativação celular
Um fármaco antagonista pode gerar resposta de ativação celular.
(14)No caso de uma intoxicação por um fármaco benzodiazepínico, utiliza-se um fármaco chama Flumazenil, o qual bloqueará essa intoxicação. Esse bloqueio acontece, pois, o Flumazenil é um fármaco:
Agonista
Antagonista
Bloqueador de canais iônicos
Bloqueador enzimático
(15)Após a liberação de acetilcolina na junção neuromuscular, qual processo é desencadeado:
Repolarização celular.
Relaxamento muscular.
Liberação de cálcio e contração muscular
Apoptose
(16)Com relação a utilizações clinicas, assinale a alternativa incorreta:
A clozapina é efetiva contra sintomas negativos.
A meia vida é em torno de 15-30 horas.
O haloperidol é contraindicado em emergências comportamentais.
Fármacos de segunda geração produzem menos efeitos adversos extrapiramidais.
(17)São efeitos dos opioides exceto:
Constipação intestinal
Euforia
Hipertensão
Nauseas e vômitos
(18)Assinale a alternativa incorreta sobre fármacos benzodiazepínicos:
Em caso de intoxicação por benzodiazepínicos deve se recorrer a outra classe farmacológica.
Essa classe potencializa a ação inibitória do GABA
Atua no receptor GABAa
Para efeitos hipnóticos o fármaco deve ter curta duração e visando efeitos ansiolíticos e anticonvulsivantes o fármaco deve ter longa duração.
(19)Assinale a alternativa que não apresenta um efeito farmacológico dos benzodiazepínicos.
Redução dos tônus musculares.
Amnesia anterógrada.
Indução do sono.
Antidepressivo
(20)Sobre as Cefalosporinas e cefamicinas, assinale a alternativa incorreta:
Maioria é administrada via parenteral
A ceftriaxona é capaz de atravessar a BHE
Utilizadas apenas em bactérias gram-negativas
Muito utilizadas clinicamente para tratamento de infecções do trato urinário
(21)Sobre a tolerância e a dependência que podem ocorrer com uso continuo de analgésico marque a alternativa incorreta:
Podem gerar dependência física
A síndrome de abstinência pode levar a irritabilidade, perda de peso, diarreia, comportamento anômalo
Um dos motivos é a sensibilização de receptores
Uma das causas são as alterações adaptativas em nível celular
(22)O Benznidazol é um fármaco que pode ser utilizado para tratamento de qual infecção:
Malária
Leishmaniose
Tripanossomíase
Amebíase luminal
(23)O uso de Estibogliconato de sódio é efetivo em qual infecção:
Leishmaniose
Tripanossomíase
Doença de Chagas
Malária
(24)Sobre os efeitos cardiovasculares dos anestésicos marque a alternativa incorreta:
A maioria aumenta a contratilidade cardíaca
Redução do fluxo simpático
Reduz a pressão arterial
Extrassístoles ventriculares por sensibilização à epinefrina
(25)Sobre o movimento dos fármacos marque a alternativa incorreta:
Ocorre por princípios químicos.
Difusão depende de características químicas.
Depende do peso e hidrofobicidade
Depende da carga elétrica
(26)Sobre as crises generalizadas marque a alternativa incorreta:
Envolvem todo o cérebro, inclusive o sistema reticular
Perda imediata de consciência
Podem ser do tipo tônico-clônicas (“pequeno mal”) ou de ausência (“grande mal”)
Na de grande mal ocorre liberação esfincteriana, cianose, abalos sincrônicos. Já a de pequeno mal são menos intensas, mais frequentes.
(27)Sobre os fármacos antiepilépticos marque a alternativa incorreta:
Tem como objetivo inibir a despolarização neuronal anômala
Controle efetivo em cerca de 75% dos pacientes
Não é comum muitos efeitos adversos com o uso crônico.
Os sintomas das crises epilépticas dependem basicamente do local de surgimento e da propagação da despolarização.
(28)Sobre os efeitos da insulina marque a alternativa incorreta:
Principal hormônio catabolico.
Redução da Lipólise
↑ síntese de glicogênio e glicólise
↓ glicogenólise e gliconeogênese
(29)Sobre as incretinas marque a alternativa incorreta
São moléculas que estimulam a liberação de insulina
São hormônios peptídicos semelhantes ao glucagon liberados pelo intestino (ex: GIP e GLP-1)
Estimulam a secreção de glucagon
Retardam o esvaziamento gástrico
(30)Sobre o transporte mediado por transportadores marque a alternativa correta:
Transportadores carreadores - Bombas ativas movidas por ATP
Transportadores solúveis- Facilitam transporte em massa
Transportadores cassete de ligação do ATP- Facilitam movimentação pelo gradiente eletroquímico
É realizado através da membrana celular e depende de processos físicos
Anatomia Sistêmica
(1)Considerando a região do antebraço, assinale a afirmativa falsa:
apresenta oito músculos na região anterior.
a maioria dos músculos da região anterior são inervados pelo nervo mediano.
o músculo pronador redondo é atravessado pelo nervo radial.
os músculos flexores radial e ulnar do carpo fazem flexão da mão.
os músculos extensores radiais e ulnar do carpo fazem extensão da mão.
(2)Sobre a bainha rotadora, marque a alternativa correta:
O músculo redondo maior insere-se na crista do tubérculo menor do úmero e faz a rotação medial do braço, sendo o principal músculo da bainha rotadora.
Compõe-se de quatro músculos cujos tendões de inserção estão intimamente relacionados e fundidos aos ligamentos e à cápsula da juntura do ombro, sendo a principal função deste sistema músculo-ligamentar a manutenção da cabeça do úmero na posição correta durante os movimentos do ombro.
Formada pelos ligamentos coracoumeral, glenoumeral superior, médio e inferior, associados à cápsula sinovial da juntura do ombro.
Formada pelos músculos redondo menor, redondo maior, rombóide menor, supra espinhal e infraespinhal.
(3)Compressão de um nervo dentro do canal do carpo produz incapacidade para:
Abdução do polegar.
Adução do polegar.
Flexão da falange distal do polegar.
Oposição do polegar.
(4)Todos os músculos abaixo pertencem ao manguito rotador, exceto:
Infra-espinhal.
Subescapular.
Rombóide Menor.
Supra-espinhal.
(5)As afirmações sobre o nervo mediano estão corretas, exceto:
É conteúdo da fossa cubital e recebe contribuições C5,C6,C7,C8 e T1.
A união do fascículos medial e lateral formam o nervo mediano.
No braço fornece apenas inervação cutânea, restringindo a inervação motora ao compartimento anterior do antebraço e músculos tenares na mão, exceto o adutor do polegar.
No antebraço distal trafega entre os tendões do palmar longo e do flexor radial do carpo, antes de atravessar profundamente o retináculo dos flexores em direção à mão.
(6)É músculo (ou musculatura) que forma o esfíncter inferior do esôfago:
estilofaríngeo
cricofaríngeo
do fundo gástrico
da transição esôfago-gástrica
(7)São características do estômago, EXCETO:
o cárdia se localiza ao redor da abertura do esôfago ao estômago
o plano transpilórico passa através da margem inferior da 2ª. vértebra lombar
a incisura angular está na curvatura menor
o omento menor se fixa na curvatura menor
o óstio pilórico é marcado na superfície do órgão pela constrição pilórica
(8)Sobre o estômago: I) Limita anteriormente a bolsa omental, parte da cavidade peritoneal formada pelas circunvoluções do peritônio visceral dentro do abdome, sendo também chamada de saco menor. II) É irrigado por ramos diretos e indiretos do tronco celíaco. III) O pâncreas, o rim esquerdo, a glândula suprarrenal esquerda são relações posteriores ao órgão. IV) É um órgão intraperitoneal, tendo cem por cento de sua superfície revestida por peritônio.
Assinale a alternativa correta:
Apenas a alternativa II é incorreta.
As alternativas II e IV são falsas.
Todas as alternativas estão corretas.
Apenas as alternativas III e IV são corretas.
Apenas a afirmativa IV é incorreta.
(9)O estômago é um órgão em formato de bolsa. Ele possui diversas partes que facilitam na sua descrição. É necessário um conhecimento a respeito dos limites entre uma parte e outra, para que não haja dúvidas na descrição de qualquer afecção que acometa uma região específica desse órgão. Dessa forma, o que divide corpo gástrico e antro é:
Um plano mediano traçado a partir da incisura cárdica.
A diferença da espessura da musculatura, de forma que se sabe que é antro gástrico quando a parede gástrica se torna mais espessa.
Pela inserção do ligamento gastroesplênico, presente apenas no corpo gástrico.
Uma linha imaginária traçada da incisura angular até a espinha ilíaca anterossuperior.
(10)A vascularização do estômago é ampla. Há, aproximadamente, nove artérias que participam do suprimento arterial desse órgão. Dentre as artérias que vascularizam o estômago listadas abaixo, assinale a alternativa que apresenta aquela que não é ramo da artéria esplênica:
Artéria gástrica esquerda
Artéria gastromental esquerda
Artérias gástricas curtas
Artéria gástrica posterior
(11)O sistema porta é um dos sistemas venosos mais importantes do organismo, sendo o responsável por levar nutrientes recém absorvidos do intestino para metabolização pelo fígado. Sobre o sistema porta, julgue as afirmativas abaixo e assinale a alternativa que expõe apenas as corretas:
1. A veia porta é formada pela junção da veia mesentérica inferior com a veia esplênica
2. A veia porta é formada anteriormente à veia cava inferior e posteriormente ao colo do pâncreas
3. A direção do fluxo de sangue da veia porta tem relação com a pressão intra-hepática
I e II
II e III
I e III
I, II e III
(12)O pâncreas é um órgão muito importante, uma vez que possui uma produção exócrina voltada à digestão de nutrientes, e uma produção endócrina responsável pela regulação, principalmente, do metabolismo da glicose. Sobre esse órgão, podemos afirmar:
É um órgão intraperitoneal, exceto sua cauda e processo uncinado, que são retroperitoneais por fáscia de coalescência.
O estômago, duodeno e baço são órgãos posteriores ao pâncreas.
A sua cauda é envolvida pelo ligamento esplenorrenal juntamente com os vasos esplênicos.
A veia porta se forma anteriormente ao colo do pâncreas.
(13)É observado que as vértebras tendem a aumentar de volume até o sacro (sendo a base do sacro e a vértebra L5 as estruturas da coluna vertebral que mais ocupam espaço), e pós o sacro tendem a diminuir o tamanho novamente. Isso pode ser explicado, pois:
Pelo não desenvolvimento, na espécie humana, da cauda, como é presente em outros animais.
Pela diminuição da nutrição sanguínea para os ossos da região mais inferior ao sacro, limitando seu crescimento.
Pelo ponto gravitacional do corpo localizado na borda posterior do processo espinhoso da vértebra L5, necessitando de vértebras de menor volume para que o corpo pudesse manter o equilíbrio.
Para a distribuição da força da gravidade e manutenção do corpo em dois membros, de forma que essa distribuição de força é contínua e única na coluna até o sacro, quando se distribui para os membros inferiores.
(14)A coluna vertebral possui curvaturas fisiológicas, sendo elas as curvas primárias e as secundárias. Sobre essas curvas, podemos afirmar:
As curvas secundárias possuem a mesma direção da curvatura da coluna fetal.
As curvas primárias são formadas pela diferença de espessura entre as partes anteriores e posteriores dos discos intervertebrais.
As curvaturas primárias consistem nas curvaturas torácica e sacral da coluna vertebral.
A exacerbação patológica da curvatura secundária pode ser nomeada de escoliose.
(15)Assinale a afirmativa FALSA:
as cinco vértebras lombares se distinguem-se das demais vértebras em outras regiões devido ao seu maior tamanho.
o corpo de uma vértebra lombar típica é cilíndrico.
o forame vertebral de uma vértebra torácica é triangular
a face posterior do sacro apresenta quatro pares de forames sacrais
o cóccix é um pequeno osso triangular
(16)São características da cartilagem tireóide, EXCETO:
é a maior cartilagem da laringe
apresenta a proeminência laríngica
seus cornos superiores são menores que os inferiores
fixa a cartilagem epiglote
apresenta a incisura tireóidea
(17)O esfíncter superior do esôfago é formado pelo músculo:
cricofaríngeo
liso esofageano
diafragma
constritor médio da faringe
tireo-hióideo
(18)Sobre a laringe, assinale a afirmativa FALSA:
vestíbulo está acima das pregas vestibulares
sáculo é um divertículo do ventrículo
a infraglote é a porção mais inferior da laringe
o espaço entre as pregas vocais é a rima vestibular
a glote está entre as pregas vestibulares e as vocais, incluindo-as
(19)A inervação da mucosa da laringe acima das pregas vocais é feita pelos:
ramos externos dos n.n. laríngicos superiores
laríngicos recorrentes
hipoglossos
vagos
ramos internos dos nn. laríngicos superiores
(20)São características da orelha externa, EXCETO:
É toda formada por ossos e cartilagens
O meato acústico externo inicia na concha
O meato acústico externo termina no tímpano
O lóbulo é constituído por tecido fibro-adiposo e cartilagem
(21)Relaciona-se com a parede inferior da orelha média:
fossa jugular
nervo timpânico
tuba auditiva
tímpano
(22)Não compõe o labirinto ósseo:
Vestíbulo
Arqueduto do Vestíbulo
Arqueduto da Cóclea
Ductos Semicirculares
Cóclea
(23)Todos os itens a seguir são partes, relacionam-se ou inervam a membrana timpânica, exceto:
Sétimo par craniano.
Pregas maleares.
Décimo par craniano.
Processo lateral do martelo.
Nervo glossofaríngeo.
(24)Meninges são as três membranas de tecido conjuntivo que revestem o encéfalo e a medula espinhal, tendo como objetivo protegê-los. Marque a alternativa que indica corretamente o nome das meninges na sequência da mais externa para a mais interna.
Aracnoide, pia-máter e dura-máter
Pia-máter, dura-máter e aracnoide
Aracnoide, dura-máter e pia-máter
Dura-máter, aracnoide e pia-máter
(25)Sobre a orelha interna é incorreto afirmar, exceto:
O utrículo e o sáculo estão preenchidos por perilinfa drenando pelo aqueduto do vestíbulo o excesso.
A base do estribo fecha a janela da cóclea, transmitindo para a perilinfa as oscilações da membrana timpânica.
A janela do vestíbulo é fechada pela membrana timpânica.
A perilinfa banha externamente os ductos semicirculares.
(26)O músculo extrínseco do olho, o reto lateral, é inervado pelo nervo:
Oculomotor
Troclear
Abducente
Facial
(27)Sobre o olho, assinale a alternativa falsa:
Os músculos extrínsecos do olho são inervados pelo nervo oculomotor (III par), exceto o músculo reto lateral e oblíquo superior, inervados, respectivamente, pelos nervos abducente (VI par) e troclear (IV par).
A córnea é avascular e constitui-se no principal meio dióptrico do olho, sendo inervada sensitivamente pelo nervo oftálmico do trigêmeo.
A artéria central da retina é um ramo da artéria maxilar e entra para a retina juntamente à saída do nervo óptico na região do disco óptico.
A corióide e o corpo ciliar constituem grande parte do estrato médio (vascular) do olho.
A mácula densa localiza-se no estrato interno do olho e contém grande concentração de cones em sua fovéola central.
(28)Fazem parte da túnica média do olho, exceto:
íris.
Ora Serrata.
Corióide.
Processo ciliar.
Fibras meridionais do músculo ciliar.
(29)Sobre a câmara anterior do olho, assinale a alternativa falsa:
É limitada pela Íris posteriormente.
É preenchida por humor aquoso, produzido nos processos ciliares.
Comunica-se com a câmara posterior do olho através do cristalino.
Limitada anteriormente pela córnea.
Apresenta o seio venoso da esclera como ducto de drenagem do humor aquoso.
(30)Assinale a alternativa falsa:
A maior parte da refração feita pelo olho ocorre no cristalino, a lente propriamente dita.
O nervo óptico emerge da retina na região do disco óptico.
A fóvea da mácula é avascular, sendo nutrida pela lâmina coriocapilar da corióide.
A pupila é a abertura delimitada pela borda central livre da íris.
Superfície anterior da córnea, cristalino, humor vítreo e humor aquoso representam os quatro meios dióptricos do olho.
Anatomia Segmentar
(1)A coluna vertebral é um importante componente do corpo humano, sobre essa estrutura é CORRETO afirmar que:
A coluna vertebral possui 23 vértebras.
A coluna vertebral apresenta cifoses e lordoses fisiológicas.
A coluna vertebral possui 10 vértebras cervicais.
Existem mais vértebras lombares que torácicas.
(2)Assinale a afirmativa abaixo INCORRETA sobre a coluna vertebral:
Tem como um como uma das suas funções promover a sustentação do peso do corpo.
Proporciona um eixo de sustentação e movimentação do corpo.
Possui 33 vértebras.
Fisiologicamente pode ocorrer uma lordose torácica.
(3)Em relação a medula espinhal e coluna vertebral é CORRETO afirmar que:
A intumescência cervical refere-se aos membros inferiores.
A intumescência lombar refere-se aos membros superiores.
A vértebra c1 apresenta corpo vertebral e processo espinhoso.
Um dos ligamentos da coluna vertebral é o longitudinal anterior.
(4)Sobre a caixa torácica é CORRETO afirmar que:
O esterno é um osso áspero e curto.
As costelas verdadeiras articulam com o esterno.
As costelas falsas são representadas pelas costelas I- VII.
As costelas flutuantes articulam com as cartilagens costais.
(5)Uma das condições médicas traumáticas frequentes é o pneumotórax, sobre o pneumotórax é CORRETO afirmar que:
No pneumotórax de tensão o pulmão ipsilateral entra em colapso e o mediastino desvia para o mesmo lado.
Os locais preferidos para pneumotórax é o quinto espaço intercostal.
O local preferido do hemotórax é o terceiro espaço intercostal.
O hemotórax tem a presença de sangue no espaço na cavidade pleural.
(6)Os pulmões são os principais órgãos da respiração, sobre esses órgãos é CORRETO afirmar que:
A fase costal do pulmão é côncava, forma a base do pulmão. Apoia- se na cúpula diafragmática.
A face diafragmática relaciona-se com o mediastino médio, que contém o pericárdio e o coração. Compreende o hilo, que recebe a raiz do pulmão.
A segmentação do pulmão divide o pulmão direito apenas em: lobo inferior e lobo superior.
A segmentação do pulmão esquerdo é dividida em: lobo superior e inferior.
(7)A região inguinal é um importante componente da parede abdominal, é CORRETO afirmar sobre essa região que:
O limite superior da região inguinal é formado pela margem lateral do reto abdominal.
O limite inferior da região inguinal é formado pela linha imaginaria que une as espinhas ilíacas anteriores.
O limite medial é a margem lateral do reto do abdome.
O limite medial é o ligamento inguinal.
(8)O pâncreas é um órgão situado na parede posterior do abdome e apresenta funções importantes, sobre esse órgão é CORRETO afirmar que:
O pâncreas situa-se atrás do estômago.
A cabeça do pâncreas relaciona-se intimamente com o intestino grosso.
O ducto pancreático principal é conhecido como ducto de Vater.
O ducto pancreático acessório é conhecido como Wirsung.
(9)Em relação ao baço e os rins, é CORRETO afirmar que:
O rim tem um formato quadrangular.
O baço é órgão situado no hipocôndrio direito.
Os rins são órgãos retroperitoneais.
O baço é um órgão retroperitoneal.
(10)Sobre a divisão da pelve é CORRETO afirmar que:
A pelve maior é conhecida como pelve verdadeira.
A pelve maior é ocupada pelas vísceras abdominais inferiores.
A pelve menor é conhecida como pelve falsa.
A pelve menor é onde se encontra os ossos ilíacos.
(11)Em relação a ouvido médio, é CORRETO afirmar que:
O ouvido médio contém 2 ossículos apenas.
A parede inferior do ouvido médio é formada por uma camada de ossículos.
O nervo timpânico passa pela parede inferior.
O ouvido médio não contém ossículos.
(12)Dona M.A. 40 anos, relata que: “meu filho de 9 anos tem mais infecções de ouvido que eu, que sou mais velha”. Sobre a afirmação de Dona M.A, é correto afirmar.
Dona M.A é uma exceção, pois geralmente os adultos tem mais otite média.
Dona M.A fez uma consideração correta, apesar que não pode ser explicada pela anatomia pois a tuba auditiva dos adultos é menor e mais horizontal.
Dona M.A está completamente errada segundo a anatomia das estruturas da orelha média.
Dona M.A teve uma constatação que vai de acordo a estrutura anatômica.
(13)A tireoide é uma das estruturas encontradas no pescoço, sobre ela é CORRETO afirmar que:
A tireoide está situada na região entre a transição da faringe e laringe.
A função da tireoide é secreção de t3 e t4, não contribuindo para nosso metabolismo.
A irrigação sanguínea da tireoide é feita pelas artérias tireóideas superior e inferior.
A tireoide é inervada pelo nervo vago.
(14)Dentre as alternativas abaixo, é CORRETO afirmar sobre a ouvido interno que:
Tem a função de transmitir os sons do ouvido externo para o interno.
Situa-se na parte petrosa do osso temporal.
O vestíbulo e os canais semicirculares são responsáveis pela audição.
Ductos semicirculares e canais semicirculares são sinônimos.
(15)Em relação ao nervo acessório, é CORRETO afirmar que:
Composto apenas por uma raiz interna.
A raiz externa faz inervação do músculo supra-hioideos e trapézio.
Relaciona-se os linfonodos escalenos
A raiz interna faz inervação do músculo esternocleidomastoideo e trapézio.
(16)Fazem parte do neurocrânio, exceto:
Ossos temporais
Osso esfenoide
Osso frontal
Forame palatino menor
(17)Qual das alternativas abaixo indica um músculo que realiza a elevação da mandíbula e qual sua inervação?
Masseter; N. facial
Pterigoideo medial; N. mandibular
Temporal; N. facial
Pterigoideo lateral; N. mandibular
(18)A Fossa _____ forma junto com a incisura jugular do osso _______ o forame _____
Complete as lacunas da frase acima de acordo com as alternativas abaixo:
Jugular; occipital; jugular
Pterigoidea medial; esfenoide; mastoideo
Jugular; Occipital; magno
Infratemporal; occipital; espinhoso
(19)Ao passo que o crânio ______ apresenta o côndilo occipital longo e estreito, o crânio ______ apresenta sua margem supraorbitária _______ e uma glabela _____ profunda.
Masculino; feminino; cortante; menos
Feminino; masculino; romba; menos
Feminino; masculino; romba; mais
Masculino; feminino; cortante; mais
(20)Quais músculos formam o manguito rotador?
M. redondo menor, supraespinhal, supraescapular e infraescapular
M. supraespinhal, infraespinhal e subescapular
M. supraespinhal , subescapular, redondo menor e infraespinhal
M. supraespinhal, redondo maior e infraespinhal
(21)A faringe e a laringe são importantes vísceras do pescoço, é CORRETO afirmar sobre essas estruturas que:
Sobre a faringe sua extremidade inferior é continua a traqueia.
A parte nasal da faringe é orofaringe.
Uma das funções da laringe é a valvular.
A inervação dos músculos intrínsecos da laringe é feita pelo nervo laríngeo externo.
(22)Qual dos musculas abaixo é o principal extensor do antebraço?
Tríceps braquial
Bíceps braquial
Pronador redondo
Palmar longo
(23)Com qual dos acidentes abaixo a cabeça da fíbula se articula?
Côndilo lateral
Incisura fibular
Côndilo medial
Epicôndilo lateral
(24)Assinale a opção que indica um músculo que faz parte do compartimento posterior da coxa e sua ação e inervação :
Mm. Semitendineo; flexão da coxa; n. isquiático
Mm. Bíceps femoral, cabeça longa; flexão da coxa; nervo tibial
Mm. Semitendineo; extensão da coxa; nervo femoral
Mm. Semimembranáceo; extensão da coxa; nervo isquiático
(25)Sobre a traqueia é CORRETO afirmar que:
A traqueia desce posterior ao esôfago.
É maior que 20 centímetros de extensão.
Desvia para direita e divide em brônquios principais à direita e esquerda.
A inervação da traqueia é formada pelo nervo frênico.
(26)Qual a inervação da pele da face anterior da coxa e pele medial da coxa?
N. tibial – N. obturatório
N. obturatório – N. safeno
N. Femoral – N. obturatório
N. femoral – N. safeno
(27)O músculo reto lateral é um músculo extraocular e é responsável por movimentar o olho para fora (abdução do bulbo do olho). Qual par craneano inerva o músculo reto lateral?
VI par
II par
IV par
VII par
(28)Sobre os olhos, marque a alternativa incorreta:
Nos olhos humanos, existem dois tipos de células fotorreceptoras
A íris é parte que se destaca pela porção dos olhos que lhes dá cor
O “branco do olho” corresponde à esclera
O esfíncter da pupila é controlado pelo sistema nervoso simpático, ou seja, faz midríase
(29)Os músculos extrínsecos oculares: Oblíquo Inferior (OI), Reto Superior (RS), Reto Lateral (RL) e Oblíquo Superior (OS), são inervados respectivamente pelos seguintes nervos cranianos:
V, IV, VI e III.
III, III, VI e IV
III, III, IV e VI.
IV, III, VI e III.
(30)Dentre as alternativas abaixo sobre o esôfago, é CORRETO afirmar que:
Consiste em músculo estriado em seu 13 inferior.
É um tubo fibromuscular.
O termino do esôfago é na abertura do corpo do estômago.
A vascularização arterial é feita pela artéria tireóidea superior.
Atenção Básica e SUS
(1)Sobre a Lei 8.080, assinale a alternativa incorreta
Ela prevê organização, direção e gestão do SUS
Também conhecida como Lei Orgânica da Saúde
Prevê o fundo nacional da saúde
Prevê as competências e atribuições Federais, Estaduais e Municipais
(2)Sobre os programas e ações do Ministério da Saúde, assinale a alternativa correta:
A farmácia popular vende remédios de hipertensão a baixo custo
O SAMU cobra baixas taxas para atendimento em casos de urgência, que possa levar ao sofrimento, sequelas ou óbito
As Unidades de Pronto Atendimento são de complexidade intermediaria
O SUS ainda não conta com auxílio odontológico
(3)Em relação à Atenção Básica, assinale a alternativa incorreta:
É o primeiro nível de atenção à saúde
São serviços que integram a atenção básica: as unidades de saúde da família, os centros de especialidades odontológicas, as policlínicas e maternidades
A atenção básica engloba a prevenção de doenças, o diagnóstico, o tratamento e a reabilitação dos pacientes.
A responsabilidade pela oferta dos serviços é da gestão municipal
(4)É correto afirmar que, na Lei Orgânica da Saúde nº 8.080/90, o SUS é constituído pelo:
Conjunto de instituições filantrópicas para o desenvolvimento da saúde
Conjunto de ações e serviços de saúde
Conjunto de serviços de saúde de natureza privada
Conjunto de ações vinculadas à vigilância sanitária
(5)O SUS é constituído pelo (a), exceto
Conjunto de ações e serviços prestados por instituições públicas
Administração direta e indireta das fundações mantidas pelo Poder Público
Fundo monetário Internacional
Reforço da complementaridade da iniciativa privada
(6)A descentralização no sus tem como finalidade:
Resolutividade e municipalização
Regionalização e independência
Integralidade e regionalização
Hierarquização e regionalização
(7)A descentralização é um dos princípios organizativos/operativos, sobre esse princípio, assinale a alternativa incorreta
Quanto mais perto do fato a decisão for tomada, maior a probabilidade de acerto
União só executa o que o nível local não pode ou não consegue
Realiza redistribuição de recursos e responsabilidades entre gestores
Realiza apenas atenção primária
(8)A lei que dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do SUS é a:
Lei 8080
Lei 8142
Lei 1990
Lei 2016
(9)O que é conferência de saúde?
Fórum de debate
Congresso entre médicos
Reunião do Ministério Público
Consulta médica
(10)De acordo com a Lei 8.142, Art. 1, o governo contará com as seguintes instancias colegiadas: ______________ e ____________.
Assinale a alternativa que melhor preenche as lacunas
País e estado
Município e bairro
Conferência de Saúde e Conselho de Saúde
Assistência Social e Centro de Atenção Psicossocial
(11)Sobre a promoção da saúde, assinale a alternativa correta:
Promoção da saúde é ligado na cura de doentes
A promoção de saúde não vai além da área da saúde
Todo cidadão tem direito ao acesso gratuito e organizado aos sistemas de saúde
Todo cidadão tem direito a tratamento efetivo para seu problema
(12)No dia 30 de março de 2006, foi aprovada a Política Nacional de Promoção a Saúde, pela portaria de número 687. Sobre ela, assinale a alternativa correta
Promoção da saúde é a busca da qualidade de vida, dentro dos diversos componentes que envolvem o ser humano
Núcleo de apoio à Saúde da Família é porta de entrada para usuários
Promoção da saúde nada mais é que o atendimento humanizado no Sistema Único de Saúde.
A política de promoção à saúde elabora e implementa políticas públicas centralizadoras capazes de aumentar a construção de unidades básicas de saúde.
(13)São atribuições do agente comunitário, exceto:
Realizar consultas e procedimentos
Trabalhar com as famílias da microárea
Realizar visitas domiciliares programadas
Desenvolver atividades de promoção à saúde
(14)Sobre os profissionais da politica de promoção a saúde, assinale a alternativa incorreta
O profissional de saúde deve esclarecer que uma alimentação saudável não é necessariamente uma alimentação cara e propor a redução do consumo dos alimentos menos adequados, sem discriminá-los
As orientações relativas à atividade física devem conter a necessidade de inclusão dos exercícios físicos na rotina das pessoas de maneira intensa e imediata
O médico pode indicar internação hospitalar ou domiciliar se necessário, acompanhando sempre o plano terapêutico do paciente
O técnico de enfermagem deve participar e contribuir com atividades de educação permanente
(15)O (A) _____________ é o único modelo que elimina a necessidade de contratação de intermediários
Autogestão
Seguradoras
Cooperativa médica
Filantropia
(16)Na abordagem familiar:
Os profissionais de saúde examinam o órgão do paciente que está doente
O profissional deve trabalhar com todos da família, exceto, os sadios
A família deve ser entendida, a partir da forma como os membros se relacionam entre si e com outros
O profissional deve reconhecer que a pessoa mais doente da família vai assumir aquela condição até o óbito
(17)Na abordagem familiar, espera-se que a equipe de Atenção Básica à Saúde:
Cuide com base na história pregressa e atual
Reconheça que a família não é afetada pela mudança de um de seus membros
Desconsidere o contexto social e cultural da família
Considere cada membro individualmente
(18)Sobre o artigo 19 da lei n.8080 de 19 de setembro de 1990, assinale a alternativa incorreta
É vetado distribuir, pagar, ressarcir ou reembolsar medicamento e produto nacional ou importado sem registro na Anvisa
É permitido pagar, ressarcir ou reembolsar medicamento, produto e procedimento clínico ou cirúrgico experimental
O protocolo ou diretriz terapêutica é um documento que estabelece critérios diagnósticos de doença ou agravo à saúde, o tratamento preconizado, mecanismos de controle cínico e acompanhamento dos resultados
O capítulo prevê Assistência Terapêutica e Incorporação de Tecnologia em Saúde
(19)O trabalho na APS deve ser:
Individual
Acolhimento seletivo
Presta serviço hospitalar
Preventivo
(20)Qual a medida de prevenção primária tem como resultado a manutenção da saúde?
Consulta médica
Terapia
Educação em saúde
Escolaridade
(21)Qual desses é um pressuposto importante na Política Nacional de Educação Popular em Saúde?
Diálogo
Centralização no profissional de saúde
Realização de exames
Recuperação
(22)Acerca das relações entre educação e saúde, é correto afirmar que:
A atenção de média complexidade em saúde contempla o conjunto de ações destinadas à prevenção e ao atendimento das demandas mais comuns e imediatas
Todos os brasileiros têm direito a atendimento preventivo e curativo
Há maior preocupação em envolver mais diretamente as pessoas que estão sob risco de adoecer, ao contrário daquelas que apresentam bom estado de saúde
A educação em saúde é o ramo da atuação voltada exclusivamente para a formação de mão de obra nessa área
(23)Sobre a Política Nacional de Promoção da Saúde, adotada pelo Ministério da Saúde, assinale a alternativa correta:
Por meio da educação, busca-se alcançar a ausência de doença
O conceito de promoção da saúde é mais relevante do que o de educação em saúde, porque abrange a participação da população nas ações de educação e saúde
A responsabilidade pelo atendimento cabe às três esferas governamentais (federal, estadual e municipal). Essa responsabilidade está contemplada no princípio fundamental do SUS, denominado da universalidade
(24)O médico da família e da comunidade:
Tem foco na atenção secundária
Faz a coordenação do cuidado
Tem foco na doença
Tem continuidade mínima
(25)Sobre os princípios da medicina da família e comunidade, assinale a alternativa incorreta
O médico da família tem que ter a comunicação capaz de superar as diferenças culturais
Deve prezar a satisfação dos usuários
A capacidade cultural é a incorporação de eventos sociais e culturais nos processos de trabalho da atenção primária à saúde
Moléstia é a experiência subjetiva que cada pessoa vive ao adoecer, expressa em queixas, problemas ou disfunções
(26)Nas famílias existem crises no ciclo, sobre elas assinale a alternativa incorreta
O estágio 1 são os adolescentes
A família funcional está livre de crises
Um exemplo de crise normativa é a gravidez
Uma crise paranormativa é a migração, por exemplo
(27)O Método Clínico centrado na Pessoa é uma sistematização da abordagem centrada na pessoa e tem como objetivo o estabelecimento de:
Humanização
Destinação de verba
Hierarquização
Prevenção
(28)Sobre as características do método clínico centrado na pessoa, assinale a alternativa incorreta
Maior ênfase aos aspectos psicossociais do que às doenças
Exploração da doença e da experiência de estar doente.
Considerar as hipóteses do paciente para o seu problema de saúde
É importante a criação de vinculo com o paciente
(29)Para promover uma melhor experiencia para o paciente, é necessário:
Caso seja necessário, omitir informações sobre a saúde do paciente
Explorar apenas queixas físicas do paciente
Centrar nas dimensões da experiencia da doença: sentimentos, ideias, funcionamento e expectativas
Buscar recursos além dos que estão disponíveis
(30)Promoção à saúde é:
A prática da medicina na cura de enfermos
Ações que não vão além da área exclusiva da saúde
Busca da qualidade de vida
Apenas o atendimento humanizado no Sistema Único de Saúde
Saúde da Criança
(1)Para que a amamentação ocorra sem dificuldades é necessário que a pega seja adequada. Qual das seguintes afirmativas contém apenas a técnica adequada de amamentação?
Mais aréola visível acima da boca do bebê, boca bem aberta, lábio inferior virado para fora; queixo tocando a mama
Bochechas do bebê encovadas a cada sucção, ruídos da língua e mama aparentando estar esticada ou deformada durante a mamada
Rosto do bebê de frente para a mama, com nariz na altura do mamilo e corpo do bebê distante ao da mãe.
Bebê com cabeça e tronco alinhados, bem apoiado e com os lábios voltados para dentro
(2)Durante a amamentação alguns problemas podem atingir as mamas, assinale a alternativa correta sobre essas complicações:
No ingurgitamento mamário a mãe não deve ordenhar o leite, visto que a mama está dolorida
A mastite é uma contra indicações absoluta da amamentação
Caso seja necessário ordenhar o leite é necessario pressionar os mamilos com força e armazenar em vasilhame de plástico.
As fissuras podem ocorrer caso a pega esteja incorreta, devendo ser tratadas com banho de sol e alterações na pega
(3)É sabido que, a partir dos 6 meses de idade, a amamentação deixa de ser a única fonte de obtenção de energia dos bebês, sendo iniciada então, a introdução de alimentos. Sobre as papas salgadas é correto afirmar que:
Devem ser batidas no liquidificador e, posteriormente passadas na peneira para que o bebê não engasgue.
É recomendado acrescentar uma colher de chá de óleo vegetal às papas salgadas.
Caso o bebê recuse um alimento, oferecer o que sobrou posteriormente.
(4)Camila, mãe de Joana de 7 meses vai ao seu consultório buscando um cardápio para que possa preparar as papas salgadas de sua filha, o que você recomendaria?
Arroz, milho, cará, batata e mandioca
Mandioca, feijão, alho, carne bovina, alface e cenoura
Batata doce, sal, lentilha, frango, couve e vagem
Cenoura, chuchu, abóbora, vagem e berinjela
(5)Você tem um filho de 9 meses e resolve pesquisar sobre o seu desenvolvimento. Em relação aos marcos do desenvolvimento neuropsicomotor, ele deve ser capaz de:
Balbuciar
Primeiros passos
Bater palmas
Obedecer a ordens
(6)Qual dessas não é uma contraindicação geral à vacinação?
Imunodeficiências
Neoplasias malignas
Febre baixa
Corticoterapia em altas doses
(7)HPV é um vírus que infecta a pele e as mucosas, podendo causar verrugas ou lesões percursoras de câncer, como o câncer de colo de útero, garganta ou ânus. Segundo o calendário da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), devem ser vacinados contra o HPV:
Meninas de 9 a 14 anos de idade
Meninas a partir de nove anos de idade
Meninos e meninas de 11 a 14 anos de idade
Meninos e meninas a partir de nove anos de idade
(8)Em relação à Saúde Escolar, assinale a alternativa incorreta:
É dever do SUS realizar a integração entre saúde e escola, promovendo a saúde escolar.
É importante observar se as crianças cadastradas e atendidas na unidade básica de saúde estão matriculadas e frequentes à escola.
A perda de saúde escolar afeta o aprendizado dos alunos.
A função da escola é educar, ensinando conteúdos básicos aos alunos, sendo dos pais ou responsáveis a responsabilidade pela saúde das crianças.
(9)As anemias carenciais não podem ocorrer por
Aumento do transporte
Diminuição da ingestão
Aumento da eliminação
Diminuição da absorção
(10)A respeito da profilaxia da anemia ferropriva, assinale a alternativa incorreta sobre a dose de ferro e grupo populacional
Prematuros com peso > 1500g e a termo de baixo peso (< 2500g) devem iniciar o uso de suplementação de ferro aos 30 dias de vida
Nascidos a termo e com peso normal não necessitam de suplementação de ferro
Prematuros com peso entre 1000 e 1500g devem iniciar com uma dose de 3mg/kg/dia de ferro
Prematuros com peso <1000g, devem, a partir do 12º mês de vida devem suplementar com apenas 1mg/kg/ dia de ferro
(11)Um recém nascido apresenta frequência cardíaca de 120 bpm, choro, movimentação ativa, tosse e se encontra completamente rosado no primeiro minuto de vida. Esse bebê, segundo a escala de Apgar, se encontra
normal
moderadamente deprimido
gravemente deprimido.
necessitando de ressuscitação
(12)Um recém nascido (RN) apresentou frequência cardíaca de 110 bpm frequência respiratória de 40 irpm. Segundo a escala de apgar ele apresenta pontuação de frequencia cardiaca e esforco respiratório respectivamente:
1 e 2
0 e 1
2 e 2
2 e 0
(13)A saúde escolar envolve a integração entre escola, unidade de saúde e ambiente familiar, de forma a promover a saúde infantil, bem como a prevenção de doenças. Sobre o assunto, assinale a alternativa incorreta:
Os ambientes nos quais as crianças mais convivem e, consequentemente, podendo aprender bons ou maus hábitos, são o ambiente escolar e o familiar.
No contexto da saúde escolar, a participação da equipe médica é secundária, sendo a escola e a família os principais protagonistas.
É dever da escola fornecer educação conforme a grade curricular preconizada, ensinando conteúdos acadêmicos, sendo papel da família zelar pela saúde da criança.
A escola tem o papel de fornecer, além do ensino básico, orientações relacionadas à saúde, higiene, além de ser um ambiente capaz de garantir a segurança da criança.
(14)Em consulta de puericultura, N.C.S. de 6 meses de idade é levado à UBS.Sua mãe refere que o bebê senta sem apoio, procura objetos e rola quando colocado na cama. Relata que o menor está em aleitamento materno e que iniciou suco de frutas há um mês. De acordo com o caso acima, este paciente apresenta:
Desenvolvimento neuropsicomotor adequado e alimentação inadequada
Desenvolvimento neuropsicomotor e alimentação adequadas
Desenvolvimento neuropsicomotor e alimentar inadequados
Desenvolvimento neuropsicomotor inadequado e alimentação adequada
(15)A Triagem Neonatal, também conhecida como Teste do Pezinho, é uma estratégia para o diagnóstico precoce de algumas doenças congênitas que são quase sempre imperceptíveis ao exame médico no período neonatal, mas que evoluem desfavoravelmente, levando ao aparecimento de sequelas. O Programa Nacional de Triagem Neonatal atualmente diagnostica, no estado de São Paulo, doenças como:
Hipertiroidismo congênito, fenilcetonúria, anemia hemolítica e hiperplasia adrenal.
Hipotiroidismo congênito, fenilcetonúria, doença falciforme e sífilis congênita.
Hipertiroidismo congênito, hiperplasia congênita, anemia hemolítica e rubéola congênita.
Hipotiroidismo congênito, deficiência de biotinidase, doença falciforme e fibrose cística.
(16)Ações relacionadas à saúde escolar, que podem ser desenvolvidas de forma conjunta pela integração entre a escola e os serviços de saúde incluem, exceto:
Exames oftalmológicos.
Diagnóstico de TDAH (Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade), com base em relatos de professores, sendo forte indicativo para início de medicação.
Exames auditivos.
Orientações sobre higiene bucal e distribuição de kits para as crianças carentes.
(17)Quando a saúde escolar não é valorizada, ocorrem consequências que impactam diretamente na saúde das crianças, exceto:
Prejuízo no aprendizado.
Doenças parasitárias, como verminoses.
Anemia e hipovitaminoses.
Queda do percentual de crianças desnutridas.
(18)Com relação à saúde escolar, é dever da unidade básica de saúde (UBS), exceto:
Matricular a criança na escola, se os pais não o fizerem.
Conhecer o percentual de crianças da sua população adscrita.
Averiguar se as crianças em idade escolar estão matriculadas e frequentes na escola.
Fornecer atendimento integral à Saúde da Criança, considerando demandas da escola, como dificuldade de aprendizado, possíveis déficits sensoriais (visual ou auditivo), dentre outras.
(19)A amamentação é importante para a mãe e para o bebê. Sobre os benefícios da amamentação é incorreto afirmar que:
Evita síndromes cromossômicas
Reduz o risco de diabetes
Melhora a imunidade do bebê
Tem menor custo financeiro
Saúde da Mulher
(1)São fatores de risco para câncer de mama, exceto:
Tabagismo
Uso de DIU
Obesidade
Nuliparidade
(2)Assinale a alternativa incorreta.
O autoexame da mama não reduz a mortalidade
O exame clínico da mama detecta boa parte dos cânceres
Pelo exame clinico, pode-se encontrar nódulos, retrações e abaulamentos
Não é necessária a realização do exame clinico da mama em consultas de rotina
(3)Assinale a alternativa incorreta.
Homens podem desenvolver câncer de mama
A presença de secreção espontânea unilateral é um indicativo de possível câncer da mama
A presença de secreção com aspecto de água de rocha é indicativo de doença maligna, mas em casos de secreção sanguinolenta não deve-se pensar em câncer de mama
Se uma paciente tiver realizado uma mamografia e poucos meses depois, na realização do autoexame, encontrar um nódulo, a mamografia deve ser realizada novamente
(4)Assinale a afirmação incorreta sobre o ciclo menstrual.
A ovulação ocorre sempre após um pico de LH
Durante a fase proliferativa, ocorre um espessamento do endométrio
A menstruação ocorre na fase lútea, caso a mulher não tenha engravidado, com a queda do estrogênio e da progesterona
Caso a mulher engravide, ela não menstrua e os níveis de estrogênio e progesterona caem, porém o de B-HCG se eleva, mantendo a integridade do endométrio
(5)Qual deve ser o primeiro exame a ser solicitado a uma paciente com idade fértil relatando amenorreia?
TSH e prolactina
Teste do estrógeno + progesterona
FSH e LH
B-HCG
(6)Classifique os casos abaixo em amenorreia primaria ou secundaria
I – Paciente, 14 anos, ausência de caracteres secundários, nunca menstruou.
II- Paciente, 16 anos, presença de caracteres secundários, nunca menstruou.
III- Paciente, 40 anos, presença de caracteres secundários, 3 ciclos sem menstruar.
Primaria, primária e secundaria
Secundaria, secundaria e primaria
Primaria, secundaria, secundaria
Primaria, secundaria e primaria
(7)Em casos de amenorreia, torna-se fundamental, exceto:
Exame físico que analise a formação externa dos órgãos genitais
Verificar se houve grande mudança no peso e adipocidade, no caso de mulheres muito magras
Investigação da presença de acne e hirsutismo
Exame vaginal, mesmo que a paciência seja virgem
(8)Assinale a alternativa incorreta.
O histórico de câncer ginecológico é importante no que diz respeito a frequência com que o rastreio deve ser feito nas pacientes
A coitarca é importante para saber sobre as praticas sexuais das pacientes, mas não interfere em exames a serem realizados
Regularidade, duração e intensidade do fluxo menstrual são itens essenciais a serem questionados durante a anamnese
Bem-estar, humor, peles e fâneros são itens importantes a serem observados pela ginecologia
(9)Fazem parte do exame de mamas, exceto:
Inspeção estática e dinâmica
Palpação das mamas
Expressão de possíveis locais com secreção para avaliar sua coloração
Palpação da cadeia de linfonodos
(10)Classifique as afirmações abaixo como verdadeiras (v) ou falsas (f).
Retração mamilar durante a inspeção é uma característica do câncer de mama
O toque vaginal deve ser realizado bimanualmente e é útil para identificação de aumentos anormais por tumores
A palpação de linfonodos é importante devido ao acometimento por metástases de câncer de mama
Durante a inspeção estática, deve-se buscar alterações de volume, inversão de mamilos, hiperemia, etc.
Todas são verdadeiras
V; V; V; F
F; V; V; V
V; V; F; F
(11)São métodos eficazes de planejamento familiar, exceto:
Implante
Procedimentos cirúrgicos
Abstinência sexual periódica
DIU
(12)Assinale a alternativa incorreta.
O melhor momento para se colocar o DIU é com a paciente menstruada
O DIU de cobre impede a ovulação
As taxas de expulsão do DIU de cobre ficam menores com o passar do tempo de uso
O diu atua como um corpo estranho, induzindo a inflamação, a alteração do PH e o aumento das prostaglandinas
(13)São contraindicações para o DIU de cobre, exceto:
Gravidez
Paciente HIV positiva
Durantes períodos de infecção
Distúrbios de sangramento
(14)São características atribuídas a realização do ultrassom fetal, exceto:
Pode melhorar a detecção de gêmeos
Permite o calculo da idade gestacional
Diminui cesáreas
Aumenta a detecção de anormalidades
INDIQUE E GANHE + 30 DIAS
*Você ganhará 30 dias a mais de acesso à nossa plataforma assim que qualquer colega que você indicou fizer matrícula em nosso curso
Por favor aguarde!
Redação corrigida!
Atenção, sua redação foi corrigida clique aqui para verificar.
veja um resumo do seu desempenho em 2022.
HRS
0
Número total de horas que você passou estudando. Isso equivale a quase 1 dia inteiro 😱 👏
QTS
0
Parabéns, você resolveu 017 questões ao longo deste ano.